50% temem que Brasil seja atacado por causa da Amazônia, diz Ipea

25

Pesquisa foi feita com 3.796 pessoas em todo o país; margem de erro é 5%. Foi 1ª pesquisa realizada pelo Ipea de percepção sobre segurança nacional

 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 50% dos entrevistados acreditam “totalmente” ou “muito” que nos próximos 20 anos o Brasil será alvo de agressão militar estrangeira em função de interesses sobre a Amazônia. Outros 45% creem que o Brasil poderá ser atacado por causa das bacias do pré-sal.

Os dados integram o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea, que, nesta edição, mediu o temor da população a ameaças. Segundo o Ipea é a primeira vez que o instituto analisa o temor da população sobre questões de segurança nacional.

Foram ouvidas 3.796 pessoas nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de 5%, informou o Ipea, instituto vinculado à Presidência da República.

Para os pesquisadores do instituto, a quantidade de pessoas que teme conflitos relacionados à Amazônia ou ao pré-sal é “surpreendente”, principalmente se comparado com outros números que mostram que, em ambos os casos, apenas cerca de 30% dos entrevistados descarta a ocorrência de um conflito por estes motivos. Os que acreditam “razoavelmente” na possibilidade de guerra são 17%.

Os pesquisadores destacaram também o fato de que na região Norte o percentual dos que temem “muito” os conflitos na Amazônia é de 66%.

“O percentual dos que estão na Amazônia, na região Norte, é muito alto. Ainda que isso [conflitos militares] não esteja no cotidiano, há uma mensagem clara de que essa preocupação já existe e fica maior ainda para o futuro”, disse o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Edison Benedito.

Para a chefe da assessoria técnica da presidência do Ipea, Luciana Acioly, os números mostram que a população está mais atenta a temas ligados ás riquezas do país, especialmente por causa da discussão sobre a divisão das receitas do petróleos, os royalties, que acontece no Congresso.

Além disso, as pessoas tem percebido a maior importância do Brasil no cenário internacional, de acordo com Luciana.

“Esse protagonismo brasileiro, essa importância que o Brasil está ganhando no mundo leva a população a perceber quais as encruzilhadas em que nos encontramos”, afirmou.

A pesquisa mostrou também que 34% dos entrevistados temem que o Brasil entre em guerra com outro país. Quando indagado sobre os países que representam ameaça, a maioria (37%) citou os Estados Unidos. O país, porém, foi também o mais citado (32%) como possível aliado.

“As pessoas ainda se veem ameaçadas com pais que tem capacidade militar sem paralelo. Ao mesmo tempo, as empresas americanas exportam, investem e a possibilidade de parceria é muito elevada. Essa ambiguidade decorre da variedade e da versatilidade do poder dos EUA”, disse o técnico de pesquisa e planejamento, Rodrigo Fracalossi.
Além do temor de guerra, os entrevistados responderam que têm medo do crime organizado (54%), como tráfico de drogas e armas, de desastres ambientais ou climáticos (38%), de epidemias (30%) e terrorismo (29%).

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
dario_avalosf
dario_avalosf
12 anos atrás

Excelente pesquisa. Só resta saber o perfil dos entrevistados.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Comentários clamando que isso é anti-americanismo da esquerda em 3,2,1…

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Muito interessante esta pesquisa… será que o perfil da população está finalmente mudando? Dando mais atenção à defesa, talvez? É importante que a população tome consciência de que o Brasil não é “invulnerável” e que é um país como outro qualquer, e que tem o dever e o direito de defender-se. Só que se essa consciência demorar a chegar, talvez seja tarde demais…

Luiz Paulo
Luiz Paulo
12 anos atrás

Clésio Luiz disse:
15 de dezembro de 2011 às 17:59

Desde os anos 60 nossas universidades estam aparelhadas.

Desde os 50, jornais e rádios cheios de gente fazendo a propaganda vermelha.

Há 30 anos os livros de história mostram que ‘o inimigo mora ao norte’.

Alguma coisa tinha que funcionar né?…

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

O medo na verdade é outro. Alguns de nós não temos medo do Brasil ser atacado pela Amazonia, mas sim a Amazonia pelo Brasil!

Seria até melhor que fossemos atacados pela Amazonia, e esta se tornasse patrimonio mundial, defendido em cooperaçao, antes que seja aniquilada por “nós” (latifundiários brasileiros) mesmos!

Sejamos realistas, não temos recursos para defender a Amazonia. Muito menos que isso, nem no papel as novas leis protegem a Amazonia!

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Amigos, a nova esquerda “anti-yankee” anda de Camaro, Ferrari e Porsche! Quanto antes nos desvincularmos desses conceitos direita/esquerda do passado, antes nos uniremos para mudar o que esta errado.

Só ha força onde há união! Enquanto assistimos pela TV e Jornal o Brasil explodir, discutimos nosso tempo e classificamos quem é esquerda e quem é direita.

erabreu
erabreu
12 anos atrás

Meu caro Blind Man’s Bluff,

Creio que não entendi bem o seu ponto de vista. Será que você quis dizer mesmo:

“Seria até melhor que fossemos atacados pela Amazonia, e esta se tornasse patrimonio mundial, defendido em cooperaçao, antes que seja aniquilada por “nós” (latifundiários brasileiros) mesmos!”?????

Prefiro acreditar que seja só sarcasmo.

Respeito às leis e cadeia pros que as descumpem! (em alguns casos, eu seria até a favor de castigo físico em praça pública além da cadeia)

Esse é o único remédio pro Brasil. Nunca uma invasão estrangeira.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Foi exatamente isso que vc entendeu. Durante nossa pequena história ainda não demonstramos ao mundo que podemos tomar conta da Amazonia. Ao contrario, nossas leis protegem e cada vez mais aqueles que a destroem. Basta comparar no Google Maps Historical Photographs como a devastação ao longo das ultimas decadas só acelerou. Quem foi punido? E agora com o novo código florestal? Vc quer que os devastadores vão pra cadeia? Eu tbm. Querer não é o bastante! A Amazonia ao contrario dos que os politicos querem que você acredite, não é uma reserva de recursos do Brasil. Os únicos recursos viaveis… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Amazonia Patrimonio Mundial!

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Caro Blind Man’s Bluff, Discordo severamente de você. Amazônia, patrimônio brasileiro! Você realmente acha que os americanos, que desmataram grande parte de suas florestas, ou ainda europeus que o fizeram também, ou ainda os chineses que poluem como loucos seu país devido à seu modelo econômico “cuidarão” da Amazônia? Em caso de uma invasão hipotética, os inimigos poderiam parar na Amazônia caso conseguissem tomá-la ou ainda continuar invadindo o território. Em qualquer um dos casos, eles não estariam fazendo-o para cuidar dela, mas sim pela busca de recursos naturais. O mundo não é feito de cavaleiros prontos para nos defender… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Vamos lá, ainda bem que voce disse invasão hipotética, pois nem o Brasil conseguiria defender-se e nem os EUA por exemplo conseguiriam empreender recursos para uma campanha na escala da selva amazonica! Compare com o Vietnam. A Amazonia hoje não é patrimonio brasileiro. Podemos começar por ai. A Amazonia não é minha nem sua, nem de qualquer brasileiro comum, mas está sob controle daqueles imundos politicos que repudiamos. Se você fala da água como um recurso exploravel da Amazonia, então você concorda com a construção da Belo Monte. Vale ouro mesmo, mas não pra mim, nem pra você e nem… Read more »

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Primeiramente, eu concordo que temos de construir usinas hidrelétricas, mas a de Belo Monte afetará uma região muito grande de mata, sem contar as pessoas que vivem alí. O governo deveria pensar em outro lugar para produzir energia. Não vejo como o fato de eu acreditar que a água será ouro no futuro faz, como consequência, que eu apoie Belo Monte. Além disso, eu não disse que nos EUA não existem florestas. Falei que foram desmatadas, em grande parte. Assim como as nossas estão sendo e pelo visto serão. Ainda assim, é claro que existem florestas lá, assim como aqui… Read more »

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Amigo Daglian, em nenhum momento afirmei que a Amazonia é o pulmao do mundo pois esse mito ja foi desbancado. No entanto a humidade gerada pela floresta tem vital importancia para a manutençao das temperaturas do planeta, seja em relaçao as correntes maritimas, entre elas a corrente do golfo que mantem mares como o da Finlandia descongelados por boa parte do ano, como pela chuva que mantem boa parte de nossas terras irrigadas e propicias à agricultura. Basta comparar com os o fluxo de ar do Sahara com os fluxos de convecção da America do Sul. Hoje como todos sabemos… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Quando eu leio algo sobre esta ambição dos Estados Unidos da America se apossarem dos estados brasileiros que constituem a Amazonia Brasileira, eu sempre me pergunto (e não consigo me responder) qual a razão de eles não se interessarem pela amazonia do: Peru, Equador, Colombia, Venezuela, Suriname, Guiana e França (Guiana Francesa).

Não seria logico eles invadirem todos estes paises?

Bacchi

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

Os EUA toveram um grande problema durante a depressão de 29, quando incentivou seus agricultores a arar a terra de qualquer forma e plantar, criando um fenômeno chamado de “tempestade negra” devido ao corte de mata nativa que enfraqueceu o solo e provocando tempestades de areia/pó que arrasaram, mataram centenas de pessoas mas, após todo um trabalho patrocinado pelo governo resolveram o problema, que precisa ser mantido até hoje. A China teve o mesmo problema pelas mesmas causas (aquela neblina de pó que cobriram várias cidades) sinal de que não sabiam ou não aprenderam essa valiosa lição. E engraçado tanta… Read more »

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

E se EUA e Canadá não entram ou abandonam o protocolo de Kioto, o Brasil também adere ao “não aderir”

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-fica-fora-de-tratado-anticorrupcao,811491,0.htm

Vai saber ….

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Blind Man’s Bluff,

De maneira alguma, não me orgulho disso não. Provavelmente, se fosse um outro país desenvolvido a amazônia seria melhor cuidada. Eu só acho que temos que tentar cuidar dela nós mesmos, bem ou mal é nosso território.

Não há dúvidas que não estamos conseguindo fazê-lo, mas será que daqui há 5 ou 10 anos a situação não muda? Entendo perfeitamente seu ponto, mas uma ideia que pensei agora: não tem como a ONU forçar o Brasil e os outros países onde a amazônia existe a cuidarem mais dela?

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

O que a ONU pode fazer é o mesmo que o protocolo de Kyoto tentou. No final acaba em pizza e Floresta Zero!

Para os próximos 5 a 10 anos o futuro da Amazonia é ainda mais sombrio, depois que o novo Codigo Florestal entrar em vigor. E só tende a pior. Os ingleses apelidaram nossa presidente de Dilma Moto-serra! É como a guerra contra as drogas, a 50 anos é um fracasso, mas seguimos lutando com as mesmas armas na esperança que algum dia aconteça um milagre. E coisa só tem piorado.

Control
Control
12 anos atrás

Senhores A pesquisa está mostrando a confusão que se gerou na cabeça dos pesquisados, seja pela má colocação das questões seja pela desinformação que nossos órgãos de imprensa propagam divulgando opiniões com uma visão ideológica como fatos e questões pontuais como amplas e gerais; sem contar com um foco ideológico parado no tempo. É certo que a Amazônia é um enorme e incalculável depósito de riquezas, particularmente sua biodiversidade, fato que acrescido da condição da maior reserva de água doce do mundo torna a Amazônia única. Porém, apesar de tudo isto, a importância com que é considerada e tratada é… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
12 anos atrás

Control disse:
17 de dezembro de 2011 às 18:10

Interessante, de fato daqui a 20 anos que deverá esta no comando é a China, mesmo.

E muito bem lembrado, o maior perigo pra Amazônia são os próprios brasileiros. Desmatamento.

Sds.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
12 anos atrás

Palavras sábias do Control e um texto muito bem redigido!

Uitinã
Uitinã
12 anos atrás

Falta de motivos os Ianques não deram prós os brasileiros e pro resto do mundo, exemplos frota americana desfilando pela baia de Guanabara no dia no Golpe de 64 pra se der alguma coisa “Errada” eles agirem, Golpe militar no Governo da Somália, pra encher de empresas americanas explorando petróleo no país e depois que acabou largar o país na miséria e em guerra civil, e ainda pra ajudar vão despejar lixo toxico nos mares daquele país. Se eu continuar dando exemplos vou encher a pagina, não e lavagem cerebral da esquerda brasileira como muitos querem pensar, e culpa dos… Read more »

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

Pois é, e não adiantou muito virem “passear” por aqui em 1964, pois essa turma de subversivos ocupa o poder a algusn anos e estamos vendo a festa da corrupção e do aparelhamento, então o que “osamricanumalvado” fizeram seu trabalho mal feito mesmo. E engraçado que não se trata de lavagem cerebral de esquerda mas, nunca é citado a primavera de praga, o fuzilamento sumário e a greve de fome de opositores cubanos, os alunos da USP que promoveram toda aquela baderna em nome da liberdade de expressão/contra a PM e quando foram recolhidos ao ônibus da polícia fixaram a… Read more »

Uitinã
Uitinã
12 anos atrás

Antonio M disse: 18 de dezembro de 2011 às 8:37 Exemplos não faltam dos dois lados, o que eu não entendo e por que os Ianques brasileiros se doem tanto quando tocam nos seus senhores, parece que cutuca uma ferida monstruosa eu sou um liberal radical pouco ligo pra pensamentos de Mao, Marx, Truman ou Sionistas se vc quer colocar assim me diz uma coisa se pesarmos os crimes do socialismo contra o capitalismo na mesma balança ela nem vai se mexer. Só pra citar mais exemplos do capitalismo americano, quantos regimes foram criados como fantoches dos Estados unidenses, que… Read more »

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

“…ó pra citar mais exemplos do capitalismo americano, quantos regimes foram criados como fantoches dos Estados unidenses …” Japão e Coréia do Sul são fantoches? Fantoches, ou melhor, fantasmas saõ Cuba e Coréia do Norte. Nada é perfeito, somente o socialismo e justamente por pregar isso que nunca deu certo. E onde os EUA tiveram seus interesse e emdetminada épocas patrocinaram para que certos líderes chegaram ao poder, quando começara a pisar na bola, eles próprios ajudaram a defenestrar os caudilhos como Noriega, Saddam e tantos outros. Mesmo o Carter não vendeu armamentos que o governo brasileiro queria, enquanto a… Read more »