Tânia Monteiro

A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

FONTE: estadao.com.br

COLABOROU: Baschera

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
12 anos atrás

Isso vai dar porcaria… Colocar o megalonanico na Defesa é como colocar o Tiririca na Educação. O último diplomata que passou pela Defesa foi o Viegas, e quem já sabia ler lembra a tragédia que foi. Vários candidatos seriam melhores ou menos piores do que ele: – General Heleno; – Aldo Rebelo; – Michel Temer; E vai por aí. Só consigo pensar em quatro que seriam ainda piores que o CA: o MAG, o Genoíno, o Dirceu ou S.M. o Apedeuta (em pessoa). Mas não, a presidente tinha que colocar justo o antiamericano mais trapalhão do governo anterior; um diplomata… Read more »

koslowa
koslowa
12 anos atrás

Apenas um comentário sobre a política externa do governo Lula, ao qual Amorim era o responsável. Três coisas precisam ser consideradas sobre esta política externa. 1) Ela não era coerente com a tradição do Itamaraty. Existiam outros “palpiteiros”, digo, conselheiros como o célebre Marco Aurélio Garcia, e toda a excrescência política da velha esquerda que ele representava e que foi mantida por Lula no poder como forma de agradar a todos os setores do PT. O caso Cesare Battisti é um exemplo clássico de como esta craca política gozada de prestigio junto a Lula. 2) Foi uma política externa com… Read more »

Ivan
Ivan
12 anos atrás

“Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.”

Observador
Observador
12 anos atrás

Caro Koslowa: Gostaria muito de partilhar seu otimismo. Porém, considerando o currículo do Sr. Amorim,é impossível. Este sujeito faz parte da catrefa que coloca os interesses ideológicos acima dos interesses do país. Ele é leal aos ideais dele, não aos do Brasil, e é honesto com a turma dele, não com o resto de nós. E não é resiliência o que ele possui e sim tibiez de caráter, preferindo sempre contemporizar até quando a situação mostra ser impossível. Eu creio que irá acontecer o seguinte: 1) ele tentará entubar o Rafale e outras maravilhas tecnológicas francesas; 2) a presidente e… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
12 anos atrás

Ivan disse:
5 de agosto de 2011 às 10:21

Triste realidade.

———————————————————

Agora chegam os Rafales e Sukois tão aguardados. Jutamente com aquela logistica invejavel… a ToT irrestrita e tudo mais. Estamos ferrados…

Se agente tinha alguma chance de comprar as Type britânicas, alguma chance de SH, e quem sabe algum dia F-35, dessa vez foi para o ralo.

Na boa pessoal, dia de luto para os militares do Brasil.

Meu sentimentos.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
12 anos atrás

Observador, Koslowa.

Acho que vcs já conhecem, mas só pra ajudar e ver o pensamente bem equilibrado dele…

http://www.cartacapital.com.br/author/Celso%20Amorim

Deus salve o Brasil.