O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realiza treinamento de resgate em barca no Rio de Janeiro

40

Cerca de 30 soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro participaram hoje (30/9) de um treinamento especial, promovido pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais), para o resgate de reféns.
O exercício foi realizado a bordo de uma barca da concessionária Barcas S/A, próximo à estação de Charitas, na Baía de Guanabara. O treinamento contou com um helicóptero, botes e uma lancha cedidade pela Polícia Federal.
O treinamento faz parte de um programa de aperfeiçoamento dos “caveiras” para enfrentar situações de extremo risco, como seqüestros e ocupação de meios de transporte por criminosos.
A operação de hoje será seguida de outras, que deverão ocorrer em vagões do metrô, ônibus e pontos turísticos como o Corcovado e o Pão de Açúcar.

FONTE: O Globo/Fotos: Domingo Peixoto

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
15 anos atrás

Que bom que estao treinando para essas eventualidades pq pra te falar a verdade estou surpreso que nunca tenham acontecido antes no Rio.

E so questao de tempo e ai nao podemos aceitar o que aconteceu no caso daquele onibus de novo…

Sds.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Marine, mas, se isso ocorrer, nós temos alguns homens bons para resolver isso:

https://i48.photobucket.com/albums/f243/jcvcinquini/V%20CADN%20-%20AMAN/FEnaAMAN.jpg

para quem não reconhece esses da foto são os homens da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, essa foto foi tirada na AMAN no dia 01/09/2008

Claudio Grulla
Claudio Grulla
15 anos atrás

Pelo menos com esses do BFE,PARA-SAR,GRUMEC,GERR e BOPE-CFN o povo brasileiro pode confiar que a missão será cumprida com êxito e sem erros.

RL
RL
15 anos atrás

Sinto um certo cheiro de “PREPARAÇÃO” da tropa do BOPE para a COPA de 2014.

Defendo totalmente este tipo de operação, alias, como bem disse o amigo MARINE, eu também nunca entendi o porque não foram feitas operações nestes moldes.

Cinquini. E se realizarmos treinamentos conjuntos de ambas as tropas BOPE e Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, e agregar todo o conhecimento dos rapazes no Haiti?

Teriamos uma força de respeito para conflitos assimétricos, concorda?

Abraços.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

RL,
“Sinto um certo cheiro de “PREPARAÇÃO” da tropa do BOPE para a COPA de 2014.” não há dúvida quanto a isso! 😉

Sobre o “intercâmbio” de treinamento entre as “tropas de elite” aqui no Brasil, eu acredito que isso já deva ocorrer, ou pelo menos deveria, pois, citando por exemplo as Polícias Militares, são Forças Auxiliares das nossas Forças Armadas.

“No mínimo” deve ocorrer intercâmbio de instrutores para trocas de experiências.

Abração

Cinquini

Marine
Marine
15 anos atrás

Tenho um grande respeito pela coragem e espirito guerreiro do BOPE mas tenho duvidas com sua real capacidade em comparacao com as Forcas de Op. Especiais das FAs brasileiras…infelizmente orcamento faz uma grande diferenca no que se diz a Op.Especiais. elas sao unidades carissimas e desconfio que o governo estadual nao tem os fundos em comparacao com as FAs.

Mas acho excelente estarem se preparando para eventuais possibilidades futuras e lhes desejo sucesso em tudo que se envolverem!

sds.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

C A V E R A !!!!!!!

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Seria legal ver um treinamento do BOPE com o pessoal do 3º B.P.Choque – 3a Cia – GATE – Luz, SP/Capital

MO

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

é impressão minha ou o primeiro da esquerda tem o apoio do guarda mão do seu fuzil, igual aos M4 americanos ?

MO

Marine
Marine
15 anos atrás

MO,

Parece ter sim! So que eles realmente estao faltando miras holograficas como o EOTech especialmente para o CQB que estao para fazer e lanternas pois nao se pode contar que havera eletricidade na embarcacao…

Parece tbm serem duas equipes de assalto de 5 homens cada ta vendo?

Semper Fi!!

M. Souza
M. Souza
15 anos atrás

Respondendo Ostra: Vc têm razão!Só acho que teria que haver umas HKMP-5 e sei que as PT-940, 24/7 e 100 fariam um grande estrago num combate aproximado. Respondendo Marine: Concordo contigo! Eu acho que o Bope tem uma capacidade difícil de igualar em ações de incursão em favelas, mas para ações desse gênero, acho que no Brasil, os MEC´s são imbatíveis. Agora já virou moda aqui na polícia um tipo de treinamento conhecido como Progressão em Favelas, visto que aqui na Bahia, o bicho está pegando! Quase igual ao Rio. Só falta os malas terem o mesmo armamento!(Deus Livre!!!rsrsrs)

M. Souza
M. Souza
15 anos atrás

12! Os prováveis snipers estão sentados lá atrás! vejam as armas!

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Marcelo Ostra, bem notado, ele esta usando um apoio no guarda mão no padrão da US Army.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

isso, com (creio) dois atiradores na lancha

Semper Fi !

MO

Marine
Marine
15 anos atrás

Os dois atiradores parecem estar um com 1 HK Semi e o outro com “bolt action”. Tbm pode-se ver alguns “pouches” p/ mascara de gas e a maioria dos M4 tem canos de 10 polegadas para CQB, os goggles parecem muito com os da ESS e a “vest” parece muito com os da BlackHawk…

Felipp Bittencourt Frassetto
Felipp Bittencourt Frassetto
15 anos atrás

Cinquini, sobre treinamento conjunto de FEs brasileiras, tenho certeza de que pelo menos um ocorreu, acho que em 2005 ou 2006. Vi numa revista Tecnologia&Defesa de um desses anos. A informação talvez não ajuda, mas, repito, tenho certeza de que ocorreu. Concordo com o Marine nos dois quesitos: -respeito e admiração pelo BOPE/RJ -“dúvidas” quando comparados com as FEs das FAs. Ainda mais: foi ridículo, ver no filme Tropa de Elite, o comentário feito pelo personagem Capitão Nascimento: “…nem o exército de Israel tem homens como os nossos…”. Sem comentários. Mais uma vez: tudo bem, ninguém duvida do quão o… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

São defensores da sociedade, estão de parabéns! Mas, posar pra foto embusteira? Filme é uma coisa…realidade, pode ser um ônibus 174…

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Marine,
o BOPE hj é considerado o melhor pessoal para conflito urbano no mundo. Tem muita experiência em conflito urbano. Tanto é assim que as FAs treinam com eles. Inclusive, quem fez o preparo dos instrutores do EB para o treinamento da Força de Paz do Brasil foi o BOPE. Vem muita gente de fora do RJ treinar com eles. A experiência diária atesta a competência. Tem lugar que o conflito só pára qdo essa galera chega.

Marine
Marine
15 anos atrás

Walderson, Dizer que o BOPE tem muita experiencia em tiroteios urbano concordo, mas ai a dizer que e a melhor forca em combate urbano, amigo tenho que discordar de vc… E uma coisa patrulhar ruas apertadas, escuras e sujas e trocar tiro com traficantes armados com o que militares consideram “armas leves ou de mao”, sao outros quinhentos tomar uma cidade como Fallujah 2004 ou Jenin 2002 onde o inimigo sao centenas e talvez milhares de fanaticos armados com armas pesadas, anti-tanque de ultima geracao e foguetes, IEDs e sao treinados em campos para terroristas pronto pra se sacrificarem com… Read more »

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Senhores,todo grupamento militar,tende a ter os melhores homens e equipamento,a instrução no estilo militar transforma os homens,
e existe varias formas de estimulo para uma tarefa,uma delas
é imbuir a todos que são os melhores do pedaço….
Tenho certeza que o BOPE,é o melhor do pedaço,quem ja participou
de uma unidade militar ,sabe o que estou dizendo.Na guerra da selva,
tambem temos de ser os melhores do pedaço…

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Turma, para quem tem acesso, na Band News está mostrando uma reportagem sobre a ocupação dos morros do RJ por soldados do EB e dos FN, será que o “nosso blog” consegue colocar essa matéria aqui pra todos verem?

Marine
Marine
15 anos atrás

Mauro,

Hahahahahahahaha….por isso que disse que tenho respeito e admiracao, se bem que o dolar tbm ja nao ta valendo nada hein amigo! Hahahahahaha

sabia que ia levar alfinetada suas quando postei aquilo….hehehe

Sds!

RL
RL
15 anos atrás

Se o BOPE são ou não os melhores do mundo ou os piores eu não sei.

Acredito que para os padrões brasileiros os caras são infinitamente sim os MELHORES. Ainda mais levando em conta as considerações do amigo MAURO, pois apesar do tom um tanto de brincadeira as mesmas expressam uma realidade que poucos do mundo seriam capazes de enfrentar nas mesmas condições.

Os nossos meninos são #%&¨F!@&(*………….

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Senhores, não esqueçam do nosso (SP) GATE !!!!!

MO

Melhor que eles soh meu irmao 5a Cia – 6º BPM/I (hheheheheh)

MO

Marine
Marine
15 anos atrás

RL,

com certeza eles sao os melhores p/ a situacao e contingencias no Rio, lidam com elas todos os dias.

O que importa e que de guerreiro p/ guerreiro…nao me incomodo de lutar ao lado deles dia nenhum, tenho confianca na capacidade deles e o cumprimento da missao!

Sds.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Quem está no alto do morro dando suporte a entrada das tropas no morro são as FE do EB, inconfundíveis com seus capacetes pretos e o uso do M-4

Meirelles
Meirelles
15 anos atrás

Sejamos sensatos,nem soldados americanos ou de Israel gostariam de vir
pro Rio lutar em favelas contra traficantes,nem policiais do BOPE gostariam de ir para o Iraque lutar em Fallujah contra insurgentes.
Sds.

Igor
Igor
15 anos atrás

Não sei pq mas eu não simpatizo com tropas de elite de policias, sou muito mais das forças armadas, talvez pela razões ditas pelo colega Marine! Sou muito mais Forças Especiais, de ffaa! Talvez o exécito regular de Israel não tenha homens como o do BOPE mas duvido que o bope tenham homens nível FE de Israel!

Igor
Igor
15 anos atrás

Barco ali não é da pf, é da receita federal.

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Caro Marine, quando escrevi acima estava me referindo a combate urbano de baixa intensidade, o que vc chama de tiroteio urbano, é claro. Até porque eu quero ver um tanque ir muito longe num morro. Para mim, estava implícito na foto que era de baixa intensidade. É claro que sabemos que os Deltas, o SAS, o USMC, os israelenses tem experiências notáveis em combates de grandes proporções. nunca pensei em desmerecê-las. Só não concordo contigo no fato de que ache que subir morro por vielas, cheias de pessoas inocentes, em que deve ter o máximo de cuidado seja uma experiência… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Amigos,

Concordo com todos vcs. Tiro o chapeu p/ o policial brasileiro honesto que faz seu trabalho todo dia sem recursos, lideranca e dinheiro!

Todos nos temos essa fissura por forcas de elite que acabamos esquecendo do policial/soldado comum que muitas vezes faz o de mais com o de menos…

Pergunto a vcs quanto acham que e um salario de um americano? soldado, sargento, capitao e coronel? acho que surpreenderia alguns…

Sds.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Marine, para saber o salário de um soldado nos EUA é só entrar na página http://www.goarmy.com que tem tas as informações de salários e benefícios.

Abração

Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

Ainda quanto a polêmica frase do “Capitão Nascimento”…, não nos esqueçamos do caráter cinematográfico do episódio e da personagem… Muito embora, admitamos, o retrato ali mostrado foi bem fiel, no aspecto das “hipérboles”…, próprias dos profissionais desse segmento. Como não ouvimos, verdadeiras ou não, nas mais variadas forças de ações especiais, urbanas, anfíbias, de montanha, de neve, do ar, do mar, da terra, expressões nacionalistas, ufanistas, e mesmo arrogantes, próprias e adequadas ao cenário em que atuam ? Símbolos, apenas símbolos, que, de um modo ou outro, aglutinam pessoas especiais para operações especiais, prontas para, a qualquer tempo, a qualquer… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Walderson,

Me desculpe se meu post pareceu lhe dar essa impressao. Nao quis tirar o merito deles ate porque nao importa se sao uma centena ou uma bala so no seu caminho porque so basta uma pra vc ter um dia bem ruim! rsrsrsrs

Concordo com vc que para o que chamamos de “firefights” ou “gunfights” o BOPE esta em nivel altissimo.

Sds.

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Caro Marine,

entendido, amigo. Tb não quis desmerecer sua corporação. Todos nós em algum momento já tivemos uma pitada de inveja de não termos os recursos que vcs têm. O problema é que quando se escreve, não sabemos a intenção, a entonação da mensagem. Um grande abraço, amigo.
O importante é sabermos reconhecer as qualidades das unidades que falamos aqui no blog.

Raimundo
Raimundo
15 anos atrás

Acho essa iniciativa do BOPE realmente louvável. O constante treinamento gera o aprestamento necessário para automatizar condutas e assim permitir a rápida reação em situações, nas quais frações de segundo podem fazer a diferença entre a vida e a morte de pessoas inocentes! Não conheço o Rio de Janeiro, mas, por o que acompanho na imprensa, acho que o principal problema do Rio de Janeiro são “AS BALAS PERDIDAS”, que quase sempre “ENCONTRAM” alguém. E, infelizmente, elas “acabam encontrando”, às vezes, trabalhadores, donas-de-casas e, até mesmo, crianças! =============================================== Em relação ao enfrentamento urbano, a Brigada GLO (Brigada de Garantia da… Read more »

robson
robson
14 anos atrás

Parabém ao BOPE,Forças Especiais,mais que isto,força,coragem e determinação,o objetivo é fracionar o inimigo a qualquer custo,se o caso é treinamento,temos nossos comandantes para agilisar o que é de melhor,não podemos ter pensamentos desuasivos,para minar nossos objetivos,nossos alvos vão ser eliminados,é isso que aprendemos e que sabemos fazer melhor.Não existe diferênças um é melhor ou pior existe o homem que tem de ser preparado fisica e mentalmente para cumprir sua missão.Brasil Acima de Tudo.
robson de alencar.’.

joilson df
14 anos atrás

eu queria que o (bope), treinace com a (core rj) em conjunta em operação no rio…

sd-inacio
sd-inacio
13 anos atrás

simplismente a elite da pm.
são os homens mais preparados
é um sonho.

choooooque
choooooque
13 anos atrás

ta se falando de uma forca policial,que se supera a cada dia…., nao e marine, f. delta e simplesmente policia militar…,eeeee…!chooooque!!!!!!!!!