A Polícia Militar apresentou ontem o Gladiador, veículo blindado que pode ser adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para fortalecer o combate à criminalidade no Paraná.

A expectativa é que o novo produto, caso seja aprovado pelo governo, auxilie em ações antiterrorismo -visando a Copa do Mundo de 2014 -, no patrulhamento na fronteira com o Paraguai, e em operações de risco em todo o território paranaense.

O veículo seria usado principalmente pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, comandante do Bope, afirmou que esta não é uma necessidade urgente da polícia paranaense, mas considera que o Gladiador traria muitas vantagens.

“Um veículo blindado auxilia o policial a se aproximar da ocorrência e interceptar e prender criminosos, com a segurança necessária”, afirmou. “Com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, é um recurso a mais no combate ao terrorismo”, acrescentou.
Notícias Relacionadas

De acordo com Nerino, uma das principais funções do veículo seria o apoio em operações na fronteira. “Nessa região, a polícia pode ser recebida com tiros vindos da margem vizinha e o blindado serve como cobertura, permitindo que o policial se aproxime com proteção”, detalhou.

Prático

Apesar da imponência e robustez, o Gladiador é considerado um veículo de bastante praticidade, podendo ser usado em diferentes ações policiais. Uma delas se refere à tomada de reféns por parte de marginais.

Para Nerino, o blindado pode ser muito útil contra bandidos barricados, fortemente armados e em situação de dominância, com reféns. “É algo que vem se tornando rotineiro no Brasil”, afirmou.

O veículo é capaz de derrubar muros e paredes, o que facilita a entrada em locais de refino de drogas, onde os criminosos estão equipados com armamento pesado para impedir a chegada da polícia. O Gladiador também seria usado na invasão de favelas e regiões de terrenos irregulares.

FONTE: Paraná Online

NOTA DO EDITOR: para saber mais sobre o Gladiador, adquira o segundo exemplar da revista Forças de Defesa

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Falcon
Falcon
12 anos atrás

Eu tive o prazer de ver o Gladiador na laad e posso afirmar que é um otimo veiculo que tem uma blindagem que protege contra projeteis 7,62, pode atravessar rios, e que tambem pode ter uma metralhadora autonoma, alem de poder levar 6 passageiros isso sem incluir piloto e motorista. O Gladiador sera uma boa aquisição para a policia do Parana, para o Bope e tambem seria uma boa aquisição para as forças armadas que poderiam substituir o Marrua.

Paulo Costa
Paulo Costa
12 anos atrás

A Embrafiltro,ja desenvolve a tempos este tipo de blindado,e o que é importante,é nosso……

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

A experiência anglo-amenricana, além da ISAF, no Afegasnistão e Iraque, mostra que esse tipo de veículo deve ser mantido o mais longe possível de qualquer tipo de ied.
O fato de haver sido exposto na LAAD ou de ser produto nacional, não o livra dessa realidade.

Carlos
12 anos atrás

O Gladiador me lembra daquele APC frances, o Panhard VBL