Documentário acompanha a tropa de elite do Exército do ponto-de-vista da instituição

Com menos de um ano de diferença, o circuito recebe dois documentários brasileiros sobre a infantaria pára-quedista do Exército Brasileiro. Depois de PQD, de Guilherme Coelho, em dezembro passado, agora é a vez de Brigada Pára-Quedista, de Evaldo Mocarzel.

O mais interessante dessa história é que são olhares bem distintos sobre um mesmo objeto, quase opostos. Ao contrário de PQD, que basicamente acompanha os cadetes que lutam por um lugar na tropa de elite do Exército, Brigada Pára-Quedista fala da instituição. Parte do geral para só depois mencionar o particular.

E não há melhor jeito de introduzir a instituição do que mostrar sua solenidade pela manhã. É um filme sem diálogos em seus minutos iniciais. A câmera de Mocarzel passeia pelo vaivém dos blocos de cadetes durante o exercício matinal, raramente destaca um ou outro indivíduo que não seja alguém de comando. É uma posição de respeito quase fordiana – travellings passando por corredores e portas, do interior para fora, para acentuar a cerimônia.

A essa altura, em PQD, Guilherme Coelho já tinha virado chapa dos recrutas, entrevistando familiares, descobrindo que ter um grau pará-quedista era o melhor gabarito para o jovem que depois faria testes na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Mocarzel evita individualizar sua pesquisa. É possível dizer que a busca do seu documentário não é pelo Exército dos dias de hoje, mas por um Exército simbólico, atemporal. Só não é mais descontextualizado porque Mocarzel faz a obrigatória pergunta sobre os tempos da Ditadura.

Dentro desse esforço de resgate da imagem do Exército, permeado por alguns depoimentos banais (como da tenente Raquel) e algumas imagens conscientemente “embelezadoras” (como a contraluz que encerra o filme), Mocarzel exibe mais espírito crítico em relação ao próprio cinema do que em relação ao objeto de seu estudo. É o momento, comum em seus documentários, em que ele exibe em VHS ou em DVD imagens para seus entrevistados comentarem.

Desta vez, são clássicos de guerra como A Grande Ilusão, Agonia e Glória, Platoon, Apocalypse Now e Nascido para Matar. Entrevistados dizem que a guerra só causa dor. A guerra, no cinema, é erroneamente vista como um espetáculo, como frisa um dos altos oficiais. Sempre metalinguístico, Mocarzel nos passa a idéia de que para reconstruir a imagem do Exército é preciso desmentir a imagem que dos exércitos faz o cinema.

O que não deixa de ser paradoxal. Brigada Pára-Quedista não é justamente o uso do cinema para firmar uma imagem do Exército?

FONTE: http://omelete.com.br

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lucaslasota
lucaslasota
15 anos atrás

a propaganda é a alma do negócio! hollywood faz muito mais pelos EUA do que o próprio exército.

se quisermos vender alguma idéia, hoje em dia, deve ser através do cinema.

abraços

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Muito legal a iniciativa, espero que ssejam os primeiros de muitos!

Vamos aguardar seu lançamento e prestigiar !

MO

wilian bittencourt filho
wilian bittencourt filho
15 anos atrás

parabens pela iniciativa mostrando ao nosso pais uma particula do nosso exercito, em especial a nossa tropa paraquedista que continue assim o publico esta adorando conhecer um pouco mais o que e a nossa tropa paraquedista

Serio Gonsalez
14 anos atrás

Ate quando vamos deixar esses caras palidas dominarem o Brasil???

roberto rezende
roberto rezende
14 anos atrás

boa noite a todos [BRASIL ACIMA DE TUDO ]SO TEMER O CRIADOR, MEU COMENTARIO PEGA CARONA NESTA FRASE DE [ SERGIO GONZALES]. ATE QUANDO O EXERCITO BRASILEIRO ,VAI SE DEIXA SER ACUSADO ,MASSACRADO,HUMILHADO, POR UNS POUCOS QUE ESTIVERAO NO ESILIO RECEBERAO ANISTIA E VOLTARAO AO PAIS PARA ROUBAR,DESTRUIR TUDO QUE OS MILITARES CONSTRUIRAO,ACHARCAR NAO SO O POVO MAS AS FORÇAS ARMADAS,SERA QUE NAO TEMOS MAIS HOMES COM EXEC;GAISEL/FIGUEREDO/MEDICE/E OUTROS QUE CONHECI,ASSIM UM CIVIL DR;AURELIANO CHAVES,INTEGRO, QUE SE TEMOS AINDA UM RESTOLHO DEVEMOS AO REGIME MILITAR,NAO FUI DA BRIGADA INFELISMENTE,MAS TENHO ORGULHO MESMO SENDO CIVIL SER UM PARAQUEDISTA,TENHO 58ANOS COLEGAS QUE… Read more »

natanael magalhães sobrinho
natanael magalhães sobrinho
14 anos atrás

servi em 1987,e gostaria de saber se tem algumas imagem daquela época,no 27 BATALHÃO INFANTARIA PARAQUEDISTA,AGRADEÇO.

Aristóphanes A. Barbosa
14 anos atrás

Serví no ano de 1987 na 1ª Cia, e tenho uma centana de fotos, inclusive de toda á Cia junta.
CB-ARISTÓPHANES Nº 45.710 – 87/3

RICARDO TAVARES
RICARDO TAVARES
14 anos atrás

Servi no ano 1987 20ºblog de Intendencia ultima serra de madureira gostaria de saber alguma noticia da turma daquele ano ou fotos um forte abraço para todos

cardoso
cardoso
13 anos atrás

SOU O PQDT. 20018,FORMADO NO CENTRO DE INSTRUÇÃO PENHA BRASIL.UM EXEMPLO DE PATRIOTISMO, GARRA E AMOR A ESTA NAÇÃO DESTRUIDA PELOS COVARDES DO PODER.

jay cezar tavares de frança
13 anos atrás

fiquei com orgulho no exercito brasileiro regimento ararigboia 3*b.i. em sao gonçalo, por 2 anos nesta nobre corporaçao,na segunda companhia comandada na epoca pelo sr:capitao carlito(guerreiro de selva operacional),guardo saudades dos meus irmaos do exercito,forte abraço que deus proteja a todos;(brasil,acima de tudo).

sd aguiar pqdt 25062
sd aguiar pqdt 25062
13 anos atrás

sou pqdt de 1974 a 1979 tive a honra, e previlegio de servir sob o cmdo do ex gen brigada pamplona, e o cel aridio chefe do estado maior da bda pqdt em 1974, gen pamplona lamentavelmente falecido em salto livre. caso algum pqdt de 74 a 79 que serviu na cia cmdo da bda, no b log tenha noticias do sd sebastiao lima da cruz, sd cruz meu amigo fiel, irmao combatente, quantos saltos realizamos juntos , quantas historias temos que contar um para outro. cruz se voce ler estas linhas saiba que sinto imensas saudades de quando eramos… Read more »

Isabelle da Cruz
Isabelle da Cruz
13 anos atrás

Comentario para Ildefonso de Assis Fernandes de
Aguiar,por acaso vi seu recado neste site,e na hora percebi que se referia a meu pai Sebastião Lima da Cruz, logo amostrei a ele, sendo que não encontrei seu hotmail, peço por gentileza me enviar, o meu é bellewebgirls@hotmail.com, meu pai quase morre do coração nem acreditou, fico no aguardo de seu e-mail, meu pai ficara muito honrado em contacta-lo – Fica com Deus (Isabelle da Cruz)

marcos ferrage
13 anos atrás

Gostaria de falar com os meus irmãos da pqdt de 1987, especialmente da intendencia..
Estou sempre me cuidando , correndo , fazendo sempre atividades fisicas, quando eu posso é claro…
Eu só acho que nós tinhamos mais tempo pra poder ficar no proprio quartel e nos tiraram isso …
Acho injusto porque o meu tempo naquela época era um tempo maior …
O meu orkut é marcos ferrage..

Jorge Carlos (passarinho)
Jorge Carlos (passarinho)
13 anos atrás

Vibrei… em ver o comentário do eterno herói e amigo da turma da1″cia de fuzileiros Paraquedista de 1987. Ari, cara fico feliz em saber que tens saudades das zoações e dificuldades d’aquele ano.
por aqui fico no aguarde do seu contato para melhor conversarmos.
você vai lembrar de mim rápido… “PASSARINHO 3447”
j.karlos2321@hotmail.com

Jorge Carlos (passarinho)
Jorge Carlos (passarinho)
13 anos atrás

Sobrinho, cara como vai você!!! por aqui o seu amigo e companheiro Jorge (passariho 3447) tudo bem!?
acabei de deixar um recado para o Arysthophanes;
me add no msn para conversarmos melhor.
j.karlos2321@hotmail.com
fique na paz Jorge carlos eterno herói 1987.

isaias
isaias
8 anos atrás

Sou praça de 87/4 turno ALFA n 70 servi no 20 Batalhão Logístico como soldado da companhia CCS comandante capitão Marto e fiz serra de madureira fui para o curso de cabo no 27 Batalhão de Infantaria em 87 com comandante do curso tenente Aguilar não passei e voltei no ano seguinte em 88 com comandante do curso capitão Fernandes e conclui depois fiquei adido na engenharia com capitão marconi nas obras e sai cabo no 26 Batalhão de Infantaria SD granja e depois CB granja

Jose Antonio Lima da silva
Jose Antonio Lima da silva
8 anos atrás

Servi na Brigada Paraquedista. Sou praça de 1977, CMT da Brigada de Paraquedista a epoca, General Pamplona, do 20° Btl. log.Pqdt CEL Malta, Cia Int. CMT CAP Irlli, e Ten Nunes Lobo, foi a parte mais sublime da minha Hóstia de vida até hoje! Sou oficial da polícia militar de Roraima e já estou na Reserva Remunerada.

VANZELLOTTI
VANZELLOTTI
5 anos atrás

Sou praça de 30 Jan 84. Gostaria muito de rever ou um contato com o pessoal que serviu comigo no 8º GAC PQDT. Abraço forte!