Exército da Venezuela receberá até 500 veículos blindados russos BMP-3

48
Veículo Blindado BMP-3

Veículo Blindado BMP-3

Veículo Blindado BMP-3

A Venezuela está ensaiando a aquisição de um “grande número” de veículos blindados russos para reorganizar seus regimentos militares. A informação foi dada pelo General Jesus Gonzalez aos repórteres da AFP. Os números são contraditórios até o momento, mas fala-se entre 100 a 500 veículos, incluindo grande quantidade de BMP-3 (foto) e alguns sistemas de saturação de área (semelhante ao Astros da Avibrás).

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
konner
konner
15 anos atrás

O sistema de saturação de área que mais tem sido promovido pelo mercado russo tem sido o BM-30 Smerch 9K58.

Se for este … !! O sistema é considerado extremamente poderoso.

Olha ele aí …

http://www.youtube.com/watch?v=6suKiXqPNfE

konner
konner
15 anos atrás
Cinquini
15 anos atrás

Alguém ainda tem dúvida que os Venezuelanos irão comprar?

RT
RT
15 anos atrás

Alguém sabe como anda ou não anda o contrato com a Fiat-Iveco para os blindados sobre rodas brasileiros? Já tem algum protótipo ou tudo ta na base de memorando e cartas de intensões?

Do Jeito que as coisas andam teremos uma carroça lá pra 2030.

König
König
15 anos atrás

Ele tera uma boa vantagem com os BMP-3 sobre nos naquela região.
Saudações

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

O Astros possui algum componente dos EUA?

Jonas Rafael
Jonas Rafael
15 anos atrás

Esse BMP seria uma excelente alternativa para os Fuzileiros Navais no lugar dos Kurassier. O canhão é praticamente tão poderoso quanto com a vantagem de ter um 30mm, lançar mísseis e levar tropas. Ah se não me engano é anfíbio também.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Eu duvido da compra sim!!
Com o preço do petroleo indo para as cucuias o Chapolin nao tem poder financeiro nenhum!!
A garantia q eles dao aos emprestimos é o petroleo.. o petroleo valendo pouco quem vai emprestar???

Leo
Leo
15 anos atrás

O pessoal da FAB e da MB não se preocupam com as compras venezuelanas. Eles alegam que a Venezuela não tem doutrina. Em outras palavras: Não sabem usar os equipamentos.

Agora o mais interessante é que o Brasil não possui equipamento e muito menos doutrina, já que para se criar uma doutrina é preciso ter o equipamento.

Acho que um pouco mais de humildade não faz mal a ninguém. A soberba é inimiga dos militares. Até agora tudo que o Chapolin disse que iria comprar, foi adquirido. Vamos aguardar.

joao
joao
15 anos atrás

Faz algums meses li no Defesanet que o unico projeto de carro blindado de combate em endamento e o Urutu 3,que sera construido pela Iveco. Se nao me engano,este projeto teve inicio em 2005,e em 2012 vai sair o primeiro prototipo. O numero de unidades a serem produzidas e muito baixo,ao redor de trinta. E um bom projeto,com a capacidade de outra vez colocar o Brasil no mapa na area de producao de blindados,mas como sempre,o problema e a velocidade veredadeiramente glacial e o numero insignificante de unidades a serem armadas. Realmente estou de acordo que o Brasil tem uma… Read more »

marcandrey
marcandrey
15 anos atrás

Bravo, João, bravo!!!!!

Fábio Max
15 anos atrás

Apesar de tudo eu concordo, a Venezuela não tem doutrina.

Não tem parques de manutenção.

Não tem uma indústria capaz de fazer adaptações.

E brevemente, não terá dinheiro.Aliás, sinais disso já estão à mostra, a Venezuela lidera o movimento da OPEP para diminuir a produção de petroleo e aumentar o preço artificialmente, mas o preço não pára de cair.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Mauro, vc esta certo!! Ao contrario de uns, q so pensam em ter tanques e avioes cada vez mais poderosos, vc pensou onde e como usa-los!! O BMP-3 possui lagartas mto “finas” para operar em um ambiente como a Amazonia!! Nossos M-113 da decada de 70 da um banho neles nesse quesito… E Leo… como vc diz q o Brasil nao possui doutrina?? Uma doutrina é baseada no tipo de equipamento em q uma FAA possui, nao interessa se esse equipamento é medieval ou espacial!! Isso nao podemos criticar nas nossas FAA… o treinamento é de alto nivel, somos mto… Read more »

Wagner_ASW
Wagner_ASW
15 anos atrás

João, concordo totalmente com você!!!! Realmente estamos em maus lençóis !!!!!

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Outra… a China ainda opera o Type-62 (t-54) pq considera a operação desse tanque, obsoleto porem leve, no sul do pais, q é uma regiao pantanosa, onde tanques mais pesados nao operam!!

Essa seria uma opção a se considerar…

Marine
Marine
15 anos atrás

Mauro,

Tbm nao sou especialista no TO mencionado por vc mas sempre tive essa mesma impressao sua mesmo porque so existe uma rodovia me parece que ligue a Venezuela na direcao de Caracas. Entao penso que seja dificil a operacao de colunas bilndadas na regiao.

se bem que os ingleses e franceses pensaram o mesmo na 2GM na regiao de Ardennes…e olha no que deu!

Sds.

Marcelo R
Marcelo R
15 anos atrás

O cara(Hugo Chaves/Solano Lopes) esta se equipando para que? para fazer uma guerrinha na America Latrina!!!
Acho que estão todos estão vendo!!!

Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

Marine, em relação às Ardennes, conquanto seja “floresta” para o conceito europeu, não seria tão densa e extensa quanto nossa amazônia, mas, ainda assim, e tendendo a concordar com o amigo Mauro, não podemos descartar o “impensável” mesmo porque se trataria das ações de um desequilibrado, e às vezes o impensável dá certo… Diz-se que o próprio Hitler elaborou a manobra geral nas ardenas, contrariando a “lógica” de seu Estado-Maior.

joao
joao
15 anos atrás

Como ja sabemos,no seculo 21 a operacao e sucesso de colunas blindadas,seja esta composta de M-41 ou M-1 Abrahams,depende da cobertura aerea disponivel. No nosso caso,em tal eventualidade eu temo pela superioridade aerea no campo de batalha,tendo em vista que o cenario mais provavel seria o SU-30 contra o nosso velho cavalo de guerra,o F-5M,um enfrentamento no minimo dissimilar. Tambem temos que ter em vista que o BMP-3,mesmo armado com um canhao de 100mm ainda e um vehiculo de transporte de tropas. Ao contrario do que se acredita por ai,sim existem rodovias na area amazonica muito propicias para tais vehiculos.… Read more »

Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

Alguém sabe se existem “jogos de guerra” realizados na ESG considerando esse cenário amazônico invadido por colunas blindadas e apoio aéreo cerrado, ou intervenção blindada só se supõe factível mais ao sul…

konner
konner
15 anos atrás

Qualquer que seja o futuro dos veículos blindados brasileiros de todos os portes, é necessário estudar as possíveis contrapartes demasiadamente armadas, como é o caso desse carro de combate leve de transporte de tropas russo. O BMP-3 é um carro de combate ágil e de boa autonomia que pode levar 3 tripulantes e 7 passageiros. Possui um canhão 2A70 de 100 mm que dispara projéteis guiados a laser, com explosivos de alta fragmentação, dispara mísseis ATGM de longo alcance (até 6 K). Possui também um canhão rápido 2A72 de 30 mm coaxial e dispõe de uma metralhadora de 7.62 mm… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Ozawa,

com certeza nao da pra comparar as Ardennes com a Amazonia mas acho outra coisa que ninguem ainda falou a mais importante. Qual a distancia da cadeia logistica das unidades blindadas Venezuelanas a alguma cidade brasileira de importancia?!

Olha, fomos 350 milhas ate Bagdad com 150mil homens e ainda assim a cadeia logistica esteve vulneravel, imagine entao a Venezuela, tenho grandes duvidas de que tenham capacidade para uma incursao no Brasil e muito menos uma invasao blindada dependendo da distancia que mencionei…

Sds.

Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

Marine, Marshall fez essa mesma questão ao Patton em sua disparada pela Normandia e ele não soube responder, ao que lhe disse, então Sr. Patton preocupe-se em saber aonde ficam seus postos de abastecimentos aqui na Normandia, principalmente numa campanha ultramar com tropas americanas… E Patton ficou calado, acaba a reunião, virou-se, reassumiu seu comando, e…, continuou a sua disparada… Mas Patton foi Patton…

Ozawa
Ozawa
15 anos atrás

p.s. bem verdade que àquela altura da campanha a superioridade aérea sobre a Normandia pendia a favor dos Aliados, assim, um corte da linha de suprimentos não seria de todo um desastre ou mesmo irreversível.

König
König
15 anos atrás

Eu pessoalmente não confiaria apenas nos Bufalos (animais) vale lembrar que os EUA usaram muito o M113 no Vietnan e que os nossos estão obsoletos demais os nossos eram das versões a Gasolina convertidos para o Diesel nos anos 80 usando um motor de 212Cv.
Ah e Alfredo a China não opera o T-54 la e sim uma versão muito menos blindada dele pesa cerca de 22Toneladas muito mais leve que o Original.
saudações

tomas
tomas
15 anos atrás

O TO na fronteira norte não é de floresta, tanto é que existe um batalhão do EB armado com EE-9 e EE-11 em Boa Vista. O terreno suporta viaturas até 30 toneladas. Cosequntemente os BMP-3 estão qualificados para este TO, assim como os M113, M-41B, AMX-30 e os futuros Urutu III armados com canhão de 105mm,inspirados nos Centauro italianos.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Foi isso q eu escrevi!! O Type-62 !
Coloquei entre parenteses T-54 para quem nao conhece o Type-62, fazer a analogia com o equivalente russo!
Outra diferença entre o russo e o chines é o canhao de 100mm…

Marine
Marine
15 anos atrás

tomas,

Pois e, e um regimento de cavalaria nao e? Nao duvido que o TO suporte blindados mesmo pq o US Army utilizou M-41 no Vietna, penso apenas na capacidade Venezuelana de montar qualquer tipo de operacao deste tipo de peso principalmente com relacao a logistica e quem apoairia essas colunas blindadas em segundo escalao?

Sds.

Marine
Marine
15 anos atrás

Na minha humilde opiniao a defesa do Brasil contra uma hipotese de Venezuela como agressor dependera muito mais em meios aereos como cacas p/ superioridade aerea e apoio aproximado como tbm helicopteros e avioes p/ transporte e se necessario helicopteros de ataque, assim como um programa do estilo “CAP” combined action platoon utilizado pelo USMC no Vietna para manter o controle terrestre com apoio das populacoes inclusive indigenas vivendo na regiao. Penso que a doutrina brasileira sendo de defesa existe menos enfase e necessidade de blindados na regiao com a Venezuela. Mas como ja disse antes nao sou especialista nesse… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

A região próxima à fronteira com a Venezuela possui grandes extensões de cerrado, parecido com o centro-oeste. Acho um erro concentrar os blindados no sul do país, mas tem gente que ganha muito bem para pensar esse tipo de coisa.

Jorge Lee
Jorge Lee
15 anos atrás

Senhores,
concordando com o Rodrigo, existe um “corredor” que vem da região da cabeça-de-cachorro (diga-se São Gabriel da Cachoeira), que faz fronteira com a venezuela, até as cercanias de Manaus.
Esse parece ser o palco ideal para o uso de blindados na Amazônia, aliás, não sei pq ainda não tem unidades mais fortes do que um simples RCMec…
Esperamos que “sobrem” alguns CCs após a chegada dos Leo 1A5 a partir de 2009.
abs.

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Na fronteira do Brasil com a Colombia,tem densa floresta ,no vale do rio negro,existem areas de campina,mas não se comunicam,e são bem afastadas da fronteira,com a Venezuela,tambem densa floresta,
mas na ponta que une Guiana,Venezuela,e Brasil,tem area de campina,
mas é bem pouco,um corredor,podemos minar,usar os AT-4 ,etc,
sem contar que temos os cascaveis e urutus na região.
Acredito mais em uma ação aerotransportada com os turbo helices
encomendados,aviões tanque e radar embarcado, e agora com os bmp-3
que podem ir junto,para apoio á infantaria.

König
König
15 anos atrás

Ah bom Alfredo eu pensei que você havia confundido eles hehe
Agora que os Leopard1A5 comerão a chegar os Leopard1A1 do Sul podem ser deslocados para la ou até mesmo os M60 que os EUA tambem usaram no vietnan mas que bem que os M41 podiam receber uma extensa modernização e serem deslocados para lá seria um CC de peso na ordem de 28/30 tonelada

Baschera
Baschera
15 anos atrás

Senhores,
Quando a Venezuela for atacar, não se esqueçam de me avisar. Vou sair correndo aqui do RS……
Estão só repondo material “bichado”, coisa que também deveriamos estar fazendo. Portugal está pagando Us$ 2 milhões pelos seus Leo 2A6 usados da Holanda( com o magnífico canhão de 120 mm L/55 Rheinmetal). Para quem pagou no passado Us$ 1 milhão pelos Leo 1A5 (Brasil) a diferença não é tão brutal, mas não, vamos mesmo é de Leo 1A5…..
Vejam a correlação de forças blindadas na A. Latina no link abaixo:
http://www.nuevamayoria.com/index.php?option=com_content&task=view&id=950&Itemid=30

Sds.

tomas
tomas
15 anos atrás

O batalhão do EB armado com 6 Casacaveis e 16 Urutús em Boa Vista é o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada. Os vetores em 1983 quando foi criado, eram modernos para aquela região mas hoje nem tanto.
Existem estudos que o TO pode comportar perfeitamente parte dos 91 M-60 A3 TTS do EB ou em sua totalidade e poderiam ser deslocados para aquela região após o recebimento dos Leopard I A5 a partir de 2009. Afinal, são ainda boas máquinas e imporiam respeito.

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Os M-60 vão para Campo Grande MT,junto com os M-113,Urutu,e Cascavel,a Bolivia esta construindo bases na fronteira,e tem
varios tanques SKS 105mm.
Parte dos Leo 1a1 podem ser modernizados para 1a5,e ficarem disponiveis.

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

A região norte de Roraima conta com o relevo típico de savana, propício para deslocamentos de veículos terrestres. Um hipotético ataque vindo do norte poderia ser contido pelos nossos AMX. Caso houvesse apoio aéreo com Su, baterias Astros poderiam fazer o serviço. Mas como bem lembrou o Marine, ao entrar em território brasileiro, as tropas estariam a uns mil quilômetros de Caracas (isso em linha reta) e ainda teriam mais uns 200 km até Boa Vista. E ainda estariam a uns 600 km (em linha reta) de Manaus. Não teriam nenhuma vantagem estratégica nessa progressão, não conquistariam nada de importante… Read more »

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Aff… a galera viaja longe!! Olha o Joao falando em tomada de territórios!!! uhsdauhsdaudu

Estamos na América do Sul!! NENHUM pais daqui tem capacidade financeira/militar/industrial/cultural para manter uma invasão!!!

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado Alfredo_Araújo

Claro que eu estava falando na gozação. Como diz o Mauro, seria mais um “pepino”, mesmo com todo aquele petróleo. Mas que o Brasil tem condições de ocupar qualquer país aqui da América do Sul, tem, principalmente os ao norte. Ainda mais se eles estiverem destroçados por um conflito armado. Neste caso, a ocupação seria até mesmo uma obrigação humanitária.
Abraços a todos.

tomas
tomas
15 anos atrás

Não acredito num comflito direto Brasil/Venezuela, mas indireto é uma probabilidade plausível. Não podemos esquecer o litígio de fronteira entre Venezuela e Guiana. Um país que faz fronteira também com o Brasil e o Suriname. A Guiana é uma nação pequena mas que tem um relacionamento muito bom com o Brasil, tanto é, que construtoras nacionais operam naquele país fazendo pontes e estradas, dando incremento importantíssimo na área de infra-estrutura. O pequeno Exército da Guiana também conta com armamentos made in Brazil (EE-9 e EE-11) entre outros. A Venezuela alega que parte do território da Guiana lhe pertence, isto é,… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado Tomas Como o Mauro já comentou, a sua lembrança das pretensões da Venezuela, sejam elas quais forem, podem arrastar não só o Brasil mas muitos outros países para um conflito. Se hoje o Chávez ainda está vacilando, pode ser que no futuro ele se anime. Ainda mais tendo a Rússia a seu lado. A I GG começou com um simples assassinato de um nobre por um fanático. Já a II GG pelo simples desejo de um louco. Ele pegou uma coisinha aqui (Áustria), outra coisinha lá (Checoslováquia) e como ninguém chiava, ele resolveu querer mais. O ponto principal será:… Read more »

Magick One
Magick One
15 anos atrás

O que a Rússia fez com Cuba? Depois disto quem confia neles!

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

A região ja esteve quente,Chavez mandou o exercito explodir
varias balsas Guianenses,que supostamente estavam na Venezuela
explorando um rio,ao inves de mandar a policia apreender as
referidas,isto mostra um destempero do dito cujo,que ja deve ter feito outras por la, a Inglaterra ja avisou que vai tomar
providencias,nesta epoca ela resolveu fabricar mais um Nae….

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

João Curitiba,

Bravo, Bravo, Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem pecisa de Venezuela e Bolívia no mapa?????????? Olha os senadores chegando aí gente!!!!!!!!!!!!

E, olha que esqueci do Equador!!!!!!!!!!!! mais senador na parada!!!!!!!

Claudio Grulla
Claudio Grulla
15 anos atrás

Não esqueçam que durante a guerra do Vietnã,os vietnamitas usavam na trilha HO Chi Minh elefantes,bicicletas e pessoas pra tranportar armas,mantimentos e equipamentos.
Então na amazonia,que cabe um número muito maior de trilhas HCM,nada mais sensato do que usar além de búfalos ,asnos,jegues e burros,já que esses animais têm em abundância no Brasil,principalmente nos meios políticos.

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Ok,Mauro,interessante este assunto de transporte animal. Nos Alpes Suiços ainda se usa tração animal,devido a topografia montanhosa da região,as peças de artilharia vão com o transporte animal. O Bufalo,muito mais forte ,pega pouca doença ,não atola, rustico,mas ainda é um animal selvagem,imprevisivel,espero que seja bem utilizado naquela região. O cavalo Pantaneiro,perfeitamente adaptado na região, nada ,se alimenta muito bem por la,e seu casco resiste a agua. O casco do cavalo,e da cabra , amolecem em contato com a agua,material similar a nossa unha ,ja o pantaneiro se adaptou bem,e não tem mais este problema,pode ser usado para deslocamentos dificeis.Tempos atras… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Paulo Costa, esse “cachorrão” (Big Dog) é um dos vários protótipos de mula-mecânica, a idéia é que os robôs sigam a tropa carregando o equipamento, e até evacuando os feridos:

http://www.youtube.com/watch?v=W1czBcnX1Ww

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Essa versão parece mais adaptada ao orçamento brasileiro de defesa:

http://www.youtube.com/watch?v=VXJZVZFRFJc

😉