O soldado americano desaparecido no final de Junho da sua base no Afeganistão apareceu num vídeo que os taliban colocaram na Internet.

O vídeo, com 28 minutos de duração, mostra o soldado, cuja identidade ainda não foi revelada pelo Pentágono, com a cabeça rapada e barba por fazer. No início do vídeo, os raptores mostram a placa de identificação do soldado para a câmara e consegue-se ler perfeitamente o seu nome e número.

O soldado, que está vestido de cinzento e se alimenta durante parte das filmagens, identifica-se para a câmara e diz a data do vídeo: 14 de Julho. Entrevistado pelos seus raptores, declara-se asustado: “Estou com medo, com medo de não regressar a casa. É muito enervante ser prisoneiro”.

FONTE: Publico.pt

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WAR
WAR
14 anos atrás

Como inda não me cadastrei, envio neste comentário o texto tirado do G1. Pois é, deu certo, pelo menos momentaneamente. Agora, vamos à paz. Tem que sentar com os palestinos não trgloditas (imensa maioria) e oferecer à els a paz e a coexistência sem ódios fundamentalistas (dois dois lados, é claro). “”Ataques intensos à Faixa de Gaza durante 22 dias deixaram destruição e cerca de 1.400 mortos, mas conseguiram interromper uma série de lançamentos de foguetes por parte do Hamas contra o território israelense. “Do ponto de vista operacional, a operação ‘Chumbo Grosso’ foi um sucesso”, avaliou, em entrevista ao… Read more »

Luis
Luis
14 anos atrás

Eu vi essa matéria no G1, diz lá que o Pentágono disse que o militar tá sendo bem tratado, se isso é verdade o Talibã tem mais MORAL que os AMERICANOS e INGLESES que torturam os capturados…….

Esse mundo tá locooooo!!!

Fernando Cabral
Fernando Cabral
14 anos atrás

Imagine-se nessa situação, o desespero deve ser horrível. Espero que ele seja resgatado ou que haja sensibilidade entre ambas as partes para que seja feita uma troca de prisioneiros, caso contrário já sabemos o destino do cidadão; será friamente executado por seus captores, provavelmente com uma patética simulação de julgamento.
A situação também é inusitada, como um único soldado pode ser capturado? Estranho. Desejo boa sorte ao soldado e que ele sobreviva, porque se assim for a história que ele vai contar vai ser muito boa.

Coralsea
Coralsea
14 anos atrás

Ele se chama Dowe Bergdahl e é do estado de Idaho.

LOBO DO MAR
LOBO DO MAR
14 anos atrás

ISSO É QUE DÁ INVADIR O PAÍS DOS OUTROS. ESSA GUERRA É ABSURDA E DESNECESSÁRIA. A HISTÓRIA SE REPETE, E, PELO VISTO, OS AMERICANOS NÃO CONHECEM O PASSADO.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Que o Grande Arquiteto do Universo, proteja nosso amigo forista MARINE.
Vemos as coisas de fora, e não percebemos os riscos que correm estes guerreiros, independente da posição política, certa ou errada. Eles estão cumprindo seu trabalho com dignidade e honra.

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Luis:

“se isso é verdade o Talibã tem mais MORAL que os AMERICANOS e INGLESES que torturam os capturados”

Americanos e Ingleses torturando capturados? Aonde, pode citar alguma fonte coerente e com credibilidade de tal notícia?

Se não, peço que o amigo respeite a dor dos que estão lá dando seu sangue e cale-se.

Sds.

Luis
Luis
14 anos atrás

OW FELIPE, usa o pc sabe o Personal Computer para se informar!!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u491785.shtml

esse link é bom velhoooo….

e esse tbm

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Guant%C3%A1namo+tortura&btnG=Pesquisar&meta=

Valew Felipe…ahaha

angelo
angelo
14 anos atrás

Caro Felipe, sou normalmente fã de seus comentários. São sábios e eluciativos, mas agora não concordei. Em Abu Ghraib e Guantanamo, ocorreram quais fatos? Não sou anti-americano, mas lá eles pisaram na bola, jogando por terra os ideais democráticos e os princípios de direitos humanos, sempre defendidos pela grande nação americana. Forte abraço. Brasil acima de tudo!

Marine
Marine
14 anos atrás

Fernando,

Agradeco em prol de todos nos aqui!

Com relacao a o Taliban estar com “maior moral”…acho isso dificil ja que eu desconheco de videos de americanos degolando capturados como frangos…

Sds!

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ângelo: fatos isolados (se é que ocorreram) não tornam algo uma versão universal. Como bem dito pelo colega Marine, nunca se viu americanos ou ingleses degolando talebans com facas cegas… já o contrário não acontece; procure no youtube, se tiver estômago…

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Acho que aqui todos lembram daquelas fotos no iraque dos iraquianos amarados como cachoros e uma mulher do exercito americano segurando uma corda e os caras com uma coleira, isso que da invadirem o pais dos outros nao é um cidadao brasileiro por mim que …..

br
br
14 anos atrás

Americanos nunca jogaram bombas sobre civis, nunca bombardearam cidades alemãs, nunca utilizaram pregos de ferrovias em chopanas, nunca joaram napal sobre crianças nunca nunca e nunca.

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

É dificil formar uma opinião sobre esse assunto. Acho que se um soldado tem que morrer, que seja de forma honrada, em combate, não assim. Más quem disse que existe honra nas guerras atuais? Outro dia vi um video, em infravermelho (se eu achar o link eo coloco)de um helicóptero Apache puverizando com a 12 mm, 5 caras que estavam descarregando um caminhão. Não parecia um caminhão militar, os caras não estavam armados e era de noite, quem com certeza pode concluir que era um carregamento militar então? E o que difere o cara do Apache do cara com a… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

MarcosT, Me permita usar seu comentario para ilustrar um fato, um exemplo, de maneira alguma ao usa-lo estarei atacando sua pessoa, espero que entenda minha intencao… “Más quem disse que existe honra nas guerras atuais?” Honra sempre houve assim como tambem deixou de haver em todos os conflitos, tortura, execucoes e tais coisas ocorrem ha milenios quer seja na Grecia antiga ou China, infelizmente tais feitos sempre estarao envolvidos em guerra. Eu discordo da sua afirmacao pois nunca houve uma ONU antes, convencao de Genebra, tribunais internacionais ou leis de guerra terrestres para citar alguns exemplos. Sao perfeitos? Claro que… Read more »

Fernando Cabral
Fernando Cabral
14 anos atrás

Quando desejei boa sorte ao soldado e tive por ele empatia não significa que apoio as intervenções que os USA estão fazendo nessas regiões; comentei apenas sobre a situação crítica na qual se encontra o jovem. Penso também não ser justo que o EPW personifique e encarne todas as injustiças cometidas em todas as guerras nas quais os EUA estiveram envolvidos; tal raciocínio é infantil, para dizer o mínimo. Em um engajamento não existe julgamento no sentido em que mencionei no meu primeiro post. Já tive a oportunidade de observar alguns vídeos de combates e o julgamento que se faz… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

“durante a viagem, o sadico motorista comprazia-se em agredir os prisioneiros. Todos estavam famintos. O motorista com uma das maos estendia-lhes pedaços de pao; quando o prisioneiro aproximava-se para apanha-los, o motorista recuava os pedaços de pao, esbofeteando-o, a seguir, com a outra mao.” “Esse tipo de canalhice e maldade é muito comum, praticado por elementos que gravitam na retaguarda dos exercitos, num pais em guerra” “dois soldados de orgaos de serviço de retaguarda, invadiram a casa de um campones, trucidaram um casal de velhos que lá se encontrava e violentaram uma menina de dez anos” Os trechos acima encontram-se… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Perfeito Dalton. Muito alemão também foi judiado pelos pracinhas. A verdade é que falar é fácil, viver ali a situação é complicado. Mas maior toice é julgar todos por alguns, numa bisonha estatística dos números pequenos.

Abs.

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Marine Concordo com muita coisa que você disse. Por isso digo que é muito dificil formar uma opinião sólida sobre um assunto tão “pesado” como esse. Infelizmente as informações que a gente recebe não são de fontes confiaveis , vem de forma incompleta e fora de contexto. Eu sei que o Piloto do Apache estava fazendo seu trabalho, quem sou eu para questionar isso, más o que eu quero elucidar é que como um video “largado” na internet, fora de contexto pode criar confusão nas pessoas. Quando recebi aquele video pelo I-mail, veio com a seguinte mensagem: “Veja como os… Read more »

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Deveriam capturar um desses peudo-brasileiros que vão lutar pela causa dos outros. Ai sim quero ver o cara chamar pela mãe e pelo governo brasileiro pra salvá-lo!!!

Andre Luiz
Andre Luiz
14 anos atrás

Se nao podemos questionar um video de um apache pulverizando gente porque nao temos como saber todo o contexto em que a açao ocorreu por se tratar um video, tambem podemos ficar com um pé atras em relaçao ao soldado capturado, sabe-se lá o que ele fez tambem

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Caro colega Marcelo Tadeu,

é impressão minha ou parece que de seu lado os argumentos se acabaram. Na boa, penso que este tipo de comentário é que leva à posturas discriminatórias e segregacionistas. Vamos voltar aos comentários às notícias.

Um abraço a todos.

Marine
Marine
14 anos atrás

Marcelo Tadeu, Pode deixar entao que se o “pseudo-brasileiro” aqui precisar um dia eu te chamo pra voce ir me socorrer… Andre Luiz, Voce esta absolutamente certo, nao temos ideia de como e o soldado capturado, nao sabemos se ele e “gente fina” ou se dava tapa na cara de velinho no Afeganistao, minha intencao nao e de defender o um lado apenas, quis somente demonstrar em nao formarmos nossa opiniao baseados em somente um video. O proprio colega MarcosT afirmou certo que o email que ele recebeu com o video ja minha com mensagem tendenciosa, imparcial e nao passava… Read more »

BR
BR
14 anos atrás

O soldado tem que ter em mente, que pode morrer, assim como matar é guerra, e com se diz o pau que bate Chico, bate em Francisco.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Caras, esse tal de Marcelo Tadeu é um loc. Ow cara-pálida, se isso acontece com um brasileiro é óbvio que o governo brasileiro tem que intervir. Afinal, governos servem pra isso! Mas vc acha mesmo que no caso de quem luta pelos EUA precisaria?

thiago
thiago
14 anos atrás

americano e ingles tem que mata tudo! eles tao envolvidos em todas guerras desde os primordios ja notaram? quem garante que nao sao eles os errados na historia? quem garante que eles nao promovem todas essas guerras para terem motivo de se enfiar nos paises pobres e sugalos ate o fim, como ja fazem legalmente com outros paises! só pensam neles mesmos! o cara ao invéz de mandar um beijo pra familha e amigos tranquilizando eles que devem estar pior, só choramingou querendo voltar, que soldado é esse? o cara nao tem um arranhaozinho! queria ver se fosse um preso… Read more »

thiago
thiago
14 anos atrás

é claro que nao tem videos de americanos torturando prisioneiro, vcs acham que eles divulgariam tal fato hahahah doce inocencia, agora vcs ja viram o governo americano liberar um prisioneiro a fazer um video para sua familha como esse ai??? naaa!!