Quando Brega caiu em 1941 o caminho para Rommel tomar Bengazi ficou livre

Atualmente o mundo todo volta suas atenções para a guerra civil em curso na Líbia. Um dos pontos onde os conflitos são mais intensos está no entorno de Brega, uma cidade portuária localizada no extremo sul do Golfo de Sidra (ver mapa abaixo). Castigada por tropas leais ao líder líbio Muamar Kadafi, a cidade vem sofrendo constantes ataques das forças governamentais nos últimos dois dias. Mas há 70 anos o mundo também voltava seus olhos para esta região.

No dia 10 de junho de 1940 a Itália invadiu a França e declarou guerra ao Reino Unido também. Com a queda da França, os esforços ingleses foram totalmente voltados para a defesa das ilhas britânicas e as colônias do norte da África ficaram em segundo plano.

Aproveitando o momento, Mussolini ordenou que suas tropas estacionadas na Líbia invadissem o Egito. O objetivo era atingir o estratégico Canal de Suez. Os combates começaram no início de setembro de 1940, mas as divisões do 10º Exército do “Regio Esercito” foram repelidas pelas forças britânicas estacionadas no Egito. Em dezembro daquele ano os britânicos lançaram sua contra-ofensiva (Operação ‘Compass’) e empurram os italianos para o interior da Líbia.

Houve a necessidade da intervenção alemã para salvar as fragmentadas forças italianas que ainda resistiam no norte da África. Assim, o Exército Alemão organizou uma força expedicionária comandada pelo general Ewin Rommel, que ficou popularmente conhecida com o nome “Afrika Korps”. Denominada “Operação Sonnenblume”, as primeiras unidades alemãs partiram do porto de Nápoles em 8 de fevereiro de 1941.

Dispondo apenas da 5ª Divisão Leve, apoiada por forças italianas, os alemães avançaram sobre as tropas do general britânico Richard O’Connor no final de março. Enfraquecidos após a mobilização de parte das suas forças para a Grécia, O’Connor recuou o seu exército e estabeleceu a linha de defesa em torno da cidade de Brega.

Rommel não se intimidou com as defesas e prosseguiu o seu avanço. Com a queda de Brega o caminho para Tobruk estava aberto, uma vez que a evacuação de Bengazi já havia sido determinada pelo comandante do Exército Britânico no Oriente Médio. Era uma questão de tempo até que Rommel chegasse às portas de Tobruk.

IMAGEM/FOTO: Wiki/AP

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
13 anos atrás

A Batalha da Líbia foi uma batalha inconcluída. Nem britânicos nem o Afrika Korps venceram, embora ambos tenham lutado com denodo.

Mauricio R.
Mauricio R.
13 anos atrás

Bengazi, foi uma pedra na bota do SAS, em seus primeiros anos de existência.
Se havia alguma ação da tropa britânica nessa cidade, dava errado.