Ele fazia parte do eixo nazista que quase deixou a Grã-Bretanha de joelhos na Segunda Guerra Mundial, mas documentos históricos agora revelam que o ditador italiano Benito Mussolini já esteve na folha de pagamento da inteligência britânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, Mussolini era um jornalista socialista que dirigia o jornal popular Il Popolo d’Italia em Milão. Na época, a Itália era aliada à Grã-Bretanha e à França na luta contra a Alemanha.

A inteligência britânica estava subsidiando o jornal de Mussolini. Era uma parte de uma campanha maior para fazer com que a Itália permanecesse na guerra

Os serviços secretos britânicos precisavam desesperadamente que Mussolini imprimisse propaganda em prol da guerra para manter a Itália na batalha, disse o historiador Peter Martland, de Cambridge, que descobriu detalhes dos pagamentos semanais de 100 libras feitos pelo MI5 a Mussolini em 1917.

– A inteligência britânica estava subsidiando o jornal de Mussolini e de forma barata. Mas era uma parte de uma campanha maior para fazer com que a Itália permanecesse na guerra – disse Martland.

Martland disse que os pagamentos foram autorizados por Sir Samuel Hoare, um parlamentar que chefiava uma equipe de espiões de 100 pessoas cujo objetivo principal era manter a Itália como aliado. Embora 100 libras por semana fosse muito dinheiro há 92 anos, era uma gota no oceano comparado ao que a Grã-Bretanha gastava no esforço de guerra.

– É muito dinheiro, mas essa guerra estava custando 4 milhões de libras por dia, perto de 13 milhões de libras por semana – disse Martland.

Mussolini contratou brutamontes para espancar manifestantes pacifistas -uma tática que ele reutilizaria com seus camisas-negras fascistas.

– Mussolini estava usando violência nas ruas. Ele era um brigão e estava mobilizando veteranos. Uma das definições do fascismo é que a violência é uma ferramenta política legítima, então esse foi o começo de como seria a era dos Camisas Negras de Mussolini – disse Martland.

Embora Martland diga que o MI5 foi “astuto” em recrutar Mussolini, duvida que “Il Duce” gastou o dinheiro que ganhou dos britânicos na sua campanha bélica.

– Parte do dinheiro subvencionou seu jornal, mas conhecemos Mussolini e sabemos que ele era um mulherengo. Ele achava que era um super-homem, então não é descabido pensar que grande parte deste dinheiro foi para suas amantes – explicou.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Magick
Magick
14 anos atrás

Por isto todo cuidado é pouco com imprensa.

Chacal
14 anos atrás

Deixou quem de joelhos onde,o unico país que resistiu a invasão no seu territorio,venceu a batalha aerea ,ainda ficou de joelhos, essa imprensa não vale nada

Lampião
Lampião
14 anos atrás

Eu acredito mais que os aliados venceram a II Guerra por ter uma melhor rede de inteligencia, espiões e não ter um louco (Hitler//)como centralizador das estratégias do eixo

Lerner
Lerner
14 anos atrás

“Lampião em 15 out, 2009 às 22:35 Eu acredito mais que os aliados venceram a II Guerra por ter uma melhor rede de inteligencia, espiões e não ter um louco (Hitler//)como centralizador das estratégias do eixo” Aliados? Que aliados? Você tá se referindo a URSS né… Porque quem venceu a guerra foi a URSS, o dia D na verdade não tinha mais nada a ver com os nazistas, naquele momento, a alemanha já tava derrotada, sem a invasão da normandia os russos apenas iam demorar e sofrer um pouco mais, mas ainda sim iriam invadir a Alemanha. O dia D… Read more »

Fernando
Fernando
14 anos atrás

URSS venceram a guerra nao acredito no que eu li, eles tiveram uma grande participação na guerra mas vc deve ter esquecido que se nao fosse o rigoroso inverno europeu Hitler teria invadido a URSS inteirinha, quando o inverno chegou ele ja estava nas portoes de Moscou, e outra coisa se nao fosse os aliados talvez o mundo seria diferente hoje dominado por nazistas, estude um pouco de historia ai meu amigo.

Dell72
Dell72
14 anos atrás

Chacal
58 mil toneladas de bombas foram despejadas
em 1942 quando mais 8 milhões de toneladas (barcos afundados) pelo cerco do U-bot (nessa o Brasil entrou na guerra..)
só não foi mais tragico por que os ingleses ja tinham a seu favor uma rede de radares o que aliviava em partes os alvos estrategicos mas que causou dores a população civil pois os bomberdeios tornaram-se indiscriminados. É sabido que só se ganhou folego quando Hitler resolveu partir para o oriente e se deu mal.