‘A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão’

Ilmos. (as) Srs. (Sras)

  1. O Clube Militar, preocupado com o panorama político brasileiro, nestes últimos anos vem realizando uma série de atividades voltadas para a preservação da unidade nacional e da democracia no nosso País. Assim, além de eventos que colocou em discussão a defesa da Amazônia, particularmente o problema em Roraima, também tratou de reunir grupos de civis e militares da reserva, de diferentes estados, em três “Encontros Pela Democracia”, sendo dois em 2009 e um em março do corrente ano. Neste último, realizou-se o painel denominado “PNDH-3: A Democracia Ameaçada”, com a participação do Jornalista Antonio Carlos Pereira, do Dr. Ives Gandra Martins e do Min. Waldemar Zveiter.
  2. Agora, apesar de premidos pelo tempo, mas em face do previsto naquele PNDH-3 e da última reunião do “Foro de São Paulo”, que tornam clara a intenção de restringir a liberdade de expressão nos países latino-americanos, inclusive no nosso, realizaremos o Painel “A DEMOCRACIA AMEAÇADA: RESTRIÇÕES À LIBERDADE DE EXPRESSÃO”, no próximo dia 23 de setembro (5ª Feira), no horário das 15:00 às 17:00 horas, no Salão Nobre da Sede Principal do Clube Militar (Av. Rio Branco, Nº 251, Centro, RJ).
  3. Considerando o trabalho sério, competente e de elevado profissionalismo que o evento exige, foram convidados três painelistas de alto gabarito e um mediador de reconhecida competência e experiência nesse mister. Assim, foram confirmadas as participações dos Jornalistas MERVAL PEREIRA e REINALDO AZEVEDO e do Diretor de Assuntos Legais da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Dr. RODOLFO MACHADO MOURA, restando pendente a confirmação de apenas um dos quatro convidados.
  4. Em face do acima exposto, o Presidente do Clube Militar convida V.Exa/V.Sa. para o referido Painel, que contará com o apoio do “Instituto Millenium” e de “THEMAS” (Centro de Estudos Políticos, Estratégicos e de Relações Internacionais).

CLUBE MILITAR
“A Casa da República”

DEMOCRACIA – SOBERANIA – UNIDADE NACIONAL – PATRIOTISMO

COLABOROU: Marco Balbi

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

O clube militar preocupado com ameaças à liberdade de expressão. Seria esse um show de hipocrisia?

Vader
13 anos atrás

Bela iniciativa. Espero que o ForTe possa cobrir o evento.

Marco Antonio
Marco Antonio
13 anos atrás

Parabéns ao Clube Militar!!! Este é o papel que instituições que se preocupam com o Brasil devem desempenhar. Uma grande contribuição à Pátria. Manter a liberdade de expressão é questão de defesa nacional. Todos que lutam ou protestam contra restrições à liberdade de expressão são verdadeiros patriotas. Aqueles que restringem a liberdade de expressão são traidores da Pátria.

Tio
Tio
13 anos atrás

Parabéns ao Clube Militar, parabéns ao Forte pela divulgação da notícia. Conto também com a esperança de que o Forte cubra o evento no RJ e traga o máximo de informações possíveis sobre o evento.

Está na hora do Brasil acordar, está na hora de nos mobilizarmos contra as maracutaias que armam contra a liberdade em nosso país.

Invincible
Invincible
13 anos atrás

Não é Show de hipocrisia.

Os tempos mudaram e o clube militar está querendo resguardar o que está definido na constituição que é a liberdade do povo.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Espero mesmo que os tempos sejam outros e que realmente tenhamos cada vez mais grandes instituições sérias preocupadas com a consolidação da democracia
no nosso país e em toda a América Latina. Que nunca mais as nossas Forças Armadas ajam sob ordens da Casa Branca, como aconteceu no passado e que jamais quem quer que seja tente nenhum movimento bolivariano comunista fracassado em nosso país

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O que os militares da ativa dizem disso?
Quanto ao assunto, não só o Clube Militar, mas outras instituições que procuram alertar para estes problemas, infelizmente continuam pregando no deserto.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Paulo disse:
16 de setembro de 2010 às 12:17

Militar da ativa, pode ter certeza que não vai opinar.

Mas a turma de pijama pode opinar e frequentemente expões ao público o que os da ativa não podem falar abertamente.

Samuel
Samuel
13 anos atrás

Os militares já se preocuparam com a liberdade e democracia em 64. Hoje eles devem fazer seu papel a contento, que é o de defender o nosso território e se submeterem ao poder civil. A nossa democracia não está em perigo, nem nossa liberdade, isso é conversa para boi dormir. Garanto que algum gênio vai dizer que é necessário um golpe para garantir a liberdade. Piada ridícula.

DV
DV
13 anos atrás

Merval Pereira e Reinaldo Azevedo sérios?! São tão serenos e imparciais quanto o Luis Carlos Azenha ou Paulo Henrique Amorim. A única coisa que muda é o lado que defendem.

Isso não é debate. Se fosse para ser debate, não chamariam só os radicais de um lado.

O Brasil precisa de oposição séria e com projeto. Cair nessa histeria udenista é fazer o jogo vitimista do governo.

Vader
13 anos atrás

Samuel disse: 16 de setembro de 2010 às 12:23 “e se submeterem ao poder civil” Subordinação é diferente de submissão. Quem se submete é cavalo ao peão. “A nossa democracia não está em perigo, nem nossa liberdade” Veremos a partir de janeiro, quando ocorrerá “a volta dos que não foram”, se é que vc me entende… _____________ DV disse: 16 de setembro de 2010 às 12:59 “Isso não é debate. Se fosse para ser debate, não chamariam só os radicais de um lado.” E quem disse que é pra ser um debate? Até onde eu li é um painel. No… Read more »

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Hoje são os militares que se preocupam com as liberdades que são ameaçadas por um governo civil. Sinal dos tempos, mas é a mais pura verdade.
Apenas a título de esclarecimento, Ives Gandra Martins é um dos mais respeitados juristas dos Brasil. Não colocaria sua reputação e seu prestígio em jogo de forma leviana.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Generais de pijama, ferrenhos defensores da ditadura militar, preocupados com a liberdade de expressão? Certamente clamarão pela necessidade de uma nova “contra-revolução cívico-militar” para salvar a democracia e impedir a iminente transformação do Brasil em um satélite do Império Bolivariano. Reinaldo Azevedo, “painelista de alto gabarito”? Merval Pereira? Só pode ser uma piada!

Guilherme D.
13 anos atrás

Gostei!!!!!!!!
Mas isso é sinal de que não só a liberdade de expressão está sendo prejudicada, mas os militares também.
É um caso a se pensar.
De qualquer forma, é uma boa atitude por parte deles.
Se querem discutir, e formar uma opiniao, acho que e valido.
A sim, tomara que o Forte cubra esse evendo mesmo =D=D
Fiquem todos na Santa Paz de Deus, e Amem =D=D=D=D=D=D

Galileu
Galileu
13 anos atrás

é isso mesmo mesmo Vader.
Vamos ver a partir de janeiro!

Colt
13 anos atrás

Uma discussão intitulada “A DEMOCRACIA AMEAÇADA: RESTRIÇÕES À LIBERDADE DE EXPRESSÃO”, é sempre bem-vinda. É importante salientar que e democracia é um PROCESSO, é algo dinâmico, ou seja, quando existe, é reforçada e realizada a cada momento pelos cidadãos de uma sociedade. Ao contrário, a falta de democracia pode ser caracterizada pelo imobilismo, pela falta desse PROCESSO dinâmico. Um componente fundamental num estado democrático é a liberdade de expressão, a liberdade de informação. Essa liberdade tem duas faces. 1º O direito que todo indivíduo tem de expressar suas opiniões. 2º O direito que todos os outros cidadãos tem, de ouvir… Read more »

Miguel do Rosário
Miguel do Rosário
13 anos atrás

Chamar Merval Pereira e Reinaldo Azevedo, duas figuras notoriamente conectadas ao______ é um grande erro e um intolerável desrespeito ao Brasil, porque dá a impressão que as forças militares estão se engajando na campanha eleitoral em favor __________

Não há nenhuma ameaça na democracia no Brasil. Isso é uma mentira inventada apenas para desgastar o governo e, automaticamente, beneficiar _______

Respeitem o Brasil!

EDITADO

Ana Pinheiro
Ana Pinheiro
13 anos atrás

Parabenizo ao Clube Militar pela excelente iniciativa. Reinaldo e Merval são profissionais sérios, ótima escolha!
Os últimos fatos ( Lula em Sta Catarina dizendo que vai exterminar o DEM, José Dirceu em palestra em Salvador atacando a imprensa e o direito de expressão são apenas vislumbres do que nos espera a partir de janeiro…

DEMOCRACIA – SOBERANIA – UNIDADE NACIONAL – PATRIOTISMO

Luciana
Luciana
13 anos atrás

“A democracia ameaçada”… Eu ri, mas já que é uma democracia por que não discutir sobre tal, né? No entanto, é preciso uma discussão séria e não parece ser o caso. Com tantos cientistas políticos e sociólogos especialistas sobre a Democracia e o Brasil, o clube militar convida, em especial, o tal do Reinaldo Azevedo? O cara vai continuar o discurso (falso) de sempre. Só não falará que comunista come criancinhas porque vão rir dele. Se bem que nesse encontro é possível que receba aplausos.

Wellington Góes
13 anos atrás

As perguntas são:

Aonde a democracia está ameaçada? Quando? Quem a ameaça?

Aonde há restrições à liberdade de expressão? No Brasil? Aonde? Como? Quando? Quem fez/faz?

Até mais!!!

ednardo ferreira
ednardo ferreira
13 anos atrás

Reinaldo Azevedo? Merval?

Estes são os defensores de liberdade de expressão?

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Não vejo ameaça à democracia. Os jornais publicam o que querem e o que não querem (inclusive calúnias). Nunca houve tanta liberdade de imprensa no país.

Também não há nenhum tipo de crise eleitoral. Teremos eleições abertas e livres e os candidatos vencedores em outubro assumirão em janeiro.

ONDE ESTÁ A AMEAÇA À DEMOCRACIA?

Se este movimento realmente fosse interessado em debater ideias, convidaria pessoas de várias correntes ideológicas e não apenas gente abertamente de direita. Isto está parecendo um movimento orquestrado.

SERIA ESTA REUNIÃO UM INÍCIO DE GOLPE?

celso
13 anos atrás

Miguel e Welligton, Voces estao vivendo aonde hemmmmmmmmmmm acordem, leiam mais e observem o q vai rolando atraves de MPs no Congresso Nacional, assistam e leiam os iminentes togados do STf em suas descisoes……..dignos da Italia de Mussolini………….Neste pais muito poucas figuras ilustres se sobressaem e qdo acontece sao caladas. Aguardem para depois de 31/12/2010 como escreveu Vader. Os apoiadores e oportunistas de hoje com certeza serao as primeiras vitimas de amanha. Com certeza este painel sera muito util para futuras reflexoes e espero q Fort esteja representada para nos trazer estas informaçoes (se nao houver censura ate la…..claro rsrsrrs)… Read more »

PRP
PRP
13 anos atrás

Debate?
HHAHAHAAH
Tá mais para um monólogo imbecil, preconceituoso e hipócrita.

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Wellington Góes, pergunte ao Ives Grandra. Ele leu e releu o PNDH de cabo a rabo antes de emitir sua opinião (de jurista) sobre o assunto.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
13 anos atrás

Jornalistas sérios:Merval Pereira e Reinaldo Azevedo. Posso rir agora ou posso deixar pra mais tarde?

Hugo
Hugo
13 anos atrás

O autor italiano italiano Antonio Gramsci (1891-1937) ensinou que o comunismo pode ser implantado sem uma resolução nos padrões bolchevistas desde que se suprimam as vozes discordantes até que os militantes obtenham a “hegemonia cultural da nação. A primeira frente da estratégia consiste em criticar a imprensa livre em toda oportunidade, havendo ou não motivo para isso, de modo que, aos poucos, vá se disseminando a descrença em tudo que é publicado sem a chancela oficial do governo ou do partido. A segunda frente é focada em fazer e apoiar leis que tornem cada vez mais inviável o exercício da… Read more »

Daniel Campos
Daniel Campos
13 anos atrás

Engraçado, quem eu vi cometendo um atentado – verdadeiro -_____________ Prezados, vocês estão se deixando enganar. Que NUNCA existiu “liberdade de imprensa” no Brasil, quem duvida basta perguntar com uma certa insistência para os repórteres mais velhos se eles podem publicar qualquer coisa que obtenham. E a resposta será “não”, porquê precisa passar pela censura ideológica do dono do jornal ou da rede de TV._____________________ E a “liberdade de imprensa” que os donos de jornais praticam se confunde com “libertinagem de imprensa”. Porquê até onde eu lembre quem acusa alguém precisa apresentar PROVAS do que acusa, acusar sem provas chama-se… Read more »

Luiz G. de Castro
Luiz G. de Castro
13 anos atrás

Com convidados do gabarito de Merval Pereira e Reinaldo Azevedo não dá para acreditar na seriedade deste evento inoportuno e ameaçador,para quem,como eu,conhece discurso parecido desde a década de sessenta. O problema é que além dos militares da ativa e os de pijama tem gente que deveria estar em camisa de força.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Cada coisa que vejo nessa época de eleições, O brasil de hoje ta parecendo cada vez mais com o Brasil de 64. Olhem no google as noticias dos principais jornais em 64 e comparem as com de hoje. Não mudou nada.

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Percebam que as medidas sugeridas por Gramsci, não são abruptas, representando uma ruptura total com o regime anterior. Elas são graduais, quase imperceptiveis. É exatemente este o “mérito” de Gramsci, implantar o comunismo sem que ninguém perceba. Já ouviram aquela história de que se jogarmos um sapo na água quente ele pula fora, mas se o colocarmos na água fria e a esquentarmos ele morre, por não perceber a mudança?

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Sabem porque os jornais resolveram fazer acusações sem fundamentos _______________

EDITADO: COMENTÁRIO POLÍTICO-PARTIDÁRIO

Tito
Tito
13 anos atrás

Como tem gente que não vê nosso liberdade de expressão ameaçada.

E Paranoa…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Francamente eu não vejo ameaça séria a democracia, mas o discurso de_______ importantes sobre o “controle social”, “forças sociais”, etc.. Principalmente o controle da imprensa, é sempre preocupante. Senão fosse a imprensa caluniosa,__________tc. como eu leio todo dia.. A cria da _______estaria no poder até agora. Diga-se de passagem ____ também tem parte da imprensa ao seu lado, como bem exposto pelos colegas. O Lulla é um fora de série, que conseguiu enrolar a turma mais radical por oito anos. A _______teria este poder ? Daí a acreditar que os milicos querem queimar os comunistas na fogueira da justiça revanchista… Read more »

alcides
alcides
13 anos atrás

Os palestrantes possuem a mesma opinião. Disso estamos fartos de saber. O painel ficaria mais interessante se fossem convidadas pessoas com opiniões diferentes. Da forma que foi montado, o painel corre o risco de ser conversa de comadres.
Alguém citou Gramsci e sua receita de dominação gradual. Pelo que estamos vendo em nossa grande mídia, às vésperas das eleições, podemos afirmar que o plano dele foi implantado nos grandes jornais e na principal rede de TV, mas foi implantado pela direita.

Marco Antonio
Marco Antonio
13 anos atrás

Ao saudar a iniciativa do Clube Militar, como fiz em comentário acima, quero dizer que saúdo a instituição pelo reconhecimento, mesmo que tácito, de que limitar as liberdades é um atentado contra a Pátria. Já era hora!!!! E como o Colt disse acima, uma discussão sobre o tema é sempre bem vinda……deve ser permanente. Não sou da turma dos que, estando na oposição, consideram tentativa de golpe as decisões e linhas políticas do governo. _____ O que digo com isto? Radicalização é burrice. Os que consideram um ato como golpista, quando assumem o governo o consideram normal e ao voltar… Read more »

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Brasil de hoje, não é o de 1964.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

É contraditório discutir Liberdade de Expressão tolhendo a liberdade de expressão. Vocês estão dando voz a apenas uma visão da questão. Para ser coerente, não seria correto permitir que visões contrárias tivessem a liberdade de se expressar? O que se está buscando, impor uma única visão? Isso não é ir contra a liberdade de expressão?

Pedace
Pedace
13 anos atrás

HAHAHAHA !! brincadeira !!! os Militares preocupados com interesse de Liberdade de Expressão ?!?!?! (conta outra vai)
“Liberdade” que sofre de interesses politicos e ecônomicos ?!!?!? Pra variar vão jogar as “eleições” do povo no lixo, maior liberdade essa já conquistada, isso tá me cheirando a golpe fuleiro de meia dúzia de soldado raso não muito disposto a ver movimentos socias (que enfim chegaram ao poder)
O Triste de ouvir é o Senhor Dr. Ives Gandra Martins (maçonico de carteirinha) que é a favor da Direita que sempre enfiou goela abaixo a igreja católica nesse país.

Jairo
Jairo
13 anos atrás

É algum tipo de piada? Não bastou o Estado Novo e a Ditadura? Pq não inventam outra desculpa, isso não cola mais!

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Para entender a preocupação do Clube Militar é necessário ler o conteúdo do PNDH-3 (______________________________r) e as diretrizes do Foro de São Paulo.
Para quem estiver com preguiça, basta então ler o comentário do jurista Ives Gandra Martins sobre o assunto.

EDITADO: CONTEÚDO POLÍTICO-PARTIDÁRIO

Freire
Freire
13 anos atrás

Maravilhoso, vamos combater o Foro de São Paulo.

Brasil Acima de Tudo.

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Lendo

“painelistas de alto gabarito” Reinaldo Azevedo e merval… francamente… hilário. lendo isso lembro de artigo do Jornalista Rodrigo vianna:
“É por isso que a imprensa assumiu o comando da oposição. Segue o mesmo roteiro do pré-64. Os escândalos forjados e o golpismo são explícitos. Colam entre parcelas da classe média – que ainda não se animou a marchas com Deus. Elas virão? Provavelmente, não. Hoje, existem as correntes na internet, os jornalistas apedeutas de esgoto e as capas da Veja”.

Braziliano
Braziliano
13 anos atrás

Militares são patriotas e nacionalistas!

Marxistas são apátridas e internacionalistas!
leiam em: http://pt.internationalism.org/taxonomy/term/10

Logo, em um evento democrata, não adianta convidar marxistas, desde os rosáceos até os vermelháceos.

É a mesma coisa nas reuniões do Foro São Paulo. Não entram Brasileiros Patriotas.

Então senhores e senhoras internacionalistas. Não reclamem.

Tassio
Tassio
13 anos atrás

Agora estão preocupados com a liberdade de expressão??A mídia nunca falou tanto sem provar. Alías, quem julga é a justiça e não a mídia. Monopólio da mídia tbm fere a liberade de expressão que tal quebrar o monopólio da globo,folha e grupo abril. Aliás, assista mais um pouco Merval Pereira e você conhecerá quem ele é.O grupo Abril agora é o que? Ele forma, informa e depois julga? Deveria ter limites a grupos não é possivel um grupo só atuar em tantas áreas que podem ter interesses conflitantes.

Gilson Raslan
Gilson Raslan
13 anos atrás

Este painel já é o resultado da __________________
A presença de Merval Pereira, Reinaldo Azevedo e Ives Gandra no evento é um sinal claro de que estão armando um golpe.

EDITADO: CONTEÚDO POLÍTICO-PARTIDÁRIO

Alex Gonçalves
Alex Gonçalves
13 anos atrás

_________________ Agora pergunto ao IG, ao Estadão, à Folha, à rede Globo e à nossa imprensa, isto é verdade? E sendo verdade, qual foi a repercussão disto? Quem foram os responsáveis? Como se deu o abafa na época?

EDITADO

Paulo/Ctba
Paulo/Ctba
13 anos atrás

Isso é palhaçada.
Apoio do Instituto Millenium (piada) e dois convidados da direita golpista e fascista.
Cadê os jornalistas que defendem o Brasil e seu povo.
Não vão convidar nenhum? Tem vários.

bissolijr
bissolijr
13 anos atrás

Isso deve ser uma piada, não? Se for, não achei graça já que fui remetido de imediato a um passado recente, no qual nada lembra um sorriso. Vocês deveriam estar envergonhados, mas seria exigir demais, não? Hipocrisia é pouco. Deveriam procurar coisa mais útil a fazer!

Anderson Gomes
Anderson Gomes
13 anos atrás

Infelizmente, parecem que vocês não aprenderam.
Liberdade de expressão é diferente de liberdade de imprensa.
O papel das Forças Armadas é defender os interesses da nação, e quais são esses interesses senão o bem estar social de seu povo.
Pensem e reflitam. Não sejem joguetes nas mãos de novos “lacerdistas”.