Itaipu sofre ‘desligamento total’ e provoca apagão no País

11

Itaipu

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que houve um ‘desligamento’ total da Usina de Itaipu na noite desta terça-feira. A queda teria provoado um efeito cascata em outras linhas do Sistema Integrado Nacional. O ministro afirmou que 14 mil megawatts foram desligados, possivelmente por causas atmosféricas, e consequentemente outras linhas de energia foram afetadas. O apagão atingiu 12 Estados mais o Distrito Federal.

NOTA DO EDITOR: O apagão mostrou novamente como o Brasil é vulnerável em sua infraestrutura, tanto do ponto de vista econômico quanto no estratégico. Itaipu certamente seria um alvo perfeito para um inimigo do Brasil. É preciso criar redundância no sistema elétrico brasileiro e também um sistema de defesa para proteger esse ponto estratégico fundamental do País.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible
Invincible
14 anos atrás

Realmente é um ponto muito sensível de nossa infra-estrutura.

Não só a usina mas as linhas principais que deixam ela. A queda de algumas torres de transmissão deixam boa parte do Brasil no escuro.

Qual seria a estratégia adequado para defender a usina?

O EUA sempre temeram um ataque aos seus sistema de transmissão de energia e gás por parte de terrorista no norte do país durante o inverno.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ahahaha, já já vai aparecer gente falando que foi obra “dus americanu” pra prejudicar a popularidade do “prevfidente”…

Mas que tá estranho tá. O Brasil precisava é de usinas nucleares, espalhadas pelo território, para dividir a responsabilidade com Itaipú Binacional, porque deixar uma única usina, ainda mais na fronteira, responder por 30% da energia do país é uma temeridade.

Mas isso interessa a bem pouca gente…

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Mais sobre o apagão, do G1: ‘O sistema voltou à berlinda’, afirma especialista e ex-diretor da Petrobras – Para Ildo Sauer, só evento climático raríssimo explicaria apagão. – ‘Lições da década de 90 e do início dos anos 2000 não foram aprendidas.’ O apagão que deixou vários estados brasileiros sem luz na noite de terça-feira (10) revela um problema na gestão do sistema elétrico brasileiro para o professor de eletrotécnica e energia da Universidade de São Paulo Ildo Sauer, ex-diretor de Gás e Energia da Petrobrás. “Os gestores não cumpriram seu papel. As lições da década de 90 e do… Read more »

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Felipe,

A capacidade de geração total no Brasil está em torno de 100 mil megawatts.
Itaipu entra com 8 mil megawatts dos 50% brasileiro e o restante é comprado ao Paraguai.
Portanto a queda de 14 mil megawatts representou cerca de 14% da capacidade instalada de geração elétrica do Brasil.
É grave, mais vamos pensar com o número mais aproximado, de 14% a 15% da capacidade.

Abç,
Ivan.

rrdocosta
rrdocosta
14 anos atrás

Ontem a noite estava em BH pegando um avião para Brasilia/Fortaleza, em nenhum momento percebi este apagão. Fui para um hotel e só foi saber do ocorrido pela manhã!! Walt Patterson, autor do livro Keeping the Lights On – Towards Sustainable Energy (”Mantendo as Luzes Acesas – Em Direção à Energia Sustentável”, em tradução livre), afirma que, mesmo países ricos sofrem com a mesma vulnerabilidade. A distancia de Itaipu para os grandes centros consumidores da energia gerada lá é muito grande. Qualquer problema numa da linhas de transmissão causa esse problema. Ele cita grandes blecautes ocorridos em 2003 – nos… Read more »

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Alguém esperava uma reação diferente da administração? Quando muito vão montar um comissão para esclarecer o assunto. Estamos reduzidos a isso!!! A questão estratégica está relegada a segundo plano. Mesmo porque pra esse pessoal longo prazo deve ser o carnaval, e médio prazo o natal! Falando seriamente, não era uma hora de excesso de demanda, uma falha normal não justifica o ocorrido, muito menos um problema climático. Nesses casos haveria uma transferência de carga. Cerca de 15% da energia cortada provocou o corte em mais de 50% do sistema!!! Precisamos descolar dessa gente, discutir e planejar o País, precisamos de… Read more »

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Isso tudo está parecendo cada vez mais com um engôdo. Se fosse por causas atmosféricas a energia não teria voltado na mesma noite. Para uma torre de transmissão falhar ela precisa de algo muito grave que necessitará de reparos. Além disso ele não iria voltar tão rápido. Foram 3 falhas ao mesmo tempo e isso é muito improvável. Realmente é muito fácil colocar a culpa em descargas atmosféricas. É importante lembrar que essa usina tem 40 anos os raios no Brasil existem desde sempre. Só agora isso aconteceu? Essa história pra mim não cola. Para quem assistiu o Jornal Hoje… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Invincible em 11 nov, 2009 às 15:21:

“sabendo que a candidata do presidente foi a responsável por colocar nosso sistema de energia em “ordem”.”

Amigo Invincible, sorte que o Sargentão colocou o sistema em ordem neh? Senão, imagina o que teria acontecido conosco???!!!

Invincible
Invincible
14 anos atrás

De fato ela realmente colocou o sistema em Ordem.

Mas que isso vai de encontra a imagem dela… Isso vai!!!

Wilson "Giordani" de Souza
Wilson "Giordani" de Souza
14 anos atrás

Felipe Cps em 11 nov, 2009 às 9:15

“Ahahaha, já já vai aparecer gente falando que foi obra “dus americanu” pra prejudicar a popularidade do “prevfidente”…”

AmericanU que nada… isso foi coisa do Serra porque a Dilma subiu nas pesquisas… 🙂

[]s

PS: óbvio que foi uma piada.

rrdocosta
rrdocosta
14 anos atrás

A empresa de energia do Paraguai, que não tem implicações políticas neste caso, deu a letra, informando que o defeito ocorreu na região metropolitana de SP, numa linha de 440.000V, e por algum motivo o relé de proteção não funcionou causando reação em cascata.