FOTOS: AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RT
RT
15 anos atrás

Até agora o ofensiva não surtiu o efeito desejado, Israel não vai querer repetir o fracasso da invasão do Líbano, vai acontecer um massacre em Gaza.

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Interessante a logística. Tem até “casinha”.

JACUBÃO
15 anos atrás

Que casinha o quê rapaz, isso é banheiro.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

O Exército Israelense ainda usa o M-16 e suas variantes na linha de frente??????????????????? Imaginava, que pelo menos na frente de combate, o fuzil padrão fosse o Tavor, tipo bullpup, com o carregador na coronha. Outra coisa (esta me preoculpa muito, devido a alta densidade demográfica da Faixa de Gaza) é o uso dos M-109, como mostra as fotos. Não sei se o local dos impactos das granadas oriundas desses veículos são cidades ou áreas ao entorno. Tomara que seja a segunda opção, pois se cairem em área urbana, muito provavelmente serão civis quem pagarão o pato. Ou melhor, já… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

João Curitiba,

Casinha ecológica, daquelas que juntam todo o resultado de uma feijoada inteira.

Que depois será jogado dentro das casas dos militantes mortos do HAMAS, como lembrança de que o Exército de Israel passou por lá, kkkkkkk.

abraços.

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Infelizmente Guerra é Guerra e inocentes civis sempre sofrem as maiores baixas. Não quando o povo desta região irá começar a pensar que do lado destes grupos fundamentalistas não dá pra ficar (Hesbollah, Fatah, Hamas, etc.). O que ganharam até hoje com todas estas escaramuças? Pergunta: 1- o Tavor TAR-21 está sendo utilizado na frente de batalha, pois o vi em na quinta foto ao lado dos obuses do M109, mas porque a carabina M4 ainda está no jogo? seu alcance de tiro é muito limitado não? 2- Para que serve aquele estilo de boina utilizado pelos soldados Israelenses? Além… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Com certeza Vassily o fogo de artilharia nao esta sendo utilizado a esmo. Tbm vi hoje uma noticia interessante que dos mortos cerca de 300 eram do aparato de seguranca do Hamas e cerca de outros 75 eram membros das Fatahs acusados por Hamas de colaborar com Israel e executados pelo Hamas.

O tavor ainda nao foi adotado por todas as unidades e minha opiniao pessoal e de que nao sou fa de fuzis bullpups.

Sds.

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Mais uma vez a família M-16/M-4 em combate, apesar de alguns TAVOR já substituindo. Porque muitos amigos criticam tanto aquele fuzil? Será que o CFN e as FE Brasileiras usariam uma arma tão problemática como alguns fazem parecer? Será que mais operacionais como os de Israel e EUA já não teriaam sido desbaratados?

GABRIEL
GABRIEL
15 anos atrás

não fiko feliz em dizer isso mais so havera paz e um estado palestino quando o HAMAS for aniquilado infelizmente isso que estamos vendo e inevitavel

Alte Makarov
Alte Makarov
15 anos atrás

Vassily, pelas fotos que já vi, as unidades de infantaria já foram dotadas com o fuzil TAR-21.

Os artilheiros desse obuseiro auto-propulsado não deviam estar no alto da lista de reequipagem. Certamente não são prioridade. Sem falar que são muito mais baratos.

Mas não sei se eram m-16. Não seriam M-4?

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

É…muitos exércitos poderiam atentar mais para a parte logística. Modernizada, até pequenas tarefas, como as cumpridas pelas “casinhas”, acho que ajudariam na comodidade da tropa e no MORAL!!

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

A artilharia de campanha sempre foi o “patinho feio” do exército israelense. Já pagaram caro no passado por isto.

Dani.
Dani.
15 anos atrás

Eu ia perguntar a mesma coisa que Vassily . Acho que por ser uma arma nova, ela nao pôde ser entregue para todos os batalhos.

Marine eu, ao contrario de voce, sou fã de carteirinha dos fuzis bullpup. Acho que por terem um comprimento menor, eles sao perfeitos para os conflitos de hoje, que quase exclusivamente acontecem nas cidades. É bem mais facil entrar em uma casa com um bullpup que mede 70 cm do que com um FAL que tem 1 metro!

Abraços.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Marine, Realmente, do nº total de baixas, pelo que passa nos jornalismos brasileiros, cerca de 300 são do HAMAS. E essa informação é confirmada pelos próprios. Tb sabia que o HAMAS e o FATAH estavam se atritando ja faziam alguns meses, inclusive com escaramuças armadas entre eles, mas não sabia que estavam executado-os dessa forma, nem dessa possível ligação do FATAH com Israel. Quem sabe, ambos, tanto o H, como o F, são políticos, tudo é possível. abraços Voluntario da Patria, Não falei mal da família M-16, de forma alguma. Acho a decisão do CFN de usar esse equipamento acertada.… Read more »

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Outra informação que li é que entre os 300 mortos inicialmente, uma boa parte, eram membros de uma turma de jovens policiais recém formados na academia, estavam em sua formatura, daí a explicação de tantos mortos ao mesmo tempo. Eles eram sim ligados ao Hamas, afinal todo funcionário público de lá o é, uma vez que representantes do Hamas foram eleitos como governo, de forma democrática. Mas não eram combatentes e muito menos terroristas, eram meros policiais e guardas de trânsito. O termo “aparato de segurança do Hamas” deve ter sido utilizado no sentido de ligá-los indevidamente aos guerrilheiros, a… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Dani,

Ao meu ponto de vista, tem prós e contras:

Prós:

Tamanho;
peso;
projeto atual;

Contra:

remuniciamento demorado; dentro das cidades, o problema se agrava mais ainda, pois o inimigo pode estar do outro lado da parede, a 3 ou 4 metros de vc.

abraços.

Marine
Marine
15 anos atrás

Dani. Sim em teoria os bullpups sao excelentes ainda mais comparados com um antigao FAL com 1,14m de comprimento. A minha comparacao e mais com um M4, M468, G36K, SCAR e tal, enfim carabinas modernas que sao quase tao curtas que um bullpup. Na pratica os bullpups ergonimicamente nao facilitam recarregamento rapido em situacoes CQB. Tanto que se vc reparar nenhuma unidade Contra-Terrorismo das maiores potencias utilizam Bullpup e els sao os especialistas em CQB – Delta, DEVGRU, SAS, KSK nao as utilizam. Vassily, Nas fotos eles sao todos M4s e eu mesmo nao tenho nada a reclamar dessa familia,… Read more »

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Pessoal,

O papo está bom, mas tenho que ir. Já são 00:30 e pego no batente as 7:00hs.

* desculpem pelos erros de digitação, pois essa mudança na forma de se escrever o português tá me deixando looooooooouuuuuuuco, como diz o KIKO.

” Somos fortes, valentes, guerreiros,
Combatentes de armas na mão,
Da Marinha leais Fuzileiros”

ADSUMUS! E SEMPER FI! À TODOS.

Good Night.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Um fato “diferente” que notei nas fotos é o uso de joelheiras somente na direita, e nao me parece que venha na calça, parece que eles é que colocam.

A vantagem do Bullpup ao fuzil tipo M4 eu acredito que deva ao seu comprimento de cano maior, facilitando assim o acerto do alvo.

Abração

Cinquini

Marine
Marine
15 anos atrás

Cinquini,

O M4 tem cano de 16 polegadas, nao sei o comprimento do cano do Tavor de cabeca, pesquise na net mas nao deve ser muito diferente.

Mas pra te falar a verdade nem sempre e assim, precisao tem haver com muitas coisas e nao so o comprimento do cano. E no final das contas o fuzil e apenas uma ferramenta a arma e o soldado!

Sds!

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Vou perguntar ao Marine. O que é esse excesso de panos sobre o capacete? Isso não tira a visão periférica?

Abraços

Marine
Marine
15 anos atrás

Coisa de israelense.

Nos em Fallujah usamos burlap de tenda para quebrar a silhueta que o capacete causa pois nao existe na natureza nada tao perfeitamente redondo como um capacete.

Entao seguindo essa tatica, isso deles me parece ter o mesmo proposito e tbm servir como rede anti-mosquito ou uma mascara para camuflagem tambem.

Espero ter respondido a pergunta.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Marine,

Eu estava vendo aqui o cano do Tavaor tem aproximadamente 18 polegadas, o que de fato nao muda muito. Ai fui ver as medidas gerais e da M4 e da Tavor e a Tavor é ligeramente menor que a M4 com a coronha no minimo.

Mas vc disse muito bem que o fuzil é a ferramenta, o que importa é o homem que a usa.

Abração

Marine
Marine
15 anos atrás

Com certeza por caracteristica do proprio design o bullpup sempre sera menor mas hoje a diferenca nao e muita e 2 polegadas no cano nao afetaram a balistica terminal para se realmente dizer que um e mais efetivo que o outro.

Entao acaba virando gosto pessoal, mas como ja comentei nenhuma das unidades aceitadas como a premier de CT utilizam bullpup.

Sds!

Marine
Marine
15 anos atrás

Outra coisa que esqueci,

Os bullpups tbm nao deixam muito espaco para se colocar aquele segundo “pistol grip” na frente da arma tao importante para CQB.

Sds!

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Eu sou meio “clássico” confessor que nao vejo com bons olhos os bullpups, mas eles estao ai e vamos ver no que dá. E se pudesse escolher ficaria com o FN SCAR.

Abração

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Marine, além da utilidade dos bulpup em CQB os mesmos foram pensados na década de 70 e 80 antes do término da Guerra Fria para serem usados mais facilmente pela tropa embarcada em carros de transporte ou de combate de infantaria como o M-2 ou o LAV. Bem antes da guerra se voltar para as operações urbanas como as que vemos hoje as operações em ambientes fechados eram terreno das submetralhadoras e das pistolas, que hoje são usadas apenas por forças policiais. Mudando de assunto, um dia desses vi na tv um documentário em que um instrutor americano mostrava uma… Read more »

Robson Bandeira
Robson Bandeira
15 anos atrás

Os amigos poderiam esclarecer porque o CFN não usa uma arma da mesma capacidade do m-16 de fabricação nacional, da Imbel por exemplo, acho um fato curioso um país com a capacidade do parque industrial do Brasil comprar uma arma que já esta sendo substituida em seu país de origem e em outros operadores ser adqurido por nós

Nelson Lima
Nelson Lima
15 anos atrás

Vai haver um banho de sangue!

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Marine,

Vc está ou esteve no Iraque?

Você pode colocar um depoimento de como é participar de uma guerra?

Obrigado!

edilson
edilson
15 anos atrás

Artigo Doze regras de redação da Grande Mídia Internacional quando a noticia é do Oriente fonte Pravda 1) No Oriente Médio são sempre os árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se represália. 2) Os árabes, palestinos ou libaneses não tem o direito de matar civis. Isso se chama “terrorismo”. 3) Israel tem o direito de matar civis. Isso se chama “legitima defesa”. 4) Quando Israel mata civis em massa, as potencias ocidentais pedem que seja mais comedida. Isso se chama “Reação da Comunidade Internacional”. 5) Os palestinos e os libaneses não tem o direito… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Edilson, Muito bem colocado. Aquela terra é tão árabe quanto israilense. Este é um típico choque de civilizações. As ações do Exercíto de Israel está lembrando alguma coisa… Vou refrescar a memória… Lembram que no Gueto de Varsóvia, e tantos outros, havia resistência armada? Lembram como essa resistência foi combatida? Lembram que aquela resistência também erra considerada uma guerrilha terrorista? A faixa de GAZA não parece um gueto? As pessoas que moravam nos Guetos eram os moradores da cidade que haviam nascido naquele lugar. Não estou justificando nada, apenas quero mostrar que os judeus foram perseguidos na segunda guerra e… Read more »

Fernando_SP
Fernando_SP
15 anos atrás

Edilson e Rodrigo. Os russos são anti semitas confessos e enquanto eram União Soviética impediam os judeus de emigrarem a Israel, quando o muro caiu, mais de um milhão de judeus russos sairam o mais rápido possível de lá. No Gueto de Varsóvia os judeus lutavam pelas suas vidas contra um regime que queria exterminá-los da face da terra. O Hamas não quer negociar com Israel, eles querem exterminar os judeus e acabar com o estado de Israel. Comparar judeus com nazistas é o fim da picada rapaz! É bom lembrar que quem começou a atual confusão lá no Oriente… Read more »

Clausewitz
Clausewitz
15 anos atrás

Vitoria Militar, mas, talvez, uma grande derrota política. Fotos de crianças feridas e/ ou mortas …..

Don D
15 anos atrás

Aquela cobertura na cabeça além de dissimulação é para proteção do soldado quando dorme em campo, pois não esqueçam que lá agora é inverno, quanto à joelheira, ela ao contrário do que muitos pensam não oferece grande proteção, serve para principalmente proteger o joelho quando o soldado está em posição de tiro ajoelhada, notem que todos usam no joelho direito (deles), o qual é o usado nesta posição, se vc está correndo e tem de ficar nesta posição e se joga, a joelheira protege, não sendo necessária do outro lado.

Alte Makarov
Alte Makarov
15 anos atrás

Rodrigo, O plano original de partilha da Palestina já PREVIA a divisão entre israelenses e palestinos. Os países árabes NUNCA aceitaram esta partilha e USARAM os palestinos como massa de manobra com o único objetivo de negar qualquer tipo de partilha em primeiro lugar. Quando Israel declarou sua independência o resultado imediato foi uma guerra onde os países vizinhos foram derrotados, mas os grandes perdedores foram os palestinos. O fim daquela guerra foi um cessar-fogo, e não um tratado de paz, pois mesmo tendo sido derrotados, os países que lutaram contra Israel não poderiam assinar um acordo de paz com… Read more »

Dani.
Dani.
15 anos atrás

Sempre existem os lados bons e ruins, mas eu ainda prefiro os bullpup. Gostei do que voces falaram, sempre é bom ouvir a opiniao de outros.

Edilson, realmente… muito bem colocado!

Marine, alguns post que vi no blog dizem que voce tem esperiencia em combate e tal. Cheguei agora no blog e ainda nao li os comentarios antigos. Entao gostaria de saber se voce realmente ja esteve em combate? Quando, onde… essas coisas.

Abraços.

Dani.
Dani.
15 anos atrás

Na foto onde tem os caras com joelheira na perna direita é porque, provavelmente, eles sendo destros(como estão segurando o fuzil com a mão direita, deu pra deduzir isso!), quando se ajoelham para atirar presisam de uma proteção.

Obs: esperiencia = experiencia

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Edilson, Muito bem colocado. Os palestinos foram usados por seus vizinhos, principalmente pelo Egito na década de 50. Mas a forma com que ocorreu a criação do estado de Israel foi um grande problema. A má gestão da ONU e das duas potências foi um fator preponderante na criação de Israel. Quando falamos em Estados Mulçulmanos temos que lembrar que eles não são unidos completamente. Existem interesses e rivalidades muito grandes entre esses estados. Uns são aliados do ocidente e outro inimigos mortais. O que não acho justo é o tratamento diferenciado que se dá a situação. Nenhuma análise do… Read more »

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2009 JOÃO PEREIRA COUTINHO Mudar as palavras —————————————————————- Imaginem o Brasil atacado por potências, que desejavam aniquilar cada um dos brasileiros —————————————————————- ISRAEL ESTÁ novamente em guerra com os terroristas do Hamas, e não existe comediante na face da Terra que não tenha opinião a respeito. Engraçado. Faz lembrar a última vez que estive em Israel e ouvi, quase sem acreditar, um colega meu, acadêmico, que em pleno Ministério da Defesa, em Jerusalém, começou a “ensinar” os analistas do sítio sobre a melhor forma de acabarem com o conflito. Israel luta há 60… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Bosco, Eu conheco a ideia de utilizacao que se tinha em mente dos bullpups quando foram concebidos e com relacao a utilizacao deles em veiculos e a substituicao de sub-metralhadors por eles hoje em dia existe aqueles que pensam que essa funcao sera feita pelas PDW (Personal Defense Weapon) como as P90 utilizadas pelo Servico Secreto americano e mesmo assim equipes poiliciai taticas do mundo (SWAT) ja quase nao utilizam MP5 mais, tendo elas sido completamente susbstituidas pela M4 devido a melhor performance do cartucho com relacao a 9mm utilizada na maioria das vezes em MP5s. Com relacao a tecnica… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Wolfpack,

Parabens pelo artigo!!

Como ja disse aqui antes,

“What now Mr. Prime Minister?”

Semper Fidelis!

edilson
edilson
15 anos atrás

Salve Marine, muito boa esta sua discussão sobre as joelheiras eu particularmente achava-as muito indicadasou seja a descoberta da polvora . ehehhe Como a sua experência fala muito mais do que as minhas suposições, eu gostaria de saber sua opinião sobre os futuros uniformes que devem incorporá-las como acessório interno e não externo. ou seja o traje já virá com ela. isto minimizaria os incomodos das descidas frequentes deles, porém como você bem disse tem o tal incomodo do aperto no joelho certo? depois, é curioso que ninguém (ou eu pelo menos não me recordo de ver) costuma usar cotoveleiras,… Read more »

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Vasily, não me referi diretamente a vc, desculpe se assim entendeu, o meu questionamento foi amplo,pois as observações negativas quanto ao M16/M4 são inumeras em vários blog. Seria o simbolismo da luta pela democracia que esta arma carrega o motivo de tantas críticas?

Marine
Marine
15 anos atrás

Edilson, Eu acho mais uma vez como sempre a ideia de joelherias “embutidas” boa em tese, dai a se funciona mesmo no campo eu ja nao sei te dizer pois ainda nao utilizei esses uniformes. Penso eu que como vc disse eliminaria elas caindo aos tornozelos mas nao sei como elas seriam fixadas para sempre proteger os joelhos e que nao ficassem escorregando/escapolindo para os lados sabe o que quero dizer? entao acho que o problema maior a ser analisado e esse mesmo. Ja cotoveleira e so pra CQB mesmo mas como quase ninguem sabe quando vao se encontrar em… Read more »

GABRIEL
GABRIEL
15 anos atrás

Ola sou novo e gostaria muito de participar das discurções do blog como foi dito em comentarios anteriores os arabes jamais aceitaram a divisão da palestina, o povo palestino durante as decadas de conflito foram usados pelos arabes assim como os libaneses como marionetes ,uma das provas disto e que o Irã tem discurssado para acomunidade internacional como se tivesse sacrificado milhares de soldados em prol da “causa palestina” na verdade uma arma ideologica covarde criada pelo Irã Siria Libia e demais paises arabes usada contra os palestinos uma vez que estes paises que citei NÃO TEM A MINIMA VERGONHA… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine, deixemos a “torcida” e também as reflexões sobre as causas desta guerra (as reflexões já fizemos no outro post) de lado…mas eu tenho uma dúvida que certamente vc pode ajudar a responder… Pelo o que se sabe (noticiado em todos os jornais) Israel quer destruir as “estruturas” do Hamas e prender ou matar seus líderes. Pois bem, a dúvida que eu tenho é a seguinte: esse aparato todo é o mais indicado para isso, tendo em vista que o Hamas opera “furtivamente”…ou seja, os “soldados” do Hamas, até mesmo por usar armas quase caseiras (como os foguetes), estão sempre… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine, deixemos a “torcida” e também as reflexões sobre as causas desta guerra (as reflexões já fizemos no outro post) de lado…mas eu tenho uma dúvida que certamente vc pode ajudar a responder… Pelo o que se sabe (noticiado em todos os jornais) Israel quer destruir as “estruturas” do Hamas e prender ou matar seus líderes. Pois bem, a dúvida que eu tenho é a seguinte: esse aparato todo é o mais indicado para isso, tendo em vista que o Hamas opera “furtivamente”…ou seja, os “soldados” do Hamas, até mesmo por usar armas quase caseiras (como os foguetes), estão sempre… Read more »

Getulio - São Paulo
15 anos atrás

Oriente Médio Terça, 6 de janeiro de 2009, 15h47 Atualizada às 16h10 Gaza: ONU irá investigar ataques recentes de Israel O bombardeio israelense de contra uma escola de Gaza administrada pela ONU e a morte de uma família de cinco membros por causa de um ataque contra sua casa “devem ser investigados e, caso a lei internacional tenha sido violada, os culpados devem ser processados”, informou a EFE nesta terça-feira. » Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza » Engano mata 3 soldados israelenses » Gaza sofre sem comida e energia » Gaza: ataque mata 40; vítimas são 635 » Entenda… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

droga!…o speed está uma cáca…toda hora posto duas vezes o mesmo comentário…desculpem por isso.