Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx)

 

 

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), foi criado no dia 26 de setembro de 1991 e efetivado no ano seguinte em Taubaté, tendo suas origens no Núcleo do Centro de Instrução de Aviação do Exército, implantado com o objetivo de iniciar os trabalhos que permitiriam a criação do CIAvEx.

Enquanto as suas instalações estavam sendo construídas, os primeiros instrutores eram formados na Marinha do Brasil e na FAB, para depois se incorporarem ao efetivo do CIAvEx.

Em suas missões, a Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI), também conhecida como Esquadrilha Pégaso, utiliza os helicópteros HA-1 Esquilo, ministrando cursos e estágio, visando à formação, especialização e aperfeiçoamento de pilotos e tripulantes para Avex, bem como a sua habilitação para ocupação de cargos e o desempenho de funções ligadas à mesma.

O CIAvEx disponibiliza os seguintes cursos e estágios:

  • Oficias: Curso de Piloto de Aeronave (CPA), Curso de Piloto de Combate (CPC), Curso Avançado de Aviação (AAv), Curso de Gerência de Manutenção de Aeronaves (GMN), Curso de Gerência de Manutenção de Aviônicos (GMA), Curso de Gerência Administrativa de AvEx (GAM), Estágio de Pilotagem Tática (EPT) e Estágio de Operações Aeromóveis (OAM)
  • Sargentos – Aviação Manutenção: Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Curso de Mecânicos de Aviônicos (MVN), Curso de Mecânicos de Aeronaves (MAE), Curso de Mecânicos de Armamento de Aeronaves (MAA), Curso de Inspetor de Aviação Manutenção (IAM) e Estágio de Manutenção 2° Escalão (EMS)
  • Sargentos – Aviação Apoio: Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Curso de Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de AvEx (TAS), Curso de Controlador de Tráfego Aéreo (CTA), Curso de Metereologista da Avex (MET), Curso de Informações Aeronáuticas (AIS), Curso de Combate a Incêndio Bombeiro Resgate e Prevenção de Acidentes (BRP) e Estágio de Operações Aeromóveis para não Especialistas em Aviação (SAM)
  • Civis – Cabos e Soldados de todas as Forças: Curso de Formação de Sargentos (CFS)

A EHI opera hoje 15 HA-1 Esquilo, 01 HA-1 Fennec (configurado para OVN) e 01 HM-1Panteraque são utilizados na instrução de voo e no Estágio de Pilotagem Tática (EPT) e no Curso de Piloto de Combate (CPC).

Seu atual Comandante é o TC Alcides Valeriano Faria Júnior.
 

 

“Pela Audácia”

Tags: , , , , , , , ,

Sem comentários ainda.

Deixe um Comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Fotos revelam ao Ocidente novo tanque leve chinês

ZTQ Light Tank 3

O Exército da China começou a receber, no fim de 2014, seus novos tanques leves – de pouco mais de […]

Desafios aos novos comandantes

Novos comandantes Forças Armadas - Villas Boas - Leal Ferreira - Rossatto - fotos via G1

LUIZ EDUARDO ROCHA PAIVA* Em fevereiro assumem os novos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sobre quem recaem, […]

Colaborador de Forças de Defesa defende criação de fundo para reforçar investimento na Defesa

Exército Amazônia

Chegou às principais bancas do país, esta semana, a edição nº 28 da Revista Interesse Nacional. Nela, entre artigos assinados […]

Cingapura reforça capital para dar manutenção a viaturas blindadas no Brasil

ST Engineering - 5

A ST Kinetics, divisão de sistemas terrestres do grupo Singapore Technologies Engineering – maior corporação de produtos de Defesa de […]

Quanto o Brasil gasta com Defesa?

CP PM  SA AV_LMU_TIRO

A página do Ministério da Defesa traz gráficos que apresentam informações sobre os gastos do Governo com Defesa, de 2003 […]

Vídeo: Ministério da Defesa – 15 anos

EB transposição

Este é o documentário “Defesa: 15 anos”, que mostra a trajetória do Ministério desde sua fundação, em junho de 1999. […]