No dia 24 de junho, o Exército recebeu um novo lote de viaturas blindadas modelo Leopard 1A5BR, que desembarcou no Porto Novo do Rio Grande.

Foram recebidas 38 Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBC-CC), que foram transportadas para o Parque Regional de Manutenção/3, em Santa Maria (RS).

Esses blindados pertencem ao quinto lote, estando previstos mais dois. Os carros de combate fazem parte do Projeto Leopard, cujo contrato de compra e apoio foi estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha, destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército.

O próximo lote está previsto para outubro e o último para janeiro de 2012.

No total, foram adquiridas 220 VBC-CC Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança-Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista.

Atualmente, o Exército possui 106 unidades do Blindado Leopard 1A5 operando nas Organizações Militares brasileiras.

FONTE e FOTOS: EB

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

Lindo, para um País que já possuíu a ENGESA!!!!

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Todos os nosso Leopards estão operando satisfatoriamente ??

Alguem sabe da situação real deles ??

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

Olha só, o EB chique no último, compraram até veículos de engenharia de combate!!!
No mais eis que finalmente aconteceu, após anos e anos de Engesa e Bernardini empatando a vida do EB c/ seus projetos de professor Pardal, o óbvio ululante!!!
Mais MBT’s Leopard adquiridos pelo EB!!!

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Que criminosos que eles foram, não é Mauricio?

Graças a Deus estamos livres deles, não é Mauricio?

Bacchi

giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

E o EB que se contente, pois é o melhor que terá pelos próximos 30-40 anos!!!
Sei que o Leopard é um excelente carro de combate, mas ele é capaz de prover uma eficiente ferramenta de guerra para as necessidades locais? Qual o melhor tanque em operação na AS?

Vader
12 anos atrás

giordani1974 disse: 4 de julho de 2011 às 9:53 “Qual o melhor tanque em operação na AS?” O Chile tem 118 Leopard 2A4, sem dúvida o melhor MBT ao sul do Rio Grande. Quanto a nós, essa compra de ocasião foi fantástica, pelo preço, quantidade e condições do material adquirido. Minha nossa pessoal, poder desmobilizar os M-41 e, quem sabe, alguns M-60, já é um tremendo avanço para o EB. Estes CCs foram todos repotencializados e consta estarem em bom estado de conservação. Ainda são armas bastante capazes para nosso cenário. Claro que eu preferiria o Leo 2, mas estes… Read more »

Ivan
Ivan
12 anos atrás

O MBT Leopard 1 A5 é suficiente para o EB, diante do cenário atual. Mas é apenas isso, suficiente. Com há a intenção de retirar os M-60, acredito que a quantidade é pequena. Apenas 220 unidades vai deixar cada RCC com uma companhia a menos. A crônica falta de dinheiro e total desrespeito aos orçamentos em nome de um fantasioso superavit primário, faz com que as forças armadas reduzam cada vez mais as especificações mínimas das unidade e equipamentos. No meu entendimento seria interessante fazer com os Leopard o mesmo que foi feito com o M-41 Walker Bulldog, que por… Read more »

Vader
12 anos atrás

Ivan disse:
4 de julho de 2011 às 12:47

Ivan, posso estar enganado, mas algo me diz que num futuro a médio/longo prazo o EB pode ir de Leopard 2, para aposentar os restantes M-60 e Leopard 1A1.

Quanto ao Guarani, o projeto não é do EB?

Abraço.