O Exército da Coreia do Norte disparou contra uma ilha sul-coreana nesta terça-feira matando ao menos dois soldados e ferindo 15, provocando uma reação imediata da Coreia do Sul que enviou caças de guerra F-15 e F-16 à região. Agências estatais de Seul indicam que o Norte deu início aos combates. Pyongyang nega e sustenta que tropas sul-coreanas foram as primeiras a abrir fogo.

O Ministério de Defesa sul-coreano confirmou à agência estatal Yonhap que os ataques mataram dois soldados e que entre os feridos, cinco estão em estado grave. Ao menos três dos feridos são civis, completa a nota.

Em comunicado a Casa Branca já sinalizou uma “condenação enérgica” ao ataque norte-coreano e reiterou que os EUA estão dispostos a ajudar Seul.

Os confrontos chegam apenas dois dias depois de o jornal “The New York Times” publicar em reportagem que o cientista americano Siegfred S. Hecker teve acesso a uma nova e sofisticada usina nuclear na Coreia do Norte.

“Uma unidade de artilharia executou disparos de provocação às 14h34 (3h34 de Brasília) e as tropas sul-coreanas responderam imediatamente”, afirmou uma fonte do Ministério de Defesa sul-coreano.

“As Forças Armadas estavam executando exercícios navais e o Norte parece ter disparado para demonstrar sua oposição”, declarou uma fonte militar sul-coreana ao canal YTN.

Os disparos tiveram como alvo a ilha de Yeonpyeong, que tem 1.000 habitantes, localizada no Mar Amarelo, em uma área disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado. Dezenas de casas foram incendiadas e Seul determinou que a retirada dos moradores da região.

Em reação, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, convocou uma reunião de emergência. “Agora mesmo está em uma sala subterrânea para abordar as respostas possíveis com seus ministros e conselheiros de segurança”, afirmou o porta-voz da Presidência.

Apesar do estado elevado de emergência, o líder sul-coreano manifestou cautela. “Devemos conduzir com cuidado a situação para evitar a escalada de um choque”, indicou Lee, citado por um porta-voz da Presidência.

O aumento de tensão entre os dois países –oficialmente em condição de cessar-fogo desde o fim da guerra em 1953– preocupa a comunidade internacional, sobretudo os Estados Unidos, a Rússia e a China.

O armistício acordado entre o Sul e o Norte determina que as duas nações estão oficialmente em guerra desde o fim da década de 50, mas se comprometem a não realizar ataques.

ALERTA

Ainda ontem (22) os governos dos EUA, Japão e Coreia do Sul se mobilizaram e realizaram reuniões após as revelações das novas instalaçaões nucleares de Pyongyang.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou que a nova usina na Coreia do Norte é um risco potencial, já que permite ao regime comunista produzir mais armas nucleares.

Washington, Tóquio e Seul discutiram na segunda-feira como lidar com as potenciais ameaças nucleares.

A Coreia do Norte desenvolve há anos um programa nuclear sob críticas do Ocidente, que já tentou, sem sucesso, negociar sua desnuclearização. O regime recluso do ditador Kim Jong-il sofre ainda diversas sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) por manter seu programa nuclear com fins claramente militares.

Gates, que está na Bolívia para uma conferência regional de defesa, disse ainda não acreditar que a nova e avançada instalação norte-coreana seja parte de um programa nuclear pacífico.

“A Coreia do Norte ignorou um número de resoluções do Conselho de Segurança. Eles continuam exportando armas. Então a noção de que eles desenvolveram isso é obviamente uma preocupação”, disse Gates.

Já o Japão considerou o assunto “alarmante”. “O desenvolvimento nuclear norte-coreano é totalmente inaceitável do ponto de vista da segurança do Japão e da paz e estabilidade na região”, disse o porta-voz do governo de Tóquio, Yoshito Sengoku.

REVELAÇÃO

Neste domingo, o jornal “New York Times” revelou que um cientista americano da Universidade de Stanford informou à Casa Branca ter visitado uma grande e nova usina nuclear na Coreia do Norte.

O cientista que viajou a Pyongyang é o ex-diretor do Laboratório Nacional de Los Álamos e professor da Universidade de Stanford Siegfred S. Hecker que confirmou ao jornal ter visto “centenas de centrífugas” recém instaladas em grande e nova usina de enriquecimento de urânio que conta com uma “ultramoderna sala de controle”.

O americano disse ter ficado surpreso com a sofisticação da nova usina nuclear.

O presidente americano, Barack Obama, advertiu recentemente que a Coreia do Norte deve demonstrar seriedade antes da possível retomada das negociações multilaterais sobre seu programa nuclear, que incluem as duas Coreias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

FONTE/FOTO: Folha uol/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dell72
Dell72
13 anos atrás

Não é de hoje que este pessoal se agride, afinal como eles mesmo dizem a guerra nunca acabou, parece que tem gente louca pro uma guerra e ficam de plantão só na espreita, se não da numa ponta do globo tentamos outra. Se isto evoluir até tenho receio pois acredito q o norte não tem freio em usar o que tive a mão, com isso o Irã respira

Leopoldo duarte
13 anos atrás

O certo é neutralizar de vez a Coreia do Norte, atigindo as suas usinas nucleares e interceptando misseis, contudo, a Coreia do Sul vai precisa da ajuda dos E.U.A., más é necessário um ataque contra os Nortecoreanos.

Nick
Nick
13 anos atrás

Primeiro a corveta, e agora isso… Estão provocando, e talvez seja exatamente isso que a Coréia do Norte quer: uma guerra. A Coréia do Sul, quer exatamente o contrário, acredito que ficará apenas nos protestos formais mesmo.

[]’s

Leopoldo duarte
13 anos atrás

Acredito que um país desses causa insegurança para o mundo todo, eles podem vender ou disponibilizar material nuclear para grupos terroristas, não sou a favor de quaquer guerra, más não podemos pagar o pato por esses comunistas. Entenderam….

Giordani RS
13 anos atrás

A CN não tem nada a perder. Na verdade não tem nem economia. A máquina de guerra deles não suporte mais 50 anos de estagnação. A CN não deve ter condições de manter um conflito de longa duração sem o apoio da china e esta não deverá apoiar nenhuma ação belingerante dos norte-coreanos, uma vez que para eles sería péssimo para a região um conflito armado.
Concordo que a CN deva ser urgentemente neutralizada.
O pior de tudo vai ser a nossa Diplomacia apoiando as “ações legítimas” da CN…

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Agora esse vagabundos comunas vão ver o que é bom pra tosse,tomara que os EUA limpem eles do mapa!!!

Berti
Berti
13 anos atrás

Esse ditador Norte Coreano está procurando sarna para se coçar já faz tempo.
Logo, logo ele vai encontrar…
O pior de tudo isso é que pode desencadear um conflito sem precedentes em toda a história da humanidade. Pode não dar nada, mas o risco é enorme e muito pior do que o risco do Irã.

Sds

Edcreek
Edcreek
13 anos atrás

Olá,

A mensagem é clara queremos guerra, e temos armas nucleares e vamos usa-las.

A Coreia do Sul e os EUA não vão ter coragem, vale lembrar que os Gringos recentemente estiveram por lá com NAe e tudo mais. Ao meu ver a China entra na guerra do lato norte-coreano como antes…..

Repito, a Coreia do Norte tem nucks e os EUA e a Coreia do Sul não vão ter peito de fazer nada, muito menos atacar qualquer instalação, vão esperniar como no caso da Corveta e vai ficar por isso mesmo.

Abraços,

Jonas Rafael
Jonas Rafael
13 anos atrás

Segundo imagem que vi no Google Maps é uma ilha situada bem adiante, profundamente dentro perto do território controlado pela Coréia do Norte. Lugar bem difícil de defender com o litoral Norte-coreano tão próximo.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Joao Gabriel quantos vão morrer nessa sua heroica campanha estadunidense ??

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

eu acho que o pau vai cumer! a china não esta tao contente com a coreia do norte, estamso falando de que a china teria a perder com uma ajuda a coreia, por exemplo, a economia chinesa esta crescendo, o povo ta trabalhando, pra qe entrar numa guerra pra perder tudo o qe conquistou, acho que os estados unidos e a coreia no sul estao preparando uma retaliação. acredito que os estados unidos vao ficar soh olhando de espectadores, e se ver algum movimento da china ai sim eles vao atacar com tudo , estamos vendo o inicio de uma… Read more »

Lucas
Lucas
13 anos atrás

João Gabriel vc e muito ___________!!!!!!!

No fundo o Estados Unidos e a Coreia do Sul se borram de medo da Coreia do Norte,a Russia e a China poderiam se virar de vez contra os Estados Unidos no caso de um ataque contra a Coreia do Norte.

Estados Unidos Japão China esses sim tem que desapareçer!!!!

EDITADO: RESPEITE O COMENTÁRIO DOS DEMAIS

Lucas
Lucas
13 anos atrás

O unico lugar que tem comentarios mais __________que os de certas pessoas aqui e no site do Estadão.

Parem e pense os Estados Unidos que são a doença do mundo.

Alguem ai discorda???

EDITADO: RESPEITE O COMENTÁRIO DOS DEMAIS

Lucas
Lucas
13 anos atrás

emilson_GAC Se os Estados Unidos atacarem com tudo eles que vão ficar na ________,a economia deles ta um lixo a maior parte da população americana e contra as guerras do seu propio pais,talvez poderia aconteçer uma aliança que seria Russia,China,Coreia do Norte. Lembrando que Russia e a China são contra a influencia americana na região. Os Estados Unidos iriam perder a guerra pois França e Gran-Bretanha talvez não iria entar nessa guerra insensata. EDITADO: SEJA EDUCADO E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG. ESTA JÁ É A TERCEIRA MODERAÇÃO PARA O MESMO USUARIO EM MENOS DE DEZ MINUTOS!!!!!! MINHA PACIÊNCIA ESTÁ… Read more »

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Talvez se a Coreia do sul parasse de lamber bota americana isso não estaria aconteçendo.

Giordani RS
13 anos atrás

“Lucas disse:
23 de novembro de 2010 às 10:02
O unico lugar que tem comentarios mais ___________que os de certas pessoas aqui e no site do Estadão.”
Parem e pense os Estados Unidos que são a doença do mundo.

Ah…mas até aqui tem bolivariano???!!!!
Faz o seguinte lucas, não usa mais jeans nem internet então!
Então os norte coreanos atacaram por que se sentiram oprimidos pelo grande satã? Ah para…menos…

Joker
Joker
13 anos atrás

Lucas disse:
23 de novembro de 2010 às 10:12

Por Favor modere as palavras e não provoque nenhum comentarista, como você pode ter sua opnião os outros podem ter a deles, respeite os outros e se respeite.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

O Fato do Lucas ser contra os EUA não significa que ele é bolivariano.

ISSO AÍ LUCAS !! mete fogo !!

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Mas duvido que a Russia va brigar com os EUA devido a Coreia do Norte…

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Só cego que não vê que isso tudo tem dedo da China! A China está, parafraseando o futebol, um “nó tático” nos EUA de tamanho jamais visto. Primeiro deixou a economia dos EUA dependente da economia Chinesa, onde a China sabe que sua economia é o unico modo de a economia Americana não quebrar novamente. Alem disso, a China é a principal credora da economia dos EUA, bem como a questão cambial da China deixou os EUA “prisioneiros” pois não podem pisar nos calos chineses, para tentar simpatiza-los a valorizar sua moeda local para estabilizar a sua balança cambial e… Read more »

Invincible
Invincible
13 anos atrás

Caramba… O Lucas falou muito bem sobre si mesmo.

Que autocrítica Lucas.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Lucas disse: 23 de novembro de 2010 às 10:02 Rapaz, acho que vc parou no tempo. Sinceramente. Comentário infatil o seu. Aliás agente consegue eleger e criticar quem agente quer e como agente quer hoje por que o ‘mal do mundo’ segurou por enquanto o ‘bem do mundo’, rs. Acorda carmarada! No mais a China não se mete não, a CN ta sozinha nessa, e se continuar vai sozinha também. Pobre povo da CN, paga tanto pela loucura do comandante… Aliás, se não me engando além de Miammar, tinha uma história de sair uma embaixada nossa na Coreia do Norte,… Read more »

Invincible
Invincible
13 anos atrás

KCT!

A CN ataca a CS e tem gente acusando os EUA???

Na verdade não foram os EUA foram os Canadenses ta? Alias não foi Israel não? Ou os Marcianos.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

“Faz o seguinte lucas, não usa mais jeans nem internet então!”

> Nossa, o Lucas deve estar muuuuuito preocupado de ficar na sua vida privado de calça Jeans e internet. Ainda bem que ninguem ataca o Irã, imagine o que seria de nós sermos contra o Irã e não podermos mais usar a matemática, escrita, naveçacão e até mesmo não ter mais nem usar a medição de tempo/dia.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Falei com Moscou, eles vão deixar a CN sozinha, querem vender petroleo para o Japão então a Frota do Pacífico vai continuar dormindo no porto. Se a CN disparar contra eles, eles vão testar o Bulava em PyongYang.

ah ah ah !!

ps: (até parece que sou um importante agente secreto…)

Yasser
Yasser
13 anos atrás

Pessoal… numa boa…

Como vcs sabem que foi a Coreia do Norte que atacou primeiro?

Pq conforme eles disseram, eles responderam o fogo da Coreia do Sul…

Como vcs sabem que o torpedo que afundou a corveta foi da Coréia do Norte? Só pq um especialista Norte Americano disse que aquele tipo de torpedo só faz na Coreia do Norte?

Realmente vcs acreditam em TUDO que a midia “norte americana” diz, impressionante…

Aprendam a questionar… desconfiar de tudo aquilo que querem “implantar” nas nossas cabeças.

Nem tudo o que parece é….

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Lucas,vai lá então passar fome e ainda ser oprimido por um tirano,ou melhor ali na Venezuela já tem um….e em Cuba tem outro….mas já está com o pé na cova kkkkk Wagner,o importante é essa ameaça ser varrida do mapa custe o que custar…os justos pagam pelos injustos,é o efeito colateral….prefiro ficar sob ameaça de russos ou americanos,que pensam ,negociam avisam dez vezes antes de atacar do que sentir ameaçado por um déspota tirano,megalomano e maluco que é esse ditador norte coreano ou então aquele palhaço iraniano que financia o terrorismo internacional e que não hesitam em usar armas nucleares… Read more »

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Eua entrem e façam o que sabem !

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Ah e Lucas…

Tenha modos para postar aqui na trilogia,aqui é um ambiente maduro para discutir e debater e não para ofensas,pode perceber que ao me referir a você não usei em nenhum momento palavras de baixo calão,sugiro que ao expor seu ponto de vista,procure expô-lo de forma educada e madura sem ofensas pessoais….ok

reij
reij
13 anos atrás

gente apenas retorica, a coreia do norte esta isolada a china hoje é mais aliada dos EUA que nunca se os estados unidos quebran levan meio mundo junto, nunca que a china vai deixar de apoiar os EUA numa situação dessas, o importante hoje é o tal de BUSINESS, a ainda que não o apoassen em um primeiro momento algum tempo depois o fariam, a coreia do norte não interessa pra ninguem não tem tecnologia como a alemanha nazista tinha não tem petroleo como o iraque tem, não tem litio, não tem a importancia extratégica que o panamá tinha com… Read more »

caiozin
caiozin
13 anos atrás

Bem…. não foi informado aqui que tipo de artilharia foi, mas de acordo com o link abaixo foram ao menos 50 mísseis! http://www.infobae.com/mundo/548424-101457-0-Norcorea-ataca-al-menos-50-misiles-una-isla-Corea-del-Sur

Marine
13 anos atrás

Deploravel o nivel dos comentarios!

Senhores por favor, isso esta parecendo discussao de pre-escola. Uns ja vieram com o predizivel ataque e teorias de conspiracao envolvendo os EUA e outros incitam uma guerra que teria efeitos ate mesmo no proprio Brasil!

Mais educacao, mais sensatez e menos comentarios cobertos de paixao e sem o minimo de controle.

Sds!

roni
roni
13 anos atrás

o pessoal vamos comentar sobre a materia acima e nao ficar um ofendendo o outro pareçem crianças vamos trocer para que nao haja guerra pois todos nos perderemos se acontecer uma 3 guerra mundial seremos convocados para lutar esqueceram

j. claro
j. claro
13 anos atrás

a coreia do norte é um problema para o mundo assim como o irá tambem o é. os governantes desses países
não conhecem o sentido da diplomacia e acho que o
caminho da negociação não trará fruto algum.

suponho que o remédio tenha que ser amargo para a resolução dessas pendências.

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Marine,

Se o bicho pegar lá,você e sua unidade vão ser destacados para lá?

Sds!

Virolock
Virolock
13 anos atrás

Meu parem e pense o mundo atual esta em conflito por causa de um so pais que e os Estados Unidos da america,eles estão envolvidos em tudo.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Se o ataque fosse no Brasil tem cara que não estaria defendendo o Brasil como defendem os EUA!

Agora dizerem que a China vai apoiar os EUA, invadir ou atacar um aliado seu, em pleno quintal, é ser muito fanatico.

Zylan
13 anos atrás

O problema para a China será a fileiras de refugiados que com certeza irão aumentar em n vezes do seu tamanho atual, trazendo sérios problemas sociais que ela já enfrenta hoje com os norte coreanos que fogem para a China.

defourt
defourt
13 anos atrás

Marine,

Por gentileza.
Você parece saber escrever em Português, que ainda tem acentuação.

Respeite a Língua também!

Embora você esteja atualmente nos EUA ao acessar o blog é como se você estivesse em área brasileira. Portanto há protocolos envolvidos.
Como militar você sabe disso, dê o exemplo!

Como eu seria tratado aí se fosse o inverso?

Acentuação não é enfeite!

Obrigado,
Sds

Vader
Vader
13 anos atrás

Virolock disse:
23 de novembro de 2010 às 15:27

“Uhhhhhhh, uzamericanu bobu, feiu, chatu i cumedô di criancinha… Ai qui mêda…” 🙂

Vader
Vader
13 anos atrás

defourt disse:
23 de novembro de 2010 às 17:34

Prezado, o Marine é bem grandinho pra se defender, mas nem todo teclado estrangeiro tem todas as acentuações que usamos na última flor do Lácio. Cedilha por exemplo é um senhor problema pra maioria dos teclados.

Esse tipo de coisa é o mais barato preciosismo de sua parte. Tem muito cidadão que mora aqui e tem teclado NBr que não sabe escrever um décimo do que o Marine escreve, e nunca vi V. Sa. cobrando coerência gramatical de ninguém.

Não seja xarope, ok? 😉

Sds.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Está no UOL um militar sul-coreano adimitiu que foi a CS quem fez o primeiro disparo em direção ao leste e não para o norte em uma manobra militar e a CN revidou

Marine
13 anos atrás

Joao Gabriel,

Os planos de contingencia americanos para a peninsula da Coreia requerem nada menos do que a metade das FAs americanas. Estao incluidos nada menos do que 6 NAes e seus grupos de batalha, centenas de aeronaves da USAF em varios pacotes e dezenas de brigadas do US Army e uma Divisao de Marines.

Sds!

Marine
13 anos atrás

Defourt,

Minha falta de acentos nao e por preguica, desrespeito ou ate mesmo falta de cultura. Como o Vader ja explicou, o meu teclado simplismente nao suporta a lingua portuguesa sendo isso uma das razoes de que nao contribuo mais com materias na blog ja que tomava muito tempo dos editores tendo que acrescentar os acentos.

Sds!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Lucas disse:
23 de novembro de 2010 às 10:12

Talvez se a Coreia do sul parasse de lamber bota americana isso não estaria aconteçendo.”

Esta equivocado Lucas….Protestos contra a presença/influencia estadunidenses na CS são corriqueiros e crescentes…..Grande parte da população da CS é contra a presença/influencia daquela gente…..Mas infelizmente a realidade é que o pais se ve obrigado a manter a politica conformista de sempre….Pois necessita do apoio deles……..Sozinhos não dão conta de nada…………

Vader
Vader
13 anos atrás

Marine disse:
23 de novembro de 2010 às 23:03

Ow Marine, não sabia que era por isso que suas postagens sumiram. Mas não seja por isso, mande para mim por e-mail que eu “traduzo” (rs) e posto aqui, dando os créditos.

Cabe lembrar que a melhor matéria já feita no ForTe data venia foi sua (o exercício tático).

Abs.

brasil.vader@gmail.com

Marine
13 anos atrás

Vader entao esta combinado!

KK
KK
13 anos atrás

As teorias conspiratórias são tantas que chega a ser risível… Foi um grande erro da Coréia do Sul realizar exercícios militares tão perto da fronteira, imagino que isso ocorreu porque os sul coreanos estavam tentando intimidar/reafirmar e marcar sua posição e fronteiras (depois do ocorrido com a corveta)… Talvez os sul coreanos imaginaram que com uma presença militar em tais exercício não haveria qualquer problema e retaliações… Bem, algo deu errado… O fato é que a Córeia do Norte também quer demonstrar sua força, principalmente agora com a sucessão de poderes recente… A fato que esse acidente, seja por parte… Read more »