Cinco soldados do Exército afegão morreram e dois ficaram feridos de forma acidental em um ataque, hoje, das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), informaram funcionários. Os soldados afegãos estavam tentando emboscar um grupo de insurgentes, na província de Ghazni, quando aviões da Otan começaram a disparar sem aviso, afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa afegão, general Mohamed Zahir Azimi.

O militar condenou as novas mortes por “fogo amigo”, no momento em que as forças internacionais tentam melhorar a coordenação com seus colegas afegãos a fim de eventualmente transferir a eles as responsabilidades de segurança. “Não é a primeira vez que um acidente desses ocorre, mas esperamos que esse possa ser o último”, afirmou Azimi.

O porta-voz da Otan Josef Blotz confirmou o ataque acidental e disse que lamentava as mortes. Foi aberta uma investigação conjunta sobre o incidente, completou ele. Além disso, três militares norte-americanos morreram no instável sul do país na explosão de uma bomba, informou mais cedo a Otan.

FONTE: Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JClaudio
JClaudio
13 anos atrás

Se eles matam por engano seus próprios aliados afegãos, imaginem o que não devem fazer com os cidadãos comuns afegãos.
O Engraçado nisso tudo é que nunca ouvi dizer que mataram por engano soldados de outras nacionalidades, são sempre afegãos.

jawsbacc
jawsbacc
13 anos atrás

Caro JClaudio, eles já mataram sim seus soldados. O próprio McCrystal que foi defenestrado do comando das operações, foi acusado de esconder caso escabroso de fogo amigo. Deram medalha de herói para soldado morto por colegas de armas. Matam o que passa pela frente. E ainda acham que vão ganhar a guerra, como acham que ganharam no Iraque.

Paulo Costa
Paulo Costa
13 anos atrás

Com o avanço da eletronica,cada grupo de soldados deveriam ter um radio de comunicação,e ao mesmo tempo estando em stand-by,ao ser interrogado por um radar ,ou sistema IR,embarcado em um jato,ou UAV,se liga automaticamente e responde ao IFF, que tem senha diaria,e pode-se saber o status do GC, por exemplo,isto para uso civil existe a pelo menos uns dez anos,na forma de ,por ex estando no escritorio, pelo modem,vc atraves de um software envia um sinal de telefone ,a um PC na sede ,por ex,o PC da sede esta em stand-by,e pelo sinal inicia uma rotina e verifica a senha,e… Read more »

Marine
Marine
13 anos atrás

Paulo Costa, Infelizmente amigo nao ha como fazer a guerra 100% segura. E a natureza da guerra cometer enganos durante situacoes de stress. Com relacao ao radio, e proibitivo por preco e varias outras razoes que todo soldado carrega um IFF para se comunicar com plataformas aereas. Esses erros hoje sao muito menos comuns do que ja foram em guerras anteriores. Na 2GM derrubavam-se ate seus proprios avioes, no Vietnam atacavam companhias e pelotoes inteiros por engano. Infelizmente e assim e nao sera amanha que vai mudar. O maximo que se pode fazer hoje e continuar os procedimentos, as ROEs… Read more »

Paulo Costa
Paulo Costa
13 anos atrás

Ok,marine obrigado pelas respostas…

André OLiveira
André OLiveira
13 anos atrás

Esse tipo de acidente infelizmente ocorre.. Mesmo nas forças mais coordenadas..O problema é que as forças afegãs perdem a vontade de colaborar com os ocidentais quando isso ocorre, pois um “ocidental” matando um pashtun ou um hazara é acidente e o contrário é um ato terrorista..

Muitos soldados da coalizão também morreram assim, se serve de consolo…

André OLiveira
André OLiveira
13 anos atrás

O maior problema ocorreu quando helicópteros fuzilaram diversos jornalistas em atitudes nada suspeitas no Iraque e levaram mêses tentando escamotear a informação..

claudio alfonso
13 anos atrás

Pelo menos assim a OTAN dá apoio de fogo aproximado aos talebans. Infelizmente, por sua total incompetência, a OTAN/USA estão dando a vitória aos talebans. Quando finalmente abandonarem aquele país a sua própria sorte, os talebans vão impor uma ditadura fanática ainda mais violenta

Jonas Rafael
Jonas Rafael
13 anos atrás

Isso sempre ocorreu, o problema é que antigamente haviam muito mais baixas em combate, a pecentagem de baixas por fogo amigo era insignificante em relação às baixas causadas pelo inimigo. Hoje em dia esse panorama mudou e a proporção está bem mais alta, o que faz com que o assunto receba mais destaque.

Snowmeow
Snowmeow
13 anos atrás

É a OTAN mantendo sua tradição de matar a todos, não importa o lado que tomem na guerra, vide a atuação em Kosovo.