Forças Armadas lideram preferência como instituição mais confiável

25

Em segundo lugar vem a Igreja, seguida pelas emissoras de TV.

São Paulo – A confiança da população nas instituições sofreu mudança importante no último trimestre. É o que revela pesquisa do Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), produzido pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP). As Forças Armadas ficaram em primeiro lugar, com 66% da preferência dos entrevistados. Em segundo, apareceu a Igreja, com 54%, seguida pelas emissoras de TV (44%).

O Judiciário ficou em situação desconfortável, empatado com a polícia e à frente apenas do Congresso e dos partidos políticos.

Para Luciana Gross Cunha, professora da Escola de Direito da FGV-SP e coordenadora do ICJ Brasil, a controvérsia sobre o aborto travada entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais pesou decisivamente para o aumento do índice de confiança na Igreja, que subiu do 7º para o 2º lugar. “A Igreja estava em um grau baixo de avaliação quando foi feita a apuração no segundo trimestre, muito perto da crise envolvendo a instituição com denúncias de pedofilia”, observa Luciana. “A última fase da coleta coincidiu com a discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais. Isso fez a diferença.”

Já a confiança nos partidos políticos despencou de 21% para 8% no mesmo período de eleições, mantendo-se em última posição na escala. Apenas 33% disseram que o Judiciário é confiável. O Congresso ficou com 20%. As outras instituições obtiveram os seguintes resultados: Grandes Empresas (44%), governo federal (41%), emissoras de TV (44%) e imprensa escrita (41%).

Fonte: Diário do Comércio

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

EHEHEHEHEH!!!

As duas coisas que eu mais gosto estao na frente!!!

MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

Agora imaginem se fizer uma pesquisa para o aumento do orçamento das Forças?

Será que o povão vai querer aumentar ou diminui-lo?

Braziliano
Braziliano
13 anos atrás

Aguardem que alguma emissora de Tv vai “descobrir” algum fato desabonador sobre as FF.AA. e fazer estardalhaço sobre o mesmo.

Sempre acontece depois de uma dessas pesquisas onde os resultados beneficiam os militares.

Não acho que seja coincidência.

Tio
Tio
13 anos atrás

Falam tanto mal dos MILITARES, e veja só quem está na frente! Essa pesquisa mostra o óbvio, devemos confiar neles, pois nunca nos deixam na mão, sozinhos, nunca nos abandonam e estarão sempre dispostos a defender nosso país, seja de ameaça estrangeira ou ameaça INTERNA!

Tenho orgulho das forças armadas de meu país, seja pelo que ela faz hoje e pelo que ela já FEZ no passado, para nossa nação!

matheus
matheus
13 anos atrás

partidos politicos
putz tem 8%
era para ter -100%
rsrsrsrsrs

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

se eu tivesse sido perguntado em quais instituições eu
mais confiava sem sombra de dúvidas eu teria seguido com a maioria. faço minhas as suas palavras tio. com certeza, vai ser uma verdadeira massagem pro meu ego, quando as nossas ffaas começarem a ser efetivamente
aparelhadas, afinal, são elas, os pilares de sustentação
da nossa nação.

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Acho animador e ao mesmo tempo lastimável… Animador pelo fato do brasileiro confiar nas suas FAs,isso é bom pois tem um efeito moralizador sobre os militares…. Lastimável pelo fato de uma instituição falida e que sempre cometeu abusos como a Igreja Católica ficar em segundo lugar,brasileiro não vê os casos de pedofilia não? Lastimável mais uma vez pelo fato dessas emissoras demagogas,interesseiras,manipuladoras e sensacionalistas ficarem em terceiro lugar…. Achei um absurdo as polícias ficarem nas últimas posições…e os bombeiros? são na maioria dos casos subordinados as PMs ,gozam de boa imagem e moral junto a sociedade,mas não são em numeros… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Tio,

Quem fala mal de militar é quem já tomou “prensa” deles que hoje infelizmente são autoridades nesse país…Se aqui de fato fosse uma verdadeira democracia nas citações de Abraham Lincoln “…governo do povo,para o povo e pelo povo…”,não prevaleceria a voz de alguns poucos detratores e sim a voz da sociedade,teríamos por exemplo punições mais severas para menores de idade,liberdade para adquirir e portar armas sem nenhuma restrição e até mesmo a pena de morte e prisão perpétua poderiamos ter….

Abraços!

Carlos Serrat
Carlos Serrat
13 anos atrás

O resultado da pesquisa reflete a maturidade crescente da opinão pública, que não se deixa enganar facimente por promessas e aparências.
” CONFIANÇA NÃO SE IMPÕE, SE ADQUIRE”.

caiozin
caiozin
13 anos atrás

As vezes eu desejo que uma certa mulher faça uma besteira daquelas,pesadas…… Só uma vez…

Manock
13 anos atrás

Na verdade a pesquisa revela o grau de instrução de nosso povo, nada mais.

Manock

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Braziliano disse: 21 de novembro de 2010 às 19:10 Não importa o que a imprensa diga, mas não é de hoje que as pesquisas indicam que as FFAA são as insituições que o povo mais confia. ————————————- João Gabriel disse: 22 de novembro de 2010 às 9:38 Eu não sou católico, aliás não sigo religião alguma.. Talvez 11 anos estudando em colégio católico, me fizeram perder completamente a fé em qualquer religião. Fé é algo que não podemos questionar e as pessoas tendem a acreditar cegamente nos seus sacerdotes. Da mesma maneira que temos padres corruptos e pedófilos, nas outras… Read more »

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

É verdade Rodrigo,há picaretas em todas as religiões,porém é a Igreja Católica e Evangélica que sempre ficam em evidência,digo evangélica,porque assim como você que estudo em colégio católico por 11 anos,eu frequentei uma das principais denominações evangélicas do país por 1 ano e meio e digamos pra não entrar em dicussões mais profundas não gostei…

Já a questão sobre a polícia,já ouvi uma vez alguém dizer que notícia ruim é que dá audiencia,ibope…daí se tira base do porque da policia ficar nos ultimos lugares…

Abraços!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

ainda bem que as forças ficaram em 1º como sempre, porque senão receberiam o que de investimento?? talvez 0,0001% do PIB ahahah

zmun
zmun
13 anos atrás

A população considera as forças armadas confiáveis por que realmente não tem como testa-la efetivamente. Seria interessante as pessoas lembrarem que boa parte das armas que estão hoje em posse de traficantes sairam dos quarteis brasileiros. Não dá para chamar de “confiável” uma força que nem controla seu armamento. Seria interessante também as pessoas saberam que os orgãos que investigação dos militares são os proprios militares. Isso os aproxima muito de nossos politicos. O acidente em alcantara ainda não está bem explicado. Parece mais real acreditar em sabotagem extrangeira do que encarar que no Brasil não existe um instituto que,… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Bom só pára lembrar : ” BRASIL ACIMA DE TUDO”

Brasil.

Fernando A. G. Molina
Fernando A. G. Molina
13 anos atrás

Incrivel. As instituições (fora as Forças Armadas) que devem proteger a população – Judiciário e Policia, estão nos ultimos lugares, acho que eles deveriam fazer uma analise e programar uma mudança urgente!!!!
Fernando Molina

Manock
13 anos atrás

Rodrigo disse:
22 de novembro de 2010 às 12:00,

É o mesmo povo sem instrução e ignorante que elege o PT. Estranho né ?

Nada de estranho Rodrigo, partidos de esquerda, como o PT, sempre estiveram ligados a movimentos de base, enquanto a direita, parte do PSDB e DEM, se alinham às elites sociais. Os numeros da eleição presidencial mostram que o Nordeste e Norte + Minas Gerais elegeram a Dilma.

Se quiser um governo melhor, eduque a população.

Manock

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

zmun disse: 22 de novembro de 2010 às 13:39 A população considera as forças armadas confiáveis por que realmente não tem como testa-la efetivamente. Seria interessante as pessoas lembrarem que boa parte das armas que estão hoje em posse de traficantes sairam dos quarteis brasileiros. Onde fica essa fábrica de comunistinhas? Não para de chegar esses tipinhos por aqui. Agora você seja homem de provar o que disse ou nunca mais fale uma besteira dessas. Me diga em que quartel os traficantes encontram fuzis chineses? Onde se usa AK-47, Ruger, AR-15, etc? Veja as armas dessas reportagens e diga quais… Read more »

MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

Só quero lembrar ao amigo João Gabriel que a maioria dos casos de pedofilia acontecem dentro de casa com “homens” casados!!!

“A Polícia, recebe esta resposta do povo mais pelo que é publicado na imprensa e menos pelo serviço prestado. Os policiais corruptos são esmagadora minoria, mas chamam mais a atenção que os honestos”

Veja o que o Rodrigo escreveu e troque Polícia por Padre.

Obs: não quero converter o amigo mas apenas mostrar a injustiça que se faz quando olhamos por um lado da moeda, é igual a Ditadura.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

João Gabriel,
80% dos pedofilos são homossexuais!!!
O senhor já leu o artigo do PRINCIPAL lider gayzista, Luiz Mott pregando a pedofilia ?
Então estatiscamente falando, os culpados pela pedofilia são os homessexuais.

MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

Pedro permita-me corrigi-lo.

homossexuais PEDOFILOS.

Porque o problema não nem tanto a vidagem do cara mas sim a pedofilia, que diga-se de passagem até no Exercito já teve INFELISMENTE.

defourt
defourt
13 anos atrás

Surpreendeu-me foi ver a imprensa escrita atrás da TV. – Vem cá, surpreendeu-me por quê? (Defourt-ego) 1- As opiniões, segundo a própria coordenadora da pesquisa, afirmam que as mesmas são sazonais. 2- Temos, apesar de sermos 200 milhões, uma massa que não lê nem gibi… (nada contra os gibis) A questão então é justo o contrário Defourt! Como pode a TV ter perdido e feio? – Realmente incrível então ter perdido! (Defourt) =x= Defourt e Defourt-ego nada têm contrário a quem lê gibi. Mas concordam (juntos) que SOMENTE ler gibi poderá causar sérios sintomas de alienação em uma pessoa adulta,… Read more »

Athos
Athos
13 anos atrás

Manock, deixa eu ver se entendi seu raciocínio. Se votou no seu candidato é porque estudou. Se votou na Dilma é porque é ignorante.
Brilhante!

Excluíndo-se o nordeste, ainda assim, Dilma ganha. Ganhou no Rio, que tem índices de ensino superiores aos de SP, por exemplo. Ganhou em Minas. Empatou no Rio Grande….
Ganhou o projeto que o Povo acredita.

Enfim, era Dilma ou votar no representante dos alienígenas.

Manock
13 anos atrás

Athos, você não entendeu meu raciocínio. O que vc afirmou parece ser o raciocínio do Rodrigo, não o meu. Quem votou na Dilma não votou pq é ignorante ou pouco instruido. Mas, a vitória do PT se confirmou no Nordeste e Norte, mais Minas Gerais, por ter tido nestas regiões maior vantagem sobre o Serra. E são as regiões (exceto o centro sul de minas) com os piores índices de desenvolvimento social do país. Como o PT e parte da esquerda tem posições mais sensíveis às populações carentes, fica claro o porque da ampla vitória nestas regiões. (o serra não… Read more »