NOTA DO EDITOR: De tanto batermos na tecla, finalmente fomos ouvidos?

Tags: , , , ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

58 Responses to “Dilma Roussef envia carta às Forças Armadas” Subscribe

  1. ednardo ferreira 27 de outubro de 2010 at 17:16 #

    Uma coisa legal destas eleições (apesar delas estarem com campanhas baseadas em medo) é que os candidatos estão sendo cobrados por suas posições em uma série de temas.

    Religião, militares, economia, diplomacia, meio ambiente…

    Tudo bem que as respostas são todas daquelas bem feijão com arroz e no fim nada dizem. Isto quando temas polêmicos não são reduzidos a um mero ‘sim’ ou ‘não’, como se grandes temas pudessem ser resumidos a isso.

    Mas ainda assim acho um avanço, apesar de uma eleiçãozinha medíocre.

  2. Leandro RQ 27 de outubro de 2010 at 17:16 #

    Ou seja, não vai mudar nada.

    É a mesma conversa do Lula. Se boebear, foi o mesmo assessor que escreveu…

    E provavelmente o fanfarrão do Jobim vai continuar Ministro da Defesa.

  3. Paulo Cezar 27 de outubro de 2010 at 17:23 #

    A diferença entre as cartas é clara.

    Na da Dilma vemos propostas concretas e citações a ações que ja estão em andamento.

    Na de Serra há uma apelação a valores familiares e outras coisas que nada ou pouco tem a ver com as demandas da área de defesa.

  4. Sagran Carvalho 27 de outubro de 2010 at 17:26 #

    Temos 2 finalistas que realizam a campanha do terror total ( me parece até um tal de Goebels )…aliás de terrorismo eles entendem, uns mais do que outros, agora quanto a assuntos realmente relevantes à nação, somente enchem linguiça para a população menos esclarecida e nada falam de interessante aos um pouco mais esclarecidos…falar de defesa então….nem pensar…é assunto proibido, além é claro de puxarem o saco dos militares nestas cartas.

  5. RatusNatus 27 de outubro de 2010 at 17:36 #

    Exatamente Paulo Cezar, os militares podem acreditar em propostas concretas ou na promessa de “diálogo aberto”, como o próprio Serra disse.

    Então militar, chegou a hora da verdade. Acredita em quem?

  6. Alberto 27 de outubro de 2010 at 18:20 #

    Sagran,

    Concordo em genero, número e grau….nao existem grandes diferencas entre os dois candidatos. Entretanto, alguns dos eleitores bobos dos dois lados acham que estao salvando o Brasil de coisas com as que o cartaz abaixo sugere:

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Is_this_tomorrow.jpg

    O que estes eleitores nao precebem que PSBD e PT sao farinha do mesmo saco e que corrupcao existe e existiu nos dois governos. Politicos sao como jogadores de futebol: disputam em campo e quando terminam a partida vao tomar cerveja e namorar umas “marias chuteiras” juntos. Agora, os torcedor (tolos) quebram estacoes de metro e se matam….

  7. Paulo Cezar 27 de outubro de 2010 at 18:39 #

    ” Alberto disse:
    27 de outubro de 2010 às 18:20 ”

    Concordo com você que , em termos de corrupção, são farinha do mesmo saco , PT e PSDB.

    Agora em termos de ideologia são muito diferentes.

    O PSDB é neoliberal, privatiza, corta investimentos, não faz concursos, faz o estado minimo. O Deus mercado é soberano.

    O PT é social democrata , utiliza as estatais para promover o desenvolvimento, ao invés de vendê-las, abre concursos, o estado é promotor do desenvolvimento. No entanto não sonega o mercado, apenas não o coloca em altar divino.

  8. Galileu 27 de outubro de 2010 at 18:44 #

    AEW Brasil rumo a Marte, bom se cumprir o que disse né! ahaha

  9. Challenger 27 de outubro de 2010 at 19:19 #

    O Papel aceita tudo, mas na pratica são outros quinhentos, principalmente vindo de uma Mulher que tem um passado de afrontas e Magoas com as Forças Armadas.

    Como acreditar num Governo que enrolou 8 anos sem se quer decidir sobre uma questão “relativamente simples” como a compra de Aeronaves de Combate e fez a todos nós de Palhaços?

    Minha Opinião: Devemos temer seriamente pelo futuro das Forças Armadas, caso esta Senhora seja eleita Presidente da Republica.

  10. Paulo 27 de outubro de 2010 at 19:20 #

    Difere do Serra apenas na questão da revisão da lei de anistia, onde é omissa. Não quer se atritar com os falcões do Partido. Sabe que não terá como impedir se eles assim o desejarem.
    Aliás, esta revisão é a menina dos olhos dos comunas capitaneados pelo comuna mor Tarso Genro.

  11. Sagran Carvalho 27 de outubro de 2010 at 19:29 #

    PT – Partido dos Trabalhadores – Sócio democrata;
    PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira – Neoliberal…
    é pra matar viu….
    Daqui a pouco vao falar que as Forças Armadas seguem fielmente a doutrina de Stalin, Lenin e que são adeptos da Internacional Socialista….
    É…realmente papel…digo teclado aceita tudo….
    Os dois partidos seguem agendas parecidas tanto em termos economicos, politicos e de defesa….infelizmente!!!!
    Chega…cansei de politica hoje…

  12. Crusader 27 de outubro de 2010 at 19:31 #

    Acho que essa é 1ª vez que vejo os dois canditados falarem algo sobre nossas Forças Armadas…

    Milagre? Não…
    Desespero por votos? Sim…

  13. FlavioGrassia 27 de outubro de 2010 at 19:44 #

    Desculpe-me, mas…

    PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

    Só no papel mesmo, e olha que não sou Petista

  14. J.Claro 27 de outubro de 2010 at 20:25 #

    a dilma vai surpreender na área de defesa, podem escrever. o passado ficou no passado. ela será a comandante suprema das ffaas e certamente está a par
    da necessidade de um incremento nesta importante área.
    e porque? a musculatura econômica e as descobertas do pré sal ditará uma atenção especial para o tripé de sustentação da soberania nacional e defesa das nossas riquezas. ela sabe que sem forças armadas bem equipadas nem adianta se coçar.

  15. Almeida 27 de outubro de 2010 at 21:26 #

    Ué, eu mandei um comentário parecido ao do sr. J.Claro, mas não foi publicado em outro post. Eu disse isso: Dilma vai surpreender em relação às FFAA, que são do Brasil, o braço armado do povo brasileiro para a defesa dos nossos interesses. As riquezas são muitas e, para defedê-las, somente Forças modernas e bem equipadas. Dilma e Lula são nacionalistas e sabem que ter FFAA atuais é importante.
    Quanto ao passado, está lá, no passado. Ela mesma declarou, outro dia, descendo de heli em forte do Rio, quando alguém lhe perguntou o que sentia voltando àquele lugar onde esteve anos atrás: “é estranho, mas não tenho nenhum sentimento negativo. Está no passado”.
    Os militares estrelados sabem que é melhor Dilma, muito melhor. Assim como o restante do Estado, eles sabem o que sofreram nas mãos de FHC, Serra e turma.

  16. Vilas Nobre 27 de outubro de 2010 at 21:33 #

    É interessante ver os pontos foram utilizados na carta para sensibilizar os militares: o setor cibernético, espacial e NUCLEAR.

    Outro ponto que chama a atenção é a menção ao veículo lançador… mas com a adesão ao MCTR o Brasil não teve que abandonar o programa espacial militar ? Porque esta referência ?

    Outra coisa interessante é que a carta fala em helicópteros de transporte (EC-725), de reconhecimento (?? qual modelo cumpriria esta função, montado no Brasil ?) e de ataque (?? estaria se referindo ao AH-2 Sabre ou outro modelo puro de ataque ?)

    Pode ser que eu esteja delirando, mas a forma que a carta foi escrita me deu a impressão de conter uma “mensagem velada”. Espero que realmente tenha mais coisas por trás e que não seja somente um efeito estilístico para tornar a mensagem mais atrativa.

  17. KeplerK 27 de outubro de 2010 at 21:50 #

    Não dá pra ficar eufórico mas gostei, muito mais objetiva do que a carta do Serra.

  18. Welllington Góes 27 de outubro de 2010 at 21:58 #

    KeplerK, concordo com você!!!!

  19. Jeferson 27 de outubro de 2010 at 22:19 #

    Mas com todas a duvidas!!!!!!Prefiro a Dilma!!!!!!Pois vai dar continuidade!!!!!!Mas nunca Serra!!!!!!Pois da para ver!!!!!!!!Ele não sabe o que é Vants!!!!!Pra ele é disco voador!!!!Um avião moderno é melhor que homens que fica levando bala na fronteira!!!!!!!

  20. Julio 27 de outubro de 2010 at 22:25 #

    Sou cético quanto a esses dois. Dele nós sabemos que não sai nada que possa melhorar as FAs. Quanto a outra, uma incógnita. Dizer que passado ficou no passado!! tenho duvidas, lembro bem que ela na Casa Civil que deu o “start” pra tentar impor a lei da mordaça na imprensa e no MP e ainda tentou mudar a Lei da Anistia (junto com Tarso Genro e Vanucchi) e vão tentar novamente com ela no poder. Independente do que escrevam, quero ver cumprir, pois, os discursos e promessas mudam conforme o vento e os interesses por votos (digo isso de ambos os candidatos). Como dizem, na duvida, talvez um diabo velho do que um anjo novo.

  21. Galante 27 de outubro de 2010 at 22:50 #

    Estou até surpreso que o pessoal tá discutindo numa boa, com poucos exceções. Estamos evoluindo.

  22. Ditmar 28 de outubro de 2010 at 7:30 #

    Não acredito que ela escreveu esta carta da própria cabeça……tem acessores para isso e eles sabem bem o que os interresados no assunto querem ouvir.

    Isso acontece com todos os canidatos….

    Quanto matéria sobre o Serra só estranhei a data da carta (setembro) com a edição somente agora…..

    Vamos torcer para que o vencedor dessa eleição faça algo pelas nossas queridas forças amadas e não fiquem apenas nas promessas.

  23. Paulo Cezar 28 de outubro de 2010 at 8:03 #

    “Sagran Carvalho disse:
    27 de outubro de 2010 às 19:29 ”

    Pois é amigo.

    Por mais dificl que pareça ser, os fatos não mentem , o “Partido Social Democrata Brasileiro” é menos social democrata que o Partdo dos trabalhadores.

    Se quiser comprovar leia o livro ” a terceira via” , de Anthony Giddens, que é um marco da teoria social democrata.

  24. Nick 28 de outubro de 2010 at 8:06 #

    Se nessa carta tivesse um item como:

    x) O Orçamento geral das Forças Armadas será elevado de 1,54% do PIB para 2,5%, sem possibilidade de Cortes ou Contigenciamento por parte da Presidência, do Mininistério da Fazenda ou do Planejamento.

    Ae sim eu passaria a acreditar na seriedade dessa carta.

    Promessas de reequipamento sem garantias orçamentárias é ridículo. END sem suporte de $$$$ não é nada.

    []‘s

  25. massa 28 de outubro de 2010 at 8:44 #

    Deng Xiaoping (ex-lider Chinês ), dizia:
    “Não importa se o gato é preto ou branco, desde que morda os ratos”.

    Quem é da Esquerda ou da Direita?
    Não importa.
    O importante é sabermos, quem é o mais capaz, o mais preparado pra governar o Brasil, não é?

    Não sabemos o futuro, mas podemos ver o passado, vejam o passado de cada candidato/a, vejam a biografia deles !

    O resto é propaganda eleitoral, puro marketing !

  26. marujo 28 de outubro de 2010 at 9:44 #

    Primeiro, cumprimento Galante e equipe por divulgar as duas cartas, além da do Bolsonaro. Esta imparcialidade não estamos vendo na grande imprensa (Folha, Estadão, Globo e Veja. E ela é necessária para informação e por respeito ao cidadão e para estimular o debate em bases reais. E cumprimento o Paulo Cézar por suas felizes colocações neste tema. Quanto a mim, continuo acreditando que se o Brasil continuar reclamando algum protagonimso internacional e com pretensões de ser dono das riquezas do pre sal, algum nível de renovação de armamentos ele terá que promover. Vendo uma coisa de modo mais pessimista, digo que se com Dilma e Lula está ruim, muito pior será sem eles. Se é que isso é possível.

  27. Braziliano 28 de outubro de 2010 at 9:47 #

    Só para fins de contraponto:

    A ideologia marxista, nas suas variadas tonalidades (rosa ao vermelho), se fundamenta no:

    Internacionalismo: http://pt.internationalism.org/taxonomy/term/10

    Para essa turma nefasta, o destino do Brasil, assim como de outras nações, é a tal da soberania relativa.

    Alguém aqui já se deu conta que os únicos candidatos presidenciais que tivemos com condições de se elegerem, seguem o marxismo?

    Isso não é coincidência, mas provável fruto de conluio.

    Aguardem. O nosso despertar vai ser amargo com qualquer um dos dois.

  28. Yasser 28 de outubro de 2010 at 9:49 #

    Lembro uma vez que a Dilma comentou sobre a produção da industria bélica brasileira, quando a SAAB foi no ABC paulista. Ela deixou bem claro que a preferência dela era tudo aquilo que fosse produzido pelo Brasil, e por consequência gerasse mais emprego aqui no país. Se seguirmos essa linha de raciocínio da Dilma, daria Gripen na cabeça.

  29. Ricardo Bigliazzi 28 de outubro de 2010 at 10:41 #

    As Forças Armadas devem estar dando salvas de 21 tiros de canhão de tanta alegria em ver a Dilma, Zé dirceu e o Franklin Martins prestes a assumir a Presidencia do Brasil. (ler com doses cavalares de ironia).

    Esse “Povo de Brasilia” esta maluquinho da silva de ter uma revanche, principalmente contra o EB.

    Segue o jogo… teremos o Presidente que merecemos…

  30. berkut 28 de outubro de 2010 at 11:41 #

    Creio que a candidata do PT se eleita vai pelo menos continuar os trabalhos do governo Lula na àrea de defesa, já o candidato do PSDB já não acredito muito, Daí adeus FX, adeus quarani e adeus escoltas novas…
    O modo de governo do candidato PSDB é o mesmo do ex presidente FHC, sendo assim creio que ele não dará as FAAs a devida atenção, muitos ainda dizem que o FHC investiu mais que o Lula, mas se olharem bem o FHC só comprou velharia e sucatas que os países ricos não queriam mais e além disso era só restos de origem americana ou de algum aliado americano ou seja não podiamos comprar algo que contrariar-se os americanos.
    Já o governo Lula fez projetos de medio e longo prazo, tudo novo de fábrica com transferência de tecnologia o que é muito importante, é só comparar para ver.
    Fica fácil comprar restos militares de outros países que já estão prontos e que tem preço de banana, e ainda tem gente que fala que o FHC investiu mais nas fAAs.

  31. Ivo 28 de outubro de 2010 at 13:20 #

    Governo atual:

    Mirage 2000 : velharia
    F-5 Jordaniano : velharia
    Tracker : velharia
    P3 : velharia
    FX-2 : cadê?

    Sei lá,não me parece tão bom assim,e olha que a FAB é a força que está menos ruim.Sem falar no EB sem comida pra soldado e dependendo dos projetos nacionais que vocês já sabem onde sempre deram…e a MB que comprou uma coisa ali e outra aqui mas que todos sabemos também,não tem equipamentos dignos pra um país como essa extensão territorial.

    Sei não,acho que os últimos 16 anos anos não mudaram tanto na questão forças armadas.

    PS: não vou nem falar do GTE com A319 ACJ e Eurocopter zero pra não ficar chato.

  32. RatusNatus 28 de outubro de 2010 at 13:51 #

    Braziliano, dizer que o Serra é esquerdista… vc só pode estar brincando.
    Hoje este cidadão é o maior representante da extrema direita. Conta com apoio de todos aqueles, sem exceção, que deram suporte ao mais de 20 anos de ditadura no brasil. Como as Organizações Globo, Grupo Abril, Folha(que tem capital neonazista), estadão e etc..

    Eu concordo em parte com o Massa. temos que votar no mais preparado.
    O Serra só tem o segundo grau completo. Igualzinho ao Lula.
    Voto Dilma porque além de formada em economia, possui mestrado sendo assim, obviamente, a mais preparada.

  33. Tio 28 de outubro de 2010 at 13:53 #

    Como não tem opcão vou votar no Serra, porque ele tem respeito pela democracia, liberdade de imprensa e afins, já a Dilma não, só acredita nessa conversa de que ela mudou quem gosta de se enganar ou quem tem medo da verdade. Ela odeia os militares, é socialista e tem vídeos dela afirmando que é socialista, uma pessoa muda de uma hora para a outra suaas opiniões ideológicas? o que pregou durante a vida INTEIRA? Me poupem, não acredito nessa farsa. Ela já tentou colocar o PNDH-3 goela a baixo quando ministra da Casa Civil, o que fará como presidente?
    Para finalizar, ela nunca concorreu a nenhum cargo eletivo, nem pra sindico de apartamento… e de repente surge como cadidata a presidente do Brasil e o que tem a nos oferecer? Nada, não sei o que ela já fez pelo Brasil, fora o PNDH-3… ela é um peido… um peido do Lula, depende dele para ser eleita. Não é triste e vergonhoso o Brasil inteiro colocar uma pessoa destas, sem curriculo nenhuma, para dirigir nosso país?

  34. Soldier 28 de outubro de 2010 at 14:00 #

    Nick disse:
    28 de outubro de 2010 às 8:06
    Se nessa carta tivesse um item como:

    ” O Orçamento geral das Forças Armadas será elevado de 1,54% do PIB para 2,5%, sem possibilidade de Cortes ou Contigenciamento por parte da Presidência, do Mininistério da Fazenda ou do Planejamento.”

    Perfeito…Nada mais a acrescentar.

  35. @wagner 28 de outubro de 2010 at 14:06 #

    Estas suas acusações Tio ( Ou Vader) não procedem, a Dilma sequer teve a chance de provar algo , ela nem assumiu ainda. E é improvável que ela vá criar um governo de revanchismo. iSSO É HISTERIA que a Direita criou.
    Da mesma maneira falar que o Serra vai vender a Petrobrás tambem é histeria. Ele jamais conseguiria fazer isso.
    A Guerra fria acabou, senhores. A Dilma toma medidas tanto esquerdistas quanto direitistas, portanto, essa de que ela vai dar golpe socialista é coisa do passado.
    E não, Moscou não tem nada a ver com isso…

  36. defourt 28 de outubro de 2010 at 16:19 #

    >>>>> Antes de tudo: não estou defendendo politicamente este ou aquele candidato, apenas corrigindo um equívoco. <<<<<

    RatusNatus,

    O José Serra é Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Chile, com segundo Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade de Cornell.

    A definição para calcularmos o "ser mais preparado" é algo impossível de se mensurar. Títulos, Mestrados, doutorados etc. são apenas parte desta árdua pretensão.

    Senão gostaria de ver minha professora, a primeira mulher brasileira a ser intitulada com um pós-doutorado no exterior, em universidade renomadíssima em sua área.

    A tese dela é padrão "NINJA" :)

    Abraços a todos. :) :) :)

    Nota: interessante notar que se não fosse o Lula com o segundo grau a Mestre Dilma não estaria disputando as eleições. O Mundo é interessante não?

  37. Paulo Cezar 28 de outubro de 2010 at 16:25 #

    ” defourt disse:
    28 de outubro de 2010 às 16:19 ”

    O que é interessante caro amigo, é que o metalurgico fez um governo muito melhor do que o doutor.

    É interessante também que o Serra não tenha diploma de graduação, ele entrou, sabe Deus como, direto no mestrado.

    E o mais interessante de tudo, é que o Serra estava exilado no Chile, pelo governo do SOCIALISTA Salvador Allende, governo que foi derrubado por Pinochet, que era aliado dos EUA.

    Interessante essa contradição ?

    O cara estava exilado por um governo( Chile de Allende ), esse governo é derrubado, e ele vai estudar no país ( EUA ) que ajudou a derrubar o governo ?!?!?!?!

    Muito estranho….

    Dizem que o FHC recebeu dinheiro da CIA…. E o Serra como foi parar nos EUa para fazer doutorado em plena ditadura ?

  38. defourt 28 de outubro de 2010 at 16:57 #

    Paulo Cezar,
    Sim muito interessante.

    Reservada as devidas proporções,

    Em certo ano, aqui em minha cidade, houve um caso de uma moça que não concluiu o último ano do segundo grau e conseguiu, na justiça, o direito de ingressar na faculdade por esta ter entendido que a mesma estivesse apta, ao passar no vestibular quando a aluna resolveu se inscrever no segundo ano e passou obtendo inclusive ótima classificação.

    Se a moda pega…

    Hoje ela está formada.
    E até onde sei não podem contestar seu profissionalismo.

    Eu dou a isto o nome de ‘exceção de regra’.

    O problema deste regime é que a nossa Constituição diz que “…todos são iguais perante a Lei”.

    Mas também, na prática (que é o que vale), sabemos não ser nada assim.

    Moral da História: A Constituição do Chile afirma ser todo cidadão igual perante a Lei?
    E se afirmar ela não seria então igual a do Brasil em seus “devaneios”? :)

    Abraços.
    Nota: Não sou anarquista!!! :) :) Talvez um pouquinho pragmático e um tanto sarcástico pero sem ofensas a ninguém. :)

  39. RatusNatus 28 de outubro de 2010 at 17:06 #

    O José Serra é Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Chile, com segundo Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade de Cornell.

    Isso não é verdade! Reparou que vc não disse onde ele se graduou? Onde foi a graduação? Qual universidade? Procura aí e me diga!
    Não é formado! Não tem 3º grau!

    Ele nem aluno de economia era. Era aluno de engenharia e no 3 ano parou os estudos. Foi para o chile e lá, não estudou economia.
    Muito fácil verificar isso. Quantos anos ele ficou no chile? Quanto dura um curso de economia?

    Depois foi pros EUA, onde de fato fez um curso de extensão em economia. Um curso de verão, que não exige que vc seja formado em porcaria nenhuma.
    6 meses de curso e virou mestre! rsrsrs

    Ele tem apenas 2º completo + um curso de verão na Universidade de Cornell.

    Pro nível de estudo de um brasileiro comum, é mestre e doutor no que vc quiser.

  40. Roy Focker 28 de outubro de 2010 at 17:07 #

    Como já disseram a carta é bem escrita, na minha opinião até demais, com certeza ela não escreveu sozinha, teve ajuda de assessores, Tive a impressão de que a carta feita por serra é mais sincera, de punho próprio mesmo; Mais se a Dilma tiver pelo menos conhecimento de tudo citado na carta e da necessidade que nossas forças, já é um começo, mais só conhecimento e discurso bonito não basta é preciso vontade e ação.

    Em matéria de recursos e devida importância para nossas forças armadas tanto o PSDB, quando esteve no poder e agora o PT foram iguais, ou seja, ficaram devendo e muito. Nesse ponto pra min os candidatos são iguais. Agora a que se levar algumas coisas em considerações, como por exemplo, não se esqueçam da nova lei de recursos humanos que o PT queria aprovar e que praticamente acabava com a anistia.

    No governo do PSBD o pais passou por um momento difícil de recuperação econômica, não se tinha dinheiro pra nada, mais mesmo assim a MB teve de volta a sua aviação de asa fixa, nasceram e foram colocados em práticas programas importantes como o F-5BR e o Super Tucano.

    E no governo do PT? Oito anos e nada de novos caças para a FAB, com exceção do C-105 só se comprou avião para transporte VIP de políticos.

  41. Paulo Cezar 28 de outubro de 2010 at 17:14 #

    ” Roy Focker disse:
    28 de outubro de 2010 às 17:07 ”

    O parametro são só aviões ?

    É pensar um minuuto. Quanto pagamos pelo acordo do submarino nuclear, cuja base ja esta sendo construida ? U$ 10 bi ?

    Ótimo. Com esse valor , se estivessemos comprando produtos “na prateleira”, levariamos pelo menos 200 super hornet, de acordo com a matéria do Poder aéreo sobre a última compra de caças da marinha americana….

    Agora pergunto, o que queremos, comprar na prateleira ou ter a tecnologia e futuramente desenvolver nosso próprio caça ?

    Abraços…

  42. Angelo jr 28 de outubro de 2010 at 19:49 #

    “Continuara como prioridade o desenvolvimento do Veiculo Lançador de Foguetes e o desenvolvimento de satélites”.

    Como eles querem uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, se o soldado ainda tem de usar um fuzil com no minimo 20 anos?

    “Paulo Cezar disse:
    28 de outubro de 2010 às 17:14

    ” Roy Focker disse:
    28 de outubro de 2010 às 17:07 ”

    O parametro são só aviões ?

    É pensar um minuuto. Quanto pagamos pelo acordo do submarino nuclear, cuja base ja esta sendo construida ? U$ 10 bi ?

    Ótimo. Com esse valor , se estivessemos comprando produtos “na prateleira”, levariamos pelo menos 200 super hornet, de acordo com a matéria do Poder aéreo sobre a última compra de caças da marinha americana….

    Agora pergunto, o que queremos, comprar na prateleira ou ter a tecnologia e futuramente desenvolver nosso próprio caça ?

    Abraços…”

    Fosse assim, ia ser melhor a escolha do caça da Saab, que queriam fazer parceria. Ao menos na minha leiga opinião, seria uma proposta melhor do que comprar um caça já feito, pelo menos eles iam ser obrigados a fazer investimento no desenvolvimento do caça =)
    Nada contra a escolha do Rafale, visto que a tecnologia de caça no Brasil está atrasada.
    Mas, como está mesmo muito atrasada, com poucos caças (temos a mesma quantidade de caças que a Suíça), poderiamos esperar um pouquinho mais e fazer um negócio que seria muito melhor.

  43. Sagran Carvalho 28 de outubro de 2010 at 19:55 #

    Pessoal,
    Cada um acredita no que quer….isto faz parte da democracia…mas “alguns” aqui mencionarem que instrução é o que importa….engraçado né….o nosso presidente tem ensino médio tirado a força, e quando fala é igual a um “letrado”…
    Agora….neguinho aqui vir falar que a nossa “candidata” é uma pessoa letrada, inteligente e o pior de tudo defensora dos interesses da nação é dureza viu….
    Tem uns comentários de ditos “intelectuais” que é dificil de ler e principalmente aceitar….
    Falam isto….falam aquilo….como se o Brasil se resumisse a uma disputa entre duas legendas….o resto não interessa!!!
    Lembro que nesta eleição não estamos votando no melhor, e sim, estamos optando pelo que menos mal fará a nação….disso a maioria nem se lembra e muito menos aceita….fazer o que….é um direito de cada um….graças a DEMOCRACIA….que um dos candidatos não é muito fã…inclusive lutou…e digo isto literalmente….pois roubou, assassinou…e isto em nome do dito socialismo!!!!
    Agora…o outro candidato não é muito diferente, sendo que apenas não pegou em armas e nem usurpou a lei em nome de um “ideal”…!!!! Foi extraditado antes….
    Eu fiz minha opção por um dos dois, não que esta opção seja a melhor….diria que é a menos pior ( em minha opinião ).
    Agora o que não aceito, é ficarem defendendo o atual governo, com se o mesmo fosse o “melhor” da história desta nação….
    Quanto ao governo anterior….não tenho muito a dizer….até porque, passamos por várias mudanças nestes ultimos 16 anos…e a melhora das condições econômicas não foi milagre do governo anterior, nem administração excpcional do atual governo…aliás muito pelo contrário….o que colocou este país no rumo certo em relação à economia foi o Plano Real…que aliás…na loucura de assumir o poder o governo atual foi contra.
    Vejo a briga e propaganda que fazem com relação às privatizações….como se isto fosse um dos 7 pecados capitais…
    Só que não se lembram que antes das ditas privatizações ( que o capeta cuide de quem as fez ) uma linha de telefone custava em torno de R$ 20.000,00 e que pagavamos e ficavamos uns 3 anos( na melhor das hipóteses ) na fila.
    Internet então….era coisa de rico….celular era sonho de consumo….
    Quero que me mostrem alguma empresa privatizada, que hoje não esteja numa situação bem melhor do que era quando estatal.
    Aliás….estatal….na verdade era um cabide de emprego que os donos do poder dividiam entre os “aliados”, sem responsabiidade nenhuma com resultados ou lucro….
    Hoje….sem medo de errar…todas as “privatizadas do demonio” dão mais lucro ao governo ( via impostos ) do que quando eram “patrimonio do povo e da nação”…engraçado né…

  44. Angelo jr 28 de outubro de 2010 at 19:59 #

    PS.: Infelizmente esqueci de colocar no comentário anterior, mas programas de modernização das FAB tem de ser levadas mais a sério. É importante sim que desenvolvamos satélites e todo o mais, só que país com forças armadas fracas não é levado muito a sério lá fora.
    FORA, as óbvias vantagens de aumento da indústria bélica no Brasil, como a geraçào de empregos nas indústrias, e no desenvolvimento dos armamentos.

  45. Iank 28 de outubro de 2010 at 20:48 #

    Meus Caros Leitores que aqui discutiram a questão até o momento, notei muitos pontos interessantes em todos os comentários, a política do Brasil esta longe de ser um bom exemplo, à corrupção em todos os niveis da nossa democracia, e nesse lenga lenga fico com a esquerda, porque apesar de tudo que eles fizeram em oito anos não ser muito, foi muito mais que os de direita fizeram em 12 anos de mandato com FHC e Itamar Franco, toda vez que lembro isso uso a “VALE” como exemplo, ela foi privatizada por cerca de 3 bilhões de dollares, hoje ela vale 150 Bilhões de dollares, e por exemplo esse ano ela teve um mizeria de Lucros de 10 bilhões de dollares ou seja muito mais que o triplo do valor pelo qual foi vendida, todos falam que ela cresceu co m a dramatização, mais Se FHC tivesse tomado as medidas que os acionistas tomaram após a privatizarão, sem vende-la, e tivesse a administrado direito essa empresa hoje seriamos donos de uma das maiores multi-nacionais do globo, e teríamos uma empresa extremamente lucrativa e nossa. O caso do Osório que foi simplesmente outro erro grave na política ocorreu quando, a dirita estava no poder, com medo dos EUA deixaram de produzir o melhor tanque do mundo, e o pior deixaram falir a Engensa, o que a esquerda ñ deixou ocorrer com a Avibras, e outros exemplos erros da direita, apesar dos erros do atual governo, não vejo ele produzido navios cargueiros e plataformas na Alemanha, dando emprego aos estrangeiros, e povo brasileiro que se … O povo brasileiro viu uma luz no fim do turno, vemos o Brasil querendo tecnologia. e esse e o caminho pra sermos respeitados la fora e sermos grandes, afinal quantas toneladas de soja precisamos vender pra comprar um caça feito no exterior, temos que ajudar a nós, vamos desenvolver tecnologia, assim produziremos mais alimentos, armamentos, e etc. no Brasil dando oportunidades, conhecimento e capacitação a nossa gente, abaixando a cabeça pro EUA, e emprestado dinheiro do FMI isso não vai ser possível.
    E assim penso na minha humilde opinião que a candidata Dilma e a melhor opção!

    Sds a todos;

  46. Sagran Carvalho 28 de outubro de 2010 at 21:23 #

    Engraçado caro Iank,
    Quando a Vale foi privatizada a mesma era deficitária ( dava prejuízo, como a CSN, os Bancos Estaduais, a Açominas e outras ) e o pior….pagava menos imposto do que paga hoje aos cofres publicos….
    Ainda bem que Vale, Embraer, Telefonicas, Bancos Estaduais e etc foram privatizados, porque caso continuassem estatais, tendo o “povo” como proprietários o atual governo “maravilhoso…o melhor da história….nunca antes na história deste país” não teria reservas para criar o bolsa esmola….e olha que mesmo com as privatizações, este governo ultra-hiper-mega excelente ainda deu aval ao governo anterior para receber empréstimo do capeta FMI que o fez ter recursos suficientes em caixa para tocar o Brasil de então….
    Agora….quanto a reaparelhamento das FA….não discordo, foram 2 incompetentes os ultimos governantes. Um comprava usados de prateleira e o outro assume dividas que não irá pagar, além de não ter definido 2 FX…
    Preciso desenhar….
    Quero que entenda…..existe vida inteligente neste PAÍS além de PT e PSDB, o que não nos isenta de escolher entre os dois o menos pior para o futuro da nação.
    Capit…..

  47. Tio 28 de outubro de 2010 at 22:30 #

    @wagner disse:
    28 de outubro de 2010 às 14:06
    a Dilma sequer teve a chance de provar algo.

    Resposta : A Dilma teve chance de provar TUDO sim senhor, me engano ou estamos em horário eleitoral? Ela poderia ter muito bem dito e mostrado as PROVAS de que ela nunca planejou colocar em vigor o PNDH-3… poderia ter provado também que não disse que era SOCIALISTA em 2007 em uma entrevista a Folha de São Paulo, o vídeo esta no youtube. Meu amigo, ela teve as chances para provar sim, e ainda tem porque, se não me engano, ainda estamos em horário eleitoral; ela não prova porque NÃO TEM COMO PROVAR. Esta que é a verdade!

  48. Almeida 28 de outubro de 2010 at 22:46 #

    Vocês, que são militares ou estudiosos, enfim, acham que o senador Mercadante pode ser o ministro da Defesa, ele que tem irmão e pai militares (acho eu, me corrijam, por favor)? O que acham da ideia? Ele é nacionalista também e próximo da Dilma. Será que os oficiais generais aprovariam o nome dele?

  49. Roy Focker 29 de outubro de 2010 at 8:17 #

    “Paulo Cesar” concordo os parâmetros de comparação não devem ser só sobre a questão dos aviões, mais foi o argumento que usei para dar como exemplo de minha opinião, pois acredito que a grande questão na área de defesa que o Lula não resolveu foi o FX-2, é o mais urgente, pois a mais de 35 anos a FAB não tem um vetor no estado da Arte, Isso é uma humilhação para o maio pais da America Latina e um dos maiores do mundo.

    Torço muito para que o programa dos SUB-Nucleares de frutos para o país e reconheço que foi alavancado neste governo, (Lembrando que a tecnologia do reator nuclear a MB já tinha desenvolvido) mais isso é mais uma prova que o FX-2 foi sempre deixado para depois talvez por culpa da FAB também que acreditou nas promessas do Lula e do Jobin.

    E em cima do que o amigo Sagran Carvalho comentou sem duvida não se trata da disputa de duas legendas, meu comentário se baseou na comparação destas, porque o blog postou a carta de Serra aos militares e Agora postou a carta da Dilma. Eu também já fiz uma escolha, que acredito que seja a menos pior e a mais preparada. Agora acima de tudo e como bom Brasileiro que apanha de tudo quanto é lado e mesmo assim acredita no Brasil torço para que ganhe o melhor.

  50. Ageu Amorim 29 de outubro de 2010 at 9:06 #

    Faço coro as opiniões quanto ao PSDB, partido neo-democrata, que arrasou nós os militares em 2000, publicando a medida provisória 2131 que nos logrou direitos e prerrogativas (é só pesquisar na web)que tinhamos conquistados a longo de anos. Infelizmente, existem militares que são amputados de memória e se esqueceram desso fato. Nessa eleição sou PT desde criancinha. È Dilma na cabeça.

  51. defourt 29 de outubro de 2010 at 11:28 #

    1 – Apenas para ressaltar, principalmente nestes dias em que ninguém mais lê completamente os comentários, que não sou a favor da defesa do desconhecimento e da falta de cultura por meio desta fala, descabida e infeliz, da glamour(ização) da ignorância.

    2 – Não tenho conhecimento para afirmar que o Mestrado e Doutorado do presidenciável seja ao nível de um “curso de verão”. O que fiz foi repassar o que eu procurei ler em seu curriculum; em boa fé de minha parte.

    3 – E mais uma vez: não faço propaganda política, apenas estava corrigindo o que penso ser um equivoco.

    4 – Se houve um erro de avaliação para que este título fosse reconhecido (se fora reconhecido) no Brasil, este deve ser atribuído então ao ministério da educação que segundo o colega não sabe mais a diferença entre um Mestrado, um Doutorado e um cursinho de verão.

    Abraço a todos!

  52. dokas 29 de outubro de 2010 at 18:49 #

    esquecendo a briga de “torcidas”(quis dizer partios), algo q me chamou atençao foi a carta citar a questao nuclear, n sei se é referente só ao submarino, ou(eu me lembro de ter lido em algum lugar, n sei nem se é oficial) se refee a outras utilidades belicas, como bombas atomicas e coisas, genero, se eu n me engano dilma era a favor, mas como ninguem falou nada dessa parte antes ta ai um comentario.
    quanto ao serra ser de esquerda, n é nem novidade, quanto ao neoliberalismo, ele n é o fhc, apenas e do mesmo partido é tao incognita quanto dilma, direita mal existe no brasil, quem dera tivesse a msm notoriedade do psdb(e olha q n é partido q mais aparece), se vcs acham q so o psdb privatiza, quem privatizou as estradas recentemente? quem abriu o captal do banco do brasil? quem vendeu açoes da nova area de exploraçao da petrobras? pt tb privatiza.

    Sagran Carvalho disse:
    28 de outubro de 2010 às 21:23

    concordo com vc, alem desses dois tipos de seres existe vida inteligente no brasil, talvez por isso a marin tenha ganhado quase 20% no primeiro turno.

    PS: para n ficarem falando q defendo um dos dois candidatos ja to adiantando q meu voto é nulo, pq pra mim n tem diferensa.
    PS2: eu sou de direita msm.

  53. @wagner 30 de outubro de 2010 at 9:12 #

    Cara vc viu a Dilma propondo abolição de propriedade privada produtiva, estatização ao estilo chavista e outras neuras assim ? Não. Então, sem essa. A Dilma nunca teve poder de verdade, até agora…

  54. Neto 30 de outubro de 2010 at 11:11 #

    Senhor, livrais- nos do psdb! chupa bando de psdb…entreguistas do caralho.

  55. berkut 30 de outubro de 2010 at 14:46 #

    Caro Ivo não sou nenhum especialista, mas vc está meio por fora das coisas, o mirage2000 é apenas um ´´tampão“ até que seja escolhido o caça do FX, o FX que por sinal engasgou na era FHC que passou a bola para o governo Lula, mas o atual presidente prometeu escolher o novo vetor pra fab antes de terminar seu mandato, os F-5 que vieram da Jordânia não é substituto do FX, mas sim um complemento dos F-5 que já possuimos ou seja um aumento de capacidade, pois eles serão também modernizados para o padrão BR, o tracker é o único do tipo que a MB necessita que tem dimensões e peso que podem ser usados no A-12 São Paulo, pois se existir outro mais moderno que o A-12 São Paulo pode lançar com suas catapultas me diga qual? O P-3 se vc não sabe é um projeto do tempo do governo FHC.
    Se as forças armadas brasileiras estão do jeito que estão foi por causa dos outros governos que não deram a mínima para elas, principalemte o governo FHC, mas as coisas estão melhorando sim, é só ver: Novos Subs convencionais, nucleares e até um estaleiro base só pra eles, helis Mi-35 , S-70 e Caracal, os piranhas para os fuzileiros, os novos quarani para o EB, modernização dos A-4, AMX, A-27, M-113, Bandeirantes, esses projetos digamos já concretizados, ainda tem os que stão em andamento: betarias anti-aéreas tor m-2 e helis MI-35(ou MI-28), novo fuzil, vants, aviões reabastecedores, radares saber, missel anticarro da mectron, o Ar-Darter, mais C-295, KC-390 o ´´FX naval“ que virão novas ecoltas, NpaOc, navios auxiliares e o tão esperado FX-2. Isso tudo com Transferência de tecnologia.
    No governo anterior nossas forças não tinham dinherio nem pra fazer exercicos de treinamento, diferente do que agora no atual governo, que esta sendo feito exercicícios e mais exercícios tanto nacionais como também com outros paìses.
    Não tem como transformar o país numa potência militar num estalar de dedos.

  56. Roy Focker 1 de novembro de 2010 at 8:06 #

    Ok, berkut, torço para que voce esteja certo e que tudo se realize no mandato novo que vai nascer…

  57. Cristiano GR 1 de novembro de 2010 at 18:03 #

    Agora a vaca foi pro brejo!

    É tudo bravata de político.
    Imaginem que uma pessoa que foi a vida inteira inimiga de militares e sempre quiz botar muitos militares no banco do réus vai estar dando presentinhos a estes.

  58. Cristiano GR 1 de novembro de 2010 at 18:10 #

    O Challenger está coberto de razão.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Agrale lança novo trator 540.4 na Expointer 2014

Caxias do Sul (RS), 28 de agosto de 2014 – A Agrale apresenta na edição 2014 da Expointer o novo […]

Mapa de Exército da China incorpora áreas em disputa

Por Marcelo Ninio A notícia de que o Exército da China está distribuindo a seus soldados uma nova versão do […]

Otan afirma que mais de mil soldados russos combatem na Ucrânia

Mais de mil soldados russos combatem atualmente em território ucraniano e principalmente na zona de Novoazovsk, informou nesta quinta-feira um […]

Primeiro-ministro da Ucrânia acusa russos de invasão e pede reunião da ONU

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, pediu hoje aos países ocidentais a convocação urgente do Conselho de Segurança das Nações […]

Coluna blindada russa é vista no sul da Rússia, perto da fronteira com Ucrânia

Um repórter da Reuters viu nesta na quinta-feira uma coluna de veículos blindados e soldados perto de uma aldeia russa […]

Vídeo: Infantaria da IDF em Gaza, julho de 2014

Forças Especiais e Paraquedistas israelenses, durante a Operação “Protective Edge”, em julho de 2014. A IDF caçando combatentes do Hamas, em Gaza.