CAVALRYO “sniper” britânico Craig Harrison bateu o recorde de distância de tiro, neutralizando dois insurgentes talibãs no Afeganistão. A distância foi de 8.120 pés (2.476,6m), medida por GPS, tão grande que os alvos não ouviram os disparos.

Harrison acertou os insurgentes em novembro passado, numa operação na província de Helmand, disparando um rifle Accuracy International L11583.

O primeiro tiro acertou um homem operando uma metralhadora, atingindo-o no estômago, matando-o na hora. O segundo homem tomou a metralhadora e também foi atingido do lado.

O recorde anterior pertencia a Rob Furlong, do Exército Canadense, que matou um atirador da Al Qaeda a 7.972 pés, em 2002.

AW04V3

71 Comentários to “Silencioso e mortal”

  1. Bernardo R. disse:

    Absolutamente incrível!!!

    É mais difícil que que acertar uma mosca a 15 metros cuspindo um feijão!!

    Brincadeiras à parte, não consigo nem imaginar como eles conseguem!!

  2. The_mal_voltou disse:

    TALENTO!
    além do mais, os ingleses tem tradição na caçada…

  3. Ilya Ehrenburg disse:

    Precisamos de armas como essas.
    A Imbel precisa entender, que algo superior ao AGLC se faz necessário. Urgentemente!

  4. Odair disse:

    esse è bomm!!
    vcs q entendem mais do q eu, qual chega primeiro a 2,5 km, o projétil ou o som? e quanto tempo leva para percorrer essa distancia?
    desde jà agradeço a resposta!!!

  5. Srs.
    Em Stelinigrado em 1942, com invasão alemã, somente um sniper russo, eliminou 272 soldado alemão,todos eles furando seu capacete,usava um fuzil anti tanque com mira. Infelismente não me recordo seu nome. Mas podem pesquisar que achara.
    Existe uma estatua dele em uma das praças de Moscou.

  6. Erikson disse:

    Marco, existe um filme sobre ele, me corrijam se eu estiver errado, faz tempo que assisti, me parece que é “Círculo de Fogo”.

  7. Galileu disse:

    Não acredito nisso não, eu com o FAL acerto também lol

    o Ilya acho que só 3 unidades que tem o AGLC , comandos, brigada pqd e o cigs, só o fato do EB entender a importância do sniper e ter um atirador com sua AGLC já seria um sonho, algo supeirior ao AGLC fora das 3 unidades, impossível!

  8. Bruno disse:

    Vasily Zaitsev

  9. war dog disse:

    Vassili Grigoryevich Zaitsev, soldado russo que durante a batalha por Stalingrado teve o credito de ter matado cerca de 225 soldados alemães.
    Ele não usava um fuzil anti-tanque e sim um fuzil Mosin-Nagant modelo M91/30, calibre 7,62 x 54 mm onde foi adaptado uma mira telescópica.
    A sua estatua fica na antiga cidade de Stalingrado.
    Por ser um combate urbano, os seus disparos não ultrapassavam a distancia de 300 mts.

  10. war dog disse:

    Ilya, a Imbel assim como a Taurus, só vão entender que fabricam e vende o lixo delas aqui, quando os orgãos governamentais começarem a licitar os produtos com concorrencia internacional.
    Quando se trata de armamento, nós ainda estamos naquela que o “Opala é o melhor carro do mundo.”

  11. Andre Luiz disse:

    Tem aqueles finlandes que nao me lembro o nome, mas era chamado de “morte branca”

    Botava no bolso tanto o Zaitev quanto o ingles aí, ainda mais com este par de olrelhas, fica facil de achar o cara

  12. V.T.G. disse:

    Vassili Zaitsev, se for o russo do filme, mas ele não utilizava um rifle anti-tanques. Ele utilizava uma variante do rifle Mosin-Nagant modelo M91/30, calibre 7,62 x 54 mm (semelhante ao .30-06 americano) com uma mira telescópica que ele mesmo fixava.

    E foram 232 (242 em outras fontes) somente na Batalha de Stalingrado, até antes de perder a visão, dizem os russos que ele alvejou 468 infantes inimigos.
    Agora, melhor que o V. Zaitsev, foi o Simo “Morte Branca” Häyhä, finlandês que lutou contra a União Soviética na Guerra de Inverno em 1939.

    Operando em temperaturas que iam dos −20 aos −40 graus e usando uma camuflagem totalmente branca, Häyhä é creditado por mais de 500 mortes confirmadas de soldados soviéticos, sendo que os relatórios não-oficiais finlandeses estimam em 542 o número de mortes atribuído a ele.

    Häyhä usou um rifle soviético Mosin-Nagant (o mesmo modelo, foi utilizado por Zaitsev), pois se adequava a sua baixa estatura. Para não se expor em seus esconderijos, ele preferia usar miras comuns ao invés das telescópicas, pois com esta última o atirador deve erguer um pouco a cabeça, além de haver o risco da lente refletir a luz do sol.

    A marca de mais de 500 mortes foi alcançada num período de 100 dias, com Häyhä atingindo o número recorde de 5 por dia, praticamente uma morte a cada hora do curto dia de inverno.

    Em 1998, ao ser perguntado sobre como conseguiu se tornar uma atirador tão bom, ele respondeu, “prática”. Questionado se tinha remorsos por ter matado tantas pessoas, ele disse, “fiz o que me mandaram fazer, da melhor forma possível”.

  13. Seal disse:

    Nos jogos de guerra,o mais difícil é vc eliminar os Snipers.Vc não vê e nem sabe da onde vem o tiro mortal!

    Se não me engano,esse filme “Círculo de Fogo” foi interpretado pelo ator Jude Law(Vassili) atirador de Elite na Batalha de Stalingrado durante invasão alemã em 42.

  14. V.T.G. disse:

    Apesar de ser TO totalmente diferentes, devemos lembrar que a prática leva à perfeição. E que um pouco de sorte sempre ajuda!

    Por melhor que seja o atirador, sempre tem um ventinho que na origem do tiro, ou no momento em que o gatilho foi puxado, não estava soprando. Mas no meio do caminho…

  15. war dog disse:

    Com mais abates que Zaitsev esta a soldado Lyudmila Mikhailivna Pavlichenko, uma entre as 2.000 snipers femininas do Exercito Russo. Ela tem o credito de 309 soldados alemães, dos quais 36 eram tambem snipers, nas batalhas pelo controle das cidades de Odessa e Sebastopol.
    Esta sim era uma mulher fatal.

  16. mano disse:

    O cara tem de parar de respirar, soltar o ar e esperar estabilizar a arma. Aí esperar o momento em que o alvo está na mira,são frações de segundo. Se vacilar, já desestabiliza e começa tudo de novo.Na hora que estabiliza o cara fica na paquera. Parece que tudo para…aí atira.

  17. LBacelar disse:

    A história do Simo é demais, pena que no ocidente ele é praticamente desconhecido. Ele só foi parado pois um projétil explosivo destruiu metade da sua face, quando ele acordou a guerra de inverno já tinha acabado.

  18. Tito disse:

    2.476,6m!!!

    Isso é que é precisão.
    Parece eu com a minha espingarda de chumbinho. :)

  19. Challenger disse:

    Fantastico, mas ele fez isso com um Rifle 7,62mm ou 12,7mm?

  20. claudio (r j) disse:

    Ilya Ehrenburg disse:
    3 de maio de 2010 às 16:08
    Precisamos de armas como essas.
    A Imbel precisa entender, que algo superior ao AGLC se faz necessário. Urgentemente!

    Galileu disse:
    3 de maio de 2010 às 16:27
    Não acredito nisso não, eu com o FAL acerto também lol

    Respondendo:
    o Ilya acho que só 3 unidades que tem o AGLC , comandos, brigada pqd e o cigs, só o fato do EB entender a importância do sniper e ter um atirador com sua AGLC já seria um sonho, algo supeirior ao AGLC fora das 3 unidades, impossível!

    Respondendo, o ideal seria a criação da figura do H.O.G. existente nos Marines, ele se posiciona entre o nosso caçador e o sniper.

    Mas a imbel que necessita de um choque ao estilo EMBRAER também precisa ajudar, pois tentar exportar AGLC por mais de 3.000 reais quando existe no mercado externo Savage .308 com coronha sintética por aproxmadamente USD 500,00 é praticamente impossível.

  21. MA disse:

    Perae:
    “A distância foi de 8.120 pés (2.476,6m), medida por GPS, tão grande que os alvos não ouviram os disparos.”
    Se a distância fosse menor, continuariam não ouvindo, afinal o projétil é disparado a velocidade supersônica… ¬¬
    Ou estou enganado? Esse atestamento, pra mim, não faz sentido.

    Ah, as kills do Vassili ocorreram em toda sua estadia na guerra e a perda de visão fora temporária, ele chegou a lutar em outros fronts além de Stalingrado. Aliás, o Zaitsev sequer é o melhor atirador da ex-URSS, mas é dos mais conhecidos! Agora, tudo bem que ~2,5km é uma distância fenomenal, mas eu dúvido que esse camarada britânico tenha a mesma habilidade que os grandes atiradores de antes, queria ver ele tendo os mesmos resultados com um rifle de 1930 e uma luneta 22mm com 3,5x de zoom não ajustável….
    Contudo, ainda foi um feito e tanto.

  22. Miguel disse:

    Challenger,
    O rifle é 12.7mm

  23. Paulo Costa disse:

    Simo foi atingido por um projetil na mão,ficando incapacitado ate o fim da guerra,que alias a Finlandia
    era um protetorado Alemão,e na epoca de eleições
    entre os partidos Branco,e Vermelho,ouve disputas
    que depois precederam a guerra Russo-Finlandesa,e dizem que isto foi uma das causas da operação
    Barbarossa,invasão da Russia.As armas da segunda guerra algumas tinham,tipo mira a 600mts contra
    grupamento,quem usou o Mauser sabe disto,hoje em
    dia ,isto se tornou raro nas guerras localizadas,com isto os records diminuiram,ou seja não da para comparar segunda guerra mundial com os conflitos de hoje,em numero de alvos a distancia.

  24. vassili disse:

    Blá, blá, blá………………..

    Queria ver este cara fazer o mesmo no meio de uma cidade em ruínas, em um momento de completa revés militar, em que a nação-pátria esta quase sucumbindo perante um inimigo sem escrúpulos. Em um ambiente onde a expectativa de vida de um soldado raso de infantaria num chegava à 4 dias.

    Isso eu queria ver………….

    Cansei de ver soldados como este inglês na mira de meu Mosin Nagant…………..

    abraços.

  25. Bruno Rocha disse:

    Uma vez eu acertei um Beija-Flor com um bodoque (estilingue) numa árvore a 7 metros de altura, e ele estava voando.

    Minha mãe quase que me mata.

    Cuide do bichinho por algum momento. Daí ele voo e nuca mais eu o vi.

    Obs: O projétil usado foi um feijão. O passarinho so ficou atordoado pois levou a pancada na asa e caiu rodando.
    __________________________________

    Galante, tem uma matéria do Discovery Channel sobre um rifle britânico muito bom. Se eu acha no youtube te passo o link.

    :)

  26. Bruno Rocha disse:

    Odair disse:
    3 de maio de 2010 às 16:11

    Depende da velocidade da bala. Se essa for superior a velocidade do som (+- 340 m/s). Aí é bala, depois o som do disparo.

    Obs: O “rojão” daquele deveria fazer um barulho e tanto.
    Quem ja jogou CS e deu uma olhadinha no Sniper lá, ouviu o “som de trovão” da arma.

  27. Alberto disse:

    Só para esclarecer. A TAURUS fabrica pistolas aqui que são brasonadas em empresas americanas (se não me engano, a Springfield), ou seja, nosso armamento é muito bom.

  28. Bruno Rocha disse:

    O futuro não é bem uma incógnita, já existem armas robôs capaz de mirar e estabilizar mais rápido que o homem.
    Temos que avançar na área da robotica, pessoal. Não adianta só fica bajulando a Imbel.

  29. Braziliano disse:

    Alguém poderia fornecer um link confiável que mostre testes que confirmem essa capacidade toda desse ou de outros fuzis de caçadores (snipers).

    Estamos falando de um alvo que tem algo em torno de 0,30m2 (0,5m x 0,6m) a uma distância de 2.476 metros!?!?!?!

    Como o projétil seguiu uma trajetória tão tensa assim? Em 2.500m ela desviou da linha de visada no máximo 15cm???

    Agradeço qualquer esclarecimento.

  30. BRASIL! disse:

    para os queficaram com duvida na area da fisica aqui vai:

    arredondando a V da bala para 1000m/s os 2500 metros sao percorridos em 2,5 segundos, e independente da distancia, o projetil chega antes do som pois a velocidade do mesmo é 340 m/s…… obs pra acertar o alvo o ingles teve de mirar 30 metros acima do alvo!!!! pois em um corpo em queda durante 2,5 s cai 30 metros!!!!………….
    o brasil podia ter um atirador desses
    kkkk

  31. Adrik disse:

    André Luiz,

    Fenomenal o comentário abaixo.

    “quanto o ingles aí, ainda mais com este par de olrelhas, fica facil de achar o cara”

    Que a familia dos mortos tenham a merecida paz.

    Abraços sinceros e fraternais a todos.

  32. Vader disse:

    Círculo de Fogo é um filme obrigatório para quem curte filmes de guerra. Excelente película e mostra bem como os gênios do “politburo” mandavam os infantes russos para o front: um rifle para cada dois soldados!

    O infante que ia na frente morria, o de trás pegava o rifle! Simples! Brilhante estratégia!

    Não admira que os nazistas tenham matado quase dez milhões de soviéticos (não que o Stálin não tenha sozinho tirado o troféu das mãos de Hitler)…

    _______________

    Quanto à Imbel, querem que ela produza algo que preste? Um fuzil moderno e rifles de precisão?

    PRIVATIZA! Simples. Lembrem-se do que aconteceu com a Embraer e reflitam se não valeu a pena…

    Ou então, parem de chorar: a Imbel é um cabidão político e assim se manterá… Ninguém conseguirá fazê-la ser eficiente…

    _______________

    No tópico: só quem já atirou sabe o quanto é “punk” acertar um alvo a mais de 300 metros. 2.000 metros? Inacreditável. É preciso muito mais do que um excelente equipamento: é preciso muito dom, e muito, muito, muito treino. Não dá pro combatente virar atirador com 20 tiros por mês…

    Sds.

  33. otavio disse:

    Desprezando a velocidade inicial e final do projetil em questão,tendo em vista o desvio do mesmo que em uma distancia 2.476,6 metros teria sua trajetoria interferida por fatores como:
    # Perda de velocidade ao decorrer do espaço
    # Previsivel queda do projetil
    # Possivel impotencialidade da bala

    Dados super completos!
    http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Accuracy_International_AW50F
    - Escala eficaz : 1.500 m (4.920 pés)

  34. Bosco disse:

    Odair,
    Já que ninguém de respondeu, vamos lá.
    Se for o rifle da foto com certeza é de calibre .308 (7,62x51mm) e não o .50 (12,7mm).
    Sendo .308 e usando munição de lote selecionado, ela deve ter velocidade inicial em torno de 900 m/s. ou seja, é supersônica.
    Mesmo que a 2400 m o projétil sofra uma desaceleração de 50% ele ainda estará mais rápido que o som ao nível do mar, cuja velocidade gira em torno de 340 m/s.
    Ou seja, o projétil .308 chega primeiro que o som do disparo e deve levar uns 3,5 segundos para percorrer essa distância (2400 m).
    O som levaria algo em torno de 7 segundos para percorrer a mesma distância.
    Só que acho difícil que tenha sido usado esse fuzil da foto em calibre 7,62 mm. O mais provável é que tenha sido usado o calibre 12,7 mm (.50) do mesmo fabricante (o AW50) para bater um alvo tão distante com tamanha precisão.
    Um abraço.

  35. Bosco disse:

    Se for de calibre .50 a conta é mais ou menos a mesma, já que a velocidade inicial do projétil é mais ou menos a mesma também

  36. Bosco disse:

    Ops!
    Não tinha visto o comentário do Brasil das 20:28.

  37. LBacelar disse:

    Caro Paulo Costa

    O Simo foi atingido na cabeça, e não na mão

    “em 6 de março de 1940 Häyhä foi atingido por um tiro na mandíbula durante combate corpo-a-corpo. Com o impacto, o projétil girou e atravessou-lhe o crânio. Ele foi resgatado por soldados aliados, que disseram “faltar metade de sua cabeça”. Ficou inconsciente até 13 de março, um dia após a assinatura do tratado de paz que pôs fim ao conflito.”

    Fonte: Wikipedia

  38. LBacelar disse:

    Bosco…

    Eu tbm acho pouquíssimo provável que o L96 tenha sido usado nessa distância, sendo que ele é recomendado para alvos até 900 metros.

    P/ distâncias acima de 900-1000 metros os rifles anti-material são mais indicados

    abcs

  39. EuMesmo disse:

    O cara tem os abraços todos tatuados.

  40. Falcon disse:

    Errado.O projétil do L115 é do calibre .338 Lapua Magnum(8.6x70mm),um intermediário entre o 7,62Nato e o .50BMG.Quem usa o 7,62x51mm é o L96,o antecessor do L115,o conhecido ”AWP” do jogo Counter Strike.

  41. Bosco disse:

    Achei algumas tabelas balísticas na internet e o mais provável é que o projétil leve cerca de 3 segundos para percorrer a distância de 2400 metros.
    Também a arma é apontada inclinada mais ou menos 1 grau em relação ao alinhamento visual com o alvo, o que faz que a arma aponte para um ponto situado mais ou menos uns 30 metros acima do alvo.
    Aliás, como disse o Brasil.

  42. Bosco disse:

    Falcon,
    você está certo. É em calibre .338.
    O que não muda os cálculos que ele também tem a velocidade inicial em torno de 900 m/s.

  43. Falcon disse:

    Nem Chuck Norris acertaria um alvo a 2500 mts com um 7,62 x 51mm.

  44. Paulo Costa disse:

    LBacelar,digamos que não foi na mão ,nem no cranio,
    foi na mandibula,tem a foto dele na Wiki…
    Com o .338 a 2500mts,é muita distancia,com o
    .338 magnum,tambem,e a caixa da culatra da arma não é do .50,então deve ser mesmo o .338 magnum,o que é um feito..

  45. Paulo Costa disse:

    Galante,vc tem certeza que a arma acima é a usada?
    Para um .338 magnum a distancia esta enorme,mesmo para o .50,é uma distancia consideravel,mas possivel.

  46. Francoorp disse:

    Tenho esse film na minha coleção, mas em italiano o nome muda, fica “Il Nemico alle Porte”… bom saber que no Brasil deram um nome que não entra em nada com o film… fico com a minha versão mesmo!

    Grande produção européia, e se vê claramente isso, pois mesmo o herói de heroísmo tem pouco.. muito pouco !!

    Tem que fazer um pro finlandês também… tomara que seja uma produção européia novamente, pra ficar mais realista a coisa…

    Valeu !!

  47. Cláudio disse:

    Vamos deixar de BLA-BLA-BLA !!! E OBA-OBA !!!

    Vamos resumir assim:

    Se o Soldado era verterano: foi sorte de veterano.

    Se o Soldado era principiante: foi sorte de principiantes.

    Em meu sítio, com minha CBC Expresso, calibre 4,5mm, já acertei vários tiros “em moscas” a uma distância enorme, é só que em baixo tinha um boi morto em decomposição.

    Coloque vários Talebans em um quadrado e mire na metralhadora .50 que a chance de acertar um Taleban manuseando a arma é bastante grande.

  48. Bosco disse:

    Cláudio,
    eu acho que é possível sim fazer a regulação de uma mira de rifle .50 para que acerte um alvo de ponto a 2,5 km, mesmo porque o observador deve ter contado com um telêmetro laser e um computador balístico para o ajuste de tiro. Introduzindo outras variáveis como velocidade e direção do vento, etc, e claro, contar com uma boa dose de sorte.
    Mas com certeza não foi um tiro a esmo.
    Um abraço.

  49. LBacelar disse:

    Cláudio disse:
    4 de maio de 2010 às 8:54

    Não é bem assim não brother, após a segunda guerra mundial tanto os britânicos como os americanos passaram a levar o treinamento dos atiradores de elite muito a sério.

    P/ mim essa história de sorte, em combate não existe afinal you fight as you train

    abcs

  50. Reginaldo Bacchi disse:

    Um artigo sobre este acontecimento:

    “… It was recently revealed that, last November, a British sniper (corporal Craig Harrison) set a new distance record when he killed two Taliban in Afghanistan, at a range of 2,620 meters (3,120 feet). He did this with a L115A3 rifle firing the 8.6mm Lapua Magnum round. The previous record was held by a Canadian soldier, corporal Rob Furlong, who dropped an al Qaeda gunman at 2,573 meters (7,972 feet) in 2002, also in Afghanistan. Furlong, however, was using a 12.7mm (.50 caliber) rifle. These weapons are good at 2,000 meters or more, but weigh twice as much as the 6.8 kg (15 pound) 8.6mm rifles.
    Three years ago, the British Army began replacing most of its 3,000 7.62mm L96A1 sniper rifles with one modified to use the .338 (8.6mm) Lapua Magnum caliber round. This Accuracy International “Super Magnum” rifle is basically a L96A1 “Arctic Warfare” rifle modified to handle the larger, 8.6mm Lapua Magnum round. The new rifle (the L115A1) weighed 6.8 kg (without a scope), was fifty inches long and had a 27 inch barrel and a five round magazine.
    Snipers in Iraq, and especially Afghanistan, have been calling for a longer range round, but find the 12.7mm (.50 caliber) weapons too heavy. The .338 (8.6mm) Lapua Magnum round has an effective range (about 1,500 meters) about 50 percent greater than the 7.62mm standard NATO round. Like most long range rounds, if the weather (clear) and winds (calm) are right, you can hit targets farther away. Those were the conditions Harrison encountered when he took his three shots (the third one hit the machine-gun the two Taliban were using.)
    The 8.6mm round entered use in the early 1990s, and became increasingly popular with police and military snipers. Dutch snipers have also used this round in Afghanistan with much success, and have a decade of experience with these larger caliber rifles. Recognizing the popularity of the 8.6mm round, Barrett, the pioneer in 12.7mm sniper rifles, came out with a 7 kg (15.5 pound) version of its rifle, chambered for the 8.6mm.
    Corporal Harrison, a member of the Household Cavalry Regiment, recently returned from Afghanistan. While there, he was lightly wounded by gunfire, and later suffered a broken arm when his vehicle encountered a roadside bomb. It took a while for someone to go double check the distance of his shot, using GPS. He only learned that he broke a record after he returned to Britain last month. …”.

    Bacchi

  51. humberto disse:

    O cabra é bom…
    Por mais que o alvo seja relativamente estático (pois vc não corre com uma metralhadora para cima e para baixo), que vc tenha equipamentos e acessórios de primeirissima qualidade, que esteja usando um .50, que tenha dado mais do que 2 tiros (um para cada abatido), que tenha um treinamento primoroso, que tenha um companheiro que lhe forneça tanto o alvo com auxilia nos parametros (distancia estimada (a grosso modo, faz-se um calculo do que vc ve no seu pit com algum parametro (como o tamanho da metralhadora, carro etc etc), velocidade do vento etc )
    para o tiro, tudo isto torna o tiro possível, mas o sujeito é muito bom mesmo. Para mim, isto era impossível, vc visualizar o sujeito a esta distancia já beira o absurdo..
    []
    PS ..Se o segundo assumiu a metralhadora, não sabia que existia um sniper na área, creio que o resto (se existia mais gente) percebendo isto, se mandaram (o Sniper conseguiu o seu objetivo, espalhar panico).

  52. Francisco AMX disse:

    Mas o mais provável: isso não foi bem verdade… :)
    Pelo menos a distância não deve ter sido esta…
    Tinha Juiz para aferir? não seria a palavra do sniper e seu auxiliar apenas? tenham dúvidas!
    ainda mais que, supostamente, ele acertou 2x…

    Lembro de um Marine, acho, que acertou a uma distância de 1800 metros, acho… no Iraque, com um .50 barret… e foi um feito espetacular…

  53. Felipe Sentinaro disse:

    Acho que é possivel sim acertar a esta distancia, uma vez assisti a um documentario em que um sniper acertou um alvo a quase 1.985m.

    Acho que um dos melhores snipers da historia, foi Vassili Zaitsev!
    Este sim foi bom!!!

  54. Bosco disse:

    Chicão,
    hoje é comum o uso de telêmetros laser por parte dos “observadores”. Também eles devem ter ido até o local conferir e fizeram a marcação com GPS.
    Eu acho.

  55. MA disse:

    Francisco, esses snipers andam no mínimo em duplas, com um designador/observador, que porta um rangefinder a laser, então ele pode medir com precisão a distância do alvo para o atirador, facilitando a regulagem da mira. Além de um aparelho para medir altitude e vento, contudo, a uma distância de 2,5km esses fatores podem ser diferentes no percurso.

    Por isso que repito, não dá para comparar esses caras com atiradores da primeira metade do século passado. Aqueles caras não tinham nem 10% dos insumos que os rapazes possuem atualmente… Eles têm habilidade? Certamente! Mas os de antes eram verdadeiros Mestres. Assim como no atletismo, futebol, etc…

    PS:. Mesmo se o tiro fosse a 200m o “alvo” não teria escutado o disparo antes de ser atingido. Já é distância suficiente para um projétil a 950m/s ultrapassar o ar emitido 0,2s antes dele sair da boca do cano.

  56. Yuri disse:

    A arma utilizada foi:

    Accuracy International AWM (Arctic Warfare Magnum) L115A3 rifle, calibre .338 Lapua Magnum (8.6 x 70 mm).

    Sds,

  57. Francisco AMX disse:

    Sei disso Bosco e MA, minha dúvida recai sobre a seriedade das declarações de alguns feitos que ultrapassam o “fantástico”…
    Tudo pode? vai se saber… mas estamos falando de 2 acertos de quase 2,5km…

    Alguém aqui já fez o teste “visual” da velocidade do som?

    Eu e um primo, no início dos anos 80, fomos a fazenda de um tio, e lá pegamos 2 latas de 18lt e 2 porretes, então fomos ao campo, um descampado, sem relevo algum, de mais de 5km… fixamos as latas em “moirões” da cerca, distantes mais ou menos 1km, estava um dia de céu claro, de excelente luminosidade, ficando eu num dos moirões com um porrete e ele noutro, como na fazenda dá para se escutar a grama crescer, rsrsrs, batía-mos nas latas, um de cada vez, levantando bem o porrete para ficar visível a “manobra”… e na sequencia… apontava-mos o porrete para o outro lado, numa velocidade natural, era muito legal, pois o barulho da batida de um chegava ao outro apenas quando o porrete estava apontado para o outro lado… e isso tudo era visto de forma relativamente nítida…

    Sds!

  58. Yuri disse:

    Simo Häyhä foi o maior Sniper de todos os tempos. 505 mortes confirmadas, 542 incluindo-se as nao confirmadas. Utilizava um versao finlandesa do fusil sovietico Mosin Nagant M28e, mira aberta. Assim como SWG filandesa Suomi K31 SMG. (Suomi = Finlandia).

    Preferia utilizar mira aberta (standard iron-sighted) para manter a cabeca mais baixa. Com a utilizacao da mira optica acreditava que teria de elevar a cabeca para uso.

    Sds,

  59. FighterSkill disse:

    Acredito que seja possível acertar um alvo nesta distancia com esta arma e com o treinamento correto.

    Só não daria pra acreditar se fosse um FAL meia boca…com uma mira telescópica alemã de 4x…tipicamente utilizada pelos nossos caçadores…(pasmem!).

  60. MA disse:

    Francisco, eu acho perfeitamente possível sim. Acho que só não fizeram antes porque não tiveram a situação de tiro que ele teve, provavelmente estava em algum morro no Afeganistão, ou em alguma vila e os alvos estavam no descampado, a uma distância imensa e sem vento.
    Acho difícil não.

    PS:. Só uma curiosidade, o design do Mosin Nagant teve grande contribuição de Léon Nagant, um projetista belga, e até o início da década de 20 o fuzil era construído em fábricas estrangeiras, já que a Rússia não possui capacidade de produzi-lo, inclusive a própria Winchester chegou a produzir lotes do fuzil.

  61. ditongo disse:

    A arma perfeita para Lee Osword.
    O suposto assassino de Jonh Kenned, presidente americano na década de 1970.

  62. Luis disse:

    É Lee Oswald. E um fuzil de precisão nesse calibre faz um estrago…muito mais forte que o .338 Lapua Magnum.

  63. Luis disse:

    É Lee Oswald.

  64. humberto disse:

    Não sei bem se os antigos eram melhores, acho que cada um é o melhor no seu tempo, se um atirador sobrevive, além de saber atirar e muito bem, é muito bom em se camuflar tb, pois se manter incognito é o segredo a coisa.
    Tenho lá minhas dúvidas se um sniper das antigas iria se dar bem hoje..e vice-versa, temos que levar em conta o ambiente no qual operam, com certeza, na época da segunda guerra (principalmente em Stalingrado) a distância era bem menor (coisa de no máximo 500 metros), então saber se camuflar, usar o ambiente e conhecer o terreno deveria ser importantissimo, muito mais do que saber atirar e bem, é obvio que ter sangue frio (alguns dizem instinto de assassino) e boa pontaria eram o pré-requisito. Particularmente acho que na época da Segunda Guerra a coisa era mais cruel..
    []

  65. Wolfpack disse:

    Desculpe, mas um verdadeirto sniper não deve posar para fotos.

  66. Aldo disse:

    O morte Branca iniciou sua carreira de sniper na Guerra Russo-Finlandesa com o Mosin-Nagant, mas quando o comando viu que o cara era fera deram para ele uma Sako M2/28-30.
    Outro famoso finland~es nesta mesma guerra , chegou pert dos 400 abates, foi Sullo-Kolkka, que no total acabou matando mais que o Simo, pois no inicio da campanha participou de combates diretos com uma submetralhadora Suomi 9mm, fazendo mais de 100 vítimas. Outros dois famosos snipers russos foram Mikkail Ilych Surkov e Ivan Mikailovitch Sidorenk0, com mais de 350 mortes cada um.
    também com mais de 3 centenas de vítimas no front oriental, mas do outro lado tinha o Major SS Erwin Konig.
    O duelo em Stalingrado, brilhantemente mostrado no filme Círculo de Fogo, foi entre Zaitsev e o Cel. SS Heinz Thorvald.
    Nas guerras modernas dois snipers se destacaram. no Vietnam o sargento Carlos hatchcock marcou 93 abates e na Chechênia, o sargento russo Genady Sverenko fez 78 vítimas.

  67. Aldo disse:

    Alguém sabe de qual unidade é o atirador britânico do texto?

  68. lc disse:

    Ouvi dizer que na década de 60, em meio à tropa brasileira a serviço da ONU na República Dominicana, houve um brasileiro que ficou famoso pelo número de rebeldes abatidos.
    Alguém saberia informar algo a respeito?

    Abs.

  69. Reginaldo Bacchi disse:

    Aldo perguntou em 5 de maio de 2010 às 20H22′: “… Alguém sabe de qual unidade é o atirador britânico do texto? …”.

    Conforme escrevi na minha mensagem de 4 de maio de 2010 às 9H22′: “… Corporal (Craig) Harrison, a member of the Household Cavalry Regiment …”.

    Ou seja: Cabo Craig Harrison do Regimento de Cavalaria da Guarda Real.

    Bacchi

  70. FighterSkill disse:

    Hummm…

    Se ele se identificou ou é corajoso ou burro…rsss

    Se bem que estas duas qualidades andam juntas…

  71. Reginaldo Bacchi disse:

    Falando de Lee Oswald – ele usou para assassinar o presidente Kennedy um fuzil italiano Carcano Modelo 91/38, com cartucho 6,5X52 mm, fabricado em 1940, numero de série C2766.

    A luneta era Ordnance Optics 4 x 18.

    Bacchi

Comente

Você precisa estar logado para postar comentários.

Já saiu o número 4 da nossa revista impressa Forças de Defesa, com 96 páginas. Garanta já o seu exemplar, por apenas R$18,00. O preço já inclui o envio registrado pelos Correios e a embalagem protetora. Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br. Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.