Home Estratégia O risco da descontinuidade na Estratégia Nacional de Defesa

O risco da descontinuidade na Estratégia Nacional de Defesa

255
256

A Trilogia de Defesa se absteve de entrar no debate político até o momento, principalmente pela ausência da discussão sobre a Segurança Nacional nos debates dos presidenciáveis.

Mas devido à publicação de comentários supostamente feitos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo nosso dever cívico resolvemos abrir o debate somente para este tópico sobre o risco da descontinuidade de programas que julgamos fundamentais para Defesa Nacional: o programa do submarino nuclear e o F-X2, para a renovação dos caças da Força Aérea Brasileira.

Segundo a publicação de esquerda Diário Liberdade, FHC teria dito as seguintes pérolas num encontro recente com empresários no Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu:

  • Assegurou aos investidores norte-americanos que os acordos para compra de submarinos nucleares franceses serão revistos e dificultados. “Não temos necessidade desses submarinos”
  • Sobre a compra de aviões para a FAB foi sarcástico – “para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?”

Sobre a veracidade das declarações de FHC, o editorial do Diário Liberdade traz esclarecimentos.

FHC confirmou que esteve em Foz, mas classificou de “mentirosas” as informações publicadas em blogs e que circularam na internet sob o título “FHC está acertando a venda do Brasil em Foz do Iguaçu”.

Lembramos que a Trilogia de Defesa é apartidária e buscamos a crítica construtiva e o debate democrático, livre de propaganda.

Por isso pedimos aos leitores que respeitem as regras de postagem, para que evitemos a edição e o bloqueio de comentários:

  1. Seja educado, respeite os outros leitores;
  2. Mantenha o blog limpo, não use palavrões;
  3. Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre os riscos da descontinuidade na Estratégia Nacional de Defesa no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.

256 COMMENTS

  1. Eu gostaria de pergunta pra esse sujeito que se diz brasileiro o que o faz pensar que nós não precisamos desses submarinos nem dos caças do FX-2

  2. Nunca ouvi falar desse diárioLiberdade. Infelizmente liberdade de informação não é muito a praia deles. De qualquer forma, é necessário que exista um vídeo/áudio, ou até mesmo um outro veiculo de maior credibilidade para repercutir isso que assim, comprovar tal comentário de FHC.

  3. “Não temos necessidade desses submarinos”
    “para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?”

    por isso que e Brasil nunca foi pra frente!!!

  4. Se algum dia entrarmos em alguma guerra eu quero ver … ele deve pensar que vamos produzir tudo em 5 minutos e ta la……. eh bom ser um país bem armado , pois somente assim é respeitado

  5. Suspeitíssimas e não confiáveis essas informaçoes.

    Recortes da notícia: “A conversa oficial de FHC com os empresários estrangeiros ocorreu na noite de domingo em um jantar cercado de toda a segurança possível e fechado à imprensa. Apesar dos cuidados tomados pelos assaltantes do patrimônio público, o encontro foi gravado e fotografado com uma câmera de celular.”

    Uma referência:
    http://www.joildo.net/noticias/fhc-diz-a-investidores-que-pais-nao-precisa-de-submarino-nuclear-e-nem-de-avioes-para-a-fab/

    Isso cheira a fraude eleitoral. A veracidade dssas declarações devem ser investigadas PROFUNDAMENTE.

  6. Não consigo entender o ranço que os políticos brasileiros têm contra os militares. Tá certo que em muitos momentos da história, estes estiveram envolvidos até o pescoço, mas não são necessários mais do que alguns fuzis e uns tanques da 2a. guerra pra um golpe militar. Então deixar as nossas forças armadas em estado de penúria beira a um crime de lesa-pátria. O futuro é sombrio. A guerra um dia virá, é inevitável! Se algum dia sugir uma ameaça real, vamos apelar a quem? À ONU? Ao Tio Sam, no caso de uma agressão chinesa por exemplo? Ou vice versa?
    Como falta seriedade nesse país! Uma declaração dessas vinda de uma pessoa esclarecida como FHC só pode significar a necessidade de tentar humilhar os que oferecem a vida em troca da liberdade da nação. Uma lástima!

  7. Ao invés de ser no Serra, alguém poderia tacar uma bolinha neste senhor que tantas pataquadas fez e disse contras nossas FA’s, mas na boca, porque pelo menos por alguns intantes o mesmo não diria mais abobrinha…
    É fazer piada para não chorar mesmo, brincadeira alguém ter um pensamento desse tipo…
    Por essas e outras que meu voto já está definido, e há bastante tempo..

  8. Comentar “supostos” comentários fica difícil. Também nunca ouvi falar desse tal jornal. Precisaria checar se FHC realmente falou isso ou se pelo menos realmente esteve reunido com esses tais empresários neste tal hotel. Caso contrário estamos comentando algo virtual, não real.

  9. E outra, Nelson Jobim é amigo pessoal de José Serra, disse nesta semana que não descarta participar de eventual governo tucano (até porque PMDB será governo ganhe quem ganhar), daí eu ter dificuldade de ver alguma verdade nisto.

  10. Por que ele não quer hoje subs e caças se ele que começou o FX e ainda trouce a banh…ops!!! o NAe São Paulo?

  11. E alguém pode acreditar no que um jornal de um grupo de esquerda fala do FHC? Ainda mais em véspera de eleição parelha…

  12. O Átila tem toda a razão isto tem mesmo pinta de fraude eleitoral.

    Perguntas:

    Quem é Joildo Santos?
    Que credibilidade tem este Jornal Espaço do Povo?

    Difícil de acreditar que um homem com a inteligência do FHC iria dizer tanta asneira…

  13. Olha, isso está 95% parecido com um HOAX (boato espalhado na internet).

    1- Fernande Henrique se reuindo em plenas eleições apenas com o metiê financeiro americano (“big-shots”, como é falado nesse boato sem vergonha);

    2- Evento fechado para imprensa, onde alguem miraculosamente obtém um vídeo em celular;

    3- FHC reafirma infantilmente algo que jamais diria, que “foi falha da segurança” o fato de descobrirem que alguns panfletos desesperados foram impressos numa gráfica de alguém filiado ao PSDB;

    4- Tudo o que o PT vem afirmando na forma de boato na campanha da Dilma (e que foi a maior estratégia do PT) agora apareçe sendo admitido pelo próprio FHC.

    (COMENTÁRIO EDITADO POR SER AGRESSIVO E DESRESPEITAR A TRILOGIA)

  14. Independentemente da veracidade (ou não) das recentes declarações, há inúmeras outras declarações desse senhor, quando presidente, acerca da – na opinião dele – irrelevância de nossas Forças Armadas. Opinião, aliás, compartilhada pelo candidato Serra. Quem quiser acreditar no contrário está apenas fazendo um exercício de auto-engano.
    Não sou pró-Dilma, nem entusiasta do PT, mas é inegável que o atual governo fez muito mais pelas Forças Armadas que o anterior. Não é necessário nem dar muitos exemplos, pois qualquer levantamento estatístico comprova o que estou dizendo.
    Muito cuidado! Alerta! A mídia financiada por interesses estrangeiros (aquela conhecida Rede de Televisão que favorece o interesse de petroleiras e multinacionais no pré-sal) pode nos levar a, inadvertidamente, postularmos por um voto LESA-PÁTRIA.

  15. Apesar da fonte, ter um viés anti-qualquer coisa que não se coadune com sua ideologia, não duvido que o FHC possa ter dito isso.

    Aliás só vamos saber se essa END é de fato um projeto de Estado:

    a) Ela passar por 2 governos de matizes ideológicas diferentes.

    b) O Brasil passar por um crise econômica severa, quero ver se a END vai existir.

    c) Modificações na LEI Orçamentária que impeçam contigenciamentos de verbas por parte do MF e MP.

    d) Adequação Orçamentária das FAs, que permitam a operação de unidades modernas, equipadas e treinadas. Que permitam investimentos em pesquisa pura e aplicada, e que permitam às nossas indústrias da área de defesa, se manterem com encomendas internas.

    Por enquanto a END é só um pedaço de papel.

    []’s

  16. Cavalheiros, pedimos aos senhores que se atenham ao tema do tópico. Comentários que nada tenham a ver com o tema, já estão sendo deletados.

  17. Bruta mentira deslavada!!!
    Quem ouviu falar sobre este Joildo Santos?
    Onde está a credibilidade deste panfletelho Jornal Espaço do Povo?

    Acreditar que FHC tenha dito uma bobagem tamanha não se sustenta.
    Apenas contra-informação de política suja para denegrir candidaturas contrárias. Fica claro como os atuais camisas-pardas agem com truculência física e verbal.

  18. A minha pergunta refere-se ao “diário liberdade” já que não vou comentar sobre SUPOSIÇÕES que aparecem às vésperas de uma eleição eleitoral.

    Minha pergunta então é a seguinte: Por que o ‘Diário Liberdade’ fica hospedado (seu SERVIDOR) na FRANÇA?

    Por precaução (fuga) jurídica ou por questões logísticas da internet? Por que não hospedá-lo por estas terras?

  19. Alvarez disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:16
    “Não sou pró-Dilma, nem entusiasta do PT, mas é inegável que o atual governo fez muito mais pelas Forças Armadas que o anterior. ”

    O que foi feito em oito anos?
    250 MBT’s de 30 anos de uso
    Patrulhas de 500 toneladas
    Modernizações de aeronaves antigas e ST

    De resto, promessas e contratos que podem ser rompidos a qualquer momento.

    Talvez, vc é que esteja se enganando. Pronto, não há nada. Só papo furado.

  20. Interessante esta colocação, me faço algumas perguntas:

    È verdade?
    Quem é FHC?
    O que ele fez pelas forças armadas nos 8 anos que governou?
    O que ele ta fazendo hoje??
    Por quê ele diria ou faria isso???

    Fatos:
    As ações da petrobras tiveram uma alta assim que as pesquizas deram que serra havia crescido. …coicidencias?
    Tentaram trocar nome da petrobras pra petrobrax lembram? outra coicindencia?

    Dificil de acreditar que seja verdade, agora onde a fumaça a fogo…
    Sempre é assim as vezes é tão absurdo ser verdade e impossivel que no fundo é muito pior ainda do que parece…

    É como chegar em casa e dizer patroa quando ela pergunta onde vc tava?
    Vc diz, numa boate de strep com 4 meninas na maior orgia … acha que ela acreditaria????rss

  21. Essas supostas afirmações do nosso Ex-Presidente não são novas, o governo da linha de pensamento do FHC é favoravel apenas a “compra de prateleira” e isso não é boato muito menos invenção, é FATO. Não me impressiona nada nada o cancelamento de todos esses projetos da indústria de defesa que são tão importantes para o processo de desenvolvimento do País. É bom refletir muito sobre isso, a veracidade ou não de tais informações é questionavel, a linha de pensamento deles não é, basta ver o que a história diz.

    Viva o desenvolvimento, viva a pesquisa e a tecnologia BRASILEIRA! Sou favorável ao governo que incentivar Pesquisa e Desenvolvimento, educação e segurança. O restante é consequencia disso.

  22. Primeiramente gostaria de destacar minha total desconfiança da noticia. Como li em comentarios anteriores, ha de se averiguar a origem e a veracidade dos fatos.
    Em segundo lugar, é necessario ter informações concretas para se poder opinar acerca de uma pessoa. É aceitavel comentar sobre a segurança nacional, que concordo estar “desamparada”, mas não se faz justo comentar sobre um ex-presidente ser confirmar a proferição de tais palavras por ele.

  23. Não gosto dos dois lado mais isso é mais um lance do PT para engana os bobos , será que o PSDB ia dar uma mancada dessa na hora que as eleições não está definida. E o povo tem que esquecer Lula, FHC a eleição é DIlma e Serra eles que vão decidi as coisas .E temos que comentar mesmo estamos elegendo uma pessoa que vai decidi nossas vidas por 4 anos , baixamos muita a cabaça e o medíocre hoje que está dando as cartas .

  24. Abrívio, lembre-se dos quatro submarinos SBR (propulsão convencional),do casco sub nuclear encomendados e na retomada do programa nuclear da Marinha, que resultar num reator embarcado.Lembre-se também dos 50 helis Caracal para as três forças, do Guarani 6×6, dos Vants em operação e em testes,e dos processos de aquisição do FX-2 e dos novos patrulheiros oceânicos e escoltas, que não estão parados.

  25. Enquanto esse vídeo não estiver no youtube os fatos aqui eventados não passam de boatos.

    Entendo que a maior discussão sobre a defesa nacional, no exato momento, é a própria realização dessas eleições, pelos vieses ideológicos em jogo.

    Tudo feito e comprado perde o sentido se a política nacional se tornar desequilibrada.

    No momento em que aparecer esse vídeo no youtube mudo meu voto.

  26. Lamentável que um blog como o “Forte” dar ouvidos a uma ladainha ridícula publicada por um site que não tem a menor credibilidade. Foi concebido no governo FHC um dos passos mais importantes para a criação da Estratégia de Defesa Nacional, que foi a criação do Ministério da Defesa. Essa reunião em Foz do Iguaçu, pelo visto, foi quente mesmo… Segundo a “mídia petista”, FHC nessa reunião já teria vendido o pré-sal, a Petrobras e agora estaria detonando a END. Penso que um pouco de bom senso seria prudente antes de reproduzirem este tipo de informação. Lamentável que o “Forte” esteja se prestando a esse papel.

  27. Sou apartidário, mesmo porque como eu sempre digo não existe esquerda ou direita ou centro no Brasil. O dinheiro $$$ compra todos!!

    Mas com certeza o FHC falou isso, já vi entrevistas dele se referindo a esse assunto de defesa.
    O cara é sociólogo e amigo do Clinton, vai esperar o que?

    O bom disso é que pelo menos alguem toca nesse assunto de defesa.

    abraço

  28. Galante, sugiro, do fundo do meu coração, a remoção completa dessa post sobre o furo de reportagem relativo aos eventados destinos das FFAA.

    Dele só se podem extrair elementos políticos. A discussão técnica que você deseja não será alcançada, tenha certeza.

  29. Senhores,
    voltem aos anos 90, no governo FHC. Tirem da memória o que foi aquele período para as forças armadas. Vocês têm alguma dúvida de que será diferente num eventual governo Serra?

    Sem expressar preferência política, gostaria de dizer que setor de defesa não é prioridade pra os social-democratas. Passam longe disso. Até a promessa de melhorar a gestão pública, feita pelo Serra, dificilmente tocará as Forças Armadas.

    Se os senhores querem de fato ver o que será desse setor caso ele ganhe as eleições, por favor, revisitem o passado recente e tirem suas conclusões.

  30. Não conheço o Diário da Liberdade, mas pelo jeito tucano de pensar, as informações do jornal ganham credibilidade. Soberania nacional, protagonismo internacional, uma ação estatal forte capaz de defender nossos interesses não são valores caros aos tucanos, especialmente os de SP. Vejam bem: submarinos nucleares e caças modernos não são indispensáveis para quem não tem comprometimento com o país. Há uma semana venho postando aqui, que se eles ganharem as eleições, adeus aos nossos sonhos.

  31. Senhores,

    O ex-presidente tem o direito de ser expressar, como todo e qualquer brasileiro no pleno gozo de sua liberdade de expressao, certa ou errada.
    Ademais, tirando pequenos segmentos dentro das proprias forças armadas, não temos uma continuidade de programas referente a Defesa Nacional, o exemplo do projeto do submarino nuclear demonstra que somente com uma determinação forte alguns projetos fortes dão adiante.
    Lamentavelmente não mais existem homens da dimensão de Rio Branco, Almte Julio de Noronha, Hermes da Fonseca que procuraram modernizar e da um sentido homogeneo no tema da Defesa Nacional, infelizmente os membros das forças armadas não constituem tema relevante nem para nossos politicos tampouco para nossa sociedade, exceção para alguns nichos, como a triologia, que coloca este tema em evidência.
    Lamento que um homem que exerceu o primeiro cargo da nação demostre um pensamento tão tacanho no braço armado de nossa nação.
    Perdoe-me o desabafo

  32. Não há o que se duvidar tendo em vista o sucateamento das forças armadas promovido no governo dele.
    Ele é entreguista e capacho das grandes potências tendo em vista a politica externa que ele levou a cabo quando presidente.

    Não queremos mais partidos entreguista na presidência.

  33. “marujo disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:34
    Abrívio, lembre-se …”

    Contratos. Nada operacional, nada no estaleiro, umas chapas cortadas, quando muito.

    Em oito anos, a lista de equipamentos adquiridos é ridícula, quase tão ruim quanto a de FHC.

  34. Átila, discussão sobre Segurança Nacional é iminentemente política. Determina alianças e o tipo de equipamentos que nossas FAA devem comprar (e se devem). Saúdo a Trilogia por trazer este assunto a discussão, embora com algum atraso. Parabéns, Galante, Poggio, e equipe. Esta atitude é um grande serviço ao Brasil.

  35. Eu estou ficando um pouco tenso com todos os boatos que a turma do PT vem colocando na internet, e com mais medo ainda das verdades que eles escondem para se proteger.
    É sempre bom lembrar que esta moeda que temos hoje, é a mais estavel de todos os tempos e isso foi graças a este cidadão e seus auxiliares.
    O nosso Presidente esta quase se intitulando dono do Brasil, passando por cima de leis e de regras como no caso dos caças do projeto FX. Onde ele de livre e espontania vontade, apontou em um dado momento o Rafale como o caça escolhido, sem se quer levar em conta o relatório da FAB instituição realmente preparada para saber o que seria melhor para o Brasil.
    Não sou ligado a nenhum partido e nem conheço nenhum politico, eu sou apenas um Brasileiro que quer o melhor para o nosso País e o melhor para seus filhos.
    Não podemos tratar a politica como torcedores fanaticos de um time de futebol, e sim pensar o que será o melhor para o nosso futuro!
    Voltando ao assunto, não acredito que este senhor tenha dito isso.
    O Brasil tem necessidade de ter as suas forças armadas a altura do pais que é e do território que possui.
    Todas esses investimentos em armamento ja estavam, na pauta não é o governo deste ou daquele que começou a fazer.
    o que ocorre é que o Brasil esta passando por um momento financeiro muito bom, que possibilita investir nisto. Os acordos ja foram fechados não tem mais como voltar atras quanto aos submarinos e outros armamentos adquiridos.
    Resumindo este topico não foi feliz e na minha opnião bastante tendencioso e politico.

  36. eu nunca ouvi falar desse jornal e nem li nada em outros jornais sobre esse assunto, apesar de parecer uma fala possivel pelo tipo de pensamento do FHC acho meio dificil crer que ele se expressasse dessa forma grosseira em publico.

  37. O que na área de defesa que se compra sem contratos, Abrívio. O primeiro SBR já está na fase de corte das chapas de aço. Engenheiros navais estão sendo capacitados na França, em escola aberta unicamente para este fim.Esqueci de incluir na minha pobre relação os helicópteros de ataque russos e os Iglas S.

  38. Essa é a triste visão de quem perdeu a “guerra”. Esse revanchismo já superado pelo Chile e extremamente arraigado na argentina. Analisem as duas nações. Quão difícil é prever o Futuro do brasil, não?

  39. Retirado do texto:

    “Ora, quem deve explicações à sociedade brasileira é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável por 109 privatizações, pagamento de propina para promover alteração na constituição para promover sua reeleição, entre vários outros escândalos amplamente tratados pela imprensa brasileira.

    E neste caso específico, cabe ao político tucano justificar por que uma reunião com “jovens empresários de São Paulo” precisou de tanto segredo, dado que o evento não aparecia na agenda de FHC. E mais, qual o motivo de um aparato de segurança tão forte e, mais importante ainda, qual o motivo de não haver a participação de nem mesmo um jornalista nesta reunião.”

    1 – Quem escreveu isso não sabe, ou não quer saber, o que é privatização.

    2 – O FHC, eu, e qq pessoa que esteja lendo isso tem direito de fazer reunião privada com quem quiser. É um direito constitucional. O chamado Diário da Liberdade deveria saber o que é isso.

  40. A reunião foi confirmada por FHC, mas ele contesta as falas mencionadas pelo jornalista Laerte Braga. O jornalista ressaltou que as falas mencionadas de FHC em sua matéria não foram ditas durante a palestra, e sim num momento de descontração após o “jantar-palestra” proferido por FHC, em que a fonte teve acesso às falas.

  41. “marujo disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:50
    O que na área de defesa que se compra sem contratos, Abrívio.”

    Oito anos de mandato. No fim dele se assinam um monte de contratos com pouco desembolso. O resto fica para o governo seguinte.

    Curioso, não?

  42. O fato é que FHC abandonou as forças armadas.O NOSSO submarino nuclear já deveria estar pronto.O F-X aberto no governo dele foi cancelado e comprou-se os Mirage 2000 paliativamente.Exército não recebeu nenhum investimento no governo dele.O programa nuclear que de forma ridícula é sustentado SOMENTE pelo orçamento da Marinha já deveria ter sido concluído.Foi por falta de verba do governo dele que o segundo submarino da Classe Tikuna foi cancelado, e o conhecimento foi perdido.O amigo nosso disse acima que o atual governo só comprou tanques velhos e patrulhas pequenas.O que o governo anterior comprou?Um caça com décadas de uso e em quantidade ridícula.O nosso outro amigo se lembrou das licitações abertas, como escoltas, VANT’s,blindados…, isso é reformar as forças armadas, ainda que seja um começo tímido.O atual governo elaborou a END, e o antigo?FHC mais de uma vez disse que o Brasil não precisava de grandes forças armadas, pois era pacífico e diplomático.Por acaso a diplomacia impediu os EUA de invadirem o Afeganistão e o Iraque?Diplomacia impediu a Coréia do Norte de criar bombas nucleares?Impediu Israel de bombardear o Líbano?Não.FHC tentou “alugar” a base de Alcântara pela pífia quantia de US$34 milhôes por ano!Nossa única base de lançamento de foguetes e a poucos minutos da Amazônia. Não vejo porque duvidar que ele tenha dito isso, embora admita que nunca ouvi falar de tal reporter/jornal.

  43. Por estas “pérolas” eles estão muito atrás da companheira. Sempre desconfiei de um exilado com passaporte.

  44. Marujo, ao meu ver, o blog já deveria ter feito comentários sobre política há muito tempo!

    Mas entendi que, devido aos riscos de alguma multa ou problemas com a justiça eleitoral, Galante e a equipe do blog estavam optando por se manter absolutamente isentos, no sentido de até mesmo tangenciar qualquer debate sobre as eleições.

    Essas notícias são GRAVÍSSIMAS, mas apesar de gostar muito do blog naval fico preocupado do blog ser usado para propalar contra-informação da esquerda!

    Apesar de q as pessoas que frequentam esse espaço são da massa crítica que infelizmente não está conectada com o grosso da população.

  45. “Galante disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:53
    A reunião foi confirmada por FHC, mas ele contesta as falas mencionadas pelo jornalista Laerte Braga. O jornalista ressaltou que as falas mencionadas de FHC em sua matéria não foram ditas durante a palestra, e sim num momento de descontração …”

    Pois é, o cidadão não tem o direito sequer de conversar.

    FHC não está em exercício de mandato. Não deve explicações de nada a ninguém.

    Só pra quem se interessar, manda pouco no partido. Se mandasse, o candidato não seria Serra.

  46. Vergonhoso….

    Um tecnocrata e não lider do Brasil.
    Um pais da importancia do brasil não pode ficar sucateado, com as portar abertar ameaçando sua soberania.
    Temos que divulgar isso, o povo deve saber essa sabotagem contra a soberania do País.

  47. “Bruno disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:54
    O fato é que FHC abandonou as forças armadas.O NOSSO submarino nuclear já deveria estar pronto.O F-X aberto no governo dele foi cancelado e comprou-se os Mirage 2000 paliativamente.Exército não recebeu nenhum investimento no governo dele.”

    O submarino nuclear tem seus contestadores até dentro da Marinha.

    Se fosse contra, teria MANDADO cancelar. Se deixou continuar, é porque anuiu.

    O que Lula comprou e está funcionando? Com muito mais dinheiro, não fez quase nada.

    QUEM CANCELOU O F-X E COMPROU O MIRAGE FOI O LULA COM A DESCULPA DO FOME ZERO.

  48. “Patriota disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:57
    Vergonhoso….

    Um tecnocrata e não lider do Brasil.
    Um pais da importancia do brasil não pode ficar sucateado, com as portar abertar ameaçando sua soberania.”

    Realmente, é vergonhoso comprar sucata: MBT’s com 30 anos de uso que estavam encostados, Mirage 2000 com pouco tempo de vida útil e 22 mísseis.

  49. Galante, por Deus, reitero, esse post não foi saudável para o blog.

    A existência do evento não implica na veracidade e no conteúdo sobre essas informções.

    Assim como a opinião pessoal que FHC pode ter emitido ao conversar com alguém ou um pequeno grupo de 4 ou 5 pessoas durante o coffee-break tb não pode ser entendida como opinião política dele caso estivesse tendo de decidir como agente político.

    Essa informação, oriunda, analisada e explicada por site DECLARADAMENTE anti-direitista é obra da inteligência da esqueda.

    Lembre dos seus ensinamentos na escola naval!!!

  50. “Bruno disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:54
    … O atual governo elaborou a END, e o antigo? …”

    Mais um pedaço de papel. Este cheio de contradições insanáveis.

    Esse END é um the end das FA brasileiras.

    Entre outras, só pra lembrar, Lula despejou os comandos militares da esplanada. Atualmente, os comandantes não tem qualquer acesso ao presidente.

    Realmente, o THE END.

  51. Galante, vc linkou esse diárioLiberdade. Só lindo um pedacinho vi que eles tratam o último incidente com o Serra como ” o dodói do Serra”. Portanto, esse jornaleco, e tudo o que estiver escrito nele, é completamente irrelevante.

    Se a intenção era criar uma revista veja comunista, deveriam ter um pouco mais de capricho.

  52. Vamos direcionar o debate? Quem fez mais pela Defesa Nacional? FHC ou Lula?

    Apresentem dados, por favor.

    FHC, por exemplo, não decidiu o F-X1 e passou a bola para o Lula. Mas comprou o Nae São Paulo e blindados M60, em acordo com Clinton. FHC também fez a PDN.

    Aprovou o SIVAM, a modernização dos F-5 e outros. Vamos ver se o pessoal se lembra. Vamos colocar as cartas na mesa.

    A questão principal é: haverá continuidade na END se houver alternância de Governo? Quais os riscos? Até que ponto o pensamento de FHC (se verdadeiro) influencia o pensamento de Serra?

    Hoje à noite estarei no Xat do ForTe para um debate com o pessoal.

  53. Átila, o pessoal da Trilogia já está vacinado. Li a matéria, as opiniões nela contidas, são bem típicas da arrogância de FHC. Em minha opinião, tem um riqueza tal de detalhes, que é impossível de ser inventada. Apelo aos amigos que aceitem o convite do Galante e leiam a matéria antes de postar novamente. O que está lá é quase inacreditavel, mas muito típico de FHC. O Diário da Liberdade é honesto, não esconde qual é a sua, “portal anticapitalista”, mas nem por isso deixa de merecer crédito.

  54. Sou anti-PSDB (velha guarda) e já gostei mais do PT.

    Hoje estou quase um nulista.

    Posto isto…

    i) Gostaria que fosse confirmada a fonte da entrevista, para não ser injusto com pessoa alguma.

    ii) O Brasil ainda carece de planos de Estado. O que temos é um monte de plano de governo. Neste aspecto nossos partidos ainda não aprenderam a conversar.

    iii) Não duvido que esta seja a visão do FHC, nem do PSDB. Mas creio que certas necessidades são supra-partidárias. E defesa é uma. Não creio que o governo do PT suspire de saudades da era militar, e ainda assim foi o governo dos últimos 30 anos que mais investiu no setor.

    iv) Defesa tem a ver com política externa. A visão ‘lulista’ é mais agressiva, quer conquistar mais espaço lá fora. E para isto tem de ter armas.

    FHC acha que temos mais é de ficar por aqui mesmo no nosso lugar e não mexer com briga grande.

    v) Não sei até onde FHC fala por Serra e pela oposição.

  55. “ednardo ferreira disse:
    22 de outubro de 2010 às 14:14
    Sou anti-PSDB (velha guarda) e já gostei mais do PT.”

    Comentário lúcido, coisa rara.

    O pessoal acha que eu sou tucano, ledo engano. Só não gosta de passar por otário.

  56. Gente, a idéia para esse próximo governo de esquerda é, inclusive, revisar as políticas de promoções dos oficiais generais, ganhando assim o mais poderoso, apesar de quieto, bastião da elite brasileira, a mente dos almirante, generais e brigadeiros. Isso vale mais que todos os brinquedos que possam vir a ser comprados.
    Se é que serão realmente comprados. Vivemos de alegrias lastreadas em meras promessas.

    Seu fã do povo russo, mas não do comunismo, admiro o povo americano, mas não o conservadorismo cristão americano. Gostaria que fossem incubadas diversas empresas nacionais para construir nossos brinquedinhos aqui e em parceria com a SAAB, Dassault e com os russos. Minha namorada fala Sueco e já coloquei ela em contato até com empresarios do setor militar sueco para batermos papo.

    Essa conversa agora não é brincadeira não….

    Putz… Vou infartar.

  57. Galante,

    Para mim o END é o the end, pois isso, com lucidez, não deveria haver continuidade.

    Como já demonstrei, Lula não fez mais pela Segurança Nacional do que o FHC.

    Vc lembrou bem do SIVAM, que é um projeto de imensa importância, muito caro e que FHC pagou.

    Lula em seu governo, nada fez além de dívidas que os outros pagarão.

  58. Elle nunca quis um Brasil forte,
    gosta de se submeter ao tio sam.
    Meu sonho sempre foi ver este meu pais amado
    forte e respeitado.

  59. Concordo com Marujo: Parabéns, Galante, Poggio, e equipe. Esta atitude é um grande serviço ao Brasil.

    Algumas considerações para aqueles que gostam de se enganar:

    1) Ocorreu uma reunião com investidores estrangeiros às vesperas da eleição. Isso é um fato;

    2) A direção da reunião ficou a cargo de um ex-presidente, o que obviamente dava garantia aos investidores (é claro que não iriam dar essa tarefa a alguém de terceiro escalão);

    3) Qual o teor dessa reunião, que é confirmada, quanto a ocorrência, até pelo ex-presidente? Ora, se fosse apenas para indicar a confiança no Brasil haveria dezenas de jornalistas, inclusive porque seria excelente elemento de campanha;

    Caro Galante: Parabéns pela iniciativa e patriotismo! A trilogia prestaria relevante serviço ao país se pudesse rastrear os vínculos dos tais investidores com empresas estrangeiras interessadas em nossas riquezas.

    Volto a dizer: Muito cuidado patriotas, pois o auto-engano pode nos levar a um voto de LESA PÁTRIA!!!!

  60. Creio que o veredicto final a respeito do pensamento FHC foi o que ele fez em assuntos de defesa e política externa.

    E creio que sabemos o que ele fez em matéria de defesa e posição no cenário internacional.

  61. “Bruno disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:54
    O fato é que FHC abandonou as forças armadas.O NOSSO submarino nuclear já deveria estar pronto.O F-X aberto no governo dele foi cancelado e comprou-se os Mirage 2000 paliativamente.Exército não recebeu nenhum investimento no governo dele.”

    O submarino nuclear tem seus contestadores até dentro da Marinha.

    Se fosse contra, teria MANDADO cancelar. Deixou-se continuar, é porque anuiu.

    O que Lula comprou e está funcionando? Com muito mais dinheiro, não fez quase nada.

    QUEM CANCELOU O F-X E COMPROU O MIRAGE FOI O LULA COM A DESCULPA DO FOME ZERO.
    Abrivio, você ainda pergunta?

    O programa de modernização dos F-5 está quase completo, recebemos 250 Leopardos A5 para o exército, recebemos 12 aviões casa 295, recebemos 79 supertucanos, Na Marinha recebemos o navio Garcia D’vila e o novo navio de apoio oceanográfico para apoiar as missões da Antártida.Esta em curso a modernização de 53 caças AMX e mias 12 Skayhawk da MB, foram modernizadas as Fragatas classe Niterói, esta em curso a modernização dos submarinos classe Tupi, recebemos o Tikuna, recebemos os primeiros 4 Mi-35 da FAB.
    Pergunto-lhe o que foi feito nos oito anos de gestão FHC?FHC sucateou as forças armadas, ele escancarou as portas do Brasil para todos que desejarem usurpá-lo.

    Dizer que não precisamos de submarinos nucleares e que meia dúzia de brigadeiros querem brincar de guerra não me estranha, pois ele agiu dessa maneira no processo de privatização da Vale do Rio Doce.
    O governo Lula tomou uma série de iniciativas que terão grandes repercussões a longo prazo a exemplo temos o programa KC – 390 da Embraer que está sendo financiado pela FAB, a Avibrás que vai saltar do processo de recuperação judicial para sócia do governo.

    Agora sem ofensas o que FHC ainda tem pra falar, não basta o mal que ele já causou ao Brasil e as forças armadas?????????

  62. Quando se trata do jogo sujo que é a política brasileira eu sempre me reservo ao direito de acreditar no inacreditável e duvidar do óbvio.

  63. Abrivio disse:
    22 de outubro de 2010 às 14:09

    Quanto ao Lula despejar os comandantes da esplanada, concordo, foi absurdo.Compra tanques de 30 anos, em pouca quantidade e dar uma melhorada, concordo, ridículo.Mas é melhor do que continuar usando os Leopard 1A1.Quanto ao pedaço de papel, ela tem erros, mas traz seus benefícios.O que eu particularmente acho preocupante é o fato do controle das FA estar saindo da mão de militares e indo para a mão de civis, nem sempre muito “versados” no assunto.O governo Lula não foi impecável e muita coisa podia ter sido feita, pra quem tá achando que eu sou petista.Mas tem que se admitir que mais foi feito nesse governo que no anterior.Quanto ao fato do F-X ter sido cancelado no governo Lula, é verdade,( erro meu, perdão) mas é bom dizer que o orçamento inicial era de US$700 milhões, e depois foi reaberto e aumentado para os atuais bilhôes.

  64. “Segundo a publicação de esquerda Diário Liberdade, FHC teria dito as seguintes pérolas num encontro recente com empresários…”.

    “O jornalista ressaltou que as falas mencionadas de FHC em sua matéria não foram ditas durante a palestra, e sim num momento de descontração…”

    Ou seja, não existem provas.

    “Quem fez mais pela Defesa Nacional? FHC ou Lula?”

    Galante. Outra época, outra economia.
    Quando ao suposto favorecimento americano, não seria a mesma coisa que muitos defensores do Gripen falam da França?

    Independente do vencedor, nenhum contrato será cancelado.

  65. Absolutamente ridículo! Tão ridículo quanto acreditar que o PT e as FARC estão alinhadas a Hugo Chávez para instalarem um governo socialista na América do Sul. Absolutamente inacreditável ter gente que leve isso a sério.

    Pior ainda são comentários do tipo “Soberania nacional, protagonismo internacional, uma ação estatal forte capaz de defender nossos interesses não são valores caros aos tucanos, especialmente os de SP”, postados pelo senhor Marujo. Não sou tucano e não sou petista. Mas na falta de um termo mais adequado, direi que seu comentário foi absolutamente estúpido e desnecessário, tanto como outras pérolas que li por aqui.

    Chamar FHC de entreguista? Opa, certamente foi. Mas não me recordo de ter visto o ex-presidente aceitando o exército da Bolívia invadindo uma refinaria da Petrobrás sem fazer nada, não lembro de nenhum presidente paraguaio se impondo e quebrando contratos firmados sobre a energia de Itaipu, não vi nenhum presidente equatoriano se negando a pagar sua dívida, e muito menos não vi o FHC perdoando dívidas de países controlados por ditadores sanguinários. E apenas para mencionar, o projeto do veículo blindado Guarani 6X6 foi entregue a uma empresa italiana, mesmo havendo na concorrência empresas nacionais aptas a desenvolverem o projeto.

    O Brasil não tinha situação de protagonismo internacional na era FHC? Certamente não tinha. E hoje tem? As questões referentes ao Haiti, Honduras e mais recentemente envolvendo o Irã poderá responder essa pergunta sem maiores discussões.

    Ação estatal forte capaz de defender nossos interesses? Não havia na era FHC, e muito menos no atual governo. Nossa indústria está cada vez mais enfraquecida e, como costuma dizer nosso presidente, “nunca antes neste país” estivemos tão sujeitos ao capital especulativo externo. Dólares entrando no Brasil? Só de especuladores. Basta observar a maneira como as corretoras internacionais mandam e desmandam todos os dias a cada pregão na BOVESPA. Também não vi o VLS sendo lançado, conforme prometido pelo presidente Lula, até o final de seu governo, que expira em dezembro. Apenas para lembrar, até o Irã conseguiu avançar mais que o Brasil nos últimos anos. Tínhamos uma participação pequena na Estação Espacial Internacional. Mas não houve atenção alguma por parte do governo neste que seria uma grande oportunidade de obtermos prestígio internacional.

    O governo FHC pouco fez pelas forças armadas, é verdade. Mas será que o atual governo fez melhor? Vi muita falação, mas pouquíssimos resultados. Nem mesmo a compra de caças para a FAB, iniciada no governo passado, cancelado no primeiro mandato do atual presidente, e “retomado” depois teve resultados práticos. Submarino nuclear? Há algum navegando? Creio que haja tantos submarinos navegando quanto novos voando.

    E finalmente respondendo à pergunta do tópico sobre haver continuidade ou não no reaparelhamento das forças armadas, aqui vai a resposta. Com Dilma ou com Serra, vai tudo continuar como está. Para bom entendedor, isso já basta.

  66. Não acredito que FHC tenha dito algo a respeito, a bem da verdade o FX-I foi iniciado em seu governo e cancelado pelo Lula em favor do Fome Zero. Temos realmente a necessidade de 36 novos caças, porém, não vejo sentido em gastar com modernizações de AMX, A-4 e outras velharias que voarão ainda assim defasados por poucos anos. Quanto aos submarinos, são a arma mais efetiva para negação do uso do mar contra qualquer marinha do mundo, devemos ter pelo menos mais 10 submarinos convencionais armados com modernos torpedos e mísseis ant-navio, porém um sub nuclear (que provavelmente será filho único), é caro de operar e não dispomos de comunicações seguras para mantê-lo sigiloso.

  67. Olha, não sei bem o porque de vcs terem dado repercussão a esse caso aqui no Trilogia.

    Li a notícia e o editorial do “Diário Liberdade”. As informações são, no mínimo, bastante contestáveis. Pessoalmente, aponto que, pelo teor e pela forma de apuração, há fortes indícios de fraude jornalística – que não é apenas antiético, como crime tipificado no código penal.

    Durante meu período no curso de mestrado em teoria da comunicação pude ter contato com uma infinidade de casos parecidos. O que mais me chama a atenção é como a estratégia de comunicação de uma campanha eleitoral se assemelha à propaganda de guerra.

    Goebbels não faria melhor: planta-se uma “notícia” inverídica para provocar as paixões dos leitores, outros media a repetem – pq as reações, em si, são notícia – e pronto. Cria-se uma espiral, uma bola de neve. Ao fim, o entendimento da massa já está tão cristalizado que qualquer mentira será aceita como verdade.

    O governo FHC foi, de fato, bastante ruim para as Forças Armadas – que por sua vez, é um público com bastante memória, não esquece fácil. Mas só o histórico não é um argumento suficiente para imputá-lo dessas declarações. Tenham um pouco de bom-senso: o autor da nota não tem reputação que o preceda – eu mesmo acompanho a grande imprensa há algum tempo e nunca ouvi falar – trabalha para um veículo que tem interesse ideológico na questão, e conta a história de forma que não haja nenhuma outra forma de apuração que não a palavra proferida. Desculpem, eu adoraria crucificar o FH, mas isso não foi bom o bastante.

    Lugar de notícia assim é no lixo. Eu, se fosse vcs, não comprometeria minha credibilidade, conquistada com trabalho árduo e diário, reproduzindo uma peça dessa qualidade. É abjeta, para ficarmos em termos civilizados.

  68. Trecho tirado do Diário da Liberdade

    “O Diário Liberdade é um portal de jornalismo anticapitalista e militante, não exercemos jornalismo profissional, não recebemos dinheiro de nenhum tipo de instituição (pelo contrário, pagamos nossas contas com nossas rendas) e temos total comprometimento com a verdade factual. Como portal anticapitalista, publicamos conteúdo de todas as matizes do anticapitalismo.”

    É a mesma liberdade que os cubanos, chineses e Norte Coreanos possuem, querem tirar nos da ditadura do capitalismo para entrar na ditadura do comunismo, prefiro mil vezes o Brasil do jeito que está, que um país militarmente forte como China e Corea do Norte e não ter a tal de liberdade ou vcs acham se vivessem num desses países poderiam postar em algum blog a nossa opinião como fazemos hoje.

  69. Eu avisei!!!! no Blog Naval……..

    No Brasil não dá para acreditar em politicas de longo prazo em saude, educação, saneamento… Vc querem politica em Defesa?
    Esse Senhor, integrante do clube de bilderberger não quer/precisa de FFAA. Tudo será acertado previamente com os “amigos” do clube.

    Pena, amigos. Apesar de discordar do tom UFANISTA da maioria dos Srs. Sei que todos são patriotas e defensores de um Brasil forte e soberano. Porém, com a nossa classe politica…..e atuais autoridades militares. Não dá!!!!!!
    Desde o início disse que a END era peça de marketing e, por que não dizer, um afagozinho no EGO de Generais, Brigadeiros e Almirantes que ainda não entenderam que a politica é a arte de dizer o que outros querem ouvir.
    Alguem realmente acredita em 2 esquadra? Em Pesquisa e desenvolvimento no país? Em transferencia de tecnologias?

    Boa tarde a todos!!!1

  70. Carlito disse:
    22 de outubro de 2010 às 14:29

    Concordo que as atitudes do atual governo tomadas contra Bolívia, Paraguai e Equador foram patéticas, e o discurso de “ajudar os paises vizinhos” só atrapalha a nossa vida.Quanto ao seu comentário sobre não ter vistos resultados práticos, eles nem deveriam ser, pois são todos de médio-longo prazo (o que também é lamentável)

    Adriano Luchiari disse:
    22 de outubro de 2010 às 14:32

    A Força Aérea já emprega comunicações seguras por meio de datalink, e Marinha e Exército já estão seguindo o caminho: Os submarinos serão modernizados, o que inclui o sistema de comunicação; o mesmo vale para o exército, pois os helis recebidos/modernizados terão comunicações seguras.A modernização das “velharias ” da FAB se faz necessária devido ao cronograma do FX-2, que levará muito tempo para padronizar toda a Força.Serão 15 submarinos convencionais e 6 nucleares( segundo o PAEMB)

  71. Ah, uma coisa que esqueci. A questão do Blindado M60. Alguém pode até citar isso como pró FHC, mas se você fizer uma análise contingencial vai ver que essa compra serve como prova do quanto o governo dele foi entreguista. O M60 evidencia apenas empenho para manter o alinhamento com os EUA (em lugar de padronizar blindados o que seria mais adequado).

    O Abrivio acaba sendo pró-tucano por privilegiar compras de prateleira em detrimento de investimento a longo prazo (que ele – Abrivio – diz que é gasto feito pelo Lula para outro pagar).

    Ora, é claro que a visão do Abrivio tem defensores (e eu respeito obviamente). Mas a questão é o que é melhor:

    a) Comprar equipamento usado de segunda mão?
    b) Investir na industria bélica para produzir aqui?

    É inegável que o atual governo tem uma posição muito clara quanto a essas questões.

    Dependendo da visão, o novo presidente pode descontinuar sim o que foi feito até agora. O Galante foi muito feliz neste post, pois tudo o mais que é publicado, debatido, discutido na Trilogia depende das rupturas e/ou continuidades da política de Defesa. Valeu Galante!!!!

  72. Gente, leiam o comentário do forista Rafael Rodrigues!

    Não interessa ponderar quem fez mais pelas FFAA, se Lula ou FHC.

    Essa discussão não é útil finalisticamente, para as próprias FFAA.

    Esse post deve ser removido URGENTEMENTE.

    E leiam o comentário de “Rafael Rodrigues”. É a melhor análise política já feita aqui.

  73. Hoje FHC nao manda em nada. E vcs ainda acham q ele pode negociar alguma coisa… Puts. Esta na cara que essa noticia é um factoide como a candidata adora falar.

  74. Pessoal, o FHC é arrogante, autosuficiente, mas ele não é burro, ele não faria um comentário esdrúxulo desses só pra agradar americano, aliás, quem se lembra do governo dele, deve se lembrar das constantes rusgas entre ele e o Clinton (aliás dois “estrelas”), desconsidero esta reportagem, é mais um factóide que povoa esta campanha presidencial e aos aflamados, prestem atenção no que realmente importa e não besteiras da internet…

  75. Átila, não há motivo para remover o post, você está querendo censurar a Trilogia?
    Nós estamos sabendo dessas informações há mais de uma semana e só hoje decidimos repercutí-las, pois elas são muito sérias para serem desprezadas.
    Se não são a verdade, que FHC e Serra se apresentem e desmintam e confirmem que não haverá risco de ruptura nos programas já iniciados. Nossa preocupação transcende a questão partidária.

  76. Não sei se as declarações são verdadeiras, até porque esse Diário da Liberdade não é uma fonte confiável, a partir do momento que diz que existe liberdade de imprensa na China, em Cuba e até na Coréia do Norte. Porém, FHC sucateou, destruiu, aviltou e diminuiu as FFAA o que pode em seu governo. Ele congelou os salários dos militares e todos os programas de aparelhamento ou reaparelhamento das armas e nomeu incapazes para o MinDef que foi criado por influência direta sua.

    É certo que na época, as contingências orçamentárias eram ainda piores que as de hoje e que em fins do seu governo, ele empreendeu um plano de reaparelhamento das FFAA, que depois foi cancelado pelo governo Lula que resolveu seguir outra linha de ação.

    Mas o que está bem claro é que corremos o risco iminente de um FX-3. E mais que isso, se o boato de que vão mexer nos contratos relativos aos subs, corremos o risco de um prejuízo colossal por quebra contratual.

  77. “O pior cego é aquele que nao quer ver”!!
    Tem pessoas aqui que acreditam que Serra
    vai se importar com forças armadas !!
    olha, se não fosse um retrocesso votaria nele…
    so para dar na cara de muita gente!!

  78. 1) FHC/Serra é alinhado aos EUA-OTAN. Os EUA-OTAN exigem o completo desarmamento da AL.

    2) Lula/Dilma são não alinhados. Defendem o projeto Brasil-Potência.

    A questão é simples, no tocante à aspectos de Geopolitica a forças armadas : aqueles que concordam com 1 votam em Dilma; com 2 no Serra.

    PS : pontos que indicam o afirmado em 1 FHC assinou o TNP. FHC reduziu o mar territorias (das 200 milhas pra 12). Ministro das relações exteriores do FHC tirava os sapatos na imigraçao americana.
    Pontos que indicam o afirmado em 2 : Lula criou a UNASUL, investe nos subs-nuc, criou o END, esta restruturando as FA.

  79. Concordo com a opinião do colega Rafael Rodrigues.

    Só não acho que o blog não deveria publicar esta nota, afinal, eles colocaram a fonte e não afirmaram nada, deixando em aberto para debate.

    E, para os militantes de plantão, muito pior do que um ex-presidente se reunir a portas fechadas com investidores internacionais, direito dele enquanto consultor, é um presidente em exercício ficar fazendo campanha pelo candidato do seu partido.

  80. O mundo mudou.
    Mesmo que ele pense dessa maneira quem vai resolver a continuidade e melhora do END vai ter umas conversinhas antes sobre GEOPOLITICA para tomar a decisão com base.
    A END precisa ser sempre revista e melhorada nos detallhes para que cumpra seus objetivos e acredito que isso será feito independente do eleito.

    PARABÉNS ao blog pela coragem de discutir esse assunto nesse momento.

  81. Cara muita calma nessa hora, por que minha vontade é ir até as Cataratas (hotel fica dentro do parque) só para dar uma Voadora com os 2 pés na cabeça desse Fiadum…..
    Pq eu moro em Foz e minha vontade é de fazer uma grande m… nesse momento.
    Já odiava esse sujeito agora tenho mais motivos para nunca votar no partido dele.

    COMENTÁRIO EDITADO

  82. Eu particularmente acho pouco provável o cancelamento dos atuais projetos e licitações, pelo menos os mais importantes.Otimismo é necessário nesse país…

  83. Lula e Dilma não são alinhados com a OTAN? Acordem!

    Lula fechou parcerias estratégicas, inclusive militar, com EUA, França e Itália, três dos principais membros desta organização!

    Não existe outro caminho para nós que não seja o isolamento internacional ou o fortalecimento do alianhamento já existente com as potências ocidentais. Com ou sem submarinos nucleares e caças nacionalizados, seremos uma potência mundial do eixo ocidental. Até o Lula sabe disso.

    Só não enxerga quem não quer ver. Esses, inventam boatos para fazer terrorismo psicológico.

  84. Almeida disse:
    22 de outubro de 2010 às 15:07

    Qual o problema do presidente fazer propaganda do candidato do seu partido?Isso sempre ocorreu, sempre ocorrerá.Lamentavelmente vivemos num pais em que as briguinhas partidárias são colocadas acima dos interesse do país.

  85. Bruno, me desculpe, ach que não me fiz entender quando me referi a comunicações seguras quiz dizer um satélite nacional exclusivo para uso militar. Comunicações criptografadas, quando repetidas por satélites comerciais e estrangeiros podem simplesmente ser interrompidas. Quanto às velharias que mencionei, foi mais esopecificamente aos A-4 da Marinha, que tem como sucata-mãe o maior rochedo artificial em nosso mar territorial e que consome de óleo por dia o equivalente a 100 navios-patrulha.

  86. Esqueçam aquisição de armamento por um ou outro. Isso não leva a nada. Todos os equipamentos adquiridos são/estão defasados.

    Lembrem-se que são 16(DEZESSEIS) anos de governo de políticos marxistas, não importa o grau.

    Concentrem-se no que FHC e Lula investiram em pesquisa na área militar. Isso demonstra interesse na soberania nacional.

    Concentrem-se no que FHC e Lula investiram em corrigir erros estruturais nas FF.AA. (ex. pagamento de pensão)

    Lembrem-se das sucessivas campanhas para desarmar a população. Pensem com calma no que significa para fins de alistamento em caso de conflito.

    Alguém lembra do Serra tratar do assunto Defesa Nacional?

    Alguém lembra do famigerado Tratado dos Direitos dos Povos Indígenas ou assemelhado. Quem mandou assinar e quem implementou?

  87. Boa tarde, com relação a investimentos nas FFAA, nenhum dos dois governos foi satisfatório, 16 anos e continuamos sem estrutura a altura do tamanho do Brasil.
    Porém temos de avaliar os momentos economicos por que passava o Brasil no periodo destes dois governos. posso estar pensando errado, mas no governo FHC estavamos nos reestruturando economicamente e ainda não estavamos forte o suficiente para grnades investimentos, mas como foi dito em comentario anterior algumas coisas foram feitas (SIVAM, PND, NAe SP…)pecou em nao finalizar o FX. O governo Lula ja começou cancelando o FX e comprando os F2000, se vangloria de ter “pseudo” quitado a divida do pais, mas todos sabem que isso é so marketing. todos os contratos na area de defesa firmados foram em fim de mandato, quase nada entregue até o momento e a divida fica para o proximo governo.
    Qual dos dois governos futuro seriam melhores para o pais???
    Tenho medo dos paises aos quais nos aproximamos nos ultimos tempos (Irã, Venezuela-bolivarianos, China….), no futuro o que este tipo de ligação poderá trazer de problemas politicos e economicos para o Brasil.
    Penso que devemos sim ter forças armadas aptas e equipadas para defender o nosso pais, porem devemos tomar cuidado para não nos metermos em situaçoes que nos levem a conflitos desnecessários.

    Um abraço a todos

  88. Só sei de uma coisa, tá f… ser brasileiro viu.

    Eita paízinho senvergonha esse, nunca vi tanto politicos ordinários, inescrupulosos, safados e anti-patriotas como nesse país, e para piorar aparece do nada esse FHC q é a soma de tudo isso e mais um pouco, achei q esse infeliz já tava em um asilo sei lá.

    Esse infeliz pra mim foi um dos piores ou talvez o pior presidente da história do Brasil e tem gente q defende ele, é incrivel a ingenuidade do povo brasileiro, esse tipo de gente (se é q da pra chamar um anti-patriota de gente) q é metido a sociologo gosta de falar bonito na frente dos outros, sempre mantém a calma são os mais perigosos, esse é o verdadeiro lobo vestido com pele de cordeiro, ele vende até a mãe dele se for possível pra conseguir mais poder, enquanto o Brasil tiver na politica esse tipo de gente o nosso país não vai a lugar nenhum, muito menos nas forças armadas, pq não dá voto.

    Acredito q para os politicos tomarem vergonha na cara e o povão acordar de vez e começar a se envolver mais nesse tema de segurança nacional, acho q precisariamos de um inimigo pra assustar o Brasil.

    Sei lá pensei aqui comigo, esse inimigo poderia ser o Huguito né? Quem sabe ele jogando umas bombinhas com os seus Su-30 já não dava um sustinho na galera lá em Brasilia, pq sinceramente eu não vejo outra solução pra fazer esses politicos tomarem vergonha na cara.

    Huguito por favor joga umas bombitas lá em brasilia, please, faz esse favor pra nós.

  89. Sr FHC

    Quanto ao submarino nuclear, até podesse pensar a res-
    peito, até pelas opçoes que se podem oferecer.

    Agora, o reequipamento da FAB, sinto muito.

    O que o Sr sugere? Lanchas para patrulhar o litoral?

    Avioes usados retirados do cemiterio de avioes lá da

    base DAVIS, nos eua?

    Ou o ingresso do brasil na otan? E caso acontece, a

    defesa aerea seria feita pela quarta frota ou pela RaF

    e respectivas bases no atlantico?
    FHC, sugiro que o Sr. vá se preocupar com a biblioteca

    mario de andrade que precisa de alguem que cuide dela!

  90. Adriano Luchiari disse:
    22 de outubro de 2010 às 15:18

    Ah sim.O Satélite Geoestacionário Brasileiro tem planos para ser lançado antes do SBN ser lançado ao mar (assim esperamos).Quanto aos A-4, concordo.Para que modernizar aquilo sem o São Paulo operacional.Sem falar que eles já estão mais do velhos, foram usados em guerra e estão longe dos melhores dias.

  91. ZZZZZzzzzz…
    Meu Deus, começou aqui também a boataria.
    FHC foi o melhor presidente que o Brasil já teve e só acredito no que foi escrito, se me mostrarem o vídeo ou se o próprio vier a falar publicamente.

    []’s e vamos em frente.

  92. COMENTÁRIOS CURTOS E SIMPLES :

    – O QUE ELES (PSDB) FIZERAM NOS 8 ANOS EM QUE ESTIVERAM NO PODER PARA “REEQUIPAR” NOSSAS FORÇAS ARMADAS ?

    N A D A !!!

    – O QUE O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA FEZ NESSES 8 ANOS DE GOVERNO ?

    – PORTA AVIÕES SÃO PAULO (agora totalmente reformado)

    – PROJETO FX 2

    – PROJETO ARAMAR (SUBMARINO NUCLEAR)

    ENTRE MUITAS OUTRAS AÇÕES.

    RESUMINDO PSDB NUNCA MAIS !!!

    (SOLICITAMOS NÃO USAR MAIÚSCULAS NOS COMENTÁRIOS. SOMENTE OS EDITORES TÊM ESSA PRERROGATIVA)

  93. Galante, a questão aqui é o Trilogia estar sendo usado como ferramente de contra-informação da militância política. Como entendo estar realmente.
    Serra representa prejuízo para meus interesses mediatos e IMEDIATOS!!
    Censura é o que acontece quando temos um presidente como cabo eleitoral e uma centena de pessoas criando ou transformando informações com intuito político pela web.
    A moda é falar da imprensa PIG, portanto a esquerda municiou-se de pessoas dos mais diversos meios sociais para utilizar-se de pretensa liberdade de expressão para fazer seu marketing na mídia, afinal, jornal nacional, veja, epoca, e etc são da parte do PIG (visão da esquerda, apesar de toda mídia ter interesses outros).
    Acontece que bem aqui no blog naval essas pessoas conseguiram espalhar a discordia e a desinformação.
    É a censura às avessas, meu caro.
    Agora entendo pq a Trilogia tentou manter-se distante dessa discussão, mas realmente era a melhor opção.
    Esse post é MUITO infeliz, poderia ser reescrito com ponderações e opiniões, suas ou de alguém que o corpo editorial julgasse interessante para comentar.

  94. DrEngAir disse:
    22 de outubro de 2010 às 15:25

    FHC melhor presidente que esse pais já teve?
    A gente tá falando do mesmo cara?

  95. Editores, era óbvio que essa reportagem ia gerar batalha politica aqui dentro ainda mais a duas semanas das eleições ! Não adianta vcs censurarem e dizer ” fiquem no topico” , esse topico é amplo demais, podemos falar qualquer coisa que será pertinente, desde conceitos basicos de neo-liberalismo até Marxismo petista !
    Todo mundo aqui tem uma opinião e obviamente, com esses dias de animos exacerbados, vai sair batalha aqui dentro…
    O Tópico é político… e veio num momento eleitoral…

    Agora deixem a galera se quebrar…

    Abços

    🙂

  96. Ademais, Galante, é a questão política (claro que não meramente partidária) que transcende aspectos pontuais sobre a defesa do país.

  97. DICA: Para quem estiver iniciando a leitura do post agora, recomendo a leitura do comentário do forista “Rafael Rodrigues”, de 22 de outubro de 2010 às 14:41.

  98. Escrever uma matéria, com visíveis colocações eleitorais, com fonte duvidosa, de um jornal que notadamente favorece um lado da discussão…. sinceramente isso não é discutir politica X futuro das FAAs.

    pelo fato da notícia conter em seu texto o “supostamente” , somente isso já seria um empecilho para não a publicação.

    Atentem à credibilidade e não incitem as pessoas a uma tendência político/partidária.

    Abraços.

  99. @wagner, acreditamos que é possível um debate político sobre Defesa, “sem deixar a galera se quebrar”. Se os comentários não forem lúcidos e respeitando as regras de postagem, fecharemos o tópico para comentários e voltaremos à calma reinante, onde nada acontece e fica tudo como antes.

    QUEM QUISER SE QUEBRAR, que vá para o XAT: http://www.forte.jor.br/chat-do-forte/

  100. “Marcelo disse:
    22 de outubro de 2010 às 15:25-

    O QUE ELES (PSDB) FIZERAM NOS 8 ANOS EM QUE ESTIVERAM NO PODER PARA “REEQUIPAR” NOSSAS FORÇAS ARMADAS ?

    N A D A !!!

    – O QUE O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA FEZ NESSES 8 ANOS DE GOVERNO ?

    – PORTA AVIÕES SÃO PAULO (agora totalmente reformado)

    – PROJETO FX 2

    – PROJETO ARAMAR (SUBMARINO NUCLEAR)

    ENTRE MUITAS OUTRAS AÇÕES.

    RESUMINDO PSDB NUNCA MAIS !!!”

    Vejamos…

    Porta-aviões São Paulo – Comprado na gestão passada.

    Projeto FX2 – Era o FX (FX1) que foi cancelado, retomado como FX2, e até agora nada definido.

    Projeto ARAMAR – Não é criação do atual governo, e embora se tenha feito muita propaganda, sabe-se lá se algum dia teremos um submarino nuclear.

    Entre outras ações – De todas as ações, creio que a renovação de toda a frota VIP tenha sido a concluída com maior eficiência.

  101. Um dos maiores problemas do Brasil e da nossa ideologia nata é a fraqueza da nossa organização civil – somos um país pobre, onde é difícil as pessoas ultrapassarem as meras preocupações com a sobrevivência, dái a infelicidade de tantos se preocuparem mais com saúdo do que com a educação.
    A Trilogia, no momento em que congrega pessoas em torno de uma causa (defesa nacional, suas políticas e meios) fortalece nossa sociedade civil.
    Por isso que repeti tantas vezes que uma informação dessa gravidade (a notícia do post) e com essa origem sem credibilidade pode ter um efeito nocivo dentro do blog.
    Acredito que você me entenda integralmente, Galante.

  102. R_Cordeiro, o Forte não escreveu nada. Apenas trouxemos como clipping as noticias que saem pelo mundo sobre assuntos de defesa. Se vc ler com calma, verá que só trouxemos pq assuntos ligados a Defesa foram mencionados no Diário da Liberdade.
    Para quem não concorda com o que está lá, basta ligar para o AUTOR da noticia e pedir a ele que a tire do ar.
    Não foi o Blog quem criou a noticia. Que isso fique bem claro, mais uma vez!

  103. Abrivio disse em 22 de outubro de 2010 às 13:25
    Alvarez disse:
    22 de outubro de 2010 às 13:16
    “Não sou pró-Dilma, nem entusiasta do PT, mas é inegável que o atual governo fez muito mais pelas Forças Armadas que o anterior. ”

    O que foi feito em oito anos?
    250 MBT’s de 30 anos de uso
    Patrulhas de 500 toneladas
    Modernizações de aeronaves antigas e ST

    Caro Abrívio, acrescente a sua lista:
    – KC-390
    – Novo transporte de tropas
    – subs convencionais
    – base para nos vos subs (já vi as obras em Itaguaí, a base é enorme!)
    – END

    Podemos criticar o que deixou de ser feito, mas não podemos negar o afto de que este governo trouxe, ainda que de forma deficiente, a questão da Defesa para outro nível de debate.

  104. Átila, respeito sua opinião, mas não concordo com ela. O fato da fonte ser de esquerda não a desqualifica, pois somos apartidários. Pelo contrário, pelas supostas afirmações serem de extrema gravidade para a Defesa Nacional, julgamos que elas deveriam ser divulgadas.

    Os leitores da Trilogia podem enviar e-mails ao PSDB e à Campanha de Serra, solicitando informações sobre as intenções deles com relação à END, ao F-X2 e ao Prosub.

  105. Átila, descordo de você, o Brasil não é um país pobre. É a 5ª economia do mundo, portanto é RICO, e BEM RICO porém politicamente e socialmente subdesenvolvido. O que ocorre é a má distribuição de renda e isso não é de hoje… É uma questão histórica que investindo em Educação, Ciência e Tecnologia, quem sabe num futuro breve possamos melhorar isso.

    Quanto ao debate em sí.. Volto a frisar, é necessário não só dar continuidade a Política Nacional de Defesa ou Política de Defesa Nacional como queiram, como amplia-la e promover seu desenvolvimento intelectual e tecnológico.

    O Brasil precisa ter a sustentabilidade tecnológica para manter suas forças armadas com a condição suficiente para manter a soberania nacional e defender os interesses do país. E com a turma do FHC, isso não ocorrerá.

  106. É claro que com o Serra a END corre sério risco, quem lembra do governo FHC lembra da penúria das forças armadas na época. Para ele forças armadas é para Washington.

  107. Eu me espanto é com a facilidade com que muitos, por qualquer motivo, logo metem o cace*e no Brasil…

    Me espanto mais ainda como qq notícia logo vira uma sandice ideológica entre alguns…

    Nesse tópico em particular, e no estilo bate e assopra, eu até me diverti! Pessoal, menos, menos….tem coisa aí em cima que é hilária!

    Desnecessário maiores comentários sobre o veículo e seu autor. Colegas com gabarito declarado na área da Comunicação já nos deram um norte sobre como se deve proceder em casos assim. Eu não morro de amores pelo FHC mas duvido muito que ele tenha dito algo assim às vésperas de uma eleição…ele pode ser muita coisa, mas burro não.

  108. engraçado

    pq nehum dos dois agora e antes nenhum dos outros tocam no assunto defesa e segurança nacional e tvm correlata a politica externa ……

    e vcs ainda se matam …… nada mudou, tudo se rpete, seja com um, com outro ou qqr um que venha na atual mentalidade predominante, independente se este falou isso ou se aquele falou isso ….

  109. Parabéns ao blog pela disposição de colocar um assunto “xarope” destes para os “interessados” pelear… não é muito do meu gosto mas se pintar alguma opinião eu falo!

    Sds!

  110. A Matéria é útil para verificarmos um interessante aspecto socio-politico: O Brasil está profundamente dividido e vive exatamente uma Guerra fria interna: um quase capitalismo de um lado X um quase socialismo de outro. PT e PSDB simbolizam opções contrarias em que pese o pragmatismo na policia economica. É a velha luta comunismo X capitalismo com roupagem nova.
    Ate mesmo postar uma noticia desse militar tipo desperta um enorme debate sobre essas questões. Por isso tantas opiniões inflamadas.
    O próximo governo terá de contornar essas neuras e finalizar o FX2 de uma vez e nao abandonar os subs franceses. Agora ja ta vindo tudo, nao vale mais a pena cancelar.
    Eu jogaria o São Paulo fora, mas, agora que já gastamos nele, deixa aí mesmo… só espero que nao exploda mais nenhuma caldeira dentro !

  111. Seria muito amadorismo e inocência o ex-Presidente (como procuração de quem?), no meio de calúnias sobre privatização de Petrobras e Pré-sal e bem nas vésperas da eleição, fazer um evento desses, não acham? E ainda por cima falar tudo que o PT queria ouvir: que vai privatizar Deus e o mundo, que vai montar bases imperialistas americanas no nosso território, etc. O jornalista é tão digno de crédito que chama em sua “reportagem” Serra de “José FHC Serra” e ainda é capaz de colocar na matéria informações caluniosas cuja fonte é sua própria imaginação, como fez ao dizer que Ferando Henrique deve ter acertado as comissões (propinas) que receberia.

  112. Galante escreveu:

    FHC, por exemplo, não decidiu o F-X1 e passou a bola para o Lula. Mas comprou o Nae São Paulo e blindados M60, em acordo com Clinton. FHC também fez a PDN.

    Aprovou o SIVAM, a modernização dos F-5 e outros. Vamos ver se o pessoal se lembra. Vamos colocar as cartas na mesa.

    Minha memória não anda ,muito boa, mas:

    No período FHC:

    – Super Tucanos
    – P3 – M
    – C 105 Amazonas
    Liberação para Asas Fixas na MB
    – A – 4 (?)
    – Se não me engano os M 60 não foram comprados, e sim, após o término do Leasing: Doados.
    – Fragata Dodsworth
    – R99 (os 5)
    – Black Hawks (Operação MOMEPE)

    No período Lula:

    – Mirage 2000
    – Airbus Presidencial
    – E-Jets Presidenciais
    – Sub BR
    – Sub Nuc
    – EC 725
    – Mi 35
    – Black Hawks
    – Nelson Jobin (rs)

  113. Prezados,

    Aos que falaram que FHC não manda mais nada, fiquem sabendo que na queda de braço entre o Serra e o Aécio, pela candidatura à presidência pelo PSDB, foi a turma do FHC quem bancou o Serra em detrimento do Aécio, sendo o primeiro vitorioso.
    Há boatos, aqui em Minas, que em razão disso o Aécio até se desvincularia do partido, e criaria um novo. Repito, boatos….
    Pessoalmente, acredito que o Aécio levaria a presidência em cima da Dilma, mais isso é uma outra história.
    Cordialmente.
    Ps.: Mais que o texto parece ter sido dito pelo FHC, isso parece!!!!

  114. Não é por nada não, mas se alguém acreditar em boatos publicados por um tablóide de esquerda, deve acreditar em Papai Noel também.
    Notem que a dita “matéria” afirma que o suposto encontro foi cercado da maior segurança, mas mesmo assim o tablóide publica um monte de coisas que teriam sido ditas.
    Mas repararam que apesar de alegar que o encontro ter contado com cerca de 150 pessoas, nenhum outro nome é citado? Típico de hoax. Mas serve para ilustrar o desespero da petistaiada.

  115. Boa tarde pessoal!pesso pelo amor de deus que mantenham esta discução em aberto,porquê não podemos voltar ao passado novamente,meus familiares são militares,e sabem o quanto isso vai atrapalhar tudo que foi conquistado até agora,concordo com muitos aqui neste post,são apenas migalhas o que foi adquirido até agora pelas forças armadas.Não podemos nem devemos ficar nas mãos de um doido que defende regularizar o uso da maconha,que falou certas vez que quando alguém não consegue produzir nada na vida vai ser professor.

  116. Uma coisa que ninguém esta questionando aqui sobre esses acordos Brasil/França são as “cláusulas desconhecidas” como a suposta participação do Jobim na venda do rafale para os Emirados e Libia e ai vem essa gente e aplaudindo essa reportagem de um jornalista de esquerda.Isso e medíocre!A odebrecht ,que e a financiadora do PT, levou um contrato muito suspeito da DCNS.

  117. Quanto a aproximação com os americanos vão na Alemanha , Inglaterra , Coréia do Sul ,Israel , Japão e etc e perguntem se eles estão descontentes.

  118. É difícil saber em qual governo confiar. A candidata do Pres. Lula prometeu comprar 14 Vants(veículos aéreos não tripulados) para patrulhar as fronteiras.

    Mas, segundo policiais da PF que preferem o anonimato,não é isso que vem acontecendo.

    Quando na compra por parte da Venezuela dos caças SU-30 MKV, FHC alertou o governo sobre o risco que a América do Sul estava ocorrendo de ter todo o seu espaço aéreo controlado pelos caças de Chavez.

    Apresentado no debate de campanha do governo pós Lula como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o único Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) existente no país está parado num galpão no aeródromo em São Miguel do Iguaçu , a cerca de 40 km de Foz de Iguaçu. O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem revelados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados.

    Mais: a aeronave em teste não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa israelense. O primeiro Vant comprado só deve chegar no ano que vem.

    O Ministério da Justiça gastou R$ 655 milhões no projeto. O pacote inclui a compra de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los e transferência de tecnologia -o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está prevista para durar até 2014.

    Policiais da fronteira relataram que cerca de 20 agentes brasileiros foram treinados por técnicos israelenses. Quando os israelenses deixaram o país, há 2 meses aproximadamente, nenhum brasileiro foi autorizado a colocar no ar o avião. De acordo com esses relatos, o programa de controle aéreo da fronteira está tão incipiente que a PF ainda não criou o que os policiais chamam de doutrina de uso.

    Num exemplo hipotético, se um avião avistar um barco carregado de drogas num rio, o que o técnico em terra deve fazer? Os exércitos que usam Vants têm procedimentos detalhados de uso para evitar problemas. Não há, também, o detalhamento das bases terrestres para operar os aviões.

    É preocupante o atual ritmo de modernização das Forças Armadas Venezuelas.

    Futuras aquisições prestes a aterrissar em solo venezuelano são: Além dos caças SU-30 que já possui,mais 32 caças SU-35 BS, 92 tanques T-72M, sistemas anti-aéreo S-300,sistemas TOR M1,100.000 fuzis AK-47 Kalashnikova,considerado o melhor fuzil de assalto do mundo,grande quantidade de mísseis Iglas de ultima geração e outras armas.

    Segundo um relatório do Pentàgono,um alto Oficial americano questiona a fraqueza da atual capacidade militar das Forças Armadas Brasileiras na América Latina,frente as futuras ameaças.

  119. o assunto é pertinente, se nós não sabemos discutí-lo a culpa não é do blog. se a fonte é boa ou não, cada um que se manifeste sem tentar convencer os outros a qualquer modo, daí saem as desavenças.
    na net prevalece a diversidade, aceitemos.
    eu acho a fonte fraca, porém, fx1 não saiu, fx2 ídem, partidos diferentes e mesmas decisões, falta pouco para eu anular meu voto, se não fosse obrigatório não iria, pois não há opção decente, minha opinião.

  120. Quanto à venda do Brasil:

    “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou de mentirosas as informações reproduzidas pelo blog da jornalista Hildegard Angel, no último dia 18, sob o título FHC ESTÁ ACERTANDO A VENDA DO BRASIL EM FOZ DO IGUAÇU.

    O blog, que é hospedado no portal R7 (leia-se Rede Record), comentou e reproduziu matéria de outro blog, este em nome de Laerte Braga. Ambos declaradamente eleitores da candidata do PT, Dilma Rousseff.

    Quanto ao resto (Nuke, FX2), acredito seja matéria plantada, poisnãoé possível acreditar-se que um homem que se declara culto, filho de general possa ter um raciocíonio destes.

    PORQUE NÃO TRAZER FHC PARA BLOGAR CONOSCO?

  121. FHC é um Agente da Cia, vejam no livro ” Quem pagou a conta ?” escrito por uma escritora inglesa

    a primeira missão dele foi quando foi infiltrado no governo itamar como ministro da fazenda, e com o sucesso do ´plano Real se elegeu a Presidencia.

    neste cargo entregou empresas estrategicas para as Nações estrangeiras

    Após o fim do seu mandato e não conseguindo Eleger o seu sucessor “José Serra”, foi para o exterior prestar contas ao coordenador da operação Bill clinton.
    Agora eles tentam de novo colocar seu pessoal no poder aqui no Brasil.
    Sua missão sera mudar o posicionamento do governo brasileiro nos assuntos internacionais que tem sido de choque aos interesses norte americanos, desarticular os programas de modernização das forças armadas e frear a economia. para retardar algo que eles mesmo ja consideram inevitavel. O Brasil se tornar uma potencia.
    impedir que o Brasil use soberanamente suas reservas do pré-sal é a melhor maneira de impedir que o Brasil se torne uma potencia economica , militar independente

  122. As besteiras que saem da Boca desse senhor (FHC) jah era de se esperar !!
    Será que ele prefere que a FAB use asas deltas motorizdas equipadas com metralhadoras?? e o exército use tacapes ou bordunas??? Lamentavel !!!

  123. Bob, escreva outra vez em minúsculas. OK?
    Obrigado!

    (SOLICITAMOS NÃO USAR MAIÚSCULAS NOS COMENTÁRIOS. SOMENTE OS EDITORES TÊM ESSA PRERROGATIVA)

  124. Na verdade esse individuo, que vendeu o patrimonio publico do estado de s.pauloe do brasil, esteve no hotel das cataratas em um simpósio para vender a petrobras e retalhar o pre.sal. esse impatriota não merece ser levado a serio.

  125. Boa tarde!

    Não podemos comparar os dois governos pelo simples fato da situação econômica:

    FHC
    – Os primeiros 4 anos foram apenas para controlar a inflação, pois seu antecessor Collor/Itamar foi um governo sem qualquer progresso economico.
    – A sua oposição (congresso/senado) era muito mais focada no “anti-americanismo” qualquer compra representava do mais que a defesa do país propriamente dita.

    Lula

    – Criou diversos mecanismos para ampliar os investimentos nas FA´s, mas é sabido que mais de 70% vão para salários e pensões.

    – Podia financeiramente ter aprovado o FX-1 e não o fez, por pressão política postergou e agora aos 45 do segundo tempo já deixou claro que não fará.

    Ou seja, não temos muito que comparar. A certeza que temos é que nada de concreto foi realizado em mais de 16 anos em relação as FAs.

    O que comparo são as posições políticas (ONU/G-20, etc.) e as alianças e apoios oferecidos (Irã, Venezuela, Bolívia, Líbia, Paraguai, Cuba etc.), ai está toda a diferença. Estamos totalmente fora de posicionamento com EUA e UE, ao que me parece o Lula quando da transição de governo Bush x Barack Obama afastou-se mais ainda dos EUA.

    Não quero o Brasil fique limpando as botas do Tio San, mas é inegável o mal que as atuais “parcerias” do governo Lula nos faz e fará.

  126. Bem gente, ganhe quem ganhar… neste caso especifico a minha singela opinião era de não votar em ninguém, pois todos só enchegam o umbigo de cada um… é um tal de parente pra cá, desvio de dinheiro (nosso) pra lá, é depois ficam bravo quando alguém diz pra não votar em ninguém pois e anti democrático. Pois bem estamos no nosso direito democrático de não aceitar nenhum deles…
    sei que nessas alturas do campeonato pouco importa, mas uma coisa eu digo, eu me importo com o meu país, essa gente só se importa com os interesses pessoais deles…
    Se um dia que Deus nos livre nosso país for ameaçado ou atacado por qualquer motivo essa gente a serão os primeiros a ir embora…
    Respeitamos a opinião de todos… essa e a minha singela opinião.
    abraço a todos

  127. o Galante vai ganhar o Prêmio ” Sacos de Ouro” por colocar um tópico tão polêmico assim e ainda ficar policiando os comentários! aeihoeahea

    Parabéns ao blog por ser apartidário e trazer esses tópicos de peleia!

  128. Absurdo, o Brasil está em ano de decadência, um pais continental como o nosso, tem que ter absoluto controle de seu território, caso contrario prepararemos a nossa ruina.

  129. E mais uma vez nosso pac da defesa irá por agua abaixo não temos políticos que veem a importância de nossas forças armadas,

  130. FHC está sendo mal interpretado, isso é matéria de PT que compra e rearma as forças armadas pelo critério político e não técnico. Essa associação com os franceses é um caso de polícia…

  131. Por mais que alguns acreditem que sejam mentirosas essas declarações, sabemos que FHC sempre foi defensor de um tipo de governo onde o mesmo não gasta quase nada. FHC como defensor inquestionável do ideal neo-liberal (mesmo negando) sempre acreditou que governos não devem gastar muito. Os oito anos em que ele e seu partido estiveram no governo demonstraram isto. Crescimento econômico pífio e empobrecimento do mais pobres foram marcas do seu governo. Se ele não ajudou nem ao povo, quanto mais aos nossos militares?

  132. Clêuber disse:
    22 de outubro de 2010 às 14:20

    “Pergunto-lhe o que foi feito nos oito anos de gestão FHC?FHC sucateou as forças armadas, ele escancarou as portas do Brasil para todos que desejarem usurpá-lo.”

    Vamos lá Cleuber:

    1 – A modernização das fragatas foi feita no governo FHC.

    2 – O desenvolvimento do Super Tucano começou em 1995, governo FHC.

    3 – O desenvolvimento e construção do Tikuna começou no governo FHC.

    4 – O programa para compra dos CASA 295 começou no governo FHC.

    5 – A compra dos primeiros Blackhawk para o Exército foi feita no governo FHC.

    6 – A compra dos M-60 foi feita no governo FHC.

    7 – A compra de 10 C-130 da Força Aérea Italiana foi feita no governo FHC.

    8 – A compra do NAE São Paulo e do A-4 Skyhawk foi feita no governo FHC.

    9 – O programa F-X 1 foi levado até o final no governo FHC. Ele deixou a decisão para o Lula, que alegando que precisava de dinheiro para o Fome Zero, cancelou a licitação e comprou os Mirage 2000 usados da França.

    10 – O programa SIVAM foi implementado no governo FHC.

    11 – Aquisição de 8 jatos para AEW e de sensoriamento remoto para atender o SIVAM. Foram desenvolvidos e construídos pela Embraer.

    12 – Aquisição de quatro fragatas da Classe Greenhalgh.

    Até que não foi pouca coisa, né?
    Acho que você está precisando rever seus conceitos com base na realidade dos fatos.

  133. Não tenho preferência partidária, mas o assunto é sério e foi importante ser trazido à berlinda.
    Corre-se o risco sim de vermos interrompidos os programas que estão sendo iniciados.
    Temo que isto aconteça … o Brasil não pode permitir um fato como este … interromper projetos de Defesa por “birra” partidária ou por qualquer outro motivo, motivos estes que normalmente não são de interesse do País …

  134. E Verdade sim
    tava o FHC e a cupula do PSDB , o presidente da Globosat e empresarios norte americanos negociando a venda do brasil.

    Entreguistas!!!!!

    vamos lembrar da era FHC nao tinha nem comida nos quarteis .
    eu era militar na epoca e eramos dispensados durante o almoço pq nao tinha comida.
    Aposentado pra ele e Vagabundo!!!
    para a equipe economica dele a petrobras era o ultimo esqueleto do estado e iriam desmontar esse esqueleto osso por osso.
    quem lembra da caso em que o nome da petrobras foi modificado para petrobrax????

    leiam isso por favor: http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html

  135. “vamos lembrar da era FHC nao tinha nem comida nos quarteis ”
    Curioso esse fato , pois e agora que a molecada, do exercito, aqui perto da minha casa sai ao meio dia porque o EB não tem verba pro rancho(almoço).

  136. Parabéns, Galante, pelo tópico.

    Se vc me permite gostaria de sugerir outro sobre defesa da Amazônia Azul no Poder Naval. Tema: O domínio de uma potência estrangeira se daria pelo confronto militar ou pela privatização do Pré sal?

    Poderiam ser postadas duas opiniões (o Marino, lá do Defesa Brasil é bom nessa argumentação).

    a) Uma delas deveria expor em linhas gerais o que seria o papel da Marinha (mas tbém da Força Aérea) frente ao confronto militar contra uma Força Aero-Naval de uma potência militar (ou de uma aliança de países). Ou seja, a questão do controle marítimo, negação do uso do mar, etc.

    b) Uma outra análise deveria mostrar como o Brasil poderia se defender de articulações de bastidores (frente ao lobby estrangeiro que copta alguns de nossos políticos, a preço de ouro, para negociar o Pré Sal).

    Estou dizendo isso, Galante, porque conheço oficiais que dariam a vida pela defesa da Amazônia Azul, mas que, por teimosia, votariam em candidatos que dariam a mesma Amazônia Azul de mão beijada. Fica a sugestão.

    Valeu pelo tópico!!!!!!!!!

  137. Acredito que quando o partido desse sujeito neoliberal de carteirinha assumir o governo novamente, iniciar-se-á o segundo maior plano de privatizações do globo terrestre porque o primeiro maior foi no governo do entreguista aí(afirmavam que o dinheiro seria aplicado na saúde e na educação, principalmente). Claro que qualquer acordo de aquisição e/ou desenvolvimento de equipamento militar será postergado, postergado, revisto, e cancelado. Se este cara tem alguma influência no PSDB, eu não ficaria surpreso se as forças armadas brasileiras fossem terceirizadas.
    Abraços

  138. O assunto sim é bastante sério e pertinente. E longe de mim defender a censura. Não se trata disso.

    Mas o Trilogia tem um nome a zelar. É incontestavelmente o melhor site de informação qualificada sobre Defesa e Forças Armadas na atualidade no Brasil.

    Dito isso, acho que foi um erro ter reproduzido uma nota tão suspeita. Um veículo de comunicação deve atentar muitíssimo para que tipo de informação dará eco. É claro, havia vários disclaimers de que o blog é apartidário. Mesmo assim, como disse antes, isso é um não-fato. Ou melhor, só é um fato pq o Trilogia empresta-lhe a credibilidade.

    Pergunto, vcs viram algum outro veículo da grande imprensa repercutindo essa nota? Não né. Pq será? São todos tucanos? Não. É pq Diretor de Redação velho de guerra conhece jornalista, e sabe que essa fraude aí é das fuleiras, como se diz lá na minha terra.

    Não me interpretem mal, pessoal. Isso é uma crítica construtiva. Eu posso estar errado, é verdade. Só estou dizendo que minha aposta, se fosse editor do Trilogia, seria diferente. Não teria publicado essa nota. Pela completa ausência de suporte mínimo à credibilidade.

    Mesmo assim, aproveito para parabenizar os editores. Reitero: vcs seguem sendo a referência número 1 em Defesa nesse país. Ninguém está livre de errar.

    Saudações!

  139. Rafael, nenhum outro jornal/site repercutiu essas informações porque DEFESA e SEGURANÇA NACIONAL no Brasil não dá voto. Só isso. (Tenho 12 anos de redação no jornal O Globo).

  140. Caro Rafael, agradecemos suas palavras e ficamos lisongeados por elas. Saiba que trabalhamos para ter este reconhecimento. Mas, não estamos aqui para investigar se noticias são ou não verídicas.
    Apenas fazemos clipping e nada mais.
    Se colocassemos uma matéria feita por nós com aquele teor, você teria 100% de razão em questionar o que fosse, mas não é o caso.
    Se há fumaça, que apaguem. O site em questão colocou esta noticia dia 19 e nós não a reproduzimos antes por pura falta de tempo.

    Apenas para pontuar bem: Nem tudo o que colocamos é de nossa autoria, cabendo aos autores a responsabilidade pelo teor de suas matérias,
    logo caro Rafael, entendo a sua posição, mas não concordo com ela.

  141. Se na época do FHC faltava comida no rancho, hj em dia muita coisa não mudou…
    Enfim, são as eleições mais baixas da história recente do Brasil, cada lado consegue se superar a cada dia que passa.
    Quanto a noticia em questão, sem credibilidade nenhuma, mas a Trilogia ainda tem crédito, e muito.

  142. Hahahahahaha, boatos jogados em plena guerra eleitoral, não tem validadde nenhum até que se concretizem ou consigam na íntegra essa entrevista. Pessoal aquié bem Brasileiro mesmo, age na emoção, nem sequer procuraram saber se foram verdades estas frases. Abraços e vamos ser menos tendentes. até o blog! “Trilogia”, pareceu e foi tendente em plena vésperas de campanha… ABraços. E até se defendendo está aqui nos comentáriosm, acheio meio infeliz da forma que foi colocado e como foi colocado. Um blog sério, muito bem frequentado que é, mass… cada um… faz o quê gosta e o que quer.

  143. Como o Defesanet ressalva, trata-se de uma publicação de esquerda, portanto não restará duvida ligada ao PT.
    Pode-se gostar de FHC ou não, mas há que se reconhecer que burro ele não é.

    Ele jamais daria uma entrevista desta, em época de eleição com seu candidato concorrendo a Presidência, mesmo que fosse esse mesmo o seu pensamento.
    Assim, uma publicação dessa neste oportunidade é sem dúvida um factóide.

    Agora, lamento, Defesanet colocar uma questão desta, ainda que com a ressalva de não saber se verdadeira a história é claramente aderir a um lado neste momento político.

    Se, se querem mesmo apartidários esse assunto nem mesmo deveria entrar em discussão no blog, e lançado em todos os seus links.

    Erraram feio. Lamento mais uma vez.

  144. como eu acho que são todos farinha do mesmo saco, espero que a FAB, se pintar uma oferta, não fique criando caso e agarre a chance que aparecer!

    Sds!

  145. Não é de meu feitio falar mal deste ou daquele politico, principalmente em época de eleições, porém para dar credibilidade a essas informações sobre o que o ex presidente FHC disse, seria necessario algo mais concreto. Fica um pouco dificil crer que um politico experiente tenha comentado algo nesse estilo, quando é do conhecimento de todos e também de todos eles que as nossas forças armadas precisam entre muitas outras coisas ser reaparelhadas.

    Saudações

  146. Acredito na informação, poís elas são coerentes com o governo de 8 anos de FHC.
    Tenho certeza absoluta, que se o Serra ganhar, não vai ter Rafale, Grinpen ou FH18 sobre os céus do Brasil, mas “tucanos”.
    Estes neoliberais, só querem se apoderar do patromônio público. Lembram do slogam da campanha FHC, uma mão aberta, cinco dedos, cinco porpostas. Saude, Educação, Emprego, Segurança e Honestidade. Vejam o que deu.
    O Brasil precisa sim manter e expandir nosso programa de Defesa e reaparelhamnto das forças armadas.

  147. Calma gente FHC não fez nada pelo Brasil.
    Vamos continuar maquiando o superavit primário.
    E vamos fazer mais… Aaahhh quase esqueci, queria ser o fenômeno dos negócios como alguém disse ser.
    Vou começar a investir os meus R$500,00 para ver se consigo o mesmo.
    Só não venham chorar depois e dizer que não foram avisados.

    []’s e vamos em frente.

    P.S.: Vamos continuar com o Jobbim também.

  148. NÃO TEM VIDEO E NEM AUDIO dessas afirmações….logo eu duvido muito dessas noticias……
    Noticias essas que vem a boa hora para muitos…pela simples justificativa de diminuir uma pessoa para favorecer outras…..

  149. Eu já tinha visto essa notícia em um desses blogs da vida e fiquei de orelha em pé. Não acreditei e nem confiei
    cegamente. Mas isso faz sentido. Tucanos nunca deram bola para a Defesa Nacional. E quanto a esse senhor, pior ainda. E aqui vai uma historinha que na época foi
    publicada no extinto Diário Popular de São Paulo, por um colunista de nome Mauro Santayanna, hoje no JB.
    Disse ele, que FHC estava presente a uma solenidade
    com uns 150 oficiais das FFAAs e o Comandante do Exército da época sr. Glauber Vieira em discurso chamou o Governo de plantão de governo de visão curta entre outras afirmações. Quando chegou a vez de FHC discursar, o mesmo estava com a voz embargada e com as mãos trêmulas, quase não conseguiu terminar o discurso. Mas nenhuma palavra sobre a crítica direta do Comandante. O curioso dessa história é que
    nenhum meio de comunicação presente noticiou tal acontecimento. Palavras do colunista. FHC pedui para que o fato não fosse noticiado. Só que o Exército na época fez questão de divulgar. É isso aí amigos amantes da Defesa, não sei se essa história procede, mas pra alguns colegas aqui, que tem certamente contato estreito com o pessoal da caserna, tanto os da ativa quanto os da reserva, pode checar e ver se tem procedência. Eu da minha parte, já até postei essa afirmação aqui em outra oportunidade, só tenho a dizer uma coisa. FHC foi uma lástima para as nossas FFAAs e esse que quer chegar ao planalto deve ir pelo mesmo caminho. A meu ver trata-se de gente frouxa e absolutamente submissa a Washington. Não que eu seja anti-americano, muito pelo contrário, sou inclusive
    admirador de muitas bens de consumo oriundos da América, principalmente as veneráveis Harley-Davidsons e as máquinas bélicas, mas o Brasil que eu quero é um Brasil livre de quem quer que seja.

  150. Gente…Pelo Amor de Deus….Eu chego em casa cansado….Me deito na cama pra assistir um noticiario e relaxar….Pra ver as principais noticias que estão sendo discutidas no pais….E vou e me deparo com discussões em rede nacional sobre quem atirou a bola de papel no politico….Chegando-se ao ponto de colocarem um dos maiores peritos deste pais para analisar o que atiraram na cabeça do sujeito….Se uma bola de papel ou uma fita durex….E ainda por cima de ver medico de carreira falando da seriedade do dano causada pela a fita durex atirada no sujeito(Se a desgraça tivesse morrido tudo bem….Mas o elemento nem sangrou…A cabeça nem ficou roxa ou com calo)….É palhaçada….Um verdadeiro circo este pais….Agora chego aqui e me deparo com essas coisas?!….Com estas afirmações?!…Assim não pode….Assim não dá……..

  151. Partindo de FHC, um homem que disse ao ser eleito presidente: “esqueçam tudo o que eu falei/escrevi” e que entregou as estatais a preço de banana, tudo é possível. Aquele senhor é mestre quando se trata de lesar nossa Pátria.

  152. Com certeza existe o risco de descontinuidade da END, mais qual é a continuidade que há atualmente?

    Tá aí, a fonte é zuadassa, porém essa declaração é a cara do FHC mesmo(é de dar nojo).

    Mais acho o maior barato o pessoal que defende o atual GF, pq os anteriores eram, e continuam sendo, lixos, devemos escolher os lixos atuais ?, Rssss, pra mim é td farinha do mesmo saco. Reflexo de uma sociedade miserável em que tds só se preocupam com o próprio umbigo.

    []s

  153. Essa postagem é a prova definitiva da isenção e do comprometimento com a informação que tem pautado a Trilogia, desde que a conhecí.

    Longe de posição partidárias ou ideológicas, a postagem mostra que a história em questão tem inegáveis “áreas de sombra” (reunião foi confirmada por quase todos os envolvidos indentificados, incluindo FHC; carater altamente screto da mesma, a expressão “jovens empresários”).

    Some-se a isso o histórico de FHC já ter se referido de forma um pouco jocosa sobre as aspirações dos altos escalões militares e pronto: dúvidas justas sobre o projeto de defesa do candidato do partido do ex presidente.

    ::::::::::::::

    Em minha opinião, não basta elencar quem fez o que, mas quem pensou em um plano de longo prazo para as FA´s brasileiras. Não tivemos uma END no governo do sociólogo, será que existe algum documento equivalente, que tenha sido minimamente encampado pelo Executivo ???

  154. Para quem chamou os aposentados de vagabundos, nada mais natural.
    No brasil o sentido de Direita e Esquerda é apenas a mão que rouba. Os de Centro são ambidestros.
    Não se iludam. ELE é o exemplo do político atual. E o “cara” não fica muito longe…

  155. Francisco,

    Partindo de FHC, um homem que disse ao ser eleito presidente: “esqueçam tudo o que eu falei/escrevi” e que entregou as estatais a preço de banana, tudo é possível. Aquele senhor é mestre quando se trata de lesar nossa Pátria.

    Falou tudo.

    Abs

  156. Para quem de fato se interessa em descobrir de fato quem é FHC, qual foi a lógica de sua atuação na presidência, assim como o que está por trás de suas declarações atuais, encaminho alguns links.

    Para a completa comprovação, é preciso que os senhores leiam os livros mencionados e, se quiserem, chequem as fontes na documentação história norte-americana, que vai sendo liberada aos poucos.

    Lembrem-se: estamos no século XXI e é tolo recusar informações porque elas se originam em sites “neo-comunistas”.

    FATOS SÃO FATOS.

    Sobre FHC:

    http://correiodobrasil.com.br/fhc-fundacao-ford-e-dolares-da-cia/131810/

    Nesse caso, os senhores precisaram ler os livros.

    Sobre o atual candidato do PSDB, alguns questionamentos:

    http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/09/07/escandalo-da-receita-de-serra-chega-aos-eua/

    Depois de lerem tudo isso, vocês devem ter um vislumbre sobre o que o EXÉRCITO ALEMÃO prevê para o futuro num estudo dirigido ao governo alemão:

    http://www.resistir.info/peak_oil/spiegel_01set10.html

    De posse das informações que o EXÉRCITO ALEMÃO permitiu que chegassem à imprensa, os senhores podem ter uma idéia:

    1 – do motivo da guerra do Iraque;
    2 – da importância estratégica do PRÉ-SAL nos próximos 20/30 anos.

    AGORA NOTEM O QUE PRETENDE O CANDIDATO SERRA PARA O PRÉ-SAL:

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17031

    Até para os mais limitados, fica claro que o programa de governo do PSDB É ANTINACIONAL.

    Ora, senhores:
    1º – a guerra do Afeganistão foi motivada pelo interesse na construção de um oleoduto para drenar petróleo do Mar Cáspio;
    2º – a guerra do Iraque foi empreendida por causa do petróleo.

    Vocês realmente acreditam que os EUA ficariam parados, no caso do PRÉ-SAL ?

    Então leiam a reportagem do seguinte link:

    http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html

    Raciocinem senhores, raciocinem….

    Para jogar mais uma luz no quadro limitado as discussões, considerem o que o PARLAMENTO EUROPEU entende sobre alguns temas:

    ECHELON

    http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?type=TA&reference=P5-TA-2001-0441&format=XML&language=PT

    HAARP:

    http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?type=REPORT&reference=A4-1999-0005&format=XML&language=PT

    OS SENHORES SE RECORDAM QUE CHAVES FOI RIDICULARIZADO ?

    Porque motivo o Parlamento europeu estaria se preocupando com isso ?

    Uma dica:

    Procurem no site da ONU as várias resoluções da Assembléia Geral em que os países são instados a não desenvolverem outras armas de destruição em massa, além das atômicas, químicas e biológicas…

    http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html

  157. por essa eu naõ esperava mais já vi muitos boatos sobre a amazonia brasilerira que iria vender aos americanos para pagar a divida externa divagar os taõ sigilosos segredos do governo fhc estaõ vindo a tona agora na area de defesa foi uma vergonha sem falar no sivam que os americanos foram favorecidos isso foi questionado pelos outros paises que disputavam na época a concorrencia ………

  158. Como diz o esquartejador, vamos por partes:

    1) Se o presidente FHC desmentiu, então ele não disse isso.

    2) A propaganda do partido do governo insiste que o candidato da oposição vai privatizar o resto das empresas públicas. Vale lembrar que o atual governo privatizou dois bancos estaduais no Nordeste. E entregou uma refinaria na Bolívia a preço de banana.

    3) Se a declaração fosse verdadeira, a mídia repercutiria. Imaginemos a manchete: “FHC vai mandar cancelar os submarinos nucleares”.

    4) O candidato da oposição, ao que tudo indica, é pelo Gripen NG.

    5) A candidata do governo, por seu envolvimento com o atual presidente, está na moita quanto a este assunto.

    6) Estratégia da campanha governista conseguiu pelo menos que o Blog tivesse até agora uns 200 comentários. Mas fora dos meios especializados, a repercussão está sendo zero.

    7) Sobre privatizações, alguns exemplos de que a decisão foi benéfica para o País: Vale, Embraer, telefonia. Precisa dizer mais?

    Abraços a todos

  159. “Estes neoliberais, só querem se apoderar do patromônio público. Lembram do slogam da campanha FHC, uma mão aberta, cinco dedos, cinco porpostas. Saude, Educação, Emprego, Segurança e Honestidade. Vejam o que deu”.

    Senhor Paulo Ricardo, quem se apossa do patrimônio público são os políticos do PT e sua turma de sindicalistas. Reveja seus conceitos, que vc vai ver que o que ocorre é justamente o contrário do que vc fala.

    Agora para todos: estudem um pouco q vcs verão que é muito mais provável que os inimigos dos militares estejam encastelados no governo atual.
    FHC estava do lado contrário aos militares qdo da ditamole, ops, ditadura, mas vejam que a oposição foi no campo intelectual, ao contrário da turma hoje no PT.
    Vcs estão sendo enganados.

  160. Descontrair pode, mais falar mal do país que se ajudou a construir só tem um nome ” falsario imoral de indole duvidosa, não mereces a patria que tens ”, traiste o país que tanto o admirou por sua sabedoria economica, lealdade é uma coisa honrosa que poucos homens possuem e este senhor deu provas que não as tem.

    Saudações senhores,

  161. Lembrei! Acho!

    Mas um amigo do peito do FHC, o Sr. Lampreia, disse há anos atrás, em uma discreta entrevista ao Estadão ou Folha:

    O Brasil tem que abandonar essa história de ser potência!

    O Sr. FHC e seu grupo, representam no Brasil o movimento pela implantação da tal soberania relativa e o Sr. Lula não fica muito longe. Lembrem-se do caso Raposa do Sol.

    Não tenham dúvida. É o pensamento da cúpula do PSDB.

  162. Nenhum dos dois fez nada pelas FFAA. Um criou o MINDEF para retirar poder dos militares e o outro (molusco sabido) continuou a obra junto ao seu escudeiro – O Boneco de Olinda Jobim.
    Hoje, as FA estão despejadas da esplanada dos ministérios e não tem qq acesso ao nucleo do poder – feito pelo dito boneco de olinda e sua trupe de apaniguados oriundos do judiciário, banco do brasil e do PMDB, é claro.

    O que foi comprado/reformado em ambos os governos não dá nem para contar. Façam as contas de tras pra frente. Tem-se hoje mais unidades e em melhor estado que há 20-25 anos atrás?. Nâo !!!!!!!
    Por fim, essas compras são pra adoçar a boca dos oficiais-generais (tipo cala a boca!!!!). E ai que reside um dos maiores problemas… cade os mesmos que não se manifestam? aceitam calados toda sorte de malfeitorias com a briosa classe militar desse pais.
    Por mim, esta discussão está encerrada. nenhum dos dois presidentes tem qualquer gloria no curriculo, em relação as FA desse país. !!!!

  163. Nossa tem gente falando mal da ditadura militar! ele queria diferente porque não mora em Cuba? Bando de sonhadores, stalinistas chamando Dilma de heroina hahahaha é uma piada… Viúvas do muro de Berlim

  164. Sobre esse assunto de “rever” e “dificultar” todo o planejamento e aquisições militares do atual governo para o fortalecimeento das forças armadas nacionais, eu acredito piamente que, se o candidato da oposição for eleito, esses atos serão suas primeiras medidas de governo. Não tenho dúvidas quanto a isso.
    Essas pessoas e esse partido não tem o menor compromisso e nem tão pouco o menor interesse em fortalecer militarmente o Brasil e já demonstraram isso claramente nos tempos em que foram governo. Eu senti e vivi aqueles momentos tristes e desesperançosos tanto em relação a mim e minha família quanto a minha querida força. Foram momentos de penúria que eu espero e desejo que nunca mais volte (bati 3 vezes na madeira).
    Sobre esse assunto, sugiro darem uma olhada em “redecastorphoto”, do jornalista Laerte Braga ou “aposentado invocado” de 19 de outubro de 2010.
    Acho que os senhores encontrarão alguma coisa a respeito, também no “conversa afiada” do jornalista Paulo Henrique Amorim.
    Eu já escolhi a muito tempo, sem medo, em quem votar.

    Sonho com a minha querida e amada marinha possuindo meios realmente modernos e em quantidade compatível e se fazendo presente, no mínimo em todo o atlântico sul e talvez mais além quem sabe!
    Pelo que vejo, esse sonho se realizará muito em breve.
    Sonho com nossa querida FAB operando aeronaves realmente modernas e aptas para manterem nossos céus livres de qualquer ameaça assim como sonho com meu amado EB equipado e pronto para enfrentar e derrotar qualquer agressor que ouse levantar a espada contra nosso povo e nossa querida pátria e parece que isso muito em breve será uma realidade; se nada mudar.
    Brasil, sempre!

  165. O Nacional Trabalhista sindicalista brasileiro pode tudo acha que é o dono do Brasil.
    Alguém aqui que fala mal de FHC já presenciou o fenômeno dos negócios em leilões de gado, eu já na fenagro / Bahia a mesma festança em que se fecha contratos militares com os franceses… não adianta discutir com esse povo do pt, stalinistas viúvas do muro de Berlim um bando de inocente útil! A ditadura salvou o Brasil os políticos são profissionais da politicagem mas os militares são profissionais da pátria! Brasil Acima de Tudo! Selva

  166. ” * Assegurou aos investidores norte-americanos que os acordos para compra de submarinos nucleares franceses serão revistos e dificultados. “Não temos necessidade desses submarinos”
    * Sobre a compra de aviões para a FAB foi sarcástico – “para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?” ”

    http://www.youtube.com/watch?v=IfpPCM60Z5Q

  167. “….Viúvas do muro de Berlim”

    KKKK essa foi boa.

    Qualquer um desses malditos exilados, que são a maioria, são nocivos as FA.

  168. Hahahahaha….. o melhor comentário foi o Cor Tau….

    Só para colaborar:

    Hay gobierno en esta mier…..?? Bueno, soy contra….

    Sds.

  169. Toda informação deve ter uma fonte logica, mas se trantando deste assunto não é de se duvidar, quase deixou os americanos contruirem uma base na amazonia no seu mandato e sempre obedeceu as ordens EUA além de vender nossas riquizas e patrimonios em privatizações, espero que não seja verdade, porque não posso acreditar que um politico deste nivel social e intelectual possa dizer uma barbaridade destas, sabendo que o nosso pais tem riquezas enormes sendo hj cobiçadas pelo globo.
    Eu como BRASILEIRO amo meu pais e torço muito para que seja quem for o proximo presidente possa continuar o que o presidente atual começou devemos nos atualizar militarmente e tecnologicamente senão daqui uns dias a Venezuela ou Chele passe se sentir capazes de nos por medo.
    Enfim acho que toda a compra militar do Brasil foi nescessária e ainda há muito mais para se comprar e continuar modernizando.

  170. Precisamos ver os dois lados da moeda. Quando FHC era presidente tinhamos uma esqueda que era contra todo plano bom para o Brasil só para chegar ao poder. Não eramos vistos como lugar seguro para investir devido a má imagem que a esquerda do PT passava, não tinhamos dinheiro para a saúde, educação, para nada….. e apesar do RETORNO que teriamos com a modernização das FA’s, acredito que seria também injusto com a camada mais podre da sociedade, pois tinhamos pouquíssimos subsídios ao mais pobres.
    Temos que analisar também que hoje Lula colhe o que o FHC plantou, como exemplo digo a previdência que sempre foi o maior déficit do governo e desde quando Lula assumiu o mandato, ele aborveu todo o dinheiro daquelas pessoas que iriam se aposentar mais cedo, onde acredito que não seja pouco dinheiro, pois a França está comprando uma briga para estender 2 anos a mais na aposentadoria e o que FHC fez na época foi muito mais muito mais…..quem perdeu fomos nós e quem ganhou não foi o FHC mais sim o Lula.
    Para a verba do PND só se pode sonhar graças a retirada de gente que não entende de nada como o médico Palocci no Mistério da Fazenda e alguns outros patidários como Dirceu e turma e colocado gente que entende como o Mangabeira..Guido Mantega…Henrique Meireles cujos indivíduos foram responsáveis pela viabilização $$$ e devem ter tido muito trabalho para por tudo isso na cabeça do noso presidente, viva a eles pois se dependessemos dos partidários do PT não teriamos projeto algum, apenas escandalos e sucatas.

  171. Alguem aqui ja leu a Estrategia Nacional de Defesa (END) na integra ?
    Pois o pessoal da reserva da FAB, do DEMOPART fizeram,
    resultado, MAIOR CAVALO DE TROIA!!!
    (http://demopart.com.br/GrupodeEstudos/?p=348)
    Visam infiltar nas FFAA a guerra de classes!!!
    Em uma instituição que necessita vitalmente da hierarquia!!!!
    Quanto ao FHC, ele próprio disse que “a luta de PT e PSDB é Politica e não ideologia”
    (http://www.brazil-brasil.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=252)
    Ou seja os dois querem o socialismo…

  172. Amigos: eu, como funcionário público, sofri com os cortes de verbas do periodo do ajuste fiscal, o que foi inevitável devido à irresponsabilidade dos antessessores de FHC. A história lhe fará justiça. Precisamos de FFAA fortes e bem treinadas. Mas não para enfrentar os americanos e sim para os Chaves da vida nos temerem. Super potencias não se enfrentam com 30 navios e sim com guerra de guerrilhas. Nossas forças estão na Amazônia para isto. Já o pre-sal precisa ser negociado com os gringos (como, aliás, na prática, e não na retórica eleitoral, está sendo feito). A não ser que sejamos uma superpotencia também, o que está longe de acontecer. Um dia a gente chega lá. Por enquanto, muita calma, sem gastos irresponsaveis e eleitoreiros. Deixem os chefes (competentes) trabalharem. Para que não pairem dúvidas, sou civil, aposentado, eng civil atuante, e sempre sonhei com um Brasil forte, próspero, justo e, principalmente, democrático. Abraço a todos!!

  173. Caros

    Acho que o blog (excelente) e o Galante (a quem admiro muito) perderam muitos pontos preciosos.
    Ao menos comigo. Não que isso importe.

    Por que veicular boataria não comprovada de um meio que se descreve como:
    “O Diário Liberdade é um portal de jornalismo anticapitalista e militante, não exercemos jornalismo profissional, não recebemos dinheiro de nenhum tipo de instituição (pelo contrário, pagamos nossas contas com nossas rendas) e temos total comprometimento com a verdade factual. Como portal anticapitalista, publicamos conteúdo de todas as matizes do anticapitalismo.”

    E por que agora, nesse momento da campanha?

    Para estimular esse debate de “alto nível” que estamos vendo aqui? Polarizado entre aqueles do time “A” e os outros do time “B”? Claro que aqueles que são governistas assumiram esses boatos como verdade absoluta e lançam brados inflamados, tipo “dar voadora nos peitos desse…”. E imediatamente se esquecem de SIVAM, Super Tucano, F-5M… que o F-X1 foi cancelado pelo atual governo… E que governo permitiu essa abominacão na Raposa-Terra do Sol? Essa sim uma verdadeira ameaça a defesa nacional, uma fissura que poderá nos custar caro no futuro, porta de entrada para interesses estrangeiros e até mesmo para maquinações como as do Iraque em 2003. Por que não?

    Ou vocês não conhecem as pessoas que frequentam aqui para prever que tipo de discussão política improdutiva adviria?
    É isso que vocês pretendem aqui no blog? Esse tipo de discussão?

    Esse texto é boato, é disse-que-disse. Coisa de campanha. Eu tenho acesso a fontes e ouço muito “disse-que-disse”, mas eu não me atrevo sequer a comentar. Seria ridículo, primeiro porque estou escondido atrás de um nick e segundo PORQUE NÃO TENHO COMO PROVAR. Atrás de um nick ou não, não sou leviano. E acreditava que esse blog não toleraria leviandade…

    Para finalizar, se querem saber o que eu penso, sim o PT é mais garantido quanto a dar continuidade ao atual projeto de defesa do país. O que Serra vai fazer com a defesa pra mim é uma incógnita. A incógnita da Dilma apenas é o revanchismo contra os militares, mas em termos de política de defesa é quase certo que mantenha os passos importantes dados (e que começaram justamente com o FHC!)

    Mas, infelizmente, esse tipo de ponderacao e equilibrio isento de paixão raramente se manifesta nos comentários quando o tema é tão político. Lamentável. Achei que seriam coerentes com linha de evitar temas políticos. Assumo que quebraram a coerência com estilo! Arrasa quarteirão!
    Enfim, não concordo com a posição tomada nesse post, mas não me sinto no direito de condenar.

    De qualquer forma, parabéns pelo excelente trabalho, em geral, nos três blogs

    Larry

  174. Gostaria de parabenizar a todos os leitores que postaram suas opiniões sem precisar ofender aqueles que não concordam com suas ideias. Até agora tivemos que deletar ou editar poucos posts, o que prova que se pode discutir política de forma civilizada. Seria ótimo que esse post se espalhasse na internet a ponto de trazer esta questão ao próximo debate na TV, mas infelizmente nosso alcance ainda é limitado.

  175. Não acredito neste tipo de comentário por ser esdrúxulo demais para FHC, não sou partidário dele, mas temos que concordar que ele é mais letrado que isso para este tipo de comentário, seja em forma ou em conteúdo, a esta altura do campeonato. Infelismente a disputa política está atingindo níveis baixíssimos de argumentos e propostas e por demais elevados em ataques e distorsões. Como disse aqui o comentário de o FORTE, não houve nenhuma menção à segurança nacional e Forças Armadas, e no campo da segurança pública falam em ministerio da segurança pública, como se um ministério por si só resolvesse algo sem propostas concretas.

  176. Grato Ivan

    Confesso que estou confuso e decepcionado
    É um posicionamento muito claro do blog, dos editores.
    Uma falta de isenção muito explícita
    Ora, se até agora evitaram a política, vão abandonar a linha justamente postando um boato? E de uma fonte tão parcial? Fosse uma notícia (sobre o Jobim não vale, ele está em cima do muro nessa disputa, deve ser o MD com qualquer um dos dois), uma entrevista registrada, uma fonte mais crível… mas isso? Começar com política justamente com isso?

    Qual o objetivo? Mudar o voto daqueles que iam de Serra? Aterrorizar? Em 2006 funcionou maravilhosamente (“não troque o certo pelo duvidoso”), tanto que o Alckmin conseguiu a proeza de fazer menos votos no segundo turno do que no primeiro…

    Sinceramente, qual o objetivo?

  177. Perguntei a um amigo cientista político português via Skype sobre o tal Diário da Liberdade, Portal Anticapitalista da Galiza e Países Lusofonsos. Ele foi bastante claro: são um bando de doidos que defendem a volta do comunismo, para estes o mundo deveria ser comandado por um Politiburo. Seu sonho de país e sociedade democrática é a Coreia do Norte. Este diário faz elogios a pessoas do tipo Hugo Chavez, Fidel Castro e Kim Jong-il. Não são pessoas a serem levadas a serio.

  178. Sr. WAR,
    muito lúcido o seu comentário.
    Principalmente vindo de quem atuou no serviço público.
    O serviço público federal,ao menos, é reduto do PT. E onde o FHC é mais mal visto.

  179. Larry,

    Estou igualmente confuso e decepcionado.

    A isenção de assuntos partidários implica em não se referir a partidos, muito menos cobrar deste ou daquele uma atitude ou resposta.

    Particularmente quando cobra a apenas um partido ou grupo político uma resposta à uma pergunta formulada por um grupo no mínimo parcial, o referido Diária da Liberdade…

    Diário da Liberdade, que defende a ditadura do proletariado, figura de linguagen irônica própria do ‘duplipensar’ de George Orwell.

    A isenção foi para o espaço.

    O segredo da firmeza de uma barragem é não deixar nenhuma fissura, nenhum espaço para que a água passe, pois se diferente for, o menor desvio se transforma em torrente,

    Pois bem, a fissura está feita.

    Apenas uma matéria onde os inúmeros internautas entusiastas de defesa podem discutir política partidária, como se fôsse possível evitar a contaminação de todo o resto.

    Pior ainda, dirigida apenas contra um partido, como se todos, sem excessão, não tivessem em algum momento deixado o assunto defesa ‘para depois’.

    Creio que o custo de fechar esta fissura será enorme, como sempre o é quando se abre um precedente.

    Sem mais,
    Ivan.

  180. Sr. War

    O Chevez é amigão dó lula e o Moluscão tambem é amigo do Fidel, do Ahmadinejad,do Evo, do Padre bigamo entre outros. Não viaja o papo aqui é outro!!
    Agora se vc sonha mesmo com democracia não vai encontrar isso no partido dos trabalhados, pois essa palavra tem duplo sentido para eles.

  181. O que chama a atenção é a quantidade de posts de pessoas que nunca vi aqui no blog. Parece que avisaram à central de informação do PT que havia a possibilidade de falar mal do FHC aqui e o povo veio em peso.

    É uma pena, porque os frequentadores assíduos do blog foram atropelados por uma manada ensandecida que não tem preocupação com dados e fatos, além de serem totalmente ignorantes sobre temas militares.

    Sugiro aos editores que se houver interesse em promover uma discussão sobre o posicionamento dos candidatos em relação à END ou sobre questões militares, isso seja feito diretamente e sem mencionar ex-presidentes ou futuros ex-presidentes. Temos de deixar o passado lá atrás e olhar para frente.

  182. Ss. EX-presidente fernando henrique cardoso (Graças ao nosso bom DEUS) nosso pois e seu tambem o sr se diz ateu mas DEUS e DEUS de todos, se depender do meu voto o sr vai continuar assim do jeito que esta, o sr querendo aparecer de qualquer jeito, e os seus pupilos querendo ser eleitos de qualquer jeito com bolinhas de papel e reportagens sublimes da sua (mafia midiatica suja) que a maioria do povo brasileiro não acredita mas. Lula e Dilma e igual a massa de pão quanto mais bate mais cresce. e Eu tenho voto e fé em DEUS que o sr e seus pupilos vão ficar bem longe do BRASIL. Ex-presidente EX pois o sr e EX vá para os EUA ja que o sr gosta tanta deles vá para lá e viva o restente dos seus ultimos 7 anos de vida por la, ja que o sr. não deve ter mais que isso para viver e seja feliz la nos EUA e deixe-nos construir o nosso pais.

  183. “Temos de deixar o passado lá atrás e olhar para frente.”


    …..não se pode esquecer os erros. Cada vez que o fazemos, aumentamos o risco de voltar a cometê-los…

  184. bom primeiramente pessoal li alguns posts dizendo que tanto o PT quanto o PSDB eram socialistas. Mas barbaridade, ou o cidadão que escreveu não sabe o que é socialismo ou não mora no Brasil.
    Ora nenhum dos 2 é socialista, o PSDB é declaradamente neoliberal temos as privatizações do gov FHC como prova (não disse que sou contra nem a favor), e o gov lula não deixou de privatizar a Petrobrás de certa forma. Sei que o governo aumentou o controle, mas perdeu estabilidade apostando em capital especulativo (marca do capitalismo).
    Quanto a questão Defesa ambos estão muito longe de serem convicentes, o primeiro como um bom imediatista comprou tudo pronto e pouco ou nada investiu em P&D, o segundo investiu em P&D, mas com alianças bem controversas e a maior parte da conta não será paga por ele.
    O FX nenhum dos dois assinou contrato de compra e nem assinarão.
    Ambos contingenciaram o orçamento das FA, e o pior os seus candidatos estão fazendo desta eleição um dos maiores motivos de vergonha para nós eleitores. Um finge ser atingido letalmente a ponto de precisar realizar exame de tomografia, a outra finge que o governo Lula foi perfeito.
    Será que estamos em um circo? não sei… mas o palhaço (tiririca) se elegeu… e o maluf… só quem não se elegeu foi a ficha limpa e a vergonha na cara, dos politicos? não a nossa que votamos neles.
    E o maior perigo que corremos agora não é um ou outro ser eleito, é a “birra” política fazer com que o vencedor acabe com programas iniciados pela coligação derrotada, isto sim seria um crime contra o País.
    Abraços a todos e por favor vamos para com essa história de anti-isso, anti-aquilo, estamos decidindo algo muito mais que a cor do futuro carro, olhem as propostas inclusive as que falam sobre o tema defesa, analisem as coligações, afinal são elas que governam o país e não somente o ser eleito.

  185. Ééééé FHC dá pra ver que seus anos de professor no USA lhe deixou bem mais americano do que brasileiro,não é brincadeira não,deixar nossas forças armadas do jeito que vc deixou sem modificações e ainda querer retardar a melhoria que o governante atual esta promovendo é bem anti patriótico ou no minimo desmotivante em lhe ouvir!!!

  186. O que FHC fez pela MARINHA e a Indústria Naval???

    O que FHC fez pelo EXÉRCITO e pela FAB ???

    Lembro que foi FHC que VENDEU a preço de banana a EMBRAER.

  187. Ler como verdade tal blog seria pedir demais, um blog esquerdista falando algo de real, só na cabeço dos doutrinados por Marx mesmo.
    Vamos lembrar que foi FHC quem comprou o Foch , vamos lembrar que foi FHC quem iniciou o programa FX (cancelado por Lulla com a desculpa do fome zero).
    Vamos lembrar que foi FHC quem construiu o Sivam , então antes das crianças fazerem sua birra eleitoral aqui, vamos lembrar …….

  188. Não vou entrar no mérito político e muito menos avaliar o desempenho de cada um presidente, mas gostaria de lembrar apenas que foi no governo do FHC e a pedidos do mesmo (que tinha como chefe da casa civil um militar) que o Brasil começou a redesenhar uma estratégia nacional de defesa através da ESG, plano que depois de pronto foi “adotado” pelo governo do Lula coisa que tãopouco estou criticando (quem acompanha geopolítica entende o que eu quero dizer). Além disso um dos principais pontos da nossa estratégia, que é a insersão internacional do Brasil através do cenário de cooperação Sul-Americana foi muito apoiado durante o governo do FHC.

    Independentemente do meu voto eu pessoalmente (e aqui me reservo o direito de ter uma postura pessoal) não acredito que o FHC tenha dado tais declarações.

    Gostando dele ou não, ele é ex-presidente do nosso país eleito também por voto democrático, intelectual de indiscutível patente (concordando com as idéias dele ou não não se pode faltar com o respeito a uma figura como ele, estratégica para nós por todas as informações e comandos que teve acesso e formador de opinião dentro e fora do país, assim como o Lula também será em alguns meses gostemos disso ou não) e não cometeria uma sandice falando as bobagens que estão escritas ai. Mesmo porque ele próprio comprou armamento francês quando foi presidente. (não estou apoiando a compra ou não dos armamentos franceses, somente argumentando que tais declarações não tem nem de longe o perfil discreto que nosso ex-presidente tem em relação ao tema ou o seu histórico de compras quando presidente, ainda mais num momento de eleição como o atual).

    Acho que o próprio momento atual está repleto de acusações eleitoreiras de ambos os lados e tudo o que for dito agora deve ser visto com certa ressalva até que esgotada a checagem da veracidade dos fatos. Ainda mais em blogs que podem não ter a mesma isenção que nós por bem encontramos aqui no Trilogia. (e o link postado direciona para um blog auto declarado ‘anticapitalista’ o que já traz um viés enorme em qualquer matéria que ‘poste’)

    Não devemos esquecer nunca que a constituição que rege nosso país, a fim de proteger os direitos individuais de todos nós, diz que ninguém é considerado culpado até que se prove tal fato, na última instância.

    Todo o debate acalorado que existe e com argumentação fraca e passional na verdade me traz mais medo de quanto estas idéias que vão contra o Estado de Direito Brasileiro (fato que lutamos para conseguir) atrasariam o país do qualquer outra questão debatida aqui no Blog sobre doutrinas militares ou aparelhamento militar.

    Temos que tomar cuidado para não inverter a ordem dos nossos valores porque o caminho contrário ao da democracia que vivemos leva ao autoritarismo, censura, cessão de direitos e outras tantas mazelas que não queremos ao nosso país!

    Desculpem pelo desabafo, mas não podemos “lavar as nossas mãos” negando um julgamento justo e completo para qualquer cidadão sob a lei brasileira ainda mais da envergadura de um ex-presidente qualquer que ele seja. Sabemos bem onde o “lavar as mãos” pode nos levar não sabemos?

    Sds.

    PS. Não vou abordar e nem pretendo discutir eleição ou qualquer tema ligado aos candidatos, mas sim que sejamos um país de patriotas, mas de patriotas ponderados e inteligentes que tenham antes de qualquer partido político o Brasil no coração.

    PSII. Acho que o Blog fez muito bem em trazer a discussão, parabéns, isso só vem a enriquecer a todos, só me posiciono contra a qualquer julgamento precipitado neste momento e também à discussão passional de um tema que é sério e importante.

  189. “Baschera disse:
    22 de outubro de 2010 às 21:51 ”

    Amigo Baschera….O pessimista é uma pessoa que podendo escolher entre dois males prefere ambos…………Sinceramente……Este atual governo do PT pode ter sido a maior esculhambação que ja vi na minha vida…Mas de forma geral foi muito melhor do que o governo daquele sociopata do FHC…A unica coisa de futuro que aconteceu no governo dele foi o plano real…Um plano que nem foi criação dele…Como diz o ditado….Um idiota nunca aproveita a oportunidade……Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam….O que me admira é neste pais ainda existir pessoas que duvidem de algo….Porque hoje em dia eu não duvido de mais nada…..De mais nada mesmo…Ainda mais desta gente…..Como diz o Jô……….Se esta caneca algum dia me cumprimentar….Eu cumprimento ela de volta…Corrupção a partir de certo nível exige que todos sejam corruptos….Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis…É um processo de seleção negativo………..……………O mundo pode ser um palco…Mas o elenco é um horror….

    http://www.youtube.com/watch?v=wZuHgGZDetA

  190. Lembrem que a END foi desenvolvida por Mangabeira Unger. Mangabeira era um dos estudiosos próximos de Ciro. Ciro distanciou-se de Mangabeira, mas em grande parte porque muitos rotularam Mangabeira como mentor de Ciro.
    Já Ciro, Serra e FHC formavam a equipe que implementou o plano real….

  191. O pior cego é o que não quer ver.. Esse senhor é o mesmo que vendeu( doou ) a quase totalidade do patrimônio brasileiro.. É tão difícil assim acreditar nessa matéria? Pior ainda é votar no candidato dele..

  192. Já que os comunas são maioria aqui.

    Vc´s podem escolher entre esses tres Hugo Chávez, Fidel Castro e Kim Jong-il.

    Aqui o Campo Majoritário do PT procurem se informar sobre esse grupo e terão uma idéia do risco que corremos…

    Essa reportagem é de um site comunista stalinista radical, e alimenta o patrulhamento ideológico da tropa de choque dos aloprados do pt e seu fascismo sindical que odeia qualquer democrata inclusive FHC.

    lulla não é o dono do Brasil e o segundo turno acabou com o Mussolini dos sertões! ele pode ganhar a eleição mas recebeu o recado…Aqui não é o Irã

    Brasil Acima de Tudo! Selva

  193. General Heleno tem razão
    Raposa Serra do Sol

    Quem é que precisa de juízo? Acho que o Mussolini dos sertões… Os SU 30 Venezuelanos passeiam livremente por lá.

  194. Josias de Souza, um dos melhores colunistas da Folha, descreveu a materia como:

    “O excesso de fantasia fez da mensagem uma peça autodesmentida. A despeito disso, houve quem desse crédito à peça.”

    Ateh acho que o FHC nao tenha preferencias por investimentos nas FFAAs, mas isto nao coloca em risco a END.

    Comparar investimentos nos dois governos nao faz sentido sem considerar o contexto e as restricoes orcamentarias.

    O governo anterior lidou com o GF, Estados e municipios em geral quebrados. Foi necessario fazer uma ajuste fiscal p/ conter a bagunca ateh entao reinante. Houveram duas crises internacionais e o Brasil mal tinha reservas p/ cobrir importacoes. Ao final do governo FHC as reservas chegavam a pouco mais de 20 bilhoes de dolares, hoje estao em torno de 280 bilhoes de dolares, e subindo. Muito mais merito dos governo anterior e do cenario internacional favoravel.

    Qualquer pessoa, medianamente informada em economia, sabe que os ajustes que permitiram o Brasil ir p/ frente sao obra de varios governos.

    Coloquem a restricao orcamentaria e vejam quem investiu mais, esta comparacao sim faria sentido.

    No mais, apenas p/ registro, sou contra voto obrigatorio e nenhum dos candidatos atuais me parece merecedor do meu voto, que se fosse votar, o que nao faria, teria que votar p/ evitar a alternativa pior, nao somente p/ FFAAs mas tb p/ as instituicoes brasileiras. Infelizmente, a materia do Diario Liberdade teve como objetivo nao informar, mas fazer militancia p/ a pior alternativa.

    []s

  195. Olha, vou deixar meu resumo da ópera desse post, após suas quase 15 ou 16 horas de existência.

    Lí absolutamente TODOS os comentários e TODOS os links trazidos nos comentários. O que realmente ocorreu foi a cristalização da idéia – graças à manifestações de uns 75% dos comentários – de que FHC e tudo ligado a ele é maldito.

    Como comentei lá atrás, possuímos uma sociedade civil fraca, desorganizada (fato incontroverso). Graças, em grande parte, à pobreza do país (não é pobreza de ser faminto, é pela condição de classe mérdia que mal paga uma escola decente + idioma + esporte), que dificulta que consigamos nos agregar em torno de interesses mais sofisticados.

    O Trilogia servia para isso, pois apesar das diferenças ideológicas todos estavam interessados em defesa nacional.

    Esse post não somou nada à preocupação última da defesa nacional, apenas causou discórdia e polarização entre os comentaristas. Um site cercado de fãs e de credibilidade deu espaço a promotores de guerrilha na web (o tal diário da bandidagem).

    Talvez ainda volte a comentar, estou divulgando tudo isso para discutir com umas 20 pessoas, todas dignas, decentes e pensadoras. Fico triste apenas pq boa daqueles com os quais já conversei se indignou tanto que foi difícil ir à frente com as leituras dos dados compilados (fiz um doc com o texto de tudo aqui para mostrar para pessoas que não acessam o trilogia), garanto que não havia nenhum fã de FHC. Mas sou brasileiro e não desisto nunca.

    Espero que alguém do PSDB responda oficialmente algo a vocês.

    É isso. PT saudações.

  196. ÁTILA: a Trilogia anunciou que DESTA VEZ, por iniciatia do blog, a matéria envolvia política. E, como política -quer queiram ou não os editores- está sempre presente nas postagens, nem tem como não ser, uma vez que a defesa nacional passa necessariamente pela política, não acho que devas assumir essa posição, que está mais para síndrome da vitimologia PT -no que são experts- do que para argumentação fundamentada. Os posts devem ser lidos abstraindo-se as infantilidades às vezes absurdas que se fazem presentes, mas na soma geral, os posts dizem muito bem da média do ‘nosso’ pensamento específico. Gostaria de acessar o ‘diário da bandidagem’. Não acredito que FHC tenha dito tudo que dizem que ele disse, aliás, li um desmentido dele mesmo e, nesse particular, acho que FHC disse a verdade; houve manipulação eleitoreira do PT, visando atingir a campanha do Serra. E penso assim, pois que, a ser verdade o que o artigo disse, o FHC precisaria ser denunciado pelo PT por crime tão ou maior do que pregar a secessão (que, aliás, graças ao PT já não acho tão criminoso assim). Muda a metodologia lógica e vais ver que tuudo melhora um pouco, principalmente para quem pensa que pensa.

  197. Não é de hoje que os “desgovernos” dos Tucanos tem mostrado a intenção de vender o nosso Brasil a preço e peso de banana para os americanos. Graças a alguns brasileiros bem intencionados não perdemos a Petrobras (quase Petrobrax). Mas essa ganância em vender tudo tem um próposito que é melhorar as suas próprias posições nesse país imperialista.
    Claro que necessitamos de FFAA bem equipadas, temos sim que fazer a política de paz tendo FFAA MUITO bem equipadas e indústria de armas e tecnologia avançadas, mostrando assim ao mundo que se quiserem conversar podem vir que mostraremos o interesse pela paz, mas se quiserem apenas as nossas riquesas que saibam que temos e podemos nos defender com possibilidade de grandes perdas para aqueles que se encoragem para tal feito.
    Sonhamos e vislumbramos com a continuação de uma política que incentive nossa indústria e que pense em paz sempre, mas sempre bem armados e com moral acentuada.
    Temos tudo para ser melhores, temos muitas cabeças pensantes e inteligentes sendo “fabricadas” aqui mesmo, falta é a continuidade de projetos e o capital necessário, mas creio, pelo que tenho visto nesse governo do PT, que isso está acontecendo, podemos pensar até que é pouco, insuficiente, demorado, mas está acontecendo.
    Vamos torcer e fazer por onde para que este governo do PSDB, PFL e mais não aconteça, a não ser que futuramente nos mostre que querem sim melhorar e transformar o Brasil em uma Grande Nação, aí sim poderemos pensar em qual votar. Mas por enquanto não temos escolha, senão ou damos continuidade aos projetos, ou voltaremos ao tempo do imperialismo americano.
    “Brasil, Te Darei Com Amor, Toda Seiva e Vigor, Que Em Meu Peito Se Encerra”

  198. A turma do FHC realmente tinha um grande desprezo pelas questoes estrategicas, tanto e que ira arrendar a base de alcantara para os americanos e quando o Lula chegou nao permitiu.
    Nao voto na Dilma, mas o problema e que temos dois pessimos candidatos.

  199. Bom dia a todos. Acabei de ler os recentes comentários sobre o tema proposto, creio que desviaram um pouco do debate sobre a descontinuidade da END para um embate político-ideológico, mas mostram o ponto de vista dos participantes sobre outras questões nacionais e muito acrescenta a todos. O que me chama a atenção é a polarização apaixonada que se criou, não só no tópico mas pelo país afora, entre a gestão de FHC e a gestão do Lula, que parece resumir a História do Brasil a 16 anos. Os problemas sócio-econômico-culturais do Brasil vêm de muito tempo e, ao meu ver, estão longe de serem resolvidos e não têm um culpado em especial. O Brasil é grande, rico e deve ter um modelo próprio de desenvolvimento, sem a preocupação de ser uma potência, e sim um player global que será respeitado, interna e externamente na minha opinião, superando os seguintes óbices:

    Democracia: o Brasil só será uma verdadeira democracia quando houver voto facultativo e distrital, o serviço militar não for obrigatório, a representação dos estados no Congresso for proporcional às suas populações, os impostos forem proporcionais à renda e educação de qualidade for acessível a todos.

    Relações externas: cumprir o dispositivo constitucional que respeita a auto determinação dos povos e a não interferência.

    Comércio Exterior: tratados bi-laterais de comércio e tarifas ao invés de negociações em bloco (Mercosul).

    Governo: buscar a eficiência dos orgãos públicos e estatais pela boa administração dos mesmos, sem ingerências político-partidárias em seus conselhos, a eliminação gradual do déficit público e da corrupção, e destinando melhor os recursos disponíveis que não são poucos.

    Voltando ao tema END: as estratégias de Defesa devem ser política de Estado, não de governos, definidas por militares, deixando os políticos fora da questão, assim como os militares não se envolvem em política. A defesa nacional, como o nome diz, deve contar com equipamentos adequados a essa função, o que não fabricamos deve ser adquirido de parceiros com o domínio dos códigos-fonte, pois não temos tecnologia para fabricar sequer um tomógrafo ou um acelerador nuclear que salvam vidas, estes sim entre outros ítens requerem desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia. A segurança interna depende das Forças Armadas no efetivo controle de fronteiras, espaço aéreo e mar territorial, para garantir redução significativa do tráfico de drogas, contrabando, etc., esta é uma realidade muito mais presente que eventuais guerras de conquista. Me desculpem pela prolixidade e extensão deste texto.
    Abraço a todos.

  200. Cor Tau disse:
    23 de outubro de 2010 às 1:51

    Sem leviandade ou ‘rasgação-de-seda’ Tau, ma(i)s essa (foi) brilhante. Bati uma foto para a posteridade!

  201. Caro Larry,
    Iria postar minha opinião, mas após ler suas reflexões não tenho nada mais a acrescentar…!!!!
    Perfeito….
    Como disse o nobre Ivan
    “triple double”……!!!!!

  202. qual a novidade nisso o fhc quase destriui as FA’s nunca quiz investir un centavo nelas,não vejo nenhum tipo de incompatibilidade nisso basta olharmos o passado, quando foi governo?????
    e queiram o não ele manda no psdb

  203. O pior cego é o que não quer ver…..

    Mas o maior problema é que os atuais mandatários conseguiram cegar (e comprar) grande parte da Nação.

  204. Grande ex-presidente, como disse Chico Buarque, gosta de falar grosso com a Bolívia e o Paraguai, mas fala fino com Washington.

  205. Caças de última geração?sim, precisamos.Submarinos?sim precisamos.Só não me incomodaria se os caças fossem “grippen” e os submarinos alemães.Em matéria de transferencia de tecnologia e cumprimento de contratos, o governo e as indústrias francesas não são sérias.Fora isso, o material francês é muito mais caro,de manutenção complicada e de péssima qualidade!Infelizmente, o presidente já bateu o martelo,apaixonado que está pelo “francês”, e olhem que ele ainda nem aprendeu português.Que pena…

  206. Esse cidadão ai, quando falava ao povo, o mesmo não entendia bulhufas. Essa tática é o resquício da ditadura, quando os generais pronunciavam e somentes eles entendiam.

  207. “Etão traduzindo Anticomunista vc e a favor do que a materia acima mostra,então vc e favor que a compra de submarinos seja revista,para assim fechar acordo com os norte-americanos????
    Os Estados Unidos de _____________não trasferi tecnologia,a unica opsão sem ser a França e a Russia.

    Mas ein anticomunista vc e a favor????ou contra???”

    Senhor B.O.B
    Vc tá nervoso porque não rezo pela cartilha do ParTidão?
    Vc por acaso leu isso q vc falou em meus posts?
    Aliás, vc poderia provar q o FHC falou isso?
    Quanto ao suposto problema de transferência de tecnologia, que se saiba fazer os contratos – mas claro, vc deve achar que franceses e, principalmente, russos, são,digamos, mais confiáveis.
    Olha, os EUA de ______________são os principais responsávelis pela existência de computadores e os criadores da Internet. Para de utilizar essas invenções dos _______________, e vai utilizar a “tecnologia” russa. Vc vai voltar no século XIX.

    EDITADO

  208. O Galante já citou acima algumas coisas concretas que o ex-presidente Fernando Henrique fez pela Defesa e não é preciso repetir.
    O que estamos esquecendo é que quando presidente, Fernando Henrique convidou o presidente do Chile para o desenvolvimento conjunto de uma caça supersônico. O chileno declinou do convite, pelas razões dele.

    O FX 1 foi concluído, mas num gesto de cortesia para com o sucessor, Fernando Henrique deixou para que Lula assinasse. Lula cancelou porque “preferia dar ao menos três refeições diárias para cada brasileiro”.

    Em vez de refeições, o que se viu foi mensalão e outros episódios cabeludos. Lula só não foi cassado pelo Congresso porque o então ministro Palocci pediu socorro justamente a ele, FHC, em nome da governabilidade. E Lula foi “salvo” justamente por FHC.

    Agora deixou uma pergunta. Alguém aqui poderia indicar uma obra iniciada e terminada no atual governo?

  209. Kara eu sou 100% apartidario, sempre voto em quem tem PROPOSTAS que aparentem ser em pról do bem coletivo (paresse utopico e irreal + faço isso mesmo!!) nunca pendi para partido A ou B e até votei em candidatos de diferentes partidos nesse 1º turno.
    Posto isso vamos ao que interessa, kara quando entrei pro EB, em 2002 (BPEB com muito orgulho!!!), ouvi comentarios de que na época do governo desse fulano FHC os salarios do pessoal de lá ATRASAVA SEMPRE (e se o da PE atrasava o do resto dos quarteis tmb devia atrasar) então não me surpreendo enm estranho que seja POSSIVEL que tal reunião tenha ocorrido e que ele realmente tenha dito o que foi descrito, a final qual investimento foi feito na forças armadas durante seu governo? alem de tirar sucessivamente os poucos “poderes” (por faltar-me espreção melhor) das forças armadas?
    Esse pessoal demagogo é tudo em prol da politica do toma lá dá cá, é claro que é de interesse fechar acordos comerciais com os USA que sejam desvantajosos para nossas forças armadas e outros setores da economia, + ao menos continuaremos ao lado dos americanos, não seremos mal vistos por empresarios e o governo dakele país, isso deve ser o que pensam; pra esse pessoal, eu creio, o Brasil não tem força pra caminhar por sí só nem tomar decisões a parte deles, decisões que sejam boas para nós tanto quanto para o outro lado e não apenas principalmente para o outro lado. É preciso acabar com essa idiotice de fazer politica pensando nas aparencias e em contatos pessoais +sim fazer uma politica pensando no Brasil.
    As forças armadas tem que ser atualizadas!! Hoje somos, GRAÇAS A DEUS, pacificos + somos visinhos de semi-ditadores que estão se armando e que já demonstraram não respeitar as opiniões dos visinhos, sem falar que a defesa da nação deve sempre ser um assunto prioritario pois é onde vivemos karamba, é preciso ter equipamentos pra trabalhar,não se pode proteger um país, seu povo e suas riquesas com fuzis dos anos 70 que estão a ponto de se desmontar nas mãos dos soldados que os impunham (pasmem eu vi isso no QG do EB quando era CB lá) não podemos proteger a amazonia apenas com facões, arcos e flechas, nem muio menos patrulhar a costa do país com canoas. É preciso acordar !! Os USA são respeitados não pelo poder economico apenas + tmb pelas suas forças armadas tão bem equipadas há decadas, mesmo antes da 2º guerra mundial (pra não vir engraçadinho dizendo que é por conta do 11 de setembro)

    Essas declarações sempre me remetem ao hino nacional:

    “… PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
    MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
    VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
    NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE …”

    + sem equipamentos modernos estaremos fadados ao fracaço em qualquer area que seja.

  210. B.O.B. ( esse Nick é meio americano risos)

    Perdeu a cabeça é da turma dos aloprados da tropa de choque da fascismo trabalhista Brasileiro! Viva o partidão! Vai morar em Cuba, Coréia do Norte, Venezuela é menos um.

    Que medo! hahahahaha
    Brasil Acima de Tudo!!!! SELVA!!

  211. eduardo disse:
    22 de outubro de 2010 às 23:53

    Falou tudo, o Galante abriu as portas do inferno vermelhuxo nesse post, hehehhe.

    []s

  212. Atendendo ao amigo @Wagner senhores peço desculpas pelo tom enfático, mas como militar visitei vários países comunistas e fiquei horrorizado!

    -Só quem viajou e viu pode saber o que é aquilo…

    Parabéns a todos os comentários e o ambiente democrático desse espaço!

    Que Deus nos abençoe como nação

    Abraços

  213. Essas palavras é bem a característica desse … Particularmente acredito que ele tenha dito isto, nesta tal reunião !

    COMENTÁRIO EDITADO

  214. Caros

    Ontem a noite estava cansado ao ler o post e escrever meu comentário. Resolvi relê-los para me assegurar que não escrevi cegado por meu cansaço. Reli, e não mudo uma vírgula. Pelo contrário, reforço

    Ao optar por postar um texto de um meio que “não exerce jornalismo profissional”, na própria auto-descrição do Diário da Liberdade e dar voz a esse meio “anti-capitalista e militante”, o blog fez uma opção muito clara.

    Poxa vida, postar algo de quem “não exerce jornalismo profissional” é como pegar um comentário de alguém aqui que ouvi algo de alguém e postar. Também temos informações e igualmente não somos profissionais. Eu ouço muito zum-zum-zum, de gente graúda, com coisas que gerariam muitos debates desse tipo aqui, boatos tanto referentes a turma governista quanto ao candidato de oposição. Mas seria irresponsável e leviano sequer comentar, quanto mais postar como “algo tão importante” que faça o blog abandonar sua linha não-política.

    Outra, debates de alto nível? Sobre o que? Política? Se quero discutir política (e há muito o que ser discutido) vou a outros blogs, muito melhores sobre o tema. Aqui discuto defesa. E quem acha que os comentários são de alto nível, pouquíssimos são aqueles que realmente ponderam sobre a ameaça a END e mesmo se ela merece ser revista ou não. O “debate de alto nível” fica restrito a turma que acha o FHC “um entreguista, privatizados, puxa-saco dos EUA” contra a turma que acha o PT “uma máfia vermelha que deveria ter feito muito mais e só fez o que fez por causa do governo anterior” contra uma terceira turma que diz “os dois foram igualmente ruins e não fizeram nada”. Pelo menos a terceira turma tem potencial de contribuir… Mas isso não é debate de alto nível sobre defesa!

    E o pessoal realmente não sabe o que é entreguismo e ameaça a soberania nacional. A maior brecha a soberania nacional aconteceu recentemente, no governo atual e só não foi pior por causa da atuação heróica de um general chamado Heleno. Leiam sobre a Raposa Terra do Sol e depois falem sobre entreguismo. Entreguismo não é tirar uma estatal das mãos de políticos e suas corjas para torná-la uma empresa inúmeras vezes maior, com mais empregos e mais rentável tanto em impostos quanto em divisas. Entreguismo é causar uma enorme brecha na soberania brasileira sobre a região de maiores recursos naturais do país. Vou deixar bem claro que estou falando da Amazônia, já que percebe-se que muitos que entraram nesse debate tem memória muito curta ou cultura muito excassa.

    Aliás, parabéns ao blog. Primeiro pela coragem
    Segundo, por tantos novos seguidores
    Parabéns também a “patrulha cibernética vermelha”, sempre eficientíssima em povoar os temas de seu interesse

    Abraços
    Larry

  215. Bom pessoal o FHC sucateou as FAs, o Itamar antes dele tb, o Collor antes dele tb, e o Saney idem. Alias o Collor e o Sarney são os mais novos amiguinhos de infância do Lula e da Dilma Terrorista.

    Quanto ao Lula? O que ele fez p/ as FAs? Acordos bilionários favorecendo a industria francesa, isso o que ele fez, 8 anos quantos navios pra MB ele comprou? Quantos caças? Cadê o VLS? O SubNuc? Os PeTralhas são bons para a defesa francesa ,isso sim.

    Agora as idiotices sobre as vendas de estatais aqueles cabides de empregos, o que era a Embraer antes e o que é hj, a Vale dava prejuízo, Usiminas era a única que tava boa o resto só dava prejuízo e servia de cabide de emprego mesmo.

    []s

  216. A comunista Hildegard Angel, culpando FHC, talvez não se lembre do autor da frase:
    “(…)Para que termos um bando de generais? Para que termos um bando de soldados se não temos pólvora, se não temos uma bala se viermos a precisar dela?”
    Deu uma modificada, de generais para brigadeiros, mas o conteúdo é conhecido.
    FHC pode até ter essas idéias, mas não seria capaz de dizer tal coisa, a não ser que fosse alcoolatra.
    Ah, sim! FHC, com certeza, também escolheria os Rafales para salvar os empregados da Dassault, apesar de não ter salvo os empregados da Engesa do desemprego.
    Enfim, é mais uma picuinha criada entre o clone defeituso Lula, o cabra da peste e o original mal acabado FHC, o bode velho expiatório.

  217. Essa palhaçada com as FAs só vai terminar quando chegar no poder alguem que não foi exilado ou apanhou dos militares, requisito que nenhum dos atuais candidatos tem.

    []s

  218. Reprovo a política externa do Lula (defesas, apoios, aproximações com o Irã, com o Chavez, o Cocalero, etc), mas dói muito mais em mim o profundo entreguismo do PSDB desse sujeito sem palavras chamado FHC (prefiro FDP). Eu sei que Serra não é FHC mais é do mesmo partido. Alguma influência o FDP tem até porque ficou oito anos como presidente do Brasil. Imagino que se o Serra sair-se vitorioso no pleito de 31 de outubro, poderemos ter novamente os mesmos neoliberais comprometidos com a submissão do Brasil: Pedro Malan, Antônio Kandir, Pedro Parente e outros de plantão. Desculpem mas é mais seguro deixar o PSDB na geladeira. Alguém num coment acima falou que foram 109 privatizações só no governo FHC (ou FDP). Ah, no livro de História do Mário Schmidt (Nova Hisatória Crítica do Brasil – Editora Nova Geração – Edição 2001 – página 201) explica a Teoria da Dependência em que um dos principais teóricos foi esse tal de Fernando Henrique Seboso, só que assim que se tornou presidente da República, renegou-a.

  219. Caros

    Favor, ignorem o “excassa”
    Escassez de tempo + muitas idéias pra escrever = assaltos violentos ao idioma pátrio

    Abs
    Larry

  220. Prezados leitores;

    O objetivo do post foi atingido, ou seja, criar uma discussão sobre o risco de descontinuidade da END. Com mais de 250 comentários, foi possível tirar uma “fotografia” do que pensa o pessoal que lê o ForTe.
    Esse é o último comentário, estamos fechando o tópico. Para os que quiserem continuar a discutir o tema, por favor, acessem o XAT do ForTe aqui:
    http://www.forte.jor.br/chat-do-forte/

Comments are closed.