Exército Brasileiro fechou toda a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul

Exército Brasileiro

Mais de 5 mil homens do Exército Brasileiro participam até esta semana, de um treinamento de guerra em cinco cidades da região do Vale do Paraíba Paulista.
Batizada de “Operação Buquira”, esta vai simular uma zona de conflito entre dois países fictícios, utilizando os obstáculos naturais de São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Tremembé e Monteiro Lobato.
O treinamento vai envolver helicópteros da AvEx e aviões da FAB. Os militares se concentraram na sede do 6° BIL em Caçapava.

O terreno irregular entre o Vale e a Serra foi o que motivou a operação na região.O Comando da Operação fez uma reunião com as tropas no Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL) de Caçapava, onde os soldados do Vale do Paraíba se uniram aos que vieram do Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. O treinamento vai simular uma situação de conflito entre dois países fictícios.  A operação vai testar estratégias de ataque e defesa, além de técnicas de invasão. Ao todo, 400 viaturas militares e 14 aeronaves do CAvEx serão usadas. “A gente costuma dizer que um exército pode ficar 1.000 anos sem ser empregado, mas não pode passar um dia sem estar preparado”, disse o TC Weber.
Ao todo, serão montados três acampamentos, que abrigarão 5.200 homens. Durante uma semana, eles vão mudar de lugar pelo menos três vezes. A tropa leva cerca de uma hora para desmontar todo o acampamento e partir.
Nos próximos dias, longas distâncias serão percorridas a pé. Um dos alvos a ser alcançado fica em Monteiro Lobato, distante aproximadamente 30 quilômetros de Caçapava.
“Essa é um operação difícil, porque a região do Vale do Paraíba em direção a Campos do Jordão, é de grande altitude e montanhosa, isso vai testar exatamente a resistência dos militares, que foram preparados para isso e nós temos certeza que todos cumprirão a missão ao final da jornada”, conta general de divisão João Carlos Vilela Morgerot.
Os exercícios de simulação de guerra começaram nesta sexta-feira (31).
Fonte e Fotos: VNEWS
Nota do Blog: Na manhã deste domingo (02.11), foi realizado um assalto aeromóvel que mobilizou 14 aeronaves da AvEx, entre HA-1 Esquilo/Fennec, HM-1 Pantera e HM-3 Cougar. As aeronaves se deslocaram sobre a cidade de Taubaté em direção ao vale, em 2 colunas de 7 aeronaves em formatura de combate e em vôo a baixa altitude.
Nota do Blog 1: Seguem as fotos de parte das aeronaves do CAvEx que realizaram a operação. (Fotos: Autor).
pantera
CAvEx
Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
15 anos atrás

E isso mesmo, infantaria tem que marchar! “Meu outro carro sao minhas botas!”

Parece ate uma versao brasileira do Marine Corps Readiness Exercise (MCRE)-25 milhas em 8 horas.

Sds.

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

O TC Weber disse tudo.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

De onde o EB tira os nomes destas operações? Porque não algo mais estimulante e sugestivo aos combatentes, como; OPERAÇÃO FURIA FANTASMA, OPERAÇÃO TROVÕES ROLANTES, OPERAÇÃO AMANHECER VERMELHO etc…

Marine
Marine
15 anos atrás

DaGeurra,

ai ja ta parecendo filme americano ou aventuras do pentagono…
hehehehe

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Boa matéria, acho que é isso que o MD quer, mobilidade, só que em escala bem maior.

Penso que os MI 35 serviriam melhor na AvEx, em apoio a operações desse tipo, do que em outro local, ( sei da complicação logística, mas já que eles tem que vir de todo jeito, pelo menos que sejam mais bem utilizados ).

RL
RL
15 anos atrás

Mauro..rrsrs…

o anúncio (“”Não percam, as 22 horas, depois de Chispita, Operação Trovões Rolantes”…”)…foi a melhor.rrr.

Daqui a pouco tem soldado brasileiro gritando “J – I JOE”..

Comandos em ação..rsrsrssrrsrssr

Agora falando sério.
Da orgulho de ver noticias como estas.
Cara, eu amo o profissionalismo dessa galera que esta nas FA´s.

Oh galera boa de trabalho sôh.!!!

Robson
Robson
15 anos atrás

Oh loko…. comandos em ação combinou com essa operação do relâmpago saltitante…rsrsrs

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

“Trovão rolante” e ”Fúria Fantasma” foi a melhor da noite.rs rs

O blog é informação e cultura, mas também é diversão…

julio
julio
15 anos atrás

Caros colegas, estou errado ou nos ultimos dois anos o exercito tem realizado mais operações?

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

Muito bem,”pés-de-poeira”,algum BIL,vai marchar à noite?

RL
RL
15 anos atrás

Julio.

Também tenho reparado que o EB tem realizado um número maior de operações neste últimos anos.

Só vejo pontos positivos ai. Maior qualificação da tropa, mais comunalidade em muitos aspectos, maior e melhor preparação para em caso de necessidade, estarem no mínimo bem treinados além claro de muitos outros pontos positivos.

Corsario-DF
Corsario-DF
15 anos atrás

Mauro eu não vou nem postar nada, pois não estou conseguindo parar de rir…
Sds.

Paulo Taubaté
Paulo Taubaté
15 anos atrás

Era próximo de meio-dia, estava eu e minha esposa no Parque do Itaim, que fica nos fundos do “Quartel” do exército aqui em Taubaté, com uma bela vista da base e da pista. Os helicópteros partiam e chegavam a todo momento. A formação básica era de 1 Fennec, 3 Panteras, e 1 Cougar. Pelo menos no momento em que vi, duas formações destas levantando vôo e pousando. Qdo levantei, lá pelas dez da manhã, minha mãe disse que estavam voando desde bem cedo. Mais à esquerda, tem um mirante em que a vista é melhor, com acesso pelo bairro Jd.… Read more »

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Amigo Mauro,

mandou bem no comentário e na diversão. Quase não páro de rir. Fiquei imaginando o General Enzo e o Ministro Jobin numa coletiva com a imprensa: queremos dizer que nos dias tais realizaremos a Operação Trovões Rolantes. Comunicamos tb que já avisamos nossos irmãos paraguaios, uruguaios e argentinos. Só não entendi porque o telefone deles ficou mudo nesse instante (será que estavam tampando o telefone para rirem tb?). Rsrsrsrs. Essa foi a melhor de hj.

Um abraço, amigo.

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Galera,

pesquisei no Google e achei o que é Buquira. É o nome de um ribeirão, o ribeirão dos pássaros.

http://wikimapia.org/6060242/pt/Monteiro-Lobato-S%C3%A3o-Paulo-Brasil

Um abraço.

Guilherme Wiltgen
Guilherme Wiltgen
15 anos atrás

Paulo TBT,

Aí vizinho, estava com uma vista privilegiada do CAvEx!
Com certeza a máq. fotográfica precisa estar sempre por perto!rsrsrsrs
O primeiro vôo passou por volta das 8Hs da manhã, 02 HA-1, 04 HM-1 e 01 HM-3, seguidos de mais uma leva alguns minutos depois, tempo suficiente para eu conseguir tirar algumas fotos.
As aeronaves voaram praticamente o dia inteiro, no meio da tarde ainda vi várias aeronaves (02 HA-1, 03 HM-1 e 01 HM-3) voando em formação próximo a serra da Mantiqueira.

Abraços,

Rafpe
Rafpe
15 anos atrás

Trovão Rolante… Eu acho que ele se referia ao nome da operação de bombardeio Rolling Thunder realizada pela USAF no vietnã.

Guilherme Wiltgen
Guilherme Wiltgen
15 anos atrás

Mauro,

O que está sendo feito e a transferência do 3° BAvEx, hoje sediado no CAvEx(Taubaté), para uma área dentro da Base Aérea de Campo Grande.
A exemplo do 4° BAvEx em Manaus.
Abraços,

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Sim, pode até parecer filme, mas qual o problema nisso. Amigo, tenho certeza que todos nós “captamos” os sentidos das palavras empregadas. Agora, diz aí, o que sugerir pró-ativamente (existe este termo?)com nomes como: buquira, membeca etc…

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Mauro,sou muito insignificante para criticar o EB, apenas uma sugestão/comentário n’um Blog. Será que vc vai exigir censurar minha opinião?

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Marine,cita aí o nome de algumas operações que vc teve o privilégio de participar lá no Iraq…ou foi no Afganistão?

Marine
Marine
15 anos atrás

DaGuerra,

Op. Matador, Op. Industrial Revolution, Op. Floodlight e Searchlight e outras que ate esqueci o nome… foram no Iraque em Fallujah.

Sds.

cesar
cesar
15 anos atrás

bom dia marine,

ontem no discovery apresentaram um documentário sobre a batalha de fallujah com entrevistas de alguns marines. nós aqui apenas assistimos e tentamos imaginar o combate, o que ñ é o seu caso obviamente.
mas diga uma coisa, vc participou do programa? rs.
semper fi!

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

ha ha ha alguém aí viu o discovey channel ontem…qual era mesmo o nome da operação da retomada de Fallujah…quem ri por último, ri melhor, meus caros!

Marine
Marine
15 anos atrás

Cesar,

Nao fui parte do programa nao, mesmo porque Eu nao suporto jornalista em meio de combate. eles tem tendencia a “sensationalize” (esqueci em portugues..rsrs) tudo e estao la para mostrar o que da ibope e nem sempre a realidade.

Pra te falar a verdade sempre que via reporteres eu cruzo a rua ou dou meia volta….rsrsrs

DaGuerra,
Deixa eu adivinhar….rsrsrsrs PHANTOM FURY?

cesar
cesar
15 anos atrás

marine, tenho uma biografia de um combatente brasileiro na italia (irmãos de armas), onde em determinado momento, um colega do narrador voltava de uma tentativa de resgate de um pelotão cercado pelos alemães em uma elevação(soprassasso se ñ me engano). pois bem, este soldado ao retornar ao posto de comando foi indagado por um oficial (farda impecável, coturno brilhando, destes que só veem o combate a quilometros de distância), onde ele havia conseguido a luger que estava em sua cintura. a resposta do guerreiro ao oficial foi certeira: senhor, tá vendo aquele morro? é só o senhor subir, lá em… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Cesar,

Concordo! Aqui nos chamamos esse pessoal na retaguarda de POG (People Other than Grunts) ou “in the rear with the gear”…esse apelido POG ja acabou virando ate sinonimo com covarde, fanfarrao, fraco e tudo que e ruim…rsrsrsrs

Marcos Castro
15 anos atrás

Para o Daguerra. Eu concordo com ele. Nós daqui de baixo dos trópicos, realmente, somos bem ruizinhos em escolher nomes, e também em vestir. Tudo bem, nos brasileiros copiamos os bunda branca porque, cá entre nós, tudo que aparece na TV, seriado e filme, é americano, eu acho que eu sei mais da vida do Barack Obama do que do Lula. Nós participamos de uma Guerra mundial e tem história pra dar e vender, mas não tem um diretor pra fazer um filme. Só vejo filme americano e seriado. Agora, novela,háaa, ai nos somos bons, bela porcaria, Óoo paisinho. Por… Read more »

senna
senna
15 anos atrás

infelismente acabaram com a nossa instituição !!! aparti do momento que acabaram com a nossa farda de brim verde oliva o nosso exercito brasileiro ficou desvalorizado perdeu a moral os jovens de hj nao tem ambição em seguir carreira contruir um páis melhor hj o soldado ja entre pensando em sair do exercito pq pensa que seu tempo esta perdido aee quem tinha que fazer algo em questão salárial dar melhores condições para nossos guerreiros nao estão nem preocupados em cuidar da amazonia o jardim do planeta terra.POR FAVOR NOS DEVOLVA A NOSSA FARDA VERDE OLIVA DE BRIM !!!! soldado… Read more »

sergio barbosa
sergio barbosa
15 anos atrás

SAUDADE DO EB ESTOU COM 38 ANOS E SOU CAXIAS SO QUERIA UMA CHANCE EM MINHA VIDA PODER VOLTAR NOVAMENTE AO EXERCITO SERVIR O MEU BRASIL SERVI EM 1989 NO 33 BINTZ.CASCAVEL

JohnUeslei
JohnUeslei
14 anos atrás

” os jovens de hj nao tem ambição em seguir carreira contruir um páis melhor hj o soldado ja entre pensando em sair do exercito pq pensa que seu tempo esta perdido” Eu estava doido pra servir e fui dispensado por excesso de contingente! E agora a culpa é dos jovens que nao querem seguir carreira!

MÁRCIA
13 anos atrás

A única coisa que eu acho principalmente como mãe,é que tudo isso de quartel de treinamento pra min não passa de uma grande bobeira .Eles mal fazem o pagamento dos soldads e oque é pior, tem soldado que não pediu para estar lá.Espero que não aconteça nada com meu filho nesse tal de campos pois eu não quero saber se é sargento capitão tenente major ou comandante não me interessa eu vou pra cima deles como uma leoa feroz pode ter certeza disso. Eles se arrependerão de ter nascido.Eles conhecerão á força de uma mãe. Sou mãe pai ao mesmo… Read more »