Jobim assina diretriz ministerial reforçando o apoio ao Governo do RJ

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade. Até agora, 32 pessoas foram mortas na onda de violência que começou domingo no Rio de Janeiro.

A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo governador do Rio e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.

Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.

FONTE/FOTO: terra.com/R. Marques

NOTA DO BLOG: veja, abaixo, a nota divulgada no site do Ministério da Defesa:

Defesa envia Tropas e mais equipamentos ao Rio de Janeiro

Brasília, 25/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira (25/11)a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao Governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade.

A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.

Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.

Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, assinada na noite desta quinta-feira 925/11) pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim

Brasília, 25 de novembro de 2010

DIRETRIZ MINISTERIAL N. 14/2010

O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA determinou o emprego das FORÇAS ARMADAS, para a garantia da lei e da ordem, na cidade do Rio Janeiro.

Tal decisão decorreu de solicitação feita pelo SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO JANEIRO, nesta data.

O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA autorizou a atuação das forças “nas condições e extensão solicitadas”.

Assim, com fundamento no art. 7, I, do Decreto n. 3.897/2001, e nos limites solicitados pelo SENHOR GOVERNADOR

DETERMINO

1. Ao COMANDANTE DO EXÉRCITO que acione efetivo de “800 militares”, do COMANDO MILITAR DO LESTE (CML), para “serem utilizados na proteção de Perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal”, além do efetivo necessário para o apoio da tropa e sua defesa.

Esse efetivo estará sob o comando do oficial designado pela autoridade militar competente e deverá operar em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.

2. Ao COMANDANTE DA AERONÁUTICA que acione:

a. Uma aeronave de asa rotativa “Super Puma para transporte de tropa” ou equivalente; e

b. Uma aeronave de asa rotativa “H1H para utilização com atiradores” ou equivalente.

As aeronaves deverão ser operadas por militares da Aeronáutica em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.

3. Aos COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS que, articuladamente, acionem:

a. “Dez viaturas blindadas para transporte de pessoal”, incluindo as respectivas guarnições que as conduzirão; 

b. “Equipamentos de comunicação aeronave x solo”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;

c. “Equipamentos de visão noturna”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;

4. Ao ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS que designe oficial para:

a. promover a integração dos comandos militares empregados na operação;

b. promover a ligação com as autoridades estaduais e federais; e

c. manter este Ministério informado das operações, via o Centro de Operações Conjuntas (COC).

Tagged with:
 

102 Comentários to “800 homens do EB, helicópteros da FAB, NGV e mais blindados”

  1. sr.ricardo disse:

    Tropa de Elite 3 : Agora é Guerra !

  2. Primo disse:

    Oh bandidagem! Ou da ou desce!

  3. Lucas disse:

    Ai sim em!

  4. renato disse:

    manda o mi35 Jobim ta na hora de testa a 23 mm cano duplo

  5. Ira disse:

    antes tarde do que nunca!

  6. Marcel disse:

    Com tamanho emprego de força, fica claro que pelo jeito a intenção é limpar o lugar mesmo….
    agora eu me pergunto se os hospitais do rio vão suportar a demanda nos próximos dias…
    vai ser um caos…

  7. Primo disse:

    Não vai precisar de hospital não, os urubus vão dar conta do recado Marcel

  8. João disse:

    Bom, agora sim…

    Abriram a temporada de caça…

    Se seguir o ritmo de hoje e invadirem o complexo do alemão também pra em definitivo dar um basta (ao menos por uns 2 anos, até os malandros se reestruturarem) vão ter que abrir vala coletiva oO

  9. Diego disse:

    Tropa de Elite 3D na Penha.

  10. Cauã disse:

    Tava na hora….
    Sempre achei que para acabar com essa bandidagem no RJ precisaria das forças armadas brasileiras.
    Estou a disposição do meu pais e se me chamarem eu vou.
    Vamos torna o Brasil um pais de PAZ!

  11. matheus disse:

    eu preferia que o exercito naum emtrasse nessa guerra
    mas como o estado naum disponibiliza uma boa condiçao de trabalho para a policia
    o jeito e se submeter a ajuda de outros

  12. Eugênio disse:

    Pois é… seria uma boa hora para colocar em serviço a dissuasão do Mi-35 Sabre. Basta um.
    E, melhor hora ainda é a de adquirir uns modelos, do tipo básico, dos Mi-28 Hunter. Para um teatro desse é o IDEAL.

  13. Bernardo R. disse:

    Galera,

    Não deixei nunca de acompanhar a trilogia, mas há tempos resolvi não comentar muito, por não ter paciência de discutir com alguns membros daqui…..

    Agora, Neguinho vir reclamar que o exército tá de braço cruzado?
    Tão nquerendo oq? Pelo amor de Deus

    Exército, Marinha e Aeronautica são por definição forças à serviço do Estado e estão sempre de prontidão para agir. Não é preciso vir algum oficial e soltar uma frase “Aí ô Secretario, estou à disposição ta beleza?? É só chamar…”

    Porr@#$%……

    Que eu saiba, o Exército não tem voz nem autonomia para sair fazendo oq der na telha de seus comandantes. O dia que isso acontecer, seremos novamente uma ditadura….. O incompetente do Secretário que disfarçar o fiasco que é sua gerência, empurrando a imagem de descaso para o sério EB.

    É uma hora dessas que eu morro de vontade de ver um General posicionar seus homens na favela e pronunciar: -”Agora quem está no comando sou eu, meus homens seguirão minhas ordens e quero a força policial fora daqui em 10 minutos. Querem ver o exército ajudar? Então fora daqui.”

    Depois disso assumir o controle em outras esferas….

    E Vader, politicagem da braba está rolando mesmo. Ainda não consegui matar essa charada, quem estão querendo beneficiar com essa história.

    Pra quem diz que exército não deve ser polícia tem razão, só está errando em achar que esta situação é pra polícia….. Polícia deve agir na segurança pública…. Esse caso é de segurança nacional. Não são bandidos, ladrões, estupradores, são um bando terrorista que ameaçam a ordem, devem ser combatidos como. e só exército deve fazer isso…. não temos cadeias, devemos mata-los todos.

    Extermínio já.

    Não são palavras de ódio, são de um brasileiro que está vendo a ameaça à seu amado país crescera a cada dia e a única arma para combatê-la está fora de ação porque é interessante ao atual grupo no poder mantê-la assim.

    Abraço a todos.

  14. KeplerK disse:

    Tinha que requisitar isso aqui da Aeronáutica:

    “Mi-35 in action”

  15. Bernado R. disse:

    Bernado R.

    Concordo com tudo o que tu disse, a maioria do pessoal acha que o exército pode sair invadindo quando der vontade, não sabem que precisa da aprovação do Comadante Supremo, que é o presidente Luis Inácio Lula da Silva, e nem imaginam que para o presidente aprovar tal decisão precisa de uma ajuda formal do governo estadual, até então, o governo estadual não pedia ajuda e se fingia de cego, dizendo que estava tudo sob-controle, vi carioca metendo pau no EB, a culpa é deles mesmos de colocarem esse Governador e Secretário incopente no cargo.

    O EB sempre esteve a disposição do povo, só falto o governo estadual pedir ajuda do mesmo.

    E como você disse, o dia que o EB sair tomando suas próprias decissões, voltaremos a ditadura militar, pois, SÓ em ditadura militar que as forças tem total autonomia pra fazerem o que der “na telha”.
    Sinceramente, até torço pra que volta os milicos ao poder, muitos condenam, mas, o que eu vi nos regines foi o país crescendo como nunca, boas condições de trabalho, boa segurança, tudo que era estadual era descente e outra coisa que vi, os únicos que se fudia no regine era os bandidos e os esquerdistas, nem digo os terroristas e guerrilheiros, por que nessa época isso nimguém sonhava em ser.

    Viro essa porcaria, essa lantidão, essa viadagem de politicagem, por causa, justamente desses vagabundos que colocam no poder, sinceramente, brasileiro não sabe votar. Votam em Tiririca, Collor, Clodovil por que achão legais e bonitos. Quando vejo essas pessoas ganhando eleição, sinto vergolha alheia.

    E pra finalizar, vi muita gente aqui nesse blog, em outros, na rua, em outros meios dizendo que o exército tem que “parar com essa viadagem, de só entrar em combate, quando estiverem comando a operação”, o Exército está mais que certo em entrar ação só comandarem a situação, dexar soldados na mão desses comadantes inúteis do Rio, não tem como, né ?

    Se fossem úteis no comando da força, as operações não seriam um fiasco, como essa de hoje, que 95% escapou livremente.
    Agora, os comadantes das FAE são muito mais preparados pra esse trabalho, a polícia e eles já provaram, que não tem preparo para isso, colocar exército na mão de comandante da polícia, vai fazer diferença nenhuma, vai ser só mais soldados militares na mão dos mesmo e não o EB.

  16. Stacler disse:

    O post acima foi de minha autoria, só coloquei o nick do Bernado R. pois, coloquei em espaço errado. rsrsrs

    Completando, se uma pessoa quer ser esquerdista que se muda pra Coréia do Norte, Iraque, Cuba, China ou algum País do gênero.

  17. Infa disse:

    Bernard R. onde eu assino?

    Esses ultimos posts, foi tanta baixaria, gente fazendo beicinho, ficando putinho pq o EB não quis ajudar, ah pelo amor de Deus, ta ai, era so uma questão de tempo, fim do chororo e vamos para o combate isso que importa

  18. void disse:

    Tomara que os helicópteros sejam os Sabres pra cima da bandidagem, to loco pra ver o uso do canhão e de lança foguetes contra traficantes.
    Agora é guerra e vamos vencer!

  19. Diego Luiz disse:

    É obvio que não vão usar o sabre, pelo amor de Deus, parem de sonhar…. é cada uma que eu vejo…mas parabens pela atitude do governo e a cooperação das forças armas, só assim da para ter esperança e colocar na cabeça de que quando o poder publico quer, ele realmente faz.

  20. Callia disse:

    Não façam prisioneiros!

  21. Allysson Santos disse:

    Os helicópteros estão definidos no documento assinado por Jobim.

    É um Super Puma para transporte de tropas ou equivalente, e um H1H com atiradores ou equivalente.

  22. Emílio Matos disse:

    Alguém aqui sabe dizer qual o modelo de helicoptero que será empregado nas ações do exército?

  23. KK disse:

    Bem, até o momento a invasão da Penha foi a parte mais “fácil”, difícil mesmo será invadir o Complexo do Alemão, tanto por ser o centro nervoso do narcotráfico, quanto pela sua extensão… Será por isso que a EB está sendo chamada agora??

    Bem, apesar do horror no Rio, não pude deixar de ficar interessado no blindados da marinha… Mas 2 M113 sairem danificados “só” por granadas e tiros de fuzis… realmente está na hora de troca-los, não?

    Agora com o envio de Sabres, apesar de não achar possível já que estão evitando o uso de armamento pesado (em respeito aos civis e suas fragéis casas).

    Seria interessante ao menos para operações de desembarque, apesar de que imagino que não façam desembarques no meio do inimigo…

  24. andeso disse:

    Vi em uma reportagem que será um SuperPuma, como vi em reportagem de jornal, não sei se está correta a informação. Somente foi autorizador o uso de um helicóptero para transporte de tropas.

  25. Cor Tau disse:

    Só as FAs resolvem….Sabem por que estão fazendo de novo?!…Porque na primeira vez deu certo….As facções conseguiram o que queriam facilmente atraves de “acordos”….Ve se pode….O estado se sujeitando a aceitar “acordos/exigencias” para que atentados terroristas/sítio parem…É problema de segurança nacional….A situação hoje do RJ(Assim como em outros Estados) é pior do que a situação da Colombia da epoca do Pablo Escobar….Pois a coisa toda é descentralizada o que torna tudo pior……………..Uma das principais capitais do pais simplesmente encontra-se em estado de sítio….“Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos”…Isto prova de fato….Que o estado é completamente vulneravel/incapaz a estas facções criminosas..Que possuem mais poder e força do que o proprio Estado..Mostra que de fato….Este Estado apresenta-se nas mãos e no bolso dessas facções…..Que não tem capacidade/condições alguma de impedir o que acontece………..Que conseguem/fazem o que querem neste pais……..Vejam só a que ponto chegaram os absurdos/Cinismo/incompetência neste pais……

  26. andeso disse:

    Abaixo a fonte da informação sobre o reforço militar as operações de combate no Rio. Acabei de achar.
    Fonte:www.defesanet.com.br

    Defesa envia Tropas e mais equipamentos
    ao Rio de Janeiro

    Brasília, 25/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira (25/11)a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao Governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade.

    A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.

    Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.

    Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, assinada na noite desta quinta-feira 925/11) pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim

    Brasília, 25 de novembro de 2010

    DIRETRIZ MINISTERIAL N. 14/2010

    O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA determinou o emprego das FORÇAS ARMADAS, para a garantia da lei e da ordem, na cidade do Rio Janeiro.

    Tal decisão decorreu de solicitação feita pelo SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO JANEIRO, nesta data.

    O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA autorizou a atuação das forças “nas condições e extensão solicitadas”.

    Assim, com fundamento no art. 7, I, do Decreto n. 3.897/2001, e nos limites solicitados pelo SENHOR GOVERNADOR

    DETERMINO

    1. Ao COMANDANTE DO EXÉRCITO que acione efetivo de “800 militares”, do COMANDO MILITAR DO LESTE (CML), para “serem utilizados na proteção de Perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal”, além do efetivo necessário para o apoio da tropa e sua defesa.

    Esse efetivo estará sob o comando do oficial designado pela autoridade militar competente e deverá operar em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.

    2. Ao COMANDANTE DA AERONÁUTICA que acione:

    a. Uma aeronave de asa rotativa “Super Puma para transporte de tropa” ou equivalente; e
    b. Uma aeronave de asa rotativa “H1H para utilização com atiradores” ou equivalente.

    As aeronaves deverão ser operadas por militares da Aeronáutica em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.

    3. Aos COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS que, articuladamente, acionem:

    a. “Dez viaturas blindadas para transporte de pessoal”, incluindo as respectivas guarnições que as conduzirão;
    b. “Equipamentos de comunicação aeronave x solo”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;
    c. “Equipamentos de visão noturna”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;

    4. Ao ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS que designe oficial para:

    a. promover a integração dos comandos militares empregados na operação;
    b. promover a ligação com as autoridades estaduais e federais; e
    c. manter este Ministério informado das operações, via o Centro de Operações Conjuntas (COC).

    NELSON A. JOBIM
    Ministro da Defesa

  27. Freire disse:

    Olha que Prova para o IA2,vamos testar o novo Fuzil,nada melhor que na prática.

    Brasil Acima de Tudo.

  28. KK disse:

    Como o governo é lento… Eles se recusam até o último momento em admitir que a situação não é grave o suficiente para o usa das FAs, estou vendo o “está tudo sob controle! “, e ainda culpam o próprio EB por não intervir…

  29. Fernando disse:

    Falem oq quizer mais que deu orgulho do exercito deu!
    Adorei ouvir uma entrevista de um capitao do bope que falou que ficou impressionado com a prontidão da marinha,a missao de apoiar a policia foi dada totalmente de surpresa a marinha e em algumas horas ja estava com a estrutura de apoio toda pronta.O exercito brasileiro pode nao ser uma potencia,mais tb nao é essa sucata que tanto dizem ele é capaz SIM de operar em qualquer parte do nosso pais e ta ai para provar,o ponto realmente fraco do nosso exercito na minha opiniao é a projeção de poder mais ai é outra historia.
    Parabens orgulho de ser brasileiro!

  30. andeso disse:

    Somente frisando e reafirmando o que o Cor Tau já afirmou acima: “Vejam só a que ponto chegaram os absurdos/Cinismo/incompetência neste pais……”

    ABSURDOS/CINISMO/INCOMPETÊNCIA

    ABSURDOS/CINISMO/INCOMPETÊNCIA

  31. Paulo Henrique disse:

    Marcel disse:
    25 de novembro de 2010 às 23:27

    É uma boa hora de montar um hospital de campanha para treinar os médicos do EB….AHuHAuHAu

    —————————————

    O EB vai ficar na manutenção do território conquistado. Não vai meter a “faca no pão”.

    Por um lado é uma pena. Pois se o EB entrasse lá e detonasse tudo, seria ótimo. O efeito psicológico seria um grande fator de sucesso. Poderiamos ter uma debandada geral desses terroristas de merda.

    Mas e os efeitos colaterais para a população de bens?

    Muitos civis ainda irão morrer. Essa é a triste realidade.

    Mas essa é a hora, hora de acabar com essa raça de vagabundos. Mas esse é apenas o primeiro nivel de vermes que assola o Rio. Depois teremos o segundo, terceiro…. e ai vai.

  32. Paulo Henrique disse:

    Errata

    Paulo Henrique disse:
    26 de novembro de 2010 às 8:15

    Me confundi ao dizer sobre a função do EB no cenário.
    “Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.”

  33. Cor Tau disse:

    Freire…Nada sera testado…Assim como coisa alguma sera feita de fato….O que acontecera sera o mesmo que aconteceu antes…..Acordão…..Cumprimento das exigências……..

    http://www.youtube.com/watch?v=2ZR6Fi_H8GE

    Que desmoralização…………

  34. Guto disse:

    Quando o cabral queria os sabres para PM neguinho aqui ficava fazendo chacota. Agora querem que a FAB mande eles para lá ? kkkkk

  35. Fábio Mayer disse:

    Eu espero que, agora, se entenda que não tem mais volta. A operação só pode acabar quando quase todos os líderes do tráfico estiverem presos ou mortos, quando tiver ocorrido uma verdadeira quebra das estruturas criminosas.

    Mas não adianta tapar o sol com a peneira.

    O crime precisa ser contido no Brasil inteiro, mas é imprescindível que saiam do papel os planos de controle de fronteiras, com a aquisição de helis de ataque e transporte, UAV(s), navios patrulha, etc… sem isso, não se diminui drasticamente a entrada de drogas e armas no país.

  36. proside disse:

    Aguardem!! “A Batalha do Alemão”

  37. Solskhaer disse:

    Chama a tropa lá do Batalhão de Selva, desce todo mundo anoite naquelas matas lá em manda subir a rapaziada lá de baixo, arrebenta também de cima para baixo!

  38. wjw disse:

    OS DOIS HELICOPTERS SERÃO OS MI 35 ?

  39. proside disse:

    OFF.

    Uma brincadeira acabou na morte de um cabo do exército na madrugada de quarta (24) para quinta-feira (25), em um quartel da zona oeste do Rio.

    Segundo familiares da vítima, um soldado havia perguntado: “Se os bandidos entrassem aqui,o que vocês fariam?”, se referindo aos ataques que assolam o Rio desde sábado (20).

    Um outro soldado teria respondido “eu faria isso” e atirado contra Felipe Lima, de 22 anos, que morreu na hora.

    O jovem será enterrado às 14h desta sexta-feira, no cemitério de Ricardo de Albuquerque, na zona norte.

    http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/cabo-do-exercito-morre-apos-brincadeira-sobre-atentados-no-rio-20101126.html

  40. Solskhaer disse:

    … diga-se 1º BIS

  41. Nick disse:

    Aguardando que o Exército , Fuzileiros, a PM do Rio e o BOPE façam o que tem de ser feito.

    Boa sorte, e cumpram com seu dever. A Nação e povo do Rio agradece.

    []‘s

  42. Berti disse:

    Eu só quero ver esses bandidos se ferrarem.

    Mas a culpa disso tudo, também cai sobre todos aqueles compram drogas e automaticamente sustentam o tráfico.

    Quem usa drogas está destruindo a si mesmo e a sociedade também.
    …Sem contar a má impressão que passa para o mundo…

    Isso me envergonha

    Sds

  43. wjw disse:

    é hora de fazer uma limpa nesses vagabundo perturbador da ordem quero ver os mi 35 mostrar os dentes pra esses favelados malditos lancem bombas nas favelas eleminem os de uma vez por todas a nação vai aplaudir

  44. ednardo ferreira disse:

    o grande tráfico se ferrou.

    eles acharam que as UPP’s e afins estavam só de onda eleitoral, e viram que elas vieram para ficar.

    no sufoco fizeram este levante.eles tentaram fazer um como aquele de uns anos atrás e o do PCC em SP. Achou que a polícia ia dar uma recuada e tal.

    Pelo que vi, certamente a inteligência da polícia já sabia que algo ia acontecer, mesmo que a poucos dias. A reação foi muito forte, ostensiva e firme. Duvido que a bandidagem esperasse algo deste tamanho.

    e os blindados da marinha foram um grande trunfo que pegou os malas de calças curtas. os bloqueios que seguravam caveirões não dão conta dos blindados.

    Mas o que ficou de positivo para mim, foi:
    - a sensação de que na situação atual, não dá pra pegar leve;
    - amplo apoio de todos os setores da sociedade;
    - a comunidade ler que a intenção da polícia é mesmo expulsar a bandidagem, daí o apoio.
    - quebrou a estratégia da bandidagem que sabe que quanto mais bater, mais vai apanhar. a estratégia onde jogaram as fichas foi um tremendo tiro no pé.

  45. Leandro RQ disse:

    Pelo que falaram, serão 800 homens da Brigada Paraquedista.

    Um Batalhão de soldados profissionais e de alto nível operacional.

    Se eles entrarem no Complexo do Alemão, vai ser uma carnificina. Não vai sobrar malaco vivo pra contar história.

    Que Deus abençõe e proteja as pessoas inocentes que moram lá dentro.

  46. Prezados

    Tudo bem que os blindados são da Marinha, mas pertencem aos Fuzileiros Navais. Ainda não vi ninguém aqui parabelizando o CFN.

    Foram os militaes do CFN que conduziram os VBTT pelas comunidades, enfrentando tiro de todos os lados.

    Vamos ser justos. Enquanto estamos em nossos lares comentando neste espaço um grupo de fuzileiros estava colocando o próprio pescoço para ajudar a resolver um problema de segurança pública.

  47. Eleazar Moura Jr. disse:

    Mas será que os Mil mi 35 estão totalmente operacionais? as tripulações já dominaram totalmente a máquina?e o pricipal: o armamento já chagou? sim, pois os três primeiros vieram sem munição, mísseis e foguetes, não sei se na chagada do segundo lote de Mil-Mi35 o armamento veio junto. Ocorre que o teatro que eles treinam é o amazônico, que é totalmente diferente do emprego no Rio, quer seja pela topografia, condição climática, o fato de ser um conflito urbano, de não poder atingir civis, os Direitos Humanos falando merda caso algum “coitadinho” daqueles vagabundos sejam mortos…tudo isso pesa. E cá prá nós, ver aquela sena dos vagabundos fugindo aos montes tava um alvo fácil para 4 Fenecs de Taubaté armados com .50, a estratégia teria sido: os blindados dão cobertuda ao avanço do BOPE, faz-se o cerco-como foi feito, mas faltou só helicópteros atirando com armamento mais letal. Mas aí novamente viriam os Direitos Humanos dizendo que atiraram nuns pobres indefesos etc…..

  48. Daniel Rosa disse:

    Quer um senário melhor para por a prova o nosso AH-1 Sabre? Manda uns três deles, armados até os dentes, vomitando aço nesses vagabundos! O Rio de Janeiro só chegou a este ponto por inércia do Estado! A instituição Estado nunca teve uma prova tão grande de falência como a demostrada por eles! A favela tomou conta! Favorecimento político, tudo o que se pode imaginar de podre! Não que não aconteça em outros estados, mas lá a coisa sempre foi descarada! Só leva a alcunha de cidade maravilhosa por conta do que foi a “séculos” atráz, e pq a sede da Globo fica lá…
    Espero que a coisa não pare, que limpem a cidade, o estado! O povo carioca merece paz, e merece morrer de velhice, e não de bala perdida! E que o exemplo seja seguido por outros estados que estão na mesma situação, ou a caminho de!
    E tenho dito…

  49. Pedro Rocha disse:

    Olá senhores! Eu não quero de forma alguma defender a vida desses meliantes, mas alvejar-los em sua fuga constitui-se em claro desrespeito a Constituição Federal (lei maior do país) em seu Capitulo sobre as garantias individuais! Eu quero lembra que bem ou mal ainda vivemos num Estado de Direito onde se respeita às leis. No momento da fuga a ação correta seria a prisão em procedimento de comando especial para que não ocorresse confronto armado ou se ocorresse que não houvesse perda de vidas inocentes! Senhores não pensem que nossa Constituição não possui instrumentos para suspender as garantias individuais e permitir que as ações paramilitares fatais e por conseqüência definitivas: O assim chamado estado de emergência! No estado de emergência ocorre uma intervenção federal direta com afastamento dos signatários dos poderes executivo e legislativo na unidade da federação onde está ocorrendo o afrontamento! Senhores eu particularmente acho que a situação no Estado do Rio de Janeiro há muito merecia um julgamento nos moldes do estado de emergência, porem eu reconheço, como morador de outro Estado, não tenho todas as informações somente as que a imprensa sensacionalista tem apresentado! Mas como diria os sábios “onde há fumaça há fogo”.
    Eu gostaria de deixar alguns questionamentos: Se esses fatos estivessem ocorrendo em outro Estado que não fosse da base aliada do Governo Federal (por exemplo, São Paulo) haveria a proposta de intervenção? Depois de tudo isso a futura presidente ainda manterá o modelo de segurança publica carioca como futuro modelo de segurança publica nacional, como ela dizia em sua campanha? E por ultimo se por que só depois das eleições explodiu tudo isso? Será que realmente ouve um trégua entre bandidos? Bandidos traficantes e bandidos da autoridade publica – somente bandidos fazem trégua com bandidos.
    Em tempo: Senhores o armamento mais leve (suave) do AH-2 Sabre é justamente o canhão duplo de 23 mm eu sei que as “figurinhas” do Rio merecem o beijo fervente desses canhões, mas o resto da população sofrida não! O Super Puma e o Sapão dão conta do serviço com louvor!

  50. FLIGHTER disse:

    Cara !!!, nêgo esta viajando na maionese, MI-35, hahaha, além deles estarem na Amazônia, portanto muito dificil deles virem em tempo habil para o Rio, mesmo atraves de transporte aereo para participarem desta campanha, não tinha a minima condição de utiliza-los, pois eles destroem tudo que tem pela frente, e nos estamos numa area de dencidade populacional extensa, acorda galera, e parem de jogar WAR II, hahahaha

  51. @wagner disse:

    Flighter, essa é a idéia…
    destruir tudo…

  52. @wagner disse:

    Pedro Rocha, usar a CF como desculpa para proteger traficante é o que ps faz ficarem protegidos.

    Tem que meter fogo e parar com essa M de invocar leisinhas cretinas e CF para defenderv essa escória !!

    São opinioes como essa que atrasam o combate a esses marginais.

  53. @wagner disse:

    detalhe, não existe qualquer artigo da CF que proiba a Plicia de meter fogo em traficantes em fuga, o artigo 5°, o qual eu conheço muito bem, não fala nada a respeito.

    Que saco esse bando de advogadinhos de M que usam a CF para invocar direito de vagabundo ! Cade os direitos das familias que perderam seus entes queridos vitimas dessa escoria ???

    Querio ver vc invocar CF quando matarem alguem proximo a vc !!

  54. proside disse:

    Lamentável essas pessoas que tem pena de bandios!

  55. proside disse:

    Um ato inconstitucional na minha opinião é centenas de terroristas fugirem fortemente armados e não ter um helicoptero para deixar eles igual uma penera!

  56. Rodrigo disse:

    O Hind é inviável nesta operação..

    Mas o Blackhawk com a Minigun, se precisar vai fazer um baita estrago.

  57. mto disse:

    os mi35 fizeram falta ontem eles poderiam colocar as forças policiais no alto do morro para impedir as fugas criminosos nas imagens mostradas pela televisao sua blindagem suportaria os tiros de fuzil e poderia proteger os polociais em terra

  58. proside disse:

    mto

    Rotor de cauda não tem blindagem.

  59. mto disse:

    EB tem comprar logo os mi28 esses helicopteros serviriam de escoltas para os helicopoteros da polocia eles intimidariam a fuga dos bandidos

  60. Bruno disse:

    Em resposta a um comentário ai pra cima, sim, os AH-2 Sabre já estão armados, tendo recebido o equipamento junto do segundo lote de aeronaves.Canhão móvel de 23mm e dois pods de foguetes anti-pessoal teria feito ‘strike’ naquela cambada.E não levaria muito tempo para mobiliza-los de Manaus até o Rio.Os Hércules da FAB devem ser capazes de transporta-lo.

  61. FLIGHTER disse:

    @wagner disse:
    26 de novembro de 2010 às 10:28
    Flighter, essa é a idéia…
    destruir tudo…

    Ainda bem que não tem nenhum parente teu vivendo na favela né !!! Wagner, assim fica facil destruir tudo, certo ?. Acho que eles tinham que ser fuzilados quando chegaram no alto do morro (bandido bom é bandido morto), agora que deixaram passar a oportunidade e estão dentro da comunidade acho que seria um massacre com pessoas inocentes.

  62. bruno-CFN disse:

    Pedro Rocha… fato e q o ”politicamente correto”’ n e o CERTO se analizar nossa situaçao …. vc n tem ideia dos tipos de combates q a policia carioca enfreta ..pois entao …combate (operaçoes policias) em favela e o q ha de mais arriscado e complicado no mundo , especialmente as favelas cariocas ..dada a geografia da cidade ,muitas vezes ha embates de 5:1..10:1 (traficantes : policias ) o q se vc for comparar o q a ”doutrina” ensina e o seguinte .. vc tem q ter no minimo um efetivo 4x superior (numero de homens mesmo) pra se ”tomar” de forma segura , uma regiao sob controle inimigo (isso so ocorre em operaçoes montadas e planejadas .. o q em 95% dos casos n e o q ocorre ).. ha casos de cercos a”patamos” e assim vai… . o q a policia enfrenta aki e guerra , a falta de equipamentos adequados pra guerra (.pelos menos nos ultimos 3 anos a melhora foi evidente ) … e o principal … a policia carioca e a mais mal paga do Brasil .. curioso isso , n ?? … hoje o cidadao carioca q decide ”entrar” para a policia e por simples amor ao estado (Pais) … o querer q a situaçao melhore (e esta mudando… S.. ) ..sao cidadaos q escolheram ir a guerra ao inves de ficar criticando.. sem o conhecimento dos fatos ..

  63. bruno-CFN disse:

    os unicos meios aéreos a serem empregados no RIO serao os super puma(2) .. os ”sapoes”(2) ou talvez alguns ”panteras” do exercito (2) …todas essas unidades ja esta mobilizadas .. quanto a utilizaçao do Exercito , seu emprego sera de hoje pra amanha ( se a ”burrocracia” deixar) sera lenvantado um cerco na localidade do complexo do alemao .. serao utilizados cerca de 800 militares ..( o numero total 1500 todos do .PQD. ) tb 10 veiculos blindados (ha 15 mobilizados ) irao para a localidade sao veiculos URUTUS . M113s e o EE-9 ..so informando

  64. Vader disse:

    Guilherme Poggio disse:
    26 de novembro de 2010 às 9:31

    Sem dúvida Poggio, parabéns ao glorioso CFN, que não tem nada a ver com a politicagem escrota, e cumpriu sua missão de forma impressionante.

    AD SUMUS

    Sds.

  65. bruno-CFN disse:

    por favor , usem um pouco de bom senso … se foi um grande choque (POSITIVO) a utilizaçao de blindados da marinha .. imagina deslocar unidades mi35 para o estado do RIO pra utilizalos em favelas cariocas ?? ja imagiram a repercuçao (internacional).. alguem aki tem a noçao do poder de fogo de um desses helis ?? vamos com calma , sem histeria ..o q de fato e q as proximas unidades aerias serao compradas e algumas equipadas com metralhadoras MIMI ( se o exercito deixar ) irao , muito provavelmente , os helis do modelo Blackhawk …serao 4 ate 2014 …e o q a policia pede

  66. bruno-CFN disse:

    errata >>equipar os helis do modelo Blackhawk

  67. Paulo Henrique disse:

    Rodrigo,
    Tudo bom?

    Olha só a situação no Rio de Janeiro…lembra daquele debate que tivemos dias atrás do Hez que citei o Rio…
    Até parecia um pressagio..rsrs…

    Abraços.

  68. bruno-CFN disse:

    n sei exatamente o medelo da metralhadora a serem adquiridas junto aos blackhawks … deixo isso aos especialista ou q sabem melhor informar o assunto

  69. Humberto disse:

    Eu sei que ainda falta a doutrina..Mas Israel utiliza UAV para ajudar na inteligencia deles, creio que seria fantástico termos tb..
    De repente em uma próxima operação (este já já acaba e os traficantes tb vão estar de volta, pois o mercado consumidor é ávido) já estejamos melhor nesta área, ter uma visão em tempo real do que está acontecendo ajuda e em muito o comando decidir o que fazer. No mínimo iria atrapalhar a movimentação dos bandidos..
    []

  70. A folga dos bandidos no brasil nao diz respeito a ser de direita ou esquerda os politiqueiros do momento.O problema esta na caraquiteristica demagoga e medrosa destes lideres intelectoimbecis da terra brasilis. Na china vermelha bandido nao folga,morre! Nos paises muçulmanos bandidinhos e trafics viram esterco rapidamente.Entao, o problema esta na nossa forma de encarar os fatos e na açao contra eles.

  71. proside disse:

    Eu sei que os Black hawk da fab foram comprados com as mini gun

  72. proside disse:

    Já estava demorando:

    “Comissão de Direitos Humanos teme nova Chacina no Alemão”

    http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000372480

  73. Chance igual a esta para adestrar a tropa em ambiente real de combate nao pode ser desperdiçada.Poderiam deixar nos trinques a turma que ira para a UNAFIL. Os jaguares do BOP seriam os meus escolhidos.

  74. Aliais jaguares negros!

  75. Galileu disse:

    Ow loco tem doideira aqui pedindo o Mi35 lol, calma menos menos ahahahahahhaha

  76. Deivid disse:

    Mais só 2 helicopteros!! aff,no minimo 3 super puma,3 H1H para dar apoio,e sobre os radios eu achei ótimo e por min nem temporario deveria ser e sim permanente!!!
    Mas é isso ai,estou orgulhoso de ler este post!!

  77. Wilson Figueireo disse:

    Não conheco, na história recente do Brasil, soldados (gloriosos Fuzileiros) entrando, abrindo caminho “debaixo” de fogo pesado. Foi como nos treinamentos, com uma diferença: era real! Fica a pergunta muito chata para as autoridades responderem.
    Temos equipamentos, homens valorosos, população de saco cheio dos terroristas! É só chegar junto! Se, nesse momento histórico, não aproveitarmos e liparmos essa escória, nunca mais.
    Abraços.

  78. bruno-CFN disse:

    bom . .. podem ser utilizados cerca de 8 helis na operaçao da tomada do complexo .(a estrategia ainda esta sendo definida ) .. mais um numero efetivo de +- 4500 policias ( numero minimo/ estrategia sendo definida ) ….. isso pra vcs terem a nossao. do q nos aguarda . sobre os VANTs (fotografia e filmagens)..ha a opçao .. o policia carioca ja utiliza meios desse tipo a quase 2 anos … bom o q esta sendo feito e o levantamento efetivo do cerco .. q deve se completar amanha .. dai sera quase q uma contagem regresiva ate o inicio da operaçao de tomada do alemao ,,, so informando

  79. caiozin disse:

    Vocês vão se surpreender com a quantidade de criminosos mortos quando a polícia invadir o complexo do alemão. Escrevam o que eu disse……

    bandido bom é bandido morto! chumbo neles !

  80. André Luis disse:

    Não precisa de BH com minigun, bastava o GF e o comando do EB deixarem de ser cag… e permitirem que os helis da PM e PC recebecem as minimi.

    Uma rajada curta limpa uma boa área e uma longa derruba uma fileira de vermes em fuga. O GF e o comando do EB sempre atravancaram os planos do BOPE e CORE com seus discursos sobre constituição e a não utilização de armas automáticas em helicópteros.

    Pegunte a qualquer policial do GAM ou do SOA se eles gostaria de metralhadoras nos helis.

  81. bruno-CFN disse:

    caiozin …sendo dados da inteligencia da PM .. sao mais de 2000 bandidos na localidade.. alguns armamentos q a inteligencia apurou … deversos tipos de pistolas .. fuzis de varios tipos (5,56 e 7,62 ) granadas … etc.etc.. …. o q impreciosa e q SIM … os bandidos possuel de fato armentos do tipo ”P”.50(ao menos 3 ).,, ”P”.30.. e alguns tipo de bazucas …. n comparem os bandidos do Rio com os do HAITI …

  82. bruno-CFN disse:

    errata…….impreciosa>impressiona

  83. RodrigoBR disse:

    Olha aí a notícia:

    Exército só aceita participar se assumir comando da ação

    http://www.defesanet.com.br/10_11/101126_02_fsp_rio_war_ex.html

  84. bruno-CFN disse:

    agora a pouco houve uma estrevista ao vivo explicando q tipo de açao (papel) q cada uma das 3 forças ira exercer (operaçoes coordenadas) cada um limitado ao papel atribuido pelo ministro da defesa ….. o general responsavel pelo comando do leste .. explicou claramente o q o exercito ira fazer … contençao e cerco da area auxiliado por policiais federais e civis

  85. proside disse:

    Para quem não sabe “.30″ é a mesma coisa que “762″.

  86. proside disse:

    .30 = 7,62mm
    .50 = 12,7mm

  87. andeso disse:

    “bruno-CFN disse:
    26 de novembro de 2010 às 15:38

    agora a pouco houve uma estrevista ao vivo explicando q tipo de açao (papel) q cada uma das 3 forças ira exercer (operaçoes coordenadas) cada um limitado ao papel atribuido pelo ministro da defesa ….. o general responsavel pelo comando do leste .. explicou claramente o q o exercito ira fazer … contençao e cerco da area auxiliado por policiais federais e civis”

    Contenção e cerco? Significa que quem tentar forçar passagem morre? Ótimo!

  88. bruno-CFN disse:

    proside .quando disse p”30” e como o povao conhece ”ponto 50” e ”ponto 30”..n me referia ao calibre da metralhadora em questao , so mesmo a capaciade da arma
    andeso quase isso .. sao as ordem ”contençao e cerco ”.quem tentar forçar a barra a exercito vai responder de forma apropriada .agora infiltraçao se dara por forças especiais da policia .. de inicio BOPE e CORE
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/exercito-troca-tiros-com-traficantes-no-alemao.html

  89. Humberto disse:

    Caro proside,
    Uma correção ou um excesso de preciosismo. A .30 apesar de tb ser 7,62 não é o mesmo que é usado nas FAL. A Springfileld como é carinhosamente chamado (30-06) era usada nas garands e bar na segunda guerra pelos americanos, mas foi substituida logo antes do início da guerra do vietna pelo 7,62 x 51 (algo um pouco mais curto que a .30) este sim utilizado pelo FAL que alguns do BOP estão portando.
    []

  90. Humberto disse:

    Pois então..Uma dúvida..
    Até onde eu sei (inclusive vi na TV) a própria BOPE possui o HK21 (ou uma das suas derivadas), se ela possui, não podem levar nos helis? Em tese, ela é da mesma classe que a minimi e usando o 7,62 é mais “potente” que o 5,56..Estou errado?
    []

  91. bruno-CFN disse:

    humberto … s . so q vc te mq levar em conta ”minimi” o poder de fogo dela (tiros /minutos).. o fato de ser 5,56 foi por isso q ela foi escolhida ja q representa um risco de menor grau de perigo se vc for comparar com uma outra metralhadora de calibre superior ..(7,62 ou ate mesmo 12,7) n vamos utiliza-la contra blindandos ou muito menos ”fuzilar” algum barraco .ela foi escolhida .por exercer com maestria um apoio de fogo apropriado para o teatro de operaçoes na qual a policia atua .. so q o exercito n entendeu isso …
    armas de calibre 7.62 , ficam mais para tiros de precisao de ”atiradores de elites” embarcados nos helis

  92. bruno-CFN disse:

    humberto , n sou especialista em armas ..alguem aki pode lhe responder de maneira mais apropriada

  93. Eleazar Moura Jr. disse:

    Não é blog de filosofia, mas a verdade é que tudo isso só ocorre porque a playboyzada da Zona Sul (filhinhos de papai) fica consumindo drogas adoidada, se não houvesse consumidor não haveria tráfico, nós estamos combatendo os efeitos, mas não a causa. Outra questão passa pelo fortalecimento do patrulhamento das fronteiras (tem que haver um trabalho sincronizado entre as Forças Armadas, a PF e a PRF ), das rodovias, portos e aeroportos.Temos que utilizar, para ontem, novas tecnologias como UCAV,s para patrulha e reconhecimento.

  94. bruno-CFN disse:

    Eleazar Moura Jr infelizmente na da pra resolver um problema q se arrasta a decadas em menos de 5 anos … hoje s ha um combate mais coordenado entre exercito(numero insuficiente), policia federal . policia local (estados de fronteira ), FAB .. etc , na fronteira ( alguem aki ja deu uma olhado em um mapa .. ou sabe qual o tamanho de nossa fronteira terrestre ??)mais a dificuldade existe .. infelizmente . e ilusao achar se pode ”patrulhar” totalmente um fronteira como a nossa .. nem os EUA podem faze-la de forma eficaz com a sua propria ..meios e o q n faltam pra eles …

  95. Fabio Maciel Rocha disse:

    Eu já tinha avisado !!!

    Tinha avisado aos leitores aqui deste maravilhoso blog, mas fui muito criticado.

    Para refrescar a memória dos leitores, eu fui muito criticado por um bando de “especialistas em armas, helicópteros, veículos blindados, táticas policiais, operações especiais, segurança”, quando eu postei a respeitos dos helicópteros blindados que a PM e PC do Rio de Janeiro pretendiam comprar, da proibição que o Exército Brasileiro fez contra a compra de metralhados Minimi 5,56x45mm, fuzis sniper .50, metralhadoras 7,62x51mm, veículos blindados de transporte de tropas otimizados para operações urbanas ao invés dos atuais carros de transporte de valores (popularmente chamados de carros-forte) que foram “adaptados” para operações policiais e transportes de tropas policiais.

    Ouvi tudo que é besteiras (para ser educado e não utilizar a palavra mais adequada) destes “especialistas de internet e revistinha da Abril”, mas o tempo foi a melhor resposta para estes leigos que deviam ler mais e falar menos.

    A muito o policial de rua no Rio e os verdadeiros especialistas previam que algo grande vindo dos traficantes estava para acontecer, e por este motivo pediam estes equipamentos, pois sabiam que só com estes meios, poderiam agir de forma mais adequada e assim minimizando baixas policiais e civis, e ponto um basta mais rápido aos atos dos narco-terroristas.

    Como vocês podem ver pelas imagens postadas aqui no site e pelo que vemos na televisão, quem proibiu a obtenção destes meios pelas nossas forças policiais, esta fazendo amplo uso deste material.

    E falando em emprego de material, meus parabéns a Marinha do Brasil, que foi a força federal mais ágil a vir em socorro da sociedade, e disponibilizando seus melhores homens e meios materiais e bélicos. E tudo isso sem a guerrinha de beleza de quem manda em quem, que outra força federal fez.
    Agora vocês entendem um pouco mais o porque eu prego o fim das policias militares e a unificação das policiais estaduais em uma polícia única com um ramo em uniforme e outro disfarçado destinado a investigações. Mas agilidade, maior coordenação de força e meios e menos guerrinha de belezas e frescuras.

    Espero que com tudo isso que esta acontecendo, o Ministro Jobim da defesa, mude as normas criadas por estes generais do exército e que autorize as polícias a comprarem todos os equipamentos que eles querem de forma imediata. E bem que o ministro poderia aproveitar e mandar estes senhores ultrapassados para a reserva, pois pouco fazem para ajudar a segurança pública do Brasil.

    Só para calar de vez a boca daqueles “especialistas” que se prestaram a escrever aquele monte de bobagens, vou responder aqui algumas das mediocridades escritas por eles:

    “… para que metralhadora em helicópteros? Logo vão quer um Super Tucano para a polícia”
    Resposta:
    Quando vejo a filmagem das dezenas de bandidos fugindo pelo mato, fico imaginando o que os helicópteros das polícias poderiam fazer caso estes já dispusessem das metralhadoras 5,56x45mm e 7,62x51mm.

    Outro “especialista” escreveu:
    “… para que fuzil sniper .50? Tá louco? “
    Bem, as forças armadas estão utilizando até metralhadoras .50, e com sucesso e emprego muito racional, e que não causou nenhuma baixa entre civis.
    Também tenho certeza que caso as polícias já tivessem estes fuzis sniper .50, já teriam neutralizado muitos atiradores do tráfico que atiram barricados.

    E lembrando dos blindados que a muito tempo a PM solicita, caso já os tivessem, não dependeriam dos veículos da Marinha e Exército para ajudar, até porque, não são os mais apropriados para estas tarefas urbanas.

    Para encerrar, sobre aquele que disse que logo a PM ia querer um Super Tucano, não chega a tanto, mas vai dizer que não seria bonito de ver um Super Tucano da FAB largando napalm naquele bando de bandidos correndo pelo campo e pelas matas? E para o avião voltar levinho para a base, ele poderia aproveitar e descarregar as metralhadoras .50 naquela bandidagem.

    Um obrigado a todos, em especial aos amigos que sempre fizeram manifestações lúcidas aos temas aqui postados.

    Fabio Maciel Rocha
    Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e Exército
    Policial a 13 anos e com 4 medalhas, sendo uma por bravura
    Militar da reserva Exército Brasileiro
    61 cursos policiais, militares e de segurança no Brasil e exterior.

  96. bruno-CFN disse:

    Fabio Maciel Rocha… perfeito .. se n me engano .os blindados ”pesados ” q a policia solicitou sao do tipo ”urutu ”.(foi barrada pelo exercito)….n sei se mudaram a escolha … mais foi essa a informaçao q recebi

  97. UMA LIÇÃO DIFICIL !!!
    Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio que a MG deu através dos FN com a permissão de uso de Veículos Blindados de Transporte de Tropas, descortinou aos olhos vigilantes de parte da sociedade que se preocupa com a modernização bélica das FAs, a gravíssima situação deficitária da maioria dos seus armamentos. Temos a visão deprimente de um dos M-113 dos FN da MG todo perfurado de tiros dos fuzis 7,62 dos traficantes, e percebam vocês, que estas Viaturas Leves Blindadas dos FN ( M-113) estão em melhor estado de conservação e condição operacional do aqueles em uso pela infantaria do EB. Pode ser que eu esteja enganado !!! Mas o fato é que, estes transportes blindados de tropas são, na verdade, um gravíssimo problema que ninguém, nos governos, tem a coragem suficiente para resolve-los, o que não é de hoje. Diversas tentativas ficaram frustradas, como no passado, o Charrua ( MotoPeças S/A ), depois os Guarás da AVIBRÁS, agora os Guaranis que nunca ficam prontos. Hoje centenas desta viaturas blindadas com torretas armadas com militares integrantes da PM/RJ, da Polícia Civil, das FAs, da Polícia Federal, e da Polícia Nacional, patrulhando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto tropas mais experientes e melhor treinadas “sobem” a colina atrás dos traficantes, seria estratégia razoável para impedir os fatos vistos, por todos, nas ruas da Cidade do RJ. E estamos diante de um problema de pequena monta, uma rebelião interna de um Estado que força seu povo a conviver com uma política amistosa com bandidos, dividindo espaços com a marginalidade armada. A tolerância de comportamentos ilícitos pela imposição de uma política demagógica, “respeitando” santuários do crime pelo exclusive interesse do voto nos períodos eleitorais é um câncer que a sociedade lerda, inconseqüente e analfabeta tem de carregar nos ombros. O que quero dizer: “– não são inimigos externos com outras intenções corsárias”, mas dolorosas chagas sociais de funestas conseqüências. Quando repetidas vezes falei da necessidade da aceleração dos processos de produção dos Veículos Blindados sob Rodas Guarani, já autorizados, mediante o uso de uma escala máxima de disponível financeiro, para a liberação urgente da produção de um nº maior de unidades blindadas fabricadas para substituir o equipamento obsoleto,…… tive de enfrentar a reação animalesca e boçal de semi-alfabetizados agressivos. Agora estamos diante de uma realidade muito crua e desagradável. A falta de sinceridade e honestidade dos atos dos governantes é uma tremenda tragédia. A falta de aquisição dos fuzis novos 7,62 – IMBEL- 1 A. 2 – com “mira laser especial” pelas nossas FAs/BR, é outra situação que gera muito desapontamento na hora que as tropas precisam de ação. Podemos ver isto a cada instante nos vídeos da mídia que “cobrem” esta insurreição do tráfico. Toda iniciativa que trata da modernização bélica e aparelhamento militar das nossas FAs, por iniciativa das nossas industrias, é sempre derrubada. Veja o exemplo mais recente da viatura leve blindada AV´-VBL Guará da AVIBRÁS, que o EB participou do projeto, e depois de pronto, o EB NÃO comprou na quantidade requerida para formar Unidades Blindadas para atuar junto com o Sistema ASTRO II. Triste episódio é vermos, sempre a nossa industria privada, voltar na criação de mesmos “projetos” – viaturas militares leves blindadas para transportes de tropas, com outras denominações, e o governo alegar outros motivos. Na condição de especialista de orçamento público, afirmo que não são faltas de recursos financeiros que bloqueiam as ações de atualização bélica das FAs do Brasil, mas, SIM, a ausência de competência técnica e, a ocorrência de desleixo governamental por inexistente Política Militar de Estado, que estimule a modernização bélica das nossas FAs. A PM do RJ não consegue renovar sua frota de caveirões, pela aquisição de modelos modernos como o AV-VB 4 RE Guará (EB), o Gila feito para o BOPE – IVEMA LTD 4×4, o Caveirinha no chassi de uma S.10 Blazer, Caveirão II no chassi de caminhão IVECO, ou ainda, na versão BOPE – AV BOPE TP 10 (AVIBRÁS) (UNIMOG). Não há dúvidas que numa situação de baderna urbana promovida pelos traficantes das favelas e morros, como acontece no ERJ, este tipo de viatura 4×4, armada de uma torreta com uma metralhadora de alta velocidade é de importante uso estratégico para as forças de segurança. O exercício político tinha que ter limites para ser respeitado. E o exercício administrativo nas Gestões Públicas deve levar em conta o conjunto das funções e programas de governo, constante na Lei do Orçamento, a serem executadas pelo Dirigente do Estado.Um exemplo como as diferentes funções governamentais não podem ser misturadas, sob hipótese alguma. Todos nós vimos ontem, via televisão, a fuga desordenada de vários marginais e traficantes com fuzis nas mãos, por uma rota intermediária entre a o Morro Vila Cruzeiro e o Morro do Alemão. Não vamos admitir, de maneira alguma, que as forças de segurança, em operação, do RJ desconheciam esta opção de rota de fuga destes traficantes. O que entendo é que, de propósito, estas forças deixaram a porta aberta para esta fuga, até por ordem expressa do governo do ERJ politiqueiro, incompetente e covarde, jogando com as vidas dos moradores da Cidade RJ que pagam seus tributos em dia. A explicação do Comando do PM/RJ de que quaisquer tentativas de fechar este caminho, iria expor eventuais tropas deslocadas para fechar este “buraco”, ao fogo cruzado de dois lados, é simplesmente, ridícula e infantil, principalmente, quando se tratam de tropas que gozam da qualidade de Operações Especiais. Além do mais, esta é uma área, totalmente, descampada e não habitada, o que ensejaria uma ação militar mais pesada, para a paralisação definitiva dos “duzentos e tais”, traficantes em fuga, com o emprego contundente de estratégias e meios bélicos operacionais mais apropriados. Isto seria inclusive um aviso para os que já estavam baseados no outro lado, no Morro do Alemão, além de evitar-se confrontos com mortes, desnecessárias, dos agentes da segurança, se obteria a rendição definitiva dos bandidos do Morro do Alemão.
    Foi uma excelente oportunidade perdida, evidência clara que esta operação deflagrada não foi uma operação militar e sim, uma ação política do governo de MMM. Cada um deve desempenhar as atribuições para as quais foi devidamente instruído. A próposito mandemos a ANISTIA INTERNACIONAL inquirir o Ex- Presidente Buch dos EEUU, por seus crimes executados no Iraque !!!Acho que deve ficar, sim, uma lição para todos nós, no sentido de que medidas efetivas de segurança pública, não pode ser contaminadas por pensamentos políticos ambiciosos. Além do que, os cuidados destinados a modernização e atualização bélica das nossas FAs é algo que não deve ser colocado como programa de governo de 2º plano. Se não conseguimos aprender com o nosso passado e valorizar nossa capacidade de criação e nossas experiências na área de equipamentos militares, devemos, imediatamente, “fechar para balanço”, é o mais honesto, inclusive, pela convivência com uma sociedade displicente/ inconseqüente e uma classe política fora do prumo. Como percebemos, é uma lição difícil para ser assimilada para quem tem um mínimo de inteligência. Luiz – O Velho Patriota.

  98. Freire disse:

    Luiz Pineli Neto.

    Que lucidez amigo parabêns,Viva o brasil.

    Brasil acima de tudo.

  99. JORGE TERRA NACER disse:

    TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.

Comente

Você precisa estar logado para postar comentários.

Já saiu o número 5 da nossa revista impressa Forças de Defesa, com 116 páginas! Garanta já o seu exemplar, por apenas R$18,00. O preço já inclui o envio registrado pelos Correios e envelope protegido. Para adquirir o seu exemplar, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br. Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante da trilogia de blogs Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.