Operação militar do Brasil na fronteira preocupa Paraguai

23

O governo paraguaio expressou nesta quarta-feira o seu mal-estar por uma nova operação militar brasileira na fronteira bilateral, semelhante a outras anteriores que também provocaram uma reação das autoridades locais.

Um comunicado divulgado pela Chancelaria expressa seu “incômodo pelo deslocamento militar” da Marinha brasileira na região de Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, “situação que não foi comunicada às autoridades paraguaias”.

O documento se refere à operação Retrex S-1/2009, que mobiliza 250 efetivos com o uso de aviões e helicópteros.

“Este tipo de exercício em uma zona de fronteira não contribui ao desenvolvimento de uma relação de confiança e respeito que deve haver entre dois povos que compartilham um espaço geográfico”, indicou o comunicado.

O texto ainda diz que a operação militar “gera todo tipo de especulações, e isso se contrapõe ao espírito que deve primar no projeto de integração do Mercosul”.

A Chancelaria também pediu às autoridades brasileiras o envio das informações pertinentes sobre a operação.

Antes, outros exercícios, que incluíram tanques e outros veículos blindados, geraram protestos das autoridades paraguaias, em especial um no qual militares brasileiros ultrapassaram a fronteira.

FONTE: ANSA

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique
Henrique
15 anos atrás

Preocupados ? .. na hora de falarem besteiras e ameaçarem o Brasil com questões de Itaipu e os brsileiros que lá vivem em relação às suas terras PRODUTIVAS eles são muito “machos”.. agora é só colocar meia dúzia de efetivos fazendo exercícios nas fronteiras que eles ficam todo preocupados…
Já passou da hora do Brasil invadir esta republiqueta chamada Paraguai !!
Abraços.

Celio Andrade
Celio Andrade
15 anos atrás

É isso ai Henrique…boa..
Manda eles se fud……
O Presidente geisel tinha razão ao paraguay e ao uruguay..
Existia um plano militar de ocupar esses dois paises…chega do anão ficar fazendo cócegas no gigante…chega…

Celio Andrade
Celio Andrade
15 anos atrás

É isso ai Henrique…boa..
Manda eles se ,,,
O Presidente geisel tinha razão ao paraguay e ao uruguay..
Existia um plano militar de ocupar esses dois paises…chega do anão ficar fazendo cócegas no gigante…chega…

Marcos T.
Marcos T.
15 anos atrás

Vamo fazer exercicio na fronteira com a Venezuela e a Bolivia também, só pra ver o “Chavito” brabo.

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Marcos T

se brincar vamos ser recebidos a bala pelo Chavez o cara não é marica não ele está preparando a Venezuela para se defender de
qualquer um que ameaçar a soberania deles so fico imaginado os Kamov disparando uma porrada de projeteis em nossas tropas, espera só esse cara comprar viaturas novas e uns 100 T-90 s da Russia.

Flávio
Flávio
15 anos atrás

não sei por que ainda tem pessoas que acreditam no poder de dissuasão da Venezuela, eles fizeram uma compra dos russos e nada mais, eles destinam muito menos de seu pib em defesa do que nós, a Venezuela daqui a algum tempo vai ter problemas em operar seus su-30 e demais aparelhos.

Jacubão
15 anos atrás

Tinha que fazer toda semana, e eles que se lasquem, afinal estamos treinando as nossas FÔRÇAS ARMADAS e não há nada de errado nisso.
Se eles fizessem treinamento na fronteira o Brasil, não estaríamos reclamando.

marcelo Tadeu
marcelo Tadeu
15 anos atrás

O que adianta tanques T-90 na Amazônia, só ser for anfíbio e olhe lá. O Brasil tem o direito de fazer exercícios onde ele quiser, desde que não ultrapasse a fronteira.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

E a Venezuela, por acaso, teria algum heli Kamov no inventário das FFAA locais????????????

Até onde eu saiba, não.

dagofm
dagofm
15 anos atrás

O Lugo começou agora tem que aguentar.A mensagem passada esta sendo clara…..e ainda tem mais vindo por ai.

Batista
Batista
15 anos atrás

O que se constata são os responsáveis pelos interesses da nação e de seu desenvolvimento se preocuparem mais com ações demagógicas e privilegios para alguns em detrimento da grande parcela do povo, em todos os quadrantes da Nação, onde sofrem pela falta de educação de qualidade, segurança, saúde. Se não ousarmos em investir em tecnologias e educação de qualidade e no fortalecimento da industria bélica, não chegaremos a lugar algum e nem teremos respeito internacional, continuaremos a serem visto como Pais do: carnaval, futebol,promiscuidades, corrupção e de “bananas subservientes”. Enquanto isso o Brasil vai ficando para trás nas pesquisas de… Read more »

Bandeira
Bandeira
15 anos atrás

É muito estranho, mas parece existirem pessoas, mais apaixonadas por equipamentos de origem Russa, do que pelo seus país,chegam até a colocarem equipamentos aonde êles não existem. Tudo bem, não morro de amores pelos USA, mas apaixonados pelos Russos, nem se tivesse coleção de “lada”, que foi a “tecnologia” de ponta Russa que conheci.Vão estudar um pouquinho, E VÃO VER QUE ÊLES SÃO IGUAIS EM TUDO, SÓ PENSAM NELES MESMOS. e o pior de tudo ESTÃO CERTOS. Quanto ao Uruguai,êles estão quietos no canto dêles,fazem o dever de casa melhor que nós.Deveriamos fazer como êles.

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Vassili Zaitsev Falei no Kamov devido a uma possivel aquisição deste helicoptero por parte da Venezuela, não duvido que isto possa acontecer a venezuela esta realizando uma modernização consideravel de seu arsenal de guerra e esta possibilidade ja foi citada pela imprensa de alguns paises da A.L Bandeira acredite eu amo o meu país e admiro sim os helicopteros de combate de fabricação russa e não vejo nada de errado nisso afinal ainda não temos um uma aeronave de asas rotativas de combate fabricadas com tecnologia 100% nacional ainda mais acredito que podemos sim desenvolver aeronaves de igual desempenho ou… Read more »

Patriota
Patriota
15 anos atrás

correção
A Venezuela utiliza sim helicopteros Kamov desde 1997 que la são designados Mi-8mt, por tanto senhor Bandeira não estou imaginando coisas

saudações

Hallan
Hallan
15 anos atrás

A Venezuela está quebrada e se individando para enfrentar a crise que tomou conta de seu pais com a baixa do barril ele fala baixinho e os petrodolares sumiram “no hay plata” imaginem daqui uns 10 ou 20 anos como estará a manutenção SU30?

fullcrum
fullcrum
15 anos atrás

Agora eles se sentem ameaçados,hahahahaha,devíamos realizar um monte de operações semelhantes e não acho que temos obrigação de avisar ninguém. E ainda querem produzir coisas pra Embraer,hahahaha.

Bandeira
Bandeira
15 anos atrás

Patriota, estuda menino, voce tá confundindo MI-28 HAVOC, com KAMOV, são produtos de industrias distintas(Concorrentes), se a Venezuela têm tal equipamento não sabe, só voce tá sabendo.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

A verdade é que o Brasil deveria incorporar aquela joça como território de uma vez… quase tudo que é de ruim no Brasil vem do Paraguay…

marcos silva
15 anos atrás

CHOQUE DE ORDEM NA FRONTEIRA ILÌCITA ,FICO ATE SURPRESO ,PELO FATO DAS AUTORIDADES MILITARES BRASILEIRAS,EFETUAREM ESSAS MANOBRAS ! E ISSO INCOMODA AO VIZINHO ??? QUEM NÃO DEVE NÃO TEME !!! VALEU PARAGUAI !!!

rockey...
rockey...
15 anos atrás

**Queria deixar bem claro ki eu estava na missão sou “fuzileiro naval da marinha
e a operação nao dis respeito ao paraguai muito menos em seu territorio
e sim na segurança de instalações da marinha ki pertencem ao 5° distrityo naval…

Jack_the_ripper
Jack_the_ripper
15 anos atrás

Certo o Paraguai.

E em tendo havido violação da fronteira Paraguaia, caba ação contra o Estado Brasileiro, com fundamento no principio da não intervenção.

Somente com respeito aos demais países será possivel construir uma AS segura.

Nossos inimigos não estao no Paraguai ou na Venezuela. Plagiando o Presidente Lula, nossos inimigos “são brancos e tem olhos azuis”.

Respeitosamente

Sgt York
Sgt York
14 anos atrás

2o SGT – mais respeito com aqueles que pagam o seu soldo. Você é um “servidor” público.

2º SGT
2º SGT
14 anos atrás

VCS SÓ LEMBRAM DA GENTE NESSAS HORAS, BANDO DE PAISANOS HIPÓCRITAS.VÃO PROUCURAR O QUE FAZER