General Nardi é nomeado chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

41

O general José Carlos de Nardi, natural de Farroupilha, foi nomeado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Na reserva desde abril, o oficial foi reconvocado a pedido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para ocupar o cargo criado com o objetivo de coordenar as ações em conjunto do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A criação do Estado-Maior Conjunto integra um projeto de reestruturação das Forças Armadas que, entre outros pontos, dá poder de polícia aos militares nas áreas de fronteira. Basicamente, integrantes das três forças poderão fazer patrulhamento, revistar pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, assim como efetuar prisões em flagrante sempre que não houver policiais presentes. A lei foi sancionada ontem pelo presidente Lula. Ele também assinou projeto de lei enviado ao Congresso que cria 488 cargos comissionados na Defesa ao custo anual de R$ 18,9 milhões.

O general De Nardi, 66 anos, começou a carreira no Exército em 1° de Março de 1961, na então escola preparatória de Porto Alegre (hoje Colégio Militar). Formado em Ciências Econômicas pela PUCRS em 1973, tornou-se comandante do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul entre 1991 e 1992. De 1994 a 1996, trabalhou como adido militar na embaixada brasileira em Santiago (Chile).

Cada arma terá representante em conselho dos chefes

O oficial alcançou em 2005 o posto de comandante da 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. No ano seguinte, foi promovido a general de exército e passou a comandante militar do Oeste, em Campo Grande (MS). Antes de ir para a reserva, era o titular do Comando Militar do Sul.

De Nardi assume efetivamente o cargo em 6 de setembro. Com ele trabalharão três militares de alta patente um general de exército, um tenente-brigadeiro e um almirante. Além disso, existirá um conselho dos chefes do Estado-Maior de cada força. Eles se reunirão sob a orientação do general gaúcho para determinar ordens coordenadas.

FONTE: Zero Hora

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Medida elogiável por parte do atual governo, devemos lembrar que a falta de coordenação entre as armas argentinas lhes proporcionou a derrota, conforme um artigo que tem nesta trilogia.
Por mais que se critique o atual governo, na esfera de defsa( que, claro, decepcionou em vários temas), essa medida é muito boa, e além disso, o poder de polícia com certeza será útil para um melhor policiamento das fronteiras.
Não sei quem é esse general, vamos esperar que ele faça um bom trabalho.

Vader
Vader
13 anos atrás

Não conheço esse General, mas ser amigo do Jobim já me deixa com a pulga atrás da orelha… Espero que não seja mais um da trupe dos “generais-melancias” (verdes por fora e vermelhos por dentro)…

Quanto à medida em si, a princípio parece boa. Mas dá margem a uma politicagem da grossa, que caberia ao “não-sabia-de-nada” Chefe do Executivo fiscalizar . Vamos aguardar.

Sds.

Erikson
Erikson
13 anos atrás

O problema são esses 488 cargos comissionados.

Winston
Winston
13 anos atrás

Mais 488 “cumpanhero” em cargos de confiança mamando nas tetas do dinheiro público. Será do orçamento das FFAA o encargo com os salários e numerosas mordomias desses “comissários”? Só falta ao PT tomar também as FFAA para completar sua obra sinistra. Nada melhor do que subverter o ensino militar. Nada mais em falar sobre MCI…

Raptor
Raptor
13 anos atrás

A medida, a exemplo dos outros players, é essencial para o planejamento e execução da Defesa Brasileira em outros PATAMARES (lembrem-se que agora, a escolinha acabou e temos a obrigação de colaborar com os outros países em temas comuns de Defesa), e na futura integração de ações coordenadas de segurança em nível regional, continental e mundial.

Boa sorte ao General.

Sds.

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Desta vez fui mesmo…….

tomas
tomas
13 anos atrás

No fundo o objetivo é dividir e tirar comando das FAs e depois partir para sindicalização das mesmas.

Bluejaket
Bluejaket
13 anos atrás

Vader parece que pra você o problema não é o general ser amigo do Jobim, é ele não ser inimigo do ministro.

Pete
Pete
13 anos atrás

Medida sinistra esta, que esconde por tras de si intençoes nefastas deste governo ideológico.

Será mesmo que desta vez conseguirao tomar pra si as unicas instituiçoes que sempre se postaram contra esta vil ideologia ?

Lembrem-se militares de quem eles sao, do que foram, e do que sempre planejaram fazer.

Honrem senhores a farda que usam, muitos deram a vida por ela; alguns lutando contra estes que hoje nos governam.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Pra mim Nada vai mudar, a não ser mais “Cabidão de emprego”.
Sim porque o função desse novo cargo, é nada mais nada menos que a função que o Min. da Defesa deveria, veja bem deveria prestar.

Freire, Gen. Heleno não se corrompe, talvez seja isso….

abraço

Eceme
Eceme
13 anos atrás

Lula deu poder de polícia as FFAA, vai criar 488 cargos comissionados no ministério da defesa, além de “tripudiar” com as mesmas, já que diz haver uma “acomodação” militar e uma pseudo sedução do lulismo, o que não acredito mesmo que haja uma possível corrupção moral nas FFAA em virtude das últimas declarações aos ministros ditos “camaradas” … O último documento lançado pelos oficiais da reserva reflete o pensamento daqueles que ainda permanecem, foi concenso. Deixem o lula imaginar que tudo gira conforme a sua vontade !

Sds
EB, Braço Forte, Mão amiga.

Eceme
Eceme
13 anos atrás

perdão..consenso.

Fiquem tranquilos, nada irá mudar.
Sds

Alexandre Galante
Admin
13 anos atrás

Giap, enquanto você critica o editor do site, o mesmo estava em São Pedro de Aldeia desde domingo fazendo uma série de reportagens sobre a Força Aeronaval. Acabei de chegar e ler seu comentário acima e qual o meu sentimento?

Por isso, todos os seus comentários serão deletados e o senhor será banido deste site.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Sim estão dando muita ênfase, a verdade é que como eu disse nada muda……a não ser mais “cabide de emprego”.

é muito trabalho pro Min. da Defesa por isso está dividindo tarefas…..ahahah

Danilo
Danilo
13 anos atrás

O que é militar deve ficar em ambito militar, nas outras areas pode-se usar força de trabalho civil, o problema de civis decidirem os rumos para os militares e a doutrina aplicada junto destes bravos homens que treinam uma vida inteira e se destacam em seus cursos de especialização para um dia quem sabe por reconhecimento e merito do mesmo alcançar uma patente de oficial comandante, e de repente ver um civil ocupar uma vaga junto ao ministério da defesa sem saber o que é ser militar de carreira e o pior falar de defender o pais sem nunca ter… Read more »

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Vader disse:
26 de agosto de 2010 às 10:53

Vader….Relax….. o Gal. De Nardi é gente boa…. é muito amigo de meu ex-chefe. Conheci ele em um almoço na empresa.

Ele é da “terrinha” cidade ao lado de onde moro.

Muito instruído e sabedor de muitas coisas que aqui discutimos.

Sds.

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Lista de condecorações do General De Nardi : Cond. Nacionais/ Militares: 1- Ordem do Mérito Militar – grau grã cruz 2- Ordem do Mérito Naval – grande oficial; 3- Ordem do Mérito Aeronáutico – grande oficial; 4- Ordem do Mérito das forças armadas – grau oficial; 5- Medalha do Mérito do judiciário militar; 6- Ordem do Mérito ministério público militar – grau alta distinção; 7- Honra ao Mérito cívico – grau oficial; 8- Medalha militar de ouro com passador de platina (40 anos de efetivo serviço); 9- Medalha do Pacificador; 10- Medalha Mérito Santos Dumont; 11- Medalha do Mérito Tamandaré;… Read more »

Leandro Requena
Leandro Requena
13 anos atrás

Sinceramente?

Tirando os cargos para alguns “aspones” petistas mamarem nas tetas do governo, de resto NÃO PARECE ser ruim.

Acho interessante esse sistma de “comando único”, os yankees já utilizam a muitos anos. Se a maior potência militar do planeta opera assim, não pode ser de todo ruim..

Agora só falta eles construirem um local tipo o PENTAGONO para abrigar o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Que no nosso caso seria um TRIÂNGULO uauauuauaua

Marine
13 anos atrás

So gostaria de ressaltar que nos EUA os “Joint Chiefs of Staff (JCS)” nao comandam operacao ou TO algum. Cabem a eles a preparacao das forcas, a administracao de cada corporacao e ate um certo ponto possuem um certo aval nos planos dos “Theater Commanders”. “The Joint Chiefs of Staff consist of the Chairman, the Vice Chairman, the Chief of Staff of the Army, the Chief of Naval Operations, the Chief of Staff of the Air Force, and the Commandant of the Marine Corps. The collective body of the JCS is headed by the Chairman (or the Vice Chairman in… Read more »

Marine
13 anos atrás

“The Goldwater-Nichols DOD Reorganization Act of 1986 identifies the Chairman of the Joint Chiefs of Staff as the senior ranking member of the Armed Forces. As such, the Chairman of the Joint Chiefs of Staff is the principal military adviser to the President. He may seek the advice of and consult with the other JCS members and combatant commanders. When he presents his advice, he presents the range of advice and opinions he has received, along with any individual comments of the other JCS members. Under the DOD Reorganization Act, the Secretaries of the Military Departments assign all forces to… Read more »

Leandro Requena
Leandro Requena
13 anos atrás

Marine

Mas eu ACHO que o “comando único” que o governo pretende implantar é só na parte administrativa/logística/treinamento das FAs.

O resto(o comando individual das forças) continua como está. Se eles mudarem isso, será uma “lambança” gigantesca.

Acredito que eles estejam copiando o modelo americano.

Marine
13 anos atrás

Leandro, Nao clamo saber o que o MD esta desejando implantar, alias realmente nao estou aprofundado no assunto. Quis apenas mostrar as funcoes do JCS nos EUA e cada Comando de Combate Unificado. O que eu gostaria de ler sobre em estudos seria se o Brasil pensa e se funcionaria em criar digamos “Comandos Regionais de Combate Unificado” nos mesmo parametros dos americanos. Como exemplo: Sera que um CMA como comando superior conjunto para toda a Amazonia funcionaria? Qual forca teria a tradicao de ter um General nesse cargo, EB? Sera que FAB e MB nao se importariam de perder… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Leandro Requena disse: 27 de agosto de 2010 às 0:26 Prezado Leandro, apenas uma correção: o Estado-Maior Conjunto das Forças-Armadas será o responsável pelo EMPREGO das Forças Armadas. Quem será responsável pelo preparo são os Comandos das Forças. Confira o discurso do Jobim (post acima): “fica muito claro que competirá ao chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas o emprego e, aos comandantes das Forças, o preparo.” Ou seja: é exatamente o oposto do modelo norte-americano. _______________ Marine: Entendo o que você quer dizer com comando regional unificado, mas para que se tenha algo do gênero precisamos ter todas as… Read more »

Marine
13 anos atrás

Vader,

Obrigado pela resposta e realmente sendo como voce disse fica dificil ter varios comando regionais unificados, principalmente se a logisticao para tal nao estiver “up to the task”.

Sendo assim, concordo que um unico comando conjunto seja melhor por enquanto. O que nao fica claro pra mim ainda e quem seria o comandante em um possivel conflito brasileiro. Se fosse algo na Amazonia por exemplo, o emprego operacional das forcas cabe a um comandante so ou a tres deles? Ou a guerra sera conduzida de Brasilia pelo Estado Maior-Conjunto?

SF!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Se rolarem ainda a Guarda Costeira e a Guarda de Fronteiras a coisa vai ficar mais confusa e pulverizada ainda.

Vader
Vader
13 anos atrás

Marine disse:
27 de agosto de 2010 às 11:46

Marine, pelo que entendi a operacionalidade será centralizada toda nas mãos do EMCFA. Em qualquer conflito. O comandante de operações será o Comandante do Estado-Maior Conjunto (o General Nardi).

O que faz sentido se se pensar que as (poucas) unidades em “apronto operacional” estão espalhadas por todas as regiões do país, e certamente haveria deslocamento e concentração de tais meios no TO.

Abs.

Vader
Vader
13 anos atrás

Marine disse:
27 de agosto de 2010 às 11:46

Vou até fazer uma brincadeira: Gen Nardi é o nosso Douglas MacArthur tupiniquim, rsrsrsrs… 🙂

Hope he´s up to the task…

Marine
13 anos atrás

Poggio,

Pois e, tambem acho que futuramente faca mais sentido, mas como citou o Vader, se agora nao ha unidades e meios operacionais por todo o pais fica dificil implantar comandos regionais hemogenos assim. Quem sabe num futuro proximo uma vez que as FAs estiverem melhor equipadas “across the board”.

Vader,

Ai nao! MacCarthur?! Voce tinha que citar o general que eu menos gosto dos americanos? Hehehehe

Abs!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Pra mim isso não funciona não….é função do Min. da Defesa.

Galileu
Galileu
13 anos atrás
Marine
13 anos atrás

Poggio e Vader,

O link postado pelo Galileu fala especificamente daquilo que estavamos falando aqui:

“Outro projeto que assusta os quartéis é a fusão dos comandos do Exército com os distritos da Marinha e os comandos da Aeronáutica. A fusão das três Forças em “Estados-Maiores Regionais” é encarada como uma pulverização do poder militar, que terá como resultado a redução de cargos de chefia.”

Abs!

Noel
Noel
13 anos atrás

Marine, caso não saiba, o comando operacional na Força Aérea, é efetuado pelas FAes( I, II, III e V) e o COMDADRA; e as funções dos COMAREs são, basicamente, de apoio; muito raramente tem alguma ingerência operacional.
Resumindo: os Grupos de Aviação não são subordinados aos comandos locais, seja uma Base Aérea, seja um COMAR.

Freire
Freire
13 anos atrás

______fui, tenho que falar pouco se não________

Marine
13 anos atrás

Noel,

Muito obrigado, ja nao recordava se os comandos operacionais eram os COMAREs ou as FAes numeradas. Sempre bom manter-me a par dos detalhes e por isso acima citei os dois, ja que nao estava certo qual deles era o correto.

Abs!

Persan
Persan
13 anos atrás

Desculpe Baschera. Não quero ser rude. Acredito que o gal de Nardi seja extremamente profissional e gente boa, caso contrário ele não teria chegado a tão alto posto no oficialato. Acredito que a lista de medalhas e comendas que você colocou foi somente para dizer que ele não é um Gal qualquer. Na polícia militar de um certo estado brasileiro, medalhas semelhantes nós chamamos de “medalhas de mijão”, pessoas que passaram a maior parte do tempo de suas carreiras em áreas administrativas, em gabinetes e em unidades de apoio a executivos, sem contato com a realidade das guerras nas ruas… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Vader

Obrigado pela correção.

Eu estava achando bom demais pra ser verdade.

Nossos políticos são uma piada. Até quando tentam fazer a coisa certa, acabam fazendo errado.

Tentam copiar o modelo americano, que é um modelo de sucesso. Só que fazem justamente o oposto.

É de chorar de desgosto…

Jou
Jou
13 anos atrás

mais uma vez… lugar de civil é na civilidade…

o resto vários camaradas já comentaram acima… não preciso repetir.

Mauricio R.
Mauricio R.
13 anos atrás

Trazer um general de pijama, de volta a ativa…
Que humilhação!!!

NATAN
NATAN
13 anos atrás

Muito bom foi essa reestruturação da Forças Armadas, espero que tirem essa idéia na Marinha, que a Sede da Esquadra tem que ser no Rio de Janeiro só para beneficiar alguns, enquanto os oriundos de outros estados sofrem numa cidade inóspita, pagando aluguel e longe da família. A Marinha é do Brasil e não do Rio de Janeiro. Só falta criar os Estados Maiores conjuntos Regionais e acabar com os Comandos, Distritos Navais etc. Unificação Já!! A esquadra atualmente fica na Baía de Guanabara se houver uma guerra fecha-se a entrada da baía e lá se vai a nossa esquadra.… Read more »