A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), vinculada à ONU, confirmou que o Irã começou a enriquecer urânio a 20% nas instalações subterrâneas de Fordo, próximo de um complexo militar a 20 km da cidade sagrada de Qom.

A confirmação acirra a tensão entre Teerã e o ocidente, cujo último capítulo foram os exercícios militares realizados pelo Irã no golfo Pérsico e sua ameaça de bloquear o estreito de Hormuz.

A ameaça é uma reação à imposição de mais sanções à economia iraniana pelos EUA e ao anúncio de que a UE (União Europeia) cogita medidas semelhantes. Os países ocidentais duvidam dos alegados fins pacíficos do programa nuclear iraniano.
Antes da confirmação pela AIEA, sabia-se que o Irã enriquecia urânio a 3,5% na usina de Natanz.
Apesar de o governo iraniano dizer que o enriquecimento serve somente para alimentar um reator energético e para estudos científicos, o início das operações em Fordo aumenta os temores internacionais quanto à capacidade do Irã produzir ogivas nucleares.

O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, classificou a confirmação da capacidade de enriquecimento do urânio a 20% por Teerã como “um ato de provocação que enfraquece ainda mais as afirmações do Irã de que seu programa é de natureza civil”.
Segundo Hague, o Irã tem urânio enriquecido para alimentar por mais de cinco anos um reator que ainda não foi instalado por falta de equipamento necessário para a transformação em combustível. Ele vê esse fato com suspeita.
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad está em Caracas firmando acordos bilaterais com o presidente Hugo Chávez. O venezuelano lamentou não ter recebido o “irmão da pátria” quando se tratava de câncer, no ano passado, e disse que ambos estão “trabalhando juntos para frear a loucura imperialista”.

FONTE: Folha de São Paulo/Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Requena
Requena
12 anos atrás

O negócio tá esquentando cada vez mais…

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5552716-EI308,00-Bomba+mata+cientista+nuclear+em+Teera+Ira+acusa+Israel.html

Marcelo "Ostra" Lopes
12 anos atrás

Cade o Sergio Santana ????