Pelo menos quatro mil soldados americanos deixaram nesta quarta-feira o Iraque em direção ao Kuwait, pondo praticamente fim à missão de combate dos Estados Unidos (Iraq Freedom) menos de duas semanas antes do fim do prazo oficial fixado pelo presidente Barack Obama, como confirmou o porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley.

– Nós estamos encerrando a guerra, mas não estamos encerrando nosso trabalho no Iraque – afirmou Crowley ao canal NBC News, que diz que as tropas já cruzaram a fronteira.

Restam 56 mil soldados em território iraquiano, número que será limitado a 50 mil até o próximo dia 31 – quando expira oficialmente o prazo estabelecido pela Casa Branca. As tropas restantes terão a função de apoio e treinamento às forças locais.

Conforme o programado por Obama, as tropas devem deixar gradativamente o Iraque até o fim de 2011, quando se espera que as forças locais sejam capazes de assumir o controle da segurança.

Nós estamos mantendo a promessa que fizemos. Nossa missão de combate estará acabada no Iraque – afirmou Obama em discurso mais cedo em Ohio. A retirada acontece mais de sete anos após a invasão liderada pelos EUA que derrubou o ditador Saddam Hussein.

Segundo o presidente, até o fim do mês 100 mil tropas terão deixado o Iraque desde o fim de seu mandato.

Até esta quarta-feira, o Departamento de Defesa disse que 4.419 militares americanos morreram desde a invasão do Iraque.

FONTE: O Globo

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert
robert
13 anos atrás

agora que eles terminaram o “serviço” no iraque eles vão ir pro afeganistão!

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/750843-eua-revelam-reserva-mineral-estimada-em-r-18-trilhao-no-afeganistao.shtml

http://moraisvinna.blogspot.com/2010/08/afeganistao-pode-ter-campo-com-18.html

esses tempos atrás me zuaram aqui quando falei que eles tinham invadido o afeganistão pq queriam petróleo…. agora tomam! 😀
eaeoahoiea

Pedro
Pedro
13 anos atrás

” Nós estamos encerrando a guerra, mas não estamos encerrando nosso trabalho no Iraque” > Exato, fizeram a M.. toda e agora saem de “mansinho” pela portas dos fundos para que os Iraquianos arrumem o que eles estragaram! Claro, a industria petroleira dos EUA esta bem firmemente instalada e lucrando muito, diferente do país que esta a beira de uma guerra civil. “disse que 4.419 militares americanos morreram desde a invasão do Iraque” >E qual foi o legado desses mais de 4mil soldados? Um grande furo e crise economica nos EUA, uma pré-guerra civil no Iraque futuro e altos $$$… Read more »

Eduardo Costa
Eduardo Costa
13 anos atrás

Encerrando no iraque e quem sabe se preparando para iniciar uma outra no Irã!

marco
marco
13 anos atrás

a eles vao retirar as tropas do iraque,mas na verdade eles vao e deslocar elas para o ira é isso oque eles vao fazer.

e cade as bomba atomica.
cade o bin laden eles nao acharam o bin landen porque ele esta no ESTADOS UNIDOS.

Dell72
Dell72
13 anos atrás

isso é só um deslocamento de tropa…
…para o proximo alvo, ou seja a próxima anarquia, tenho duvida quanto a quem se aplica a palavra “terrorista”

Reijanio
Reijanio
13 anos atrás

devem ser trasnferidos pro afeganistão agora que descobriram muito petroleo lá

KDU
KDU
13 anos atrás

….estamos saindo daqui para ir ali rapidinho, se prepare Iran…rsrs…..

abs

felipe alberto
felipe alberto
13 anos atrás

depois de jogar tanto urânio ‘empobrecido’, é so deixar a rodioatividade fazer o resto do trabalho.

http://www.espada.eti.br/n2372.asp

felipe alberto
felipe alberto
13 anos atrás

KDU

estaria mais preocupado com a arabia saldita

Yasser
Yasser
13 anos atrás

Estão saindo pois uma iminente guerra contra o Irã pode acontecer, e fazer 3 fronts de combate (Afeganistão, Iraque e Irã) , seria complicado e extremamente caro pro governo norte-americano.

E como alguns vão comentar… “depois de terem feito a M… agora saem de mansinho…” reforço aqui o coro! =) hehehehehe

Danilo
Danilo
13 anos atrás

Com certeza o Irã é o proximo alvo em potencial, agora os EUA tem Israel, Iraque, Kuwait e Paquistão como aliados confirmados no oriente médio, sem falar no Afeganistão. Desta forma eles ficam posicionados ao redor do Irã em posição extratégica, podem avançar com os frontes do Iraque direto para o territorio do Irã, logo após um ataque aéreo massivo para destruir as instalações nucleares e bases militares, as tropas só iram garantir que tudo isso não fuja do controle. E como o amigo Yasser disse deixar o Iraque não, apenas fechar um fronte de combate para abrir um outro… Read more »

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Agora vamos ver e saber se o Iraque terá capacidade de se organizar sozinho ou retornará a ser uma ditadura.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Sinceramente não vejo o Iraque melhor que antes dos Yankkes invadirem….
Pois muitos que tinham instrução pra governar se foram, não creio que eles voltem.

As tropas estão indo, mas Shell, Exxon Mobil, BP entre outras, vão ficar um bom tempo lá no Iraque ahahahahhahhahah

abraço

Tio
Tio
13 anos atrás

Porque vocês falam a exxon mobil, BP, Shell continuarão a mandar lá, não sei se vocês sabem mas os poços de petróleo do Iraque foram todos entregues após licitações, feitas pelo governo Iraquiano (democrático), é só olhar as listas e vocês poderão ver que não são só petroleiras americanas e britânicas que possuem o direito de extração do petróleo iraquiano, tenho certeza que a galera que falou isso nem sabe, nem consultou, só escuta o que um professorzinho diz na sala de aula e já sai cuspindo como se fosse uma verdade absoluta. O trabalho feito pelos Americanos no Iraque… Read more »

eduardo
eduardo
13 anos atrás

Essa retirada aumenta ainda mais a minha admiração pela democracia americana. Um governo faz m. e inicia uma guerra, como eles dizem, “por opção”. Os americanos vêem que fizeram m. e elegem outro governo, que diz que vai acabar com essa guerra. E esse governo cumpre o que prometeu!

Quem dera aqui as coisas fossem assim…

Tito
Tito
13 anos atrás

Tic, tac, tic, tac, tic, tac, … 🙂

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Os mais de 4.000 homens e mulheres, alé de outros tantos de vários países que caíram no Irak, não morreram em vão. Libertaram os Curdos, aqueles mortos como ratos por saddan,lembram?? Também libertaram milhões de Iraquianos de uma tirania parecida com as que se instalam na AL. Logo, os terroristas que atuam hoje no Irak ficarão sem o apoio dos governos bandidos da vizinhança. Enquanto a América é a campeã da liberdade outros pedem para a ONU minimizar a pressão sobre ditadores que desrespeitam os direitos e as vidas das pessoas.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Tio
Você vive na Terra do Nunca!
Processo democrático, lol.

Tem um monte de Ditador na africa, américa e asia no entanto porque o libertador não invade ahahah

Fala sério Tio

Tio
Tio
13 anos atrás

Galileu disse: 19 de agosto de 2010 às 17:13 Tio Você vive na Terra do Nunca! Processo democrático, lol. Se tu te opõem ao processo democrático, paciência… vai pra Cuba que lá tu vai viver mt bem…. Tu tenque imaginar o seguinte cara, no Oriente Médio muitos países são democráticos e recebem os ocidentais bem. ex. arábia saudita, até o Iraque antes das guerras. eram países que tinham um relacionamento calmo com o ocidente, o problema é que estes regimes ditatoriais (ex Iraquiano) pode vir a desestabilizar uma estrutura pacifica ja construida na região, gerando um ‘spillover’ (Transbordamento). Ou seja,… Read more »

Galileu
Galileu
13 anos atrás

ahhaha Tio pra encerrar esse bate boca.

Democracia também tem CORRUPÇÃO!
Milhões de Dólares simplesmente sumiram e somem do Iraque e Afeganistão…..isso não é eu que to falando.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,corrupcao-no-afeganistao-dobrou-desde-2007-diz-pesquisa,578358,0.htm

…….é licitação ahahahha

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Queria ver a ponião do Marine pra ver se o povo lá ‘odeia tanto us americanu’. Acho muito engraçado que o pessoal só vê o ‘Ehhhh os americanu se ferraram!’. Acho que nem lembram quando a estatua do Saddam foi derrubada e apareceu o pessoal tudo atrás tacando pedra nela e festejando… disso não lembram… Não lembram da opressão de um povo que não sabia o que é voto, o que é escolha. É fácil falar nós que estamos de fora, mas viver sem poder escolher o que fazer ou falar é dose… Lembram ‘dus petróleo dos opressores estrangeiros’ (o… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Ah, só as merlas de sempre… faladas pelos de sempre…

Os iraquianos de verdade ririam muito se lessem alguns dos esquerduxos daqui cuspindo suas porcarias antiamericanas…

Marine
13 anos atrás

Luis Paulo, Perfeito seu comentario. So quem ja foi la e conversou com familias iraquianas diariamente sem camera na frente por meses sabe a verdade de como pensa o povo. O bem da verdade e que os extremistas da Al-Qaeda no Iraque nao sao nem 1% da populacao, tentando a forca forca-los a viver em um regime islamico fundamentalista assassino que eles adoram e em que seriam os opressores. A esmagadora maioria do povo iraquiano te recebe bem nas suas casas, te oferece cha, te agradece porque apesar de, claro gostariam que cuidassem de seu proprio pais, sabem que precisam… Read more »

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Para Galileu, 1º) De onde vc tirou a idéia de que os EUA têm a obrigação de invadir todo mundo? Se invade reclama, se não invade, também? 2º) Em que pese um possível erro de análise, o próprio Sadam ameaçava o uso de armas de destruição em massa. Veja o caso do Ahmadinejad: fala que quer destruir Israel. Um cara desse está procurando encrenca. Se ele tiver coragem de jogar uma bomba nuclear em Israel, vai levar umas três. Aí virão com a história: “Ah, mas isso é desproporcional!”; 3) Sadam tinha histórico: utilizou armas químicas contra os curdos; 4)… Read more »

Chalie01
Chalie01
13 anos atrás

“Há suspeitas de que existiam tais armas, e foram retiradas antes da ocupação em um avião de origem russa”
Os Russos hajudando iraquianos a se desfazer de suas armas de ditruisão em massa a custo de que? só faltava essa kkkkkkkkkk…

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Se a verdade fosse um objeto palpável ela seria uma massinha de modelar……… 🙂

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Bons esclarecimentos Marine, nada melhor do que a vivência da situação para comentar sobre o assunto.

Sds.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Se tens riquezas e demonstras fraquezas atrairás a cobiça sobre suas cabeças……………

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O pessoal adora falar mal dos Yankees. Mas a grande maioria que os critica usa calça jeans e tênis de marca gringa. Adoram um “cachorro quente” ou um “x qualquer coisa” com hamburguer e batatas fritas. Tomam Coca Cola feito água. Escutam rock ou música pop. Vão no cinema assistir filmes de hollywood. E comem no mac donald´s ou em outra rede de fast food. Ou seja, vivem o “american way of life” e se dizem contra o sistema imperialista. Esses vermelhuxos brasileiros são uma grande piada! Obs: Lógico que os yankees fazem um monte de “cacas”. Mas entre eles… Read more »

Chalie01
Chalie01
13 anos atrás

O que o EUA queria era assinar contratos milionário com a nova “democracia” iraquiana. Missão cumprida vamos para casa! Essa história de ajudar o povo iraquiano ahahahahaha… vem com essa! Vai dizer que os americanos sacrificaram 4.419 militares para salvar o povo iraquiano da tirania do saddam? kkkkkkkkkkkkkkkk… essa é boa!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Uma geração vai-se e outra geração vem mas a terra permanece para sempre…………

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Dell72 disse: 19 de agosto de 2010 às 10:54 ” “Yasser disse: 19 de agosto de 2010 às 12:26 ” “Danilo disse: 19 de agosto de 2010 às 12:41 ” “Galileu disse: 19 de agosto de 2010 às 17:13 ” Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam…….Um revólver é um argumento forte…….Mas um fuzil é uma verdade científica……… 🙂 O homem prudente percebe a aproximação do mal e se abriga mas os imprudentes passam adiante e recebem o dano………..Da soberba só provém a contenda mas com os que se aconselham se… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Tio disse: 19 de agosto de 2010 às 15:24 Porque vocês falam a exxon mobil, BP, Shell continuarão a mandar lá, não sei se vocês sabem mas os poços de petróleo do Iraque foram todos entregues após licitações, feitas pelo governo Iraquiano (democrático), é só olhar as listas e vocês poderão ver que não são só petroleiras americanas e britânicas que possuem o direito de extração do petróleo iraquiano, tenho certeza que a galera que falou isso nem sabe, nem consultou, só escuta o que um professorzinho diz na sala de aula e já sai cuspindo como se fosse uma… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Marine disse:
19 de agosto de 2010 às 22:03

Parabéns pelas excelentes colocações Marine. A verdade verdadeira, que os esquerduxos do mundo não entendem, é que povo é povo em qualquer lugar, inclusive no Iraque.

Povo quer trabalho, viver em paz com relativo conforto, ter a possibilidade de ascenção social e, acima de tudo, mandar nos próprios destinos sem que tenha que se curvar a um ditador ou a uma camarilha de dirigentes.

E isso tudo só um regime dá: a democracia capitalista.

Sds.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, só contestando uma coisa, com relação ao Obama traidor, a população americana está considerando sim o efeminado lá traidor sim, mas não por retirar as tropas do Iraque, e sim por ter entregado uma enormidade de dinheiro para os bancos, tentar enfiar goela abaixo deles um plano de súde para ilegais e vagabundos usando dinheiro que vai atualmente para o Medicaid que atende idosos e crianças, tentar abrir as fronteiras para aquilo virar um méxico do norte, atrasar as providencias quanto ao vazamento da British petroleum que causou um desastre ecológico sem precedentes, aprovar a construção de uma mesquita… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Off-Topic: A propósito, pra alegrar o dia dos vermelhuxos, um certo cara uma vez disse umas coisas muito inteligentes: “You say you want a revolution Well, you know We all want to change the world You tell me that it’s evolution Well, you know We all want to change the world But when you talk about destruction Don’t you know you can count me out Don’t you know it’s gonna be (3x) All right You say you got a real solution Well, you know We’d all love to see the plan You ask me for a contribution Well you know… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

EUA X Ditadores. Para aqueles que acham que os EUA “libertaram” o Iraque de um ditador, vamos aguardar as próximas “libertações” dos Americanos. Vamos listar as ditaduras que devem ser libertadas pelo Tio Sam: 1 – Arábia Saudita – 2o MAIOR ALIADO DOS EUA no Oriente médio. =>Um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o país é uma monarquia teocrática absolutista. O rei Abdullah conduz o país conforme a Sharia, a lei islâmica. Segundo a Human Rights Watch, em seu relatório de 2007, apesar da pressão internacional e doméstica, o governo não fez esforços suficientes para melhorar a situação… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Senhores.

Não sou de esquerda ou direita ou sei lá o que. Simplesmente, aprecio muito HISTÓRIA. Gosto mesmo. Faço minhas colocações apenas para ajudar a discussão aqui no blog e sem viés político partidária.

Gostaria de deixar isso bem claro.

Abraços.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Vader!!!

Beatles Yeah!!!

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Giap, Vc está colocando palavras na boca do Pinochet. Não o vi dizendo que o Obama é traidor só porque a popularidade dele é baixa (o que não seria de forma alguma verdade). Ele disse que a popularidade é baixa por conta de tudo aquilo q foi listado no post (fora outros itens). O que pode ocorrer é o contrário: ter a popularidade baixa por ser um traidor, o que pode ser inferido do texto do Pinochet. É o que entendi. Aliás, popularidade para mim significa muito pouco. Mas isso deixa para lá. Para finalizar, há males que vêm para… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Cor Tau

100 Resoluções de Remer. Você pode nos passar o link dessas resoluções. Acho interessante TODOS terem essas informações de modo completo para, de uma vez por todas, compreender os motivos da invasão do IRAQUE.

Afinal de contas, acredito eu, não existe almoço de graça…

Abraços.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Anticomunista. “Para finalizar, há males que vêm para o bem: de repente facilita o retorno dos republicanos à presidência para tentar salvar a América de um desastre” Uma pergunta sobre a sua frase: Que desastre você se refere? Bush deixou o país numa grave crise financeira e que se espalhou pelo mundo inteiro. Gostaria mesmo de saber qual o desastre a que vc se refere. Um pouco de História: A Crise da Bolsa de Nova York em 1929 – Depressão. Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin… Read more »

reij
reij
13 anos atrás

boa tarde a todos é minha segunda postagem aqui e gostaria de dar minha opinião também. gente a questão aqui não é gostar ou deixar de gostar, os arabes-muculmanos odeiam o ocidente pq tem uma cultura diferente e isso não muda, vejo gente defendendo que as familias querem o bem estar social e tudo mais mais o bem estar social deles é bem diferente da nossa visão de bem estar social e se os carinhas la pudessem ja teriam feito como o pessoal do caceta e planeta fala “destruido a civilização judaica-cristã ocidental” através da tal guerra-santa, na hora do… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Uma Fênix??

Marine
Marine
13 anos atrás

Soldier,

So queria corrigir algo no seu argumento. O consenso dos historiadores americanos hoje na maior escola de pensamento atual (Pos-Revisionista) discorda que foi o New Deal que tirou o pais da Grande Depressao.

O consenso hoje e de que o que realmente tirou os EUA do lamacal economico foi a Segunda Guerra Mundial e o fato de que os EUA salvos de ataques e destruicao a seus polos industriais puderam ser o motor economico do mundo durante e logo apos a guerra.

Abracao!

Tio
Tio
13 anos atrás

giap49 disse: 19 de agosto de 2010 às 19:40 Tio, eu acho que nem você acredita nas M que você fala! Arabia Saudita democrática ? Obama traidor ? Como você sabe que o Galileu tem um professor ? Povo iraquiano de bem com os EUA ? Galileu se opõem ao proceso democrático? Por que? Porque ele tem que ir pra Cuba ? Vai você! Muitos países democráticos no OM ? Quais? Você deve mesmo viver na Terra no Nunca. Tenho que realmente reaver o que disse, a Árabia Saudita não é democrática, é uma monarquia. Eu acredito que o Obama… Read more »

Marine
13 anos atrás

Outra, defender Obama com o arguemento de que e do mesmo partido de FDR e tao logico quanto defender Bush com o argumento de que e do mesmo partido de Lincoln ou Teddy Roosevelt…

Tanto o partido Democrata quanto o Republicano estao longe de serem os partidos que eram a 80-100 anos atras…Isso e discurso de politico que nao se sustensa perante a historia.

Winston
Winston
13 anos atrás

Quem sabe eles esperem que outro “grande País”, ao invés de discurso, passe a realizar sua obrigação de pacificador e libertador em certa áreas das pobres África e América Latina?? E claro, não se importarão se este “irmão” conseguir alguns bons contratos nestas áreas…afinal o planeta é bem grande, não?

Marine
13 anos atrás

Ao contrario dos que so falam sem ter nada como provar, vai ai para aqueles que querem sem informar um relatorio com excelentes detalhes sobre o Iraque ate o inicio do “surge”:

http://www.brookings.edu/fp/saban/iraq/index.pdf

Galileu
Galileu
13 anos atrás

espera aew…ahahha

1º Não disse uma palavra sobre relação soldado americano e Povo Iraquiano e etc,…

2º Só comentei um cometário sem noção do Tio que dizia que no Iraque e Afeganistão as empresas americanas que exploram petróleo seguiram um processo de licitação.
Se essas empresas seguiram processo de licitação, eu sou o mussum e o Brasil é o país do futuro!!

3º Anticomunista, cara nunca vi um comentário tão bizonho quanto o seu, sobre as tal armas biológicas do Iraque, nem vou responder.

Tem gente aqui que parece político, destorce tudo e se perde no meio do caminho.