Garcia substitui comandante do Exército e considera superado conflito com Chile

2

Chile Marder and Leopard 2A4

ClippingO presidente Alan García substituiu ontem o comandante do Exército do Peru, pivô de um conflito diplomático com o Chile. A imprensa chilena divulgou na semana passada um vídeo em que o general Edwin Donayre comentava que, em caso de uma hipotética invasão, nenhum chileno sairia com vida do Peru. “Chileno que entra não sai. Ou sai em um caixão”, disse ele na gravação, de 2006.
O governo chileno cobrou de Lima a destituição imediata de Donayre pelo comentário e retirou o convite ao ministro da Defesa peruano, Antero Flores Aráoz, que assistiria a exposição naval no Chile, dizendo não considerar a visita “oportuna”. García pediu desculpas pelo incidente, mas se recusou a antecipar a saída de Donayre do cargo, já anteriormente prevista para ontem.
Ao anunciar a substituição do comandante por Otto Guibovich, García afirmou: “Hoje, Guibovitch assumiu como comandante, e, com isso, o assunto me parece encerrado”. O premiê Yehude Simon disse considerar que a nomeação põe uma pedra sobre a polêmica. “O Chile é um país irmão.”
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, também deu sinais de que considera o incidente superado. “O Chile trabalha permanentemente pela paz com todos os seus vizinhos, e vamos seguir nesta direção”, afirmou.

Fonte: Folha de São Paulo

Nota do Blog: para uma breve visão histórica sobre as feridas que não fecham na relação Chile – Peru, clique aqui  para acessar matéria do Blog do Poder Naval sobre a memória peruana da Guerra do Pacífico (século XIX).

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Apesar da ação diplomatica ,para acalmar os animos,
isto ainda é reflexo da tensão na região devido a fatos
acontecidos,alem disto,o Chile,poderia ser ate outro pais,
esta reformando os subs do Equador,e tambem cedeu navios
de sua marinha desativados.

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Chile e o Peru, assim como a Colômbia são os poucos países sérios na América do Sul, um conflito entre eles não seria nada bom, apenas beneficiaria a LULA, CHAVEZ e demais bolivarianos.