crise econômica mundial

“Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado.”

Karl Marx, em Das Kapital, 1867

NOTA do BLOG: a previsão de Karl Marx, que não deveria ser novidade nenhuma para quem estudou um pouco de economia e história, está circulando maciçamente na Internet nos últimos dias, por e-mail e em Blogs.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lecen
Lecen
15 anos atrás

E como o Brasil é todo de esquerda, estão achando o máximo a “adivinhação” do “gênio” Marx.

Malditos professores de história de esquerda… não bastam destruir a história do Brasil, ainda fazem lavagem cerebral na cabeça de milhões de estudantes todos os anos.

Não é a toa que surpreendentemente, muitos aqui acham o máximo tudo que vem da Rússia, enquanto o que é produzido nos EUA é visto com olho torto. Que diabos…?!!

Marine
Marine
15 anos atrás

Lecen,

Daqui a pouco vai ter gente comecando com as teorias de conspiracao e achando que deviamos ter ido com o socialismo…

sds!

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Ao
Lecen em 12 fev, 2009 às 10:26

Seria bem interessante a você informar-se melhor sobre a obra de Karl Marx. E sobre o que é direita e esquerda também. Não é necessário concordar com ele. Mas ajuda a construir crítica consistente, que é o que você não soube fazer. Ficou no oba-oba característico de quem fala sem nem ao menos ter conhecimento da matéria.
Uma pergunta interessante que você perdeu a oportunidade de fazer é “qual a intenção do blogueiro em apresentar esta pergunta neste momento?”, ou “porque a frase está circulando com intensidade na internet?”.

Abraços

claudio/itajai
claudio/itajai
15 anos atrás

Puxa agora vou ter que ler “o capital” de Karl Max

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Ooohhh… devo ser um ignorante então que sequer tem permissão para criticar o endeusamento da esquerda brasileira por tudo que é proveniente do antigo mundo soviético e também do pensamento de Marx?

Como bem disse uma vez o visconde de Abaeté: Cresça, e depois, apareça.

De sujeitinhos arrogantes que acham que podem censurar as opiniões alheias de quem bem entenderem deste blog já existem muitos. Mais um, não fará diferença.

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

O pior sistema ja acabou,o socialismo vai bem em paises em que
o superavite,se quiserem retorna mais ao povo,e o capitalismo,
precisa de ajustes,mas ambos em democracias estaveis serâo
a base da economia mundial.
Marx escreveu alertando para ajustes,e Lenin adaptou ao
interesse local.
Lecen,os estudantes quando formam e começam a trabalhar,
viram capitalistas,nada como, o coração é do lado esquerdo,
mas o bolso,é do lado direito…

angelo
angelo
15 anos atrás

Lecen,

Em que mundo você vive? Por acaso não acompanhou o desenvolvimento, o bem estar do povo e o sucesso que foi a implantação da doutrina socialista? Exemplos como Coréia do Norte, Cuba, Albânia, URSS e outras nações, não são paraísos democráticos dos trabalhadores? As vezes me perguntou porque cubanos malucos tentam chegar aos EUA dentro de balsas improvisadas? Por qual motivo o muro de Berlim foi derrubado com tanta rapidez? Vai ver que é em razão da maldita propaganda capitalista. Hehehehehehe. Grande abraço Lecen

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Alguém sabe a página do livro “O Capital”, onde se encontra tal citação?

Mas indo pelo mesmo caminho, também poderíamos dizer:

Os marxistas vão se passar por bonzinhos (Lula paz e amor), convencer os povos a aceitarem seus conceitos (quilombolas, divisão racial, sexismo, homofobia, feminismo, ecolatria, etc.), permitindo que os mesmos tomem conta das instituições públicas, “cuidem” da mídia, educação e cultura (Gramsci), etc., e quando se sentirem consolidados, tomam o mesmo a “manu militari” (MST).

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Olha não acho que nosso país seja dominada pela esquerda,por que?Vejamos:

1-A pobreza no Brasil hoje é de 8% quando nos anos 90 eram de 17%.

2-A classe média no Brasil hoje é a maioria,a desigualdade social ainda é grande,mas diminuiu demais.

3-Aqui está surgindo muitos empregos,enquanto na Europa,EUA,Japão e outros estão despedindo milhares.

4-Vocês já devem ter ouvido falar da famosa frase:EUA,o país das oportunidades.Bom e se eu disser a vocês que estamos começando a ser um pouco disto,seria loucura?Acho que não.

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Pois é, Angelo. Não é a toa que todos querem ir morar na Coréia do Norte e em Cuba. he he Ulisses, aí é que está o X da questão: o povo brasileiro NÃO é de esquerda. Mas tem mentalidade de esquerda. Isso é fruto de uma doutrinação sistemática que a esquerda vem fazendo desde os anos 60 nas instituições de ensino. Quem nunca aprendeu que a Guerra do Paraguai ocorreu por que a nação guarani era um país socialista, igualitário, avançado e independente. E que por tal razão a Grã-Bretanha achou que poderia servir de “mau” exemplo para seus… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Lecen Você não é um grande ignorante, só está falando sobre o que não conhece. Como escrevi antes você não é obrigado a adorar o que Marx escreveu, mas tem de mostrar mais preparo para falar dele sim e por isso contestei sua afirmação anterior. Da mesma forma não entro na furada de acreditar que o capitalismo está em decadência porque estamos passando por uma crise financeira bastante grave. Não é preciso estudar ou tentar ser o ban-ban-ban, só procurar fontes que ajudem as pessoas a saber como as coisas realmente funcionam como, por exemplo, uma biblioteca. Abraços p.s.: internet… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Lecen

É verdade,tanto que existe um radialista aqui no RJ que tenho desconfiança dele ser socialista,pois ele fala coisas como:executar presos,ficar defendendo extremamente o povo como se o povo fosse totalmente correto e etc.

SDS.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Não consigo ver o Marx como um visionário. Só consigo vê-lo como um filósofo, do mesmo porte de um Hegel, um Kant, um Nietzsche e de toda a tradição da filosofia alemã (que não é fraca). Até porque, vê-lo como um visionário, guru, ou guia espiritual, seria a coisa mais anti-Marx possível. Aliás, não consigo ver pensador nenhum como um guru, até porque são coisas excludentes (pensamento crítico e fé, não se articulam na mesma esfera). Crises do capitalismo já foram diagnosticadas e projetadas por vários economistas, o mais famoso deles foi Kondratiev, que falava em “ondas cíclicas” de crise… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Para quem quiser entender melhor o que eu falei, e revisar toda a matéria de Filosofia do curso promovido pelo Blog, é altamente recomendável ver esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ur5fGSBsfq8

abraços filosóficos a todos

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Pois é, Hornet, é o tal do “marxismo messiânico”, que está sempre por aí…

Hornet
Hornet
15 anos atrás

ops.! aqui vai o vídeo de Filosofia alemã com legendas:

http://www.youtube.com/watch?v=moWZm66J_yM&feature=related

o outro que postei não era legendado em português, o que poderia causar problemas de interpretação…hehehe

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Pois é Nunão, o problema nem é o marxismo dessa equação, mas o Messiânico.

Já viu o vídeo que eu postei, vc já o conhecia?

abração

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Olha aí Lecen… o resumão do Hornet acima pode te ajudar na avaliação da frase do Marx (sem ofensa). Aliás, participo de outros blogs em que a característica principal é o esclarecimento de detalhes do tema pelos participantes. Esse é o motor da internet.

Abraços

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Não conhecia ainda… Pra decidir o jogo, tinha que ser o Sócrates mesmo, hehehe! (já relembro a todos que não sou corinthiano, mas que o nosso amigo doutor da democracia corinthiana sabia bater uma bola…)

Quanto ao marxismo messiânico, acho nem o autor escapava disso, mas ele estava tentando vender o peixe dele, o que é diferente de um leitor abraçar o messianismo marxista mais do que o próprio Marx teria a cara-de-pau de fazer…

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão, o Sócrates também jogou no Santos…portanto, tá em casa!…hehehe Não há messianismo algum em Marx. Marx era um racionalista, e a praxis tão cara na filosofia de Marx, que é um conceito abstrato e complicado também, não me deixa mentir. O que existe em Marx, e provavelmente gerou todas essas leituras “messiânicas” de sua obra, e a necessidade filosófica de se entender a história de forma ontológica, ou seja, a história tem um sentido racional, portanto, ela tem um fim (que será sua realização enquanto liberdade e razão, e não, é claro, seu término efetivo, fim dos eventos). Mas… Read more »

Solon
Solon
15 anos atrás

apenas para constar: já procurei, e não consegui encontrar citação alguma semelhante a essa em O Capital. se alguém tiver lido a dita cuja, ao invés de simplesmente apelado pro velho e bom Ctrl+C/Ctrl+V sem confirmar a fonte, seria bom indicar onde.

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Mandou bem, Hornet, mas não mudo minha opinião de que existe sim um messianismo proposital na obra, se levarmos em conta não somente o “como” ela foi concebida, ou o pensamento mais profundo e “puro” do racionalista barbudo, mas o “para quem” mais imediato, os públicos-alvos à qual se destinava quando foi produzida, e que ele tinha em mente, com certeza, e desejava impactar. O velho Karl era um sujeito não muito bem-quisto por onde quer que andava, vivia sendo expulso, queria aceitação à sua obra, nada como ser um pouco “profeta”… Mas aí já estou indo pra uma questão… Read more »

Vonsilva
Vonsilva
15 anos atrás

Hornet,

Brilhante a aula sobre marxismo, o que irrita é a ignorância desses caras que se acham politizados lendo veja, folha de são paulo e assistindo jornal nacional como fonte de informação, entre outros lixos.
Pouco importa o partido que está no governo, o que interessa é o bem estar do povo e os interesses do país.
Vão estudar analfas!

abraço

Galante
Galante
15 anos atrás

Arquivo Marxista na Internet:

http://www.marxists.org/

Os filósofos têm interpretado o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformar o mundo.

(Karl Marx: XI Tese sobre Feuerbach)

paulo s
paulo s
15 anos atrás

o povo brasileiro tem mentalidade esquerdista sim(na media) o povo brasileiro foi doutrinado para ser esquerdista o esquerdista brasileiro tipico(os intelectuais)nao passam ferias em cuba ou coreia do norte ou albania,eles preferem miame ou new york,moram na barra ou ipanema.artistas de esquerda cobram carissimo pelos seus shows,muitas vezes em moeda forte.eles adoram as delicias do capitalismo, pregam uma coisa e fazem outra nunca li marx,porque nunca tive saco.quanto ao fato de marx dizer que capitalistas vao estimular a compra de bens ,estimular nao e obrigar ,para que as pessoas tem cabeça ,nao sabem se vao poder pagar ou nao.conheço varias… Read more »

Ademir
Ademir
15 anos atrás

Que bom ver todos esses jornalistas, historiadores e porcos capitalistas que diceram que o capitalismo era a maior maravilha, agora tão sofrendo por que tirarão conclusões apressadas.
Capitalismo o teu fim esta próximo e dos EUA também.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão, seguindo com a Tese XI, postada acima, não podemos perder de vista que Marx é um herdeiro do Iluminismo e mais ainda da Revolução Francesa. Se for nesse sentido que vc pensa, de unir ação e pensamento, concordo. Até porque ninguém foi mais atuante na sociedade que os filósofos Iluministas (e deu no que deu: Revolução Francesa e implementação da sociedade burguesa). Mas na teoria crítica de Marx, essa relação é dialética, pensamento e ação se auto-corrigem – ao contrário do pensamento iluminista, onde o pensamento guia a ação. Para Marx não existe filosofia pronta e acabada a ser… Read more »

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Hornet, novamente bem desenvolvida a questão da herança do iluminismo, mas entenda por público-alvo, conforme eu coloquei, mais os pares filosóficos do barbudão, sem deixar de perceber o proletariado como público, no mínimo para se poder afirmar aos primeiros que a obra é uma conclamação à ação dos segundos. Mas isso, como vc já disse, é questão pra mais de mês… Dou-me por satisfeito por hora, e também para aliviar um pouco a barra dos nossos amigos frequentadores de blog que não merecem um debate acadêmico em que uma parte (você) se esforça para aumentar a profundidade da discussão e… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

kkkkkkkk…Tá bom Nunão.

Ficamos com o messianismo do Marx e não se fala mais nisso…

Mas o tópico do post que gerou essa discussão, fazer o quê?…

abração

brazilwolfpack
brazilwolfpack
15 anos atrás

Realmente,como diz Hornet,o Marx foi mais bem um filosofo,ou cientista social. Assim como os comunistas,socialistas,etc condenaram sua propria causa a derrota interna pelo extremismo desenfreiado,os americanos estao fazendo o mesmo,tendo transformado o capitalismo em uma especie de hyper-capitalismo,aonde os “mercados” oferecem a solucao a todos os problemas e dilemas sociais,o dinheiro compra tudo,ate a felicidade,os bems materiais determinam se eres um ser humano,ou nao. E assim que a avaricie extrema domina tudo,e leva um CEO de Merryl Lynch,apos afundar a companhia, a ter um salario de 120 milhoes de dolares,e bonuses exorbitantes,enquanto ao mesmo tempo bota no meio da rua… Read more »

camberiu
camberiu
15 anos atrás

A classe trabalhadora japonesa nao esta endividada
A classe trabalhadora sul coreana nao esta endividada
A classe trabalhadora Alema nao esta endividada
A classe trabalhadora Francesa nao esta endividada
A classe trabalhadora de Taiwan nao esta endividada
A classe trabalhadora suica nao esta endividada
A classe trabalhadora Indiana nao esta endividada
A classe trabalhadora Russa nao esta endividada

Profeta bem mixuruca esse Marx.

Marine
Marine
15 anos atrás

Paulo S,

A extrema esquerda e isso mesmo que voce falou!

Sds!

camberiu
camberiu
15 anos atrás

Hornet: “Assim como o dogmatismo neo-liberal gerou essa crise monstra atual, o dogmatismo marxista gerou vários outros problemas.” Recomendo que voce leia algumas obras de “liberais dogmaticos” como Hayek e Mises, economistas “liberais dogmaticos” esses que fizeram analises extensivas dos ciclos economicos e bolhas de credito como essa em que vivemos agora. Outro “neo-liberal dogmatico” e’ o Peter Schiff, que vem desde 2002 avisando para Deus e o mundo que as POLITICAS ESTATAIS adotadas pelos EUA e Uniao Europeia iriam provocar uma crise de credito mundial . Ele foi extremamente preciso nas suas previsoes e ate uma coletania de videos… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Camberiu,

que disse que o neo-liberalismo foi a causa da crise foi o Banco Mundial. E as medidas agora tomadas, inclusive pelos países Europeus e pelos EUA, estão sendo no sentido de não mais deixar a economia sem regulamentação.

abraços

camberiu
camberiu
15 anos atrás

Sim, o mesmo Banco Mundial que 2 anos atras dizia que os fundamentos da economia mundial era “solidos”. O Banco Mundial nao e’, nunca foi nem nunca sera uma instituicao liberal ou de bons economistas. Os BOMS economistas, aqueles que vem alertando a crise desde 2002 (enquanto o Banco Mundial dizia que tudo estava chuchu beleza), foram justamente os economistas liberais, aqueles que nao chegam nem perto do Banco Mundial e nao trabalham la por dinheiro nenhum. Lew Rockwell, um economista “liberal dogmatico” que despreza o Banco Mundial e os seus economistas Keynesianos escreveu isso em 2003: “Our time will… Read more »

paulo s
paulo s
15 anos atrás

OBRIGADO SR MARINE,PELO APOIO.
SEMPER FI

Marine
Marine
15 anos atrás

Paulo S

Sem problema! Aqui as elites de Hollywood e outros sao assim tambem…Querem Sistema de Saude Universal para vc e Eu mas eles mesmo frequentam os melhores hospitais particulares e por ai vai so pra citar um dos milhares de exemplo…

Semper Fi!

Andre RC
Andre RC
15 anos atrás

Independentemente das teorias de igualdade que o Marx formulou, que alguns concordam e outros não, até porque são teorias. Não se pode esquecer que Marx foi, antes de tudo um grande Historiador e Economista. Você tem que analizar livre de ideologia.

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Não tem ninguém que leu “O Capital” e/ou “namore” com o ideal marxista, que saiba citar a página, ano e edição onde tem a “profecia” que originou esse “post”?

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Caro Jorge, estou pra te dizer que essa frase citada pelo blog, e que está correndo pela internet, não é do Marx. É falsa. Em vários blog ela está sendo citada, mas sem fonte. Só é citado isso: Das Kapital, 1867. Bem, em 1867, saiu o primeiro tomo, o primeiro volume, do Capital. Nesse primeiro volume Marx analisou a mercadoria, a produção e a reprodução de mercadorias na sociedade capitalista. Nada disso é compatível com a frase citada (não tem nada de Banco e nem de estímulo ao consumo…aliás, “estímulo ao consumo” não é um termo marxiano). Além disso, as… Read more »

Pinchas Landisbergis
Pinchas Landisbergis
15 anos atrás

Não se trata de previsão e muito menos “advinhação” mas, uma simples dedução lógica aplicação pratica de função “Se” tais fatos ocorrerem , “então”….

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Caro Hornet.

Grato pela atenção e erudição.

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
15 anos atrás

Não sei o que é tão surpreendente sobre isso? O que o pessoal do blog quer dizer? Que KM era um profeta?

Todos que estudaram ou tem algum conhecimento sobre economia sabe que o Capitalismo é um sistema ciclico com altas e baixas, as crises apenas servem para tirar os mal jogadores do jogo.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

É importante saber separa o Marxismo do Socialismo da URSS. Lenin possuia alguns traços da obra de Marx mas a proposta do Karl Marx é mais profunda e interessante. Mesmo capitalistas convictos concordam sobre a grandiosidade da Obra de Karl Marx que parte do princípio da crítica para formular suas teorias Marxistas. Ele consegue descrever de forma bastante precisa o funcionamento do capitalismo e com essa visão realiza criticas ao sistema e propoe alternativas. A obra de Karl Marx é provavelmente um dos melhores relatos do funcionamento do capitalismo. Por princípios não acredito no socialismo. Ele de fato nunca aconteceu… Read more »

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Certa vez eu vi uma entrevista com um Cientista Político e ele dizia que o capitalismo pode se entendido com a “sede que você mata com coca-cola”. Imagine você com muita sede e vê uma garrafa de coca-cola gelada, pensa, hum que delícia e toma aquela garrafa toda, mas, estranhamente, apesar de você ainda estar com o boca molhada e com o sabor de coca-cola a sua sede não acabou, então você pede mais uma garrafa e bebe, o fato se repete e você pede outra coca-cola e sua sede nunca acaba. No capitalismo você temuma vontade imensa de ter… Read more »

brazilwolfpack
brazilwolfpack
15 anos atrás

Cinquini,eres um mestre com as palavras. Realmente,o Capitalismo pode ser definido como a busca interminavel da felicidade atravez da posessao do maior numero de bems materiais,e a acumulacao da maior quantidade de dinheiro. Isso aqui nos EUA se chama “shallowness”. A analogia da Coca-Cola foi brilhante.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

brazilwolfpack, obrigado pelas sua palavras, mas como disse essa explicação não é minha, eu apenas tentei reproduzi-la aqui, ela pertence ao Filósofo e Psicanalista Slavoj Žižek (só nao me pergunte como pronuncia o nome dele rss)

Abração

Nichts
Nichts
15 anos atrás

Nossa, bem que eu queria ter lido toda a discussão, mas não tenho tempo =P
Daonde tiram que um sujeito que acorda de manhã, vai trabalhar para pagar suas dívidas, acaba fazendo mais algumas no meio do caminho, volta pra casa pensando apenas no seu umbigo e a falta de grana pode ter um pensamento esquerdista?! Assim, só pra saber…xD