COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK

78 Comentários to “Um blindado MRAP RG-31 atingido por IED no Afeganistão”

  1. Wolfpack disse:

    War! Como sobreviver a isso ai? Impossível! Quando vc precisa igualar o combate, digo, lutar na arena dos insurgentes, o negócio fica muito difícil.

  2. bulldog disse:

    wolfpack…

    Ainda mais lá….acho que nenhuma força da Terra jamais dominará o Afeganistão….é simplesmente muito, muito difícil…e hj em dia muito, muito caro. Nenhum equipamento funciona perfeitamente por muito tempo naquele lugar… é totalmente inóspito…as forças dos combatentes vão se esvaindo aos poucos…O Talibã não é bobo…joga ao lado da natureza….e joga com “propagandas” como essa… famílias de soldados tmb estão vendo esses vídeos..a pressão nos governos vai aumentar…lembra-se do Vietnan “bring boys back home!”

  3. Piramboia disse:

    Quero mais é que os EUA e a OTAN se desgastem, pois se isso não estivesse ocorrendo LÁ, com certeza seria aqui na América Latina.
    Se a situação no Oriente Médio estivesse sob total controle, com certeza iriam começar a intervir na Colômbia sob a alegação de combate às FARC e ao narcotráfico. E com o surgimento de Hugo Chaves e seus cupidos… o conflito poderia se estender. Lembrem-se a Região Amazônica para os europeus e norte-americanos pertence à humanidade, ou seja: eles!
    Não reconhecem o território como pertencente às nações latino-americanas.

  4. Piramboia disse:

    “Hugo Chaves e seus cupidos”. Correção: Hugo Chaves e seus pupilos.

  5. Piramboia disse:

    Acho que tem gente que não acredita no que eu digo. Basta perguntar a qualquer estrangeiro, americano ou europeu e eles lhes dirão o que acham de nossa ocupação na Amazônia. Eles são convencidos desde pequenos que ela não pertencem a nós brasileiros, peruanos, venezuelanos…

  6. Thomas disse:

    No máximo deve ter imobilizado o veiculo, o MRAP sao feitos exatamente para proteger os passageiros.

    Os veiculos MRAP sao os principais responsáveis pelas poucas baixas que a NATO tem sofrido, quanto a NATO controlar o Afeganistao, a operação tem sido um sucesso desde que tropas adicionais chegaram.

    Ja e’ cansativo ler que o ‘império e’ isto e aquilo’ – o fato permanece, ninguém melhor que os EUA em luta contra insurgentes, eles aprendem com os seus erros e nao repetem eles.

  7. KeplerK disse:

    Dá pra ver que os caras sabem usar bem o terreno, estrada bem estreita com um barranco de um lado e um precipício do outro. Se os gringos não morreram na explosão certamente foi na queda montanha abaixo.

  8. Vitor disse:

    Ouviram os caras gritando “Allah”? Loucos. Denovo guerras em nome de Deus e poder. Ninguém quer largar o osso. Incrivel como a internet traz a informação para a gente. Antigamente só veriamos isso se alguma rede de TV americana quisesse transmistir e as transmissoras do brasil repassassem a materia.

  9. Minus1 disse:

    Isso que vemos chama-se guerrilha.

    “…Trata-se de levar um adversário, por muito mais forte que seja, a admitir condições freqüentemente muito duras, não engajando contra ele senão meios extremamente limitados. É então que entra em jogo, em toda a sua plenitude, a fórmula das variáveis complementares que já encontramos: a inferioridade das forças militares deve ser compensada por uma superioridade crescente das forças morais, à medida que a ação se prolonga. Assim, a operação desenvolve-se simultaneamente em dois planos, o plano material, das forças militares, e o plano moral, da ação psicológica…”{http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha}

    Um detalhe curioso, como o cara festeja com a explosão, pode-se sentir um ódio em seu coração.

  10. MARCOS T. disse:

    Acho que guerra do Afeganistão vai durar muito tempo ainda…

  11. ezeca disse:

    a unica maneira que ao meu ver eles podem ganhar
    essa guerra, e bloqueando as fronteiras e micro regiões
    ,evitando o apoio local de civis e trafego livre dos mesmos,
    como grandes e pequenos cercos com patrulhamento aereo
    constante principalmente noturno.
    revesamento de tropas constantes.
    e impedir a utilização de túneis por parte dos afegões
    os matanto lentamente de fome e recursos.

  12. Thomas D. Weiss disse:

    Piramboia em 12 mar, 2010 às 22:05

    ‘Acho que tem gente que não acredita no que eu digo. Basta perguntar a qualquer estrangeiro, americano ou europeu e eles lhes dirão o que acham de nossa ocupação na Amazônia. Eles são convencidos desde pequenos que ela não pertencem a nós brasileiros, peruanos, venezuelanos…’

    não acham nada, não se importam, não se interessam, não querem saber – só quando veem um episodio do National Geographic mostrando a devastação que estamos fazendo, ai eles pensam que talvez seria bom fazer algo, mas ai eles trocam de canal e se esquecem.

  13. Cor Tau disse:

    Reflexos da Síndrome do Vietnã………Hey, Hey, Predators! How many kids did you kill today?…….Errar é humano…Persistir no erro é burrice…Vietnã das arabias…..Come Home America….

  14. Francoorp disse:

    Não vejo o vídeo, não sei porque, pode me passar o link??

    Pra fazer a coisa ficar bem justa, te dou um link também Galante:

    http://www.youtube.com/watch?v=bTH5Tmh9OIY

    Será que os Yankees ganham esta guerra???

    Acho que já perderam, só que ainda não se tocaram!!!

  15. Francoorp disse:

    Tem esse também:

    http://www.youtube.com/watch?v=quVVPpHSqoU

    Muito bom, eu gostei!

  16. Francoorp disse:

    Cor Tau em 13 mar, 2010 às 17:15

    “How many kids did you kill today?……”

    ….. http://www.youtube.com/watch?v=0LzyYIsSRoM

    Parece que muitas!!!

  17. Minus1 disse:

    Francoorp em 13 mar, 2010 às 17:28

    Muito bom video, mesmo no improviso os afegão conseguem a superioridade, claro que era uma emboscada. Qualquer veiculo blindados americano é vulnerável em combate, desde que eles nao tenha apoio aéreo, acho que o sucesso daquela emboscada deve a isso.

    Uma consideração que faço sera que o taleban esta atirando de uma distancia superior ao alcance das armas americanas. Pq eram muito inclusive as RPGs e os americanos nao conseguiam revidas a altura. Nao consegui ver se nos veiculos tinhas alguma .50 se tinham não vi eles usando. Sinseramente reitero o que disse sem apoio qualquer veiculo blindados americano é vulnerável em combate.

  18. Junior disse:

    Adoro ver esse videos, tudo tranquilo e derrepente boooooooooooommmmmmmm!!!!

  19. Cor Tau disse:

    “Nao consegui ver se nos veiculos tinhas alguma .50 se tinham não vi eles usando.”

  20. Luan disse:

    Todo conflito existe emboscadas,e quanto mais entramos na na era digital mais elas são retradatas.

    As patrulhas são necessarias para estabelecerem um perimetro de segurança e diversas outras funções corriqueiras detro desse perimetro,nem toda a tecnologia do mundo fará as patrulhas acabarem,assim como não acabam com os IED’s.

    Os insurgentes ja perceberam a muito tempo que no combate regular,seja na cidade ou em campo aberto eles sofrem disvantagens,então partem para as emboscadas deste tipo.

    Portanto não vejo a guerra perdida,longe disso,ainda não vi uma derrota militar no Afeganistão,nem no Iraque e nem no Vietnã,e,ao contrario do que ocorreu no Vietnã,no oriente médio medidas preventivas vem sendo tomada com maior rapides,Vide os MRAP’s Vs IED’s(o que mais mata aliados no Afeganistão),e como podemos observar,MRAP-1 Vs 0-IED.

    Continuando assim,a Utopica esperança de alguns amigos verem os EUA perderem uma guerra militarmente ja foi pro saco.A tempos.

    []‘s

  21. Luan disse:

    Minus1 em 13 mar, 2010 às 18:26

    Dinus.Ninguem atirou nos americanos,Apenas detonaram um IED- improvised explosive device,ou,dispositivo explosivo improvisado.Para alguns guerra suja,para outros guerra santa,para outro tanto,diversão.

    []‘s

  22. Luan disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 18:58

    retradatas = retratadas

    detro = dentro

    disvantagens = desvanagens

    Xeio de Herro,herrar é umano!

  23. Cor Tau disse:

    Francoorp…….Muito bom os videos que arrumou…….

  24. Francoorp disse:

    E os Rebeldes, tem o ponto de vista deles na Net???

    Sim:

    http://www.youtube.com/watch?v=-QEUbbaFHKc

  25. Francoorp disse:

    Cor Tau em 13 mar, 2010 às 18:51

    POW, aquela .50 Sniper é devastante!!!

  26. Francoorp disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 19:04

    Se aquelas rajadas de Ak não é atirar, então não sei mais o que é atirar!!

    Veja de novo o vídeo com atenção e som, e sentiras e verás as ragadas em cima dos Hanvee.

    Os Yankees perderão esta também, como no Vietnam que o senhor citou.

    Se eles não perderam no Vietnam, então aquilo que aconteceu em Saigom foi uma retirada estratégica… Piada!!!

    Os Yankees foram expulsos do Vietnam, então perderam a guerra, como sempre depois da 2GM, à parte na Coréia, pois alí empatou, e isso vemos até hoje depois de meio século!

    Valeu!!

  27. Luan disse:

    “Pq eram muito inclusive as RPGs e…”

    Pelo que sei rajada de Ak não explodiria aquilo.O que o Colega me levou a deduzir é que um RPG atingiu o MRAP.

    Não sabia que perder uma batalha era perder a guerra.

    OS Japoneses venceram a WWII pq venceram no mar do coral e os alemães em Market Gardem.

    De resto é vc quem esta falando,ou melhor,deduzindo colega nostradamus….perdão,digo,francoorp.

    Abraços

  28. MA disse:

    Não se compara, Coréia e Vietnam ao Afeganistão atual…

    Não dá pra comparar nem mesmo o Afeganistão dos soviéticos com o Afeganistão atual. A situação das forças de oposição nesse T.O estão em decadência, não tão acentuada como no Iraque, mas a tendência é que a guerrilha se enfraqueça cada vez mais.

    Se for feita a devida pressão no Paquistão, aí que a porca ronca pro lado do taleban…

  29. Francoorp disse:

    Num falei que perder a batalha de Saigon era perder a guerra, mas pode até ser naquele caso especifico, pois se naõ me engano foi a útima batalha decisiva da guerra do Vietnam, a Capital do Vietanam do Sul.

    Quanto a me comparar a Nostradamus, é sempre o velho método de ataques pessoais para tentar desacreditar o interlocutor, que o senhor queira ou não, caro colega Luan, vejo esta campanha militar como uma derrota, e já expliquei isso em um post de um outro Tópico aqui do Blog terrestre, mas veremos, e eu tenho ótima memória graças a deus, e depois veremos quem tinha razão sobre este assunto, e quem caíra em descrédito na reputação de bloguista.

    Lembrando sempre que esta guerra é para ter o controle do Oleoduto da Ásia central, lembrem-se e pesquisem na internet quem era o senhor Karzai, este senhor imposto no governo de Kabul pelos invasores Yankees e que fraudou as eleições de 2009 (segundo os obsevadores da ONU) este senhor era um executivo da Unocal, a mesma empresa que ganhou a Concorrência para a construção do Oleoduto/Gaseoduto afgão em 2002.

    Se os Yankees fossem bem vindos como dizem na propaganda, não teria ninguém combatendo até a morte contra eles!

    Valeu!!

  30. Minus1 disse:

    Cor Tau em 13 mar, 2010 às 18:51

    Sim, mas, esse e outro caso, nesse dae passaram o fogo mesmo, rsrs um dia da caça outro do caçador

  31. Minus1 disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 18:58

    3. Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.

  32. Minus1 disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 19:04

    Estava me referindo ao video que o francoorpo colocou, se vc percebe coloquei a indicação do post dele e comentei. Da uma olhada no video e muito bom, ele mandou bem no achado.

  33. Minus1 disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 19:47

    to falando do link do francoop que primeiro eles explodem depois atacam.

  34. Minus1 disse:

    Francoorp em 13 mar, 2010 às 20:06

    Liga nao veio, o pior cego e aquele que nao quer ver. Engraçado que as pessoas nao comentam pq os americanos nao conseguiram revidar aquele ataque do link que vc mandou mas, sabem colocar me descretito nossas palavras, no meu caso por ser dislexico, gostaria de ver os pros-eua fazerem um analise naquele link pq os soldados americanos ficaram paradas com um chuva de ak-47 e rpgs em cima dele.

  35. Minus1 disse:

    MA em 13 mar, 2010 às 19:58

    Nao discordo de vc pq os “números oficiais” diz isso, mas, antes de existir matematica e estaticas como conhecemos hoje esse povo os pasthus ja lutavam e derrotavam grandes impérios.

  36. Minus1 disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 19:10

    Se preucupa nao luana eu sou dislexico e entendo esse problema

  37. MA disse:

    Minus, não precisa de números, é só ver que o número de baixas e de engajamentos vem reduzindo… Antes era tirar o pé de Cabul e o couro comia, agora a zona de maior influencia é no interior mais afastado do país. O tabelan não tem os recursos que os vietcongs tinham, apesar de demorar um bocado essa guerra vai ter fim sim, lembrem-se que ela só começou a 9 anos atrás. O Vietnam e o Afeganistão russo demoraram 10 anos…

  38. Minus1 disse:

    Minus1 em 13 mar, 2010 às 21:14

    Desculpa

    luana = luana

    Erra e rumano

  39. Minus1 disse:

    MA em 13 mar, 2010 às 21:17

    Só a 9 anos mais tempo que muitas guerras mesmo, com 1° e 2° guerra mundial, mas, quando esas duas que mencionan acabaram os invasores se retiraram.

  40. Cor Tau disse:

    “Luan em 13 mar, 2010 às 19:04″

    A morte vem do alto e por controle remoto

    De 44 ataques realizados pelos UAV “Predator” e “Reaper” americanos em áreas tribais do Paquistão nos 12 meses de 2009, apenas cinco conseguiram acertar seus alvos verdadeiros, matando cinco líderes chave da Al Qaeda e do Talibã, mas ao custo de 700 civis inocentes.

    De acordo com dados compilados pelas autoridades do Paquistão, os UAV americanos baseados no Afeganistão mataram 708 pessoas em 44 ataques entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Para cada terrorista da Al Qaeda e do Talibã mortos pelos drones americanos, 140 civis paquistaneses tiveram que morrer. Ou seja, mais de 90% dos mortos nos ataques com mísseis eram civis inocentes.

    O percentual de sucesso dos UAV em 2009 foi de 11%. Em média, 58 civis foram mortos por mês, 12 pessoas por semana e quase duas pessoas por dia.

    A maioria dos ataques foram conduzidos com base em Inteligência, com informações passadas por gente do Paquistão e Afeganistão, que está espionando para as Forças Aliadas.

    Dos cinco ataques bem sucedidos realizados pelos “Predator”, o primeiro ocorreu em 1 de janeiro, que matou dois líderes da Al Qaeda, Usama al-Kin e Sheikh Ahmed Salim, ambos procurados pelo American Federal Bureau of Investigation (FBI). Kin era o comandante operacional da Al Qaeda no Paquistão e tinha substituído Abu Faraj Al Libi, preso em 2004.

    O segundo ataque com sucesso ocorreu em 5 de agosto no South Waziristan, que matou o mais procurado fugitivo talibã, Baitullah Mehsud e sua mulher. O Departamento de Estado Americano tinha oferecido US$ 5 milhões por informações que levassem a Baitullah, tornando-o o único fugitivo paquistanês com a cabeça a prêmio anunciada separadamente por Islamabad e Washington.

    Toda regra tem exceção……Isto é uma regra…..Logo deveria ter exceção…..Portanto nem toda regra tem exceção….Não insulte o jacaré antes de atravessar o rio………

  41. Cor Tau disse:

    Luan em 13 mar, 2010 às 19:47

    Voce sabe qual era o objetivo dos EUA na guerra do Vietnã?…….Os “miseráveis comedores de arroz” hoje…Até hoje….São uma nação comunista livre do neocolonialismo? Ou um pais “democratizado”?………Quem era Ho Chi Minh?……….Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de cem batalhas……Se você se conhece mas não conhece o inimigo para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota…..Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo perderá todas as batalhas……….Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade……..Dominar o inimigo sem combater isso sim é o cúmulo da habilidade…..

    “Dinus.Ninguem atirou nos americanos,Apenas detonaram um IED- improvised explosive device,ou,dispositivo explosivo improvisado.Para alguns guerra suja,para outros guerra santa,para outro tanto,diversão.”

    A melhor arma pode ser uma faca…..A pior um avião……..Diante de uma larga frente de batalha procure o ponto mais fraco….E alí….Ataque com a sua maior força…………Se você descobrir o ponto fraco do oponente você tem que afetá-lo com rapidez…..Capture inicialmente aquilo que for muito valioso para o inimigo……..Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque…………

  42. Cor Tau disse:

    Existem 3 Formas De Se Obter Sabedoria…Primeiro Por Reflexão Que E A Mais Nobre…Segundo Por Imitação Que E A Mais Fácil….Terceiro Pela Experiência Que E A Mais Amarga……A sociedade dá-nos a conhecer o ridículo….O retiro nos ensina a sentir os vícios…

    “De 44 ataques realizados pelos UAV “Predator” e “Reaper” americanos em áreas tribais do Paquistão nos 12 meses de 2009, apenas cinco conseguiram acertar seus alvos verdadeiros, matando cinco líderes chave da Al Qaeda e do Talibã, mas ao custo de 700 civis inocentes.”

    “Luan”

    Os hipócritas são como as tâmaras!O doce está fora!O mel nas palavras e o duro lá dentro!Na alma!Às vezes procura-se parecer melhor do que se é!Outras vezes procura-se parecer pior!Hipocrisia por hipocrisia prefiro a segunda!

  43. Cor Tau disse:

    Admiro demais o beija-flor
    Que com medo da cobra inimiga
    Só constrói o seu ninho na urtiga
    Recebendo lição do Criador
    Observo a coragem do condor
    Que nos montes rochosos come presa
    Urubu empregado na limpeza
    Como é triste a vida do abutre
    Quando encontra um morto é que se nutre
    Quanto é grande e suprema a natureza

  44. Cor Tau disse:

    Faça de suas desgraças sua força e de seus defeitos sua arma!

  45. Cor Tau disse:

    Luan….UMA COISA… …É UMA COISA….JÁ OUTRA COISA… …É OUTRA COISA…TOTALMENTE DIFERENTE…?!

    Pra finalizar….Prefiro sofrer com uma verdade do que ver que minha felicidade é baseada na mentira…Em rio de piranhas jacaré nada de costas…………

  46. KeplerK disse:

    Não é a toa que há 2.300 anos Alexandre, o Grande, sentenciou que a única forma de vencer uma guerra no Afeganistão seria acabando com os afegãos. Como isso não era possível naquele tempo, e nem agora, acabou salvando a cara fazendo um acordo com os senhores de guerra locais. Foi o único jeito que ele encontrou para sair daquele lugar com alguma honra e seguir adiante com suas conquistas.

  47. Minus1 disse:

    Cor Tau em 14 mar, 2010 às 1:47

    complementando para aqueles que vivem de mentiras, mentira tem perna curta um dia a casa cai.

  48. Minus1 disse:

    Aos editores do blog eu sugeria uma materias,mostrando a participação dos EUA em cada guerra que participou e as intervenções que ele financiou desde a independência, contextualizando o passado presente e o futuro naquelas regiões. E o pq eles fizeram aquilo.Acho que sim acabará essas mística dos EUA de uma vez por todas. Uma ajuda sobre todas so que nao fala da guera de independente [link abaixo] quando eles nao aguentaram a Inglaterra e pediram ajuda a França. Sugeria ainda mostrar as tres visões da historia os vencedores , os derrotados, e um visao de camarote vendo os interesse de cada um de maneira imparcial.

    {http://www.cefetsp.br/edu/eso/guerrairaque/cronogramaintervencaousa.html}

  49. Minus1 disse:

    Tenho mais uma sugestão um materias especifica sobre o afeganistão, mostrando sua historia desde o inicio do povoamento da região ate a atual situação, uma outra sugestão seria uma atenção especial para periodo antes da invasao sovietica mostrando que o pais era até “prospero” mas, as “intenções”as guerras de libertadores (URSS and USA) o destruíram e tornaram o que é hoje.

  50. muscimol disse:

    Piramboia…..
    “Acho que tem gente que não acredita no que eu digo. Basta perguntar a qualquer estrangeiro, americano ou europeu e eles lhes dirão o que acham de nossa ocupação na Amazônia. Eles são convencidos desde pequenos que ela não pertencem a nós brasileiros, peruanos, venezuelanos…”

    nao conheco nenhum europeu ou americano que pense assim…e olha que vivi nos EUA uns 7 anos….sou europeu e agora estou na europa.

    ve se arranjas um novo livro para leres!

  51. Minus1 disse:

    muscimol em 14 mar, 2010 às 11:22

    Ae nao entenda no sentido literal o que ele disse a “maioria dos seres humanos do norte” acho que somos indios(ja viu a critica no desenho Simpson). Repare que o que postei sao de fontes relativamente confiáveis, existe coisas implicitas e explicitas, por exemplo aonde esta o banheiro nao esta escrito , mas, vc sabe diferente que por exemplo artigo 171 no codigo penal diz algo implicito. Entendeu?

    {http://www.nytimes.com/2008/05/18/weekinreview/18barrionuevo.html?_r=2&scp=1&sq=rain%20forest&st=cse}

    {http://odia.terra.com.br/economia/htm/_essa_iv_frota_e_amiga__193189.asp}

    {http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/04/16/general_diz_que_politica_indigenista_do_governo_um_caos_alerta_para_risco_soberania-426883967.asp}

    {http://www.portalbrasil.net/reportagem_amazonia.htm}

    {http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowAudios.action?destaque.idGuidSelect=DE9EE8C201D24141BEF0E66B6CF939E2}

  52. Francoorp disse:

    muscimol em 14 mar, 2010 às 11:22

    Depende do círculo de pessoas que conheceu, também já vivi no exterior(11 anos) e ao contrário de ti, conheci sim pessoas preocupadas com a Amazônia, que já nos primeiros momentos em que nós conhecemos, sabendo que sou Brasileiro, já perguntava sobre este tema, certo não era uma coisa no detalhe, mas que existia o interesse sobre o tema existia.

    Valeu!!

  53. caravlhomtts disse:

    Senhores boa tarde,a um tempo atrás postei aqui na trilogia um comentário sobre o Afeganistão;rota do opio entre o oriente e o ocidente,produzem opio a mais de 2 mil anos,um pais que tem vários chefes de tribos,varias etnias e extremamente ortodoxos e fanaticos até entre eles não há um consenso,tem vários chefes de tribos que não aceitam o atual presidente do Afeganistão o Sr Karsai que dizem é chefe de uma facção mafiosa.
    Então pessoal acredito que como os EUA se portam no Afeganistão não vão chegar há uma boa conclusão,para o americano todos no Afeganistão são talibans o que não é verdade.
    alguém se lembra dos mujahedins,esta tribo é inimiga dos talibans mais os americanos preferiram os talibans e ai todos nós sabemos no que deu esta preferência.

    E só para terminar uma pequena correção para o colega Kepler,
    Alexandre não lutou contra os afegãos e sim contra o império Hindu,neste tempo o Afeganistão pertencia ao império hindu.
    abraço a todos.

  54. caravlhomtts disse:

    Uma pequena correção no meu post de 18:23 na época de Alexandre não existia o pais Afeganistão e sim o império hindu com seus vários reinos.
    abraço a todos.

  55. MA disse:

    Mas carav, mujahedeens não é uma nomenclatura genérica aos guerrilheiros que buscam a desocupação do Afeganistão? Até onde eu sei talebans, warlords, líderes tribais e seus subordinados e traficantes são todos mujahedeens.

    Não sei contudo se estou errado. Agora, que há discordia entre várias facções guerrilheiras do Afeganistão, a isso existe sim! Mas a mais poderosa ainda é o taleban, até mais que a Al Qaeda eu acho.

  56. Marine disse:

    caravlhomtts,

    Mujahdeen nao e tribo. Taliban nao e tribo. Mujahdeen e um termo usado por aqueles que acreditam lutar contra invasores infideis nao importando a tribo ou ate nacionalidade a qual pertencem. Taliban sao aqueles que lutam pela volta de um regime islamico secular autocratico no Afeganistao, aquele mesmo regime que cortava a mao de ladroes, apedrejavam mulheres e proibiam desde musica ate educacao a meninas.

    Uma grande maioria de Talibans se consideram mujahdeens mas isso nao quer dizer que um e o mesmo ou muito menos que sejam tribos que se discordam.

    Por favor evitemos confundir os leitores, sao assim criadas as lendas de internet.

    Abs!

  57. Luan disse:

    Francoorp em 13 mar, 2010 às 20:06

    Ok Francoorp,respeito sua opnião,mas Saigon foi uma batalha,onde os americanos sairam derrotados,mas não perderam a guerra,militarmente falando.Eram maioria,não tinham vantagem tática,mas eram mais bem armados e ganharam.Assim vejo oconflito Do Vietnã,E tbm a guerra do Afeganistão,a diferença é que a vantagem tática do Talebã esta em decadencia.

    Quanto a minha comparação sua a Nostradamus,foi só uma brincadeira acida minha,em relação a sua absoluta certeza que os americanos ja perderam essa guerra.Sendo que ela ainda está longe de terminar.Quem perdeu até agora foi G.W Bush.

    E até agora ninguém me mostrou o contrario.

    Cor Tau em 14 mar, 2010 às 1:01

    Cor Tau.

    Tbm sou contra ataques de VANT’s,enquanto não melhorar os numeros de danos colaterais.Nem por isso eu vou “torcer” por uma vitória do Talebã,correto?

    O Paquistão é um país soberano,e ainda sim luta contra o regime opressor do Talebã.

    Cor Tau em 14 mar, 2010 às 0:25

    “Voce sabe qual era o objetivo dos EUA na guerra do Vietnã?”

    Um motivo tão Futil quanto o de quyalquer outra guerra.Mas que fique claro que em nenhum momento foi a favor da guerra do Vietnã que já é história,assim como não sou a favor da guerra do Iraque.

    Minus1 em 13 mar, 2010 às 21:12

    Me desculpe Minus,Não pensei que teria que repetir aqui o que disse antes:

    O que vc disse antes sobre ps tiros…eu acrdditei que o Sr credibilizou a explosão daquele Hummve a um tiro de RPG,e não da IED.

    Sobre os videos,não achei nenhum legal.Afinal não gosto de ver terroristas se dando bem.

    Minus1 em 13 mar, 2010 às 20:49
    Minus1 em 13 mar, 2010 às 21:14
    Minus1 em 14 mar, 2010 às 8:56

    Ok,ok…só não precisa chorar rs.

    []‘s

  58. Piramboia disse:

    muscimol em 14 mar, 2010 às 11:22

    “ve se arranjas um novo livro para leres!”

    E você, um livro de português para melhor se expressar.
    O fato de você dizer-se europeu pelo fato de estar na europa…(“sou europeu e agora estou na europa”) ardeu minhas vistas (se eu tivesse te ouvido, minhas têmporas estariam doendo).
    Ah!! deixa “prá” lá!! Você não está entendo nada!!

  59. Minus1 disse:

    Luan em 14 mar, 2010 às 21:18

    “…Sobre os videos,não achei nenhum legal.Afinal não gosto de ver terroristas se dando bem…”

    Eu tbem nao por isso gosto de ver os americanos se dando mal.

  60. Raul disse:

    Só não foi destruído por completo porque não explodiram no tempo certo. Se fosse um hummer, teria alçado vôo.

  61. OTV disse:

    Minus1 em 14 mar, 2010 às 23:35

    “Luan em 14 mar, 2010 às 21:18

    “…Sobre os videos,não achei nenhum legal.Afinal não gosto de ver terroristas se dando bem…”

    Eu tbem nao por isso gosto de ver os americanos se dando mal.”

    Penso o mesmo.

  62. Pedro Rocha disse:

    Olá senhores! Eu acredito que alguns dos senhores estão cometendo um engano acerca da guerra do Vietnã! A participação dos EUA foi finalizada em 1973 (administração Nixon) com acordo de cessar-fogo assinado em Paris e chancelado com um bombardeio de quase 400 B-52 a Hanói e Haiphong! Os estadunidenses saíram do Vietnã com um cessar-fogo, este durou até 1975 (administração Carter) com a queda de Saigon que finalizou a guerra do Vietnã. Justiça seja feita os EUA não perderam a guerra do Vietnã. Eu reconheço que o Vietnã do Norte desrespeitou o tratado de Paris, mas a administração Carter não quis utilizar os velhos negociadores B-52, portanto o resto é historia! Os EUA, como maior potência bélica do planeta, sempre vencerá qualquer tipo de guerra excetuando a guerra assimétrica! Esse tipo de guerra, quando se tem infelicidade de adentrá-la só se vence ou atenua quando se utiliza a famosa tática de conquistar corações e mentes! Um invasor que constrói hospitais, escolas e infra-estrutura logo se transforma de invasor para libertador! Senhores eu gostaria de alertar para aqueles que acreditam que os guerrilheiros afegãos estão ficando sem recursos não imaginam quanto armamento está sendo contrabandeado via a grande fronteira com o Paquistão!
    Em tempo: Senhor Cor Tau a coisa mais valiosa para a OTAN e os EUA no Afeganistão são as vidas dos seus soldados. Cada vida perdida aumenta a pressão para a saída honrosa dessa guerra! Vejo que o senhor assim como eu também admira o grande Sun Tzu! Senhores dos inúmeros adjetivos que o Duque de Caxias teve o mais honroso de todos foi de pacificador! No tempo do segundo império Duque de Caxias sempre era enviado combater as insurgências com suas tropas! Resolvia sempre usando a pena e o ouvido do que a espada e o coturno! Será que não é tempo de aparecer um Duque de Caxias nas US Force?

  63. Minus1 disse:

    Pedro Rocha em 15 mar, 2010 às 4:43

    Cara vai estudar historia e esquecer ideologia meu amigo, já está arrumando desculpa para o vietnã faça me o favor. Vou falar sobre duque de caxias meu amigo, talves não ache isso no seu livro de ensino medio saiba sobre isso ele era um homem honrado, passava ate fome para alimentar seus soldados, mas, na guerra do paraguai ele pediu dispensa pois nao suportava mais aquilo, aquilo que falo era matar gente que não tinha como se defender ou tropas semi improvisadas, nao vou te dar aula de historia, mas,saiba que depois que ele sai entrou em seu lugar um homem perverso marido da princesa Isabel conde d’Eu, que foi responsavel por uma coisa que tenho vergonha em meu brasil, o dia das crianças(a batalha de acosta Ñu). Enfim, com base disse na US force duque de caxias simplesmente iria para corte marcial pois ele é honrado e nao suportaria mata mulheres e crianças, ou vc acha que um drone ou um bombardeio acerta so inimigo.

    Pedro Rocha, enfim admiro seu conhecimento com visao americana, mas,ele errado em muitos pontos, parece que vc ja ate serviu na US forces, pois tem um vocabulario semelhante as pessoas que serviram lá.

  64. Minus1 disse:

    Minus1 em 15 mar, 2010 às 6:54

    complementando sera que o pedro rocha seria um marine dos EUA.

  65. Felipe Cps disse:

    Caras, PaTrulha revisionista é uma m. mesmo…

  66. quatzy disse:

    Naõ acredito que esse veículo foi atingido por IED. Se fosse por ied, por mais blindado que fosse teria explodido em pedaço.

    Pode ter sido atingido por uma bomba qualquer, ied é f… Com ied , vc não veria um soldado saindo de carro assim com nada tivesse acontecido.

  67. Pedro Rocha disse:

    Olá senhores! Em nosso blog eu procuro sempre me afastar de assuntos políticos, haja vista que minha opinião pessoal seria sempre objeto de dissenso, algo que sempre fugiria do objetivo dos nossos blogs. Eu li novamente o que havia escrito e sinceramente não notei onde falei sobre qualquer tipo de ideologia! Se por acaso algum dos senhores entenderam isso e por conseqüência se sentiu ofendido, peço desculpas, mas não foi minha intenção! Senhor Minus1 o meu livro de historia, que felizmente já era ensinada no ensino primário (bons tempos) do qual trouxe referencias ao grande estrategista militar e maior ainda brasileiro Duque de Caxias era bem claro quando ensinou que foi o Paraguai, dirigido pelo ditador Francisco Solano López, que declarou guerra ao Brasil! Quem começa uma guerra com certeza tem a consciência das conseqüências da mesma! O que relatei acerca do Vietnã por mais que não agrade é a pura historia! Eu não preciso recorrer ao meu saudoso livro de historia para provar esses fatos, bastando pesquisar as noticias da época (1973-1975) inclusive no Pravda!
    Em tempo: Senhor Minus1 a diferença primaria entre a historia e a estória está na veracidade dos fatos! A aventura do presidente vitalício (!) Francisco Solano López custou 60 mil vidas de brasileiros, um numero proporcional de vidas argentinas e uruguaias! E 300 mil vidas do povo paraguaio. Tenho grande temor das pessoas que admiram ditadores sanguinários como Solano López!

  68. Minus1 disse:

    Pedro Rocha em 15 mar, 2010 às 11:25

    Nobre amigo, nao estou discutindo que está certo no paraguay ou nao, apenas fiz um comentario relacionado a Duque de caxias na US Forces o que aconteceria.Eu seu muito bem a diferenção entre os paronimos estoria e historia. Mas, deixo uma pergunta o senhor consegue interpretar o texto que escrevi. Vou explicar como duque de caxias (representando um exemplo a ser seguido) e uma pessoa digna de respeito, e se recusou a fazer o que pessoas como o conde D’eu(representando a US forces), assinar com requinte sde crueldade crianças que mal conseguiam empunhar armas, e ainda estuprar suas maes, isso é a historia, mas, o nobre Duque de Caxias pediu dispensa do exercito pq ele era Homem e se recusar a cometer atrocidades, ja falei para vc ver o q é o dia das crianças( batalha de acosta Ñu). Acho que vc desinterpretas as coisas. Vc devia saber de algumas coisas legais sobre a guerra do paraguay tbem, mas, ja que seu livro de historia foi feito nao sei por quem nao adianta contar coisas, como o interesse ingles e reais objetivos dessa guerra ou que o paraguai talves digo talves foi alvo de genocídio. Salientando mais um vez nao estou tomando parte de que está certou ou errado.

    Se errei aponte meus erros com argumentos historico e nao com a velha tatica dos panomios, sou dislexico meu amigo , mas, nao sou ingenuo em acreditar em livros de historia de ensino medio brasileiros. Acho que se abrisse seus olhos veria muitas coisas, legais.

  69. Felipe Cps disse:

    Barracuda, fica quieto broe, só fala m… arrêgo…

  70. Minus1 disse:

    Felipe Cps em 15 mar, 2010 às 12:29

    Sera realmente?

    arrêgo

    uhhmm discussão inútil

  71. Rogério disse:

    Pedro Rocha em 15 mar, 2010 às 11:25

    Seu comentário sobre o Vietnã foi ótimo Pedro Rocha, é que temos uma meia dúzia de comentaristas fanáticos por regimes de partido único e ditadores vitalícios e por isso são incapazes de aceitar a opinião dos outros, basta ver os tópicos da trilogia e os comentários dos mesmos, eles não acrescentam nada a discussão, apenas ficam vomitando o ódio anti-ocidental deles.

    []s

  72. Francoorp disse:

    Então se os Yankees ganharam a guerra do Vietnam, depois da guerra e nos 35 anos que se passaram até hoje o Vietnam foi e é uma democracia com economia capitalista!!!!!

    Perderam a guerra senhores, e pouco adianta vir com estas justificativas e desculpas militares, uma guerra não é somente batalhas militares, existem também as estratégias políticas, e nisso eles perderam, ou seja perderama guerra lá pois não tiveram alguma dominação subsequente a uma vitória, nem mesmo derivada destas tais vitórias militares!!

    E o mesmo está ocorrendo no Afeganistão, mesmo que não tenham derrota militar não conseguiram algum beneficio destas vitórias, e os inimigos continuaram dominando aquela terra mesmo depois que forem embora, ou seja foram lá e não mudaram nada mesmo depois de vencer tantas batalhas, ou seja perderam a guerra, pois se tivessem ganhado, teriam o próprio sistema político, econômico e até mesmo social implatados nos países perdedores, como depois da 2GM… só não vê isso quem não quer!!!!

    Repito que não odeio ninguém, mas tenho uma visão muito clara da realidade que me circunda, não acredito em propaganda nem tão pouco em super herois!!

    Se sou assim ati ocidental é por que já parei de acreditar nas mentiras que muitos têm coragem de vir defender com aquele papo de que se não estou a favor da inquisição dos hereges(hoje chamados terroristas), sou um deles também, sou um herege maldito e endemoniado, que deve ser silênciado pelo dogma verdadeiro da justiça civil inquisitória!!

    Os senhores não vêm a verdade dos fatos que acontecem no mundo por que não querem, e eu vou sempre falar a minha verdade, ninguém me calará, pois no Titulo II, Dos direitos e garantias fundamentais, no Art. 5° do inciso IV, está escrito: é livre a manifestação do pensamento, VEDADO O ANONIMATO. Constituição da República Federativa do Brasil, ano 1988, realizada depois da ditadura militar(1964-1985), e vou sempre processar quem vier me dizer que devo me calar pois estou incomodando com as minhas verdades contrárias as da TV, jornais e outros meios OCIDENTAIS!!

    Obrigado senhores, lamento que cidadãos brasileiros tenham ainda uma mentalidade dominada pela propaganda estrangeira, mas tenho certeza que um dia teremos a nossa propaganda brasileira para encher este fazio que os faz sofrer!!

    Valeu!!

  73. caravlhomtts disse:

    Sr Mariner e Sr MA boa tarde,quero dizer que os srs estão certos,os mujahidins são guerreiros e não uma tribo.

  74. MA disse:

    Nisso concordo com o Franco, a guerra não se resume apenas a estatísticas e batalhas isoladas. Políticamente os EUA foram derrotados e seu objetivo principal de ter entrado na guerra (evitar que o Vietnam se tornasse comunista, perdendo assim mercado consumidor) falhou.

    Então não há argumentos de que houve vitória no Vietnam, não conseguiram sequer fazer o que foi feito no Iraque, isto é, destruir completamente a capacidade do país de sustentar uma resistência…

    Então realmente, perderam!

  75. Minus1 disse:

    Francoorp em 15 mar, 2010 às 16:08

    Sabe o que me deixa feliz, brasilwolfpack, francoorp, cor tau,OTV e muitos outros que parecem que pensam. Nao estou dizendo que pensa como eu nao, mas, pensa.

  76. Minus1 disse:

    Reparei que todos os meus comentários estão sendo negativados rsrs , pense assim um homem que conhece coisas basicas, ajax, dhtml, php, como funfa o plugin comment-rating, poderia criar algo como sisteminha para negativar as pessoas, ele poderia esta usando agora contra mim, to falando fazer pq e facil fazer isso, ou entao esta trocando ip (facinho) ou usando proxy e dar reload na pagina para negativar as pessoas. Enfim me negativar não quer dizer muito lembre o louco existe para gritar ser visto como joker, e depois as pessoas verem que eles esta certo e o seguirem. 1 e 2 = 3.

    barracuda

  77. Piramboia disse:

    Eu acho interessante que eu tenha baixa cotação, pois sentem curiosidade e acabam abrindo as minhas opiniões. Mesmo que discordem delas, lêem!

  78. Minus1 disse:

    Piramboia em 15 mar, 2010 às 22:21

    Eu nao vejo assim como disse no meu post, mas, como disse para mim que sou programador, contação e não contação e so um programa, e fazendo os esquema de trocas de ips ou proxys burla facinho. Mas, tbem disse um solução elegante com ajax e php, so que para que isso? quem frauda a verdade e quem tem medo das coisas prefiro te baixa cotação a dizer a verdade, do que viver um vida de mentiras.

Comente

Você precisa estar logado para postar comentários.

Se você ainda não adquiriu a terceira edição da nossa revista impressa, reserve já seu exemplar!

Clique na apresentação acima para fazer a degustação de algumas páginas da edição número 3 da revista Forças de Defesa, de 96 páginas. Garanta já o seu exemplar, por apenas R$18,00. O preço já inclui o envio registrado pelos Correios e a embalagem protetora. Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br. Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.