Palestinos dizem que iniciativa do venezuelano foi ‘valente’; Hezbollah afirma que mundo deve seguir exemplo

O movimento islâmico palestino Hamas saudou nesta quarta-feira, 7, o que chamou de “valente” iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de expulsar o embaixador israelense em Caracas para denunciar a “agressão sionista covarde” contra a Faixa de Gaza. O líder do Hezbollah também elogiou o presidente da Venezuela por expulsar o diplomata. Para Hassan Nasrallah, todos os países, incluindo os árabes, deveriam seguir o exemplo deste “grande líder latino-americano” para mostrar sua solidariedade com os palestinos.
“O governo da República Bolivariana da Venezuela decidiu expulsar o embaixador de Israel e parte do pessoal da embaixada de Israel na Venezuela, reafirmando sua vocação para a paz e a exigência de respeito ao direito internacional”, diz uma nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores venezuelano. Segundo a BBC, no documento, a Venezuela ainda acusa Israel de praticar “terrorismo de Estado” e de violar o direito internacional com a ofensiva em Gaza.
Israel estuda “medidas de reciprocidade” à expulsão de seu embaixador em Caracas, segundo afirmou a diretora para a América Latina do Ministério de Relações Exteriores israelense, Dorit Shavit. A responsável israelense não quis precisar de que tipo de medidas se trataria, e quando seriam adotadas por Israel. Em comunicado, após saber da decisão do governo de Caracas, o Ministério de Exteriores israelense acusou a Venezuela de manter “estreitos laços” com o Hamas e o Irã. “Israel continuará se defendendo de seus inimigos, entre eles o Hamas e o Irã, com os quais a Venezuela tem estreitos laços”, segundo a nota.
“A Venezuela deve escolher em que lado desta guerra está. Deve escolher entre os que lutam contra o terrorismo e os que o apoiam. Não é nenhuma surpresa que a Venezuela tenha esclarecido ao mundo novamente de que lado está”, acrescenta o comunicado.
A Venezuela é atualmente representada diplomaticamente em Israel apenas por um encarregado de negócios, Roland Betancourt, por isso a expulsão desse funcionário levaria ao fechamento da embaixada venezuelana em Tel Aviv.

FONTE: Estadão/Agências Internacionais

NOTA DO BLOG: Enquanto o grande líder bolivariano “sem-noção” expulsa o embaixador israelense, o Brasil envia ajuda humanitária para Gaza.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner_ASW
Wagner_ASW
15 anos atrás

Realmente o grande presidente da Venezuela mostra de que lado babaca da história ele está !!! Acho que o Brasil deveria ter mais cuidados com relação a este fanfarrão venezuelano, realmente ele só faz merd… E não está em perfeito estado das suas faculdades mentais… Acho que vai sobrar pro lado dele ainda !!!!

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Sem comentários… Aposto que o Marco Aurélio Garcia, o cara do Top Top Top, deve estar contente com a atitude do Chapolin Colorado. Aonde a Venezuela pensa que vai chegar agindo desta maneira? Tenho pena do povo que vive nesta Terra dominada pelo Chapolin. É uma piada, quase igual a do Bolivariano Evo na Bahia quando pediu que se não levantado o boicote a ilha de Cuba, devemos todos expulsar o embaixador americano de nosso território. E têm muita gente que pensa assim no Brasil. Isso sim me dá medo. Principalmente uns sindicalistas maloqueiros por ai…que querem mais um mandato… Read more »

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Pensando bem, é até bom que estes Bolivarianos fazer papel de loucos por ai, assim fica mais fácil para o Brasil negociar com os Estados Unidos e Israel. Para isso devemos mostrar de que lado pretendemos ficar na história. Volto a dizer que a vontade de estar ao lado do Chapolin existe no Planalto, todos sabemos, mas infelizmente para estes que estão no poder, no Brasil não existe brecha legal para estes fazerem a mesma coisa aqui, mas que existe uma vontade velada isso existe, basta verificar as declarações do nosso queridíssimo intelectual e chanceler de bananal Celso Amorin neste… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Seria CHAVITO ou JOSELITO???

Com relação a levar comida para aquelas pessoas acho uma grande ação da FAB.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Mais um detalhe…

Esperem a poeira baixar que vc’s vão ver o que vai chegar de material de Israel para a Colombia. Hehehehehe

GABRIEL
GABRIEL
15 anos atrás

Acredito que a Venezuela e um país soberano, mas considero isto uma decisão até demasiadamente radical, e necessario uma pressão internacional para que Israel permita a ajuda aos civis de gaza
mas não desta forma.

Bem agora o Brasil tem uma grande oportunidade nas mãos que e a de
mediar o conflito e aparecer como um país de influencia na America
Latina e no mundo ganhar este destaque e importante pra quem um dia
quer fazer parte do CS da ONU e vencer a influencia populista de Chavez.

RL
RL
15 anos atrás

Meu, de boa… Esse cara ta pensando que a Venezuela é importante no mundo e que ele um dia vai governar o planeta. Cheguevara já morreu e não aconteceu nada do que ele pregava, Fidel já esta batendo com as botas e só atrasou o pais, tanto que muitos fogem desesperadamente atrás de melhores condições de vida, a China se abre para o mundo de forma tal que ninguem segura, sinal de que o regisme ditador não funciona na prática da forma que se espera. O cara ta indo na contra mão. Tudo bem que o Tio Sam é realmente… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Pois é, cada país age de um jeito…o Brasil se ofereceu para mediar o conflito…Já a Venezuela expulsou o embaixador de Israel…

Ou seja…cada país, sua sentença. Mas do ponto de vista prático, não sei em quê uma atitude como essa do Cháves pode ajudar num cessar-fogo na região de Gaza…Mas enfim…

abraços a todos

JACUBÃO
15 anos atrás

Pelo visto, o nosso visinho HUGO CHAVES, também deveria sentar nos foguetes do HAMÁZ e falar para um outro terrorista acender o pavio do foguete dele também.

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Percebam bem que Israel falou que “NOVAMENTE” a Venezuela revela de que lado está.

Com toda a certeza se lembrou bem da quase-guerra que ocorreu no começo de janeiro de 2008, quando a Colômbiai invadiu o território equatoriano para mater terroristas das FARCs e Hugo Chavez ameaçou retaliar.

O que não podemos esquecer é dos estreitos laços que unem o PT, Lula e as FARCS, e também das nossas lastimáveis “excelentes” relações com Hugo Chavez.

Marco
Marco
15 anos atrás

O Brasil pode tentar a paz mas nunca ficar contra Israel.
Israel jamais será vencido. E só olhar a história e as profecias bíblicas.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Jacubão,

Agora eu concordo. Se o doido que vai ficar com o fi-ó-fó ardendo for o Chapolin Descolorado, eu fico do teu lado.

Rodrigo, 13:30hs,

Acho que a Colômbia é quem vai ganhar com esse conflito, ja que Israel tem vários K-fir parados, a espera de um operador. Modernizados para o padrão C-10, dão um “caldo” por alguns anos.

abraços.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunca será vencido?!…também pudera, Israel nunca se classifica pra Copa do Mundo. Assim é fácil. O Suriname também nunca será vencido. Mas se um dia conseguir se classificar e se cair na chave do Brasil vc vai ver se Israel nunca será vencido…5X0, fora o baile!!! Fora o chocolate!!! no mínimo…e isso se o técnico ainda for o Dunga, que é um retranqueiro da moléstia, senão o vareio será ainda maior…hehehe

Deus é brasileiro!!! Lembra-se?…hehehehe

abraços

Walderson
Walderson
15 anos atrás

Amigo Hornet,

concordo contigo: tb não vejo utilidade na atitude do Presidente da Venezuela. Ele está se colocando de um lado perigoso do jogo. Só espero que o povo de fora não pense que na América Latina só tem idiotas.

Um abraço.

Fernando Molina
Fernando Molina
15 anos atrás

Prezados amigos,
Concordo inteiramente(dessa vez ele acertou) com o Chavez, se o Lula, e outros presidentes tomassem a mesma atitude, talvez Israel parasse com essas barbaridades. Só a iniciativa da ONU (sem o apoio do EEUU) não vai fazer Israel parar de matar inocentes para vingar a ação de terroristas, Eles esqueceram o que passarm nas mãos dos Alemães???

Fernando Molina

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Amigo Walderson,

Não se preocupe. Se sua preocupação se alongar até o Oriente Médio, e todos os diretamente envolvidos nesse eterno conflito, certamente não pensarão que na AL só tem idiotas. Até porque, eles não estão numa posição muito confortável para julgar tal coisa…não é verdade?

grande abraço

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Hornet,

A situação está perfeita para cassarmos aquela bomba. Está tudo calmo por lá mesmo. E ai, vamos? Ou os 87 anos de idade não permitem??????

abraços.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Vassily,

hehehe…a hora é agora, vamo embora…

87, mas com corpinho de 86…já expliquei isso pra vc…hehehehe

grande abraço

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Deixem eu dar uma de profeta aqui:Quando o petróleo da Ruela(vocês sabem quem é)acabar,HA,tchau tchau russos,BMP 3,Sukhois e etc.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Eu tento não entrar no mérito, mas não dá. Chaves pode ser a tranqueira que for mas é o lider legítimo de um país e é quem determina a sua política externa. Se ela não está atrelada à dos EUA como a nossa eu só lamento. Parabéns pra ele por ter uma postura diferente, independente, já que como dizia sei lá quem “toda unanimidade é burra” e pasmem, nem tudo que é bom para os americanos é necessariamente bom para o resto do Universo. Eu já sou feio pra burro mas tem hora que até o que resta da minha… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Hornet!Eu vou te fazer uma ameaça agora!EU UM DIA VOU ACHAR ALGO PARA DESCORDAR DE VOCÊ,QUE RAIVA!!!KKKKKKKKKKKK.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

O Chaves pode não ter gostado de Israel estar usando armas de guerra em uma operação envolvendo civis inocentes. Existe vida inteligente fora de Washington (acho que é assim que escreve e não vou confirir, não sei escrever esse nome já que sou brasileiro e não falo inglês, nem tenho essa obrigação por incrível que pareça, ou seja, sou um verdadeiro idiota) e ele achou que a expulsão do embaixador servisse de sinalização da sua insatisfação. Os EUA quando ficam insatisfeitos com algo manda porta aviões e Tomahawks. Os israelenses mandam seus F-16. Nós, pobretões do AL no máximo fazemos… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Correção: “conferir” e não “confirir”.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

O Bush fez um monte de m—————- e ninguém fala nada dele. O Chaves não pode soltar um pum que é um “nojento”. Ai! Como somos previsíveis! Chega a ser irritante! E pra variar, o Brasil sempre querendo mediar conflitos. Parece aquele personagem do Jõ que não me lembro o nome que dizia “tirou daqui, oh”. As vezes um lider de um país tem que tomar atitudes, mesmo que se mostrem posteriormente erradas, pra mostrar que tem colhões (ou seriam culhões) para a “Comunidade Internacional”. O nosso Presidente Lula teve muitas oportunidade de fazê-lo e não o fez! O Chaves… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

A atitude do “parceiro” só visa os aplausos do esquerdoides de latino-américa.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

DaGuerra, os esquerdoides, assim como os diretoides e centroides são todos uns intelectualoides abestalhados que se acham o supra sumo do Universo. Não me preocupo com a vaia e nem me regozijo com os aplausos desses imbeciloides. Acho apenas que o Chaves tem muitos defeitos e atitudes reprováveis como todos nós, mas essa especificamente não achei. Gostei. Infelizmente, ser previsível não é o meu forte e tem coisas que gosto e tem as que não gosto. As vezes desgosto e as vezes volto a gostar. Ou seja, metamorfose ambulante de acordo com meu cérebro errante. E pensante. Não rimei por… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Expulsar embaixadores é mais velho que andar pra frente. Desde que o mundo é mundo que eles vão e voltam. É uma forma legítima de mostrar a indignação de um país em relação a outro. O Governo Venezuelano deve ter pedido explicações ao embaixador de Israel sobre os acontecimentos, como de praxe, e não as considerou satisfatórias. Antes, mandava-se embora apenas a cabeça do embaixador em uma cesta, o corpo ficava. Por mais louco que o Chaves seja eu já me informei e fiquei sabendo que o dito embaixador chegou “inteiro” em Israel. Fiquem tranquilos que os que pensavam que… Read more »

Getulio - São Paulo
15 anos atrás

O Portal de Notícias da Globo 07/01/09 – 16h50 – Atualizado em 07/01/09 – 17h15 Ministro do Vaticano compara Gaza a campo de concentração Ministro da Justiça e da Paz do Vaticano fez as críticas. Para Israel, ele ‘retira termos da propaganda do Hamas’. Da AFP, em Roma Tamanho da letra A- A+ A Faixa de Gaza “se parece cada vez mais com um campo de concentração”, afirmou o ministro da Justiça e da Paz do Vaticano, o cardeal Renato Martino, em entrevista publicada nesta quarta-feira (7) um jornal italiano on-line. “Vejamos as condições (de vida) em Gaza: parece cada… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado RL Você quer saber quando acaba o mandato do Chávez. Peguei no site do UOL: Chávez diz que precisa de ‘pelo menos mais 10 anos’ no poder Tempo seria necessário para presidente consolidar seu projeto ‘socialista e revolucionário’ na Venezuela CARACAS – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira, 7, que precisa permanecer “pelo menos outros 10 anos” à frente do poder na Venezuela para, assim, consolidar seu projeto socialista e revolucionário no país. Em um ato com membros do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Chávez voltou a exigir que seus partidários trabalhem para conseguir a aprovação,… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Retificando: peguei no site do Estadão. Desculpem a minha falha.

welington
welington
15 anos atrás

Bosco concordo o F-35 vence até o F-22 rs, um abraço.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Um absurdo um sujeito que tem a grandeza de se manifestar contra a “operação de limpeza” israelense de forma veemente, ter também a mal caratice de se achar “indispensável” e taxar a todos os cidadãos venezuelanos de idiotas e incompetentes. O engraçado é que uns que criticam o Chaves por se achar de algum modo “o eleito por Deus” não têm a mínima dificuldade em achar que toda uma nação possa ser “a eleita”, lhes dando o direito de se defenderem do modo que acharem mais adequado. De minha parte, mesmo com suas doideiras, eu prefiro ter os vizinhos que… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

É, Bosco…vc é, de fato, um exemplo de livre pensamento aqui no blog. Parabéns, meu caro. Gostei muito do que vc escreveu. Eu continuo não conseguindo achar em quê essa atitude do Cháves pode ajudar num cessar-fogo imediato…pois expulsar um embaixador é um ato diplomático que indica recriminação e indica também que as possibilidades de conversação acabaram. E acho que para um cessar-fogo, do jeito que está a coisa agora, seriam necessárias negociações… No entanto, entendo perfeitamente a ação do Cháves e nem a acho despropositada, mas num outro sentido: no sentido de colocar mais pressão internacional contra os ataques… Read more »

Getulio - São Paulo
15 anos atrás

Relator da ONU acusa Israel de violar Convenção de Genebra Quarta, 7 de janeiro de 2009, 17h54 As ações de Israel na Faixa de Gaza representam uma violação dos direitos humanos e são um “claro exemplo” de uso desproporcional da força, na opinião de Richard Falk, relator especial da ONU para a Situação dos Direitos Humanos nos Territórios Palestinos. » Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza » Israel negocia com Egito cessar-fogo » Sarkozy gera confusão sobre cessar-fogo » Israel anuncia suspensão de bombardeios » Entenda · Mapa · Cronologia · Opine Falk, que conversou com jornalistas em São Paulo,… Read more »

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Hornet, seus comentários assim como de outros são diferentes. Mesmo não concordando com o Chaves esboça sua opinião de forma natural. Gosto por isso. Desgosto por aquilo. Acho que o melhor caminho e esse e não aquele. Normal! Mas alguns exageram. Eu já tinha prometido pra minha amada Dna. Onça (filha da Dna. Encrenca, minha diginíssima sogra) que é quem manda aqui em casa, que só iria dar pitaco quando o assunto fosse mísseis, submarinos, caças e raios miniaturizantes, mas tem hora que não dá. Dava muito pitaco nos blogs do Estadão antes de haver a censura por aquelas bandas… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Bosco,

eu entendo…quando a coisa aperta, ou seja, quando o ponteirinho fica batendo insistentemente no vermelho do pacienciômetro fica dificil de segurar, eu sei…

Mas acho que vc não deveria ficar restrito apenas aos assuntos de raios miniaturizantes…sua contribuição é muito boa e importante em todos os assuntos. Não estou falando isso só porque virei teu empresário, não (hehehe). É sério mesmo.

abração

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Hoje a aula de política externa foi do Bosco!
Parabéns!!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Aliás, deixa eu corrigir uma coisa que eu disse. Eu disse que os judeus também deveriam se manifestar contra a guerra. Eu me enganei, já estão se manifestando, inclusive os que moram em Israel, e não apenas os que estão espalhados pelo mundo afora. O que diz um israelense, entrevistado pelo G1, que está engrossando o coro dos descontentes israelenses com o ataque de Israel: “Sou contra toda forma de violência. Sou contra os ataques do Hamas, mas o ato da ocupação em si também é um ato de violência. Os foguetes são uma reação à ocupação, não podemos ignorar… Read more »

kaleu
kaleu
15 anos atrás

Caro Bosco, não vai dar pra ficar calado… Você tem emitido opiniões de um assunto que “obviamente” desconhece quando cita Javé o Deus das Escrituras… O Criador da Vida! Qdo Javé escolheu uma ascendencia (linhagem) para que viesse à terra seu filho (Jesus Cristo), escolheu um homem fiel chamado Abraâo, pai de Isaac, pai de Jacó (a tradução do nome Jacó é Israel), motivo pelo qual diz-se que Deus escolheu a nação de Israel, ou seja, escolheu a linhagem de Jacó, para que viesse seu Filho Jesus. Em vários momentos da História os decendentes de Jacó (Israel), foram “corrigidos” por… Read more »

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Prezados,

apenas um comentário, chavez não quer o melhor pra Venezuela não. Chavez como todo proto ditador quer o melhor pra ele.. e usa pra isso propaganda, a velha propaganda; nada melhor que propaganda, pois custa pouco e faz um estardalhaço tremendo nos meios de comunicação.

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Folha de São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009 Nova Déli cogita comprar sistema de defesa antimísseis dos EUA Para analista militar indiano, negócio teria “repercussão política muito séria” DA REDAÇÃO Índia e Estados Unidos iniciaram conversas sobre a compra, pelo governo indiano, de sistemas antimísseis para debelar ameaças nucleares. A Índia considera que cresceu a sua necessidade de proteção contra ameaças provenientes do vizinho Paquistão após os atentados terroristas de Mumbai, que deixaram 172 mortos em novembro do ano passado. Nos últimos 61 anos, Índia e Paquistão, ambos atualmente detentores de armas nucleares, se enfrentaram em três guerras.… Read more »

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Sobre Israel,
creio que os ataques não sejam a melhor forma de reagir ao obscurantismo do Hamas nesse momento. Por outro lado, supor que o impasse possa ser resolvido em mesa de negociação é de certa forma ingênuo.

tentem negociar alguma coisa com Bin Laden… vou rir das tentativas.

Israel deveria usar seu serviço secreto para destruir as cabeças coroadas dos terroristas. Mas isso leva tempo… e Israel está no meio de um processo de sucessão política….

AMX
AMX
15 anos atrás

Não simpatizo com Chavez, mas, o que ele falou está certo. E Israel não tem nenhum direito de exigir que a Venezuela ou qqer. ou tro país tenham que “tomar lado”, como diz sua nota.
Com certeza Israel merece sim existir. Mas, os palestinos também merecem seu estado.
Ainda, o fato de Israel fazer o que bem quer (neste caso, violando o Direito Internacional), demonstra como o poder militar de uma nação dá respaldo aos seus atos e vontades.
É uma pena que, neste caso, seja um ato ruim.
Abraços.

pedro
pedro
15 anos atrás

Ora, ora…Israel continua usando a “muleta” do holocausto para realizar sua “politica de limpeza”. Aprenderam bem com o IIIº Reich e transformaram Gaza em um “Gueto de Varsóvia”, ninguém entra ou sai, ninguém pode viver em paz, sequer se alimentar ou trabalhar direito, e as SS, digo, os soldados israelenses, entram lá, vez em quando, só pra fazer faxina na população. Mormente matam mulheres e crianças com a desculpa de que são “futuros terroristas” (isso ainda que detentores de “super tecnologias” para localizar os verdadeiros terroristas e tendo ainda o “super mossad”), afinal o que querem mesmo é diminuir o… Read more »

GABRIEL
GABRIEL
15 anos atrás

Viva Chavez a Venezuela vai liderar a America do Sul
So falta ele mandar um avião com ajuda tambem e pronto!
vai virar heroi

O unico pais da America Latina que faz os EUA e Israel
escutarem o que merecem!

Quero mais e que ele traga uns 200 T90s pra venezuela

e mais uns 20 suhoi 35

JACUBÃO
15 anos atrás

Estou pensando em pedir para o meu camarada GABRIEL acompanhar o doido do HUGO CHAVEZ nos foguetes do HAMAZ depois desse comentário.

Douglas
Douglas
15 anos atrás

A questão de escolas e hospitais é porque os integrantes do HAMAS não têm carater nenhum e usam esses locais como sitios de lançamento. tá cheio de reportagem no exterior e videos no you tube sobre isso. Israel, está devolvendo na mesma moeda pois esta na base do “antes as crianças deles que as nossas morrendo com esses foguetes”.
A guerra é horrível, essa é a verdadeira face da guerra.

apesar de tudo nós somos sortudos.

GABRIEL
GABRIEL
15 anos atrás

JACUBÃO HAMAS SE ESCREVE COM “S” MAIS JA PENSO VENEZUELA COM 44
SUHOIS E 200 T90S IA SER SINISTRO

JACUBÃO
15 anos atrás

Também te peguei meu caro GABRIEL, não é SUHOIS, é “SUKKOY”, e vou pedir para os doidos do “RAMAS” (como vç me corrigiu), para arrumar uns foguetes com diâmetro maior para vç, hehehehehehehehehehehe.

JACUBÃO
15 anos atrás

Por falar em HUGO CHAVES, porque não pede um empreguinho para ele.