Uma empresa russa especializada em balões de ar afirma que estaria vendendo réplicas infláveis de equipamentos militares para as Forças Armadas da Rússia. As réplicas têm o objetivo de distrair a atenção de inimigos e proteger as unidades de combate verdadeiras, durante um possível ataque. “É uma forma de economizar. Caso tenhamos uma situação de conflito, não precisaremos mandar nosso equipamento militar para simular movimentações das nossas tropas. É só colocar essas replicas em lugares estratégicos e elas serão localizadas por aviões de espionagem sem pilotos,” diz Yuri Stephanov, diretor de pesquisas da empresa Rusbal. Segundo a empresa, além de parecer com os verdadeiros equipamentos, as unidades infláveis também seriam identificadas por aparelhos inimigos equipados com tecnologia de feixes infravermelhos ou por detecção de calor. Até agora, não foram vendidas muitas unidades. Segundo a empresa, isso ocorre porque as Forças Armadas da Rússia também foram afetadas pela crise.

FONTE: BBC / COLABOROU: Edilson Moura

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Republicano
Republicano
14 anos atrás

É isso aí, Galante.
Essa é a solução para o reaparelhamento das Forças
Armadas Brasileiras, muito mais em conta .
hehehehe

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Pra mim isso é coisa da segunda guerra mundial,com toda a tecnologia de hoje isto ainda seria viável?

cerberos
cerberos
14 anos atrás

Eu queria um tanque inflável para mim.

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Talves a noite isso de certo!

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Mais achei ridiculo isso ai !

Bronco
Bronco
14 anos atrás

Aqui no Brasil a solução é simples: basta recolher os “bonecões do posto” pelas estradas por aí, e colocá-los no campo de batalha.

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás
Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Esse tipo de “ação” causa confusão em todos os níveis operacionais no inimigo… acho que não são só os russos que usam este artificio… eles até estão engatinhando… no vídeo a poucos metro, o do lançador de S-não sei o que, começa a ficar convincente… imaginem a 5km! não se percebe a diferença! se eles ainda tem a capacidade de gerar calor! serão muito eficientes para o que se prestam, dissimular, imaginem o inimigo achar que destruiu seus principais meios…!!!>>> só isso já vale o baixo investimento!

Higgins
Higgins
14 anos atrás

Simulações são algo bem antigo. Na Segunda Grande Guerra, os soviéticos faziam concentrações inteiras de t-34 de madeira para confundir o reconhecimento alemão, kilômetros de distância é claro…

Na campanha Kosovar, o que os F-16 e Amx’s destruíram de maquetes infláveis não foi brincadeira. Tanto, que quando os Sérvios se retiravam em direção à Belgrado, ficavam os oficiais da OTAN a se perguntar: Não havíamos destruido isso tudo?
O que fez os Sérvios aceitarem a dissolução de Kosovo, foi a campanha aérea contra a infra-estrutura da nação…

Baschera
Baschera
14 anos atrás

Será que fazem “russas peitudas infláveis” também ???

Sds.

Jorge
Jorge
14 anos atrás

Caro Baschera, atendida a sua curiosidade:
comment image

RJ
RJ
14 anos atrás

Acabaram de inventar as “bonecas russas infláveis”!

Carlos Augusto
Carlos Augusto
14 anos atrás

Eureka, acharam a solução para equipar as Forças Armadas brasileira. O políticos vão gostar vai sobrar mais verba no país, para alegria deles.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Baschera e Jorge,

“inté parece de verdade sô”………….

Para muié, que que é isso………….. pra que esse pau de macarrão???? ai, ui, para com isso benhê, era brincadeirinha. Pára, ai meu olho. Pára, na cabeça não……………….

Vcs viram os “faróis” da loira??????

Pára, é brincadeira muié dos diabos.

vida de casado é fogo.

abraços.

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Essas coisas vão murchar igual o Comunismo.
Os Russo e suas soluções mágicas.

Não deixem o Governo Brasileiro ver este link.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Giovani,

Me desculpe, mas essa técnica é mais antiga que andar para trás. A técnica de despistamento tem o objetivo primordial de atrair o fogo inimigo para si, desta forma permitindo que as tropas e equipamentos de “verdade” fiquem ilesos para combates posteriores. Em todos os conflitos armados da História esse tipo de “arma” foi usada. Sempre com resultados no mínimo satisfatórios.

abraços.

Iväny Junior
9 anos atrás

Vou subir o tópico só pra ver comentário do Juarez.