A agência estatal japonesa NHK, citando fontes do governo do Japão, afirmou que a Coreia do Norte acaba de lançar o foguete que Pyongyang afirma ser para colocar um satélite experimental de telecomunicações em órbita. O Departamento de Estado dos EUA e o governo sul-coreano confirmaram o lançamento do foguete.

Minutos depois, o governo japonês afirmou em um comunicado que o foguete ‘parece ter passado’ por seu território. ‘O projétil lançado pela Coreia do Norte hoje parece ter passado em direção ao oceano Pacífico’, disse o escritório do primeiro-ministro disse em um comunicado. O governo de Tóquio informou ainda que não interceptou o foguete.

O governo da Coreia do Sul também confirmou o lançamento, de acordo com a agência France Presse. A rede de TV CNN afirmou que o governo do Japão e a Coreia do Sul confirmou o lançamento de um foguete à emissora. Pyongyang prometeu lançar o foguete entre os dias 4 e 8 de abril, tendo cancelado a operação na manhã deste sábado devido ao mau tempo.

Apesar de o governo norte-coreano dizer que o artefato tem “propósitos pacíficos”, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul suspeitam que o lançamento do satélite disfarce um teste com o míssil de longo alcance Taepodong-2, que, segundo especialistas, teria a capacidade de atingir os Estados norte-americanos do Alasca de do Havaí.

Nos últimos dias, os países enviaram tropas para a região fronteiriça, embora o governo de Pyongyang afirmasse que se tratava de um satélite de telecomunicações.

Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a experiência como “provocação” e negou uma intervenção militar, mas prometeu uma retaliação por meio de sanções.

O Japão voltou a pedir neste sábado à Coreia do Norte que desistisse da experiência e anunciou que pedirá “uma resposta firme” do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) caso isso realmente ocorresse.

FONTE: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jota
jota
15 anos atrás

Heheheheh isso mostra que os Patriot japoneses não conseguiram interceptar o foguete koreano. Será que se ele fosse um missil dirigido contra o territorio japones eles teriam conseguido abate-lo? Tenho minhas duvidas…

Mirage
Mirage
15 anos atrás

Os amarelos amarelaram… de novo.

fernando
fernando
15 anos atrás

lancaram o foguete e ninguem teve coragem de abater, pois na verdade quem forcas armadas preparadas tem moral no mundo….

Jonas rafael
Jonas rafael
15 anos atrás

Ué!?! E so Sm-6 e Patriot? Acho que abater um míssil que não seja num teste controlado não é tão simples assim.

massa
massa
15 anos atrás

O Japão não chegou a lançar nenhum missíl, o governo daquele país já anunciava antes do lançamento coreano que somente interceptaria se o foguete atingisse o território japonês…

Jonas Rafael
Jonas Rafael
15 anos atrás

Pelo que sei pessou por cima do território japonês. Ah, mas foi no espaço dizem, sim, mas é isso um míssil balístico faz? Então porque todo esse alarde?