Por José Valdeci de Souza Martins

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de “Marcha Triunfal” para comemorar a Independência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra, produzida quando Dom Pedro I abdicou do trono, foi de autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, sendo cantada pela primeira vez, juntamente com a execução do hino, no cais do Largo do Paço (ex-Cais Pharoux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), a 13 de abril de 1831, em desacato ao ex-imperador que embarcava para Portugal.

Sempre achei um desrespeito que fazem com o nosso Hino Nacional, quem sabe agora, por tudo que está acontecendo, a banalização com o nosso Hino Nacional, nossas autoridades façam valer a Lei de apresentação dos Símbolos Nacionais e proíbem de vez que cantem o Hino por cantores sem compromisso com o que é demais sagrado que é o nosso Hino. E aproveitar e tornar-se obrigatório sua execução diária e cantada pelos alunos como é feito nas escolas Militares e nas Instituições. Onde realmente há respeito e emoção quando é cantado.

Gostaria que as escolas voltassem a ensinar nossos hinos, são símbolos da Pátria e lindos. Fico perplexo ao ver perfilado atletas ouvindo o Hino e “se percebe”, não sabem cantar. Em casos patrióticos, nosso País tem que tomar jeito. Por que muitos brasileiros não sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro?

Por que não usamos uma versão impressa, slide, data show, da letra do Hino Nacional para que os que se dispõem a cantá-lo tenham uma chance de não degradar nosso símbolo nacional?

O Hino Nacional Brasileiro só tem uma versão. Esta, de cantores que não sabem a música, que não sabem nem a letra, só apareceu para imitar os americanos. O Hino, assim como a bandeira, não pode ser vulgarizado.

Ultimamente, “Em janeiro de 1999, o Pirata (um bar famoso de Fortaleza) gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.

Antigamente, cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, com postura e com a letra correta. Não olhávamos para o lado e nem podíamos sorrir. Ditadura? Respeito! É assim que aprendíamos e é assim que respeitávamos o que até hoje me faz sentir emoção quando o ouço. Aprendíamos desde cedo a compreender o que as bem traçadas frases diziam sobre a História do nosso País. Hoje, são poucos os que conseguem entender, e até mesmo cantá-lo. O País quase sem história banalizou nosso hino que existe para ser reverenciado e não “cantarolado”.

Acho que temos que continuar tocando, tocando e tocando! E digo mais: exigir como outrora faziam conosco nos tempos de escola, até que as pessoas aprendam! Se for o jeito certo de começar? Não sei, porém é uma iniciativa! Mas é claro que isso não pode vir sozinho. É necessário que os que estejam no poder dêem exemplo de honestidade, seriedade, ética e RESPEITO pela Nação. Você sabe tão bem quanto eu que o Ser Humano aprende por exemplos e não por conversa mole. Nossos filhos imitam o que fazemos não o que falamos. As palavras se perdem no ar; as atitudes ficam.

O Hino Nacional Brasileiro deve ser encarado como um dogma da Pátria, isto é, “imexível” tanto na letra como na música. Hino não é música popular que se canta do jeito que quiser. Hino são Hino e pronto. O Hino Nacional Brasileiro jamais deve ser banalizado e cantado de qualquer jeito e quem fizer isto deve ser enquadrado na Lei da Apresentação dos Símbolos Nacionais. A Lei existe deve ser cumprida. Portanto respeito e dignidade ao Hino Nacional Brasileiro.

O Hino Nacional Brasileiro deveria ser cantado nos estádios e não tocado, assim quem sabe os torcedores aprenderiam a letra. Deveria ser cantado com as duas equipes com as suas comissões técnicas e mais o quarteto de arbitragem perfilados em campo como fazem em partidas da copa do mundo. Quem sabe assim o respeito e a dignidade ao Hino Nacional Brasileiro seria mais respeitado.

Como brasileiro e patriota que sou, é de fundamental que as crianças saibam o Hino, o significado das palavras e principalmente respeitar a nossa Pátria. Devemos voltar ao passado e treinar o Hino Nacional Brasileiro aos alunos, voltando a despertar nossos valores cívicos para que todas as crianças realmente possam saber da importância de respeitar o nosso país e aprendam para nunca esquecer!

José Valdeci de Souza Martins é formado em Administração de Empresas; escritor, compositor e membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul – UBE-MS.

FONTE: http://www.atribunanews.com

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu
Galileu
13 anos atrás

“Antigamente, cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, com postura e com a letra correta. Não olhávamos para o lado e nem podíamos sorrir. Ditadura? Respeito!”

Essa palavra respeito já não faz parte do vocabulário da sociedade brasileira faz muito tempo!!

Invincible
Invincible
13 anos atrás

Realmente isso é uma lástima. A falta de símbilos da nação e a falta de respeito por ele se reflete ao longo do tempo com a total falta de compromisso e comprometimento com o país e suas leis. Aqui no “cada um por si”, quero dizer Brasil se tornou ridículo saber cantar o hino. Dizem que a letra é difícil e antiga. Não concordo, ela faz parte do português correto. O que falta é educação para que as pessoas saibam ler. Falta mais respeito pelo hino. Quando vejo as pessoas cantando e respeitando o seu hino nos EUA eu entendo… Read more »

Angelo jr
Angelo jr
13 anos atrás

fora a parte de TODO o dia o aluno ter de cantar o hino, eu não concordo. mas fazer uma versão do hino em ritmo de forró, essa é nova pra mim. só falta fazerem a bandeira do brasil numa versão emo

camberiu
camberiu
13 anos atrás

“O Hino Nacional Brasileiro deve ser encarado como um dogma da Pátria, isto é, “imexível” tanto na letra como na música.” Como assim? Cria-se entao uma “teocracia civica” no Brasil? O estado e os simbolos nacionais viram ideolos para serem idolatrados? Qual e’ a diferenca disso para com os talibans e os sauditas, que OBRIGAM as pessoas a rezarem viradas para Mecca varias vezes por dia? Amar e respeitar a patria nao devem ser OBRIGACOES. Amor e respeito vindos da coercao e da imposicao nao sao verdadeiros, nem genuinos e muito menos solidos. Em um pais livre o cidadao tem… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Ultimamente é falta de respeito total,Parabêns ao Sr. José Valdeci.

Brasil.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Camarada camberiu, vossa senhoria me esclarecer quem compôs La Marseillaise, se foram os facistas, os nazistas ou os comunistas? E The Star-Spangled Banner?

Obrigado

PS. Nunca imaginei que Joaquim Osório Duque Estrada era nazista…

camberiu
camberiu
13 anos atrás

Sr. Bakinin (Nome bastante paradoxal com a sua opiniao postada aqui) Nos EUA ningume e’ OBRIGADO a cantar o hino nacional. Nos EUA e’ legal inclusive fazr um rap do hino, um hip-hop do hino. voce pdoe mudar as letras, fazer gozacao. Inclusive o proprio Borat cantou o hino nacional americano de forma satirica durante um rodeo no Texas. Ele foi preso? Os produtores do filme foram presos ou multados? O hino nacional americano virou peca de piada e ai? Em um pais livre, nada de mas. Em uma nacao onde predomina a mentalidade “taliban” e so’ se muda a… Read more »

Manock
13 anos atrás

Se existissem mais motivos para amar a pátria quem sabe ela fosse mais amada…

A pátria do SUS? Dos tributos pagos em vão? Do salário dos professores? Dos muitos mensalões? Da sociedade onde manda quem tem dinheiro? Da justiça tendenciosa?…

Os filhos de milicos tem que cantar o Hino todos os dias 5 vezes por dia, afinal de contas as ótimas escolas em que eles estudam são pagas com dinheiro Público, mas o resto do Público não tem acesso a estas escolas. República de ****!!!!!

Desta Pátria aí eu não canto o hino nem sob chumbo!!!!

Joao Carlos
Joao Carlos
13 anos atrás

O hino é praticamente um juramento, uma adoração exaltada a uma abstração política. ( o meu é maior que o dos outros, só que d eforma poetica)

Ser cidadao nao tem nada a ver com isso, zelar pelo Estado e pelas instituiçoes democraticas sim

Ensinar as crianças a se portar em sociedade, a respeitar os direitos alheios, a não se abster de seus deveres.

Respeito não se impõe, se conquista.

Se as pessoas precisam ser obrigadas a gostar da pátria, o país não deve de estar cheirando bem.

Bueno
Bueno
13 anos atrás

O desrespeito e a falta de patriotismo de muitos brasileiros esta intrinsecamente ligado a falta de conhecimento e vivencia da nossa historia com uma falta de identidade como povo. Deu tristeza quando os músicos de Guiné Equatorial tentaram tocar o hino do Brasil na cerimônia para o presidente Lula. Pior foi escutar a Vanusa tentando cantar o hino na Assembléia Lg.de SP. Dizer que uma pessoa não é patriota porque não sabe cantar o hino é generalizar. E os analfabetos, e o que diremos dos que são mudos e surdos (fui sensacionalista). Lembro do meu avô, contar com grande orgulho… Read more »

MA
MA
13 anos atrás

Concordo com o que foi dito pelo Bueno. O culto ou preservação ortodoxa de símbolos não implica, de forma alguma, em nacionalismo. E a falta dessa adoração também não implica em descomprometimento com a pátria.
São o que são, símbolos. Importantes, sim, mas não vitais.

Bosco
Bosco
13 anos atrás

MA,
Enfim concordamos em alguma coisa meu nobre amigo.rsrsrs

M1
M1
13 anos atrás

O hino nacional é o mais bonito do mundo. Reparem no hino das outras nações, não legal.

A bandeira do Brasil também é muito bonita.

Não vejo problema em cantar o Hino, sempre achei muito bonito.

Tito
Tito
13 anos atrás

Concordo com o amigo MA, e existem desrespeitos bem maiores com a nação do que alterar o ritmo da musica ou estilizar a bandeira em peças de roupa, mas respeito o ponto de vista do autor.

Bosco
Bosco
13 anos atrás

João Carlos,
Belas palavras.

Manock,
Não lhe tiro a razão meu caro. Infelizmente!

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

O Hino Nacional só deve ser cantado se as 2 partes que o compõe forem executadas. Do contrário, quando executada apenas a 1ª, como em eventos esportivos, não deve ser cantado.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
13 anos atrás

O Sr. josé Valdeci faz uma análise muito apropriada sobre o baixo grau de patriotismo dos brasileiros. A banalização de instituições e inversão de valores levam à mediocridade e ao entreguismo. Ser patriota não significa ser nacionalista, passa pelo respeito aos símbolos e às leis e o cumprimento do dever antes da reivindicação de direitos. A introdução do Hino Nacional antigamente também tinha letra e exprimia a síntese da cidadania: Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever Eia avante brasileiros, sempre avante Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder Eia avante brasileiros, sempre avante Servi… Read more »

Julio
Julio
13 anos atrás

Manock, sds. Em parte concordo com vc, mas, de quem é a culpa, dos militares que tem seus filhos em escola que ha muito tempo foram criadas para permitir que seus filhos pudessem ter ensino de nível que naquela época também era ofertada pelas redes estaduais e municipais?. Hoje as escolas militares também estão abertas aos civis, meu filho se prepara para tentar ingressar, terá que participar do concurso, o que acho justo devido a grande procura. Acho que o Hino, Bandeira e demais simbolos da pátria devem ser respeitados pelo povo. O povo brasileiro que é culpado pelos desmandos… Read more »

Angelo jr
Angelo jr
13 anos atrás

dar auxilio escola pra deputados e senadores é o mesmo q assumir q o ensino público é um lixo

robert
robert
13 anos atrás

discordo do autor.

concordo com o MA.

e por mim, que façam versões em tudo que é tipo de música, tem que ser popular mesmo, pro povo gostar.

é dificil achar quem gosta de musica erudita como o hino é.

Manock
13 anos atrás

Julio, Escola para filhos de militares não é aberta ao público coisa nenhuma. Se sobrarem vagas, depois das matriculas dos filhos dos militares, aí se faz uma seleção entre civis. Na prática isso cria duas categorias de brasileiros. Os brasileiros militares e os civis. Absurdo! O dinheiro público deve ser empregado para o bem público, não para o bem de setores da sociedade. Filho de militar é mais importante que filho de civil? O trabalho militar é mais nobre que o trabalho civil? A coonstituição apregoa não existir diferença alguma entre cidadão. Todos são iguais, mas por algum motivo os… Read more »

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Concordo que os nossos simbolos devam voltar a ser , digamos, admirados, com respeito e orgulho, pois hoje o patriotismo resume-se a futebol. Acho estranho quando as pessoas retiram as bandeiras se a seleção perde. Mas espera aí, a bandeira representa nosso país, e não apenas uma seleção. Porque não a ostentamos com orgulho ?? Deviamos voltar a ter no ensino, do básico ao médio, letras, hinos, canções patrióticas. Não tem nada a ver com teocracia civica igual disseram aí. Ninguém está dizendo que devemos criar uma religião nova. O que devemos fazer é admirar com respeito, mas sempre com… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

É um vergonha.

Freire
Freire
13 anos atrás

Desculpem, uma vergonha.

marlos barcelos
marlos barcelos
13 anos atrás

José valdecy Você escreveu : “um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.” Por que só poderia ter sido criado no Ceará? não poderia ter sido um funk do Rio? um Rap de São Paulo? Talvez até exista e você não conheça. Isso o que vc escreveu me parece preconceito, e pra mim é muuuuito mais grave do que uma variação de ritmo do Hino. Sou ceareense, não gosto de forró, nem escutei o que vc colocou, mas o nosso Hino… Read more »

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Realmente, nossos símbolos são muito desrespeitados.
Ninguém “intepreta” o hino. Ele é feito para ser cantado exatamente da forma como foi criado, sem “interpretações”.
Também a bandeira sobre muito, especialmente em época de copa. Ela vira forro de mesa, saída de praia, só faltam fazê-la de guarda-napo ou papel-higiênico.
Aos que devendem cartar o hino de qualquer forma, guardadas as devidas proporções, é o mesmo que queimar a bandeira em público.

Belisário
Belisário
13 anos atrás

Nossa! Nunca vi o pessoal tão radical. Olha, obrigar o cidadão a gostar/aprender o hino nacional é coisa de ditadura, mesmo. Na escola era obrigatório, todos os dias, cantarmos o hino e isto não fez ninguem mais patriotico, pelo contrário, achavamos q era coisa de militar, alguns tomam até antipatia pela musica e ficavam fazendo bagunça pra atrapalhar. O amor a nossa patria tem q de nós, é algo nosso, nada q se possa impor. Vamos educar nosso povo, já basta ser obrigado a votar!

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Olá, sou estudante de Oceanografia, pela UFPR, em maio fui ao congresso brasileiro de oceanografia, em Rio Grande, RS, na abertura veio um cantor local, que cantou e tocou o hino nacional com uma sanfona, num tom de choramingo, que para mim, um amante da pátria!!, foi terrível escutar, e para piorar a situação, ao final do hino as pessoas bateram palmas, e olha que eu estava cercado de Cientistas (oceanógrafos, biólogos e uma variedade de servidores públicos), más ainda para que eu saísse mais irritado ainda, foi ver os capitães de fragata que lá estavam, aplaudiram o hino; então… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

O Hino deve ser tocado ou cantado ,só em solenidades especiais ,ele é sagrado ,hoje toca-se o hino em qualquer lugar ,qualquer joguinho de futebol, banalizou-se !uma pena.é diferente ser tocado ou cantado ex: escola, solenidade sociedade civil apropriada,solenidade militar. desfiles em datas comemorativas do País.assim é legal, mas do jeito que está não deve ser.

Brasil

Joao Carlos
Joao Carlos
13 anos atrás

Sim. o patriotismo deve vir do orgulho que o cidadão tem de seu país e sua história, não de lavagem cerebral. Cantar o hino não torna ninguem mais patriota. Fiz meu ensino primário em escolas públicas no início da década de 70. Isto significa que não só cantava o hino nacional toda semana , mas também tinha treinamento de ordem unida pra desfiles escolares ( com luva branca , bandeira e tudo!). Pelo contexto de obrigatoriedade durante uma ditadura militar é claro que , durante um bom tempo , desenvolvi uma aversão às manifestações de patriotada ( cantar hino ,… Read more »

João Augusto
João Augusto
13 anos atrás

camberiu WIN.
Só gostaria de retificar o seguinte: É interessante ser amado através do medo.
E o seguinte: Falar fascismo e nazismo é a mesma coisa que falar Atlético Mineiro e Atlético Mineiro.
E o seguinte: O comunismo não prega a idolatria do Estado porque não existe Estado no comunismo (A China é tão comunista quanto meu ovo direito).
O resto tá beleza.
=D
camberiu, responda essa: proibir a censura é uma forma de censura?

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Kara eu acho essa musica LINDA, não sou um patriota fanatico mas fico muito puto quando vejo, EM UMA SERIMONIA OFICIAL, se “convidar” um artistinha famoso (que nunca vai degraça) pra cantar o hino e esse “o adapta”, mudando totalmente o ritimo e a musicalidade, quando não a letra também, estragando (estragando sim!!!) a maior expreção de nacionalidade do nosso povo, chego a arriscar maior até que a propria bandeira, que também é linda, pois o hino nos traz uma emoção e um orgulho sem tamanho; eu pessoalmente sempre fico com lagrimas nos olhos quando ouço o hino bem executado.… Read more »

lucas
lucas
13 anos atrás

Primeiro os que governam o país não sabe cantar o hino nacional. Numa reportagem do CQC isso ficou claro, não concordo que a letra seja dificil tem gente que canta todas as musicas do sepultura ou do michael jackson e acha dificil o hino nacional. Pra começar o hino nacional tem que voltar a ser cantado nas escolas. Tem que haver também aulas de civismo e patriotismo.

Angelo jr
Angelo jr
13 anos atrás

@lucas: o hino nacional não tem refrão 😉

DSLeao
DSLeao
13 anos atrás

E, para quem não conhece, eis a letra da introdução do Hino, uma lição de inspiração patriótica.

Diz-se que foi escrita com a finalidade de incitar os combatentes à guerra. Depois, pela “vocação pacífica” do Brasil, teria sido excluída…

http://www.youtube.com/watch?v=TYDb2t9bDa8

[]´s

Angelo jr
Angelo jr
13 anos atrás

DSLeao, uma letra muito bonita msm. Pena q ela provavelmente, pra não dizer com certeza, seria mais sacaneada do q o hino

Inquiridor
Inquiridor
13 anos atrás

Considerar nosso hino bonito é falta de bom gosto. nosso hino é longo e duvido que saibam canta-lo sem erro. Em suma, é uma porcaria ultrapassada!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Num Posto da Ipiranga, às margens plácidas, De um Volvo heróico Brahma retumbante Skol da liberdade em Rider fulgido Brilhou no Shell da patria nesse instante Se o Knorr dessa igualdade Conseguimos conquistar com o braço Ford Em teu Seiko, ó liberdade Desafie nosso peito a Microsoft O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp Amil um sonho intenso, um rádio Philips De amor e de Lufthansa terra desce Intel formoso céu risonho Olympikus A imagem do Bradesco resplandesce Gillete pela própria natureza És belo Escort impávido do colosso E o teu futuro espelha essa Grendene Cerpa gelada! Entre outras mil e Suvinil,… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

O Ser Mais Otimista Do Universo É O Demônio…Por Achar-se Capaz De Tornar As Coisas Piores Do Que Já Estão………

http://www.youtube.com/watch?v=MJx_16auBZg

Jose Gustavo
Jose Gustavo
13 anos atrás

Ensinem um hino mais simples nas escolas. A linguagem é rebuscada. O primeiro verso é uma inversão radical do que é comum no nosso idioma pátrio. Tem rebuscamento, refinamento e romantismo, mas tem 53 versos, segundo minhas contas, e poucos se repetem, em linguagem que o comum pouco entende. Temos outros hinos mais simples como o da Bandeira, que também traduzem o amor à Pátria e é muito mais simples de decorar. Valorizemos a nação e seus valores, concordo, mas sejamos realistas, o hino foi criado em um contexto elitizado. O amor à pátria deve ser exercitado nas escolas, parabéns,… Read more »

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Inquiridor disse:
28 de agosto de 2010 às 23:57
Considerar nosso hino bonito é falta de bom gosto. nosso hino é longo e duvido que saibam canta-lo sem erro. Em suma, é uma porcaria ultrapassada!

Eu sei cantá-lo sem erro, pois o estudei devidamente. É um dos hinos mais bonitos do mundo. Além disso, não existe a palavra ” ultrapassado” em se tratandode hinos, hinos tem que ser antigos e históricos.

Inquiridor
Inquiridor
13 anos atrás

#Wagner disse: 29 de agosto de 2010 às 12:03 Parabens! O amigo é um dos poucos que conseguem cantar sem cola, todo o noso hino. Agora… palavra como “Fulguras, ó Brasil, florão da América” “Do que a terra mais garrida” “Nossa vida” no teu seio “mais amores” “O lábaro que ostentas estrelado” “E diga o verde-louro desta flâmula” E por ai vai… o jovcem hoje não sabe o que quer dizer isto. Canta por cantar! Bonito como hino do Brasil seria o hino da independencia… não sei porque o Brasil não o adota! “Já podeis, da Pátria filhos, Ver contente… Read more »

defourt
defourt
13 anos atrás

1 – Ou o país é brilhante ao ponto de ser capaz inclusive de defender também seu hino, depois de todos os demais valores estarem exemplarmente salvarguardados; 2 – Ou tudo já fora tão desrespeitado e banalizado que se esqueceram ou deixaram seu hino por último justo por ele jamais ter representado nada de coisa nenhuma. Num País onde a Tv é um potente instrumento de idiotização da pessoa humana, num país em que se observa dentre os líderes de audiência um programa chamado pânico, num país em que se observa na rede líder de audiência a atenção estampada nos… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“defourt disse: 29 de agosto de 2010 às 15:52 ” Perfeito.. 🙂 ….Como diz o ditado….A mesma sociedade que me deprime vai me vender um remédio pra me alegrar…….Alias Panico é programa santinho se comparado com desgraças como BBB….Busão…Marcia…Super Pop…Tarde é Sua..Gugu…Domingo Legal….Ratinho….EtC…..Um povo que assisti/aceita putaqueparivelmente a uma programação assim jamais respeitara mesmo….Algo nessa vida…..Jamais se respeitara…É do mesmo jeito como na politica… “Eu estava com saudades do Cor Tau. Abraços Cor Tau!” Como diz o ditado….Podemos nos defender de um ataque mas somos indefesos a um elogio……………Abraços tambem Amigo Defourt…..Abraços a todos….E o seu avatar ainda continua o… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Senhores. Em 1o lugar fico extremamente orgulhoso de ler aqui neste blog um texto de um conterrâneo meu. Fico feliz mesmo. Minha opinião: => Alguem por aqui se lembra da matéria EMC – Educação Moral e Cívica? Pois então. Ela foi extinta porque muitos dos nossos políticos e “educadores” achavam essa matéria um “entulho autoritário” e que tudo que fosse ligado ao Regime Militar deveria ser extinto. Até concordo que muitas coisas não eram nescessárias más extinguir uma matéria que pretendia dar aos alunos Brasileiros a formação MORAL & CÍVICA para que no futuro sejam cidadãos CONCIENTES, respeitosos e cumpridores… Read more »

Vader
13 anos atrás

O relativismo axiológico está quebrando a civilização ocidental. E como sempre seu mais perverso reflexo se dá na periferia, que vem a ser justamente aqui. Esse país acabou. Faz tempo. Quando nossa geração morrer, morrerá junto o país dos ideais. Dos valores fixos e imutáveis. Do civismo, da camaradagem, do respeito ao próximo. Do império da lei. Da ordem. Do respeito aos ideais. O que vai restar? Não sei, mas agradeço por não ter de viver para ver… Minha parte eu faço, o melhor que posso, e sei que alguns poucos também fizeram. Mas não adianta um remar para frente… Read more »

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Estudei em escola municipal no 1 grau lá em 1986-1994.
Nesta epoca cantava-se o hino pelo menos uma vez por semana e todo mundo sabia cantar (com uns erros mas tudo bem vai)…acho q hj em dia nao tem mais isso.
Tem escola q nao comemora o dia do indio … mas comemora a porcaria do haloween.

da costa veigga
13 anos atrás

o respeito exemplar deveria partir das pessoas que são responsaveis em dirigir nosso pais,mas qual é o exemplo que eles mostrão todos os dias para nossos filhos.. roubo, corrupção ,falcatrua de todo tipo,trafico.. sem falar no desamor a su potria patria..e oque exijir de nossos filhos de eles que deverião dar o exemplo são os mais desrespitosos sem nenhum pingo de vergonha e etica na cara. são um bando de hipocritas que não tão nem ai para nosso maior tesouro que é nossa bandeira e o hino nacional.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Vader disse: 30 de agosto de 2010 às 14:02 “PS: 7 de Setembro estarei lá na avenida, apesar de tudo, com minha bandeirinha numa mão e no outro braço meu filho. Não sei se ele merece ser criado assim, mas minha parte eu farei sempre.” =>É isso mesmo! Pais como você e filhos educados por pais como você são a esperança da Nação! Guilherme disse: 31 de agosto de 2010 às 1:16 “Tem escola q nao comemora o dia do indio … mas comemora a porcaria do haloween.” => Isso é realmente um escândalo Guilherme. Nada contra o haloween. Más… Read more »