PEDRO DANTAS – Agencia Estado

vinheta-destaque-forteRIO DE JANEIRO – Após o anúncio da compra de caças para a Aeronáutica e de submarinos para a Marinha, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje que o presidente Lula autorizou o início da fabricação de 3 mil novos veículos blindados de transporte para o Exército. “O presidente autorizou o início do projeto inicialmente chamado Urutu III, agora rebatizado Guarani, que vai substituir todo o sistema de mobilidade do Exército”, disse Jobim, após participar no Rio da troca do Comando de Operações Navais no Porta Aviões São Paulo.

De acordo com o ministro, serão investidos na construção dos Guaranis R$ 6 bilhões ao longo de 20 anos. Os veículos serão construídos pela fábrica Fiat Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais. A licitação foi vencida em 2007. Em abril, a fabricante apresentou uma maquete em tamanho real da viatura blindada na Feira Latin America Aero & Defense (LAAD), no Rio. O motor e 60% dos componentes serão nacionais para diminuir o custo de produção.

A previsão da Iveco é que a primeira unidade fique pronta em 2010 e que 16 veículos sejam testados até 2011. Os exames serão realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio. Os testes vão examinar a durabilidade do veículo, ergonomia e a blindagem estrutural para saber se o Guarani suporta explosões de minas terrestres, por exemplo.

Comparado ao EE-11 Urutu, modelo em uso hoje pelo Exército, o Guarani traria vantagens como proteção blindada superior, maior mobilidade, maior capacidade de transposição de trincheiras, maior capacidade de degrau vertical, ar condicionado, sistema de freio com disco duplo e ABS, GPS, sistema automático de extinção de incêndio e de detecção de laser.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio De Paula
Flavio De Paula
14 anos atrás

“presidente Lula autorizou o início da fabricação de 3 mil novos veículos blindados de transporte para o Exército”

“A previsão da Iveco é que a primeira unidade fique pronta em 2010 e que 16 veículos sejam testados até 2011”

Se ainda vão testar, como já deu ordem para comprar 3 mil???

Ivan
Ivan
14 anos atrás

“O motor e 60% dos componentes serão nacionais para diminuir o custo de produção.”

INACREDITÁVEL, apenas 60% de um blindado sobre rodas será nacional. Estam de brincadeira, pois isso é muito pouco.
Estamos falando de um veículo sobre rodas, com armamento de pequeno calibre (de 7,62mm a 30mm), com o desenvolvimento pago pelo EB.
Deve haver algum engano…

Ivan.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Outra questão à confirmar:

3.000 encomendados.

Ora juntando os Urutus, Cascavéis e M-113 não chega a 1.300 veículos.
Este número está certo? ? ?
Posso estar sendo muito cético, mas estes números (60% e 3.000) precisam ser checados.

Abç,
Ivan.

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
14 anos atrás

Ivan, ele tb tera versoes com armamento mais pesado, afinal, tb ira substituir o cascavel, mas tb acho estranho o numero de unidades a ser comprada. Sempre se falou em algo proximo a mil, mas enfim….Agora, ele não ira substituir o M-113 não, que parece, será modernizado…

Abraços!

carl94fn
carl94fn
14 anos atrás

Bem já tinha lido que estes blindados seriam também fabricados em 8X8 para serem equipados com um canhão mais poderoso como o 105 ou 120mm. Então destes 3000 blindados uma parte terá um destes canhões (mais provável que seja o 105mm).

Se essa noticia se confirmar junto com o sistema antiaéreo, F-X2, submarinos, helicópteros, entre mais algumas que podem aparece ainda como as fragatas novas. Nosso país se torna com certeza o segundo mais bem armado do continente americano.

Tomara que seja verdade!!

Meia Dúzia
Meia Dúzia
14 anos atrás

Só espero que a caixa de marchas dele não seja tão frágil como a do Urutu… Pequena, manutenção complicada, e danada pra quebrar.

Ten. Rocha
Ten. Rocha
14 anos atrás

Guarani???? Esse nome virou piada dentro do EB…

Ten. Rocha
Ten. Rocha
14 anos atrás

Mas aguentar o cascavel com a torre não estabilizada, rotação manual, sem OVN… já estava demais…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Sabem porque já estão encomendando 3.000 unidades, mais do que TODOS os blindados antigos do EB juntos, antes mesmo de testar e experimentar??? Pelo mesmo motivo pelo qual o Rafale foi “escolhido” antes mesmo de a FAB ter entregue seu relatório: O PARTIDO OFICIAL ESTÁ GANHANDO MUITO DINHEIRO COM ESSES CONTRATOS, PRA FINANCIAR A ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM! Em comum entre os três contratos, ou seja, o da Iveco, o do Subs e o do Rafale, temos que serão empresas estrangeiras que farão a maior parte do serviço. Galera, daqui a alguns anos a Suíça vai estar “bombando” de… Read more »

masadi45
masadi45
14 anos atrás

Eu fico sem saber o que pensar. Acompanho há mais de 30 anos assuntos referente a área militar e industrial bélica, principalmente do Brasil , torço muito e muitas das vezes revolto-me. Mas , até hoje , de todos os governos que passaram , nenhum se preocupou com esta questão,ou se quer deu a devida atenção. Agora pelo menos , se é bom ou não, se é crível ou não, se há corrupção ou não , tudo é especulativo, mas está acontecendo algo , algo está sendo feito. “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS ………..” Vejamos o que vem pela… Read more »

R_Cordeiro
R_Cordeiro
14 anos atrás

20 Bi para o EB

http://www.defesanet.com.br/eb1/buys.htm

será que chegou a hora do EB??

carl94fn
carl94fn
14 anos atrás

O Hornet tinha razão… uma hora fica chato!

Parabéns, ao Lula pelo serviço prestado ao Brasil, é pra mim um orgulho telo como presidente.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

É? Olha aqui o Lula, o seu “Filho do Brasil”, o seu “Grande Timoneiro”:

http://construindoopensamento.blogspot.com/2009/11/o-menino-do-mep-e-o-filho-do-brasil.html

Sds.

carl94fn
carl94fn
14 anos atrás

Olha Felipão esse blog não é político só falei o que falei por que acho injusto ataca o cara, chamá-lo de ladrão sem provas em farias matérias.

Mas se ele fez isso com “o menino” sinceramente pouco me interessa, sou do tipo frio que admira resultados, mesmo que seja verdade não ligo só me interesso pelo que faz agora para o país… posso se meio (ou completo) doido admito isso, mas não mudo a minha forma de pensar!

Quero resultados só isso, não me importa as formas meios ou indivíduos…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Beleza Carl94fn, vc é do tipo para o qual “os fins justificam os meios”? É isso? Vc quer “ver o oco” é isso mesmo?

Sds.

carl94fn
carl94fn
14 anos atrás

“os fins justificam os meios”
Essa é uma filosofia que sigo ao pé da letra há muitos anos desde minha infância… as coisa são como são e não como deviam se, este mundo é duro e sem piedade de nada ou ninguém… temos que aceita isso (bem eu aceito…)

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

É justo carl94fn. Cada um segue o estilo de vida que quer. É um país livre (ainda). Vc é casado? Não? Bem, imaginando que fosse (nem sei se é, mas só por hipótese). Se eu matasse vc para ficar com sua mulher, vc, do alto de sua perfeita filosofia de vida, diria o q? Q os fins justificaram os meios? Não né? Mas pra mim seria uma desculpa muito boa! Amigo, nós não somos animais irracionais. Temos uma coisa que nos diferencia do restante dos animais que é a cultura. Dessa cultura, derivam os valores. E estes existem objetivamente: qualquer… Read more »

v lodo
v lodo
13 anos atrás

acredito apenas que sao investimentos que tendem a manter a industria militar nacional ponto maximo de manutençao de qualquer guerra e acredito que este é apenas o começo dos investimentos as nossas gloriosas FAAs acredito que apos isto deverao ser deselvolvidos NAes nacionais blindados pesados ou uma versao nacional relembrando os tempos do EE-Osorio sistemas de defesas antiereas de media altura pois as FAAs sao cegas nesta area e novos caças bombardeiros com capacidade de utilizaçao em NAes para substituir os AMX que demonstrarao excente desempenho na antiga Iuguslavia. integraçao total das FAAs com os malditos traidores da decada de… Read more »

RAMBO
RAMBO
13 anos atrás

A ENGESA faliu, porque blindados nao sao carros que vendem aos milhoes, dependem de peças de diversos fornecedores, que vao desde simples retentores a complexas engrenagens. O AMX no final das contas nao era supersonico, nem o pneu fabrica-se mais, porque a EMBRAER nao é fabricante de pneus sem falar em diversos fornecedores que nao fabricam mais diversos componentes, nos balcãs os AMXs italianos precisavam da proteção dos F16 para operar, nao operavam com tempo ruim, etc. Conseguir um contrato para que os veiculos blindados sejam fabricados aqui com indice de nacionalizaçao de 60% é muita competência sim. Nem o… Read more »

RAMBO
RAMBO
13 anos atrás

Não devemos esquecer que nunca produzimos a parte inteligente de nossos vetores e blindados. O Osório, Cascavel e Urutu destinados ao mercado interno não tinham telemetro a laser e outros sistemas que eram importados. Toda a parte inteligente de nossas aeronaves sao importadas, ate componentes como banco ejetavel, hélices de passo variavel, computador de tiro, etc. sao projeto e fabricaçao estrangeira. O pouco que é fabricado aqui para o ALX é montado aqui com componentes de fora. Os radares de nossos navios nao sao nacionais. O sistema ASTRO é cego, porque sao foguetes e nao misseis, portanto nao servem como… Read more »

mr
mr
13 anos atrás

é verdade que o exército brasileiro procura áerea para fábrica de brindados?
alguémpoderia me responder.

Curvo
Curvo
13 anos atrás

O ano para os primeiros ficarem prontos é 2010, alguém tem alguma notícia sobre estes ????????
Ou será mais uma novela FX-XX