Exército do Sri Lanka avança sobre guerrilha tâmil

7

ClippingO Exército do Sri Lanka estreitou o cerco sobre a capital da guerrilha tâmil, Kilinochchi, e se encontra a apenas 2 km do norte, sul e oeste da cidade. As tropas tomaram nesta quinta-feira (1º) a estratégica cidade de Paranthan, limitando as provisões aos guerrilheiros do norte por uma importante estrada, segundo o porta-voz militar Udaya Nanayakkara.

Segundo um comunicado distribuído pelo Ministério da Defesa, a tomada de Kilinochchi é “iminente”, já que as tropas penetraram no “perímetro da cidade” em poder da guerrilha dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE).

Os LTTE não confirmam as afirmações do Exército, embora o site partidário da guerrilha, Tamilnet, tenha reconhecido a queda de Paranthan “com grandes baixas” do Exército cingalês.

A conquista de Paranthan é um importante passo da operação do Exército para enfraquecer e derrotar o movimento. A cidade é uma passagem crucial para redutos rebeldes no norte da península de Jaffna.

O Exército do Sri Lanka está empreendendo uma dura ofensiva contra a guerrilha em seus redutos do norte do país, onde ganhou amplas parcelas de território que até agora estavam nas mãos dos rebeldes. Em três dias, 50 rebeldes tâmeis morreram em intensos combates travados contra o Exército do Sri Lanka.

Os LTTE lutam há mais de 20 anos contra o governo do Sri Lanka, pedindo um Estado independente para as áreas de maioria tâmil, no norte e no leste do país, em um conflito que já custou a vida de mais de 100 mil pessoas.

O grupo rebelde iniciou sua batalha contra o governo em 1983 e diz defender o direito das minorias tâmeis diante da opressão de sucessivos governos da maioria cingalesa, desde que o Sri Lanka se tornou independente do Reino Unido, em 1948.

Fonte: EFE, via Folha OnLine

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JACUBÃO
15 anos atrás

Não sabia que o Sri Lanka opera o Kfir.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Eu não sabia nem que o Sri Lanka tivesse força áerea…estou mais desinformado que vc, Jacubão. De qualquer modo é mais um problema do processo de descolonização, ocorrido no pós-II Guerra. Tudo isso é culpa do desmoronamento do império Britânico….a guerra entre Judeus e Palestinos também…hehehe E culpa também da ONU que criou Estados-Nação no pós-guerra, sem levar em conta as várias nações (etnias, povos etc.) que existiam dentro deste Estado. Vide a Iuguslávia, outro exemplo clássico. Mais um país (Sri Lanka) criado pela ONU em 1948, mais um caso de luta (a guerrilha Tâmil) interna por reconhecimento de um… Read more »

JACUBÃO
15 anos atrás

E n outras palavras, mais um um sangrento conflito a vista nesse f… país.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Os Siri Lankos estão agora com a fca e o queijo na mão

Espero que acabem com estes caretas que tambem explodem qualquer coisa que veem pela frente

O Cwrco esta sendo feito por unidades de infantaria e ou cavalaria/mecanizadas tambem ?

MO

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Ficou bonita a foto com os 2 KFIR. Ao que parece, dessa vez os Tigres de Tamil estão em situação mais complicada, mas não sera o fim dessa guerra. A Siri Lanka tem boa parte de seu territorio coberto por florestas, o que facilita a debandada dos guerrilheiros tameis.

Marcelo Ostra,

Seja bem vindo novamente aos comentários. Mas o remédio é forte para caramba. Continua com a lingua enrolada, rs,rs,rs.

abraços.

trackback
15 anos atrás

[…] Governo do Sri Lanka exortou hoje os cerca de 200 mil civis tamil cercados pelos combates no nordeste do país entre o exército e os rebeldes tamil a deixarem a zona de conflito para não serem apanhados entre […]

trackback
15 anos atrás

[…] forças armadas do Sri Lanka tomaram, a 2 de Janeiro, a “capital” rebelde, Kilinochchi. Após 37 anos de conflito, o Exército do Sri Lanka realiza uma ofensiva final contra os tigres […]