EUA são ‘ameaça real à paz global’, diz enviado do Irã na AIEA

8

Soltanieh critica cúpula de Washington e diz que resultado do encontro já é conhecido

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clipping-forteTEERÃ – O enviado do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh, criticou a conferência nuclear organizada pelos EUA nesta segunda-feira, 12, e disse que as decisões tomadas nesse encontro não têm força de lei para as nações ausentes. Soltanieh acusou Washington de ser uma “ameaça real à paz global” em razão do arsenal nuclear americano.

“O resultado da conferência em Washington já é conhecido. Qualquer decisão tomada nesse encontro não é vinculante para os países que não estão representados na conferência”, disse à agência Isna.

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve abrir hoje a conferência nuclear de dois dias com representantes de 47 países. O Irã, que vive um momento tenso com os EUA por seu programa atômico, não está representado no evento. O Departamento de Estado norte-americano já informou que os esforços para pressionar o Irã serão um tema “significativo”.

Teerã sofre pressão internacional para abandonar seu programa nuclear. O país diz ter apenas fins pacíficos, mas potências ocidentais temem que ele busque uma bomba atômica. O país persa já sofreu três rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU.

O Irã anunciou uma conferência de dois dias, em 17 e 18 de abril, sobre desarmamento nuclear. O país ainda não anunciou a lista de participantes, mas haverá delegações da AIEA e da ONU no encontro. A Rússia também já informou que deve estar presente. As informações são da Dow Jones.

FONTE: Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco
Bosco
14 anos atrás

Existem 2 alternativas.
Ou os americanos são mentirosos quanto a alegada intenção do Irã em produzir armas nucleares e conseguem engabelar o resto do mundo com seus argumentos, fazendo chacota com toda a comunidade internacional, ou os iranianos é que são mentirosos e pretendem mesmo construir um arsenal nuclear.
Será que os países não possuem como saber a verdade?
Será que não há um jeito prático de se saber quem está falando a verdade?

germa
germa
14 anos atrás

Boscão, eu acredito que tanto faz quem está falando a verdade. Fato é que que Irã está cercado militarmente e se não tiver uma carta na manga pode virar outro iraque com as “milhões de bomba e armas de destruição em massa” alegado pelo partido republicano. Tem outra, agora não é viável fazer a guerra contra Teerã, pois o mundo ainda não se recuperou totalmente da crise,e segundo alguns experts a crise de verdade ainda nem veio. sendo assim,uma ação militar contra o Irã faria dos preços do petróleo bater às nuvens e a crise ficaria ainda pior. Como os… Read more »

Jmaster
Jmaster
14 anos atrás

Pra mim os EUA estão mal intencionado em relação ao irãn. Estão querendo fazer mesma coisa que fizeram no iraque. Mentiram para o mundo, falsificaram documentos pra justificar a guerra e depois não encontraram nenhuma arma nuclear no iraque.

Pra mim estão querendo invandir iran pra controlar o Petróleo. E a arma nuclear é pretexto pra isso.

Tito
Tito
14 anos atrás

E logo de pois eles invadirão a Amazônia, O pré sal, o BBB, e a Sapucai.
A Quarta Frota vai se instalar na Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morumbi and Pacaembu vão virar estadios de Futebol Americano.

Como esses Norte Americanos são malvados.

Abs.

povo
14 anos atrás

acho q os eua não saõ ameaça para ninguém desde que não cruze seu caminho com mal intenções,só gostão de meter o naris onde não saõ convidados. agora os gringos querem opinar e intervir sobre a construção de uma fabrica no brasil. mas sera que não temos mais vergonha nara para deixar qualquer um fazer o que bem quer neste pais de ninguem e sem lei o qual a lei se chama dinheiro e só funciona quando é para os pobres assim como as algemas!! ta certo o chavez que não deixa fazerem o que querem no pais dele.

luciano
luciano
14 anos atrás

Bosco disse: 14 de abril de 2010 às 9:56 amigo bosco,esqueceu do argumento usado pelo ex presidente bush para roubar o petroleo do Iraque?cadê as armas quimicas que eles tanto falavam,e digo mais,segundo as proprias palavras do nosso ministro Jobin no canal livre da band,os americanos usam o argumento que Iran é ameaça pra Israel e outros países,mais segundo consta Israel também possue arma nuclear,e pelo disse mais nosso ministro,segundo ele,os americanos deram a desculpa dizendo que Israel tem o direito de ter arma nuclear pq esta rodeada de inimigos,mais pergunta ele,já respondendo,Iran também não esta?! – É amigo Bosco,pelo… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
14 anos atrás

luciano disse:
14 de abril de 2010 às 20:24

Pré-sal?????????????

rsrsrsrrsrr

É a Amazônia, meu caro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tadeu s
Tadeu s
14 anos atrás

Além do estado norte-americano ( sim estado, pois a política não era do Bush… e a continuação da mesma por Obama, só confirma isto.) ter mentido, descaradamente, na questão das ‘armas de destruição em massa’ do Iraque. O estado norte-americano e a OTAN estão adminstrando a produção de ópio no Afeganistão… “O que OTAN tem feito é a fragmentação da sociedade afegã até ao ponto de ruptura, instalar um regime fantoche corrupto das margens da sociedade e para supervisionar um aumento de 40 vezes na produção de ópio, enquanto adotou uma política de pagar aos Talibã para não atacar, antes… Read more »