William Waack discute com convidados as perspectivas para o Brasil em relação ao tema

2a Parte

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

um debate bem otimista com relação às pespectivas de
aumento na musculatura militar brasileira. que assim seja.

tell
13 anos atrás

O Brasil precisa se situar melhor na geopolítica, levando-se em consideração a ameaça Americana e os interesses Europeus, como sendo os nossos principais inimigos, dado as intenções já manifestadas pela região amazônicas e seus recursos e agora também, pela área marítima do pré sal. Nessas circunstância creio que o Brasil deveria criar um G3 com Brasil, China e India como oposição as intenções Americanas no Atlântico sul assim como, uma maneira de equilibrar o poder do G8. Nas questões financeiras referentes aos gastos em reaparelhamento das Foças e reativação da industria bélica do país, é importante uma nova formulação dos… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Eu gosto muito do trabalho do experiente reporter William Waack, e devemos reconhecer o esforço deste em levar a grande mídia e à sociedade civil em geral o debate sobre o tema DEFESA. Contudo, mesmo aplaudindo o esforço, devo fazer uma pequena crítica. Os debatedores estavam muito alinhados, todos com opniões semelhantes, o que transformou um possível debate em um grupo de trabalho, em um jogo de palavras em que um repercutia e aumentava o que o outro falava. – Alexandre Fuccille (Cientísta Político da FACAMP); – Gustavo Heck (Professor da ESG); – Roberto Godoy (Jornalista do O Estado de… Read more »

Mario no japao
Mario no japao
13 anos atrás

muito bom o debate e seria muito legal se fosse retransmitdo na tv aberta pois e um assunto de interresse nacional

Marco antonio Lins
13 anos atrás

Srs

Concordo plenamente com o cometario anterior.Deveriamos ter um debate em TV aberta,temos que chamar atenção da sociedadde para as necessidade de uma Defesa respeitavel.

Lobo
Lobo
13 anos atrás

E nenhum dos bem informados participantes deu chiliques contra o rafale! Ninguém!

grifo
grifo
13 anos atrás

O nível do debate foi mais uma vez deprimente. A parte da “geopolítica de botequim” foi terrível, mas o que já era ruim ficou ainda pior quando se falou no reequipamento das FFAA. O Oscar vai para o Godoy, que resumiu a escolha do F-X em “americano não transfere nem parafuso”, “o caça sueco não existe” e “o Rafale vai transferir toda a tecnologia”. Coitada da FAB que gastou um ano avaliando detalhadamente as propostas, era só ter perguntado ao Godoy que ele já sabia a resposta. Preço? Não importa, ao que parece o Brasil vai ser uma potência e… Read more »

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Willian Waack? Não, obrigado prefiro até mesmo o Ratinho ou o Raul Gil, pois não querem passar a imagem de entendido em algo que não sabe nada.

Ele poderia fazer um programa onde debateriam o que fazer com jovens filhos de classe A e B que ao ver uma ordem de parar da Policia, saem acelerando seus carros em perseguição por uma cidade inteira, para não serem revistados. Aí teriamos um tema interessante para esse jornalista.

Giordani RS
13 anos atrás

“Lobo disse:
22 de novembro de 2010 às 11:39
E nenhum dos bem informados participantes deu chiliques contra o rafale! Ninguém!”

Também me surpreendi com isso e foram além, deixaram bem claro que o NG é uma aposta… mohhh…

Marcio Alves Vieira
Marcio Alves Vieira
13 anos atrás

Caros amigos, Mario no japao e Marco antonio Lins, concordo com vocês. Porem acho pouco provavel que isso ocorra tão cedo. Os nossos “políticos” aqueles da “elite branca”, não tem nem um pouco de interesse em difundir essa idéia.

Forças armadas forte, pais soberano !

Marine
13 anos atrás

Ivan e Grifo,

Perfeito o comentario seus! O nivel realmente e muito fraquinho, alias ha inumeros comentaristas daqui da trilogia que poderiam ter falado a mesma coisa.

Ficou um grupinho do “sim” e ninguem levantou qualquer opiniao contraria, um contra-argumento ou sequer realmente aprofundaram o tema.

Uma pena, espero que isso nao seja o melhor que o povo brasileiro possa ver na TV como seus especialistas no tema.

Sds!

o patriota
o patriota
13 anos atrás

Uma pena o não ter debates sobre reequipamento e necessidade de uma força armada forte na TV aberta,acho que a nossa sociedade brasileira poderia ganhar muito com este tipo de informação da mídia,e assim poderíamos ter mais pessoas realmente crentes nessa necessidade,uma coisa vi neste debate e acho que vai vingar;acredito que realmente teremos um reequipamento robusto,acredito que temos uma industria querendo produzir equipamentos e pelo visto o governo esta disposto a se compromenter com essa industria(isto eu acredito baseado pelo que tenho lido neste site)

Galileu
Galileu
13 anos atrás

ahahah

Sem sacanagem, mas o que a gente fala aqui, em muito mais conteúdo e veracidade, do que eles falaram no programa…..

E olha que a gente não ganha um centavo por isso!!

Tá feia a coisa, o Willian Waack, entra no blog e se informa!! os “véio” ai sabem nada.

zmun
zmun
13 anos atrás

Como esse Godoy fala M….

Nick
Nick
13 anos atrás

Gostei do debate, apesar que como o Ivan disse, faltou um “debate” mesmo. Foi mais uma exposição de opiniões sem nenhum discordar dos outros dois. Mas mesmo assim foi importante. Usar o Pré-sal e a OTAN como argumento faz sentido, visto que não temos um “inimigo real”. De qualquer forma é importante ter essa discussão sendo levado para o grande público, apesar que TV a Cabo é limitado ainda. E o Godoy defendendo o Rafale com o argumento da ToT Irrestrita de novo…. Agora se colocarem que cada tecnologia embutida no Rafale, teremos na “faixa”, ae até eu virava Rafalete.… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Nick, Sou Gripeiro, vc sabe, mas “usamericanus” parecem que estão acordando com relação ao Brasil. Não falo apenas da Celma/GE, uma realidade lucrativa para EUA e Brasil, mas das novas propostas da Boeing, como pode ser visto no Valor Econômico ou mesmo no Blog Cavok: http://cavok.com.br/blog/?p=23077 Só um pequeno trecho: ” A Boeing propôs à Embraer um pacote com dez projetos de parceria, entre os quais a construção de uma fábrica no Brasil, provavelmente em São José dos Campos (SP), que forneceria peças para todos os F-18 Super Hornet, o caça americano, que a empresa negocia atualmente no mundo.” …e… Read more »

Nick
Nick
13 anos atrás

Caro Ivan, Realmente, essa proposta da Boeing seria para acabar com os argumentos pró-Rafale, e até mesmo os pró- Gripen. Teria um link com detalhamento desses 10 projetos??? No mais concordo 100% que o Brasil e EUA tem muito em comum, e uma aliança com eles não seria ruim, exceto para o pessoal que vê neles, o Grande Imperio Satânico do Mundo. E já vejo também movimentos de no futuro, uma grande aliança sendo formada pelos países do ocidente, mais a Russia e a India, para digamos equilibrar o mapa geopolítico. Quanto a nós, se depender da ideologia desses governos,… Read more »

Marine
13 anos atrás

Ivan, Hoje o amigo esta dando aula de sensatez! Realmente nao tenho o que acrecentar. Como ja citado por voce mesmo, os EUA sao muito mais nossos “primos” culturais, ideologicos, economicos e politicos do que qualquer pais oriental, arabe ou ate mesmo muitos europeus. Na verdade o “american way of life” ou o “american dream” nao e nada diferente do que o brasileiro em geral deseja para si. Todos os dois buscam conquistas financeiras similares como a casa propria e o automovel particular. Ambos desejam que os filhos tenham cursos universitarios para que sejam mais bem sucedidos do que os… Read more »

Antares
Antares
13 anos atrás

Essa idéia absurda de que temos de nos defender porque vão querer roubar o nosso pré-sal é paranóia de antiamericanos. Tudo é culpa dos americanos! O ódio contra os americanos tem suas raízes no combate ao comunismo, esse ódio é mantido, divulgado e defendido pelos comuninhas derrotados que não aceitam a derrota. As viuvinhas da cortina de ferro estão sempre revoltadas. Os comunas têm ódio dos EUA por terem sido o principal responsável por impedir que dessa ideologia comuna falida infestasse o mundo inteiro. Os vermelhinhos criaram a moda antiamericana e se infiltram em todos os lugares para pregarem esse… Read more »

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Esse odio que os comunistas sentem pelos americanos é algo parecido com o odio que Hitler nutria pelos judeus.
Sem nenhum fundamento, totalmente irracional!!!

Marine
13 anos atrás

Voltando ao topico estrategico e geopolitico da materia… Os comentaristas parecem falar de um vacuo, um ponto de vista fora da realidade. Vejam bem, eles assumem que a China e inclusive o Brasil continuarao crescendo sem parar e assumem que nenhum dos dois paises terao erros que possam impedir tal crescimento sem freio. Bem, nos todos sabemos que todos os dois paises, principalmente a China possuem grandes desafios sociais e politicos ainda nao resolvidos e ignorar tais desafios deixa a discussao um tanto amadora. Eles tambem assumem que os paises tradicionais como potencias hoje cpntinuarao a cometer erros e que… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Antares, Nem tanto a terra nem tanto ao mar… O anti-americanismo é um resultado pernicioso dos extremos, que usam este “sentimento” ou “ideal” para alimentar interesses escusos. Porque dos extremos? Tanto a direita como a esquerda usa este instrumento maniqueísta para resguardar suas posições. A direita americana cansou de usar o maniqueísmo sombrio, no sentido que o mundo só tinha duas posições, contra os EUA ou a favor dos EUA. Fizeram isto dentro do próprio país, com o FBI de Edgar Hoover acusando quem tinha uma visão diferente de “comunista”, “vermelho” e que tais. Isto não poderia terminar bem… A… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Marine, Um General Hindu, não me lembro qual, costumava dizer que, se vc nomina um possível inimigo, transforma este possível em inimigo real. Vc não encontra declarações da Índia nominando a China como rival econômica e possível inimigo militar. Mas todo mundo sabe que eles vão se enfrentar um dia, em um campo ou outro. Me preocupa a facilidade com que intelectuais e Ministros de Estado tentam nominar os Estados Unidos da América como “possível inimigo”. Justamente um dos poucos países cujos soldados sangraram junto com os nossos, nas escarpas da Itália, contra o nazismo. As ameaças do mundo existem,… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

O pior “painel” já apresentado. Os 3 convidados pareciam vacas de presépio da END, ninguém apresentando opções. Mas como disse o Sr Waack, é o único programa que se preocupa com o tema DEFESA. Muito boa iniciativa.

AGILIZADOR
AGILIZADOR
13 anos atrás

Na minha opiniao os ESPECIALISTAS EM DEFESA E EM GEOPOLÍTICA falaram tudo e mais um pouco.
Gostei muito do debate pois nele constou muitas coisas úteis.
Quanto ao amigo grifo que falou que o debate foi deprimente, já que sabe tanto de defesa e geopolítica, porque os karas da globo nao te chamaram para ir lá debater?
aaaaaaaa nao, lá é lugar para especialistas.

Abraço

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Excelente debate, do mais alto nível, otimista/realista, visionário e imperdível.
Sou assinante da Globo News e não tinha visto, parabéns ao blog por apresentá-lo. Haverão divergências para os números, mas isto não importa, o importante é o caminho que está sendo seguido, a mudança de doutrina e o programa de Estado que parece estar sendo incutido aos poucos nas mentes pensantes , políticas, industriais e políticas deste país.
Parabéns.

Ordones
Ordones
13 anos atrás

Parabéns ao Ivan,Marine e Antares que tiveram um debate de alto nível… congratuletions….

A7X
A7X
13 anos atrás

Bem, creio que a iniciativa foi bastante válida, pois, mesmo sendo um programa de TV a cabo, tendo está um alcance um pouco restrito ainda entre os brasileiros, ajuda a mostrar o quão importante é o tema defesa e como ele pode ter influência sobre uma nação. Concordo, porém, que faltou uma voz divergente, que apresentasse outros pontos de vista ao debate. Por exemplo, quando se falou sobre F-X2. Um leigo no assunto, após ter assistido ao programa, deve ter pensado que o proposta da França é maravilhosa e se perguntado porquê ainda não fechamos contrato com eles. Faltou alguém… Read more »

WAR
WAR
13 anos atrás

O Waack é um dos melhores reporteres entrevistadores do Brasil. Não esqueçam que tinha um professor da ESG presente que não discordou do que foi dito. O Godoy viaja, mas é um jornalista e não precisa de conhecimentos como “onde ficam culatras” e outros detalhes técnicos. Se fosse assim, nosso Jobim tava frito. Deixem por menos, amigos. Já houve tempo em que falar de armas de guerra no Brasil era “perigoso”. Abraço!

WAR
WAR
13 anos atrás

Perfeito A7X!!

SELVA!
SELVA!
13 anos atrás

Temos que nos alinhar sim com EUA assim Como Getúlio Vargas fez e deu um salto no desenvolvimento do Brasil.

Esses comunas com atrofia cerebral e sonhos lunáticos que demonizam os EUA precisam tomar Gardenal…

Viúvas do Muro De Berlim

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

“…falaram tudo e mais um pouco.” Você sabe quantos submarinos o Brasil já teve? Quantos têm agora no “pronto uso”? Sabia que os subs que temos agora nem estarão “vivos” até lá? Escutou direitinho o que esse tal de Roberto Godoy falou sobre a “frota” de subs. Parafraseando o comentário do PN (você poderia dar uma olhadinha), o comentário desse cara deveria se chamar “viagem ao fundo do mar” (aliás, uma série muito boa!), viajou na maionese!Falaram apenas o óbvio. Enquanto isso, com o poder possuído pela Globo, que não o usa para trazer esse assunto para o “povão” que,… Read more »

Antares
Antares
13 anos atrás

Caro Ivan, Você veio enriquecer o nosso texto de maneira correta e elogiável. Não fui claro quanto à direita, também, usar do antiamericanismo, contudo citei ditaduras de forma genérica, o que inclui a direita, porém nem toda direita é ditatorial, mas mesmo as não ditatoriais utilizam-se do antiamericanismo, entretanto nem toda direita é antiamericana. Existem vários estudiosos teorizando sobre isso, sendo que existem teóricos, como por exemplo, Paul Hollander, que pensam que o antiamericanismo nem é um verdadeiro ódio contra os americanos. É interessante a afirmação de que antiamericanismo é em parte criação da direita americana. No entanto, o antiamericanismo… Read more »

V.T.G.
V.T.G.
13 anos atrás

Algumas perguntas:

Existe alguma relação entre a 4º Frota e o Maluco Venezuelano? A Portenha Saudosista (Faucklands/Malvinas)? E o Minério Africano?

O fato do Brasil ainda não ser ponto de debate na OTAN, tendo em vista a sua corrida armamentista, inclusive com interesse em tecnologia nuclear, pode ser concluir que os EUA não vêem o Brasil como futuro inimigo?

Obrigado

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Para quem assina a tv a cabo, o Painel vai ao ar todo sábado à noite na Globo News e é reapresentado no domingo à noite pelo menos. Assuntos de defesa são discutidos na tv aberta, no Canal Livre, na Band aos domingos à noite. Talvez até tenham sido abordados no Roda Viva da TV Cultura, mas não posso garantir. Mas estes programas sofrem a concorrência de BBB, Fazenda, Domingo Espetacular, Fantástico e por aí vai. Duvido que alcancem 2% de audiência. Quem seria louco colocar um assunto que não rende audiência no lugar de um programa que dá 30%… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Marine Quem poderia integrar uma aliança com o Brasil para confrontar a OTAN? Angola? Namíbia? Argentina? Camarões? Senegal? O que foi falado no programa (não vi estes vídeos, vi o programa na tv) foi que o Brasil sugeriu aos países africanos que peçam na ONU a extensão de suas águas territorias para 200 milhas, pois na costa africana também existe o pré-sal. Mas para que isto seja possível, é preciso um estudo detalhado da geologia e geografia marinhas. Estudo demorado e caríssimo. E segundo um dos entrevistados, o Brasil vai financiar ou mesmo pagar. A idéia do Brasil é criar… Read more »

Rodrigo Botelho Campos
Rodrigo Botelho Campos
13 anos atrás

Prezados(as),

ao inves de OTA (Organizacao do Tratado do Atlantico) prefiro o TML (Tratado dos Mares Livres), uma organizacao militar composta por unidades de todas as Marinhas, subordinada a ONU, que garanta o livre fluxo nos oceanos.
Vamos adiante!
Rodrigo Botelho Campos

Marine
13 anos atrás

Paulo, Eu me referia ao fato de que os debatedores parecem todos chegar a uma conclusao de que a OTAN e ou EUA sao naturalmente uma futura ameaca mas nao falaram nada de como prevenir tais paises de “tomarem” nossos recursos naturais. Ou seja eles fizeram o facil, criaram o problema mas nenhum deles parece ter uma resposta a altura. Nao sei qual a profundidade do tema no Brasil, mas a minha pessoa acostumada a ver tais debates e palestras entre academicos americanos e europeus, seus generais e ate alguns politicos muito bem informados, esse painel masi uma vez, a… Read more »

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Não se esqueçam que o foco deles não são pessoas que sabem de defesa mais sim para todo o publico por isso tem tasna coisa obvia.

Nosso futuro…
È realmente vai depender da Escolha politica e não do “Estado” (que é o certo a escolher) se vamos ou não vamos ser uma potencia militar.

Sobre OTAN
Pra mim OTAN tem seus principais objetivos aqui são defesa de ilhas do RU como as malvinas e demais perto do litoral Africano e dependencias energeticas dos EUA sem falar do controle sobre as rotas matimas.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

O Debate em se,não aconteceu, houve apenas como disse o colega,Ivan disse 22 de novembro de 2010 às 10:21 um alinhamento quanto a discurssão.

Faltou o aprofundamento maior, sobre as questões debatidas (Otan, Compra de Caças, Etc..), que são de grande importancia Nacional.

Mas em um ponto, creio que todos concordamos, que as decisoes tomadas agora serão de extrema importancia para a Brasil, daqui a 20 ou no maximo 30 anos, o que a me preoculpa, é a forma de como este governo vem conduzindo esta restruturação militar.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Marine A forma de impedir que OTAN ou quem quer que seja atue livremente pelo Atlântico Sul já está bem definida na nossa nova estratégia de defesa: negação do uso do mar. Porisso a corrida em busca de submarinos convencionais e nucleares. E realmente, como você questionou, sabemos que não podemos contar com mais ninguém nessa empreitada. Nos dois lados do Atlântico, apenas a África do Sul tem alguma condição de nos ajudar nesta tarefa. Agora, cá entre nós, a China ou os terroristas “religiosos” representam muito mais perigo do que OTAN e Cia. Mas se não houver o risco… Read more »

Marine
13 anos atrás

Paulo, Concordo. Na medida que o Brasil comeca a se inseriri na diplomacia e grandes questoes internacionais, maior sera o risco do pais se tornar alvo para o terrorismo e maio sera a chance de nossos interesses conflitarem com outros como a propria China por exemplo. Com relacao a estrategia de negacao do uso do mar tambem concordo que e sensata e provavelmente a mais barata mas tambem sou da opiniao de que o pais futuramente necessita de capacidade de projecao de poder. So nao acho que serao 6 SSK e 1 SSN que vao negar o Atlantico Sul a… Read more »