Em visita a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não descartou, na terça-feira, participar de um eventual governo José Serra (PSDB), destacando sua amizade pessoal com o candidato à Presidência e dizendo que “transita para todos os lados”.
– Não faço projetos – afirmou o ministro.

Jobim explicou que sua proximidade com o candidato tucano criou um impedimento para que ele participasse da campanha. Como não poderia trabalhar para o PSDB, já que continua parte do governo petista atual, o ministro disse que nem sequer assiste aos programas eleitorais “para evitar dar opiniões depois”.

Falou, ainda, sobre um ponto que virou tema de campanha – o uso de vants (veículos não tripulados) no Brasil. Os vants entraram no debate ao serem apresentados por Dilma Rousseff (PT) como uma revolução nas patrulhas de fronteiras. O ministro fez as declarações após palestra sobre defesa nacional na Universidade George Washington, na qual atacou os EUA e defendeu a Venezuela, dizendo que o país não causa nenhuma preocupação em relação ao seu programa nuclear.

– Não achamos que todo programa nuclear é militar. Não temos síndromes conspiratórias em relação ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, nem ao boliviano, Evo Morales – afirmou ele.

Sobre os EUA, criticou o país pela dificuldade de compra de equipamento militar. Por outro lado, disse que o pacto de cooperação assinado com os americanos no começo do ano já começou a dar frutos.
Citou um acordo técnico que deverá ser firmado em dezembro para estabelecer mecanismos para harmonizar o tratamento às informações sigilosas.

Também disse que os EUA precisam ratificar a convenção da ONU sobre o direito do mar, que contém regras para exploração de recursos em águas nacionais, e combater o consumo doméstico de drogas antes de pedir controle do tráfico em outros países.

FONTE: Diário Catarinense

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Luiz
Diego Luiz
13 anos atrás

Eu não sou fã de Jobim, mas que ele deve ter falado bem dizendo essas coisas ele falou em uahauhaeea, só queria ver a cara das pessoas na Universidade….mas é a pura realidade.

Marcos Blumenau
Marcos Blumenau
13 anos atrás

A teta deve ta boa…
É ministro no governo do PT e aceita trabalhar num eventual governo do PSDB…
Politica é podre mesmo…

Danilo
Danilo
13 anos atrás

O Jobim resolveu latir la pra cima cuidado, lá cão invasor leva tiro meu caro !

@MauroVS
@MauroVS
13 anos atrás

O ministro da Defesa, Nelson Jobim: “Não faço projetos”.
Exceto o projeto ser candidato a presidência em 2005, que lhe rendeu a saída do STF em março de 2006.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL76934-5601-413,00.html
É um PeTucano legítimo.

Luis
Luis
13 anos atrás

Não quer sair enquanto não for Rafale no FX-2.

Pede pra sair, 02, o senhor é um fanfarrão.

marujo
marujo
13 anos atrás

Não há dúvida que ele é o único ministro de Defesa efeivo que tivemos. A END é uma iniciativa elogiável, assim como as modificações estruturais que estão ocorrendo na Defesa. Mas esse negócio de querer ser ministro em qualquer governo, é o quê preocupa. Em pleno processo eleitoral, em que as posições cada vez mais se antagonizam, Jobim admite que ser ministro do candidato rival ao do governo que ele representa. Será que isso é falta de caráter? Será que ele não desconfiou ainda que com uma eventual vitória da oposição tuncana (Deus me livre!) a política de defesa vai… Read more »

Fabio ASC
Fabio ASC
13 anos atrás

Marujo, não sou fã do NJ, mas não acredito ser falta de caráteer, senão, o que dizer do Henrique Meireles? Na miha opinião o principal pilar da política econômica do governo petista.

Ele foi eleito Deputado Federal em Goiás pelo PSDB.

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Tá tudo dominado !!

Com esta declaração….. pode ir fazendo as malas.

Sds.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

NÃOOOOOOOO
Esse lobbym é pior que mandinga, gato preto, bruxaria, quebrar espelho, aaahhh socorroooo!!! ahahah

Zirium
Zirium
13 anos atrás

Senhores,

A END é política de Estado, pelo menos é o que se ventila, porque não manter o mesmo ministro, sob está optica no cargo para dar continuidade, uma vez que, essa é a frase da moda??

Não tenho nada contra ele, a não ser a predileção pela Jaca…

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

As coisas estão andando na atual administração, o fiel da balança do Jobim é o Rafale, que vai contra a FIESP, contra SBCampo, contra os metalúrgicos (sindicato?), contra a Embraer, contra Akaer, contra a opnião do Ozires, contra…

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O Jobim só seria ministro do Serra se ele aprender a falar sueco. Mas o comentário é que ele seria mesmo é ministro da Justiça.

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Pelego esse cara!….ministro da defesa no governo do Sr. Burns? Primeiro: Pra que ministerio da defesa num muito pouco provavel governo do Sr. Burns ? Pra defender o que? Ele vai vender tudo para os gringos mesmo !

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Alberto disse:
24 de outubro de 2010 às 19:32

Que venda, pelo menos não dá de graça como o seu amado Presidente fez com as refinarias para os Bolivianos e vai mandando energia elétrica para o Paraguai..

Wi
Wi
13 anos atrás

Já que o post menciona a politica, continuidade da politica de defesa, Washington, PSDB, PT, Dilma Roussef… Creio que o texto abaixo , publicado originalmente no jornal da “Strategic Culture Foundation” – a partir de sua seção norte-americana, especializada em geopolítica – é relevante: O texto original, na sua fonte, está aqui: http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html comentários e tradução parcial: No artigo intitulado “Elections in Brazil and the US Intelligence Community” (Eleições no Brasil e a comunidade de inteligência dos EUA), assinado pelo analista Nil Nikandrov, a instituição lembra que “o Brasil nunca pediu permissão para afirmar o seu direito à soberania e… Read more »

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Rodrigo,

1) Eu nao disse que ele é meu “amado presidente” em parte nenhuma do meu post.

2) Respeito sua opiniao em relacao ao questao da Bolivia mas nao concordo.Tem muito mais coisa envolvida nesta questao do que vc ou eu possamos imaginar. Alem disso, nao acho que um forum sobre defesa nao é o lugar mais adequado para se discutir isso.

Agora dentro do contexto e sendo mais pragmatico: Em qual administracao houve maior investimento na modernizacao da FAs?

sds

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Parabéns WI pela excelente tradução do pensamento de Nil Nikandrov, aliás da fundação que ele trabalha. Na verdade não estou surpreso, mas os detalhes impressionam, cada linha deste artigo nos leva à um livro de espionagem / contra-espionagem. Os interesses americanos e de dezenas de outros paises pelo Brasil e pela América Latina vem de décadas, que levou à cabo a Operação Condor.Não tenho dúvida alguma que os EUA não vão querer perder o controle da situação no mundo o que dirá no continente. É uma luta séria que está sendo decidida na urna, nunca vi tanta importância em uma… Read more »

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Jobim de novo ????? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO !!!!!!

Wi
Wi
13 anos atrás

RtadeuR ,

obrigado, más a tradução não é minha, apenas postei o texto, o que não diminui sua relevância.

Parece que esta tradução foi feita no Correio do Brasil, más o que importa é a origem do texto, não a sua tradução…

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Deixa eu ver se entendi.

O Fanfarrão do ministro do PT quer continuar trabalhando em um eventual governo do PSDB?

Esse não vale o que come…

Sobre o texto político publicado no blog:

Não foi proibido divulgação de material de cunho político aqui? Se for permitido, tenho uns texto bem legais, onde estrangeiros de alto gabarito analisam o provavel futuro que nos aguarda com os “vermelhuxos” no poder…

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Digam o que quiserem mas o NJ foi o ministro que mais fez ( aliás, foi o único que fez alguma coisa) na questão da Defesa do país.Será muito bom se ele continuar no ministério, desde que siga com o que já vem sendo feito, e não mude em razão do presidente/partido eleito. Quanto a matéria do Wi, demonstra perfeitamente o que eles ( e eu, particularmente ) acreditam que vai acontecer com Mrs. Burns no poder. Nossa iniciativa vai pro saco e voltaremos a nos curvar à vontade dos EUA, perderemos nossa influência em questões mundiais e abriremos as… Read more »