Clique na imagem abaixo para fazer o “download” do arquivo PDF (4.75Mb) com o número 1 da revista Apoio Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, de Março de 1988.

No texto da publicação é possível detectar a mentalidade dos representantes dos trabalhadores das empresas Engesa, Avibrás e Embraer, no auge da produção bélica no Brasil.

As matérias tratam da corrida armamentista, os efeitos de uma explosão nuclear, a produção de armamentos no Brasil, a política das armas e economia, o Sindicato, a indústica bélica e a proposta de reconversão, além de uma entrevista com o presidente do sindicato.

O texto diz, entre outras coisas absurdas, que o “Vale da Tecnologia” é também o “Vale da Morte” e que seguindo a diretriz da ONU, as fábricas de armamentos deveriam ser convertidas em fábricas de produtos civis.

Afora isso, existem algumas tabelas com dados interessantes sobre os totais de vendas de armamentos e principais clientes.

COLABOROU: Reginaldo da Silva Bacchi

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

É sempre o blá, blá, blá de sempre. Com uma dinheirama dessa dava pra construir isso e aquilo etc.etc.etc. e tal. Um dos questionamentos mais idiotas que eu já vi foi a manjada indagação de que como o Brasil é um país pacífico não precisa de armamentos. Já vi até gente aparentemente de bom senso questionar até a existência das FFAAs. Enfim, pensamento mediocre é uma praga que parece não querer sair de solo verde amarelo. Mas torço para que venham dias melhores em termos de mentalidade cívica

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Em tempo, se todos os indivíduos ao completar 18 anos
tirassem pelo menos um ano de serviço em uma das FFAA certamente seria bem menos o número de facínoras aprontando por esse país afora. Pelo menos teriam parte do caráter moldado de forma a serem verdadeiros cidadãos e não essa verdadeira legião de idiotas que se acham espertos mas que só sabem falar gira porca, fumar baseado e assaltar, matar e traficar.

Luis
Luis
13 anos atrás

Falar das sanguessugas filhas de militares que levam embora a maior parte da verba do MD esses comunas não falam!

Vader
Vader
13 anos atrás

E essa gente hoje nos governa…

Al Carvalho
Al Carvalho
13 anos atrás

Recursos sao escassos mesmo, eh lei de economia. O que voce poe num lugar, falta em outro lugar. Assim, investimentos em defesa, envolve sacrificios, muito embora essa area possa eventualmente gerar muitos empregos com o consumo nacional e internacional de equipamentos relacionados essa industria. Assim, pode-se ateh amenizar, reduzindo os efeitos das crises ciclicas do capitalismo mundial – uma reducao do consumo mundial por equipamentos militares. Tais efeitos podem ser neutralizados pelos investimentos internos no setor de defesa. As politicas publicas do governo, estrategicamente estimulando o consumo no mercado nacional foi um dos maiores responsaveis pela crise ter afetado relativamente… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

É pra variar,tinha que ser uma revistinha de comuna safado e hipócrita mesmo,logo eles que no mundo todo sempre recorreram a armamentos e indústria bélica,pois é isso que sustenta o regime utópico deles…A quem eles chamam de golpistas? Aos militares? Eles que são os verdadeiros golpistas e tentam a todo custo inverter os fatos e denegrir as FAs querendo justificar a covardia das ações terroristas e os assaltos que praticaram,engraçado é que eram todos burgueses que não se preocupavam em trabalhar,pois o papai e a mamãe os sustentavam,por isso tinham tempo de brincar de Fidel,Che Guevara e Ho Chi Min…Agora… Read more »

Bronco
Bronco
13 anos atrás

Mas o pessoal aqui também, hein? Não perde a chance de alfinetar… Pessoal, ainda que não concordemos com o discurso retórico e populista de que “X armas equivalem a Y sei lá o que no fome zero”, tentemos apenas fazer um esforço para considerar a conjuntura do final da década de 1980. Hiperinflação, uma série de planos econômicos fracassados, uma ditadura extremamente recente e um movimento mais recente ainda pelas diretas. Ou seja, era um momento de ascensão dos movimentos sindicais e de descendente dos militares. Natural que coisas como essa acontecessem, embora, infelizmente, esta mentalidade de que gastos militares… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Caro João Gabriel

Nada como um dia depois do outro. O “pacifista” de ontem é o “belicista” de hoje. Você disse tudo.

Abraços

Al Carvalho
Al Carvalho
13 anos atrás

Soh lembrando que a critica construtiva realmente eh importantante. Todavia, criticas subjetivas, mal intencionadas, logicamente sao simplesmente dispensaveis, pois em nada contribuem para o bem estar da nacao. Por outro lado, o que devemos pensar eh em oferecer uma alternativa viavel, propondo solucoes para aos problemas que afligem a sociedade, sem menosprezar e denegrir as boas coisas que ja foram conquistadas, por puro despeito ou picuinha. A missao militar eh nobre, eh defender a NACAO, a soberania nacional e o patrimonio ( incluindo-se a patria e seus sistemas politico -democratico – e economico – capitalista) NACIONAL, observando os preceitos constitucionais.… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Caro Paulo, Com certeza,esse papo de pacifismo e direitos humanos desses cretinos é apenas pra ganhar as indenizações milionárias(como se muitos deles fossem paupérrimos) e chegarem ao poder,é rídiculo ficar comparando valores de equipamento bélico com obras sociais,aliás é uma comparação ridícula e impossivel,pois tanto as obras sociais de infraestrutura e o equipamento das FAs é extremamente necessário para bom andamento do país,não tem como comparar um com o outro,o caso é que fazem esse tipo de comparação,porque em obra pública se superfatura mais,é mais conveniente,é mais facil de se roubar do que em um contrato com alguma das FAs,por… Read more »

Bruno Mato Grosso
Bruno Mato Grosso
13 anos atrás

O amigo do primeiro comentário usou o termo mentalidade cívica. Bom, eu discordo. Talvez por isso um monte de gente questione o reequipamento ou até a existência das FAs. Infelismente, falar em patriotismo no Brasil, devido aos anos de chumbo, ainda fazem as pessoas pensarem em obediência cega, repressão, e falta de liberdade. Isso é ruim, mas é um fato. Portanto, na minha opinião, ao invés de ficar usando esses bordões desgastados, como patriotismo e civismo (embora eu seja um fiel defensor deles) devemos usar termos como “mentalidade de defesa” ou “capacidade de defesa”. As pessoas precisam pensar , em… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Então Giap, O caso é que o sindicalismo aqui,assim como a maioria das coisas nesses país,foi distorcido,se tornou algo lucrativo e plataforma política para demagogos e oportunistas,fora os que são corrompidos pelos patrões e senhores das indústrias por aí,um exemplo são as empresas de telefonia que exploram e exigem o máximo do funcionário e depois os mandam pro olho da rua,e o sindicato não faz vista grossa,pois está vendido…e outros também se tornam uma máfia pra explorar determinado serviços,como de segurança privada,rastreamento…mas também não podemos esquecer sindicalistas como Chico Mendes,e mais alguns outros que foram covardemente assassinados por “coronéis”,por contestarem… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Não podemos confundir Sindicatos com trabalhadores. Estes tem reinvindicações legítimas de condições de trabalho e de sustento, já aqueles se entregam totalmente ao jogo político, qualquer um que já tenha participado de um sindicato sabe do que estou falando, a coisa é uma veradeira guerra, coisa de máfia mesmo, as vezes tem a´te pancadaria e morte para assumirem o controle e as polpudas verbas sindicais. Uma vez aí fazem acordos com categorias patronais, políticos e sempre espreitam começar uma carreira política por sobre os pobres trabalhdores otários, que ficam achando que os representam. Essa comparação entre custos de armamentos e… Read more »

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
13 anos atrás

Realmente,talvez pelo preço de um Osorio fosse possivel fabricar 80 onibus,porem o Osorio nao foi fabricado,e os onibus tambem nao,porem a conta de alguns “companheiros” estao bem recheadas…

Vader
Vader
13 anos atrás

Pinochet74 disse:
2 de agosto de 2010 às 12:36

Que o digam Toninho do PT e Celso Daniel, que estavam a bater de frente com as máfias sindicais… Foram assassinados por gente que estava a seu lado…

Vivemos num país governado pelas máfias sindicais. Só não enxerga quem não quer. E quem se opuser morre. Simples assim.

Abs.

RL
RL
13 anos atrás

Do que eles reclamaram?

Ainda que os Osórios nem vingaram desta lista.

E sem o minímo da lista, não teriamos a limitada porem atual capacidade militar de defendermos o mínimo possível o nosso país.

Parece joguinho de criança.
Os que não foram convidados a participar choram do lado de fora e ficam birrentos.
Chama pra participar e dizer que cada um vai levar um monte de brinquedo e doces pra casa.
A história muda rapidinho.
Sorriso pra todo lado e só elogios.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Lembrem-se, o dinheiro corrompe as pessoas.

Me fala, que presidente de sindicato que não pertence a partido político???

Sindicato é Rentável!$

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

São os mesmos da END…

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Bom de pouco em pouco a sociedade brasileira esta acordando hoje em dia sao poucos idiotas que disem isso sobre as Forcas armadas.Devia ser LEI um investimento minino de 10 % do pib brasileiro as FAs.
Esses retardados falam mau das forças armadas até a hora em que o exercito gringo entrar dentro das casas deles e extuprarem e umilharem a familia deles ai eles vao reclamar das FAs nao estarem la pra ajuda-lo!

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Putz, só quem viveu os anos 80 sabe o que foi aquela época! Falar em gasto publico na epoca era ser linxado publicamente. O país saíu da Ditadura totalmente falido (esse foi o motivo da Ditadura ter caído e não complacencia com o povo), e cheio de dívidas. Em 87 o Brasil do Sarney (que sempre apoiou TODOS os governos desse país) declarou moratoria internacional e fez o fiasco de logo em seguida pedir dinheiro emprestado ao FMI. Então, como é que podiamos falar em armas em uma situação dessa? Alem disso, o problema social no país era gritante, a… Read more »

Fernando Sinzato
Fernando Sinzato
13 anos atrás

O que se esquecem é que o desenvolvimento tecnológico civil é diretamente relacionado ao militar.

Andar para trás não é uma boa pedida…

Biel
Biel
13 anos atrás

Dai eu pergunto aos PeTralhas , quantos empregos a nossa indústria bélica não gerou? Quantos trabalhadores
colocaram este pão e leite na mesa de suas familias trabalhando na Indústria Bélica ?
Quanto o governo não arrecadou de impostos graças a ela?

Contem outra pois esta de perda social não cola !

Para o governo é mais lucro comprar votos com bolsa esmola do que gerar empregos e dar oportunidade para o cidadão brasileiro conquistar as coisas .

Omega
Omega
13 anos atrás

De nada adianta ter:
x casas populares
y escolas
z hospitais
y rodovias e meios de transporte

se não houver alguém pra proteger tudo isso, logo virá pó.

Omega
Omega
13 anos atrás

vira**

marlos barcelos
marlos barcelos
13 anos atrás

Quanto pagamos de salários para políticos, e quanto pagamos para suas mordomias? isso sim que é jogar dinheiro fora.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Crescimento da economia brasileira de 1964 a 1974- média de 15,8% ao ano- recorede mundial absoluto, mais do que a China pós Deng Xiaoping. Criação da verdadeira matriz energética e da indústria aéroespacial, introduçao do Brasil no Clube do átomo,inicio da exploração antartida, inicio da exploração de petróleo na bacia atlantica, expansão de 200% na industria naval, expansão de 150% na industria siderurgica, criação dos parques tecnológicos de São José dos campos e da Zona franca de Manaus, expansão de 170% da industria automobilistica— some-se a tudo isso a consequencia óbvia+ criação de empregos – e por mais que na… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Aliás Lula deveria rezar toda noite pelos militares por eles terem vencido, pois sem eles não haveria indústria no ABC nem operário para fundar sindicatos (aliás em Cuba não existem sindicatos) e aí o mesmo não teria se destacado como líder sindical- seria mandado para algum gulag que é para onde ream mandados agitadores trabalhistas nos países comunistas.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Aliás eu era adolecente nos anos 80 e pude vir claramente a diferença entre a primeira metade do mesmo -apud 84 e o restante da década- por mais que o governo de Figueiredo estivesse capengando economicamente, a coisa piorou muito com o governo civil, e foi menos pelas dívidas deixadas pelos militares do que pelos experimentos desatrosos como o plano Cruzado, sem falar que a corrupção multiplicou-se por dez e o inchaço da máquina pública só piorou desde então, com colocação de apadrinhados em lugar de técnicos em várias estatais.

Al Carvalho
Al Carvalho
13 anos atrás

O duro eh pagar a conta !!! Sem se preocupar com o bem-tar do povo e nem com o tamanho da conta, qualquer incompetente faz a economia crescer, basta ter quem empreste dinheiro. Por algum motivo bem obvio, “americano eh bomzinho !!!…”, o tio Sam liberou um monte de dolares para o nosso querido Brasil, mas que nao cai do ceu, teve um preco muito alto para o povo brasileiro !!! Ainda bem que tinha um “comedor de criancinhas” que dentre muitas outras coisas boas, reconstruindo a industria naval e defesa nacional, pagou a conta com o FMI, fez a… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“sou apenas um cidadao brasileiro que aprecia as coisas boas que fazem para o povo brasileiro, que aprecia as liberdades politica, economica e religiosa, especialmente a independencia politica do pais que amo. Sds.” liberdades políticas- que os barbudinhos querem cassar com seus famigerados PNDH, controle da mídia(censura), politização do judiciário, etc. liberdades economicas- que os barbudinhos querem cassar com também os PNDH, cerceamento do direito de propriedade, apoio ao MST, uso da receita federal para espionar o cidadão, impostos numa altura “nunca vista na históris deste país”, etc. liberdade religiosa- que os barbudinhos perseguem com leis anti-homofobia e outras para… Read more »

Al Carvalho
Al Carvalho
13 anos atrás

Quer saber, nao gosto de criticas subjetivas e/ou troca de acusacoes levianas e improdutivas, por mero despeito e picuinhas. Prefiro debate franco, aberto, construtivo, factuais e que apresentem solucoes exequiveis ah problematica nacional. Termos como bava-ovo americano, comedor de criancinhas, vermelhucho, sapo barbudo, etc…para mim sao termos baixos que soh podem vir de pessoas da mesma estirpe, para nao dizer outras coisas e nao me perder na hipocrisia. Gosto mais de equacionar e propor solucoes exequiveis aos problemas que afligem a nacao, visando sempre o seu bem-estar, a protecao e preservacao de seu patrimonio,- de seus atributos historico-culturais e da… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Simples, Mande estes comunas a PQP.é facil se fazer de vitima.

Brasil.

Tito
Tito
13 anos atrás

Pinochet74 disse:
4 de agosto de 2010 às 8:39

“bom tem um padre petista- que fazia militancia pró-trombadinha em SP – agora não lembro o nome , que realmente “comia criancinhas”, he, he, he.”

Seria o Padre Julio Lancelotti, ou o Dom Paulo Evaristo Arns, ou os dois? hehehe

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“deve necessariamente ser com a liberdade individual responsavel(considerando que a midia tambem deve ser responsavel, sem abusar da liberdade de expressao, como o “PiG” faz)”
è PARA ISSO QUE EXISTE O PODER JUDICIÁRIO, PARA DIRIMIR CASOS DE ABUSO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO- NÃO PRECISA DE UM BANDO DE MILITANTES CENSURANDO A IMPRENSA COMO QUER O PNDH3 DO GOVERNO PETISTA- JÁ QUE CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA É IGUAL A CONTROLE PARTIDÁRIO DA MÍDIA, POIS TODAS AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS ENVOLVIDAS NO PROJETO SÃO LIGADAS DIRETA OU INDIRETAMENTE AO PARTIDO NO PODER.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

‘Durante a crise economica o governo implementou suas medidas economicas anti-crise atraves de outras instituicoes publicas, como o Banco do Brasil e CEF, meu caro. O BC soh passou a cooperar com algumas bordoadas e quando percebeu que nao conseguiriam atrapalhar os planos da equipe economica do presidente Lula.’ aS MEDIDAS ECONOMICAS TOMADAS POR ESSAS INSTITUIÇÕES, CARO, SÓ FUNCIONARAM PORQUE ESTAVAM ANCORADAS PELA CREDIBILIDADE DE UM BANCO CENTRAL COM INDEPENDENCIA DE DITAMES POLÍTICOS, SENÃO TERIA ACONTECIDO O QUE ACONTECEU NAS CRISES DO MÉXICO E RÚSSIA, QUE AS INSTITUIÇÕES CENTRAIS DAQUELES PAÍSES NÃO ERAM CONFIÁVEIS E TODO O DINHEIRO DE INVESTIMENTOS… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

‘para mim sao termos baixos que soh podem vir de pessoas da mesma estirpe, para nao dizer outras coisas e nao me perder na hipocrisia”

magoô meu santo? hipocrisia petista= pleonasmo/redundancia
precisa desenhar?

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“os interesses nacionais precedem aos interesses de qualquer/quaisquer grupo(s) social(is) que a compoe!!!!!!”

perfeito o estatuto do partido nacinal socialista dos trabalhadores alemães pensava a mesma coisa- daí para cassar direitos individuais e direitos humanos é um passo- mui democrata nosso amigo.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

” A maioria dos seus argumentos sao vazios, totalmente infundados, subjetivos. Aquilo que voce condena ou acusa eh ao mesmo tempo aquilo que voce parece pregar.”

usando a máxima de Lenin- “acuse-os do que você faz”

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“Quer saber, nao gosto de criticas subjetivas e/ou troca de acusacoes levianas e improdutivas, por mero despeito e picuinhas. Prefiro debate franco, aberto, construtivo, factuais e que apresentem solucoes exequiveis ah problematica nacional. Termos como bava-ovo americano, comedor de criancinhas, vermelhucho, sapo barbudo, etc…para mim sao termos baixos que soh podem vir de pessoas da mesma estirpe, para nao dizer outras coisas e nao me perder na hipocrisia”

X

“como um todo e nao a interesses mesquinhos e levianos inescrupulosos seguimentos de elites vira-latas.”

Hipocrisia, contradição é teu nome.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“em conformidade com a pista sugerida pelo seu “nick????”

O missivista deve procurar no dicionário o significado da palavra sarcasmo. O ministério da saúde adverte, interpretar tudo literalmente faz mal a saúde.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Ok Galante ,foi mal !

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“a bandeira de um patriotismo falacioso, fajuto, de entrega, ”
por isso defendo que o país não seja entregue nem aos EUA, nem a Cuba ou ao Foro de São Paulo.

Al Carvalho
Al Carvalho
13 anos atrás

*perfeito o estatuto do partido nacinal socialista dos trabalhadores alemães pensava a mesma coisa- Puro absurdo, isso quer dizer: – o interesse do seu grupo social ou grupo etnico – os quilombolas, por exemplo -, nao eh mais importante do que a vontade ou interesse de todos os grupos sociais ou grupos etnicos que compoem a nacao brasileira. Alias, isso aconteceu em Alcantara, recentemente, onde a area da base foi reduzida substancialmente, considerando as reivindicacoes dos quilombolas. A vontade desse grupo precedeu ao da nacao, uma vez que isso prejudica o programa espacial brasileiro, que tem que procurar um outro… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

*perfeito o estatuto do partido nacinal socialista dos trabalhadores alemães pensava a mesma coisa- Puro absurdo, isso quer dizer: – o interesse do seu grupo social ou grupo etnico – os quilombolas, por exemplo -, nao eh mais importante do que a vontade ou interesse de todos os grupos sociais ou grupos etnicos que compoem a nacao brasileira. Alias, isso aconteceu em Alcantara, recentemente, onde a area da base foi reduzida substancialmente, considerando as reivindicacoes dos quilombolas. A vontade desse grupo precedeu ao da nacao, uma vez que isso prejudica o programa espacial brasileiro, que tem que procurar um outro… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

*Hipocrisia, contradição é teu nome.

Se eu acusar voce de usar palavras de baixo calao mas estiver usando palavras de baixo calao contra voce, entao eu estou sendo hipocrita, eu estaria me perdendo na hipocrisia. Entendeu agora ????

Tal qual o cachorro correndo atrás do próprio babo voce conseguiu morde-lo, está progredindo, filho.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

missivista= alguem que transporta, entrega ou é portador de missiva ou carta ou idéia de outrem, portanto não de idéia própria.
Compreendeu o sarcasmo ou também vou ter que pegar na mãozinha para desenhar

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

*Pinochet74 nao eh sarcasmo, filho, voce esta se identificando como e com o Pinochet74, nem precisa explicar nada, ta na cara, um pingo eh letra, nao vou perder mais tempo!

Filho, não sou pedagogo, mas acho que você abusou do método Paulo Freire durante seu desenvolvimento, mas esta eu vou desenhar para você:

Pinochet, ano de 1974 – irrita esquerdistas
me and myself – não gosto de esquerdistas
Pinochet + leitura do nick por esquerdistas = reações viscerais e patéticas
resultado= efeito sarcástico pretendido

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

o seu apego eh ah patria(um espaco geografico, o chao) espaço geográfico, chão= país pátria= noção jurídica nação= noção etnocultural socialismo por definição marxista e trotskista é internacionalista, socialismo em uma só nação por esse aspecto é contradição em termos, quem se diz socialista não tem apego a nenhuma nação ou pátria (“minha pátria é a revolução”). A não ser que se trate do nacional-socialismo (não necessáriamente o alemão racialista), mas aí já entramos num terreno espinhoso. portanto um partido que se identifique como socialista jamais poderá por a Nação em primeiro lugar, e isso é muito mais potente ou… Read more »

Nautilus
Nautilus
10 anos atrás

Como a idéia inicial era a construção de 144 AMX, depois reduzidos para 79 e finalmente entregues apenas 55, acredito que 623 hospitais bem aparelhados devem ter sido construídos no Brasil, não é? Então é por isso que temos no Brasil uma saúde de primeiro mundo para o nosso povo…

Nautilus
Nautilus
10 anos atrás

Esqueci de mencionar as nossas rodovias, muito melhores do que qualquer autobanh alemã…