“Se a história tem mostrado ao observador uma coisa, é que a guerra acompanha o homem como uma sombra. Segundo a história documentada, nosso planeta só teve 300 anos de paz conhecida em nosso planeta – deixando milhares de anos abertos a conflitos de diferentes graus.

As fontes de conflitos – sejam religiosas, étnicas, territoriais ou não – entre dois ou mais grupos em nosso planeta têm sido uma base consistente por milhares de anos.”

O texto acima abre o site GlobalFirePower.com, que lista o poder de cada país no mundo, com base na economia, população, forças armadas etc. O site permite a comparação entre as capacidades de dois países selecionados pelo leitor.

O Brasil encontra-se em oitavo lugar na lista de Poder de Fogo Global.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ernisio
Ernisio
13 anos atrás

Ah, mas no próximo ano o Brasil recebe canhões a começar pela ex-guerrilheira Dilma Rousseff e ministras como Mirian Belchior, entre outras, fazendo subir no ranking, ainda mais com submarinos e caças supersônicos a caminho.

Lusitanium
Lusitanium
13 anos atrás

Sinceramente mais uma classificação daquelas….
O Brasil à frente do Japão, Turquia e Coreia do Sul!
E a Grécia à frente da Arábia Saudita e da Ucrânia…

É para rir?

Diego
Diego
13 anos atrás

Esse negocio ai está errado, Brasil em oitavo na freente do Japão, Arabia Saudita lá atras afff
e o Mexico!!! nem era para estar nesta lista

Freire
Freire
13 anos atrás

Tertutia télia ad bovinum.
Coversa prá boi dormir.

RSSSSS

Há se a cumpanheira souber , não tem mais caças, rsss.

André Castro
André Castro
13 anos atrás

Cade a Argentina ? kkkkk

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Só se for no poder de fodo em relação a QUEIMADAS.

Oitavo lugar? kkkkk

E Israel??

Luiz Antônio Cavalcanti
Luiz Antônio Cavalcanti
13 anos atrás

Pelo que entendi, não levaram em conta somente as forças armadas, é isso mesmo? Mas outros aspectos como economia e população. Mas não entendi o que o item “população” está fazendo aí. É a capacidade de mobilização nacional em caso de um conflito? Do tipo “às armas cidadãos!!”?. Tb achei estranho ficarmos à frente do Japão…

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Brasil na frente de Israel?
Eu sabia que tínhamos capturado os ETs lá em Varginha e forçado eles a nos passar sua tecnologia de raios desintegradores, bombas de antimatéria e antigravidade.
Se cuida cambada de americanizada, que agente tá pronto pra pôr vocês pra correr lá da Amazônia Verde, Azul, incolor, cor de rosa, etc.

André Bastos
André Bastos
13 anos atrás

Essa relação lembra a enquete no site da FIFA que deu ao Maradona a honra de ser escolhido o melhor jogador de todos os tempos.

Não merece ser levada a sério.

Biel
Biel
13 anos atrás

Brasil a frente da Coreia do Sul , Turquia, Israel , Taiwan,
Espanha, Italia … KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Que comédia !

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Estranho mesmo,Brasil entre os 10 países com mais poder de fogo…será que estão contando os arsenais do tráfico?! Ou então talvez seja por região,aí acho que apesar de todas as deficiencias e falta de verbas,somos os mais poderosos do pedaço….

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Os fatores levados em conta incluem POPULAÇÃO, ECONOMIA E PODER BÉLICO.Embora não sejamos uma potência no último quesito, somos muito importantes nos outros dois.Não adianta ter equipamentos de ponta sem pessoal para opera-los.Temos grande capacidade de mobilização e voz economica.Além disso temos feito investimentos substanciais na áerea de Defesa.Tirando as Coréias e o Japão, eu acredito que o Brasil seja plenamente capaz de derrotar os abaixo dele na lista num conflito armado.

Marcos Andrey
Marcos Andrey
13 anos atrás

Tem Argentino se matando agora, até a Indonésia aparece na lista e nada dos hermanos…

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

na frente de israel, que tem armamento nuclear, soh por Deus, conversa pra boi dormir, qe absurdo, tanques meclava, f-16, f-15, apaches, misseis patriot, soh um pedaço qe Israel tem, agente de de f-5, meu Deus.

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

Posso estar ficando maluco, magino se israel ataca uma companhia de capacetes azuis do brasil( eles ja fizeram isso, com vitima do lado do Brasil) o que o nosso governo faria, mandaria o CV pra la. …..

General
General
13 anos atrás

Hoje qualquer bêbado esquizofrênico pode ser dono site…..

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Até pode, mas não venham com a ladainha de que o Brasil gasta muito mais que …ah, vamos lá, que tédio…argentina, bolivia, venezuela etc…Nossa comparação é com as grandes nações do planeta.

matheus
matheus
13 anos atrás

eu ja ia perguntar! kd o Brasil?

levei um susto!!!
rsrsrsrsrs

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

No site globalfirepower mostra por que o Brasil esta em oitavo, a agencia de inteligencia americana quem pois o Brasil como 8° por causa do Efetivo militar ser auto, pelos 90 navios de guerra, pelas 5,600 aeronaves militares pelos recursos como Petroleo e Gas e por ultimo pelo PIB brasileiro, isso por que o site esta desatualizado esta com informacoes de de 2004 se nao me lembro. No proprio site do wikipedia mostra que as forças armadas brasileiras é a 2° mais forte das americas e uma das mais fortes do mundo e que apesar dos problemas financeiros as forças… Read more »

Almeida
Almeida
13 anos atrás

(Botando as mãos sobre a barriga como o Gato Félix)

HAHAHAHAHAAA!!!

Vitor
Vitor
13 anos atrás

O brasileiro desconhece as proprias forças armadas. Por achar que tudo do Brasil é ruim acabam esquecendo que também há coisas boas. E lembrando que nas decadas de 70 o Brasil devia ser ainda mais poderoso em uma lista dessas se houvesse.

Joel
Joel
13 anos atrás

Vitor
O unico brasileiro que desconhece as proprias forças armadas por aqui é vc. Ta certo que Israel Não tem o poderoso F5 EM , mas tem uns F16 e uns F15, eles também não tem os magnificos urutus mas possuem o M41C e os Leopards, mas tem um tal de merkava lá.
A arabia saudita de um lance só vai comprar nada menos que 60 bilhões de dolares dos EUA.
Compra um pokinho e não acredita em tudo que o Lula fala não.
Abraços

Joel
Joel
13 anos atrás

Ops retificando
Não compra é compara…(desculpe, erro de digitação)
E também Os m41C e Leopards de segunda mãos são nossos e o merkavas são dos israelenses..
Abraços

Diego
Diego
13 anos atrás

Ricardo disse: 8 de dezembro de 2010 às 19:08 “No site globalfirepower mostra por que o Brasil esta em oitavo, a agencia de inteligencia americana quem pois o Brasil como 8° por causa do Efetivo militar ser auto, pelos 90 navios de guerra, pelas 5,600 aeronaves militares pelos recursos como Petroleo e Gas e por ultimo pelo PIB brasileiro, (…) (…)Vocês estao muito mal informado, sao daqueles tipo de pessoas que o copo esta sempre meio vazio, sao pessoas só falam mal mas nao intende nem um pouco do que realmente acontece.” Agora me fala, desde quando 90 navios significa… Read more »

Digo
Digo
13 anos atrás

Eu até concordaria com essa posição do Brasil se fosse um ranking de potencial militar, mas como trata-se da realidade atual, tá difícil. Esse site deve ter sido hackeado por algum brazuca ufanista. rs

adriano
adriano
13 anos atrás

O Brasil além de ser um TIGRE DE PAPEL agora é tmbn um TIGRE DE ESTATÍSTICAS. hahahah

defourt
defourt
13 anos atrás

Essa lista tá errada totalmente porque o Alte. Monteiro disse que a gente invade até a França, a Polônia, se quisermos. Só os Fuzileiros Navais sem ajuda de ninguém… ha ha ha ha ha ha ha ha! Não tô acreditando até agora como um comandante de força pode dar uma declaração mais bisonha como essa. Desconhecia esse lado masoquista dos fuzileiros já que não quiseram acabar com o crime antes… Parece até os Et’s que segundo o Jô (o Jô Soares da TV) não aparecem pra gente porque gostam de tirar um sarro. – Olha vamos ali na terra dar… Read more »

Vitor
Vitor
13 anos atrás

A questão não é eu acreditar ou não. O que quero dizer é que este entre outros sites extrangeiros mostram o Brasil muito bem qualificado em muitas categorias que muitos jamais nem poderiam imaginar. Quando se observa dados e não apenas opniões sem fatos quantificados da para ter uma ideia da magnitude da situação. E no caso Brasil descrito aqui, o Brasil pode nao vencer pela qualidade de seus meios mas pela quantidade. A saturação ainda é uma forma de batalha efetiva contra alta tecnologia. A unica arma que não tem como vencer mesmo é a arma atomica que elimina… Read more »

defourt
defourt
13 anos atrás

Freire disse:
8 de dezembro de 2010 às 15:16

Caro Freire apenas para lembrá-lo que não se acentua em Latim. 🙂

Não sou o inimigo! Quem tem um Alte. desses também não tem inimigos porque já estão todos vencidos antes…

🙂 ha ha ha ha

Essa de invadir quem quisermos é a melhor da década!

defourt
defourt
13 anos atrás

Onde se lê rizada favor substituir por risada.

É o efeito megalomaníaco…

🙂 Não estou acreditando nisso!

adriano
adriano
13 anos atrás

Mas no quadro que se relaciona ao Poder entre os estados o Brasil não se encontra estabelecido em nenhum dos oito itens gerados pelas pesquisa.

defourt
defourt
13 anos atrás

Perdão!

Onde se lê ‘razante’, leia-se ‘rasante’.

E a última:

Chuck Norris virá ao Brasil!

Ele vem atualizar as doutrinas megalomaníacas e beber do santo-daime para saber se também é capaz de invadir qualquer país. Só que no caso dele sózinho, um só homem.

Santo-daime a doutrina da floresta…

Eu não estou aguentando de tanto rir, juro estou passando mal de rir, deste factóide megalomaníaco.

Foi o melhor de todos as postagens até agora na categoria humor do blog.

Depois a culpa é da imprensa…

leopard 1a5
leopard 1a5
13 anos atrás

aperta f5 awe pq ta errado esse negocio ai

bulldog
bulldog
13 anos atrás

A tela aceita tudo….

Vader
Vader
13 anos atrás

Até já publiquei esse quadro no Blog do Vader, mas isso aí tem que ser visto com muuuuuuitas ressalvas.

O pior é que tem alguns “brasistrangeiros” que vêem coisas como essas pela net e acreditam… E aí quando voltam pro país, recheados do mais bizarro ufanismo, se decepcionam e dizem que nós somos “vira-latas”…

É complicada a vida…

Sds.

israel
13 anos atrás

vcs brasileiros nem acreditam em vcs mesmos como vao acreditar no seu pais! por causa de gente igual a vcs q o Brasil nao vai p frente!nos um dia poderemos chegar a ser a maior potência mundial mais nunca acreditaremos nisso por isso q os gringos nos veem como índios analfabetos

Emílio Matos
Emílio Matos
13 anos atrás

Pessoal, deve se levar em consideração que o site que criou esse ranking não leva em conta o arsena nuclear das nações elencadas.

SDS.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Quando iniciou a II GM as potências bélicas da época eram Alemanha, Japão, Itália, França, Inglaterra e bem mais abaixo a Rússia. Os EUA estavam num patamar pra lá de baixo. Eram apenas um arremedo do que se tornariam ao longo daquele conflito. Logo após Pearl Harbor, Hitler acreditou numa vitória do eixo por conta do poderio das forças armadas japonesas. Por outro lado Churchill, ao saber do ataque, exultou: – Agora venceremos. Mas o primeiro ministro inglês não contava com o poderio militar norte-americano, mas sim com o poderio econômico. O próprio Yamamoto, planejador de Pearl Harbor, que conhecia… Read more »

caiocf
caiocf
13 anos atrás

Esse site leva mais enconta a economia tambem… o que adianta ter 1000 navios se nao tem dinheiro pra fazer eles andarem ou se não sabe operar

Exemplo:

Se a LATIVIA, tiver 10 aviões e o Brasil 1 do mesmo modelo, mas a LATIVIA não ter dinheiro pra tirar nenhum do chão e o Brasil tem pra deixar aquele avião voando por horas, nós iremos estar na frente do hancking

Se um país super bonzão, tiver 1000 aviões mas tiver que exportar petroleo do brasil, e o brasil com 500 produzir tudo que precisa aqui, estaremos na frente desse país

caiocf
caiocf
13 anos atrás

Só acho que o Brasil devia estar na frente da germany

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Galante, meu fio. Onde vc arruma essas coisas homi????? 😀

Fabricio Juliano
Fabricio Juliano
13 anos atrás

Paulo, com o devido respeito vou questionar o que vc se refere ao poderio econômico brasileiro. Quando vc diz em recursos naturais é claro que ninguém irá discordar, agora no que diz respeito as indústrias já não acho que o Brasil tenha tanto potencial assim. A base de nossa economia é agrícola, se emprega ainda elevada quantidade de lenha como fonte de energia; o capital, escasso, não permite grandes investimentos por parte dos particulares, intensificando a penetração de capital externo; os sistemas ferroviário e hidroviário são deficientes; além de grande ineficiência tecnológica e total dependência produtiva de alguns equipamentos, tornando… Read more »

caiocf
caiocf
13 anos atrás

Economia, Poder Belico, População, influencia mundial, exportação, Localização, Politica, parceiros, recursos naturais, investimentos e outros… EUA, todo poderoso, fodastico, o melhor dos melhores que coloca medo em comunistas ETs, perdeu a guerra do Vietnam. Vocês tem mania de achar que tudo no Brasil é sucateado e inutil… As forças armadas do Brasil são proporcionais, não temos nada em nossas fronteiras que nos obrigue a nos armar ate os dentes, em israel tem. Nos EUA a politica de segurança montada durante decadas fez com que as forças armadas fossem prioridades. Se uma guerra mundial surgir, o que é dificil de acontecer,… Read more »

Humberto
Humberto
13 anos atrás

Israel, O pais não vai para frente por gente como voce..Gente que acredita no que politicos dizem, que possuem visão curta do que é necessário para construir um pais. Um pais não se constroi com discursos vazios, promessas que jamais serão cumpridos nem de mentiras que são repetidas para defender um desgoverno (e olha que não estou ficando somente nos ultimos 8 anos). Para desenvolver o pais, existe no mínimo a necessidade de ter um povo culto ou a caminho para uma educação plena. O Brasil finge que educa, finge que dá saúde (Lula comentando que os gringos deveriam vir… Read more »

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Mas a Russia tem mais armas nucleares que a China. Em termos de poder absoluto, EUA e Russia estão bem a frente dos demais. Essa lista é meio estranha…

@wagner
@wagner
13 anos atrás

A Ucrania não está melhor que a Austrália de jeito nenhum…

Paulo Cezar
13 anos atrás

Esse ranking leva em conta a economia e a população , isso porque com o dinheiro que gera nossa economia e com o nosso parque industrial consolidado e moderno podemos nos equipar e erguer uma estrutura bélica muito maior muito facilmente.

O que temos hoje realmente não merece o oitavo lugar, mas isso somado a capacidade de mobilização que nos garante nossos bens econômicos, ai sim merecemos o oitavo lugar.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Caro Fabricio Juliano

Concordo inteiramente com você, nem tanto quanto a indústrias e finanças, mas principalmente na falta de educação/instrução do nosso povo.
Mas nem porisso este gigante está completamente indefeso. E acredito que nem mesmo os que possuem armas atômicas, gostariam de acordá-lo.
É aquela velha história. Pra que mexer com quem está quieto?

Abraços

Alexandre L
Alexandre L
13 anos atrás

Acho que os auxiliares do governo se baseam em pesquisas como essa para assessorar o presidente nas questões politicas do país. Oh… sô! Estamos ferrados…..

Capitein Kirk
Capitein Kirk
13 anos atrás

Cadê o Chile, que segundo alguns possue a melhor força aerea e a melhor marinha da América do Sul ?