Em telegrama secreto revelado pelo Wikileaks, a crítica é feita pelo próprio embaixador americano.

Genebra – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluirá seus oito anos no poder com uma gestão marcada pela corrupção entre seus “mais próximos aliados”, com uma “praga” de compra de votos no PT e sem ter dado uma resposta ao crime no Brasil. Essa é a avaliação da diplomacia americana sobre a gestão de Lula e os principais elementos de seu governo, escancarando a avaliação do governo americano em relação a Lula.

Em um telegrama secreto revelado pela organização Wikileaks, a crítica é feita pelo próprio embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel.

“A principal preocupação popular – crime e segurança pública – não melhoraram durante sua administração (de Lula)”, afirmou o telegrama enviado entre a embaixada americana em Brasília e o Departamento de Estado norte-americano.

O documento ainda cita os vários escândalos de corrupção durante a gestão de Lula. “A Administração Lula tem sido afetada por uma grave crise política”, afirma o documento, indicando que “escândalos de compra de votos e tráfico de influência” se transformaram em “pragas para certos elementos do partido de Lula, o PT”.

Sobel, porém, deixa claro que a “popularidade pessoal do presidente não sofreu, mesmo depois que muitos de seus associados mais próximos foram pegos em práticas de corrupção”.

O telegrama faz parte de um relatório que a embaixada americana em Brasília enviou para Washington, com vistas a preparar uma visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A meta dos americanos no início de 2009 era o de se aproximar ao Brasil, propondo acordos de cooperação no setor militar e uma colaboração para garantir certa estabilidade na América Latina.

O documento ainda insinua que teria sido o Bolsa Família que o teria ajudado a se reeleger em 2006. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 2002 em grande parte diante da promessa de promover um agenda social ambiciosa, incluindo generosos pagamentos aos pobres. Diante da força da popularidade desses medidas, ele foi reeleito em 2006, ainda que um apoio diminuído da classe média”, completou. – Jamil Chade.

Lula: conteúdo vazado por Wikileaks é ‘insignificante’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a divulgação de telegramas da diplomacia norte-americana pelo site Wikileaks, que aponta corrupção no governo brasileiro. “Eu acho que as coisas que vi são insignificantes que não merecem ser levadas a sério. Na verdade não sou obrigado a acreditar num telegrama do embaixador americano”, disse Lula, em entrevista realizada depois de visitar as obras da usina hidrelétrica de Estreito, no Maranhão.

Em um telegrama secreto revelado pela organização Wikileaks, o embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, teria avaliado que o presidente Lula concluirá seus oito anos de governo uma gestão marcada pela corrupção entre seus “mais próximos aliados”, com uma “praga” de compra de votos no PT e sem ter dado uma resposta ao crime no Brasil.

Lula minimizou também a informação de que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, segundo a organização, teria dito ao embaixador que o ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, odeia os Estados Unidos. “Eu tenho certeza do comportamento do Jobim e tenho certeza do comportamento do Samuel. Eles são amigos e um não falaria mal do outro”, afirmou Lula. – Leonêncio Nossa.

FONTE: Estadão On-Line

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Artur Paulo
Artur Paulo
13 anos atrás

Até que enfim foi preciso os gringos abrirem os olhos, só eles e toda a população brasileira que enxergaram isso

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Se o Lula foi corrupto não sei pois nao estava presente ao seu lado para saber, e se eu que sou brasileiro e vivo investigando casos de politica procuro me desalienar sobre isso desconheço sobre corrupçao no governo do Lula quem são eles os americanos para dizer asneiras como éssa, estão desta maneira, tentando atingir o Brasil, pois o nosso país não virou a bund.. para eles pois o Brasil nao se entregou aos EUA como fez no governo do FHC, entao como eles nao podem cantar de galo no Brasil ficam dizendo asneiras para criar entrigas entre os brasileiros… Read more »

André Castro
André Castro
13 anos atrás

Nada de novo ..

camberiu
camberiu
13 anos atrás

Uma coisa que eu acho muito interessante sobre essa historia toda do Wikileaks e’ a seguinte: -Tem informacoes sigilosas sobre tensoes com o Iran. – Tem informacoes sigilosas sobre tensoes com a Coreia do Norte. – Tem informacoes sigilisos sobre o apoio dos EUA a guerrilha Kurda na Turquia. – Tem os telegramas SECRETOS do Embaixador dos EUA no Brasil chamando o presidente Lula de corrupto. – Tem um monte de informacoes sigilosas e constragendoras sobre uma pancada de coisas. Mas nao ha uma unica mensao, uma frase, uma linha, sobre a tal suposta iminente invasao da Amazonia pelos EUA.… Read more »

Sukhoi
13 anos atrás

Corrupção, um velho fantasma que assola as finanças do governo e que deixa o cidadão honesto e pagador de impostos bem irritado.

Nada de novo.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
13 anos atrás

Acho que este embaixador leu demais a folha de São Paulo. Se as mesma regras se aplicam nos EUA, os EUA são bem mais corruptos que o Brasil. 1. Não havia razão para o governo comprar votos (a única prova de compra de votos foi sobre criar a reeleição no Brasil). 2. Os mesmos critérios para definir escandalos de corrupção também poderiam servir a administração Bush em que amigos e parentes do presidente se beneficiaram em grande escala dos negócios do governo. Inclusive ganhando com a perda de casas da classe média dos EUA. No Brasil isso não ocorreu. O… Read more »

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Já disse uma vez aqui, que o fato dos gringos e não me refiro a apenas EUA, mas a comunidade internacional, é interessante como eles são muito bem informados sobre a realidade Brasileira, diria que a realidade dos “Brics” afinal dizem especialistas que esse grupo será grande em 20/30 anos. Mas o Brasil é muito importante para os EUA, afinal sempre fomos o braço deles aqui. Nem se os EUA estivessem afundando eles deixaram de se preocupar com o Brasil, muito menos com uma pequena depressão e um Democrata que entrou pra não deixar o braco afundar!! Um pouco de… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Não precisa ser do serviço secreto para saber que todos os governos que o Brasil teve até hoje,ocorreu casos de corrupição! Como eu já disse em um post anterior e fui criticado, até em compra de caneta rola caixa dois,corrupição e superfaturamento, é só procurar um pouquinho que acha! Resumindo, nada de novo!Me conta uma nova,diz que não tem corrupição!

Tiago Alexandre
Tiago Alexandre
13 anos atrás

É no mínimo engraçado que governos que se utilizam de factóides para invadir territórios estrangeiros em busca de petróleo, matando a população local de forma covarde e colocando seu próprio povo em risco, venha querer dar algum juízo de valor a respeito de outros países. Um país cuja história recente está marcada por crimes eleitorais, manipulação de informação, manipulação da sensação de medo e insegurança de sua população, fragilizada pelos atentados em 2001, visando uma legitimação do uso da força militar de forma desproporcional contra povos donos de riquezas minerais ou que por infelicidade, estão no caminho da expansão de… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Ops!Corrupção,desculpem

Tio
Tio
13 anos atrás

Nada de novo, o embaixador americano só repetiu o que todo mundo já está careca de saber.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

1- Falácia. Consultar o processo no Ministério Público. O presidente Lula admitiu que sabia do esquema.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4378226-EI7896,00-Lula+admite+ter+sido+avisado+sobre+mensalao+diz+documento.html

E um erro não justifica outro

2- Mesma coisa, um erro não justifica outro. Além do mais, apesar de ser uma boa notícia, as Américas não são parâmetro para regojizo em termos de corrupção. O dia que noticiarem “Brasil é menos corrupto que Suiça, Finlândia e Dinamarca”, então talvez tenha-se algo a comemorar.

Marine
13 anos atrás

Acabou de sair na CNN que a Interpol emitiu mandado de prisao para o fundador da Wikileaks. Julian Assange e procurado por supostos crimes sexuais.

Sds!

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Que tal o Wikileaks contar uma novidade agora?

General
General
13 anos atrás

Mais que jogada genial de concorrência “suja” da boeing,não?Não esperava que eles(diga-se EUA), “jogassem” desse jeito.Será porque a boeing , sabendo da vitória francesa no F-X 2 ,decidiu subornar alguns funcionários da Wikileaks ? Com certeza sim. É muito estranho essas notícias serem veiculadas ás vesperas,embora eternas, da decisão do F-X.Gente,todo mundo sabe que o governo do presidente Lula é muito corrupto.Tá,e daí?E o governo do FHC? Não era? A resposta é sim. A diferença é que alguns veículos de comunicações,em especial uma emissora de televisão,que eu não vou falar o nome,localizada no Rio de Janeiro,sendo mais preciso em Curicica,… Read more »

Miguel
Miguel
13 anos atrás

Esse povo do PT é fanático mesmo 🙂

Um presidente que tem como base aliada o sarney, fernando collor de mello, paullo malluf, renan callheiros, jader barballho e…

Não precisa dizer a que nível a corrupção chegou rs e ainda jogam a culpa no FHC só rindo mesmo… Contra os fatos não existe argumentação vivemos no fascismo sindical e onde tem sindicato tem corrupção e morte (Celso Daniel, Toninho do PT, Flávio Pedral, Carlos Severino e…)

Almeida
Almeida
13 anos atrás

Taí, General, disse tudo!! A última cartada está na mesa, mas não vai adiantar NADA! O Brasil agora é um país SOBERANO. Clifford Sobel, um empresário corrupto, de direita a mais extrema, amigo pe$$oal do Bush, coisas de petróleo, sabe?, mandado como “embaixador” dos EUA no Brasil…$$$$abe? Bem, como sempre, as verdades norte-americanas são para eles mesmos, para satisfazerem ses intere$$es mundo afora. Os outros, ou seja, nós que nos danemos. Como diz o presidente Lula, que graças a Deus contrariou intere$$ses diversos dos EUA, tudo isso é insignicante. Valem os nossos interesses mundo afora, agora! E olha: cuidado com… Read more »

Vetor
Vetor
13 anos atrás

“Mais que jogada genial de concorrência “suja” da boeing,não? Não esperava que eles(diga-se EUA), “jogassem” desse jeito.”

Vc está falando sério mesmo ou está brincando? Fala sério né.

Harry
Harry
13 anos atrás

O único crime sexual praticado pelo Julian Assange foi ter colocado no O dos americanos.

Mas como esse Senhor já deve saber a verdade é como ferro na mão de ferreiro.

Abs.

Miguel
Miguel
13 anos atrás

Falou a verdade agora pode?

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Nada de novo sobre o des governo PeTralha!!!!
Muitos aqui preferem acreditar em papai noel e saci-pererê…fazer o que?
E chamam isto de país independente….
Cada um acredita o que quer.

GMC
GMC
13 anos atrás

A hora que li o título do post me veio um pensamento de “Ah vá… è mesmo” kkkkkkkkkk

Leandro RQ disse:
30 de novembro de 2010 às 21:06

Que tal o Wikileaks contar uma novidade agora? [2]

General
General
13 anos atrás

Vetor

Antes de mais nada sou a favor da Boeing ou Saab vencer o F-X 2,não desejaria ver a “jaca” nos hangares da FAB por motivos que você deve conhecer.Então me explique o porquê dos EUA veicularem logo agora esse tipo de notícia?

Miguel
Miguel
13 anos atrás

Prezados Senhores
-Devemos ser maduros e admitir que a corrupção assola o pais. Onde somos torturados com uma avalanche de impostos que nos empobrecem para manter o status quo de Brasília. Concluindo a maioria dos políticos reza a mesma cartilha do fisiologismo do dando que se recebe.

Harry
Harry
13 anos atrás

Jobim ataca duramente os EUA durante Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, no Rio
23 de novembro de 2010, em Política, Relações Internacionais, por Guilherme Poggio

Agora entendi Sr. Jobim, o cartomantehussein lhe falou no ouvio sobre o que estava pra acontecer.

Como diz o ditado perdesse um rei mas se mantem o bobo da corte

Abs

Tony
Tony
13 anos atrás

É tanta a corrupção nesse governo! esse pais é um inferno como diz o texto de Professor Olavo de Carvalho

Vetor
Vetor
13 anos atrás

Bom General

Foram vazados mais de 60 mil documentos. O mundo todo está em polvorosa. Portanto não acredito que seja uma coisa orquestrada pela Boeing no caso das acusações de anti-americanismo. Afinal de contas o governo Lula é realmente anti-americano e faz questão de ser e não esconde de ninguém.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Essas informaçoes nao vasaram do nada até aperece que os EUA junto ao pentagono e CIA iria deichar vazar documentos super secretos, esses documentos foram intregues propisitalmente.

General
General
13 anos atrás

Concordo contigo Almeida. Os EUA buscam seus interesses ,assim como nós brasileiros.Não existe essa de país amigo e bonzinho! A diferença é que eles são o centro das atenções e não querem perder essa hegemonia para ninguém. Mas só que não podemos ter é todo esse ódio dos EUA. Devemos ser patriotas e não fanáticos.

Brasil acima de tudo!

General
General
13 anos atrás

Vetor

Você tem razão em dizer que o governo brasileiro é anti-americano,mas discordo quanto à honestidade da Boeing. Só acho que Bilhões de dólares deixariam qualquer ou quase todo homem de negócios da Boeing , disposto a subornar,comprar,mentir e etc…

Vale lembrar que existem muitos americanos corruptos também.
Sds.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

parabens general. você foi de uma felicidade grandiosa nos seus posts.

e de quebra o sr. acertou em cheio, o estômago da hipocrisia. assim sim.

Athos
Athos
13 anos atrás

Marine disse:
30 de novembro de 2010 às 21:03
Acabou de sair na CNN que a Interpol emitiu mandado de prisao para o fundador da Wikileaks. Julian Assange e procurado por supostos crimes sexuais.

Sds!

Engraçado que no próprio país onde o crime teria ocorrido, não existe mandato contra ele. Aliás, ele ta lá!
Que país é esse heim. Nem pra acusar o cara. Deve ter dedo do Chaves aí.
Hoje, até a suécia se dobra ao Chaves. Quem diria.

RaMbOoBr
RaMbOoBr
13 anos atrás

Agora vão dar um cala-boca no Assange,vão pegar fotos de pedófilos em Estocolmo e falar que eram ele.Bem conveniente essa prisão não?

Política realmente fede.

Vetor
Vetor
13 anos atrás

Olá General

Não estou dizendo que a Boeing é honesta. Só não acho que tenha se metido no caso acima citado. Mas para mim qualquer dessas fabricantes de aviões ou armamentos sejá de que país seja, são um bando de abutres e se prestam a coisas muito piores que simples vazamentos. Acho apenas que a fabricante francesa vai levar essa pelo simples motivo de estar pagando as maiores propinas para os políticos certos. Sds.

andeso
andeso
13 anos atrás

Titulo da matéria disse: EUA apontam para corrupção na gestão de Lula … Ta, e aí, qual é a novidade, agora os gringos estão achando que brasileiro não lê jornal, que mensalão, político com dinheiro na cueca, venda de votos para favorecer os objetivos do governo do molusco, saiu em jornal e não foi lido? Nenhum país é santo, nenhum país e demônio é tudo farinha do mesmo saco. A única diferença é que tem países com mais poder e influência que outros, uns mais hegemonicos que outros … quem não é hegemonico sempre procura um lugar ao sol e… Read more »

Marco Antonio
Marco Antonio
13 anos atrás

A opinião hipócrita de um embaixador estadunidense sobre o nosso governo……com a corrupção que existe no país dele (inclusive com fraude eleitoral em 2000, o que desmoraliza qualquer cobrança por democracia a qualquer país do mundo taxado de ditadura) só se pode concluir que o que existe aqui, existe lá e existe em toda a parte…..o que todo mundo já sabe: corrupção existe em todos os lugares; precisamos tornar a nossa legislação mais eficiente e mais dura, para que não se desmoralize o cidadão honesto. Dizer que uma mudança de governo ou regime acabaria com a corrupção é uma estupidez.… Read more »

Cláudio Melo
Cláudio Melo
13 anos atrás

Manobra de contrainformação pura e simples.

A opinião do embaixador Sobel não merece a minha atenção. Ele que cuide de emitir opinião acerca da corrupção no próprio país.

Somos uma nação livre e soberana e, apesar dos problemas, temos plenas condições de resolver nossas próprias questões.

Quanto às referências de quo o Itamaraty é antiamericano, o Celso Amorim deu uma resposta brilhante: O Itamaraty tem quer ser é pró Brasil. BRASIL!

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Marco Antonio, perfeito !! Eles que cuidem da decadência do Império abobalhado deles e deixem os demais países em paz.

Império Espaço-bobo ah ah ah !!!

“Preparar a Espaço Bobo um para partir imediatamente !!”

” preparar para partir !!”
” preparar para partir” !!
” preparara para partir” “

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

Só ‘eles’ sabem disso? A corrupção é moeda corrente de troca nestas negociações, que não aceitam bobos. Acho que a informação vazou incompleta, pois não houve a citação dos nomes dos corruptos. Pena. Os norte-americanos não têm moral nenhuma para acusar quem quer que seja, apenas mais condições do que os outros para patrocinar seus interesses através dos pagamentos PF, que eles mesmo criam e pagam. Não acho que a Boeing deva ser pixada, sozinha, salvo por alguém que acredita na lisura do FX2. Lastimavelmente, MESMO! é o presidente Lula, que foi eleito apoteoticamente, quase como um Getúlio Vargas nunca… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Senhores:

Continuo dizendo: Nenhuma novidade. A corrupção endêmica deste governo do PT faria corar Sarney, Collor e PC Farias.

Todos aqui, e estou falando isso sem viés político, sabem que este governo foi um dos mais conrruptos da história recente do Brasil.

Quem discorda…

Soldier
Soldier
13 anos atrás

camberiu disse: 30 de novembro de 2010 às 20:27 Permita-me discordar de você sobre: “Mas nao ha uma unica mensao, uma frase, uma linha, sobre a tal suposta iminente invasao da Amazonia pelos EUA. Sim, aquela que o pessoal do Clube do Exercito jura de pes juntos que deve ocorrer a qualquer momento. Nao ha uma frase, uma linha, nada mencionando um evento que, tem gente aqui que jura que e’ evidente e que vai rolar a qualquer instante. Interessante, nao?” Resposta: Rolar a qualquer instante? Quem disse isso aqui? Nem mesmo o Exército espera esse seu “qualquer instante”?! E… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Dois erros não fazem um acerto. De que adianta acusar os EUA de corrupção, só para justificar a nossa própria? Eles ou quem quer que seja que façam o que quiserem e passem vergonha. O que não pode é corrupção aqui. Temos de nos revoltar é com a nossa situação. Quero a minha casa limpa. A do vizinho é problema dele. Lula dizer que o conteúdo dos documentos é algo insignificante, é a mesma estratégia dos advogados que procuram desqualificar uma testemunha contrária aos interesses do seu cliente. Mas afinal, quem é Lula, Lulinha, Dilma, Sarney, Zé Dirceu e amigos… Read more »

eduardo
eduardo
13 anos atrás

Paulo disse: 1 de dezembro de 2010 às 10:28 Concordo Paulo. E observo que somente quem é ignorante pode achar que o nível de corrupção nos EUA é maior do que no Brasil. A sociedade deles é muito mais participativa do que a nossa, tem muito mais consciência dos impostos que pagam, se preocupam muito mais com eficiência e eficácia no uso dos recursos do que a nossa, tem sistemas de controle e transparência muito melhores do que os nossos e, por tudo isso, cobram muito mais dos políticos. Imagina se lá seria necessária uma lei para proibir o cidadão… Read more »

Fabio
Fabio
13 anos atrás

concordo com o General, casos de corrupção só vêem à tona quando são investigados, não que o governo Lula seja um exemplo de honestidade, corrupção existe em qualquer governo, mas será que em todos ela é investigada ou simplesmente divulgada..

Pensem nisso….

Fabio
Fabio
13 anos atrás

não acredito que estamos discutindo telegramas enviados por embaixadores americanos aos EUA. Pra mim eles (EUA) divulgaram relatórios que poderiam ser divulgados através do Wikileaks primeiro falando mau das torturas e mortes no Iraque, agora eles (através do Wikileaks) podem falar mau e desestabilizar todo e qualquer país….

proside
proside
13 anos atrás

Isso ta com cara de mais um golpe dos EUA.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Eles são (EUA) são os santinhos do mundo. São tão santos que 90% das pessoas não americanas no mundo, não gostam deles. Jogaram duas bombas nucleares no Japão, mataram milhares de civis inocentes no Japão, Vietnã, Coréia, iraque, afeganistão, áfrica (testando minas terrestres nos conflitos da África), se metem na soberania de todos os países, roubaram o petróleo do iraque e agora que estão em apuros financeiros, despejam bilhões de dólares no mundo para que os países emergentes e pobres pagem a conta da lambança que eles fizeram na economia americana. Como podemos dar credibilidade a essas informações vinda desse… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Por que vocês não vão no site do Wikileaks e baixam o banco deles que está disponível para quem quiser e pescam o que vocês bem entenderem ?

Vocês estão se pautando pelo que a imprensa brasileira está divulgando.

Já pararam para se perguntar, o que o Embaixador brasileiro em Washington deve falar deles para os comunas do MRE ?

Vader
13 anos atrás

Como diria José Simão, falou o “óbvio lulante”… 🙂 No mais, Miguel e Camberiú, perfeitos comentários. O WikiLeaks fala do programa nuclear iraniano, do programa nuclear norte-coreano, chama a Presidente da Argentina de louca, o francês de “bicha-francesa”, o venezuelano de louco e isolado, o brasileiro de corrupto, fala que um dos principais da diplomacia brasileira “odeia os EUA”, e… NADA da guerra apocalíptica pela amazônia verde, do roubo de nossa água, da tomada do pré-sal, do furo no aquífero, do sequestro das mulatas que irá começar amanhã! NADA! Nem uma linha! Nem uma p. de uma vírgula! “Pruquê será?… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Meu Deus…

A insanidade paira por aqui.