As FARCs , Aristóteles Luiz Meneses Vasconcellos Drummond

Jornalista Drummond gera polêmicas durante palestra, sobre as FARCs e a segurança nacional

ClippingSe o Brasil não tem as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é porque o Exército e a Marinha foram ao Araguaia para fazerem um limpa naquela região”. A idéia é do articulista, jornalista, escritor carioca Aristóteles Luiz Meneses Vasconcellos Drummond, de 64 anos, durante palestra no auditório do Comando da Base Aérea de Campo Grande atendendo convite do Comando da Base Aérea de Campo Grande e do site de notícias Midiamax.

A Guerrilha do Araguaia é considerada como o mais importante – e até hoje mais controverso. Ocorrida no início da década de 1970, a guerrilha levou este nome por ter sido travada em localidades próximas ao rio Araguaia, na divisa entre os atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins (na época, pertencente ao Estado de Goiás). A guerrilha foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que, desde meados dos anos 1960, já mantinha militantes na região do conflito. (Leia abaixo)

Para a platéia formada por militares da FAB (Força Aérea Brasileira) e do Exército, Drummond ressaltou que há uma faceta da história velada. De acordo com ele, o movimento de esquerda brasileiro tem “as mãos manchadas de sangue”.

Drummond, que é filiado ao PP (antiga Arena), e considera o Golpe Militar de 1964 a Revolução, afirma que no episódio da Guerrilha do Araguaia pessoas inocentes foram mortas pelos comunistas. No confronto, guerrilheiros também foram mortos por militares.

Polêmico, durante a palestra “A presença militar na vida republicana brasileira” não poupou criticas ao Partido dos Trabalhadores, mas preservou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o articulista, o presidente está cercado por um grupo contrário aos militares.

Drummond defende que agora não é momento do Brasil discutir crimes de tortura na época da ditadura militar. “Temos direito de sonhar com Brasil cada vez melhor”. Outro ponto polêmico citado durante a palestra diz respeito ao chamado “apagão aéreo”.

“Não houve apagão aéreo e sim, uma tentativa de expulsar os militares do tráfego aéreo”, frisa. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divide com a FAB a responsabilidade de controlar os vôos do país embora seja a Anac o órgão criado para fazer o trabalho.

Currículo

Drummond escreve artigos para o Jornal do Brasil. O empresário, dono do Midiamax, Carlos Eduardo Naegele, ressaltou durante a abertura da palestra a importância do trabalho militar na sociedade e a colaboração de Drummond como jornalista articulista do Midiamax.

O comandante geral da Base Aérea, Coronel-Aviador Maximo Ballatore Holland agradeceu Drummond e o considerou cidadão brasileiro “a serviço da pátria embora não seja militar”. Na platéia, o presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça-Mato Grosso do Sul), desembargador João Carlos Brandes Garcia, e o chefe do Estado Maior do CMO, general Paulo Roberto Vianna.

Parêntese

O conflito do Araguaia terminou com o saldo de 76 mortos, sendo 59 militantes do PC do B e 17 recrutados na região. Acabou se transformando no principal confronto direto entre a ditadura militar e a esquerda armada. Ocorrida sob intensa censura, a guerrilha nem mesmo chegou ao conhecimento da população em geral. A confirmação da existência da guerrilha na região por parte do governo só veio tempos depois de encerrado o conflito.

Segundo testemunhos de militares que participaram da operação, moradores do local e sobreviventes, a perseguição dos guerrilheiros teve requintes de crueldade, como decapitação e fuzilamento.

Muitos corpos nunca foram encontrados. Desde os anos 1980, os familiares dos guerrilheiros mortos vêm lutando, inclusive na Justiça, para que o Exército libere documentos que comprovem a morte dos parentes, segundo Vitor Amorim de Ângelo, historiador, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.

Anistia

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), terão que prestar informações sobre os crimes de tortura praticados contra presos políticos durante o regime militar (1964-1985). A decisão é do ministro Eros Grau, que acatou pedido feito pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, em uma ADPF (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

Platéia assistiu palestra do escritor Aristóteles Drummond

A AGU ( Advocacia Geral da União) tem uma posição oposta à defendida pelo Ministério da Justiça e à Secretaria Especial de Direitos Humanos. A posição da AGU criou uma crise no governo.

O Ministério da Justiça e a Secretaria Especial de Direitos Humanos defendem a retomada do debate para permitir a responsabilização dos crimes de tortura. No parecer emitido pela a AGU são considerados perdoados pela Lei da Anistia os crimes de tortura cometidos durante o regime militar. O parecer da AGU foi anexado ao processo aberto em São Paulo a pedido do Ministério Público Federal, que pede a responsabilização dos militares reformados Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel, comandantes do DOI-Codi nos anos 70, por morte, tortura e desaparecimento de 64 pessoas.

Fonte: Midiamax

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lecen
Lecen
15 anos atrás

Quando não são palavras controvertidas da extrema esquerda, elas vêm da extrema direita.

Complicado.

Eu particularmente sou a favor do julgamento tanto dos militares envolvidos quanto dos militantes de esquerda.

Mas quero ver quem fará isto.

Se depois de tantos escândalos de corrupção o povo brasileiro ainde apoia com entusiasmo o Lula, o que esperar de uma nação sem valores e honestidade?

Joao
Joao
15 anos atrás

Lecen,voce tem toda a razao. Durante aquela epoca as atrocidades vinheram dos dois lados. O exercito,nas maos dos golpistas que assassinaram a democracia brasileira,tanto como os comunistas inspirados pela ideologia falida de Castro,sao culpaveis,e devem ser julgados e condenados. So que no Brasil,com tanta polemica e interesses entrincheirados de todos os lados,isso seria praticamente impossivel. Teremos que deixar isso a cargo da Historia,e da conciencia de cada um dos participantes,que deverao neste ou no proximo mundo, responder pelos seus atos atrocicos. Enquanto aos comentarios do “jornalista” Drummond sobre o golpe de 1964,aonde o classifica como revolucao,ai sim eu tenho que… Read more »

pablo
pablo
15 anos atrás

guerrilheiro e bandido, e bandido merece morrer !!!

Fábio Max
15 anos atrás

Se tivessem contemporizado naquela época, hoje teríamos um exército narcoguerrilheiro como as FARC no Brasil, recebendo ajuda de Hugo Chaves e matando gente inocente.

Por mais que eu ache que houve, sim, abusos de autoridade naquela época, concordo com ele em relação a isso. Graças às FA(s), nos livramos de uma praga!

Marine
Marine
15 anos atrás

Joao,

Meu pai tbm nos trouxe pra ca por desilusao com o Brasil e faleceu ha tres anos…compreendo sua historia.

Sds.

Joao
Joao
15 anos atrás

Valeu,Marine. What a small world it is. Semper Fidelis to you.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Uma coisa que está ficando chata e precisa ser mudada no Brasil com urgência: não se deve pensar as FAs e nem a defesa do país como sinônimo de truculênca, como sinônimo de extrema-direita, como sinônimo de pensamentos proto-nazistóides, e nem como sinônimo de ditadura militar…Cansa um pouco esses discursos de extrema-direita, e essas associações rotineiras de “pensamentos” mais ou menos trogloditas com as FAs. Seria ótimo se os membros das FAs brasileiras não precisassem mais ouvir “palestras” (ou seja lá o que for), de pessoas assim. Isso não leva a nada. Melhor seria se o pessoal das FAs estivesse… Read more »

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Falar do regime de 64 é muito complicado. Já li bastante livros de história a respeito e posso afirmar alguns pontos: – A sociedade brasileira apoiou o golpe. – João Goulart planejava realizar também um golpe e tornar-se um ditador populista semelhante ao seu padrinho político, Getúlio Vargas. – A esquerda planejava realizar um golpe e tornar o país uma ditadura comunista (e isso inclui a rapaziada do Araguaia). – A sociedade aprovou com entusiasmo o governo Medici, justamente o mais brutal e selvagem do regime. Conclusão: a sociedade brasileira não possui valores, está falida e sem rumos. Não defenderam… Read more »

Joao
Joao
15 anos atrás

Hornet,como sempre,voce impressiona com a eloquencia e o dominio da lingua portuguesa,a qual devo confessar as vezes me atrapalha. Parabems. Acontece que muitos nunca vestiram um uniforme,e talvez pela frustracao de nunca ter lo feito,falam bobagems e ficam idolizando besteira. Como dissestes,o militar brasileiro,assim como de todos os outros paises democraticos,melhor exerce a sua funcao ficando fora da politica,seja esta de direita,esquerda,ou de qualquer outra dimensao ou universo paralelo. Fazer o contrario e convidar o desastre. Tambem valeu muito que menciones a atual situacao de violencia e desespero social do Rio,algo milhares de vezes pior que qualquer guerrilha minuscula no… Read more »

Julio
Julio
15 anos atrás

Caros colegas, tenho pensamento particular quanto a esse assunto. Acho que é passado que deve ser lembrado para que não volte a acontecer, tanto a atuaçao dos guerrelheiros que considero meros bandidos assassinos que nunca lutaram pela democracia,mas, pela instação de um governo de esquerda, ou seja, ditadura comunista, como a ditadura, que espero nunca volte ao nosso país, tanto a ditadura militar como uma civil – Venezuela. Por outro lado, chamo a atenção de quem vem realçando esse assunto é o Tarso Genro e o VAnnuchi, e outros menores que foram grandemente beneficiados com poupudas indenizações e agora buscam… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado Hornet Você é uma enciclopédia ambulante. Só para reforçar seu comentário, num blog sobre futebol, estava-se discutindo se o clube A deveria ou não dispensar um jogador para um amistoso da Seleção, uma vez que ele estava disputando o campeonato estadual na fase decisiva. Eu disse que deveria e usei a frase “Brasil acima de tudo”. Qual não foi a minha surpresa quando recebi uma réplica me censurando por usar o lema do Exército, que era uma instituição opressora, citou a revolução de 64 e outras imbecilidades mais. A chaga ainda está aberta. Outro ponto. Não há guerrilha no… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Joao-Curitiba,

Um cara desse da vontade de cobrir de porrada de tanto falar *&^%$!

Concordo com vc, o que aconteceu em SP anlguns anos atras com PCC e terrorismo!

Sds!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Caros João e João-Curitiba, é isso que precisamos combater, até no nosso dia a dia se for o caso, não dá mais pra aguentar essa coisa de dizer que a Ditadura foi um “bem celestial” que acabou com o “comunismo” no Brasil (não foi nada disso, e o legado da ditadura, como qualquer ditadura, militar ou não, sempre é terrível, e não foi diferente no nosso caso), e assim jutificar todo e qualquer pensamento de extrema-direita que ainda vigora na nossa sociedade, como também não dá mais pra aguentar a idéia que as FAs só servem pra fazer a “repressão”… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Amigo Marine,

eu ia comentar justamente o que vc acabou de falar. Então, faço minhas suas palavras. Aqui temos terrorismo sim, só que não é o terrorismo do Bin Laden, é um terrorismo urbano, calcado no caos social brasileiro, sem finalidades políticas determinadas mas violentíssimo. Não temos aviões explodindo nos prédios da Av. Paulista, mas temos coisas que envergonhariam até mesmo a Al Qaeda.

um forte abraço

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet,

Sim no Brasil esse terrorismo e similar a ETA, IRA e ate os da FARC e cartel de Medellin no sentido que vc disse em terrorismo urbano…

E vergonhoso…
Sds!

Joao
Joao
15 anos atrás

11/11/2008 – 11h28 Explosão em delegacia de Botucatu (SP) destrói seis inquéritos Publicidade da Folha Online Um dia após uma quadrilha ter roubado e destruído uma unidade da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) em Botucatu (238 km de São Paulo), a prefeitura da cidade começou a demolir, na manhã desta terça-feira, o que sobrou do prédio. Seis inquéritos policiais foram destruídos, segundo informações da Polícia Civil. O crime ocorreu na madrugada de segunda (10), quando oito homens invadiram a Dise, localizada na Vila Padovan. Ninguém ficou ferido. De acordo com o delegado assistente da seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte… Read more »

Francisco
Francisco
15 anos atrás

GENERALIZANDO como é moda atualmente, as FARCS surgiu na região dos givaros, índios cruéis, antropófagos e cortadores de cabeça. Já a nossa nação jamais permitiria que monstros tarados assassinos se perpetuassem no poder, sou cristão e acredito piamente que, ainda verei o paradoxo da justiça divina, comunistas ateus tocando harpa no céu, e malditos monstros torturadores assassinos urrando no inferno ao lado de Belzebu e Lucifer

Jamais pela, nossa cultura, CCC, PCC, OU FARCS, TERÃO O PODER NO BRASIL, AMEM

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Caro Hornet, Concordo com seus comentários de hontem à noite, muito equilibrados. Acho que o ressentimento em relação às FAs e a idéia burra de que elas estão ai para reprimir foi um dos fatores que fizeram que os orçamentos fossem sendo reduzidos deixando-as na situação de penúria de hoje em dia. Para não repetirmos erros do passado devemos conhecer ao máximo nossa história tentando ser imparciais ao analisarmos qualquer fato entendendo o contexto histórico de cada evento. Realmente como você disse ” As FAs do Brsil são do povo brasileiro…” e acho que deveriam ser melhor equipadas e capacitadas… Read more »

edilson
edilson
15 anos atrás

Guerrilha política só bonita na america latina.
contra golpe e guerrilha política só dá pensão na AL.
ideáis de libertação só são a bandeira de setores políticos na AL.
que ouve excessos dos militares estou de acordo, que ouve ingerências de potências extrangeiras, também estou convicto.
porém acho que as pessoas as vezes esquecem-se de analisar as causas e focam apenas nas consequências.
em muitos pontos concordo com o reporter.
faço um questionamento, porque só na america latina? na alemnha isto ocorreria? nos EUA este levante esquerdista sobreviveria?

Francisco
Francisco
15 anos atrás

com certeza o edilsom jamais ouviu falar na famigerada Ku Klux Klan que continua ativa e fazendo vitimas, quanto a corja de conspurcadores do estado de direito, o diabo que os carregue

amem

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Meus amigos,

Os militares tomaram o poder pois tiveram o apoio da classe média tradiconalista brasileira que queria defender o nosso país da invasão comunista, invasão essa que acabaria com a instituição família e com a Igreja!!!

Depois, quando esses mesmos setores começaram a ver o seus pais, filhos e padres sendo mortos por quem eles apoiaram começaram a fazer passeatas, mas até ai muita gente já tinha morrido.

Pode até ser um extremismo de minha parte, mas odeio toda forma de extremismo, se é que vocês me entendem…

Abração

Corsario-DF
Corsario-DF
15 anos atrás

Pessoal a Ditadura ou Revolução, teve seu tempo e época bem definidos. Não só aqui no Brasil que ocorreu movimentações nesse sentido e não só de Direita, pois um exemplo clássico é CUBA. Ao meu entender, o crime de tortura e de terrorismo são imprescritíveis e de um afronto moral e ético aos nossos valores. Porém, devemos ressaltar que a luta contra a guerrilha foi um fato de Guerra e não apenas uma perseguição política, pois os mesmos queriam realizar uma revolução e praticavam atos terroristas. Enquanto a atuação do DOI-CODI extrapolou e muito sua competência, visto o caso Herzog.… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini, eu entendo, e apóio. Exatamente. Não tem essa de democracia só ser válida para termos no poder os grupos de interesse da permanência do status quo. Democracia é válida para que todos que forem eleitos democraticamente cheguem e permaneçam no poder (tudo dentro das regras democráticas e das regras do Estado Civil). O Jânio foi eleito, renunciou e assumiu o vice, Jango. Tudo dentro das regras democráticas. O que aconteceu depois, não foi mais democrático, foi uma violência. Violência que perdurou por mais de vinte anos. Como perguntou um amigo num post acima, não foi só na AL que… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Não, não, Corsário. Foi uma Ditadura sim, com D maiúsculo, proveniente de um golpe de estado. Não chegaremos a lugar nenhum com eufemismos do tipo: “revolução”, “regime autoritário”, e coisas assim. Precisamos compreender a história, para não incorrermos no risco de deixá-la voltar. Foi um golpe de estado, realizado no dia 1 de abril de 1964 (data ótima que escolheram!!! rs.), no qual uma junta militar depôs o presidente eleito Jango, fechando o congresso e colocando todos os partidos políticos na clandestinidade…Ou seja, impuseram uma ditadura no país. Essa junta militar tinha a intenção de ficar pouco tempo no poder,… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Amigo Mauro, perfeitas suas palavras. Mas existiram vários prisioneiros políticos que foram torturados, sim. Vc pediu um nome, lhe dou um: Frei Tito. Poderia ter escolhido outros nomes, mas escolhi o Frei Tito, pois fica mais fácil de contar a história dele e do que acontecia na época por meio da letra desta canção, de autoria do violonista Madan e do Frei Beto, em tom de depoimento de quem esteve próximo ao ocorrido: “Frei Tito de Alencar Lima Foi preso em novembro de 1969, acusado de oferecer infra-estrutura a Carlos Mariguella, Tito é submetido a palmatória e choques elétricos, no… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Ufa! Que susto Mauro. Tava até te estranhado…rs.rs.rs

agora ficou claro.

um grande abraço

AMX
AMX
15 anos atrás

Esses comunistas são assim: querem por que querem o “direito à liberdade de expressão” (e até aí tudo bem, todo mundo quer), mas, na hora de sofrerem críticas, querem calar (como vem fazendo o senhor Vanucci).
Bando de cretinos.
Concordo plenamente com a afirmação. Se as FAs não fossem ao Araguaia e ainda outras, como a guerrilha do caparaó, talvez hj. estivéssemos em situação semelhante à da Colômbia ou da Nicarágua.

Abraços!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

É isso aí, dá pano pra manga…mas vejo assim, depois que a barbárie se instala, barbaridades ocorrem. A violência primeira foi comentida contra a democracia, no dia 1 de abril de 1964, e reafirmada no dia 13 de dezembro de 1968. Depois disso, uma enxurrada de barbaridades se seguiu… Só procuro diferenciar nessa história toda quem lutou contra a ditadura e pela redemocratização do país, e quem se entrincheirou para mantê-la, replicando os aparatos de tortura e de repressão. Só faço essa distinção. É acho uma distinção justa para não fazermos tábula rasa de todos e de tudo no período.… Read more »

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Mauro e Hornet! Parabenz, a facilidade com que ambos colocam suas claras idéias é uma aula para nós!

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Sergio,
Estou de acordo!

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Belos discursos Hornet e Mauro.

Mas como de hábito, e imitando os LONNNNNNNNNNNNGOS discursos do vosso camarada (e Ditador) Fidel Castro, os srs. sistematicamente se esquivam de comentar, entre outros fatos, a quantidade de acordos internacionais que fragilizam a Nação Brasileira, todos advindos dos seus ídolos marxistas (FHC e Lula).

Como é mesmo: Para os amigos, tudo! Para os inimigos, a Lei! E os discursos onde se escreve muito e se omite tudo que não interessa!! 😉

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Assino em baixo, Mauro. Só pra constar, meus ídolos são: os Beatles, Chico Buarque, Noel Rosa, Stravinsky, Arnold Shoenberg, John Cage, Arrigo Barnabé, Tom Zé, Ravi Shankar, Paco de Lucia, John Mclaughlin, Miles Davis, Robert Johnson, Willie Dixon, Eric Clapton e Jimmy Page. ainda tenho uma admiração toda especial por George Martin e Rogério Duprat. E como fui um dos alunos de Hans Joachim Koellreutter, viva meu maior mestre! Aquele que não só me ensinou o que é música, mas também me ensinou a pensar. Fora esses, não tenho mais nenhum. Só acendo velas pra esses aí de cima. abraços… Read more »

CorsarioDF
CorsarioDF
15 anos atrás

Hornet, eu coloquei as formas como é dita a Ditadura, no meio político é Ditadura Militar, no meio militar é Revolução??? Qual dos lados estão certos, sinceramente não sei te responder, pelo simples fato que depende do ponto de vista. Cuba, por exemplo é conhecida como: Ditadura ou Revolução? Ditadura pelos EUA e aliados e Revolução pelos entusiasta do Socialismo de Estado. Só pra comparar, Hitler assumiu o poder pelo voto e deu no que deu… Era ditadura ou Revolução? Em 1917, aconteceu um golpe ou uma revolução na Rússia? Seus comentários junto com o Mauro estão excelentes, mas lembre-se… Read more »

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Corsário, estive em uma instituição de ensino militar em setembro e lá eles tratam o período da Ditadura Militar como Período do Regime Militar.

Abração

Cinquini

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Amigo Corsário, eu entendi sua colocação…e desculpe-me se achou que eu estava indo contra vc. Não foi essa minha idéia. A idéia era justamente criticar esse eufemismo que eu sei que ainda é usado por muita gente, até mesmo para esclarecimento dos leitores do blog de um modo geral. Eu sempre me peocupo com os leitores do blog de um modo geral, principalmente com aqueles que só lêem, e nunca, ou quase nunca, escrevem. E como esse terreno, é um assunto que domino bem, quia dar minha contribuição, só isso. Nem sempre a história depende do lado que se olha.… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

O que eu gosto no amigo Mauro é que ele não tem meias palavras, tô contigo Mauro… Mas poxa! Se eu soubesse que vc ia responder nem tinha listado acima todos os meus “ídolos”…perdi meu tempo só… Mas tá bom, agora todos já sabem o meu gosto e a minha formação musical…aceito CDs de presente de Natal, tá certo pessoal?!!!…rs.rs.rs. O FHC leu o Marx na universidade, sem dúvida alguma, mas esqueceu tudo no dia em que assumiu a presidência…ou talvez até um pouco antes. O Lula, veja bem, é um marxista sim…da linha Groucho…hehehe cada coisa que a gente… Read more »

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Mauro! Perfeito na sua resposta ao sr. jorge. Pela maneira pensar e escrever, creio ser dele alguns posts identificados com o nick “DaGuerra”. Ja o orientei, tentando ajuda-lo, a diversificar suas fontes de informação, mas ele prefere ficar na escuridão, na leitura de blogs de jornalismo de esgoto. Mas ele mereceu sua resposta mais dura.

fuzileiro
fuzileiro
15 anos atrás

Alguém aqui em são consciência acha se aquela turma lá do Araguaia, que tinha como espelho cuba e china (fidel e mao), tivessem vencido eles restaurariam a Democracia ? é muita inocência! Outra coisa que eu li acima e deu vontade de vomitar: o Lamarca pode matar o tenente da força pública a coronhadas porque os fins justifica os meios naquela situação !?!? Então com isso pode-se justificar os atos abusivos cometidos pelas forças de repressão, já que os fins justifica os meios!!. Ou só vale para um lado ?? Não venham argumentar que eram situações diferentes que não cola.… Read more »

Gunter
Gunter
15 anos atrás

FRANCAMENTE! Esses senhores torturaram, humilharam, mataram, ocultaram corpos, destruíram famílias, cometeram crimes contra a humanidade, e isso é imprescritível. Os torturadores precisam ser responsabilizados, sim. Esta é, sem dúvida, a oportunidade de se fazer justiça, sem revanchismo puro e simples, mas movido pelos mais nobres sentimentos que remetem ao conceito de justiça,baseada na Lei e na visão universal de Justiça”, É hora de honrar a memória daqueles e daquelas que lutaram e tombaram por um país democrático. É hora de mostrar para o Brasil e para o mundo que não mais haverá omissão, tolerância, conivência com aqueles que praticaram os… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Senhores, Tem grande respeito por vc Mauro por sua sensatez ja mostrada aqui antes e tbm ao Fuzileiro por parte de seu servico. Nao tenho como dar opiniao nesse assunto pois seu leigo nele portanto nao mereco dar palpite. Penso eu, que obviamente um assunto polemico como esse sempre ira gerar sangue quente, concordo com o Fuzileiro no sentido de que hoje existe uma tendencia mundial em se fazer a direita, os militares como os demonios da epoca e a esquerda, socialistas, marxistas ou o que forem como or “herois”. Acho que todos cometeram erros e abusos mas tambem sou… Read more »

Pinchas Landisbergis
Pinchas Landisbergis
15 anos atrás

Eu que sou velho , consigo enchergar e voces jovens não vêm …. Comunismo , Capitalismo e outros “ismos” não tem mais lugar no mundo atual. A crise do Capital está chegando logo depois (no tempo histórico) do esfacelamento do imperio soviético , queiramos ou não estamos caminhando rapidamente (tempo histórico) para uma nova ordem mundial onde o principal valor não será monetário e o dinheiro será somente um meio e não um fim e nos veremos a todos como Humanidade e o desejo de “Ter” virá acompanhado do desejo de ” Compartilhar” Provavelmente não verei este tempo , mas… Read more »

vargas
vargas
15 anos atrás

se o brasil melhorou e pelos militares q faziao pelo brasil e nao pelo os bolsos deles como vemos oje na politica o brasil temq lutar comtra ese comunismo disfarçado botar o exercito nas ruas e o governo tem muita imfluemcia tamto boa como ruin o unico presidente q nao se o corrompeu foi o vargas morto porq nao queria entregar o governo para os bamdidos a juventude brasilera tem q conhece a historia e tem q te mais comciemcia tenho 16 anos e tenho minha opiniao formada pelo q acho q e o caminho certo para meu pais morreria… Read more »