Leopard I: generalidades sobre as munições usadas pelo EB

4

Leopard I firing

Tiro 105mm APDS-T

A – A APDS-T é o principal projétil Anti-Carro da VBC Leopard.
B – Segurança:
1 – Tempo de Paz – É proibido o tiro quando o pessoal se encontra exposto dentro da zona que se estende sobre uma profundidade de 1000m a partir da boca do canhão sobre uma largura de 70m em ambos os lados e a partir da linha de tiro.

2 – Tempo de Guerra – Esta munição será atirada mesmo se o pessoal amigo se encontrar exposto à frente da VBC; se possível, será prevenido a colocar-se em posição abrigada, antes da abertura de fogo.

Tiro 105mm HEAT

A HEAT é o projétil Anti-Carro complementar ao APDS-T. Ele é utilizado quando o APDS-T não é eficaz, em particular contra a face dianteira das torres dos carros pesados. O HEAT-T tem também um efeito explosivo e pode ser empregado contra objetivos não blindados.
OBS.:
1 – Os efeitos de perfuração são bastante análogos aos da APDS-T.
2 – A probabilidade a acerto no alvo no 1º tiro é bem menor que com a APDS-T principalmente acima de 1500m.

Leopard I firing 2

Tiro 105mm HEP-T

A – A HEP-T é essencialmente um projétil Anti-Pessoal e Anti-Material não blindado ou levemente blindado.
B – Ela pode, entretanto, ser utilizada como munição Anti-Carro, em caso de urgência ou de necessidade. Por exemplo, quando um Carro de Combate inimigo aparecer repentinamente dentro do alcance e quando:
– o canhão d Leopard já se encontra carregado com a HEP-T
– ou que não há nenhuma outra munição Anti-Carro embarcada ou ao alcance da mão.

C – Tendo em conta a velocidade reduzida da HEP-T, o tiro sobre alvos móveis com esta munição é dificultado acima de 1000m e contra objetivos que se movam rapidamente. Dentro dessas circunstâncias, é preferível utilizar a HEAT-T.

Tiro 105mm Fumígeno (WP)

A – Este projétil permite principalmente incendiar as zonas do terreno e material inimigo exceto Carros de Combate e demarcar alvos. Será sobretudo empregada para ocasionar os incêndios.
B – Não se pode utilizar:
1 – Para a criação imediata de uma reação fumígena a curta distância ao abrigo do qual o carro de combate amigo possa se desdobrar para uma posição de tiro mais favorável ou ocultar-se. Os lança-fumígenos da torre são reservados a este emprego.
2 – para a criação de cortinas de fumaça densas e de longa durabilidade do qual os Tiros 105 mm Fumígenos (HC)é previsto.

Tiro 105mm Fumígeno (HC)

A – Esta munição não se encontra mais como orgânica da VBC, porém ainda existem estocadas nas reservas regimentares. Ela é fornecida segundo as necessidades de um Esquadrão de Carros de Combate encarregado de criar uma cortina de fumaça densa e de suficiente durabilidade.
B – O tiro desta munição é feito com instrumentos de tiro indireto com clinômetro e tabela de tiro.

Tiro 105mm de treinamento

A – O Tiro 105mm DS-T – O DS-T é utilizado em treinamento como projétil em substituição APDS-T. Sua balística é + idêntica a da APDS-T em distâncias inferiores a 1500m. Ela não tem possibilidade de perfuração Anti-Carro.
B – Tiro 105mm HEAT-T inerte – O HEAT-T inerte é utilizado como treinamento mesmo contra alvos móveis como substituição a HEAT-T. Sua balística é idêntica a da HEAT em qualquer distância.

Princípios de Emprego

Generalidades concernentes ao emprego

A – A escolha da munição é uma responsabilidade do Cmt CC.
B – A abundância e a complexidade dos fatores a serem apreciados pelo Cmt CC para decidir a escolha, não permite estabelecer regras rígidas.
C – O Cmt CC terá todas vezes e sempre em memória os grandes princípios abaixo.

Princípios de emprego

A – Em razão da fraca dotação de APDS-T e tendo em conta do feito que esta munição alcança a alça de combate da mais elevada, é desejável reservar esta munição para engajar os objetivos blindados médios e pesados que se apresentarem a uma distância inferior a 2000m.
B – A APDS não será utilizada contra um blindado pesado acima de 2000m, contra um blindado médio acima de 2500m (potência de perfuração insuficiente).
C – Um alvo móvel não será engajado
Acima de 2000 m com Mun APDS ou HEAT
Acima de 1000 m com Mun HEP
A probabilidade de acerto é muito pequena.

Tabelas de emprego das munições

A – Observações:
1 – Estes dados são destinados a orientar os usuários, mas não devem ser considerados como diretivas imperativas.
2 – Os alcances máximos de engajamento citados tendo em conta, não somente a eficácia de tiro das munições, mas também a probabilidade de acertos. (alta probabilidade).

Tabelas de emprego das munições

A – Observações:
1 – Estes dados são destinados a orientar os usuários, mas não devem ser considerados como diretivas imperativas.
2 – Os alcances máximos de engajamento citados tendo em conta, não somente a eficácia de tiro das munições, mas também a probabilidade de acertos. (alta probabilidade).

Tiros de exercício

Tiros de manejo

FONTE: Informatbel – Escola de de Material Bélico

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Guilherme,

Meus PARABENS. Um dos melhores posts que já vi em sitios de defesa no Brasil.

Excepcional.

Depois de tantas criticas é bom ver algo de se elogiar.

Concorda com tudo aquilo que aprendi nos meus anos de labuta na ENGESA.

Bacchi

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Muito legal o texto, mas enfim, ainda é um canhão de 105mm que foi oficialmente aposentado quando surgiu o T-72!

capdanielfalcao
capdanielfalcao
12 anos atrás

Na verdade essas informações estão desatualizadas. As munições em uso atualmente são as seguintes: – APFSDS-T (Armour Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot with Tracer) DM 33; – APFSDS-T M426 (DM 63); – HEAT-T (High Explosive Anti Tank with Tracer) M456; – HESH-T (High Explosive Squash Head with Tracer) L35A1; – FLASH L38 (possui curva balística semelhante à da munição HESH L35A1); – TP-T (Target Practice with Tracer) M490 (possui curva balística semelhante à da munição HEAT M456); – TP-T M490A1 (possui curva balística semelhante à da munição HEAT M456); – TPDS-T (Target Practice Discarding Sabot).M724 (possui curva balística semelhante à… Read more »

Sonia Bastos
5 anos atrás

Boa tarde!
Gostaria de saber sobre os direitos autorais das imagens desse post. Sou designer, estou fazendo um livro e gostaria de poder usar a segunda imagem. Podemos mensionar os créditos da foto caso seja possível. Aguardo contato!
Att.
Sonia