4° Batalhão de Aviação do Exército (Batalhão Cel. Ricardo Pavanello)

Desde a sua ativação, em 15 de dezembro de 1993, o 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx) ocupou provisóriamente as instalaçãoes cedidas pela FAB na Base Aérea de Manaus. Através de um acordo inter-ministerial, foi cedido ao EB um espaço, adjacente à pista já existente na BAMN, onde foram construídas as instalaçãoes definitivas do 4° BAvEx.

Devido a imensa áera onde atua, o 4° BAvEx tem uma rotina operacional intensa, mas com elevado índice de segurança proporcionado pela mentalidade operacional e de manutenção desenvolvida, conquistado nestes anos de operação com aeronaves de alta tecnologia, como os HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar.

ntre as suas principais missões estão as de suprir as Unidades Apoiadas do Exército e Unidades Aéreas da Marinha e Aeronáutica na Amazônia, evacuação aeromédica (EVAM) e apoio a comunidade, inclusive em campanhas de saúde pública e situaçãoes de calamidade.

Denominação Histórica – Batalhão Cel. Ricardo Pavanello

Entusiasta da Avex na Amazônia, o Coronel Ricardo Felippe Albrecht Pavanello, tornou realidade a viabilização da criação e implantação da OM nas instalações atuais, ao mesmo tempo em que tornou e fortaleceu o epírito de corpo do 4° BAvEx.

O Cel. Pavanello faleceu em decorrência de uma acidente, apenas quinze dias depois da passagem de Comando da Unidade.

Em reconhecimento ao trabalho em prol da AvEx, o Exército Brasileiro designou o então 4° BAvEx a denominação histórica de Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, uma justa homenagem ao aviador militar, um dos pioneiros da recriada Aviação do Exército, que serve de exemplo a todos que serviram ou servem no 4° BAvEx.

O helicóptero Sikorsky Black Hawk (HM-2) foi desenvolvido desde o início para ser aeronave militar e as aeronaves da AvEx são da versão de exportação, denominadas S-70, apresentando algumas diferenças em relação ao UH-60 Black Hawk do US Army.

Adquiridos inicialmente para emprego na Misão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), ao final da missão, passaram a integrar a frota de helicópteros do 4° BAvEx.

Impulsionado por dois motores GE T700–701C de 1.940 shp cada, a sua missão principal é o transporte de tropa, sendo capaz de conduzir até quatorze soldados totalmente equipados, além da tripulação da aeronave (1P, 2P e MV), podendo ser equipado com diversos tipos de armamento, inclusive mísseis anti-tanques.

A aeronave está equipada para realizar voo IFR (por instrumento) e foi a primeira aeronave configurada a utilizar OVN (óculos de visão noturna), inaugurando uma nova “visão” na AvEx.

Atualmente tanto os 04 HM-2 Black Hawk quanto os 04 HM-3 Cougar estão configurados para o uso do OVN.

O HM-2 Black Hawk foi carinhosamente apelidado por seus tripulantes de Acari-Bodó, ou simplesmente Bodó, por sua semelhança física ao peixe típico da região amazônica, dotado de grande resistência.

FOTOS: Guilherme Wiltgen/ForTe

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Os quatro “pontos duros” são “molhados”? Se forem, os tanques adicionais permitem que raio de operaçõse?

rodrigo ds
rodrigo ds
13 anos atrás

Esse helicoptero é o bicho!!!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

se é para padronizar a força, poderiam ir de BlackHawk e SeaHawk, mas como nada é perfeito, e tem um pouco só de $$$$$ entrando nas mãos do GF junto da Helibras. aí nada se hawk ahahah

Marine
13 anos atrás

Isso sim e helicoptero!!

Sopa
Sopa
13 anos atrás

E nos vamos de EC-725 ao inves do NH-90 !

Que eu acho o mais bonito de todos, pode até não ser o mais provado, mas é mais bonito!!

sDs,

Jacubão
13 anos atrás

É uma pena o EB ter somente 4 desses maravilhosos helicópteros, acho que ainda falta mais uns 106 desses para ceixar a força bem equipada, sem contar mais uns 26 para a MB e mais uns 80 para a FAB.

Vamos sonhar galera, pois é uma das pouquíssimas coisas do Brasil que não tem imposto (até agora, né?).

Sabre
Sabre
13 anos atrás

O Brasil não ia comprar 16 fações negros? O congresso americano foi até notificado!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Sabre, só se os americanos aprenderem com os franceses, dá uma olhada até onde vai o lobby dos comedores de lesma:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/09/06/servidores-da-justica-tiveram-viagem-paga-por-cliente-do-governo.jhtm

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Mikhail, isso sempre acontece, faz parte do negócio!Bom será que o governo cancelou a compra dos 16 BlackHawk!Meu irmão já vôou num desses quatro que estão em Manaus é disse que é um Helicoptero fantastico!

Vader
13 anos atrás

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
6 de setembro de 2010 às 17:07

“Sabre, só se os americanos aprenderem com os franceses, dá uma olhada até onde vai o lobby dos comedores de lesma”

Ah, meu amigo, mas se isso acontece, rsrsrsrs… Se quem tá dando bola é “uzamericanu bobu, feiu chatu i cumedô de criancinha”… Meu amigo…

Nossa imagina a comunalha fedida caindo de pau… Iam até pedir o impeachment da Mulla…

lucio da silva moraesl
lucio da silva moraesl
13 anos atrás

´só 4 é UMA VERGONHA a colômbia tá cheio deles e vai comprar mais .