‘Think tank’ chinês: ‘Índia poderia ser dividida em 20 ou 30 estados soberanos’

21

Acadêmicos indianos estão em pé de guerra sobre o que eles consideram como um incitamento provocativo à morte do seu país por um ensaísta chinês. “A China pode desmembrar a chamada “União Indiana” com um pequeno movimento!” afirmou o ensaio postado na semana passada na China International Strategy Net, um site focado em questões estratégicas.

O escritor, sob o pseudônimo Zhanlue  (estratégia em chinês), argumentou que o senso de unidade nacional da Índia  era fraco e a melhor opção para Pequim remover um rival emergente e ameaça de segurança seria apoiar as forças separatistas, como as de Assam, para provocar um colapso do estado indiano federal. “Não pode haver dois sóis no céu”, escreveu Zhanlue.

“China e Índia não podem realmente se relacionar de forma harmoniosa.” O artigo sugere que a Índia deve ser dividida em 20 ou 30 estados soberanos. Tal foi o clamor gerado pelo artigo que o governo indiano emitiu um comunicado tranquilizando o país de que as relações com a China estavam calmas. “O artigo em questão parece ser uma expressão de opinião individual e não de acordo com a posição oficialmente declarada da China à Índia transmitida a nós em várias ocasiões, inclusive ao mais alto nível, na semana mais recentemente, pelo Conselheiro de Estado Dai Bingguo, durante sua visita à Índia “, afirmou o ministério do exterior em Nova Delhi, em comunicado, referindo-se às promessas mútuas de respeitar a integridade territorial e soberania.

A publicação do artigo coincidiu com as negociações entre Pequim e Nova Deli sobre as áreas de fronteira disputadas no Himalaia. No início deste ano, a China fez o financiamento para um projeto do Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB) em Arunachal Pradesh, um estado indiano reclamado pela China como “o sul do Tibete”.

A Índia também proibiu algumas importações chinesas, uma vez que tenta proteger sua economia da recessão global. Autoridades em Pequim e Nova Deli têm visões rivais do futuro, cada um vendo-se como o modelo político e social de desenvolvimento mais durável. A presunção em Nova Delhi é que a China, um estado com partido único, vai quebrar inevitavelmente.

FONTE: The Financial Express

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

E se a Índia achar que o Mapa-Mundi com 60 países, substituindo a China não ficaria mais”Munitinho”???
E prá ajudar a Naja teria a ajuda do Zoo inteiro…a Águia-Careca, o Urso,o Leão, o Galinho Galês….todos prá dá pau no Dragão..

Invincible
Invincible
12 anos atrás

A China é que não é uma nação. Várias etnias… que digam os tibetanos.

Esse tipo de tiro vai sair pela culatra.

Esqueceram que o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Isso só uni o povo indiano em torno de um inimigo comum e mostra o quanto a China tem medo da Índia.

Pacíficos esses gafanhotos não?

jacubao
jacubao
12 anos atrás

Sem falar que a Índia teria ao seu lado EUA, OTAN e etc…

Daglian
Daglian
12 anos atrás

O Brasil ficaria em cima do muro nesta, também?

arn1977
arn1977
12 anos atrás

Respondendo seu questionamento Daglian, creio que o Brasil nessa ficaria em cima do muro mesmo, haja vista fazer parte do BRIC. Tanto a Índia como a China, são parceiros comerciais do Brasil, de uns tempos para cá (diga-se durante a administração do PT). Claro que a simpatia pelos chineses é menor, uma vez que seus produtos piratas fazem concorrência a nossa indústria. Mas seria de bom tom não metermos o nosso bedelho em briga de cachorro grande, afinal, não possuímos nenhuma carta na manga para tanto. Abraço.

Almeida
Almeida
12 anos atrás

Problema de vários países continentais, como a própria China, Rússia e Brasil. Mas o agravante da Índia é o sistema de castas e a corrupção política que é dominada por um grupo/etnia/casta apenas. Isso pode ser um problema.

Mas até aí, o PC chinês também fragiliza a China neste sentido.

Quanto ao Brasil, sim, melhor ficar quieto. Até porque iríamos contribuir com o que? Discursos duros na ONU? Um voto como membro temporário do CS?

paulsnows
paulsnows
12 anos atrás

Não entendo a ansiedade de alguns para que o Brasil se meta em confusões do outro lado do mundo. Para que? So para lembrar, mover armas para qualquer lugar custa uma grana preta, para levar e para manter. Tem que ter uma razão forte para isso. Não gostar desse ou daquele não me parece um grande motivo. E se ficar em cima do muro nos trouxer alguma vantagem, devemos fazer exatamente isso. E levar vantagem, tranquilamente, enquanto os outros se acabam do outro lado do planeta. Depois, se possivel, ocupar os mercados que eles perderam e tambem vender a eles… Read more »

Uitinã
Uitinã
12 anos atrás

Nossa quase caí da cadeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o povo tá achando que a opinião de uma pessoa sozinha e o pensamento de um país inteiro só como exemplo, No Brasil tem muito idiota da internet que só fala asneira e babaquice contra outros países e paga um pau danado pra outros, imagine dando uma alfinetada já aqueles que descem a lenha pela internet contra os Russos, Chineses e Franceses e esses país por falação desses poucos tolos declarassem guerra ao brasil por que acham que esse e o pensamento do governo brasileiro, mesma coisa com o chinês falastrão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coisa de… Read more »

Uitinã
Uitinã
12 anos atrás

Em caso hipotético de guerra o brasil tem mais e que ficar em cima do muro mesmo vendendo tudo que puder pros dois lados e lucrando, essa e alma do capitalismo lucrar sem parar.

LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

Uitinã e Paulsnows , Maquiavel foi aluno de ôceis??!!
Quero Morre de bem com os dois…!!!

LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

Galante os caras são bem “mirdes”, não? Já que não há espaço para dois sóis, querem fazer xixi no sol indiano e apagá-lo!!!!!!

Vader
12 anos atrás

Ah é, e a China quase que também não tem problemas de separatismo né?

Esses chineses que abram os olhos… 🙂 Quem tem telhado de vidro não atira pedra na telha do vizinho… No fundo no fundo ninguém gosta de chinês no mundo (a não ser os idiotas vermelhuxos daqui e dalhures) e na Ásia gostam deles ainda menos.

Numa guerra entre Índia e China esta última, totalmente isolada e pobre em recursos naturais, se daria muito, mas muito mal…

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Gostei do MAPA !!! 🙂

Ivan
Ivan
12 anos atrás

MiLord Vader, Todos na Ásia tem problemas com separatismo. Mas se a Índia pode fechar a rota do petróleo para a China, esta última pode ameaçar os estados hindus do extremo leste/nordeste. Observando o mapa podemos perceber uma vulnerabilidade geográfica no estado de Sikkim, que fica entre Bangladesh (sul), China (norte), Nepal (oeste) e Butão (nordeste). Se este cair, uma parte da Índia fica isolada e cercada. Isto além da Caxemira, contestada por chineses e paquistaneses, agora aliados e parceiros. Descendo da Caxemira, Nova Delhi fica logo ali… Sabemos que há armas nucleares na região, então nenhuma capital (Delhi ou… Read more »

Requena
Requena
12 anos atrás

A Índia em poucos anos ultrapassa a China como país mais populoso do mundo.
Uma guerra entre os dois seria uma carnificina. Tomara que nunca aconteça.

Maaaas se acontecer, temos que “acender uma vela pra cada santo”. A 200 anos os yankees fazem isso.

Lucrar em cima dos dois.

Vader
12 anos atrás

Ivan, creio que você dessa vez vc olhou o mapa político e se esqueceu de olhar o mapa físico: é o Himalaia! 😉

Ivan
Ivan
12 anos atrás

He he he… esta foi ótima Vader!

Mas eu lembro bem do mapa físico:
comment image

Pensando em forças mecanizadas realmente não faz sentido, mas naquelas cordilheiras o que funciona é Infantaria (pé preto + aerotransportada) com artilharia.

Em uma situação hipotética (jogos de guerra mesmo), se o estado de Sikkim cair, todo o vale do Rio Brahmaputra fica isolado, permitindo a criação de um outro país ‘sinocliente’, como aconteceu com Bangladesh em relação ao Paquistão. Seria um desastre para Nova Dehli.

É difícil? SIM, é quase impossível… mas é quase.

Sds,
Ivan.

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Outro detalhe que deve ser sempre lembrado.
As nascentes dos rios mais importantes do subcontinente indiano estam no Himalaia. Quem domina a nascente domina a água… que ainda vai valer mais que petróleo.

Grande abraço,
Ivan, an old infatryman.

giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Que morram todos! E após consumirem-se, voltem-se para cá…para estas terras verdejantes, em que se plantando tudo dá…

M.A
M.A
12 anos atrás

Lembrando que, caso o PLA conseguisse isolar e ocupar Punjab e Himachal Pradesh não só privariam a Índia de importantes aquíferos da Caxemira, como (mais importante) cortariam significativamente o suprimento de arroz e grãos do país, além de propiciar a separação de Jammu e Caxemira, caso fosse elaborado algum acordo que mantesse a liberdade religiosa da região. Isso poderia desencadear uma potencial escassez alimentícia no país, gerando pressão das províncias sobre o governo central. A produção alimentícia e o suprimento de água da Índia estão muito próximos da fronteira com a China e, quer queira quer não, os problemas logísticos… Read more »