Brasil e Polônia iniciam negociações para produção conjunta de material militar

29

Brasil e Polônia iniciaram negociações para a produção conjunta de material militar no marco do programa de defesa do gigante sul-americano, informaram fontes militares dos dois países.

Entre os possíveis projetos que compartem os dois países se encontram a produção de fibra de carbono, materiais anti-balísticos, motores de propulsão naval, sistemas de navegação para submarinos e mísseis e aviões não tripulados. 

Durante uma visita a São Paulo de uma comitiva de empresários polacos, representando cerca de vinte empresas, ambos os governos iniciaram conversações para que se identifiquem áreas comuns de cooperação, assinalou o ministro da Defesa da Polônia, Dogdan Klich. “A oferta polonesa é muito ampla. Dispomos de sistemas muito modernos de defesa anti-aérea à veículos blindados de transporte, assim como uma grande oferta de sistemas de radares e para o equipamento de soldados“. O ministro fez as afirmações durante o Foro de Defesa Brasil-Polônia na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 

“Não iremos comprar nada que a Polônia não conte com uma participação na produção. O mesmo com o Brasil: o Brasil não comprará nada eternamente fabricado no estrangeiro”, aclarou Klich junto ao general do Exército Brasileiro, José Elito Siqueira.

FONTE: Infodefensa

     

 

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Bem, parceria de pesquisa e desenvolvimento sempre geram algo de bom. Mas… Sem querer ser chato, e sem preconceitos, mas o retrospecto histórico de Defesa da Polônia é algo próximo do pífio. Perde-se as contas de quantas vezes a Polônia foi invadida ao longo da história, ora por russos, ora por alemães, ora por vikings, ora por franceses, ora por hunos, ora por austríacos. Quantas vezes a Polônia deixou de existir como estado-soberano. Enfim, tenho a impressão de que a Polônia ao longo da história não venceu uma única guerra em larga escala! Senhores, o polaco é o povo que… Read more »

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Ótima notícia para os dois países!
O Brasil está precisando mesmo alavancar a indústria bélica nacional.

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Como nosso amigo Leandro disse, é uma ótima notícia para os dois países, realmente esta cooperação irá dar um empurrãozinho em nossa indústria bélica, sendo assim, gerando empregos, lucros para o país e principalmente, capacitação tecnológica.
Abraço.

Diego
Diego
14 anos atrás

Muito boa noticia, demonstra ainda mais o interesse de nosso país em investir em defesa nas três forças, espero muito que tudo isso dê certo, bem que poderiam reativar o projeto do tanque EE-T1 Osório …
Um dos melhores, porem paralizado no tempo devido a cortes e falencia da empresa.Espero que o generais com esse novo orçamento pelo menos pensem em fazer tal…

ivan
ivan
14 anos atrás

É importante parcerias tecnológica para não ficarmos dependentes de fornecedores que embargam sem nenhuma justificafiva equipamentos militares e civis. Com a diversificação de parceiros no campo da pesquisa, desenvolvimento e produção, evitamos assim aqueles que só vendem quando querem e que o nosso governo invista com mais seriedade na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta. Aconselho para apenas terem um parâmetro sôbre o fato em questão o video You tube; EMBARGO DOS ESTADOS UNIDOS CONTRA O BRASIL,não esquecendo dos italianos no desenvolvimento do AMX, sem esquecer dos outros concorrentes os Frances e Suecos. O vídeo tem a duração de… Read more »

sonic wings
sonic wings
14 anos atrás

Srs,

Excelente parceria, junto com Ucrania a Polonia tem as melhores tecnologias do Leste Europeu. Todas adivindas da URSS, agora é esperar pra ver o que vai render de concreto essa parceria.

Abs

Rodrigo Torres
Rodrigo Torres
14 anos atrás

Conheço muito pouco da indústria bélica polonesa, só o pt91, quais itens seriam interessantes para o Brasil?

Ricardo
14 anos atrás

Rodrigo,

Quando vc diz PT-91 vocêr dizer esta criança aqui ?
comment image

[ ]´s

Rodrigo Torres
Rodrigo Torres
14 anos atrás

Esse mesmo, ele é uma copia ou versão do t-72 russo,engraçado é que chegou até a ser exportado pra malásia.

Jonas Rafael
Jonas Rafael
14 anos atrás

Felipe Cps, o que você diz da Itália então?

sonic wings
sonic wings
14 anos atrás

Felipe,

Só pra acrescentar, diria que a FRança também não é lá grande detentora de vitórias bélicas modernas. Depois de Napoleão as coisas não foram faceis para os amigos gauleses.

Mas mais da Polônia, após todas estas situações citadas por vc. Acho q ela aprendeu a lição e começou a fazer o dever de casa com os coleguinhas Russos (estes sim são bons de guerra) e melhoraram e muito seus equipamentos com ajuda financeira americana (que ironia).

Abs

flavio
flavio
14 anos atrás

““Não iremos comprar nada que a Polônia não conte com uma participação na produção. O mesmo com o Brasil: o Brasil não comprará nada eternamente fabricado no estrangeiro”, aclarou Klich junto ao general do Exército Brasileiro, José Elito Siqueira.”

Isso mostra que querem parceiros, e não compradores ou vendedores. Muito bom!

Vamos esperar que esta parceria der certo e vá pra frente. O que me interessa é a tecnologia atual que eles têm e que podem nos passar, e vice-versa.

Já que nenhum dos dois é potência, vamos crescer, pesquisar e produzir juntos, para que ambos cresçam

AVG
AVG
14 anos atrás

Bom, muito bom. Notícias sobre pesquisa e produção ciêntifica sempre são muito bem vindas, principalmente em tecnologia. Ainda mais qu estas pesquisas sobre materias bélicos, invariavelmente trazem muito, mas muito benefícios para a indistruia não bélica. Espero apenas que haja continuudade nesta e em outras políticas,pois geralmente no Brasil, quando se muda o governo, muita coisa fica abandonada. Espero que desta vez, tudo que vem sendo publicado aqui em relação à defesa não seja posto de lado, vimos várias empresas cairem neste conto do governo (de todos, não é deste), vide a Engesa, Bernardine, o atual governo parece não querer… Read more »

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

E a VBTP-MR gente, sai ou não sai? rsrs
Nunca mais ouvi notícias a respeito dessa parceria com a Iveco.
A Itália e a Espanha tem bons equipamentos, aliás gosto muito dos dois na parte naval, excelente!

welington
welington
14 anos atrás

Conheço pouco produtos poloneses, mas dentre os que conheço existem alguns bons produtos, uns podemos produzir normalmente sem auxílio dos mesmos e com maior qualidade e outros que com uma cooperação tecnológica e industrial poderíamos fazer produtos competitivos para o mercado sul americano e africano… Conheço os caminhões Star 1466, Star 1444, Star 944, o veiculo lançador múltiplo de foguetes WR-40 Langusta, canhão auto propulsado Krab 155-mm, veiculo de combate de infantaria BWP-2000, MTB PT-91 P Twardy, aeronave de transporte ligeira (Espanha – polônia) Airtech CN.235, helicóptero de transporte médio PZL Swidnik W-3 Sokol e o sistema de defesa anti… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Jonas Rafael em 14 out, 2009 às 13:55 “Felipe Cps, o que você diz da Itália então?” Jonas, a Itália perto da Polônia é uma potência econômica. Não tenho dados aqui, mas sei dizer que a Itália tem uma indústria pujante e um setor de serviços enorme. A indústria bélica deles não acompanha muito outros ramos industriais, mas também não é das piores. Diria que algo perto do que o Brasil poderia ser hoje, não fosse a quebradeira do final dos anos 80. No aspecto histórico, vale lembrar que a Itália (Roma) certa feita foi capital militar do mundo, ainda… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

sonic wings em 14 out, 2009 às 13:59: Sonic, concordo quanto a Rússia. Aliás, a se julgar pela extensão territorial conquistada a Moscóvia foi a nação mais guerreira que jamais existiu… E espero mesmo que os poloneses tenham aprendido algo com os russos, pois é um povo muito simpático, sofrido e acolhedor, que merece um lugar melhor no concerto das nações. O que temo é que entremos em “parcerias pé-com-bunda” em que nós paguemos o que os caras pedem, custeando os programas deles, ensinemos aos caras o que nós sabemos, e os caras só nos ensinem porcarias, como a “aliança”… Read more »

Rodrigo Torres
Rodrigo Torres
14 anos atrás

welington.canhão auto propulsado,eu acho que pro Brasil seria a melhor a escolha de um sobre rodas tipo o g6 sul africano,as lagartas destruiriam facilmente a nossa porcaria de asfalto.
Alias eu sou fã do g6 rhino, a indústria sul africana tbm tem muita coisa boa.

Vitor Martins
Vitor Martins
14 anos atrás

“a indústria sul africana tbm tem muita coisa boa”. [2]
Concordo plenamente.Por ter sofrido embargos econômicos e militares
em decorrência do apartheid,os sulafricanos desenvolveram vários
equipamentos militares com tecnologia própria:canhão auto propulsado
fuzis anti-material,blindados,mísseis de vários tipos,etc.
Uma parceria militar com a África do Sul seria melhor do que com a
Polônia,em minha opinião.

welington
welington
14 anos atrás

Rodrigo Torres concordo, citei o Krab somente no campo das possibilidades de parceria e compra, pois é um excelente produto, mas concordo que existem melhores opções para nosso cenário Brasileiro, como os sul africanos G6 Rhino (Citado por você), sua variante G6-52 ou até mesmo o T5-52, outra solução interessante seria o Caesar Frances ou o SH1 Chinês…
Um grande abraço Rodrigo Torres…

welington
welington
14 anos atrás

Rodrigo Torres relendo seu comentário verifiquei que deixei de comentar um ponto que não poderia ter deixado de ressaltar. A indústria bélica Sul africana é excelente e extremamente competente, temos muito que aprender com os mesmos e vice e versa. Posso citar rapidamente alguns ótimos produtos como os caminhões SAMIL 20, 50 e 100, veiculo lançador múltiplo de foguetes Valkiri e o Bateleur, o caça tanques Rooikat, blindado de transporte de pessoal iKlwa, Veículo de combate de infantaria Ratel, Viatura táctica média Casspir e Mamba, helicopetero de ataque AH-2 Rooivalk e o excelente MTB Olifant Mk.2, está industria se desenvolveu… Read more »

welington
welington
14 anos atrás

Sem contar a família de mísseis ar ar de curto e médio alcance A DARTER e R DARTER, no qual o A DARTER esta sendo desenvolvido em conjunto com o Brasil. Outro exelente míssil é o míssil anti tanque ZT-6 Mokopa…
Um grande abraço a todos…

Rafael Barreto
Rafael Barreto
14 anos atrás

** OFF – TOPIC ** NOTICIA PARA O BLOG Acordo determina volta de Zelaya à Presidência Negociadores informaram que decisão sobre volta de Zelaya foi tomada Da France Presse Texto: Os delegados do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e do presidente de fato, Roberto Micheletti, chegaram a um acordo sobre a volta de Zelaya ao poder. Víctor Meza, ministro do Interior do governo de Zelaya e negociador do presidente deposto afirmou: – Chegou-se a um consenso no documento sobre o ponto número seis, que é o ponto relacionado à restituição dos poderes do Estado à situação prévia ao dia… Read more »

EL
EL
14 anos atrás

Boa notícia!

Alias, fugindo um pouco do assunto, semana passada um veículo aéreo não tripulado(VANT) estava sendo testado na Academia da Força Aérea em Pirassununga.

julio
julio
14 anos atrás

Realmente a Polonia foi conquitada diversas vezes, mas, sobreviveram como povo e nação. Talvez não disponham da tecnologia dos Russos, Americanos ou Alemães, mas, podem trazer outros tipos de conhecimentos para o Brasil e juntos crecerem. Não devemos menosprezar os poloneses.

Se formos apenas classificar os paises pelo fato de terem sido dominados, o que dirão da China ou da própria França.

Bandeira
14 anos atrás

Rafael, em outro Blog, diz que ONU reconhece que deposição foi LEGAL, e o Governo de Honduras, acaba de negar que tenha havido acordo.Como ficamos? Em quem confiar?

ivan
ivan
14 anos atrás

Temos muitos problemas e soluções para encontrar em nosso país que tem o bonito nome de Brasil, é ruim se preocupar com a casa dos outros, que por tradição política insiste em constantes golpes.
Vamos nos preocupar com o BRASIL.
Honduras que significa funduras, não se pode qualificar de vizinho.
Temos desmatamentos da Amazônia, desvio dos objetivos do MST, transformandos os agricultores e os aventureiros em “Inocentes Uteis”, crescente comércio e consumo de droga nas grandes, médias e pequenas cidades do Brasil, PACs parados por irregularidades apontados pelo TCU etc., aí vamos nos preocupar com Honduras. Francamente!

Paulo Renato
Paulo Renato
14 anos atrás

Caro Ivan,Bandeira.

O tópico não menciona Honduras sim negociações com a Polonia.

Assunto off topic.

Abs.