Os militares hondurenhos colocaram plataformas diante da embaixada do Brasil em Tegucigalpa – onde está refugiado o presidente deposto, Manuel Zelaya – para observar o interior da sede diplomática, denunciou nesta quinta-feira o diplomata brasileiro Lineu de Paula.

“Não sabemos o que querem, mas isto é um absurdo, não têm o direito de olhar o interior de nossa sede, ignoram que isto é uma representação diplomática”, disse o funcionário à AFP por telefone.

Segundo Lineu de Paula, a situação será informada à chancelaria brasileira, à Organização dos Estados Americanos (OEA) e às Nações Unidas (ONU).

Zelaya, derrubado por um golpe de Estado em 28 de junho passado, está refugiado na embaixada brasileira desde que voltou secretamente ao país, no dia 21 de setembro.

O governo de fato de Honduras tem pressionado o Brasil para que declare Zelaya asilado político, e já ameaçou ignorar o status diplomático da embaixada do Brasil, mas garante que não invadirá o local, cercado por militares e policiais.

FONTE: AFP/yahoo

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AVG
AVG
14 anos atrás

Mas que mania, o Zelaya não sofreu um golpe de Estado, ele sofreu um IMPITCHMAN. Outra coisa ele não esta refugiado na embaixada do Brasil, ele foi levado do exterior de Honduras, para lá, de forma não ofical, e escondida das autoridades hondurenhas. E apartir do momento que o Brasil não respeitou a soberania hondurenha, fazendo entrar clandestinamente naquele país, o Zelaya, e dando abrigo, então não se pode exigir nada do governo de Honduras, os hondurenhos bem que poderiam expulsar de lá os diplomatas brasileiro. Este povo de esquerda é muito engraçado, parecem crianças que batem nos outros, mas… Read more »

Fritche
Fritche
14 anos atrás

Já foi discutido isso anteriormente aqui, mas enfim. Nem Zelaya e nem os Militares estão certos, Zelaya pq tentou/violou a constituição e os Militares pq não cumpriram com a lei da forma correta, invés de Zelaya ser julgado, condenado e preso/exilado (não sei o que a lei deles preve neste caso), simplesmete foi expulso do país a baixo de armas, sendo que até onde sei, ainda não apareceu a tal ordem judicial que autorizava a sua exoneração. É a velha história, quem tem pressa come cru, mas talvez os militares tenham queimado etapas do processo prevendo que, com um desenrolar… Read more »

AVG
AVG
14 anos atrás

Pode ser, falo baseado no que li aqui.
Assim o afastamento foi legal pelas leis hondurenhas, já a expulsão dele do pais, acho mais que era pra evitar contubarções internas.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

O Brasil transformar sua embaixada em palco para o canalha do Zelaya pregar a guerra civil em seu país PODE? A embaixada tomada por sem-tetos, e porcos vestidos com camiseta do Che-Guevara, com nego dormindo nos sofás, no chão, nos tapetes PODE? O Brasil não dar status algum ao canalha invasor, contrariando a carta da OEA e a Convenção de Viena PODE? A Embaixada Brasileira ser transformada em valhacouto de marginais armados PODE? Mas, vejam que coisinha, colocar plataformas do lado DE FORA da embaixada, para que o Estado veja EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO (e não me venha algum molambento… Read more »

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
14 anos atrás

Um absurdo leva a outro. Honduras talvez se exceda, mas nada parecido com as afirmações de nosso presidente que baixou o nível chamando os hondurenhos de ditadores, enquanto ele convive muitíssimo bem com Hugo Chavez.

Os hondurenhos deveriam invadir a embaixada e dar o Zelaya de presente para o Lula.

O Brasil meteu o bedelho onde não deveria.

Fritche
Fritche
14 anos atrás

Acredito que o forum é livre, mas bom senso sembre vale tbm, garanto que ao menos isso não é verdade: “A Embaixada Brasileira ser transformada em valhacouto de marginais armados PODE?” Ninguem entra com liquidificador, imagina com armas. Quanto ao resto, prefiro esperar a história desenrolar. Agora puxando o fio da meada desta história de bolivarianos, chavismo e bla bla bla, o Lula nada mais quer do que unificar a América do Sul de modo que o Brasil seja conhecido como líder da região, e infelizmente nesta história esta tendo de engolir muitos sapos, até pq se assumiste outra posição,… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Fritche em 09 out, 2009 às 21:46:

“Ninguem entra com liquidificador, imagina com armas.”

Meu amigo, assista um pouco de TV, porque outro dia esta MOSTROU imagens dos capangas do chapeleiro armados.

Sds.

Luis Alberto
Luis Alberto
14 anos atrás

Aquilo nao eh Embaixada do Brasil e sim casa da Mae Joana.
Acho que o governo de Honduras tem todo o direito de saber o que se passa la dentro.