O governo iraquiano assegurou ontem que estará preparado para assumir o controle total da segurança do Iraque assim que as forças americanas deixarem o país, mesmo que isso ocorra dentro de 19 meses, prazo menor do que o previsto inicialmente. Um acordo firmado em novembro entre ex-presidente americano George W. Bush e o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, estabelecia o fim de 2011 como data limite para a retirada total. Mas, ontem, em Washington, fontes ouvidas por diversas agências de notícias afirmaram que o novo prazo deve ser mesmo de 19 meses.

“Nós esperávamos que a retirada fosse de acordo com o cronograma mencionado neste acordo”, disse o brigadeiro Mohammed al-Askari, porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque. “Mas se o presidente dos EUA decidir pela retirada em 19 meses, com o aval do governo iraquiano, nós aceleraremos nossos preparativos para estarmos prontos a tempo.”

NEGOCIAÇÕES

O novo prazo teria sido fixado a partir de uma negociação entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e seus comandantes militares. Durante a campanha presidencial, Obama havia prometido a retirada dos soldados americanos em 16 meses. Mas ao assumir ele foi confrontado com o temor dos comandantes de que uma retirada antecipada pudesse ameaçar as condições de segurança no Iraque. O vice-presidente americano, Joe Biden, disse ontem que o presidente fará uma declaração exclusivamente sobre este tema amanhã ou ” muito brevemente”. Em Bagdá, Askari assegurou que 600 mil militares iraquianos – treinados e equipados pelos americanos – poderão apressar seus preparativos para assumir o controle da segurança no Iraque desde que o novo prazo seja submetido à aprovação governo iraquiano.

Ele também destacou que a chegada de novos equipamentos militares será fundamental para o sucesso da transição. “Estamos nos esforçando e usando nossas relações com diferentes países para encurtar o tempo necessário para equipar o Exército iraquiano. Até agora, foram alcançados bons resultados”, declarou o porta-voz. O ministro da Defesa iraquiano, Abdul Qaeder Jassim, esteve recentemente em Washington negociando a compra de tanques de guerra modelo Abrams M-1 e caças F-16, ambos de fabricação americana. Os EUA dizem já ter recebido do Iraque encomendas de armas, uniformes e outros materiais militares no valor total de US$ 5 bilhões. Em setembro, a Marinha iraquiana receberá o primeiro navio de guerra desde o fim do regime de Saddam Hussein, há seis anos. A embarcação é considerada um meio estratégico para a proteção das vias de escoamento da produção de petróleo do Iraque. Um segundo navio de guerra é esperado para o início do ano que vem.

Fonte: Estadão e agências internacionais    Foto (sargento da 2ª Brigada de Infantaria do Exército dos EUA ao lado de soldado do 8º Exército do Iraque): U.S. Army

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Que beleza…

U$$ 5 bilhões em armas e equipamentos. Até o uniforme!!! Não devem existir malharias e custureiras (os) no Iraque. É tudo o que os EUA querem: Manter o máximo possível a total dependência em armas e equipamentos do Iraque…

E muita gente quer que nossas forças armadas simplesmente comprem material de defesa sem transferência de tecnologia, montagem/fabricação de aviônicos, armas e estruturas dos nossos meios operativos…

Sem palavras…

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Zero Uno

O uniforme que eles compraram é bem diferente do ultilizado
aqui no brasil é composto de um material mais resistente
e não se esqueça da situação que hoje o Iraque se encontra
se algumas destas fardas cairem nas mãos de insurgentes ocorreriam
serios problemas.
Bem com relação aos armamentos o

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Iraque sempre foi um grande importador ao menos agora terão armamento ocidental que tem muito mais qualidade ,manter uma industria de defesa requer investimento serio e eles estão
precisando reconstruir um país arrasado pela guerra.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Patriota…

O problema é: DE UM ÚNICO FORNECEDOR???

Por um acaso, os uniformes comprados dos EUA também não poderão cair em mãos de terroristas? Não mesmo?

Armamento ocidental só dos EUA? E de outros países do ocidente? Não pode? Um único fornecedor?

Fala sério…

Cinquini
15 anos atrás

O Iraque sempre teve armamento ocidental, ou a França fica no “oriente”? rss

Aqui não irei falar da politica do EUA em relação ao Iraque, mas sim na capacidade desse povo em se reerguer depois de terem sido completamente arrasados. A força de vontade deles em ter um país autonomo e soberano é muito grande e apesar de todas as dificuldades eles estão conseguindo.

Parabéns ao povo iraquiano!

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

O lance é o seguinte: os EUA não querem é dividir o Butim. Se o petróleo Iraqueano já é deles, o que custa a forças armadas também serem?

Cinquini
15 anos atrás

Uma dúvida sobre a foto, o sargento iraquiano é o que está a frente dos homens danso instrução né? Os dois soldados mais próximos são US né?

Outro dia eu estava falando com um amigo, dizendo que no dia da eleição no Iraque eu vi um soldado que parecia iraquiano usando BDU digital, mas como vi na TV nao consegui olhar direito. Todas as fotos que vejo eles estao usando o velho “six color ship”.

Abração

Fábio Mayer
Fábio Mayer
15 anos atrás

É óbvio que vão comprar dos americanos, foram os yankees que venceram a guerra! Sejamos práticos: O Iraque não será uma nação livre tão cedo. Virou protetorado dos EUA e, pelo menos eu penso assim, deve mais é reconstruir o país e comprar armamentos americanos mesmo, além de recuperar o que sobrou do pré-guerra (os blindados Urutu e Cascavel por exemplo, foram repotencializados). E a partir disso, administre as coisas direitinho, vire uma potência regional e reconquiste sua real independência, de preferência sem ditadores cruéis. Que aproveitem a proximidade com os EUA, que não é de todo má, e se… Read more »

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Cinquini

Sim o Iraque ultilizava armamento frances, porem uma parte consideravel do arsenal do Iraque era de fabricação russa,
uma coisa eu devo dizer o F-16 e melhor que aqueles Migs
mais existe tambem aquele problema que o Zero Uno disse
a grandes riscos em se ter apenas um fornecedor.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

O Iraque, a menos que as coisas tenham mudado, continuará vendo o Iran como uma ameaça, e, portanto contar com o apoio dos EUA, será benefico, como foi para o Kuwait.

De inicio, nao há nada errado, os EUA serem os unicos fornecedores, ou por acaso, acham que se nós brasileiros estivessemos no lugar deles fariamos diferente.

Ah tá…esqueci que brasileiro é bonzinho.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Fabio Mayer. – Japão – Só virou aliado dos EUA por que suas bases ficavam próximos da China e da URSS. O Japão, apesar de suas inegáveis capacidades na indústria aeroespacial, não pode desenvolver armas de ataque (está na sua constituição). Imposição dos EUA. – Coréia do Sul – Os EUA tinham a política de intervenção nos anos 50 para a não ploriferação do comunismo. A Coréia do Sul já está começando a desenvolver – sem a ajuda dos EUA – uma industria aeroespacial própria. Vide o KAI F/A50. – Europa? Hoje hà a maior guerra comercial/aeroespacial entre empresas americanas… Read more »

trackback
15 anos atrás

[…] para o resto do atual ano fiscal, segundo orçamento divulgado nesta quinta-feira que reflete os planos de retirar as tropas norte-americanas do Iraque. Em seu primeiro orçamento, Obama também pede 130 bilhões de dólares para as operações […]

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Dalton…

Americanizou de vez. Quando fazemos conseções para o Equador, Bolívia e Paraguai, somos taxados de fracos. Na realidade, ao ivés de resolvermos nossas pendêngas com outros países, prefirimos sempre a via diplomática e na a via DAS ARMAS como é o caso dos EUA.

Continuo dizendo: Os EUA não vão dividir o Butim. Não mesmo!

PS.: Deixei um post lá no blog ForTer em resposta às alegadas razões elencadas por você, defendendo as razões que levaram os EUA a invadir o IRAQUE e não o Irã.

Link: http://www.forte.jor.br/?p=1709#comments

Abraços.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

## Erro!

“Na realidade, ao ivés de resolvermos nossas pendêngas com outros países, prefirimos sempre a via diplomática e não a via DAS ARMAS como é o caso dos EUA”.

Abração brother.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Zero… Espero que vc nao esteja renegando o que o Plano marshall fez pela Europa e planos similares fizeram no Japao e na Coreia do Sul. Se vc encontrar algum outro Pais que fez pelo derrotado mais do que os EUA fizerm, gostaria de saber. Os americanos tinham excelentes relaçoes com o Japao, até que o militarismo lá ficou fora de controle. De onde vc tirou que os japoneses viraram aliados só por causa da proximidade com a Russia e China? Ao contrario, se nao fosse pelos americanos terem dito nao a URSS, teria havido algo similar a Alemanha Ocidental… Read more »

Nunão
Nunão
15 anos atrás

“Cinquini em 26 fev, 2009 às 15:28

Uma dúvida sobre a foto, o sargento iraquiano é o que está a frente dos homens danso instrução né? Os dois soldados mais próximos são US né?”

Cinquini, a legenda original (resumida no nome do arquivo da foto) indicava que estão lado a lado. Vc pode procurar a imagem no link do U.S. Army que está no final matéria, fazendo busca em “Iraq images”

Saudações,
Nunão

Cinquini
15 anos atrás

Nunão

Valeu eu tinha reparado nisso também, só achei estranho a questao da vestimenta. Vou dar uma fuçada…

Mais uma dúvida, o Hornet encontrou uma banda que tem o nome de Nunão aqui de Santos rsss seria vc o cabeludo ou o mais alto? rssss Eu falei pro Hornet que eu acho que vc era o mais alto, apesar dele achar que vc fosse o japonês rss brincadeira rss

Abração

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Os EUA só estão lá só pelo petróleo pois na minha opinião tanto os EUA quanto a própria ONU tem mania de fazer as coisas pelo interesse próprio pois vejamos: 1-Quando o Iraque entrou em guerra contra o Irã eles fizeram algo abominável e totalmente desumano,lançaram bombas com gás altamente químico que aleijou e matou centenas de pessoas que não tinham nada a ver com a guerra.E o que a ONU fez?absolutamente NADA! 2-Agora.quando invadiram o Kwait e puseram a mão no petróleo no petróleo,há…ai já não gostaram e fizeram a Operação Tempestade no Deserto e deu no que deu.O… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Zero Uno, às vezes o teu anti-americanismo te faz perder a seriedade camarada: o Iraque PERDEU a guerra contra os EUA, virou terra arrasada e conquistada, vc queria que eles fossem comprar armas de quem, dos Russos e dos Chinas? Pára, véio…

Marine
Marine
15 anos atrás

Cavalheiros,

So gostaria de adicionar que nao sejamos ingenuos. Paises se envolverao em situacoes em que eles tem interesse, as FAs nao existem para serem policia do mundo ou para defender todos os fracos e oprimidos do planeta mesmo porque nao existem tropas suficientes para isso.

FAs existem para defender o territorio, povo e o interesse de seus paises conforme ditados pela lideranca politica.

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Cinquini, vc e o Hornet poderiam ir trabalhar na Abin, santa curiosidade Batman…

A banda, coisa bem velha – meados dos anos 90 não era de Santos não.

E a foto é igualmente velha.

E eu não sou japonês…

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Marine

Respeito sua opinião mas acho que todas as tropas do mundo principalmente da ONU deveria ser policias sim se não,não haverá paz.

Sds.

Marine
Marine
15 anos atrás

Ulisses, Tambem respeito a sua mas a considero fora da realidade, guerras entre nacoes nunca terao fim e pais nenhum que se preze entregara suas forcas para policiar o mundo deixando-os desprotegidos. Sua ideia e nocao embora nobres sao utopias e portanto irreais, espero que entenda que nao e uma afronta a sua pessoa, apenas um disacordo de opinioes de alguem que ja rodou esse mundo e perdeu essa inocencia a muuuiiiito tempo. Como voce disse: …”se nao, nao havera paz.” E ai esta a chave da questao, Eu nao acredito que ha possibilidade de paz entre todos os povos… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Marine

Eu sei que isto não acontecerá,eu disse que poderia acontecer,se não já teria acontecido a muito tempo.

Só para ter uma noção a Bíblia diz que coisas muito piores acontecerão e o anticristo virá,então vamos aproveitar bastante este tempo que ainda podemos chamar de paz.

SDS!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão,

fica frio. Não há mal nenhum em tocar guitarra…eu também toco (ou tocava, já faz tempo que não pego a coitada), e fiz a pergunta (no aéreo) só pra saber se vc ainda tocava e se queria trocar umas idéias a respeito disso uma hora dessas…

abração

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Hornet,

Sou saxofonista, mas também toco guitarra (base) e bateria. Atualmente, só sax, em duas bandas de black music / funk / soul.

Não vi a pergunta do aéreo e há uns dez anos corto o cabelo regularmente.

E melhor mudar de assunto que tem dois sujeitos fortemente armados aí na foto de cima que podem não gostar dessa conversa…

Saudações!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão,

hehehe…tá beleza! Acho que vc tem acesso aos emails da moçada, inclusive o meu. Se um dia quiser trocar umas figurinhas a respeito de música por email, fica à vontade. Eu trabalho diretamente com isso, com música…por isso que me interessei…e produções/propostas fora do circuito (fora do mainstream) é um assunto que me interessa particularmente. Tenho pesquisado isso ultimamente. Mas enfim…

Não vamos deixar os dois sujeitos da foto irritados…isso pode fazer mal pra nossa saúde….hehehe

abração

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Hornet, quando quiser perguntar alguma coisa a respeito, fique à vontade – se tem algo que eu definitivamente nunca fiz parte foi do “mainstream”…

Ops! Abaixa que o Iraquiano tá olhando!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão,

Eu imaginei. E nem queria perguntar nada em especifico..era só trocar idéia mesmo, de vez em quando.

E queria também te passar alguns trabalhos, artigos e ensaios, que tenho feito sobre música underground…como fazemos?

E fora isso, tenho milhares de amigos músicos na cena underground atual…de repente podia ser uma “ponte” pra vc conhecer e trocar idéias com mais uma moçada da área…existem trabalhos muito legais sendo feitos hoje, fora do circuito, é claro…enfim…

abaixa que lá vem bala!…hehehe

abs.

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet,

Toma cuidado voces dois com os “homi” ai de cima rapaz…rsrsrs

Ta vendo a beleza do blog? Comecamos com guerra e terminamos com musica…agora so falta abrirmos um novo Woodstock! hehehe

Semper Fidelis aos dois!

Nunão
Nunão
15 anos atrás

É Marine, são as flores vencendo os canhões, this is the dawning of the age of Aquarius!

Hornet, pode deixar que eu te mando um e-mail.

Cinquini
15 anos atrás

Nunão, desculpe a brincadeira rsssss
Sobre o serviço de inteligência, vcs sabem me dizer qual a formação do Jack Ryan da série de filmes Jogos Patrioticos, Caçada ao Outubro Vermelho, Perigo Real e Imdediato, A Soma de Todos os Medos??? 😀

Nunão em uma frase citou o Geraldo Vandré e a música tema do filme/peça Hair rsssss vc está virando pacifista demais rsss

All You Need Is Love!!!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine,

a idéia era conversar isso em off…mas eu não tinha/tenho o email do Nunão…fazer o quê?

já o Cinquini pega pesado: All You Need is Love…estou rindo até agora…hehehe

abração

Marine
Marine
15 anos atrás

Hahahahaha

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Nunão,

beleza. A gente conversa por email.

abraços

Cinquini
15 anos atrás

Hornet,

É que vc nao tem MSN, já estou com essa frase faz tempo no meu MSN rsss. O Marine até já se acostumou rsss

Deixo aqui para meus amigos esse video com essa mpusica maravilhosa
What a Wonderful World

http://www.youtube.com/watch?v=wve-2p_GJIc

Abração

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini,

eu particularmente adoro os Beatles, como vc sabe. Foi só uma zuação. E essa música do vídeo é fantástica. E como eu também adoro jazz, o Louis Armstrong é um dos meus heróis…

mas fala baixo porque os iraquianos da foto já estão zangados com esse papo musical todo…hehehehe

abração

ps. acabei postando este comentário, erradamente (estava com duas páginas do blog abertas ao mesmo tempo), na matéia do MRAP…acho que já estou variando da biela…hehehehe

Cinquini
15 anos atrás

Hornet, eu acho que vc está bebendo demais! rsss

Abração

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini,

é verdade…preciso parar de tomar coca-cola…hehehe

abração

Cinquini
15 anos atrás

Hornet,

Pare com a Coca-cola!! Esse símbolo capitalista! rsss

Abração

Marine
Marine
15 anos atrás

E isso mesmo Cinquini, o Hornet devia tomar guarana nao essa bebida desses porcos imperialistas, simbolo da opressao mundial da burguesia estadunidense!

Hehehehehe….

Sds. meus caros!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine e Cinquini,

Ah! é..esqueci que a coca-cola é o símbolo da opressão mundial da burguesia estadunidense…

Mas a Pepsi tá liberada, né?

Digam que sim, porque senão eu estou ferrado…não gosto de guaraná!…hehehehe

E não gosto mesmo, não é brincadeira…

Danou-se tudo!!!

abração aos dois

Cinquini
15 anos atrás

Ouvi dizer que a Pepsi era bebida de comunista, parece que Nikita Khrushchov adorava se refrescar bebendo pepsi rsss

Abração

Cinquini
15 anos atrás

Cinsegui a prova que a Pepsi é bebida de comunista!!!
comment image?size=67&uid={0DDE3744-95E1-4885-8B7D-7F33AEE5A8BB}

Abração