Opinião de um soldado alemão sobre as tropas da FEB

Meu colega Francis Hallawey, da BBC, perguntou ao cabo alemão o que ele achava dos soldados brasileiros. O cabo respondeu:

– São muito violentos e agressivos. Lá na nossa frente os tenentes e os sargentos nos avisam diariamente para termos cuidado com os brasileiros.

livro ‘O Inverno da Guerra’
de Joel Silveira

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
12 anos atrás

Com todo o respeito a FEB, que lutou bem, mas, JAMAIS teriam conseguido, em numeros iguais, vencer a Wermacht. Conseguiram vencer já no final, quando o Reich estava desabando. Louvável esforço, mas não reflete a realidade da Europa: a Wermacht era o melhor exército, até o norte americano sabia disso. Perderam por falta de homens e recursos industriais, ( em 45 nao tinha mais nem comida). Foi a guerra industrial que venceu o Reich, além das ordens estúpidas de Hitler. Claro que agora vão aparecer dez aqui me chamando de anti-patriota, nazista, fascista, adorador do Hitler, que estou fazendo uma… Read more »

Vader
12 anos atrás

Wagner disse: 7 de julho de 2011 às 9:44 Wagner, o exército alemão podia ser tudo isso que você disse mas… PERDEU! 🙂 E aí você sabe: VAE VICTIS. De fato, era um exército tremendamente bem preparado, bem motivado e bem armado (ao menos até a inversão russa e o Dia-D). Suas armas e equipamentos eram os melhores da guerra. Destoavam das rústicas porém baratas armas e equipamentos russos e americanos. Mas daí a dizer que eram as melhores tropas da guerra acho que você avança um pouquinho o sinal. Até porque, não foi o suficiente. E também tinha muita… Read more »

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

Vader, essa história das “duas frentes” dá discussão pra mais de metro… São os “Ses” da guerra, os generais que vencem todas as batalhas… Se a Alemanha tivesse sim concluído a frente ocidental com a vitória na Operação Leão Marinho, equipando a Luftwaffe com bombardeios estratégicos, o que nunca tiveram, e não aqueles arremedos de caça-bombardeios ou bombardeios táticos, e aumentando o raio de ação de suas escoltas, o que o magistral Me 109 não possuia com poucos 10 minutos sobre a Inglaterra após atravessar o Canal da Mancha, com ataques em profundidade sobre “a Ilha”, destruindo suas fábricas de… Read more »

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

Não nos esqueçamos que num dado momento a Alemanha na verdade lutava em 3 frentes ! O norte da África a dada altura se tornava em importância capital para Hitler e não mais para ajudar o aliado Italiano…

3 frentes que esticaram por demais a capacidade da Luftawaffe…

fsneto
fsneto
12 anos atrás

o que faltou pra Alemanha ganhar, foi a famoso valquíria ter sido aplicada antes e tirar o louco do porte, porque se tivesse Erwin Rommel fosse o líder e tivesse sido ouvido por Hitler e fosse investido na campanha da Africa, a URSS cairia em ruínas e hoje o resultado poderia ter sido diferente.

Luiz Padilha
12 anos atrás

Me desculpem, mas ainda não consegui encontrar aonde estão as declarações de que a FEB era a toda poderosa na Itália.
O que o Forte está tentando passar é uma mensagem bem clara.
Neste país ninguém dá o devido valor aos que combateram na Itália. bem treinados ou não, com material “próprio” ou não, nossos soldados foram lá e fizeram o que tinha que ser feito.
Menosprezar isso, sinceramente me deixa muito triste.
Enfim, isso é da consciência de cada um.

Alexandre Galante
Admin
12 anos atrás

Prezado Padilha, continue postando a série sobre a FEB, pois tem muita gente curtindo e acompanhando.
Quer queiram ou não, a Cobra fumou!

O Brasil foi lá e fez bonito, mesmo com tantas limitações materiais.

Vader
12 anos atrás

Padilha e Galante, sem querer “comprar” a do Wagner, mas acho que ele não estava se referindo ao ForTe, mas apenas a um certo ufanismo exacerbado que há por aí (fora daqui), que parece achar que nossos soldados eram super-homens, o que evidentemente não é o caso.

Ainda não tive tempo de ler a série inteira, mas continuem o trabalho porque está mesmo muito bom.

Abraços.

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Isso mesmo.

Sds

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Wagner,

Assino em baixo do que você escreveu.

Bacchi

LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

Parabéns aos colegas comentaristas.
Padilha e Galante, continuem com a série. Pois é uma honra para quem teve parentes e amigos que estiveram na Itália…….
E sim, não eram deuses, eram apenas BRAVOS HOMENS e MULHERES………..

Marine
12 anos atrás

Not deities, no Demi-gods, not even super heroes.

Fathers, brothers, sons, citizen-soldiers; Brazilians all.

Semper Fidelis!