vinheta-clipping-forteOs Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira o envio de mais 2.000 fuzileiros navais para o Haiti, desviando tropas que estavam rumo à África. Os EUA estimam que terão um total de 16 mil militares no Haiti e na costa do país até o fim de semana, trabalhando no auxílio a vítimas do terremoto do dia 12. O número atual já suplanta os cerca de 9.000 militares da Força de Paz das Nações Unidas, a Minustah, responsável pela segurança, e os reforços deixarão os EUA com mais de 12 vezes o contingente brasileiro, o maior da missão, que era de 1.266 antes do terremoto.

O Conselho de Segurança da ONU também aprovou nesta terça-feira o envio de mais 3.500 homens para a missão de paz, e o Senado brasileiro marcou para a próxima segunda-feira (25) a votação de um pedido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que prevê o envio de mais 1.300 militares brasileiros para a Minustah. Segundo o ministro, 900 militares seriam enviados imediatamente e 400 formariam uma reserva.

Oficiais da Marinha americana informaram que o grupo de três navios USS Nassau Amphibious Ready zarpou na segunda-feira rumo ao golfo Pérsico e à África, mas foi desviado para o Haiti, para ajudar no esforço humanitário após o terremoto.

O grupo é formado por fuzileiros do Estado da Carolina do Norte, e deve unir-se a um grupo de outros 2.000 em seu caminho para o Haiti, aonde pode chegar já nesta quinta-feira. O primeiro grupo de cerca de 2.000 fuzileiros navais já está na costa do Haiti e desembarcou pela primeira vez nesta terça-feira.

Um funcionário do Pentágono diz que há cerca de 11.500 militares americanos no Haiti ou em navios na costa do país, incluindo um porta-aviões nuclear, número que deve ficar próximo de 16 mil até o fim de semana.

Nesta quarta-feira, o navio-hospital americano Comfort, da Marinha americana, ancorou na costa de Porto Príncipe, com cerca de 550 profissionais de saúde, somando-se a equipes de cerca de 30 outros países que tentam tratar os feridos. Cerca de 250 mil pessoas ficaram feridas no terremoto e grupos de ajuda dizem que muitas pessoas têm morrido por falta de cuidados médicos ou equipamentos adequados.

O Comfort conta com 1.000 leitos e capacidade para atender desde feridas leves a operações complexas. Ele participou de missões humanitárias no Haiti em abril, quando promoveu serviços médicos gratuitos, e desde esta terça-feira já estava recebendo vítimas do terremoto, transferidas de helicóptero.

Oito hospitais, a metade deles de campanha, estão funcionando atualmente em Porto Príncipe. O terremoto de 12 de janeiro causou pelo menos 75 mil mortos e 250 mil feridos, segundo autoridades haitianas. Entre os brasileiros, foram confirmadas 21 mortes –incluindo 18 militares da Minustah.

“Não se sabe com precisão quantos pacientes estão aqui. Milhares, possivelmente muito mais. O número aumenta cada vez que se abre uma nova unidade médica”, disse nesta quarta-feira na capital haitiana o coronel americano Richard Ellison.

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, ordenou também nesta quarta-feira o envio ao Haiti de uma embarcação especializada em limpeza de portos, informou a agência de notícias das Forças Armadas. A foi tomada depois que mais um tremor, de 6 graus na escala Richter, atingiu o país na manhã desta quarta-feira.

Nos últimos dias, cresceram os desentendimentos entre ONGs e as autoridades internacionais e as críticas ao papel de liderança assumido pelas forças americanas, que controlam o aeroporto de Porto Príncipe desde semana passada. As autoridades dos EUA e da ONU negam problemas e dizem que a divisão de tarefas é clara, com os americanos a cargo da ajuda humanitária e distribuição, podendo eventualmente atuar em autodefesa.

Mas o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, principal crítico de Washington na América Latina na atualidade, acusou os EUA de ocuparem o Haiti sob pretexto de prestarem ajuda. Em visita ao Haiti, nesta terça-feira, o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, disse que os EUA pretendem estabelecer uma presença militar permanente no Haiti, dentro de uma estratégia para “controlar o continente”.

FONTE: Folha Online, com Associated Press, France Presse e Efe

POSTS RELACIONADOS:
  1. Brasil vai ficar ao menos mais cinco anos no Haiti, diz Jobim
  2. Jobim diz que pediu aprovação para enviar mais 1.300 ao Haiti
  3. EUA, França e Brasil brigam por predominância no Haiti, diz ‘Spiegel’
  4. Número de militares brasileiros mortos em terremoto no Haiti sobe para 16
  5. Leia a íntegra de comunicado conjunto dos governos de Haiti e EUA
  6. EUA não vão se sobrepor a Minustah no Haiti, diz adido militar
  7. Exército afirma que quatro militares brasileiros morreram no terremoto no Haiti
  8. Ministério da Defesa divulga lista de 14 militares brasileiros mortos no Haiti
Tagged with:
 

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK

61 Comentários to “EUA ampliam forças e preveem ter 12 vezes mais militares que o Brasil no Haiti”

  1. Bayron disse:

    Os caras definitivamente querem anular o surgimento de qualquer outra liderança no continente. Eles simplesmente tem sufocado qualquer iniciativa diplomática brasileira… estão é com medo do cenário mundial daqui uns 50 anos, sabem das potencialidades de cada país emergente.

  2. Antonio M disse:

    A liderança brasileira primeiro deve ser dentro do Brasil.

    Um país que pára a cada carnaval e a cada dois anos por causa de eleições, onde adversários se matam por uma boquinha no poder mas que já estão aliados logo no 2º turno e no governo, querem lidera o quê lá fora?

    Que façam primeiro a lição de casa, onde tenhamos saúde, educação, saneamento, infraestrutura decentes e tudo mais no que se diz em relação a país decente e que sabe como usar o dinheiro dos suados impostos dos contribuintes.

    Com um pouco mais, os EUA enviam somente para o Haiti quase que todo o poder de fogo das marinhas latino-americanas somadas !!!

    Líder global em quê ??!?! Só se for em corrupção e mau uso do dinheiro público!

    Chega de fazermos castelos de areia!

  3. Gen da Banda disse:

    Os lobos do Pentágo agiram rápido e eficientemente.

    O oportunismo,além da dissimulação é fator determinante para o predador subjulgar a presa.

    O Pentágono é um Predador Global imbatível e invencível.

    O Pentágono é o DONO DO MUNDO,exceto a poderosa Rússia.

  4. Julio disse:

    Não vejo o ato dos EUA como briga pela liderança no Continente. Até porque o Brasil não ameaça os EUA. Se ainda existe alguma liderença do Brasil, se restringe à America do Sul. Ademais, a condução no caso Zelaya abalou seriamente a confiança do Brasil junto aos países latinos.

    Por outro lado a incapacidade do Brasil em mobilizar grandes forças para enviar para o Haiti de imediato é puro reflexo da penúria que vivem nosssa FAs, os americanos demonstraram quem manda e quem deve obedecer. Lula ligou para Obama pedindo ajuda – saiu na imprensa.

    Os EUA agem como força de intervenção com dois propósitos: Demonstrar força e evitar que os Haitianos busquem alçançar a costa americana e impedir que o país se torne uma nova Somália, seria muito ruim para os EUA.

    E a segunda intenção dos americanos é puramente econômica. O país terá que ser reconstruido e os Americanos veem uma forma de empregar as empresas americanas lá. A comunidade mundial é que irá bancar, então as empresas americanas vão lucrar.

  5. rogeriolanducci disse:

    Meu caro Antonio M,

    assino embaixo o seu comentário.

    []s

  6. Muham disse:

    Esta mobilização tão rapida serve de “aviso” aos paises sulamericanos (Venezuela)

    Por que não unir o util ao agradavel!?

    Ajuda humanitaria de um lado, recado do outro!

  7. Antonio M disse:

    Depois da … e do papelão do Brasil com o episódio Zelaya, os EUA podem estar sim mandando seu recado para brasileiros e Hugo Chaves, que por via dessa marionete hondurenha, queria ele implantar mais um foco bolivariano na américa central.

  8. Nélio disse:

    Temos é muita sorte, se um fato desses acontece aqui no Brasil não teriamos condições nem mesmo de suprir as nossas próprias necessidades. Deixemos os Americanos fazer o que lhes compete, já que são uma verdadeira “Nação”, podem se dar o luxo de mandar seus homens e mulheres fazer alguma coisa pelos outros.

    Brasil, mostra a tua cara!

  9. WDias disse:

    Como alguns comentaristas já dizem é a “Doutrina Powell” que apela à força esmagadora apontada para objetivos políticos muito claros, aplicada em tempos de paz.

    Para o bem, ou para o mal, entrem com tudo !

    Enquanto isso o Force Commander da MINUSTAH insiste em dizer que, diante das imagens que nos chegam do Haiti, a segurança está sob controle, me faz lembrar uma anedota em cujo trecho o protagonista diz: “estou todo borrado, mas tô calmo, tá tudo sob controle”…

    E o país “líder”…, mais um eufemismo, o maior deles Sr. Jobim, da MINUSTAH, discute enfandonhamente, aguardando seus parlamentares reunirem-se apenas na semana que vem, afinal ninguém é de ferro, e o que é a tragédia no Haiti para reuniões de emergência em meio ao recesso parlamentar ? Sim, enquanto isso esse país discute dobrar seu contingente militar para 2.000 e poucos soldados…

    E QUEREM QUE TODOS ESSES MEIOS MILITARES DOS EEUU, TODAS ESSAS BELONAVES, AERONAVES, SEUS OFICIAIS, MARINHEIROS E FUZILEIROS, SE SUJEITEM A UM STAFF POLÍTICO E MILITAR COMO NOSSO ? POR SIMPLES CAPRICHO HIPOCRITAMENTE INVOCANDO-SE UM MANDADO DA ONU ? CUJAS TROPAS NO HAITI SÃO FINANCIADAS PELOS EEUU EM 70% DE SEUS GASTOS ?

    Poder é poder, não requer adjetivo, nem mandado, de quem quer que seja.

  10. Barracuda Mocambicana disse:

    Bom ou ruin os americanos e quem sempre resolve a parada… isso e historico vide as guerra mundiais, nao gosto do Ianques , mas, eu me pergunto na hora que o bicho pega e eles que resolve, ninguem pode negar isso

    abs

    Barracuda

  11. Gen da Banda disse:

    Epa Barracuda !

    Calma meu caro.

    Os responsáveis pela 2ª guerra mundial,foram causadas justamente pelos lobos do Pentágono(Elite colonizadora armamentista) que usam a CIA para promover INTRIGAS e SABOTAGENS ao redor do mundo.

    Eles promovem as guerras;vendem as armas;ajudam a destruir os países;invadem plantando suas Bases Militares que hoje somam 872 em 46 países;se apropiam das riquezas do país;ficam bilhonários através das suas empresas de reconstrução do país devastado; e é assim a vida da elite do Pentágono,que vive Rica,Segura e Feliz.

  12. Felipe Cps disse:

    Antonio M em 21 jan, 2010 às 10:26:

    PERFEITO! PARABÉNS!

    Abs.

  13. Felipe Cps disse:

    Gen da Banda em 21 jan, 2010 às 15:07

    “Os responsáveis pela 2ª guerra mundial,foram causadas justamente pelos lobos do Pentágono(Elite colonizadora armamentista) que usam a CIA para promover INTRIGAS e SABOTAGENS ao redor do mundo.” (sic)

    DEIXE EU VER SE EU ENTENDI, FORAM OS EUA QUE FIZERAM A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? E JÁ USAVAM A CIA EM 1939, MESMO ANTES DELA SER CRIADA (1947)? :)

  14. Bayron disse:

    Eles querem motrar para a AL que se for preciso são capazes de mobilizar um contigente militar significativo antes que possamos estalar os dedos.
    Além de ser uma valiosa ajuda ao Haiti, eu entendo isso como um recado a qualquer lider mais pretencioso da AL, pricipalmente o Chavito.

  15. Paizão disse:

    A vontade do Brasil em “continuar liderando” as tropas americanas é simplesmente mera vaidade.

  16. WDias disse:

    O texto é impróprio ao post em questão, mas pela “relevância da asneira”…, que tava demorando de quem partiu, lá vai:

    O GLOBO – RIO – 21/JAN/2010 – “Em um comunicado divulgado na rede estatal de televisão venezuelana “Vive”, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que “o sismo do Haiti foi um claro resultado de um teste da Marinha americana” com “uma de suas armas de (provocar) terremoto”. Chávez citou um relatório preparado pela Frota Russa do Norte e disse que o “terremoto experimental dos EUA devastou o país caribenho”, informa o jornal espanhol “ABC”.

    Esse homem deve ser transferido imeditamente para o USNS Confort com sintomas de stress pós traumático…, não agüentou ver tanto poder diante da costa bolivariana…

  17. Celso Cruz disse:

    se os ianques contribuiram para a 2ªGM? quem sabe… existe um documentário que “liga” a CIA (pós 2ª GM) aos nazistas… procurem por “The CIA and The Nazis” no Google ;-)

  18. Marine disse:

    O nivel continua caindo hein….

    Agora quem comecou a 2GM foi os EUA, e as teorias de conspiracao que culpam a CIA por desde a morte de Cristo ate a de PC Farias continuam….Quem dera a CIA fosse tao boa e capaz de tudo pelo o qual a culpam!

    Me disseram que a importancia dada a educacao no Brasil havia caido mas nao sabia que era tanto…

  19. Barracuda Mocambicana disse:

    “…Gen da Banda em 21 jan, 2010 às 15:07

    Epa Barracuda !

    Calma meu caro.Os responsáveis pela 2ª guerra mundial,foram causadas justamente pelos lobos do Pentágono(Elite colonizadora armamentista) que usam a CIA para promover INTRIGAS e SABOTAGENS ao redor do mundo…”

    Tipo eu nao sei disso, favor citar as fontes , se dizer que perl harbor os americanos deixaram acontecer para EUA deixaram para entrar na 2 ° guerra e um coisa, mas, falar que eles causaram so vendo provas mesmo. Pelo que sei ninguem levava muitos os USA a serio a 2° guerra(nao leve a pé da letra isso), aparti do pos guerra,mediante a um seria de fatores….(nao vou citar) eles se transformaram no que é hoje. Mas, posso esta errado so queria as fontes para saber mesmo.

  20. angelo disse:

    Tremei bolivarianos, socialistas do século 21 hehehehehe. Vai ver que a ONU e os estrategistas brasileiros gostariam de discutir mais uma semana, de que forma seria entregue a ajuda humanitária aos desventurados haitianos. Felizmente temos os EUA, com sua logística, com sua competência e rapidez. Os haitianos agradecem.

  21. marco antonio disse:

    Pessoal eu já postei aqui no blog que o Brasil não tem uma logistica igual aos EUA,só se houver uma guerra nos moldes da WWII,e isso nunca mais vai acontecer,vamos botar assim,2 fabricas,uma com poder de fabricar 1000 peças dia outra com poder de fabricar 200 peças dia quem vai poder suprir mais rapidamente as necessidades do campo de batalha,é isso ai pessoal os caras tem mais poder de mobilização que o Brasil isto não que dizer que somos piores que eles muito pelo contrario,o militar Brasileiro é muito bom,só não estamos em estado de alerta as 24hs do dia,é isso ai um abraço a todos.

  22. Barracuda Mocambicana disse:

    #
    marco antonio em 21 jan, 2010 às 20:41
    e isso nunca mais vai acontecer,

    nunca diga nunca, com relacao ao resto do seu comentario acho que vc esta tapando o sol com a peneira, o Brasil é ferrado sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, mas, os brasileiros tem o pais que merece!!!!!!!!!!,com relação a mobilização e de hoje que o Brasil planeja ser “potencia” logo o que os EUA fazem mostram o que e realmente um potencia, reitero minha fala quando o bicho pegar sao os americanos que resolvem a parada…..

  23. Gen da Banda disse:

    Caros Cavalheiros.

    Pesquisem:

    1-Qual elite colonizou os EUA.
    2-Qual elite criou e sempre dominou o Pentágono
    3-Quem são os propietários e comerciantes Bélicos dos EUA.

    Sabendo as 3 queatões acima,entenderão os verdadeiros motivos das guerras.

    Boa pesquisa.

  24. Marine disse:

    Gen da Banda,

    Ao inves de dizer pro pessoal “pesquisar” teorias de conspiracao na internet que alias aceita o que qualquer um quiser que tal o senhor postar aqui pra nos as suas fontes e assim “iluminando” nossas mentes…

  25. Noel disse:

    “Marine em 21 jan, 2010 às 18:06

    Quanta asneira!!

    Quanto mais leio o blog ultimamente mais vejo que o brasileiro em geral nao tem o menor conhecimento do povo, governo e FAs americanas,…” (NAVAL)

    Marine em 21 jan, 2010 às 23:38

    Cara, não se desgaste com essas figuras, vc vai apenas se aborrecer, não merecem que se perca um segundo com eles.
    Você observou que, baseando-me no seu comentário no Naval, muita gente boa parou de comentar, ou reduziu a participação?
    Pois é, infelizmente tem muita gente raivosa ultimamente por aqui, e “raiva” não tem cura.
    Bye.

  26. SAS disse:

    Dá dó ver os comentários aqui. Poucos como o Antonio M tem a visão da situação. Caiam na real: o Brasil não é líder de nada, nem nas Américas, nem em lugar nenhum. Líder na falcatrua não serve de nada! Políticos medíocres se achando importantes! Nem conhecimento eles tem para comandar o país, quiçá para comandar uma operação de ajuda humanitária. Haja paciência! O Tio Sam é quem manda no mundo e continuará assim por muito tempo pois eles cuidam do próprio quintal muito bem! No Brasil, muita gente precisa estudar e se informar para pensar em estar na posição de discutir fatos complexos como geopolítica. Aceitem: nosso país é pobre e como pouquíssima gente preparada.

  27. KeplerK disse:

    OK, 16 mil militares americanos. Quantos ficaram embarcados? Quantos vão realmente botar o pé na rua e sentir o cheiro do povo haitiano? Aposto que vai ser um número bem menor do que esses 16 mil.

  28. Barracuda Mocambicana disse:

    Noel em 22 jan, 2010 às 2:20

    Nao entedi seu Post… mas, para mim e apenas a opinião dele…. e tem muita coisa a ser pensada por tras das palavras dele mesmo.

  29. Barracuda Mocambicana disse:

    Marine em 21 jan, 2010 às 23:38

    Desculpe mas quando leio o que vc comenta sempre me bate um agulha na perna,com relacao a esse comentario eu direi assim… O que vc prefere informacao pronto ou aprender a buscar sua informacao pensar, e criticar? por isso ele falou para vc pesquisar sobre isso e aquilo, senao seria como os desjornais, novelas, e outras coisas que te alienam e te mostram um unica verdade, aquela que faz vc nao refletir em sua propria condicao. Pense nisso nao seja critico com isso, mas, nao sou contra se alguem quer somente receber informacao sem pensar, alias isso e a vontade da teoria que o cara queria que vc pesquisa-se assim e mais facil de doutrinar. No caso de pessoas nao comentarem mais, tem uma logica simples mas um pouco rebuscada, nao vou falar deixarem vc pensar pois acho que voce precisa exercitar o cerebro tbem, alem do seu corpo, acho que voce nao sabe um soldado tenque ter inteligencia tbem….

    Peço desculpa se fui direto d+++

  30. Vilas Nobre disse:

    Eu fico impressionado com a capacidade da imprensa atual em pegar fatos isolados e sem importância e produzir intrigas mirabolantes. Gente, não embarquem neste tipo de coisa… o objetivo desta comoção toda é obter mais audiência e consequentemente mais anuncios e mais grana. É preciso analisar de forma mais crítica o que vem da imprensa… por exemplo:

    1. Isto tudo começou a partir de uma reclamação pontual do Brasil (e de alguns outros países, inclusive por parte de algumas equipes de resgate Norte-Americanas), quanto à questão do controle de tráfego aéreo e fluxo de aeronaves. Como líder da missão de paz é natural que o Brasil precisasse ter prioridade em seus vôos para cumprir com suas atribuições. É natural também que num primeiro momento de caos a situação fique complicada e a resposta não seja a ideal. Mas isto melhorou, tanto que ninguem mais do Brasil reclamou a respeito, embora os EUA estejam abrindo novas pistas de pouso, inclusive para aumentar o fluxo da ajuda.

    2. Vamos ao básico. Os EUA querem “colonizar” o Haiti ? As pessoas parecem esquecer que para que exista uma mobilização militar devem existir benefícios (objetivos ou subjetivos) a serem alcançados que superem os custos decorrentes disto. A troco de quê os EUA colonizariam o Haiti ? Acesso comercial a um mercado consumidor rico (no Haiti?) no qual ele não teria acesso sem uma intervenção militar ? O Haiti tem recursos naturais abundantes e de extrema necessidade para os EUA, que não poderiam ser obtidos por meios normais e que exigiria uma ocupação ? O Haiti representa um risco de segurança, uma ameaça significativa para os EUA o que justificaria todos os custos associados? A ocupação do Haiti traria alguma forma de benefício político dos EUA no mundo? Gente, guerra é uma questão de custo/benefício. Nínguém faz guerra sem um objetivo, um interesse concreto. Insisto na pergunta: Qual o benefício que os EUA teriam em colonizar o Haiti ?

    2. Seguindo a mesma lógica, a tese de que o Brasil estaria “disputando” território com os EUA implicaria em que o Brasil teria interesse em ocupar o Haiti (por quaisquer dos motivos citados antes) e isto seria conflitante com a posição dos EUA. Pergunta: Qual seria o interesse do Brasil em colonizar o Haiti ??

    3. “EUA ampliam forças e preveem ter 12 vezes mais militares que o Brasil no Haiti”. E daí !!!?? Porque isto seria um problema, se não existe disputa militar entre EUA e Brasil ? A imprensa está começando a comentar que o Brasil vai ampliar o contingente militar no Haiti, mas que mesmo assim ficará “em desvantagem” em relação aos EUA… e daí !??? Estão insinuando que o problema de segurança do Haiti é devido às tropas americanas !??? Não gente, o Brasil está ampliando o efetivo pois a situação de segurança efetivamente se deteriorou e requer mais pessoal, só isto.

    Nem vou comentar as declarações do Chavez pq isto é só retórica…

  31. Parthenon disse:

    Poxa… o nivel caiu neste topico, fora que sairam totalmente do tema, e depois insistem que o pessoal que NÃO pagam a “trilogia”, é que baixam o nivel.

    lamentavel,mas fica claro que o nivel nada tem haver com quem paga e não paga. muitos posts teriam que serem excluidos.

    Quanto ao topico, o Brasil teria que ter enviado tropas em menos de 72hs, ocupado o aeroporto e porto (mesmo destruido) 3 ou no maximo 6hs depois do terremoto, ou como será que imaginavam os generais da MINUSTAH, que chegaria as ajudas??? até outro dia o portoestava lá abandonado, e por que o Brasil e sua aliada França, não enviaram tropas, para ocupa-lo, agora os Militares do EUA, ocupam o mesmo.

    O que o Brasil fizer, terá que pedir autorização aos militares dos EUA, vergonhoso.

    Outra questão, temos que mudar nossas LEIS, se uma vez aprovado o envio de tropas pra ONU, envio posteriores NÃO DEPENDERIAM mas de APROVAÇÃO do congresso, e assim teriamos uma rapida reação, o Presidente e o Ministerio da Defesa (ridiculo este nome defesa), teriam que ter poder de REAÇÃO, concerteza temos que hoje no minimo enviar o dobro do que já possuimos, mas … não tenho certeza que teriamos estrutura de organizar.

    O numero 5.000 homens vejo viavel pra nossas FAs no HAITI, mas é suicidio e loucura, mas 5.000 o Brasil tem que tentar sustentar, é o minimo pra uma nação que tenta se por como lider da Americ do Sul.

    Outro ponto de vista “meu”, é que cada vez mas a MARINHA DO BRASIL, mostra que realmente é das 3 FORÇAS a principal, a que mereçe mas INVESTIMENTOS e FINANCIAMENTOS, creio qe teremos que ampliar o numero de Fuzileiros Navais, Marinheiros e outros, fica claro o poder das Marinhas de Guerra no mundo ATUAL e GLOBALIZADO.

  32. Vilas Nobre disse:

    Só acrescentando, eu acho engraçado que a mesma imprensa que está insinuando agora que 1300 homens adicionais é “pouco” 2 ou 3 anos atrás noticiava que o Brasil não deveria sair no Haiti, que o custo não compensava, que o dinheiro seria melhor aplicado resolvendo os problemas internos…

  33. Vilas Nobre disse:

    Corrigindo: Onde tem “não deveria sair no Haiti” leia-se “deveria sair do Haiti”. Desculpem a falha.

  34. Manoel disse:

    muita gente- felismente- ja postou suas opiniões-infelismente, muitos ainda se manifestam contra os Americanos, automaticamente-se eles tomam a iniciativa, estão querendo o Haiti , se não , estariam se omitindo como um bom País capitalista.
    não temos condições de uma ajuda maior- nosso PAviões ta paradaço,os navios de transporte são velhos, os Hercules e 707 idem, enfim, vamos deixar o “Tio Sam” continuar o auxilio, e,depois, repensar a atuação das forças da ONU, muito bem dirigdas pelo Brasil, mas que em varios anos, não conseguiu ,por falta de recursos-ou vontade =- criar uma estrutura nas areas de saude, educaçãoeconomia,etc,etc.
    agora é hora de houvir a voz da razão e não as babozeiras,incrivelmente estupidas, do Chavez e cia.

  35. Felipe Cps disse:

    Marine em 21 jan, 2010 às 18:00:

    Marine, não perca seu tempo. Isso aqui com comentário aberto se cobrir vira circo, se cercar vira hospício. Vou parar de comentar, só retorno quando fecharem de novo: é muita gente absolutamente desqualificada pra comentar em blog de receita culinária, imagina em um blog de defesa.

    Abraço, amigo.

  36. Luan disse:

    Barracuda Mocambicana em 22 jan, 2010 às 7:12

    Vixx broe,vc foi INdireto demais,seu tiro passou longe!

    Gen da Banda em 21 jan, 2010 às 22:44

    Hum?!?

    Falta conciencia histórica na mente dessa mulecada.

    []‘s

  37. Bayron disse:

    Oque eles querem é a garantir que suas empresas é que reconstruirão o Haiti… recursos para isso existirão e quem irá construir será o país com presença mais forte, logo, eles sabendo disso, encheram o Haiti de militares e nem precisam fazer guerra para isso como no Afeganistão e Iraque. O negócio deles é lucrar com reconstrução, isso vem desde a segunda guerra.
    Antes eles estavam cagando e andando p Haiti que já estava todo fudido.

  38. Barracuda Mocambicana disse:

    Luan em 22 jan, 2010 às 10:16

    Nao passou longe, já viu aquele ditado quem sabe ler um pingo e letra, pelo que vi vc nao entendeu, fazer o que paciencia…

  39. Barracuda Mocambicana disse:

    Felipe Cps em 22 jan, 2010 às 9:39

    Eu me pergunto o que é um pessoa qualificada? em sua visao, tal vez vc nao goste que as pessoas tem visao diferentes das suas ou da do blog, etc…. Sinseramente se for para fechar em um grupo nao era melhor criar um grupo para os senhores, assim poderia trocar conversas muito tecnicas somente vc, pensar em um mundo cor de rosa, acorda alice….

  40. caravlhomtts disse:

    Sr Barracuda Moçambicana,o Brasil “um pais ferrado”em que contexto o sr quer dizer isso,o Brasil tem suas mazelas sim como qualquer pais do mundo,um abraço .

  41. Raphael disse:

    Concordo com o Antonio M. Realmente não há como almejar uma liderança global a curto prazo, sendo que vemos todos os dias a sequencia de acontecimentos vexatórios dentro do própio país, como, por exemplo o caso do mensalão do DEM, que, aparentemente, vai terminar em pizza. Isso é um absurdo, simplesmente um acontecimento revoltante, independentemente de sigla partidária, algo assim não deveria ser ignorado. E no caso Haiti, gente, é impossível, impossível, atualmente, não só para o Brasil, mas para a grande e esmagadora maioria do mundo, se contrapor aos EUA e seus interesses, infelizmente o poder está ao lado dos Titãns do Tio Sam, e, quanto a isso, nos resta cumprir a missão designada de forma honrosa e nos preparar cada dia mais para que no futuro haja condicções de firmar nossas posições e defender nossos interesses, seja dentro de nosso país ou perante a comunidade internacional! Esse negócio de que fulano ligou pra Hillary, que beltrano falou com o Obama é pura BALELA! Puro desgaste diplomático que não renderá fruto algum, nóos NÃO TEMOS CONDIÇÕES de ajudar o país caribenho sozinhos, se os americanos insistem tanto, poxa, sorte dos haitianos, imaginem se os Eua não estivessem nem aí!! Agora uma coisa é muito boa nisso tudo…o Hugo Chavez deve estar adorando a idéia de os americanos porventura isntalarem bases militares no Haiti….

  42. o secretário americano para assuntos do ocidente Valenzuela disse que se o Brasil quer mandar, deve botar a mão no bolso. E lá foi o LULA com medida provisoria de 375milhoes. Dizem que 200milhões para a Defesa, até que enfim.
    Na verdade os haitiamos precisam ser retirados urgentemente das ruas, dos destroços da cidade e alojadas em campos com minimo de infra estrutura, agua encanada potavel, abrigos, etc.
    Um material muito bom que é de facil instalação é o madeirit que poderia ser transportado de avião para os campos de refugiados para a construção de abrigos, melhor que construir em alvenaria no momento.

  43. Luan disse:

    Barracuda me desculpe,vc deve ser o tipo de pessoa que aprendeu a diferença de um AR-15 e um M-16 hj de manha.

    Não tente fazer mais uma vez o que disse no comentario anterior,não tente ensinar doutrina nem a ser um soldado com pessoas que vc sequer conhece.

  44. GERSON VICTORIO disse:

    ABAIXO

    O MELHOR COMENTÁRIO DOS ÚLTIMOS TEMPOS …BELA ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO..AINDA HÁ ESPERANÇA NO BLOG…RSRSR

    Julio em 21 jan, 2010 às 11:19

    “Não vejo o ato dos EUA como briga pela liderança no Continente. Até porque o Brasil não ameaça os EUA. Se ainda existe alguma liderença do Brasil, se restringe à America do Sul. Ademais, a condução no caso Zelaya abalou seriamente a confiança do Brasil junto aos países latinos.

    Por outro lado a incapacidade do Brasil em mobilizar grandes forças para enviar para o Haiti de imediato é puro reflexo da penúria que vivem nosssa FAs, os americanos demonstraram quem manda e quem deve obedecer. Lula ligou para Obama pedindo ajuda – saiu na imprensa.

    Os EUA agem como força de intervenção com dois propósitos: Demonstrar força e evitar que os Haitianos busquem alçançar a costa americana e impedir que o país se torne uma nova Somália, seria muito ruim para os EUA.

    E a segunda intenção dos americanos é puramente econômica. O país terá que ser reconstruido e os Americanos veem uma forma de empregar as empresas americanas lá. A comunidade mundial é que irá bancar, então as empresas americanas vão lucrar.”

    APÓS RELEREM…QUEM SABE ALGUNS APREDEM A COMENTAR ASSIM….:wink:

  45. Beretta disse:

    Aff,quanta teoria de conspiração boba.
    Os EUA,como nação maior nação do planeta em termos econômicos,mais influente em termos políticos,e com a maior força militar também nada mais ”natural” do que prontamente mostrar serviço e solidariedade ao Haiti,foi uma coisa muito positiva ao meu ver esse enorme contigente de soldados distribuindo comida,água,medicação e recebendo aviões com mantimentos no avião.

    São poucos os países que hoje tem em pronto estado uma logistica para mandar soldados/provisões tão rapidamente,enquanto eles mandam 16000 o Brasil luta contra a burocracia para mandar mais 1300.

    *Invadir e tomar o Haiti?…Puff foi a maior asneira que li hoje.O Haiti já está completamente controlado em termos de segurança,o que inviabiliza compras vultosas de empresas bélicas por parte do governo americano,destruindo a hipotese destas empresas estarem fazendo lobby por isso.

    *O Haiti não tem a menor infra-estrutua básica,nem qualquer instituição sólida de governo,o país é um caos total em logística e recursos humanos,quem seria idiota de manter um exercito de 16,000 em um país que é literalmente uma favela gigante? Não apresenta a menor pespectiva de investimento e ou operação para as empresas.

    Tem gente que proucura cabelo na gengiva.

  46. FLY disse:

    Vilas Nobre em 22 jan, 2010 às 8:37

    (1)Os EUA querem “colonizar” o Haiti ?

    Nunca houve colonização e nunca haverá. O que há é que é um espanto a pronta resposta por parte dos EUA no Haiti, 10 mil assim do nada assusta qualquer país. Veja Venezuela e Bolívia, os dois presidentes já estão dizendo que é evasão, mas na verdade é o susto que levamos pela imediata e extraordinária ajuda dos EUA ao Haiti.

    (2) A troco de quê os EUA colonizariam o Haiti? Acesso comercial a um mercado consumidor rico (no Haiti?)

    1. Não é bem por ai. Ninguém é santo, mas tudo tem um dedinho de política/mercado nesse doce.
    Independente de “invasão” americana ou não, o fato é que o Haiti é um país sim desorganizado e seus lideres são subalternos de governos terceiros (países ricos).

    2. O que interessa no Haiti, a primeira vista, é a posição geopolítica estratégica. Há um interesse por parte dos EUA em mudar a sua imagem de “monstros de destruíram o Oriente Médio” por uma imagem mais humanitária. O Haiti é o capo do jogo.

    3. Outra teoria interessante é uma possível hipótese da existência de grandes reservas de Petróleo por lá, algo que na posição mundial de escassez pelo mundo de petróleo, a existência de um posso “no quintal deles” os chama muito a atenção.

    4. Mas independente do que seja, o Haiti é terra arrasada, tem que haver ordem. Quem você chamaria? Um país que mau se organiza(Brasil)? Ou um país que já tenha experiência de catástrofes naturais/guerra e etc (EUA)???

    Vilas, não podemos realmente atacar os EUA com essas alegações, mas não podemos descartar qualquer que seja alguma idéia de interesses comerciais nisso. O mundo é um negocio doido meu amigo.

    Passar bem.

  47. Barracuda Mocambicana disse:

    caravlhomtts em 22 jan, 2010 às 11:26

    No mesmo que um pessoa ferrada, mas, no caso do pais e em um sentido amplo,com raras coisas foras disso (eu dira o serviço do correios por exemplo rsrs ) nada que vem do governo recebe investimentos adequados, tudo e sucateado, e o que e pior nao existe uma vontade de mudar , sem olhar o lucro que isso vai gerar para aqueles que decidem. Entao eu disse o povo tem o que merece, nossos governantes sao o espelho de nosso propria visao cultural. Entao, como paises estamos ferrados mesmo, no caso do post que rebati pensei em coisas que ja tivemos e perdemos ou deixamos ir a falenceia etc…. Nessa linha se vc pegar a historia do Brasil vera sempre que ele teve tudo para ser grande, mas, por conta de ser ferrado mesmo , eu diria ate mentalmente atrasado (isso ate depois da independência) se ferrou. Claro existe coisas fora dessa logica e gente querendo mudar sim, mas, sao minoria. Talves esteja falando verdade e etc… mas, sou realista nessas coisas, com Brasil e ver para crer….

  48. Barracuda Mocambicana disse:

    #
    Luan em 22 jan, 2010 às 12:06

    Luam e vc parece aqueles soldadinhos do EB que aprenderam a usar o arcaico fal ou uma 9 mm e acham que sabem tudo sobre armas. Com relaçao a doutrina gostaria vc fosse mais especifico, sobre essa doutrina ou ser soldado, pois, nesse blog mesmo ja vi pessoas que se dizem soldado e mostram um doutrina muito interessante, Um cara um vez disse que nem sequeria as ordens do Lulinha, falo isso admitindo que vc e brasileiro se for americano ou alemao tenho muito a questionar sobre a doutrina dos senhores, essa quero longe de mim.

  49. Wolfpack disse:

    Aos especialistas!!! O que eu venho dizendo a dias… Os super amigos americanos numa campanha manumental para limpar a barra, ou passado sujo na ilha…
    Olhe o que estão fazendo no Haiti…
    Obama é o cara, mais bonzinho do Mundo :P

    ===============================================
    Brasil corre para alocar contingente militar extra
    DO ENVIADO A PORTO PRÍNCIPE

    Embora tenha no início titubeado quanto ao aumento de tropas da Minustah, o Brasil agora decidiu correr. Em dois dias, o comando do contingente brasileiro da força de paz da ONU já definiu local para os 900 novos soldados previstos (outros 400 ficam em situação de espera e poderão ser acrescentados no futuro). Será um novo batalhão, o Brabatt 2, ao lado do atual.
    A terraplanagem já está feita, e os contêineres que abrigarão quartos, banheiros, escritórios e refeitório começarão a ser montados em breve. “Isso pode ser feito em 15 a 30 dias no máximo”, diz o comandante do Brabatt, coronel João Batista Bernardes.
    Atualmente, o Brasil tem cerca de 1.200 militares na força de paz e já gastou R$ 700 milhões em cinco anos. O contingente extra, portanto, poderá mais do que dobrar o efetivo. O reforço será prioritariamente empregado na segurança.
    A novidade, segundo o comandante, é que parte do novo efetivo poderá ser enviado para outras partes do país. Atualmente, todo o batalhão brasileiro serve em Porto Príncipe. “Isso dependerá de uma avaliação ainda da questão de segurança”, afirmou Bernardes.

    “Guerra psicológica”
    O aumento do efetivo ocorre após a chegada de cerca de 10 mil soldados americanos na cidade. O Brasil não gostou de ver a presença de tantos fuzileiros navais dos EUA no aeroporto e em pontos estratégicos como o palácio presidencial.
    “Os americanos têm um senso muito agudo de imagem, e são conhecidos por fazer muito bem guerra psicológica”, declarou o comandante.
    O contingente brasileiro da Minustah também recebeu informações de que os americanos avançam em outras frentes de propaganda. Uma delas é a distribuição de bandeiras dos EUA, que começaram a aparecer com maior frequência pela cidade. Também se atribuem aos americanos algumas pichações em muros pedindo a saída da Minustah.
    O Brasil também está incomodado com demonstrações ofensivas de presença americana em algumas áreas. Bernardes afirmou que no máximo pode haver “reconhecimento de terreno” por parte de fuzileiros navais. Ou seja, patrulhas e passeio a pé. Nada mais.
    “Reconhecimento de terreno a pé é normal e esperado. Mas patrulhas motorizadas em pontos como Cité Soleil (maior favela da capital haitiana) são exclusividade da Minustah”, afirmou o comandante do batalhão brasileiro. Também há permissão da força da ONU de que os EUA respondam com tiros se forem atacados. Segundo Bernardes, qualquer procedimento dos americanos que fuja dessa orientação será denunciado ao comando da Minustah. (FZ)

    Folha de São de Hoje

  50. Wolfpack disse:

    O pessoal não entende, que o Haiti para os Estados Unidos não significa nada e nunca significou nada, porém sua atuação no Haiti, e em Honduras visa somente dar recados a onde Bolivariano no subcontinentes… O pessoal não lê, não entende os fatos que chegam a socar a cara de cada um…
    Um tremendo movimento de marketing político. O pior é fazer este tipo de joguinho idiota Imperialista no meio de uma tragédia sobre terra arrasada. Isso sim é um absurdo.
    Mas ninguém vê, ninguém entende…

  51. brazilwolfpack disse:

    O Brasil quer disputat lideranca com os gringos??? Como??? So se for piada mesmo. E aqui no blog como tem defensor dos Estados Unidos…qualquer critica contra os gringos,e ficam todos ofendidos,chorando e pedindo para fechar o blog. O que devem fazer e ir embora pra casa e continuar babando,assistindo Topgun pela milesima vez.

  52. Barracuda Mocambicana disse:

    brazilwolfpack em 22 jan, 2010 às 18:24

    na verdade nao sao defensores do EUA sao especialistas, rsrsrsrs na verdade tudo e ruim quando mostramos a verdade, um meio de fechar as bocas de nao especialista e fechar o blog rsrrrs, enfim quero ver quando esses defensores americanos forem para um campo de concentraçao da FEMA (se forem americanos) ou verem o que a historia sempre mostra EUA nunca e bom… Claro que um especialista nao entende isso pq em geral esta seguindo ordens… devido a sua doutrina…

  53. Villas Nobre disse:

    FLY em 22 jan, 2010 às 16:33

    Exatamente Fly ! O que os EUA querem com esta rápida e intensiva resposta é fazer PROPAGANDA interna e externa. Internamente os americanos começam a questionar a capacidade de decisão do governo Obama e acham que talvez ele não seja um líder “forte”. Externamente, Obama não aproveitou bem a expectativa provocada por sua eleição e cometeu alguns erros na política externa. Isto fez com que eles perdessem mais um pouco de sua capacidade de influência política mundial em especial na AL.

    Com esta ação ele se contrapõe ao governo Bush (com a resposta mediocre ao Furacão Katrina)e aos seus opositores, projetando uma mensagem interna de um presidente determinado e dinâmico. Externamente eles querem projetar uma imagem de que podem fornecer ajuda despretensiosa para nações mais fracas e assim reduzir o anti-americanismo e recuperar um pouco de capital político no mundo. Talvez tivessem que calibrar um pouco esta resposta pois acabou gerando desconforto até em países europeus, normalmente não anti-americanos (ou seja provocando o efeito inverso do objetivado pelo marketing).

    Eu só critico o enfoque alarmista desta cobertura da mídia, que dramatiza a situação e deixa de discutí-la num enfoque mais racional.

  54. Patriota disse:

    Pessoal nem o mar nem a terra, os EUA viram as proporções da destruição ocasionada pelo terremoto e sabem que é de extrema importância que a ajuda chegue o mais rápido possível ao povo haitiano, não se pode permitir que milhares de mulheres e crianças
    morram por causa de nosso orgulho.

  55. Wolfpack disse:

    Patriota, os Estados Unidos viram muito mais Haitianos morrerem no século passado, no seu quintal, a 1000 quilômetros da Florida.
    Isso é apenas marketing! o que eles sabem fazer de melhor, propagando…
    As caixas de doação americana não estampam o símbolo da ONU, mas sim uma tremenda bandeira tricolor.

  56. Barracuda Mocambicana disse:

    Patriota em 22 jan, 2010 às 21:22

    Nao e nosso orgulho é que o pais e ferrado mesmo quase todos os aspectos…

  57. Vilas Nobre disse:

    Patriota em 22 jan, 2010 às 21:22

    Prezado Patriota, não duvido que exista preocupações humanitárias na ação dos EUA, mas existem outros interesses também, entre os quais a ação política é um dos principais. Se houvesse tanta preocupação assim com o Haiti, já teriam participado da missão da ONU desde o princípio, mas foi o Bush praticamente empurrou o Brasil a participar desta missão, por haver outros interesses estratégicos dos EUA mais importantes a serem cuidados. Aliás, ao longo da Minustah o Brasil sempre pediu mais ação internacional na reconstrução do Haiti (grana) por parte dos países desenvolvidos e nunca houve uma resposta mais incisiva neste sentido.

    Talvez o trabalho que o Brasil tenha feito lá tenha surpreendido os americanos, mas não acho que seja este especificamente o motivo desta projeção de poder dos EUA (meu palpite eu já expus antes). Por mais que o Brasil seja bem visto no Haiti, pela proximidade geográfica e pelo tamanho do mercado dos EUA serão sempre um pólo de atração maior do que o Brasil para o Haiti e consequentemente sempre terão maior poder de influência.

  58. Tadeu disse:

    já que o tema é o Haiti, pode ser interessante conhece-lo um pouco, alguns acontecimentos:

    - O Haiti foi a pérola da coroa, a colónia mais rica da França: uma grande plantação de açúcar, com mão-de-obra escrava.

    - O Haiti foi o *primeiro país livre da escravidão nas Américas, foi também o primeiro país latino-americano a declarar-se independente.

    *Os Estados Unidos tinham conquistado antes a sua independência, mas os escravos ainda não eram livres.

    - Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte . Então começou o bloqueio. A nação recém nascida foi condenada à solidão. Ninguém comprava do Haiti, ninguém vendia, ninguém reconhecia a nova nação.

    - Nem sequer Simón Bolívar, teve a coragem de firmar o reconhecimento diplomático do país negro. Bolívar conseguiu reiniciar a sua luta pela independência americana, quando a Espanha já o havia derrotado, graças ao apoio do Haiti. O governo haitiano havia-lhe entregue sete naves e muitas armas e soldados, com a única condição de que Bolívar libertasse os escravos, uma idéia que não havia ocorrido ao Libertador. Bolívar cumpriu com este compromisso, mas depois da sua vitória, quando já governava a Grande Colômbia, deu as costas ao país que o havia salvo. E quando convocou as nações americanas à reunião do Panamá, não convidou o Haiti mas convidou a Inglaterra.

    - Os Estados Unidos reconheceram o Haiti apenas sessenta anos depois do fim da guerra de independência.

    - A essa altura, o Haiti já estava em mãos de ditaduras carniceiras, que destinavam os famélicos recursos do país ao pagamento da dívida francesa. A Europa havia imposto ao Haiti a obrigação de pagar à França uma indenização gigantesca, a modo de perda por haver cometido o delito da dignidade.

    -Entre 1843 e 1915, o Haiti conheceu vinte e um “governantes” que tiveram final trágico.

    - Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e governaram o país até 1934.Ao longo de todo o século XIX, o Haiti aumentou a exploração de suas riquezas, mas esse processo lhe custou um grande endividamento externo, especialmente com capitais norte-americanos.

    Os norte-americanos retiraram-se quando conseguiram os seus dois objetivos: cobrar as dívidas do City Bank e abolir o artigo constitucional que proibia vender plantações aos estrangeiros.

    O então secretário de Estado,Robert Lansing, justificou a longa e feroz ocupação militar explicando que a raça negra é incapaz de governar-se a si própria, que tem “uma tendência inerente à vida selvagem e uma incapacidade física de civilização”. Um dos responsáveis da invasão, William Philips, disse: “Este é um povo inferior, incapaz de conservar a civilização que haviam deixado os franceses”.

    - A presença das tropas americanas impediam a anarquia e a guerra civil, porém não puderam conter a fragilidade dos governos nem a constante oposição dos nacionalistas, que não desejavam a continuidade das tropas estrangeiras. Em 1934, os EUA retiraram suas tropas e, em 1941, abdicaram do controle alfandegário.

    - O periodo mais sombrio começou em 1957, François Duvalier, conhecido como Papa Doc, apoiado pelos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria, instaurou feroz ditadura, baseada no terror policial dos tontons macoutes (bichos-papões) – sua guarda pessoal -, e na exploração do vodu. Presidente vitalício, a partir de 1964, Duvalier exterminou a oposição e perseguiu a Igreja Católica. Papa Doc morreu em 1971 e foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier , o Baby Doc. Baby Doc, que assumiu o poder aos 19 anos, deu continuidade ao regime de terror imposto pelo pai. Governou até 1986, quando foi deposto por um golpe militar. Os militares que assumiram o poder sucederam-se no governo até 1990.

    - Em 1990, Jean-Bertrand Aristide foi o primeiro presidente eleito democraticamente no Haiti, em 200 anos.

    Em setembro de 1991 foi deposto por um golpe militar do general Raoul Cedras

    Três anos mais tarde, 1994, Aristide retornou a presidência , até 1996. Foi presidente novamente de 2001 à 2004, quando foi deposto e Aristide foi retirado do país por militares norte-americanos em 29 de fevereiro, contra sua vontade, conseguiu asilo na África do Sul.

    -Em 2004 CS da ONU decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela MIF em 1º de junho de 2004. Para o comando do componente militar da MINUSTAH (Force Commander) foi designado o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro.

  59. Tadeu disse:

    teorias da conspiração:

    me parece que quando Chavez diz que os EUA utilizaram uma arma para provocar o terremoto do Haiti, está se referindo ao polêmico HAARP (dar um google…).

    Um texto sobre o HAARP:

    Projeto Haarp, uso de alta tecnologia para fins bélicos

    Por ROGÉRIO CHOLA

    http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2008/06/desastres-naturais-que-so-artificiais.html

    eu não acredito em nada…más também não duvido de nada!

  60. Barracuda Mocambicana disse:

    Tadeu em 23 jan, 2010 às 14:16

    Haarp lembro quando um amigo gustavo falou sobre isso em 2006, sinseramente eu nao duvido disso, mas, nao creio veemente, por logica diria que e verdadee se eu testa-se um arma in loko eu iria in loko ver os resultados, a forte ajuda americana ao Haiti, nao seria uma forma de mascara a ida in loko para verificar o que aconteceu com as instalações…. Acordem gente!!!!!!!!! ae esqueci as pessoas so sente algo quando e com elas… ou só acordam quando a rede globo fala com elas…

    E triste mais é verdade

  61. Barracuda Mocambicana disse:

    Ae um link bom sobre HAARP

Comente

Você precisa estar logado para postar comentários.

Se você ainda não adquiriu a terceira edição da nossa revista impressa, reserve já seu exemplar!

Clique na apresentação acima para fazer a degustação de algumas páginas da edição número 3 da revista Forças de Defesa, de 96 páginas. Garanta já o seu exemplar, por apenas R$18,00. O preço já inclui o envio registrado pelos Correios e a embalagem protetora. Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br. Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.